• Nenhum resultado encontrado

Ficha de Caracterização do Trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ficha de Caracterização do Trabalho"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Ficha de Caracterização do Trabalho

Título

Skype: um cliente P2P VoIP ou a revolução do mercado das telecomunicações?

Resumo: Neste artigo dá-se a conhecer um programa lançado recente mente,

baseado em tecnologias VoIP e P2P, que promete revolucionar a área das telecomunicações. São focados aspectos funcionais do programa, tecnologias utilizadas para o contorno de firewalls e o aspecto da segurança das chamadas. Faz-se também uma análise da aceitação actual deste programa na comunidade virtual, assim como uma previsão do futuro impacto deste programa no rendimento das operadoras telefónicas.

URL: http://student.dei.uc.pt/~susana/cp/artigo2.pdf Data: 24 de Novembro de 2003

Esforço: 30 horas

Motivação: Interesse pelas tecnologias utilizadas por este programa

“revolucionário”, sobre o qual ainda existe muito pouca informação.

Aprendizagem: Para a realização deste artigo foi necessário aprofundar os meus conhecimentos sobre tecnologias P2P e VoIP, bem como investigar o funcionamento deste programa e dos seus aspectos particulares, visto o meu conhecimento deste ser meramente empírico e experimental.

Conteúdos: Vários conceitos novos foram assimilados, como por exemplo os

conceitos subadjacentes ao funcionamento de uma FastTrack, como por exemplo SuperNode.

Processos: Desenvolvi a minha capacidade de pesquisa e compreensão do

funcionamento de novas tecnologias.

Futuro: Espero actualizar este artigo, sempre que surgirem novas alterações a este

programa em que ainda se encontra em desenvolvimento intenso.

(2)

Skype: um cliente P2P VoIP ou a revolução do

mercado das telecomunicações?

por

Susana Filipa de Noronha Boavida Fernandes Departamento de Engenharia Informática

Universidade de Coimbra 3030 Coimbra, Portugal

susana@student.dei.uc.pt http://student.dei.uc.pt/~susana/cp/

Resumo: Neste artigo dá-se a conhecer um programa recente, baseado em

tecnologias VoIP e P2P, que promete revolucionar a área das telecomunicações. São focados aspectos funcionais do programa, tecnologias utilizadas para o contorno de firewalls e o aspecto da segurança das chamadas. Faz-se também uma análise da aceitação actual deste programa na comunidade virtual, assim como uma previsão do futuro impacto deste programa no rendimento das operadoras telefónicas.

Palavras-chave: Skype, VoIP, P2P, FastTrack, SuperNode, AES

1. Introdução

O conjunto de tecnologias normalmente designadas por VoIP (Voice over Internet Protocol) não são recentes, e telefonar através da Internet é uma realidade há já alguns anos.

Empresas como a Microsoft e Yahoo usam esta tecnologia nos seus programas de instant messaging, e a Cisco System, por exemplo, oferece hardware para que as empresas transformem os seus sistemas internos de telefonia em redes de VoIP. Há fornecedores de televisão por cabo que oferecem chamadas grátis entre utilizadores do mesmo serviço. Há mesmo telefones que apenas permitem fazer chamadas via Internet para outros aparelhos semelhantes, como o SIPphone.

No entanto, quem já conversou através de serviços como MSN, ICQ ou Yahoo Messenger apercebeu-se certamente de algumas dificuldades. A ligação nem sempre se estabelece, o som é deficiente, a conversa é entrecortada, já para não falar de problemas com firewalls e routers que obrigam a complicadas configurações.

(3)

2. Skype

O seu nome é Skype, foi lançado no dia 29 de Agosto de 2003 pelos criadores do Kazaa, e já é um sucesso mundial.

Mesmo sem qualquer campanha promocional, quatro dias após o seu lançamento já existiam algumas centenas de utilizadores e ao sexto dia o número cresceu exponencialmente para dois mil on-line e quinze mil registados. Actualmente (quase quatro meses após o lançamento) existem mais de três milhões de utilizadores e o número aumenta a cada dia.

- O que é então o Skype?

É um programa gratuito, relativamente pequeno (a última versão ocupa pouco mais de 3Mb), que permite fazer chamadas grátis através da Internet.

O programa é intuitivo, sendo por isso simples de utilizar e com uma interface muito user-friendly. Para começar a usar basta fazer a instalação, e introduzir um nickname e password.

A instalação é muito simples, embora seja recomendada uma máquina relativamente potente (com sistema operativo Windows 2000 ou XP), e seja também recomendado o uso de auscultadores para evitar eventuais “ecos” na comunicação. A velocidade ligação à Internet deve ser no mínimo de 33.6Kbps. No entanto, se ambos os utilizadores tiverem uma ligação de Banda Larga, o som obtido pode ser melhor do que o de um telefone tradicional.

- Como posso ter acesso ao Skype?

Basta fazer o download da última versão em www.skype.com

3. Qualidade e velocidade de comunicação mesmo atrás de uma firewall

O Skype vai buscar à tecnologia P2P o segredo da “limpeza” do som e da rapidez das comunicações. Além disso, com o Skype é possível fazer chamadas sem qualquer configuração específica de routers ou firewalls.

- Como é isso possível?

O Skype utiliza uma tecnologia completamente descentralizada, denominada FastTrack, desenvolvida por Niklas Zennström e Janus Friis (criadores do Kazaa e Skype). Ao invés dos sistemas centralizados, com a FastTrack é a própria rede que serve de “central telefónica”, visto que cada máquina ligada à rede “empresta” uma parte ínfima do seu potencial à rede Skype.

Na base desta tecnologia encontra-se o conceito de SuperNode. Cada utilizador está ligado a um SuperNode (qualquer utilizador pode ser um SuperNode, desde que tenha um endereço IP oficial, funcionando como um hub).

(4)

Como se pode ver pela imagem acima, o Cliente A está ligado ao SuperNode1 e o Cliente B está ligado ao SuperNode2. Então o que acontece quando o Cliente A faz uma chamada para o Cliente B, é que esta chamada é direccionada para o SuperNode3, a máquina do Cliente B é avisada, através do SuperNode ao qual este se encontra ligado, de que há uma chamada para ele no SuperNode 3, e faz uma ligação a este node para estabelecer a chamada. Isto é possível porque mesmo no pior dos casos uma firewall deixa sempre efectuar ligações TCP para fora.

4. Segurança

- Qual é o nível de segurança das chamadas efectuadas com o Skype?

Por um lado, como o Skype efectua chamadas através da Internet, estas podem ser mais fáceis de interceptar do que as chamadas efectuadas através de um telefone convencional.

No entanto, interceptar uma chamada Skype, não serve de muito se não conseguirmos perceber o que está a ser dito. O Skype assegura a privacidade das chamadas, ao encriptá-las, utilizando um algoritmo AES (Advanced Encryption Standard) de 256 bits.

O algoritmo utilizado é considerado bastante seguro, sendo mesmo utilizado por várias organizações governamentais nos Estados Unidos.

(5)

5. Serviços Futuros

A empresa produtora do programa Skype, não possui para já quaisquer fontes de receita, visto o programa ser totalmente grátis.

No entanto, dada a grande adesão à utilização do Skype, os seus criadores julgam que mais tarde os uilizadores irão estar dispostos a pagar por serviços Premium, como por exemplo correio de voz.

No início de 2004, a Skype prevê o lançamento de um recurso que irá permitir aos utilizadores fazerem ligações para telefones convencionais por uma taxa muito inferior às cobradas actualmente pelas operadoras.

6. Preocupação por parte das operadoras

As operadoras de telecomunicações já demonstraram a sua preocupação com o impacto que estes serviços anunciados podem ter no futuro.

Num comunicado feito recentemente para a indústria de telecomunicações, a Daiwa Securities alertou para o facto de o Skype ser provavelmente o maior acontecimento do sector em 2003.

7. Conclusão

A vantagens de utilização do Skype são várias: é gratuito, bastante pequeno, fácil de instalar e utilizar, funciona com a maioria das firewalls sem configuração específica, as chamadas são encriptadas, a qualidade de som é bastante superior, e a conectividade é muito superior aos restantes clientes existentes até agora de P2P-VoIP.

No entanto, este programa só está disponível para Windows 2000 e XP, é necessária uma ligação de banda larga para que a qualidade de som seja superior a um telefone convencional e para já apenas permite fazer chamadas entre utilizadores Skype.

Agradecimentos:

A autora agradece ao professor António Dias de Figueiredo do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra pelos conhecimentos adquiridos na escrita de artigos científicos, o que permitiu a realização deste trabalho.

Referências:

http://www-2.sic.pt/article26040visual4.html

por Lourenço Medeiros, visitada em 17-11-2003

http://www.cco.pt/_site/pg_artigo.cfm?cod_materia=945&cod_secao=19&cod_sub secao=76

Referências

Documentos relacionados

In this study clay mineral assemblages, combined with other palaeoenvironmental data, were studied in a core recovered from the outer sector of the Ria de Vigo, a temperate

Dessa forma, a partir da perspectiva teórica do sociólogo francês Pierre Bourdieu, o presente trabalho busca compreender como a lógica produtivista introduzida no campo

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Este artigo está dividido em três partes: na primeira parte descrevo de forma sumária sobre a importância do museu como instrumento para construção do conhecimento, destaco

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used