• Nenhum resultado encontrado

10ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 03/07/2020 Devolução: 10/07/2020 Turma 111

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "10ª Semana EEB Prof. José Arantes Entrega: 03/07/2020 Devolução: 10/07/2020 Turma 111"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Atividades não presenciais Página 1

EEB PROFESSOR JOSÉ ARANTES 2º TRIMESTRE

COMPONENTE

CURRICULAR BIOLOGIA TURMA 101-102-103-104-105-107-108-109-110-111-112 PROFESSOR (a) CARLA QUEIROZ DATA

CONTEÚDO

ESTUDADO ECOSSISTEMAS

TIPO DE

ATIVIDADE TEXTO EXPLICATIVO E ATIVIDADES

TÍTULO DA

ATIVIDADE RELAÇÕES ECOLÓGICAS

Relações Ecológicas

As relações mantidas entre os organismos de uma comunidade biológica são denominadas relações ecológicas. Estas relações são classificadas como relações intraespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos da mesma espécie, ou interespecíficas, quando ocorrem entre indivíduos de espécies diferentes.

Relações ecológicas intraespecíficas

Competição intraespecífica

A competição intraespecífica ocorre quando indivíduos da mesma espécie disputam por um ou mais recursos no ambiente, como água, alimento, luz solar, parceiros para a reprodução etc.

Cooperação intraespecífica

Indivíduos de diversas espécies apresentam comportamento cooperativo entre si. Dois casos particulares são as colônias e as sociedades.

Colônias

Colônias são agrupamentos de indivíduos da mesma espécie unidos entre si, que interagem de forma mutuamente vantajosa, com divisão de trabalho entre seus membros.

As colônias podem ser isomorfas ou heteromorfas. Colônias isomorfas apresentam indivíduos com morfologia e funções semelhantes, como no caso dos corais. Estes organismos secretam um esqueleto calcário que é compartilhado por até milhões de indivíduos muito parecidos entre si. Já as colônias heteromorfas apresentam indivíduos com morfologia e funções distintas. A caravela-portuguesa (Physalia physalis) é um exemplo de colônia heteromorfa. Nela, há membros de vários tipos, que desempenham funções como flutuação, alimentação e defesa da colônia.

Sociedades

Nas sociedades, os grupos de organismos de uma mesma espécie apresentam algum grau de cooperação, divisão de trabalho e comunicação. Diferentemente das colônias, não estão ligados entre si.

Diversas espécies vivem em sociedade, como nós, seres humanos, e insetos como as abelhas, que possuem comunidades altamente organizadas.

Outras relações intraespecíficas:

O canibalismo

é uma interação ecológica que ocorre entre organismos que pertencem a uma mesma espécie (predação intraespecífica). Embora imagine-se que tal comportamento seja uma exceção e que ocorra isoladamente, o canibalismo é considerado comum e bem disseminado em todos os grupos animais, sendo registrado em mais de 1300 espécies.

Este comportamento pode ser exibido em variadas circunstâncias ambientais, podendo atuar como uma pressão de seleção sobre uma determinada população. As ocorrências mais conhecidas de canibalismo estão atreladas ao sexo. Nestes casos, quase sempre a fêmea consome o próprio parceiro sexual durante ou depois da copulação. A famosa viúva negra foi nomeada devido ao seu hábito de predar o macho após

(2)

Atividades não presenciais Página 2 a fecundação. Outros exemplos de canibalismo sexual incluem várias espécies de aranhas e escorpiões

e

o louva-a-deus.

Relações ecológicas interespecíficas

As relações entre indivíduos de diferentes espécies podem ir desde uma espécie que se alimenta de outra até a dependência mutua dos indivíduos envolvidos.

Competição interespecífica

Assim como na competição intraespecífica, na competição interespecífica há a disputa por recursos, porém, entre espécies diferentes.

Predatismo

A predação ou predatismo ocorre quando uma espécie predadora mata outra espécie (presa) para se alimentar. Enquanto o predador se beneficia, a presa é prejudicada.

Esta relação atua na regulação da densidade populacional no ambiente. Parasitismo

O parasitismo é tipo de relação em que uma espécie parasita associa-se a uma espécie hospedeira para alimentar-se às suas custas.

Geralmente, ambas as espécies estão bem adaptadas umas às outras, de modo que não são causados à espécie hospedeira grandes prejuízos.

Exemplo: carrapato-estrela (Amblyomma cajennense) parasitando uma capivara (Hydrochoerus hydrochaeris).

Leia também: formigas zumbis, parasitoides. Mutualismo

Nesta interação, ambas as espécies trazem benefícios umas às outras. O mutualismo pode ser facultativo ou obrigatório.

No primeiro caso, também chamado de

protocooperação

, as espécies associadas trocam benefícios, mas podem viver separadas umas das outras. É o caso dos crustáceos do gênero Pagurus, conhecidos como caranguejos-eremita, e algumas espécies de anêmona-do-mar.

Este caranguejo protege-se em conchas abandonadas por caramujos, nas quais podem estar fixadas anêmonas-do-mar. As anêmonas aproveitam o deslocamento do caranguejo para alimentarem-se, enquanto os caranguejos se protegem nas conchas nas quais se encontram as anêmonas.

No mutualismo obrigatório, a sobrevivência de ambas as espécies depende da associação. É o que acontece com certas espécies de protozoários e cupins. Os protozoários abrigam-se no intestino dos cupins, digerindo, em troca, a celulose presente na madeira que estes ingerem e que não são capazes de digerir. Comensalismo e inquilinismo

O comensalismo está ligado principalmente à necessidade de obtenção de alimentos. Uma espécie se beneficia, porém, sem prejudicar a outra.

A rêmora, por exemplo, se alimenta de restos de alimento deixados por tubarões prendendo-se, ao corpo deles. Para eles, sua presença é indiferente.

No inquilinismo, um dos indivíduos – inquilino – se beneficia utilizando o corpo de outro indivíduo para obter suporte e abrigo, sem prejudicá-lo. É o caso de bromélias que se instalam sobre plantas bem maiores para obterem luz. Para o inquilino, é indiferente sua presença.

(3)

Atividades não presenciais Página 3 RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO:

1) O que é uma relação ecológica?

2)

O que são relações ecológicas Intraespecíficas e Interespecíficas?

3) Conceitue sociedades e colônias:

4) O que é protocooperação?

5)

Diferencie comensalismo e inquilinismo

.

Obs: DEIXE TUDO ORGANIZADO E REGISTRADO EM SEU CADERNO. (PARA SER AVALIADO O CADERNO APÓS RETORNO AS AULAS PRESENCIAIS)

(4)

Atividades não presenciais Página 4 Disciplina:Sociologia Professor:Edilani krueger Turmas: 105, 111 Estudante: Atividade Vimos na semana passada o trabalho nas sociedades tribais, agora você fará um trabalho sobre o “ Trabalho nas

(5)

Atividades não presenciais Página 5 Disciplina:

Geografia

Professor:

João Carlos Garcia

Turmas: 112 111 105

Estudante:

Terremoto E Vulcão

A relação entre vulcanismo e sismicismo

O vulcanismo e o sismicismo são processos que têm origem na dinâmica interna da Terra e mantêm estreita relação entre si. Esta relação existe porque a atividade vulcânica pode ocasionar sismos no momento em que o magma é expelido por uma alta pressão, assim como os tremores de terra podem gerar fraturas na Terra, levando à ocorrência de atividade vulcânica. Ou seja, sismicidade e vulcanismo esculpem e/ou formam o relevo da Terra.

O que é vulcanismo?

Vulcanismo é o nome dado ao processo geológico que ocorre no interior da Terra e que alcança a superfície terrestre. Neste processo, há o extravasamento do magma por uma abertura na superfície terrestre, chamada de vulcão, estrutura geralmente cônica e montanhosa. Cabe destacar que o magma, ao chegar à superfície, é chamado de lava.

Origem dos vulcões

A maioria dos vulcões surgem nos limites entre placas tectônicas, já que, nos limites entre placas, ocorre uma movimentação causada pelas correntes de convecção do magma. Isso possibilita que, nesta área de instabilidade tectônica, seja possível o extravasamento do magma.

Um exemplo claro disso é o Círculo de Fogo do Pacífico, também conhecido como Anel de Fogo do Pacífico, uma área a oeste do continente americano e a leste do continente euro-asiático, muito conhecida pelas ocorrências de tremores de terra e atividade vulcânica, além da possibilidade de tsunamis. Nesta área, há o encontro de diversas placas tectônicas, razão pela qual 90% dos abalos sísmicos e de 50% dos vulcões do planeta ocorrem nesta região. Apesar da maioria dos vulcões surgirem nas regiões de encontro de placas, há exceções. Um exemplo disso são os hotspots.

Hotspots

Os hotspots (“pontos quentes”) se referem à atividade vulcânica intraplaca tectônica. São áreas no interior de algumas placas tectônicas em que há a ocorrência de vulcões e a possibilidade de tremores de terra. Esse tipo de vulcanismo origina vulcões isolados no interior das placas continentais, além de ilhas e vulcões no interior de placas oceânicas, que são placas que se movimentam sobre um ponto quente fixo.

Neste sentido, o hotspot representa um ponto fixo no interior da Terra, que se localiza na direção do interior de uma placa tectônica, oceânica ou continental, placa esta que se desloca. É aí onde fica a câmara magmática. Essa conjunção entre o deslocamento da placa tectônica em uma área instável e um ponto fixo, onde fica o magma, leva à formação contínua de vulcões, enquanto os antigos se tornam extintos por não ter condições de entrar em atividade, já que não possuem uma câmara magmática. Apenas o último vulcão formado permanece ativo, como é o caso do Hawaí.

O Hawaí é formado por uma longa cadeia – mais de 200 km de extensão – de ilhas vulcânicas. Neste arquipélago, a ilha do Hawaí é a única vulcanicamente ativa, ou seja, que possui vulcões que a qualquer momento podem entrar em erupção.

Como funcionam os vulcões?

A atividade vulcânica, antes de chegar a ser vista na superfície terrestre, é precedida por alguns processos que devem ser destacados. No interior da Terra, o magma se movimenta no que chamamos de câmara magmática, uma espécie de bolha localizada no manto (camada interna da Terra, intermediária entre a crosta e o núcleo). Esta câmara se localiza abaixo do vulcão.

Sob determinada temperatura e pressão – já que a temperatura e a pressão variam de acordo com as características dos materiais internos da Terra –, esse magma é forçado a subir pela chaminé vulcânica. Por fim, chega à superfície terrestre como lava, sob a forma de erupção ou derrame.

Quando o magma – substância pastosa composta por líquidos, cristais e gases como vapor d’água, dióxido de carbono e óxidos de enxofre e de nitrogênio – é expelido, também são liberados fumaça e piroclastos, isto é, fragmentos de rochas vulcânicas, podendo alcançar alguns quilômetros de distância do vulcão.

Formas de liberação do magma – Derrame e Erupção

A câmara magmática, por possuir alta pressão e baixa densidade em relação às rochas em volta e altas temperaturas, faz com que o magma seja expelido para fora do vulcão de duas possíveis

formas: derrame ou erupção. A primeira forma, o derrame, refere-se à liberação do magma de forma suave, através de uma fenda maior, enquanto na erupção o magma é expelido de forma explosiva.

Tipos de vulcão Os vulcões podem ser classificados em três tipos:

• Ativos: são aqueles considerados perigosos, pois a qualquer momento estão sujeitos à atividade eruptiva. • Inativos: são aqueles que possuem condições de entrar em erupção, mas passam por momento de calmaria. • Extintos: já tiveram períodos de atividade vulcânica, mas, a curto prazo, não entraram em erupção.

Sismicidade

Os sismos, também chamados de tremores de terra, abalos sísmicos ou terremotos, são fortes tremores de terra

originados pela liberação da energia acumulada no interior da Terra, gerando ondas sísmicas. Geralmente, estes tremores ocorrem devido à ocorrência de atividade vulcânica, ocasionado pela pressão interna da Terra ou pelo choque de placas tectônicas. O choque libera energia, e, quando esta não consegue soerguer à terra, ocorre um terremoto.

(6)

Atividades não presenciais Página 6

Existem dois pontos a serem destacados: o hipocentro e o epicentro. O epicentro é o local na superfície terrestre pelo qual a energia consegue ser extravasada, onde se sentem os efeitos do terremoto, e o hipocentro é o local no interior da crosta terrestre onde ocorre a liberação da energia do choque entre as placas.

Quando os sismos ocorrem na superfície terrestre, eles se manifestam na forma de um terremoto, tremores que deslocam o solo e tudo o que estiver acima dele. Quando a origem do sismo é no fundo do oceano, ele pode ocasionar os tsunamis, grandes deslocamentos de água do mar em direção ao continente.

Intensidade e magnitude dos sismos: Escala Mercalli e Escala Richter

Medição da Escala Mercalli e da Escala Richter

A intensidade sísmica é uma medida qualitativa baseada nos efeitos destrutivos gerados pelos terremotos em locais da superfície terrestre. Essa classificação de intensidade sísmica é feita com base na Escala Mercalli, uma escala que possui diferentes níveis e que classifica os terremotos de acordo com os danos produzidos nas pessoas, objetos, estrutura e meio ambiente. Por sua vez, a Escala Richter é uma medida quantitativa que mede a magnitude dos terremotos. Através desta escala, a energia liberada pelos sismos é medida pelos sismógrafos.

Efeitos da atividade vulcânica e dos sismos

Ao entrar em atividade, os vulcões acarretam uma série de efeitos – alguns benéficos e construtivos, e outros maléficos, destrutivos, por serem imprevisíveis e causarem inúmeros danos, tanto à natureza quanto à sociedade. Os vulcões representam um grande risco às populações que vivem próximas a eles, pois, ao entrarem em atividade, liberam toxinas, podendo causar mortes, além de destruírem as regiões. Um exemplo disso foi o vulcão Vesúvio, localizado na Itália. Este episódio é conhecido como a tragédia de Pompeia, nome da cidade onde se localiza o vulcão que entrou em erupção em 79 d.C. e ocasionou a morte de 16 mil pessoas.

Por outro lado, a atividade vulcânica, ao expelir o magma, permite que a lava forme ilhas, que, por sua vez, formam o relevo. Além disso, a atividade pode tornar o solo mais fértil para o cultivo agrícola e ser responsável pelo surgimento de montanhas e planaltos.

O Brasil, por se localizar em cima da placa tectônica sul-americana, pode ser considerado um território estável em relação às atividades vulcânicas, contando apenas com vulcões que já estiveram ativos, mas que hoje se encontram

(7)

Atividades não presenciais Página 7

extintos. Prova disso são os planaltos de origem vulcânicas formadas há milhões de anos situados próximos à bacia hidrográfica do rio Paraná.

Cabe destacar também os efeitos dos sismos. Em regiões densamente povoadas, como as áreas próximas ao Círculo de Fogo do Pacífico, muitas são as tragédias registradas. É o caso do tsunami que ocorreu em 2004 na Tailândia e na Indonésia, além de outros países, do terremoto no Japão em 2011, que também ocasionou o acidente na Usina Nuclear de Fukushima, e o terremoto no Chile em 2014.

Com o avanço dos estudos e pesquisas sobre os terremotos, a possibilidade de prevenção vem crescendo. Há investimentos em construções de infraestruturas mais resistentes aos efeitos dos terremotos, como é o caso de São Francisco, nos Estados Unidos, e Tóquio, no Japão.

(8)

Atividades não presenciais Página 8 E E B José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Língua Portuguesa

Entrega29/06/2020 a 03/07/2020 Devolução: Turmas: 111/112/113/114 Aluno:

Professora: Osmilda Canabarro

Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo. TEXTO 1

Ondas do mar de virgo, se vistes meu amigo! E ai Deus, se verrá cedo! Ondas do mar levado, Se vistes meu amado!

E ai Deus, se verrá cedo! (verrá= virá levado=agitado.) MARTIM CODAX

TEXTO 2

1 Me sinto com a cara no chão, mas a verdade precisa ser dita ao 2 menos uma vez aos 52 anos eu ignorava a admirável forma lírica da 3 canção paralelística...

4 O cantar de amor foi fruto de meses de leitura dos cancioneiros. 5 Li tanto e tão seguidamente aquelas deliciosas cantigas, que fiquei 6 com a cabeça cheia de velidas e mha senhor a nula ren;

7 sonhava com as ondas do mar de Vigo e com romarias a San Servando. 8 O único jeito de me livrar da obsessão era fazer uma cantiga.

MANUEL BANDEIRA EXERCÍCIOS:

Circule a resposta certa.

A)Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.

(9)

Atividades não presenciais Página 9 antropocêntrica.

C) Devido ao grande prestigio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.

D) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização , já que as composições eram transmitidas oralmente.

E) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.

Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal. A) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.

B) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.

C) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal, distâncis e extrema submissão.

D) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.

(10)

Atividades não presenciais Página 10 E E B José Arantes Atividades Não Presenciais Disciplina: Língua Portuguesa

Entrega29/06/2020 a 03/07/2020 Devolução: Turmas: 111/112/113/114 Aluno:

Professora: Osmilda Canabarro

Assinale a afirmativa correta com relação ao Trovadorismo. TEXTO 1

Ondas do mar de virgo, se vistes meu amigo! E ai Deus, se verrá cedo! Ondas do mar levado, Se vistes meu amado!

E ai Deus, se verrá cedo! (verrá= virá levado=agitado.) MARTIM CODAX

TEXTO 2

1 Me sinto com a cara no chão, mas a verdade precisa ser dita ao 2 menos uma vez aos 52 anos eu ignorava a admirável forma lírica da 3 canção paralelística...

4 O cantar de amor foi fruto de meses de leitura dos cancioneiros. 5 Li tanto e tão seguidamente aquelas deliciosas cantigas, que fiquei 6 com a cabeça cheia de velidas e mha senhor a nula ren;

7 sonhava com as ondas do mar de Vigo e com romarias a San Servando. 8 O único jeito de me livrar da obsessão era fazer uma cantiga.

MANUEL BANDEIRA EXERCÍCIOS:

Circule a resposta certa.

A)Um dos temas mais explorados por esse estilo de época é a exaltação do amor sensual entre nobres e mulheres camponesas.

(11)

Atividades não presenciais Página 11 antropocêntrica.

C) Devido ao grande prestigio que teve durante toda a Idade Média, foi recuperado pelos poetas da Renascença, época em que alcançou níveis estéticos insuperáveis.

D) Valorizou recursos formais que tiveram não apenas a função de produzir efeito musical, como também a função de facilitar a memorização , já que as composições eram transmitidas oralmente.

E) Tanto no plano temático como no plano expressivo, esse estilo de época absorveu a influência dos padrões estéticos greco-romanos.

Assinale a alternativa incorreta a respeito do Trovadorismo em Portugal. A) Durante o Trovadorismo, ocorreu a separação entre poesia e a música.

B) Muitas cantigas trovadorescas foram reunidas em livros ou coletâneas que receberam o nome de cancioneiros.

C) Nas cantigas de amor, há o reflexo do relacionamento entre o senhor e vassalo na sociedade feudal, distâncis e extrema submissão.

D) Nas cantigas de amigo, o trovador escreve o poema do ponto de vista feminino.

(12)

Atividades não presenciais Página 12 Disciplina:

Física

Professora: Mari Lúcia Machado.

Turmas:104, 105, 109, 110, 111, 112, 113 e 114.

Estudante: Querido estudante continue fazendo sua parte com dedicação e boa vontade.

Lançamento Vertical.

Se largarmos uma pena e uma pedra de uma mesma altura, observamos que a pedra chegará antes ao chão.

Por isso, pensamos que quanto mais pesado for o corpo, mais rápido ele cairá. Porém, se colocarmos a pedra e a pena em um tubo sem ar (vácuo), observaremos que ambos os objetos levam o mesmo tempo para cair.

Assim, concluímos que, se desprezarmos a resistência do ar, todos os corpos, independente de massa ou formato, cairão com uma aceleração constante: a aceleração da Gravidade.

Quando um corpo é lançado nas proximidades da Terra, fica então, sujeito à gravidade, que é orientada sempre na vertical, em direção ao centro do planeta.

O valor da gravidade (g) varia de acordo com a latitude e a altitude do local, mas durante fenômenos de curta duração, é tomado como constante e seu valor médio no nível do mar é:

g=9,80665m/s²

No entanto, como um bom arredondamento, podemos usar sem muita perda nos valores: g=10m/s²

Lançamento Vertical

Um arremesso de um corpo, com velocidade inicial na direção vertical, recebe o nome de Lançamento Vertical. Sua trajetória é retilínea e vertical, e, devido à gravidade, o movimento classifica-se com Uniformemente Variado. As funções que regem o lançamento vertical, portanto, são as mesmas do movimento uniformemente variado, revistas com o referencial vertical (h), onde antes era horizontal (S) e com aceleração da gravidade (g).

Sendo que g é positivo ou negativo, dependendo da direção do movimento: Lançamento Vertical para Cima

g é negativo

Como a gravidade aponta sempre para baixo, quando jogamos algo para cima, o movimento será acelerado negativamente, até parar em um ponto, o qual chamamos Altura Máxima.

(13)

Atividades não presenciais Página 13 Lançamento Vertical para Baixo

g é positivo

No lançamento vertical para baixo, tanto a gravidade como o deslocamento apontam para baixo. Logo, o movimento é acelerado positivamente. Recebe também o nome de queda livre.

Exemplo

Uma bola de futebol é chutada para cima com velocidade igual a 20m/s. (a) Calcule quanto tempo a bola vai demorar para retornar ao solo. (b) Qual a altura máxima atingida pela bola? Dado g=10m/s². (a)

Neste exemplo, o movimento é uma combinação de um lançamento vertical para cima + um lançamento vertical para baixo (que neste caso também pode ser chamado de queda livre). Então, o mais indicado é calcularmos por partes: Movimento para cima:

(14)

Atividades não presenciais Página 14 Movimento para baixo:

Como não estamos considerando a resistência do ar, a velocidade final será igual à velocidade com que a bola foi lançada.

Observamos, então, que nesta situação, onde a resistência do ar é desprezada, o tempo de subida é igual ao de decida.

(b)

Sabendo o tempo da subida e a velocidade de lançamento, podemos utilizar a função horária do deslocamento, ou então utilizar a Equação de Torricelli.

Lembre-se de que estamos considerando apenas a subida, então t=2s

(15)

Atividades não presenciais Página 15 Disciplina: Matemática Professor: Marilia Raimundo Turmas: 101, 102, 103, 104, 105, 107, 111. Estudante:

Orientações:

(Não precisa retornar à escola, ler, responder e colar no caderno).

CONJUNTO DOS NÚMEROS REAIS (R).

EXERCÍCIOS:

1- Assinale a alternativa onde aparece um número irracional: * a) √64

b) √32 c) -2,3

d) −0,23565656 …

2 - O número pi é um número muito famoso no mundo da Matemática. Seu valor aproximado é 3,141592653589 ... . É correto afirmar que pi é um número *

a) Natural b) Racional c) Irracional d) Inteiro

3 - A respeito dos conjuntos numéricos, de suas definições e das relações de inclusão existentes entre eles, assinale a alternativa verdadeira: *

a) O conjunto dos números naturais é formado pelos números inteiros positivos.

b) O conjunto dos números inteiros é formado por todos os números inteiros positivos e negativos. c) O conjunto dos números racionais contém o conjunto dos números reais.

d) O conjunto dos números inteiros contém o conjunto dos números naturais.

4 - Considere os números abaixo e assinale a alternativa que representa um número que pertence ao conjunto dos

Irracionais *

a) -2 b) -2,23

c) -2,2323232323... d) 2,236067978...

(16)

Atividades não presenciais Página 16

Disciplina: HISTÓRIA Professor: SAMUEL Turmas: 111 - 112 - ENSINO MÉDIO NOTURNO Estudante:

Olá prezado (a) aluno (a),

Estudamos nas últimas semanas sobre a formação do mundo medieval. Na aula 04 abordamos as origens e principais aspectos das duas religiões que marcaram o período: O Cristianismo e o Islamismo. Na aula 05, vimos a decadência do Império Romano do Ocidente e o surgimento do Império Bizantino, no Oriente, com sua famosa capital, Constantinopla. Vamos agora à nossa avaliação e ver quão informado você está. Responda de forma direta e se for fazer à mão, use de preferência uma caneta azul ou preta. Lembre-se de devolver na próxima semana. Boa prova!

01) A religião cristã surgiu na região da atual Palestina no século I, naquela época sob domínio o Império Romano. O ponto inicial do cristianismo é o nascimento de Jesus Cristo. Mas foi principalmente após sua morte que a fé cristã se propagou para todo o mundo. Conforme estudamos, descreva quais são os principais elementos que compõem o conjunto doutrinário da fé cristã?

02) O Islamismo, religião fundada por Maomé, utilizou-se do judaísmo e do cristianismo para compor sua doutrina. Considerando o que foi dito sobre isso, quais são os três principais fundamentos da fé islâmica?

03) O auge do Império Romano foi vivido durante os séculos I e II d.C. A partir do século III começou uma crise - decorrente de fatores internos e externos - que levaram a sua decadência e desagregação. Relacione os quatro fatores internos que conduziram à crise do Império Romano.

04) A partir das invasões dos povos bárbaros e o agravamento da crise do Império Romano, iniciou-se um processo de declínio das atividades nas cidades e um aumento de pessoas indo viver nos campos, fenômeno conhecido como ruralização. Isso deu origem a uma nova forma de relação social no campo, o Colonato. Explique em que consistia o sistema de colonato.

05) as relações entre a Igreja Ocidental e a Igreja Oriental, com sede em Constantinopla, não tiveram bons resultados. A partir do nosso estudo sobre isso, procure explicar - com suas palavras - o que foi e porque ocorreu o CISMA DO ORIENTE?

(17)
(18)

Referências

Documentos relacionados

Uma energia que nos motiva a procurar amor, contato, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados; é ser-se

Peso 37 kg / sistema solar completo com acumulador de 150 litros (1 serpentina), incorpora os seguintes componentes: bomba circuito solar de 8,5m; válvula de enchimento e esgoto

[r]

[r]

Em função do tipo de madeira incorporada, apesar do desvio padrão aproximar alguns valores, os resultados obtidos sugerem uma melhor adesão interfacial para os compósitos

O presente trabalho avaliou o desempenho comparativamente de quatro reatores de lodos ativados de fluxo intermitente em escala piloto, com volume útil de 85 l, sendo dois

A Tabela 1 mostra os valores médios de número e área dos sítios de alimentação e das células gigantes, bem como a área da seção total da raiz, do conjunto epiderme e córtex, e

O presente estudo teve como objetivo a análise quantitativa dos casos de linfoma felino nos felinos domésticos atendidos no Hospital Veterinário da UnB e sua associação do tipo