• Nenhum resultado encontrado

Guia Rápido do AVA, by GSA Soluções versão 7.0. Guia de Acesso Rápido Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia Rápido do AVA, by GSA Soluções versão 7.0. Guia de Acesso Rápido Ambiente Virtual de Aprendizagem Professor"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

1

Guia de Acesso Rápido

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Professor

(2)

2

educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos, realizar trabalhos escolares, armazenar arquivos privados, enviar mensagens entre os usuários, criar questionários, entre varias outras funcionalidades.

O AVA é uma solução acadêmica para o auxilio de professores e alunos na transmissão de conhecimento, onde os usuários trabalham em conjunto na geração de conteúdo.

1. Acesso

Para acessar o AVA, deve-se acessar o site de sua instituição de ensino e procurar o link que ira direciona-lo para o ambiente AVA. A figura 1 ilustra a página inicial.

Para realizar o login e utilizar todas as funcionalidades que o sistema proporciona, clique no link “Acesso”, na parte superior direita da tela.

(3)

3

Este link irá redirecioná-lo para a página onde você poderá efetuar o login no sistema. Nesta tela (figura 2), você deverá digitar o nome de usuário e a senha fornecida pela secretaria. Caso ainda não saiba sua senha entre em contato com a secretaria.

Após digitar o usuário e a senha, clique em Acesso.

Figura 2

Após realizar o login, a próxima tela (figura 3) mostrará os cursos que você está ligado e os professores que possuem disciplinas neste curso.

(4)

4

2. Como disponibilizar o material didático

Clique na turma do curso que você deseja incluir o material didático (figura 4).

Figura 4

Feito isso, você será direcionado para a página do curso (figura 5). Onde, do lado direito serão mostrados as turmas/cursos que o professor ministra aulas, e na parte central haverá um tópico com o nome de “Aulas”. Para disponibilizar um arquivo ou escrever uma mensagem para turma, você deverá clicar no link “Aulas”.

(5)

5

Na página seguinte aparecerão as disciplinas do curso que estão ligadas a você, se você estiver ligado a mais de uma disciplina, ou seja, estiver lecionando em mais de uma disciplina aparecerá para você escolher em qual delas deseja inserir (Figura 6).

Figura 6

Caso você esteja ligado em uma disciplina somente, só poderá inserir nas disciplinas que o sistema demonstrará na tela (figura 7).

Escolhida a disciplina, clique no botão “Acrescentar um novo tópico”.

(6)

6

Na próxima página (figura 8), digite o assunto e a mensagem.

Figura 8

Também é possível adicionar algum arquivo a este tópico. Para adicionar um arquivo basta clicar no botão “Adicionar”, destacado na figura 8.

Uma janela para escolher o arquivo irá abrir (figura 9), clique em “Enviar um arquivo” para escolher um arquivo do seu computador.

(7)

7

Figura 9

Em seguida clique em “Selecionar arquivo” para escolher o arquivo (figura 10). O arquivo pode ser de qualquer tipo, ou seja, pode ser um documento word, um arquivo pdf, uma apresentação de slide, uma foto, um arquivo texto, enfim qualquer tipo de arquivo, desde que este arquivo não tenha mais do que 8Mb.

(8)

8

Figura 10

Por fim, para publicar a mensagem clique em “Enviar mensagem ao fórum” (figura 11).

Figura 11

A próxima pagina mostrará rapidamente uma mensagem informando que a mensagem foi publicada e que você tem 30 minutos para alterá-la.

(9)

9

Você será redirecionado para a página de tópicos, onde são mostrados todos os tópicos adicionados. Para visualizar o tópico ou fazer alguma alteração clique no nome do tópico (figura 12).

Figura 12

Lembrando que você tem apenas 30 minutos, contanto do minuto que o tópico foi inserido, para fazer qualquer alteração no arquivo (figura 13).

(10)

10

O recurso “tarefa agendada” permitirá ao professor inserir uma tarefa a ser realizado por seus alunos, no período previamente determinado pelo professor, ou seja, permitir inserir uma tarefa com o titulo e a descrição da tarefa, informando data e hora de inicio e data e hora de termino da tarefa, esta tarefa deverá conter como atividade do aluno inserir dentro do prazo estabelecido o material solicitado pelo professor, depois de expirado o prazo o aluno fica impedido de inserir qualquer material na tarefa. O professor poderá acessar a qualquer momento as tarefas pendentes ou realizadas pelos alunos da turma e atribuir uma nota para as tarefas realizadas.

Obs.: A nota atribuída pelo professor é demonstrada para o professor da tarefa e para o aluno ao qual o professor atribuiu a nota. A nota pode ser de 0 (zero) a 100 (cem).

Obs. 2: O professor pode somente ver as notas [de outros professores] que forem atribuídas aos alunos das turmas/grupos que o professor fizer parte.

Dentro da turma/curso clique no botão “Ativar adição” (Figura 14).

Figura 14

É possível adicionar a tarefa em dois lugares, no cabeçalho, onde está o fórum (Aulas) ou nos tópicos abaixo (1, 2, 3... 10). A diferença entre os dois métodos é que, a tarefa postada nos tópicos poderá ser excluída e alterada a qualquer momento, porém no cabeçalho esta poderá somente ser alterada.

(11)

11 Figura 15

Existem 4 tipos de tarefas (Figura 16):

Modalidade avançada de carregamento de arquivos: esta atividade permite

que um aluno possa enviar mais de um arquivo (o número de arquivos será definido pelo professor ao criar a tarefa).

Texto Online: esta tarefa permite o envio de um texto online por um aluno.

Envio de arquivo único: nesta atividade só é possível enviar apenas um

arquivo por aluno.

Atividade offline: Os estudantes podem consultar a descrição da tarefa, mas

não podem enviar documentos. Esta atividade se caracteriza como uma tarefa em sala de aula.

Figura 16

Obs.: As principais funcionalidades demonstradas na figura 16 estão descritas na figura 25 deste guia rápido.

(12)

12

Existem dois campos de preenchimento obrigatório, o nome da tarefa e a descrição (Figura 17).

Figura 17

Logo abaixo da descrição há os campos para agendar a tarefa, é possível selecionar uma data e hora para início da tarefa, e uma data e hora limite para a entrega da tarefa, e ainda uma opção para impedir o envio atrasado. Para não considerar os prazos basta clicar em ativar (Figura 18).

(13)

13

Mais abaixo na página há um quadro onde se configura as opções de envio do arquivo, como permitir novo envio e tamanho máximo do arquivo que pode chegar até 8Mb (Figura 19).

A opção “Permitir novo envio”, se marcada como não, proíbe o aluno de enviar novamente a tarefa, caso ela já tenha sido avaliada.

Figura 19

Logo depois há as opções de configuração de módulos. Neste bloco é possível selecionar se a tarefa ficará visível ao aluno ou não. E identificar o módulo, opção que identifica a atividade para fins de calculo de avaliação.

Figura 20

No final da página existem os botões de salvar ou cancelar (Figura 21).

Figura 21

Para alterar a tarefa basta voltar ao curso, clicar no botão “Ativar edição” e clicar no botão de edição (Figura 22).

Figura 22

Para visualizar as atividades enviadas pelos alunos, entre no curso e clique na tarefa (Figura 23).

(14)

14 Figura 23

Na tela seguinte clique no link (Figura 24) para acessar as tarefas enviadas.

Figura 24

Na tela seguinte serão mostrados todos os alunos que fazem parte da turma/curso e os arquivos enviados por eles. Nesta tela é possível baixar todos os arquivos em formato .zip (compactado) ou baixar/ver as tarefas de cada aluno individualmente (Figura 25).

(15)

15

3.1. Descrição dos outros tipos de tarefa agendadas disponíveis no AVA.

Segue um breve resumo de outros tipos de tarefas agendadas que estão configuradas no AVA, destacadas na tela 26.

Figura 26

3.1.1. Bases de Dados: Esta atividade cria uma base de dados de diversos formatos. Permite

que os alunos submetam diversos arquivos e preencham campos referentes a uma atividade do curso. (Obs.: Este item poderá apresentar alguns problemas, pois não esta totalmente configurada)

3.1.2. Chats: O chat é uma atividade que permite a comunicação escrita entre alunos e

professores em tempo real. Deve-se marcar previamente a data e hora do encontro, como um evento que faz parte do curso. Pode ser usado, por exemplo, na tutoria dos estudantes em períodos pré-estabelecidos.

3.1.3. Escolha: Trata-se da atividade de múltipla escolha, ou seja, uma pergunta com várias

opções de resposta. É útil para fazer rápidas pesquisas de opinião, estimular uma reflexão ou mesmo para obter a permissão de uso de dados pessoais dos alunos em pesquisas do professor.

3.1.4. Fóruns: Os fóruns podem ter as seguintes características:

• Discussão simples – quando há um único tópico em uma única página. Normalmente é usado para organizar discussões breves com foco em um tema preciso.

• Fórum geral - é um fórum aberto, onde todos os participantes podem iniciar um novo tópico de discussão quando quiserem.

• Cada usuário inicia apenas UM NOVO tópico - cada participante pode abrir apenas um novo tópico de discussão, mas todos podem responder livremente às mensagens, sem limites

(16)

16

a compreensão dos textos apresentados aos alunos. (Obs.: Os alunos podem inserir itens nos Glossários)

3.1.6. Laboratório de Avaliações: Esta atividade permite que os alunos façam a avaliação de

seus trabalhos. Tanto pode realizar uma auto-avaliação quanto pode avaliar os trabalhos de seus colegas. Pode-se, inclusive, determinar um número mínimo de trabalhos que cada estudante deverá avaliar.

3.1.7. Lições: Para criar a lição, determina-se um número de páginas para cada aula. Ao final

de cada página, existe uma questão a ser respondida. O estudante só passa para a próxima página se respondê-la corretamente. Caso a resposta esteja errada, ele pode reconduzido à página anterior. A navegação pode ser linear (continua, do começo ao fim da lição) ou complexa, dependendo do interesse didático do professor.

3.1.8. Pesquisas de Avaliação: A plataforma oferece sistemas de avaliação do curso.

Atualmente são oferecidos 2 tipos de questionários de avaliação de curso específicos, desenvolvidos para a avaliação de percursos de aprendizagem online baseados em teorias construtivistas, com perguntas pré-existentes na plataforma do AVA.

 COLLES (Constructivist On-Line Learning Environment Survey) pesquisa itens cruciais na avaliação do processo de aprendizagem virtual:

 Relevância: qual o nível de importância da aprendizagem para a vida profissional do participante;

 Reflexão crítica: se as atividades têm estimulado os processos de reflexão crítica;  Interação: em que nível os diálogos on-line são enriquecedores, considerando o

contexto educativo.

 Apoio dos tutores e colegas: em que medida as atividades dos tutores e dos colegas favorecem o desenvolvimento do curso;

 Compreensão: se participantes e tutores compreendem bem as atividades recíprocas.  ATTLS (Attitudes to Thinking and Learning Survey): é um instrumento de pesquisa para examinar a qualidade do discurso em um ambiente colaborativo. Mede a proporção em que a pessoa tem um saber “conectado” (CK) ou um saber “destacado” (SK). Pessoas com valores CK maiores tendem a ver os processos de aprendizagem como experiências prazerosas, cooperam com maior freqüência, procuram ser agradáveis e demonstram interesse em construir a partir da idéia dos outros, enquanto pessoas com valores SK mais altos tendem a ter uma posição mais crítica e criar polêmicas.

3.1.9. Questionários: O módulo Questionário (Quiz) é formado por um grupo de perguntas,

por sua vez constituído por uma grande variedade de tipos de perguntas, entre elas: • múltipla escolha;

• verdadeiro-falso • respostas curtas.

(17)

17

Estas perguntas são mantidas em um banco de dados e podem ser reutilizadas dentro de cursos e entre os cursos. O Questionário pode permitir que o aluno faça várias tentativas, que são automaticamente marcadas. O professor pode, ainda, escolher se deseja dar feedback e/ou mostrar as respostas corretas. Há um grande número de opções e ferramentas, o que faz o recurso ser bastante flexível. Pode-se, por exemplo, criar testes com diferentes tipos de perguntas, gerando perguntas aleatoriamente – o que permite que os alunos tenham repetidas tentativas de uma mesma pergunta ou volte ao Quiz várias vezes. O questionário pode ser formado, também, por questões que envolvem respostas em texto descritivo ou narrativo.

3.1.10. Wiki: O Wiki é uma ferramenta interativa de construção de uma base de

conhecimento. Trata-se de um sistema que permite a fácil construção de páginas informativas com hyperlinks entre si. No entanto, não é preciso treinamento em linguagem de programação alguma para operá-lo.

3.1.11. SCORM/AICC: O módulo SCORM/AICC é uma atividade que permite que o

docente faça o upload de um pacote SCORM ou AICC para incluir no curso. SCORM (Sharable Content Object Reference Model) é uma coleção de especificações que permitem interoperabilidade, acessibilidade e reusabilidade de conteúdo de e-learning. Conteúdo SCORM pode ser entregue aos alunos através de qualquer sistema de gerenciamento de aprendizado (Learning Management System - LMS) usando a mesma versão do SCORM.

Referências

Documentos relacionados

Embora a inabilidade do homem em abranger todos os mistérios e complexidades da criação esteja mencionada no Alcorão (67:3-4), a revelação parece apontar para vários

Com isso, o paciente na DP melhora a qualidade de vida e o desempenho nas atividades diárias após este tipo de intervenção, uma vez que o exercício resistido atende, em parte,

“Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique; assim como lhe deste

Prato principal 1 Maminha assada Picadinho de carne Bife grelhado Lagarto ao molho madeira Iscas de carne cozidas. Prato principal 2 Frango a milanesa Peixe grelhado Frango

6.1.1 – A licitante poderá apresentar valor para quantos itens lhe interessar, entretanto, na proposta deverá constar todos os itens solicitados e seguir a ordem estabelecida no Anexo

Nesse sentido, este estudo objetivou conhecer a prevalência e as características associadas ao défi cit cognitivo na população de idosos residente em uma área de abrangência

O estudo de Nagahama e Santiago (2008) identificou ainda como obstáculos para a implantação do cuidado humanizado: o desconhecimento das parturientes e de seus acompanhantes sobre

Lacunas na distribuição da espécie são observadas em alguns setores do Planalto Meridional, onde em muitos locais de campos rochosos mais a oeste – região de Vacaria,