• Nenhum resultado encontrado

As Nove Armas da Batalha Espiritual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "As Nove Armas da Batalha Espiritual"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

As Nove Armas da Batalha Espiritual

Contribuição de Pr. Oswaldo F Gomes 01 de março de 2009

As Nove Armas da Batalha Espiritual

(4) Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas. (2 Co 10)

O Diabo arma ciladas, usando forças espirituais do mal, para nos enfraquecer e nos abalar. Nós devemos lançar mão das armas espirituais disponibilizadas por Deus, se queremos o fortalecimento, a firmeza, o poder de resistência, tão necessários para a nossa vitória.

(10) Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. (11) Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; (12) porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (13) Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. (Ef 6)

1. O Poder da Comunhão

Qual é o significado da expressão: nossa luta não é contra o sangue e a carne?

(12) porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Ef 6)

A grande cilada de Satanás é jogar um contra o outro para desarticular as forças espirituais; ele sabe que casa dividida não se estabelece; por isso precisamos usar o poder da comunhão para prevalecermos contra ele, por pelo menos dois motivos:

(2)

•Primeiro é na comunhão que Deus ordena a unção, o orvalho e a vida. (Sl 133)

•Segundo, somente em comunhão é que podemos usar o poder da concordância. (Mt 16:19)

(19) Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; o que ligares na terra terá sido ligado nos céus; e o que desligares na terra terá sido desligado nos céus. (Mt 16)

(18) Em verdade vos digo que tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. (19) Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. (20) Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mt 18)

Desafio: No que depender de vós tende paz com todos. (Rm 12:18)

2. O Poder do Amor

Você já passou por alguma experiência onde o poder do amor desarticulou uma animosidade patrocinada por Satanás?

(15) Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz (Ef 6)

O amor nos concede poder para pagar o mal com o bem, tirando o “inimigo” das mãos de Satanás e fazendo dele o nosso aliado.

(17) Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; (18) se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; (19) não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor. (20) Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça. (21) Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. (Rm 12)

Desafio: Usar o poder do amor para neutralizar o ciclo de animosidade armado por Satanás

3. O Poder da Palavra de Deus

Como vai o seu momento devocional?

(14) Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade (Ef 6)

(3)

(17) Tomai também espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6)

Satanás se aproveita da ignorância ou da negligência da palavra para levar-nos a decisões e escolhas erradas, aramando verdadeiras ciladas que podemos chamar de “dia mau”.

A pessoa que não conhece e não pratica a palavra, aceita com maior facilidade as mentiras e as ameaças de Satanás. Mas quem conhece a palavra sabe da sua herança, da sua posição em Cristo, e das promessas feitas por Deus a seus filhos.

Por isso Jesus, quando tentado, não caiu na cilada do Diabo porque usou o poder da Palavra quando soube dizer “está escrito”.

(24) Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; (25) e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. (Mt 7)

Desafio: Ouvir, ler, meditar, decorar, orar a Palavra de Deus.

4. O Poder do Sangue de Jesus

Analise a frase: “Santo não é aquele que não peca, mas é aquele que vai se lavar na fonte”.

(14) Estai, pois, firmes, vestindo-vos da couraça da justiça (O SANGUE NOS JUSTIFICA). (Ef 6)

Satanás nos tenta para o pecado, para poder ser, com legalidade, o nosso acusador (tentador e acusador); neste sentido precisamos usar o poder do sangue de Jesus. O poder do sangue de Jesus neutraliza a vulnerabilidade da culpa.

(11) Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. (Ap 12)

Desafio: Não saia da cobertura do Sangue de Jesus, e se você cair em tentação, arrependa-se e peça perdão, lançando mão do poder do Sangue de Jesus. (I Jo 1:17)

5. O Poder da Fé

Você pode dar um exemplo de uma seta inflamada do Maligno?

(16) Tomando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do

(4)

Maligno (Ef 6)

Satanás lança suas setas inflamadas para nos enfraquecer e nos abalar; elas que podem vir em forma de más notícias, acusações, incredulidade, enganos, opressões. Essas setas precisam encontrar em nosso braço o poder da fé, porque só a fé tem poder para neutralizar esses dardos inflamados do maligno.

(8) Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; (9) resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo. (I Pe 5)

Por exemplo, o escudo da fé pode apagar os dardos da dúvida

(14) Pois, se os da lei é que são os herdeiros, anula-se a fé e cancela-se a promessa, (Rm 4)

Da opressão

(28) Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã. (Mt 15)

Da enfermidade

(15) E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tg 5)

Desafio: Não dê guarida à dúvida, ao racionalismo, à incredulidade, como justo você deve caminhar pela fé. (Rm 1:17)

6. O Poder do Louvor

Quais malefícios a murmuração pode produzir em nossa vida?

(16) E levem sempre a fé como escudo, para poderem se proteger de todos os dardos de fogo do Maligno (Ef 6)

Um dos propósitos da cilada e da seta inflamada do Maligno é produzir murmuração. A murmuração é louvor para o Diabo. Por isso devemos lançar mão do poder do louvor, porque há um poder liberado quando em lugar de murmurar a gente louva. O louvor é nosso escudo da fé . Por exemplo, Satanás armou uma cilada para Paulo e Silas e eles

venceram pelo poder da oração e do louvor. (At 16:23-31)

(5)

Desafio: Não dê guarida ao pessimismo, ao derrotismo, à murmuração em tudo dê graças. (I Ts 5:18)

7. O Poder do Nome de Jesus

Porque tantas vezes o Inimigo prevalece contra nós, apesar do poder do nome de Jesus?

(17) Tomai também o capacete da salvação (Ef 6)

A caminho do cumprimento do nosso ministério, vamos sempre nos deparar com uma resistência por parte das forças espirituais do mal, que só podem ser vencidas no nome de Jesus.

(17) Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! (18) Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. (19) Eis aí vos dei

autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano. (20) Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus. (Lc 10)

Desafio: O nome de Jesus tem poder na boca de quem tem o nome escrito no livro da vida, use a autoridade desse nome.

8. O Poder do Espírito Santo

Em quais ocasiões podemos entristecer o Espírito Santo?

(17) Tomai também espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6)

Satanás ingere nossa carne, bem como ameaças contra nós para nos infelicitar. Ele usa toda sua hierarquia maligna, como forças espirituais do mal, para armar essas ciladas e promover o dia mau.

Mas ele não consegue enfraquecer, abalar e vencer uma pessoa cheia do Espírito Santo.

Satanás não pode contra uma pessoa cheia do Espírito Santo. O poder do Espírito Santo neutraliza as ingerências malignas. Por exemplo:

(9) Todavia, Saulo, também chamado Paulo, cheio do Espírito Santo, fixando nele os olhos, disse: (10) Ó filho do diabo, cheio de todo o engano e de toda a malícia, inimigo de toda a justiça, não cessarás de perverter os retos caminhos do Senhor? (11) Pois, agora, eis aí está sobre ti a mão do Senhor, e ficarás cego, não vendo o sol por algum tempo. No mesmo instante, caiu sobre ele névoa e escuridade, e, andando à roda, procurava quem o guiasse pela mão. (12) Então, o procônsul, vendo o que sucedera, creu, maravilhado com a doutrina do Senhor. (At 13).

(6)

(38) como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele; (At 10)

Desafio: Não entristeça o Espírito Santo pelo pecado, busque viver cheio do Espírito. (Ef 4:18)

9. Poder da Oração

Quais são os obstáculos que atrapalham a nossa vida de oração?

(18) com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos (19) e também por mim ... (Ef 6)

A oração é a linguagem através da qual podemos entrar nas regiões celestiais e neutralizar as ações de Satanás em andamento.

(12) porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. (Ef 6)

(13) Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores. (14) Está alguém

entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e estes façam oração sobre ele, ungindo-o com óleo, em nome do Senhor. (15) E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (16) Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. (Tg 5)

Desafio: Separe um tempo para o seu momento devocional e use o poder da oração.

(7)

Referências

Documentos relacionados

A pessoa jurídica de direito privado, desde que seja de caráter público, pode ser sujeito passivo de uma ação de habeas data.. De acordo com o

Még épp annyi idejük volt, hogy gyorsan a fejük búbjáig húzták a paplant, és Mary Poppins már nyitotta is az ajtót, és lábujjhegyen átosont a

No caso dos dispositivos para testes de rastreio do sangue (à excepção dos testes de HBsAg e anti-HBc), todas as amostras verdadeiras positivas devem ser identificadas como

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

À exceção de pouquíssimos nomes, entre os quais o de Manuel Guimarães (com destaque para Saltimbancos (1951), Nazaré (1953) ou Vidas sem rumo (1956), todos eles na esteira

Resumo - Esse trabalho trata do diagnóstico dos poços tubulares profundos e da qualidade das águas subterrâneas na bacia do rio Jacutinga e Sub-Bacias

“perda” de energia para fora do sistema, como ´e comumente modelado em sistemas com atritos. Temos, nesse caso, sistemas dissipativos.. por exemplo, gravitacional, entre n

Parafuso Flangeado M8x85 - Fixa Coletor/Cabeçote Porca Flangeada M8 - Fixa Coletor/CAbeçote Prisioneiro M8x25 - Fixa Coletor/Cabeçote Parafuso Banjo M8 - Tubo Boost Control