• Nenhum resultado encontrado

Prefeitura Municipal de Valença publica:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prefeitura Municipal de Valença publica:"

Copied!
171
0
0

Texto

(1)

• Lei Municipal nº 2311 de 1º de outubro de 2013 - Institui o Plano

Plurianual - PPA do Município de Valença para o período de 2014 a 2017.

• Lei Nº. 2.312, De 01 De Outubro De 2013 - Dispõe sobre as diretrizes

orçamentárias para o exercício de 2014, e dá outras providências.

• Aviso Pregão Presencial Nº. 074/2013.

• Homologação/Adjudicação Pregão Presencial Nº. 062/2013.

• Extrato Ata/Contrato De Prestação De Serviços Pregão Presencial Nº.

062/2013 Licitação Nº. 450/2013.

• Edital De Licitação Pregão Presencial Nº. 074/2013

• Resumo do Contrato Nº 093/2013.

• Resumo do Contrato Nº 094/2013.

• Resumo do Contrato Nº 095/2013.

• Resumo do Contrato Nº 096/2013.

• Resumo do Contrato Nº 097/2013.

• Resumo Do 1º Termo Aditivo ao Contrato Nº 023/2013.

• Resumo Do 2º Termo Aditivo ao Contrato Nº 061/2013.

• Resumo Do 1º Termo Aditivo ao Contrato Nº 062/2013.

• Resumo Do 1º Termo Aditivo ao Contrato Nº 063/2013.

(2)

PPA

2014-2017

PlanoPlurianual2014-2017 LeiMunicipalnº2311de1ºdeoutubrode2013

PREFEITURA

MUNICIPAL

DE

VALENÇA

(3)

Plano Plurianual

PPA 2014-2017

(4)

Este Plano Plurianual foi estruturado pela Secretaria de Desenvolvimento e Planejamento do Município de Valença, envolvendo a participação de todos os órgãos da administração pública municipal e agregando as proposições dos diversos segmentos sociais apresentados no I Congresso Municipal do PPA participativo, sob a coordenação de:

Eduardo Gomes Oliveira e Maria das Graças Souza Moreira

Valença. Prefeita (2013 - : Jucélia Sousa do Nascimento)

Plano Plurianual - PPA 2014-2017. - Prefeitura Municipal de Valença,

2013

140 p.; il.; graf.; tab.

1. Valença. - Administração Pública. I. Título.

(5)

ADEMAR DOS SANTOS BARRETO

Secretário de Administração

EDUARDO GOMES DE OLIVEIRA

Secretário de Planejamento

MARIA ZENAIDE NEGRÃO PORTO

Secretária de Finanças

VIVIANE OLIVEIRA DOS SANTOS

Secretária de Saúde

ALINE REIS LAMEIRA

Secretária de Turismo

JOSIVAL LEMOS BARBOSA

Secretário de Educação

JOAILTON MANOEL DE JESUS

Secretário de Agricultura

JAILTON DE AZEVEDO SILVA

Secretário de Infraestrutura

RENATA DIAS SAMPAIO

Secretária de Promoção Social

ADEMIR COSTA SOUSA

Secretário de Indústria e Comércio

HILARINO BARRETO DOS SANTOS

Secretário de Transporte

LUIZ INÁCIO DE SOUZA FILHO

Controlador do Municipio

CLAUDIA SANTOS DA SILVA

Diretora de Meio Ambiente

CHASQUIEL BERESTON COUTINHO VIEIRA

Diretor da Juventude

EDNA MARIA DE SOUSA XAVIER CERQUEIRA

Diretora da Cultura

FRANCISCO DE ASSIS SILVA PINTO

Diretor de Esporte e Lazer

(6)

PPA 2014-2017

O Novo Modelo do PPA

Poder Executivo

Eixo Estruturante Inclusão Social e Cidadã

Áreas Temáticas

Saúde

Educação

Assistência Social

Esporte, Lazer e Juventude

Poder Executivo

Eixo Estruturante Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento

Econômico Sustentável

Áreas Temáticas

Urbanização com Moradia Digna

Turismo

Agricultura e Pesca

Industria, Comércio e Serviços

Cultura

Meio Ambiente

Poder Executivo

Eixo Estruturante Planejamento e Gestão com Participação

Áreas Temáticas

Modernização do Planejamento e Gestão Estratégica

Articulação Federativa

Participação Popular e Institucional

Poder Legislativo

Eixo Estruturante Ação Legislativa e Controle das Contas Públicas

Área Temática

Ação Legislativa

Regionalização das Metas do PPA

21

23

25

27

35

45

49

55

57

59

71

75

87

95

101

107

109

111

117

121

125

127

129

133

(7)

Valença

Apresentação

PPA 2014-2017

A partir de 1988, com a promulgação da Constituição Federal, o Plano Plurianual passa a ser considerado como ferramenta indispensável para a gestão pública e de caráter obrigatório para os entes federativos, cuja efetivação vem sendo buscada através da mobilização e participação popular, com intuito de aproximar as ações planejadas das diversas realidades regionais.

Preconizado pela constituição, o planejamento e a descentralização das ações e serviços da gestão pública, reputa o município como instância concreta para sua execução, por entendê-lo como espaço onde pode ser maior a proximidade entre o gestor e a população, logo, com melhores condições para formular as políticas locais e planejar sua implementação, de modo a aumentar a garantia de práticas de efetivação para bem estar da população mais condizentes com suas realidades.

No entanto, a descentralização constitui um processo complexo, que envolve vários atores com diferenciadas expectativas e possibilidades, que exige flexibilidade e progressividade, assim como a consideração da necessidade de cooperação técnica entre as esferas de governo e o acompanhamento de seu desenvolvimento na tentativa de superar as dificuldades que venham a manifestar-se.

Uma dessas dificuldades continua sendo o aprimoramento da gestão dos municípios, a partir do desencadeamento de práticas que promovam base técnica para a definição das reais necessidades da população e da adequada intervenção para supri-las.

Para tanto, a gestão local necessita incorporar instrumentos que permitam uma abordagem apropriada da realidade. Grande ênfase tem sido atribuída, pela literatura técnica, ao planejamento estratégico, que privilegia: o processamento de problemas, o desenho das operações para enfrentá-los, a definição dos objetivos e metas a serem atingidos, a determinação dos recursos necessários e o cronograma de execução, além de um sistema de acompanhamento, monitoramento e avaliação que possibilite reformulações, quando preciso, utilizando a participação e a comunicação intensivas e favorecendo a responsabilidade compartilhada quanto aos objetivos a serem atingidos. Isto nos leva a refletir a respeito da necessidade de planejamento e, ao mesmo tempo, acerca da complexidade que envolve.

Muitos esforços têm sido feitos para o desenvolvimento de métodos que possam ser empregados na prática da Gestão Pública Municipal. O desenvolvimento do planejamento iniciou-se com um enfoque normativo - inspirado no planejamento econômico - e evoluiu para um enfoque estratégico, que vai incorporar a racionalidade política, retomando a problemática da participação social.

Estendendo-se a descentralização para os diversos segmentos do Município, este passa a responder pelo bem estar da população, o que lhe exige dispor de habilidades para planejar e administrar a rede de serviços em seu território. Como uma de suas funções, o município deve elaborar um Plano Plurianual para quatro anos, porém nem sempre as tecnologias de planejamento são suficientemente difundidas, disponibilizadas e até mesmo valorizadas. Assim, para que tal elaboração ocorra de forma coerente com a realidade e consistente com as necessidades a serem supridas, é preciso ter clareza, em primeiro lugar, dos objetivos da elaboração de um plano para a gestão municipal, em segundo lugar, da necessidade de optar por um método de planejamento que auxilie nessa tarefa.

(8)

PPA 2014-2017

visa à construção da rede regionalizada e hierarquizada dos serviços, para possibilitar a efetivação da gestão em cada nível e a avaliação de desempenho das políticas públicas, em busca de unificação.

Sendo assim, o Plano Plurianual conforma um instrumento fundamental não só para a gestão dos municípios, porém, igualmente, no âmbito estadual e federal, pois é a partir dele que se planeja a atenção do País e se tem condições de avaliar a gestão nos diferentes níveis, possibilitando atender aos objetivos dos diversos atores envolvidos neste processo.

E por fim, parafraseando Dalai Lama que diz “que a grande mudança que podemos fazer no mundo é aquela que fazemos dentro de nós mesmos” e acreditando que só é possível a construção de uma sociedade melhor com a participação de todos, lutei, como primeira prefeita de Valença, que também fosse possível a construção do primeiro Plano Plurianual efetivamente participativo, respeitando as necessidades do povo valenciano.

Jucélia Sousa do Nascimento

Prefeita

(9)

Lei Municipal nº 2311 de 1º de outubro de 2013

Valença

PPA 2014-2017

A PREFEITA DE VALENÇA Faço saber que a Câmara Municipal decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art.1º Esta Lei institui o Plano Plurianual do Município de Valença para o período de 2014 a 2017 - PPA 2014-2017, em cumprimento ao disposto no § 1º do art. 165 da Constituição Federal.

Art.2º O planejamento governamental é a atividade que, a partir de diagnósticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas de políticas públicas.

Art.3º O PPA 2014-2017 é o instrumento de planejamento governamental que define diretrizes, objetivos e metas com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável.

Art.4º O PPA 2014-2017 reflete as políticas públicas e organiza a atuação governamental por meio de Programas Temáticos e de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado, assim definidos:

I - Programa Temático: que expressa e orienta a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade, constantes nos eixos um e dois desse plano;

II - Programa de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado: que expressa e orienta as ações destinadas ao apoio, à gestão e à manutenção da atuação governamental, constante no eixo três desse plano.

Parágrafo único – Não integram o PPA 2014-2017 os programas destinados exclusivamente a operações especiais.

Art.5º O Programa Temático é composto por Ementa, Objetivos, Indicadores e Valor Global.

§ 1º O Objetivo expressa o que deve ser feito, reflete as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de Iniciativas e tem como atributos:

I - Órgão Responsável: órgão cujas atribuições mais contribuem para a implementação do Objetivo; II - Meta: medida do alcance do Objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa; e

III - Iniciativa: atributo que declara as entregas de bens e serviços à sociedade, resultantes da coordenação de ações governamentais, decorrentes ou não do orçamento.

§ 2º A Ementa, formulada a partir das diretrizes estratégicas, contribui para a compreensão do escopo do programa.

§ 3º O Indicador é uma referência que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliação.

§ 4º O Valor Global é uma estimativa dos recursos orçamentários, necessários à consecução dos Objetivos. Art.6º Integra o PPA 2014-2017 o Anexo Único, que organiza o PPA em Eixos Estruturantes, Áreas Temáticas e Programas, além de outras informações complementares.

Institui o Plano Plurianual - PPA do Município de Valença para o período de 2014 a 2017.

(10)

PPA 2014-2017

de crédito adicional.

§ 1º As ações orçamentárias serão discriminadas exclusivamente nas leis orçamentárias anuais.

Parágrafo único – A Lei Orçamentária Anual detalhará o valor dos Programas para o exercício de sua vigência. Art.8º O Valor Global dos Programas, as Metas e os enunciados dos Objetivos não são limites à programação e à execução das despesas expressas nas leis orçamentárias e nas leis de crédito adicional.

Art. 9º A gestão do PPA 2014-2017 consiste na articulação dos meios necessários para viabilizar a consecução das suas metas, sobretudo, para a garantia de acesso dos segmentos populacionais mais vulneráveis às políticas públicas, e busca o aperfeiçoamento:

I - dos mecanismos de implementação e integração das políticas públicas; II - dos critérios de regionalização das políticas públicas; e

III - dos mecanismos de monitoramento, avaliação e revisão do PPA 2014-2017.

Parágrafo único – Caberá a Secretaria do Desenvolvimento e Planejamento definir os prazos, as diretrizes e as orientações técnicas complementares para a gestão do PPA 2014-2017.

Art.10. A gestão do PPA 2014-2017 observará os princípios da publicidade, eficiência, impessoalidade, economicidade, efetividade e compreenderá a implementação, o monitoramento, a avaliação e a revisão dos Programas, Objetivos e Iniciativas.

Art.11. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Gabinete da Prefeita, 1º de outubro de 2013

Jucélia Sousa do Nascimento

Prefeita

(11)

Valença

PPA 2014-2017

Caracterização do Município de Valença

O atual território do município de Valença, por ocasião do descobrimento do Brasil, era habitado por indígenas tupiniquins, de índole pacífica. Quando D. João III, Rei de Portugal, em 1534, dividiu o Brasil em capitanias hereditárias, aquela área ficou pertencente à capitania de Ilhéus, sob a jurisdição da Vila de Nossa senhora do Rosário de Cairu, local onde se fez o primeiro povoamento.

Entre as pessoas que vieram povoar o território em apreço, ocupava lugar proeminente Sebastião de Pontes, homem rico e de prestígio

que já possuía dois engenhos de açúcar no recôncavo baiano. Era o senhor Sebastião de Pontes homem honrado, porém de gênio arrebatado e violento, acostumado à luta armada levou-o em 1573, ferir um mascate a ferro quente numa das espáduas. Fato que chegou os ouvidos do rei de Portugal o que culminou com a ordem de prisão para o próspero homem da região do Rio Una. Recolhido à cadeia do Limoeiro, acabou seus dias.

Dessa maneira, desapareceria de Una o primeiro homem empreendedor que lhe dera prosperidade. Daí, invadida a região pelos índios aimorés, de índole bravia, diminuiu o progresso e ficou obstada por muito tempo a colonização do território de Valença. Anos depois, já no século XVIII, após sangrentas represálias aos aimorés pelos bandeirantes do paulista João Amaro Maciel Parente, reencontrou a localidade em fase de progresso, que justificou a proposta do ouvidor da Comarca de Ilhéus, desembargador Baltasar da Silva Lisboa, para a criação de uma vila na povoação de Una.

Aprovada a proposta do ouvidor, foi determinada, pela Carta Régia de 23 de janeiro de 1799, a criação da Vila de Nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus, com território desmembrado do município de Cairu.

Ocorreu sua instalação a 10 de junho do mesmo ano, com a presença do dito desembargador, que sugeriu a construção da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Uma vez concluída, tornou-se matriz da freguesia, em 26 de setembro de 1801.

Nesta época começou a extração da madeira que se destinava a construção dos navios da armada real e a área desmatada foi sendo ocupada pelas atividades agrícolas, notadamente a mandioca, arroz de Veneza, café, pimenta do reino e canela.

Aos poucos os habitantes das ilhas próximas que viviam em constantes enfrentamentos com os índios e não conseguiam plantar foram voltando para a área, cujo núcleo de povoação se estabelecera nas proximidades da capela de Nossa Senhora do Amparo. A denominação Valença foi atribuída, segundo reza a tradição popular, por estes novos moradores, para os quais a localidade representava a solução para os seus problemas, Terra da Valença, da salvação.

Aspectos históricos

(12)

Em 23 de janeiro de 1799 foi criada a vila de Nova Valença do Sagrado Coração de Jesus, com território desmembrado de Cairu. Neste mesmo ano começaram as obras de construção da Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, concluída em 1801 e transformada em matriz da freguesia Por força da Resolução nº 368, de 10 de novembro de 1849, a sede municipal recebeu foro de cidade, sob a denominação de Industrial Cidade Valença.

A maior cidade da costa do dendê é ao mesmo tempo, uma plácida cidade pesqueira e colonial do século XVI e um dinâmico pólo comercial e de serviços da região. Famosa por seus camarões, Valença conta com um cais do porto onde o casario tem a beleza de um cartão postal antigo, ofertando aos visitantes um rico patrimônio histórico e cultural que convive em harmonia com os barcos pitorescos que povoam o Rio Una, divisor da cidade. Três pontes interligam as duas partes da cidade.

A região sofreu com a invasão holandesa na Bahia em 1624 e participou ativamente das lutas pela independência da Bahia, quando abrigou a esquadra do Lord Cochrane, vindo para combater os portugueses em 1823. A atuação nessa luta, ao lado de Cachoeira e de Santo Amaro, foi tão notável que a cidade recebeu o título de "a decidida" como no hino da cidade registra.

Na Segunda Guerra Mundial, Valença também entrou em cena, quando submarinos alemães bombardearam os navios Itajiba e Irará, na sua costa. Os passageiros foram salvos pelo saveiro Araripe e os feridos levados para o hospital que funcionava improvisadamente no Prédio do Sindicato dos Trabalhadores da Industria de Fiação e Tecelagem de Valença, antiga Recreativa, prédio de planta francesa e arquitetura neoclássica. Este mesmo prédio foi o primeiro banco de sangue desta região, fato ocorrido em agosto de 1942. Por este gesto, Valença recebeu o título de “a hospitaleira”.

Decidida, pacifica e hospitaleira, Valença reúne hoje os principais estaleiros da Bahia, onde são construídos barcos, saveiros, veleiros, escunas e até caravelas, como a replica da nau Nina, da pequena frota de Cristóvão Colombo, que foi feita especialmente para o filme: 1492: A conquista do Paraíso, de Ridley Scott.

PPA 2014-2017

Aspectos geográficos

Valença é uma das cidades mais importantes da Costa do Dendê, pois serve de porta de entrada para a Ilha de Tinharé na qual está localizado o Morro de São Paulo, uma das praias mais conhecidas no Brasil e no mundo. Ocupando uma área de 1.190,381km² de extensão territorial, o Município de Valença tem um clima tropical úmido, apresentando os seguintes municípios limítrofes: Laje, Jaguaripe, Taperoá, Cairu, Mutuípe e Presidente Tancredo Neves.

A distância de Valença a Salvador é de 255km, pela BR ou 115km, via ferry-boat. A sua organização político-administrativa compreende quatro distritos Guaibim, Guerém, Maricoabo e Serra Grande e 56 localidades da Zona Rural, além da Sede do Município. Destacam-se as praias de Ponta do Curral, Guaibim, Guaibizinho, Taquari e Atracadouro.

(13)

Valença

PPA 2014-2017

Agua Mineral

Aldeia de São Fidelis Aroeira Baixa Funda Baixão Cajaíba Baixão do Orobó Baixão Salette Bananeira Camuruje Capela de S. José Cariri Conjunto Jaqueira Contendas Derradeira Dois Riachos Gameleira Garapa Gereba Gerebinha Graciosa Guaibim Guerém Jequiriça Lapinha do Bom Jesus Matão Maricoabo Moenda Novo Horizonte

Paraná Pau que Ronca Pedra Branca Pedra Lisa Porca Magra Riachão da Serra Rio de Areia Rio Vermelho Santana de Capela Sapé Alto Sarapuí Saruê Serra do Abiá Serra do Frio Serra Grande Tabocal Tabuleiro Tabuleiro Tacanha Grande Tarimba Terra Preta Toboado Travessão Três Jueranas Tucumirim Una Mirim Vargem Grande Varzea

Localidades da zona rural

Aguazinha Alto do São Roque

Amparo Areal Aviação Baixa Alegre Bate Quente Bolivia Centro Estância Azul Fátima Graça Jacaré Jambeiro Jardim Grimald Lapa Novo Horizonte Pitanga Pitanguinha Tamarineiro Tento Tio Virginio Urbis Vila Operária

Bairros da sede

do município

15

(14)

PPA 2014-2017

aspecto da demografia, apresentando uma população de 88.729 habitantes, segundo o Censo de 2010, como sob o aspecto da economia, apresentando um Produto Interno Bruto – PIB de R$ 633 milhões, tomando também como referência o PIB de 2010, conforme as informações disponibilizadas na Tabela 1.

Cabe registrar, que a unidade de regionalização adotada pelo Governo do Estado da Bahia no PPA 2012-2015 foi o Território de Identidade, totalizando 27 territórios constituídos a partir da especificidade de cada região, cuja metodologia foi desenvolvida a partir do sentimento de pertencimento da população, onde as comunidades, através de suas representações, foram convidadas a opinar.

O Território de Identidade é conceituado como um espaço físico, geograficamente definido, geralmente contínuo, caracterizado por critérios multidimensionais, tais como o ambiente, a economia, a sociedade, a cultura, a política e as instituições e uma população com grupos sociais relativamente distintos, que se relacionam interna e externamente por meio de processos específicos, onde se pode distinguir um ou mais elementos que indicam identidade, coesão social, cultural e territorial.

Dessa maneira, o Município de Valença pertence ao Território de Identidade Baixo Sul, que se posiciona como o 17º Território de Identidade colocado no ranking demográfico, considerando-se os 27 territórios existentes. Tomando por referência o aspecto econômico a partir do PIB, verifica-se que o Baixo Sul está colocado na 11ª posição.

Registre-se ainda que cerca de 35% da população de Valença vive na zona rural, e que 50,4% da população é constituída por mulheres e 49,6% por homens, tendo cerca de 30 % da população na faixa etária entre 20 e 39 anos.

Tabela 1 Distribuição da População, do PIB e do IDH dos Municípios do Território de Identidade Baixo Sul

Terriório de Identidade Baixo Sul

*Em R$ 1 mi.

População PIB* IDH

Valença Camamu Gandu Ituberá

Presidente Tancredo Neves Ibirapitanga Wenceslau Guimarães Taperoá Jaguaripe Cairu Teolândia Igrapiúna Nilo Peçanha Piraí do Norte Aratuípe Total

Fonte: IBGE. Censo Demográfico 2010 PNUD. Atlas do Desenvolvimento Humano 2003.

88.729 35.160 30.329 26.592 23.857 22.610 22.181 18.791 16.467 15.366 14.850 13.347 12.530 9.835 8.590 0,672 0,624 0,674 0,620 0,605 0,601 0,575 0,606 0,604 0,639 0,591 0,601 0,592 0,605 0,611 359.234 632,98 182,61 189,71 171,17 114,77 115,01 152,14 93,13 72,80 690,20 61,24 173,43 83,24 43,22 37,26 2.812,92 0,615

(15)

PPA 2014-2017

Valença

O Setor Terciário apresenta-se como um dos segmentos importantes da dinâmica da economia do Município de Valença, sendo o principal responsável pela geração de emprego e renda, conforme a análise de Assis e Araújo, 2009, quando afirma que “nas últimas décadas, o setor terciário tem se tornado a principal opção de refúgio para o crescente desemprego gerado na agropecuária e na indústria. A reestruturação produtiva imposta pela “modernização” tecnológica vem aprofundando as contradições sócio-espaciais, causando, por um lado, um aumento da produção e da concentração das riquezas e, por outro, uma redução dos empregos formais nos “tradicionais” setores primário e secundário”.

Tomando por referência os dados de 2006 da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento – UNCTAD, o setor de serviços já absorvia cerca de 60% do estoque global de investimento direto estrangeiro, de cerca de US$ 4,4 trilhões, em comparação aos 49% de 1990. Em contrapartida, o setor secundário diminuiu a sua participação de 42% para 34% no mesmo período..

Cabe registrar, que a agricultura, o turismo, o comércio e os serviços apresentam-se como os principais componentes da formação do PIB do município, apesar da importância da agropecuária e da indústria, conforme o IBGE@Cidades. Destaque-se a produção de camarão em cativeiro, de que é o principal produtor da Bahia, e a cultura e beneficiamento de cravo da Índia, pimenta do reino e de azeite de dendê. Registre-se ainda, que o município abastece o mercado de coco-da-Bahia com a produção de 18 milhões de unidades, o do abacaxi, com a produção de três milhões de frutos anuais, o de dendê com a produção de 40 mil toneladas e o de mandioca, com 48 mil toneladas.

No que se refere aos aspectos sociais, registre-se que o crescimento desordenado de Valença e a falta de uma política de ocupação do solo orientadora das intervenções urbanas, associada a inexistência de uma política habitacional que facilite o acesso à moradia digna, refletem-se no agravamento dos problemas sociais no âmbito municipal.

Tomando por referência os dados do IBGE relativos ao Censo Demográfico de 2010, verifica-se que o município de Valença tem cerca de 26.310 domicílios particulares permanentes, sendo que destes 19.674 são domicílios situados na zona urbana e outros 6.636 domicílios particulares localizados em áreas rurais. No município, cerca de 23.114 domicílios são equipados com aparelho de televisão, 21.284 possuem geladeira, 19.744 tem rádio e outros 18.417 domicílios dispõem de aparelho celular.

Tomando ainda como referência o Censo Demográfico de 2010 do IBGE, verifica-se que o município de Valença possui 27,3% de sua população ocupada com carteira assinada e dos seus 39.038 trabalhadores e trabalhadoras ocupados, 10.641 estavam na formalidade em seus empregos.

Verifica-se também que a renda média do município no meio urbano é de R$ 785,00 para os homens e de R$ 605,00 para as mulheres, sendo que na zona rural essa renda cai ainda mais, ficando em torno de R$ 306,00 para os homens e de R$ 221,00 para as mulheres. No Programa Bolsa Família o município apresenta 41.663 beneficiários, estando 10.577 desses beneficiários na faixa etária dos 16 a 29 anos, que corresponde a 25,4% do total dos beneficiários no município.

Aspectos econômicos e sociais

(16)

PPA 2014-2017

atravessadores e venderem seus produtos diretamente aos consumidores a preços mais baratos.

Cabe ainda registrar as questões associadas ao uso de drogas, que passaram a ter uma repercussão nacional e afetam o cotidiano das cidades brasileiras, em que Valença também se insere. Gerando externalidades negativas, principalmente entre os jovens, o tráfico e o uso de drogas, notadamente do crack, necessita da implementação articulada de políticas públicas das três esferas de governo e uma integração horizontal das diferentes políticas públicas municipais. Nessa mesma lógica, o enfrentamento a violência apresenta-se como um desafio no município que envolve a atuação do governo e da sociedade.

Outra questão que vem gerando um estresse nas cidades brasileiras é o da mobilidade urbana. Em Valença esse problema é significativo, decorrente de um crescimento urbano desordenado, da falta de planejamento, da existência de ruas estreitas e do fato do município ter uma frota de cerca de 18 mil veículos, que é acrescida da frota da população flutuante e daqueles veículos que passam pelo município para diferentes destinos no Estado.

(17)

Valença

PPA 2014-2017

O PPA Participativo

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação, é o ato de prever ações a serem tomadas, antes que aconteçam.

Com isso o art. 165 da CF estabelece a obrigatoriedade por parte de União, Estados e Municípios do planejamento. E a lei complementar nº 101 regulamenta acerca de direcionamentos e responsabilidade inerentes aos recursos públicos destinados à cobertura das ações e serviços coletivos. Sendo assim o presente plano plurianual 2014 a 2017 apresenta-se como uma fonte de pesquisa norteadora das ações de bem estar da coletividade. O qual apresenta uma percepção histórica, geográfica, demográfica, cultural, econômica e de sanidade, como base do entendimento para as ações necessárias.

Sua elaboração foi norteada a partir da construção de um esqueleto constituído por eixos estruturantes, áreas temáticas, programas, objetivos, metas e iniciativas e órgão responsável. Em seguida a prefeitura de Valença realizou nos dias 16, 17 e 18 de Julho de 2013 o I Congresso Municipal de Elaboração do PPA 2014 a 2017. Através dos meios de comunicação a

sociedade valenciano foi mobilizada a participar de diversos fóruns quando as diversas secretarias municipais conduziram os trabalhos divididos por eixos e áreas temáticas. EIXO 01, denominado de Inclusão Social e Cidadã, composto das seguintes áreas temática: 01-Saúde; 02-Educação; 03-Assistência Social; 04-Esporte, Lazer e Juventude. EIXO 02, denominado de Infraestrutura Urbana e Desenvolvimento Econômico

19

Encontro dos Servidores da Educação

(18)

PPA 2014-2017

Institucional.

Cada área temática foi apresentada e discutida com a comunidade presente, onde foi possível construir objetivos, metas e iniciativas que nortearam a confecção final do PPA participativo.

(19)

Valença

PPA 2014-2017

O Novo Modelo do PPA

O Governo Federal e o Governo do Estado da Bahia vêm adotando inovações metodológicas no âmbito da elaboração e da gestão dos seus respectivos Planos Plurianuais. Essas inovações estão voltadas para o resgate da função planejamento e para a utilização de uma linguagem capaz de melhorar a comunicação dentro e fora do governo.

Neste novo modelo de PPA a mudança de paradigma do binômio programa – ação orçamentária para o programa temático, que privilegia o foco, a seletividade e a estratégia, vem possibilitando o aperfeiçoamento da dimensão estratégica do planejamento governamental.

Cabe registrar, que o objetivo maior deste novo modelo é o de elevar o PPA a uma posição mais estratégica, criando as condições efetivas para a gestão e para a implementação das políticas públicas.

É neste contexto, que a Prefeitura Municipal de Valença construiu o seu Plano Plurianual – PPA para o período 2014-2017, aderindo ao novo modelo adotado pela União e pelo Governo da Bahia.

No rol das inovações deste PPA de Valença, cabe também registrar a inexistência do detalhamento das ações, que agora constam apenas dos Orçamentos. Essa alteração visa garantir uma distinção entre Plano e Orçamento, a fim de respeitar as diferenças estruturais entre eles.

Área Temática

Eixo Estruturante

Objetivos

Programa

Iniciativa

Órgão responsável

Meta

Área Temática

Diretrizes

Estratégicas

Planejamento

Estratégico

(longo prazo)

Plano

Plurianual -PPA

Lei Orçamentária

Anual - LOA

(médio prazo)

(curto prazo)

Projeto/

Atividade

NOVO MODELO DO PPA MUNICIPAL 2014-2017

(20)

possuem como atributos a secretaria responsável, a meta e a iniciativa.

Esses programas temáticos expressam e orientam a ação governamental para a entrega de bens e serviços à sociedade, constituindo-se na categoria central para a formatação do PPA.

O objetivo expressa o que deve ser feito, refletindo as situações a serem alteradas pela implementação de um conjunto de Iniciativas. A secretaria responsável é aquela cujas atribuições mais contribuem para a implementação do objetivo, a meta é a medida do alcance do objetivo, podendo ser de natureza quantitativa ou qualitativa e a iniciativa é o atributo que declara as entregas de bens e serviços à sociedade, resultantes da coordenação de ações governamentais, decorrentes ou não do orçamento.

Além do objetivo, o Programa Temático é composto pela ementa, indicador e valor global. A ementa, que é formulada a partir das diretrizes estratégicas, contribui para a compreensão do escopo do programa e o indicador é uma referência que permite identificar e aferir, periodicamente, aspectos relacionados a um Programa, auxiliando o seu monitoramento e avaliação. O valor global é uma estimativa dos recursos orçamentários, necessários à consecução dos objetivos.

Dessa maneira, as inovações metodológicas incorporadas neste PPA para o quadriênio 2014-2017 estão voltadas para o aperfeiçoamento do processo de planejamento, com ênfase na gestão dos programas do PPA, na perspectiva de melhorar a qualidade na utilização dos escassos recursos públicos municipais e de aumentar a efetividade na implementação das políticas públicas.

(21)

PODER EXECUTIVO

Eixo Estruturante

Inclusão Social e Cidadã

Plano Plurianual

PPA 2014-2017

(22)

PPA 2014-2017

A Constituição Federal Brasileira de 1988, no Titulo II – Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo I – Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, literalmente no Art. 5º, preconiza que: Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (...) Somos cônscios de que, mesmo diante da prerrogativa legal, ainda vivenciamos no país, na Bahia, em Valença, situações preconceituosas, excludentes e de extremadas desigualdades sociais. É exatamente neste contexto que emerge a necessidade do estabelecimento de politicas públicas voltadas para a garantia dos direitos humanos a vida digna, de liberdade, segurança, igualdade, direitos fundamentais e consequentemente inclusão social e vida cidadã. É preciso, pois, prover a universalidade e garantia dos direitos individuais e coletivos, através da efetivação dos serviços públicos de qualidade e com equidade, e, sobretudo, para aqueles que mais precisam.

Nesta perspectiva, o PPA de Valenca-2014 a 2017, definiu como Eixo estruturante I - Inclusão, Social e Cidadã, e suas respectivas áreas temáticas: SAÚDE; EDUCAÇÃO; ASSISTÊNCIA SOCIAL; ESPORTE, LAZER e JUVENTUDE, as quais direcionam suas propostas, estratégias, programas, objetivos, metas e iniciativas para a melhoria da oferta dos serviços públicos e inclusão social com cidadania da população valenciana, em especial, com foco no respeito as diferenças e diversidades de todas as condições e naturezas, combate a quaisquer tipos de discriminação e preconceito, literal redução das desigualdades sociais e por fim, garantia dos direitos fundamentais a vida cidadã.

Na área temática- Saúde –onde é notória a complexidade das ações em função das grandes demandas, necessidades populacionais, dificuldades, limites, desafios financeiros, técnicos e gerenciais, dentre outros aspectos, o PPA evidencia um olhar voltado para o fortalecimento da atenção básica, com melhoria nas condições de trabalho e capacitação dos servidores, garantindo a sociedade acesso ao serviço de qualidade e em tempo hábil, garantindo ao cidadão acesso aos serviços médicos especializados com qualidade e agilidade, garantindo ainda o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças, bem como promover medidas preventivas para redução de agravos, vinculados as questões sanitárias, vetoriais, sexuais, imunopreveníveis e vinculadas as questões de ocupação, garantindo por fim, medicamentos do elenco básico, bem como os excepcionais com qualidade e de forma gratuita.

No que se refere a área temática – Educação – cabe pontuar que nas últimas décadas, vivem-se momentos privilegiados no palco das políticas públicas educacionais. Novas alternativas e possibilidades de financiamentos, programas, projetos e ações focadas na melhoria e avanço da educação em todos os níveis, modalidades e instâncias governamentais, têm se tornado condição sinequa non para o desenvolvimento e crescimento da nação, inclusive a partir da construção de um Sistema Articulado de Educação para o Brasil, o qual seja capaz de validar os princípios constitucionais da gestão educacional participativa, democrática e de qualidade social. Salienta-se que, aliados ás alternativas proficientes para os avanços, estão os limites, as

(23)

Valença

PPA 2014-2017

dificuldades e desafios característicos da complexidade do campo educacional, cabendo então tomadas de decisões, as quais venham nortear o caminho promissor na efetividade da educação pública de sucesso. Neste contexto, pensar educação inclusiva, cidadã, de qualidade social, exige, sobretudo, um planejamento macro e de participação popular, enquanto espaço legitimo para as reflexões, desejos, proposições, perspectivas, objetivos e metas para a educação pública que se quer cristalizar. Assim, é também responsabilidade de todos os munícipes, em especial representados pelos gestores públicos e pela sociedade civil organizada, desenhar o percurso a ser seguido na busca de resultados de sucesso para educação do sistema municipal de ensino.

É imperativo, pois, destacar que o município terá como prioridade concentrar e envidar esforços na busca da melhoria dos serviços educacionais e consequentemente da qualidade social da educação, através de propostas e ações, as quais vislumbram fortalecer, manter, fomentar, avaliar e monitorar a educação básica, combatendo a evasão, abandono e reprovação escolar, garantindo com qualidade, o acesso, permanência e aprendizagem significativa dos educandos, consolidando assim o sucesso escolar, a educação inclusiva e cidadã.

Quanto a área temática - Assistência Social- onde o olhar e a escuta sensível ocupam espaços prioritários no desenvolvimento de ações e politicas publicas, esse PPA institui o Programa: Proteção Social e Garantia dos Direitos, visando sobretudo atender às famílias com vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, ampliando o acesso aos direitos de cidadania, notadamente daquelas discriminadas por questões de gênero, idade, etnia e deficiência e consequentemente combater a pobreza com ações de Assistência Social e transferência de renda, tendo a família como unidade de atendimento prioritário e como público alvo as famílias em condições de vulnerabilidade social do município de Valença, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.

A área temática Esporte Lazer e Juventude, por sua vez, institui o Programa Juventude saudável e ativa – com o propósito, dentre outros, da difusão do esporte e do lazer como fator de desenvolvimento humano e exercício da cidadania, da orientação técnica de práticas esportivas, construção, reforma e ampliação de infraestruturas e aquisição de equipamentos, bem como a articulação escola comunidade para a formação esportiva de base.

Por fim, cabe ressaltar que, todas e quaisquer propostas e ações previstas nesse eixo, serão norteadas pelo principio da responsabilidade com a inclusão social, melhoria da qualidade de vida da população valenciana, em consonância com as políticas públicas desenhadas e implantadas e/ou implementadas pelos governos do Estado da Bahia e do governo Federal.

(24)

Área Temática

SAÚDE

(25)

PPA 2014-2017

Ementa

Eixo Estruturante

Área Temática

INCLUSÃO SOCIAL E CIDADÃ

SAÚDE

Programa

VALENÇA SAUDÁVEL

Recursos do Programa

Valença

Fortalecimento da atenção básica, com melhoria nas condições de trabalho e capacitação dos servidores, garantindo a sociedade acesso ao serviço de qualidade e em tempo hábil. Garantir ao cidadão acesso aos serviços médicos especializados com qualidade e agilidade. Garantir diagnóstico, tratamento e acompanhamento de doenças, bem como promover medidas preventivas para redução de agravos, vinculados as questões sanitárias, vetoriais, sexuais, imunopreveníveis e vinculadas as questões de ocupação. Garantir medicamentos do elenco básico, bem como os excepcionais com qualidade e de forma gratuita.

Indicador

de MedidaUnidade Ano ÍndiceReferência Esperado PPAÍndice

Pacientes com TFD Equipes de Saúde da Família ESF com Saúde Bucal USF atendidas pelo NASF

Enfermeiros com atualização profissional Conselhos Locais de Saúde implantados Conselhos Locais de Saúde em atividade Capacitação de servidores da Saúde

Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº Nº 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 145 13 4 8 5 1 1 0 25 23 18 23 48 20 20 600

Objetivo 1

Ampliar o acesso da população, com qualidade e resolutividade, aos serviços de média e alta complexidade do Sistema Único de Saúde - SUS.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal de Saúde

ŸAssegurar o atendimento a 100% dos pacientes inscritos no TFD e reduzir para 25 o número de pacientes inscritos no TFD; ŸAssistir 100% dos pacientes em condição de atendimento de média e alta complexidade;

ŸGarantir em 100% a integralidade da assistência à saúde dos usuários através da rede de atenção a saúde para conformar o Sistema Único de Saúde;

ŸEfetivar a rede de urgência e emergência com a implantação de novos serviços (SAMU, Policlínica e UPA)

.

29

R$ 93.805.745,00

(26)

PPA 2014-2017

Objetivo 2

Reduzir as doenças vetoriais, as sexualmente transmissíveis,

as imunopreviníveis e as ocupacionais, através dos serviços

de vigilância à saúde.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal de Saúde

Iniciativas

Implantação do Centro de Referência para Doenças Transmitidas por Vetores Criação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)

Aquisição de veículos e equipamentos

Implantação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) Construção da Central de Imunobiológicos

Reorganização do Sistema de Regulação, Controle e Avaliação da Saúde Implantação da sede própria da Unidade Gestora de Regulação

Reestruturação da Policlínica Municipal

Implantação do Laboratório Central Regional (LACEN) Capacitação de Servidores na área de Humanização da Saúde Requalificação da Unidade de Pronto Atendimento

Implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)

ŸManter a incidência e prevalência das doenças vetoriais dentro dos indicies pactuados com a secretaria estadual de saúde e o ministério da saúde;

ŸManter a incidência e prevalência das doenças sexualmente transmissíveis dentro dos indicies pactuados com a secretaria estadual de saúde e o ministério da saúde;

ŸManter os Indicadores de Saúde do Trabalhador do município de Valença dentro dos níveis aceitáveis e pactuados com a Secretaria Estadual de Saúde e com o Ministério da Saúde;

ŸManter a cobertura vacinal de qualidade dentro do indicies pactuados com a Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde.

(27)

Valença

PPA 2014-2017

Objetivo 3

Eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, e intervir nos

problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da

produção e circulação de bens e da prestação de serviços de

interesse da saúde.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal de Saúde

Iniciativas

Realização de Fiscalização e do Censo Sanitário Municipal

Capacitação de entidades em assuntos pertinentes à Vigilância Sanitária Criação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)

ŸFiscalizar 100% dos estabelecimentos de assistência e de interesse a saúde;

ŸAtender 100% das denuncias realizadas a Vigilância Sanitária e manter todos os dados inerente a VISA, atualizados;

ŸRealizar 200 capacitações ou orientações acerca das condições sanitárias do município;

ŸRecolher 100% dos animais errantes do município de Valença.

Objetivo 4

Promover o cuidado integral ao ser humano no curso da vida, considerando a implantação de serviços que atendam às necessidades das políticas geracionais no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria da Saúde

ŸAmpliar o acesso da população aos serviços e programas de saúde municipal com 100% de cobertura do PSF;

Ÿ Ampliar a oferta de serviços de saúde, assegurando qualidade e a resolutividade aos usuários, direcionando a oferta terapêutica;

Ÿ Instrumentalizar as equipes dando base teórica que respalde e implemente suas práticas, além de disseminar informações junto população estimulando o auto cuidado em saúde;

ŸImplantar 20 Conselhos Locais de Saúde;

ŸConstruir Postos de Saúde na Aroeira e Vila Velha de Jiquiriçá.

31

Iniciativas

Implementação de Academia da Saúde Implantação de Unidade de Saúde da Família Aquisição de equipamentos

(28)

PPA 2014-2017

Implantação da Rede de Atenção às Mulheres em Situação de Violência Sexual ou Doméstica Implementação do Centro de Referência à Criança

Implementação das ações do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Implantação da Política Municipal de Alimentação e Nutrição

Implantação de Conselhos Locais de Saúde

Fortalecimento da Rede de Atenção ao Portador de Diabetes, Hipertensão e Obesidade Implementação do Núcleo de Educação Permanente

Implantação do Programa Saúde na Escola

Capacitação na área da Saúde, incluindo os Conselheiros Municipais de Saúde

Objetivo 5

Garantir o acesso gratuito aos medicamentos da rede básica e

excepcional.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal de Saúde

Ÿ Atender 100% dos pacientes que necessitem tratamento medicamentoso estratégico;

Ÿ Colaborar na elaboração dos processos, através de orientação aos pacientes e de seus médicos assistentes;

Ÿ Garantir Assistência Farmacêutica de boa qualidade no município em 100% da demanda.

Iniciativas

Realização de Campanhas Educativas voltadas para o Acesso Farmacêutico Capacitação de Profissionais Vinculados à Atenção Fermacêutica

Construção de PSF na Boca da Mata em Moricoabo

Implantação de Programa Multidisciplinar para acompanhamento do Pré natal, em gestão de alto risco Fortalecimento do controle, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos pacientes de tuberculose e hanseníase

Fortalecimento do atendimento integral a saúde da mulher com acessibilidade à nutricionista, psicólogo, ginecologista, mastologista, (essencial a prevenção de câncer do colo do útero e mama)

(29)

Implantação do Sistema Informatizado em Saúde Modernização da Infraestrutura de Assistência Farmacêutica Implantação do Programa Medicamento em Casa (MEDCASA) Fortalecimento do Programa Medicamentos Excepcionais (PROMEX) Construção da sede própria da Farmácia Popular

Valença

PPA 2014-2017

33

(30)

Área Temática

(31)

Valença

PPA 2014-2017

Ementa

Eixo Estruturante

Área Temática

INCLUSÃO SOCIAL E CIDADÃ

EDUCAÇÃO

Programa

EDUCAÇÃO BÁSICA INCLUSIVA E CIDADÃ

Fortalecer, manter, fomentar, avaliar e monitorar a educação básica, combatendo a evasão, abandono e reprovação escolar, garantindo com qualidade, o acesso, permanência e aprendizagem significativa dos educandos, consolidando assim o sucesso escolar, a educação inclusiva e cidadã.

Recursos do Programa

Indicador

de MedidaUnidade Ano ÍndiceReferência Esperado PPAÍndice

IDEB das séries iniciais do Ensino Fundamental IDEB das séries finais do Ensino Fundamental Reprovação no Ensino Fundamental de 9 anos Desistência no Ensino Fundamental de 9 anos Desistência na Educação Infantil

Desistência na EJA

Taxa de analfabetismo entre maior de 15 anos Total de matrícula Nota Nota % % % % % Nº 2011 2011 2012 2012 2012 2012 2010 2012 3,2 2,8 20 9 16 62 18,3 17.360 4,5 4,3 10 2 5 20 15 20.000

Objetivo 1

Melhorar a qualidade da educação básica, garantindo a logística e a

infraestrutura adequada pra atendimento das demandas.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal da Educação

ŸProver atendimento das demandas de logísticas e de infraestrutura básica para a educação, incluindo os princípios de acessibilidade, para toda a rede municipal;

ŸAmpliar, adequar e/ou reformar 100% das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental na sede e no campo, de acordo os princípios de acessibilidade, bem como construir unidade de ensino; ŸAdquirir mobiliários e equipamentos para atender as reais necessidades de 100% da rede municipal de ensino;

Ÿ Adequar e/ou construir bibliotecas e/ou espaços de leitura em no mínimo 60% das unidades de ensino.

37

R$ 265.608.290,00

(32)

PPA 2014-2017

Disponibilização de uma equipe de infraestrutura composta por pedreiro, carpinteiro, encanador e eletricista para atendimento exclusivo das demandas da rede municipal de ensino Adequação e/ou reforma das escolas municipais, na Sede e no Campo, considerando as normas de acessibilidade (ABNT)

Manutenção da infraestrutura das escolas da rede pública municipal

Ampliação, reforma e/ou construção de escolas da rede municipal na sede e no campo, observando sempre as normas de acessibilidade

Construção de novas escolas de educação infantil e ensino fundamental na sede e no campo Adequação, reforma e/ou construção de bibliotecas e/ou espaços de leitura, em no mínimo 60%, das escolas municipais, considerando as normas de acessibilidade (ABNT)

Revitalização e/ou ampliação dos acervos bibliográficos

Construção da Biblioteca Pública Municipal de Valença, bem como a respectiva modernização e funcionalidade, considerando as normas de acessibilidade (ABNT)

Aquisição de mobiliários, equipamentos e outros materiais relativos à demanda da rede publica municipal de ensino

Construção da sede própria da secretaria da educação

Manutenção e/ou ampliação adequada às estradas que dão acesso às escolas do campo Garantia de transporte escolar de qualidade e com acessibilidade para todos os alunos do sistema municipal que demandam dos serviços

Aquisição de transporte escolar próprio para alunos da rede municipal de ensino que demandam dos serviços, com condições de acessibilidade

Manutenção dos laboratórios de informática da rede pública de ensino Garantia da inclusão digital para os alunos da rede publica municipal de ensino

Adequação dos laboratórios de informática das escolas municipais contempladas pelo proinfo e demais parceiros

Implementação do acesso das escolas à rede mundial de computadores

Garantia da inclusão escolar dos educandos com deficiência através de adequação da infraestrutura básica de acessibilidade

(33)

Valença

PPA 2014-2017

Objetivo 2

Melhorar a qualidade social da educação básica, através do acesso e permanecia escolar, efetividade da aprendizagem significativa e consequentemente para a educação inclusiva e cidadã.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal da Educação

ŸObter 90% da permanência dos educandos nas escolas da rede municipal;

ŸAmpliar para no mínimo 90%, o nível de aprovação escolar dos educandos da rede municipal de ensino;

Ÿ Aprovar com qualidade, no mínimo 90% dos educandos da rede municipal de ensino;

39

Disponibilização de serviços de manutenção e aquisição de mobiliários, equipamentos, recursos didático-pedagógicos e de tecnologia assistiva para salas de recursos multifuncionais Construção de novas salas de recursos multifuncionais

Garantia da logística adequada à merenda escolar da rede municipal de ensino

Ampliação e adequação do processo de distribuição da merenda escolar, incluindo a aquisição de transportes adequados para atender a demanda

Capacitação e qualificação dos profissionais envolvidos na merenda escolar, em todos os seus processos

Construção de um centro de formação educacional para atendimento à demanda de formação dos profissionais da educação

Garantia de infraestrutura básica para o funcionamento de práticas laboratoriais de ciências nas escolas municipais

Aquisição de laboratório móvel para escolas que não têm condições de construção de sala de laboratório

Garantia de estruturas básicas para a prática de esportes

Reforma, adequação, e/ou ampliação de quadras de esportes existentes nas escolas municipais Construção de quadras de esporte nas unidades escolares

Adequação física das escolas para a efetivação da educação em tempo integral Construção e adequação de espaço físico para funcionamento da universidade aberta

(34)

PPA 2014-2017

demandam dos serviços;

ŸAmpliar o IDEB das séries iniciais e das séries finais do ensino fundamental para 4,5 e 4,3 respectivamente.

Iniciativas

Ampliação da oferta da educação básica, em particular a educação em tempo integral Atendimento especifico e de qualidade para a educação do campo.

Formação continuada de professores dos três primeiros anos do ensino fundamental Produção e distribuição de livros e material didático

Consolidação do letramento matemático e linguístico

Implantação de sistema de consolidação dos resultados da Provinha Brasil

Desenvolvimento de sistema de acompanhamento e avaliação para a construção de habilidades em leitura, escrita e raciocínio lógico-matemático

Alfabetização das crianças até 8 anos de idade Alfabetização de jovens e adultos

Adequação e atualização da Proposta Curricular da rede municipal de ensino Revisão e atualização do Projeto Político Pedagógico

Implementação de um programa macro de incentivo à leitura

Capacitação continuada para os profissionais da educação da rede municipal de ensino

Aquisição e/ou produção de materiais didático-pedagógicos específicos para as demandas da rede municipal de ensino

Atualização e retroalimentação de práticas didático-pedagógicas voltadas para a aprendizagem significativa e consequentemente para a educação inclusiva e de qualidade social

(35)

Valença

PPA 2014-2017

Aperfeiçoamento para os profissionais que trabalham em salas multifuncionais e/ou atendem educandos com deficiência em salas regulares

Produção e distribuição de material didático, em atendimento às especificidades e a inclusão educacional Dotação das bibliotecas escolares com títulos da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, bem como às questões de gênero e sexualidade

Ampliação do acesso à educação integral, elevando os tempos e espaços educativos e garantindo a permanência dos estudantes na escola

Utilização de descritores curriculares na operacionalização das aulas e construção dos instrumentos avaliativos dos educandos

Funcionamento das Unidades de Ensino com qualidade

Objetivo 3

Melhorar a qualidade da educação básica, através da implementação de políticas públicas de formação inicial e continuada.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal da Educação

ŸConsolidar a política pública de formação inicial e continuada, a partir do primeiro ano de implantação deste plano;

ŸGarantir formação inicial específica de nível superior, para no mínimo 90%, dos professores do ensino fundamental de 9 anos da rede municipal de ensino;

ŸViabilizar capacitação continuada para 100% dos professores que atuam na educação básica, em especial na educação infantil, educação especial, educação de jovens e adultos, educação do campo e escolas quilombolas.

Iniciativas

Levantamento da demanda real para a capacitação dos profissionais da educação Elaboração de plano estratégico para realização das capacitações demandadas

Implementação de programa de políticas públicas para cursos de formação inicial e continuada para os profissionais da educação municipal

(36)

PPA 2014-2017

Capacitação em serviço para profissionais de todas as modalidades do ensino fundamental de 9 anos

Aperfeiçoamento para os profissionais que trabalham em salas multifuncionais e/ou atendem educandos com deficiência em salas regulares

Ampliação e fortalecimento da oferta de educação à distância

Manutenção e fortalecimento do polo da Universidade Aberta de Valença

Objetivo 4

Melhorar a qualidade da educação básica e consequentemente o alcance do sucesso escolar, através da melhoria dos serviços educacionais e fortalecimento da gestão democrática e participativa da educação.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal da Educação

ŸMelhorar a gestão administrativa e pedagógica em 100% da rede municipal de ensino;

ŸFortalecer o Conselho Municipal de Educação e afins;

ŸRealizar eleição para para gestor escolar em 100% da rede

Avaliação Institucional em toda rede municipal de ensino

Revisão do Plano Municipal de Educação e demais instrumentos administrativos e pedagógicos afins Implementação do Fundo Municipal de Educação para melhoria da gestão plena dos recursos da educação

Eleição para gestores escolares

Fortalecimento dos diversos Conselhos Municipais da Educação, incluindo capacitação dos Conselheiros

Fortalecimento dos Colegiados Escolares

Implantação e implementação do sistema de informatização da rede de ensino municipal Matricula informatizada em toda a rede municipal de ensino

(37)

Valença

PPA 2014-2017

Atualização do Plano de cargo e salários dos profissionais da educação Monitoramento do Plano de Ações Articuladas

Atualização do regimento interno da rede municipal de ensino Concurso e seleção de pessoal para atender às demandas da Educação Realização da avaliação de desempenho dos profissionais da educação Capacitação em serviço dos gestores escolares

Capacitação em serviço dos coordenadores e técnicos da rede municipal de ensino Fortalecimento da Valorização profissional

Adesão a todos os programas que visem a melhoria da qualidade da educação para crianças e adolescentes Implementação de tecnologias digitais na educação

(38)

Área Temática

(39)

Valença

PPA 2014-2017

Ementa

Eixo Estruturante

Área Temática

INCLUSÃO SOCIAL E CIDADÃ

ASSITÊNCIA SOCIAL

Programa

PROTEÇÃO SOCIAL E GARANTIA DOS DIREITOS

Combater a pobreza com ações de Assistência Social e transferência de renda, tendo a família como unidade de atendimento prioritário e como público alvo as famílias em condições de vulnerabilidade social do município de Valença, visando à orientação e fortalecimento do convívio sócio-familiar.

Recursos do Programa

Indicador

de MedidaUnidade Ano ÍndiceReferência Esperado PPAÍndice

Beneficiários dos Programas Sociais atendidos Índice de famílias em situação de vulnerabilidade social Famílias beneficiárias dos programas socioassistenciais Usuários beneficiados com cursos

Famílias em situação de instabilidade socioeconômica Percentual de famílias em condições de desnutrição Percentual de famílias em condições de vulnerabilidade social Índice de enfermidades em decorrência da desnutrição Número de pessoas em situação de rua

Número de famílias acompanhadas pelo CREAS Pessoa com deficiência vítima de violência Mulheres adultas vítima de violência

Adolescentes em cumprimento de medida socioeducativas Idoso vítima de violência

Indicador de violência entre os jovens; uso/abuso de drogas Crianças e adolescentes vítimas de violência

% % % % % % % % % % % % % % % % 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 2013 50 40 40 20 45 65 65 60 15 78,5 3,2 3,4 1,4 19,7 70 35,8 100 20 80 70 10 10 10 5 5 50 1 0,5 0,3 5 10 15

Objetivo 1

Atender ao cidadão com vulnerabilidade social, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, ampliando o acesso aos direitos de cidadania, notadamente daquelas discriminadas por questões de gênero, idade, etnia e deficiência.

Órgão Responsável

Meta

Secretaria Municipal de Promoção Social

ŸAtender 100% das famílias através do CadUnico; ŸReduzir 50% o índice de famílias em situação de vulnerabilidade social;

47

R$ 21.810.145,97

(40)

PPA 2014-2017

com cursos profissionalizantes.

Iniciativas

Criação do Plano Municipal de Combate as Drogas e a Violência Fortalecimento dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS Inclusão de todas as famílias de baixa renda no CadÚnico

Ampliação do programa Sopa Solidária

Fortalecimento dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social – CREAS

Fortalecimento dos Centros de Referência Especializados de Assistência à População de Rua – CREPOP Capacitação de profissionais da assistência social básica e especial

Implementação do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI Apoio ao abrigo institucional do idoso – Casa Lar

Implementação do Programa de Apoio ao Jovem – PROJOVEM Capacitação dos Conselhos de Assistência Social

Implementação do Centro especializado de Geração de Renda – CEGER Caracterização do grau de deficiência e condições socioeconômicas

Realização de cursos, seminários e encontros voltados para os cuidadores de pessoas com deficiência Adesão aos programas que visem a melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes Construção da Sede Pública Municipal para apoio e abrigo de Idosos em situação de vulnerabilidade Social Construção da Sede Pública Municipal para apoio e abrigo de Crianças, Jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade Social

Construção da Sede Pública Municipal para apoio e abrigo de pessoas usuárias de crack e outras drogas Implantação de Casa de Apoio às mulheres em situação de violência sexual ou doméstica

Criação do CREOP – Centro de Referência Especializado de Assistência á População de Rua, com equipe multidisciplinar

(41)

Área Temática

ESPORTE, LAZER

Referências

Documentos relacionados

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

A Sementinha dormia muito descansada com as suas filhas. Ela aguardava a sua longa viagem pelo mundo. No entanto, sempre vivera junto ao pomar do António Seareiro e até

Combinaram encontrar-se às 21h

Quero ir com o avô Markus buscar a Boneca-Mais-Linda-do-Mundo, quero andar de trenó, comer maçãs assadas e pão escuro com geleia (17) de framboesa (18).... – Porque é tão

Segundo Éric Laurent, a psicose ordinária se caracteriza pela não resposta aos significantes-mestres tradicionais, manifestando o fim do poder do Nome-do-Pai como

Além do teste de força isométrica que foi realiza- do a cada duas semanas, foram realizados testes de salto vertical (squat jump e countermovement jump), verificação da

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e