• Nenhum resultado encontrado

Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Curso de História

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Universidade Estadual do Ceará - UECE Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Curso de História"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual do Ceará - UECE

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Curso de História

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET

(MEC/ SESu)

EDITAL DE SELEÇÃO

O Programa de Educação Tutorial, PET História da FAFIDAM/UECE, através do Professor-Tutor José Olivenor Souza Chaves, nos termos das disposições normativas aplicáveis, resolve abrir Edital de Seleção de Bolsistas para preenchimento de 04 (QUATRO) vagas.

INFORMAÇÕES GERAIS

Regulamentado pela Lei Nº 11.180, de 23 de setembro de 2005, e pelas Portarias MEC Nº 3.385, de 29 de setembro de 2005, e nº 1.632, de 25 de setembro de 2006, o Programa de Educação Tutorial (PET) é vinculado ao Ministério da Educação (MEC), através da Secretaria de Ensino Superior (SESu). No âmbito da Universidade Estadual do Ceará o PET/MEC está sob a coordenação da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

O PET/MEC tem por objetivo promover a formação ampla e de qualidade dos alunos de graduação envolvidos com o programa, estimulando a vivência de valores que reforcem a ética e a cidadania entre todos os participantes, ao mesmo tempo que, através de atividades voltadas para o ensino, a pesquisa e a extensão, contribui para a melhoria dos cursos de graduação.

Para favorecer a dedicação exclusiva dos alunos, ao mesmo tempo que valoriza o ensino de graduação, cada aluno, durante o período de permanência no PET, recebe uma bolsa mensal no valor de R$ 400.00 (Quatrocentos Reais).

I – SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO

A - O período de inscrição ocorrerá do dia 20 de junho de 2018 à 20 de julho de 2018.

B - Poderão inscrever-se alunos do Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos que preencherem os seguintes requisitos:

 Estar regularmente matriculado no curso de História da FAFIDAM/UECE entre o 2º e o 7º semestre;

(2)

 Não ter sofrido reprovação, de qualquer natureza, em nenhuma das disciplinas cursadas no curso de História da FAFIDAM/UECE;

 Não ser bolsistas de qualquer outro programa científico, acadêmico e de extensão;

C - A inscrição deverá ser realizada na Sala do PET de História da FAFIDAM/UECE, nos períodos da manhã, tarde e noite.

D - Para efetuar a inscrição, é necessário que o aluno (a) apresente os seguintes documentos: Xerox da Identidade e CPF, Histórico Escolar e uma foto 3x4. No ato da inscrição, o/a candidato/a deverá preencher a Ficha de Inscrição e assinar a Declaração que dispõe de 20 horas semanais livres para dedicação exclusiva ao PET de História, além do Termo de Concordância com o Edital.

II – SOBRE O PROCESSO DE SELEÇÃO

A - As provas realizar-se-ão em 02 (duas) etapas: I. Prova Escrita;

II. Entrevista.

B - A prova escrita consistirá da elaboração de um texto dissertativo abordando uma das três temáticas abaixo apresentadas. Certificamos que a prova escrita será eliminatória para o candidato/a que atingir nota inferior a 07 (SETE). Não será permitido qualquer tipo de consulta a material didático e eletrônico.

1º Temática - História Local: pesquisa e ensino. Bibliografia Básica, sugerida:

- ALBUQUERQUE JR., Durval Muniz de. “Receitas Regionais: a noção de região como um ingrediente da historiografia brasileira ou o regionalismo como modo de preparo historiográfico”. In XIII Encontro de História ANPUH -RJ – identidades (2008).

- CHAVES, José Olivenor Souza; STAMATTO, Maria inês Sucupira. “História Local e o Ensino de História”. In. MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano; ARAÚJO, Fátima Maria Leitão (Org.). Ensino & linguagens da história. – Fortaleza: EdUECE, 2015.

2º Temática - A escrita da Histórica e as questões do Historiador. Bibliografia Básica, sugerida:

- CERTEAU, Michel. A Escrita da história. Tradução de Maria de Lourdes Menezes ;*revisão técnica [de] Arno Vogel. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982. [PARTE SELECIONADA – Capítulo II – Operação Historiográfica, apenas o 1º Tópico “Um lugar Social”, p. 56 a 69].

- Prost, Antoine. Doze lições sobre a história / Antoine Prost ; [tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira]..— Belo Horizonte : Autêntica Editora , 2008.

(3)

3º Temática - O professor, o ensino e a pesquisa. Bibliografia Básica, sugerida:

- CHAVES, José Olivenor Souza; STAMATTO, Maria inês Sucupira. “Ensino Básico: entre a teoria e a prática docente.” In: I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana - ENITEFH, 2014, Fortaleza. Anais do I Encontro Internacional Trabalho, Educação e Formação Humana - ENITEFH. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. v. único. p. 1-12.

- KNAUSS, Paulo. “Sobre a norma e o óbvio: a sala de aula como lugar de pesquisa”. In NIKITIUK, Sônia (org.). Repensando o Ensino de História. São Paulo: Cortez, 1996.

C - A nota da prova escrita é calculada da seguinte forma: média aritmética das quatro notas atribuídas pelos membros da comissão a ser composta pelo professor-tutor, por dois professores do curso de História da FAFIDAM/UECE e por um/a bolsista do PET História.

D - Participarão da entrevista os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 7.0 (SETE) na prova escrita.

F - A nota final será assim calculada: média aritmética da nota da prova escrita, somada da nota da entrevista, cujo resultado será dividido por dois.

III- DATAS E HORÁRIOS DAS ETAPAS DE SELEÇÃO

A - As etapas de seleção e divulgação dos resultados ocorreram nas seguintes datas:

ETAPAS DATA - HORÁRIO - LOCAL

Período de Inscrição Data: 20/06 a 20/07/2018

Horário: 8h as 17h

Local: Sala do PET de História

Prova Escrita

Data: 23 de julho de 2018 Horário: 14h às 17h

Local: Sala de Multimídia da FAFIDAM

Divulgação dos Resultados da Prova Escrita

Data: 24 de julho de 2018 Horário: 17h

Local: Sala do PET de História

Entrevista

Data: 24 de julho de 2018 Horário: 18h30m às 21h30m Local: Sala do PET de História

Divulgação do Resultado Final

Data: 25 de julho de 2018 Horário: 9h

(4)

IV – DA BANCA EXAMINADORA

 Prof. José Olivenor Souza Chaves (Tutor PET História).

 Profª Ms. Gustavo Adolfo D’almeida Lobo (Colegiado de História).  Profª Ms. Cintya Chaves (Colegiado de História).

 Yasmin Ferreira Maia (Bolsista PET).

V – CONCORDÂNCIA

A inscrição do candidato pressupõe o pleno conhecimento do presente Edital e à sua respectiva concordância, cujos termos e condições deverão ser ratificadas com preenchimento do Anexo IV.

VI - DISPOSIÇÕES FINAIS

O candidato selecionado deverá assumir o compromisso de:

I. Dedicar um mínimo de 20 (vinte) horas semanais às atividades do Programa;

II. Participar de todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão previstas no Planejamento Anual, além das que possam ser indicadas pelo professor-tutor;

III. Apresentar excelente rendimento acadêmico nas disciplinas cursadas e nas atividades do PET; IV. Participar de eventos acadêmicos apresentando os resultados de sua pesquisa individual e/ou de alguma atividade desenvolvida pelo grupo PET de História;

V. Fazer referência à sua condição de bolsista do PET nas publicações e trabalhos apresentados; VI. Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

VII - DISPOSIÇÕES FINAIS:

É assegurado aos candidatos um prazo de cinco dias úteis, a contar da data de divulgação do resultado final, o acesso às correções da prova dissertativa, mediante o preenchimento de solicitação disponibilizada pelo PET de História.

Limoeiro do Norte, 20 de junho de 2018.

(5)

Universidade Estadual do Ceará - UECE

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Curso de História

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET (MEC/ SESu)

PET HISTÓRIA

ANEXO I

FICHA DE INSCRIÇÃO - SELEÇÃO PARA BOLSISTA – 2018.1

Nome do Candidato: _____________________________________________________________ Filiação: _______________________________________________________________________ Local de Nascimento: _____________________________________________________________ RG: ___________________________________ Órgão Expedidor: ______________________ CPF: __________________________________ Endereço:_______________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Bairro: _______________________________________CEP:___________________________________ Telefone: ___________________________Email_______________________________________ Ano de Ingresso na FAFIDAM/UECE _______Matrícula: __________Semestre Atual ________ 1. Documentos entregues: ( ) Xerox da identidade ( ) Xerox do CPF ( ) Histórico Escolar ( ) Foto 3x4. 2. Documentos assinados/preenchidos:

( ) Anexo II (Ficha de inscrição)

( ) Anexo III (Declaração que possui 20 horas semanais para dedicação exclusiva ao PET ( ) Anexo IV (Termo de Concordância com o Edital).

Limoeiro do Norte, de de 2018.

(6)

Responsável pelo Recebimento da Inscrição Universidade Estadual do Ceará - UECE

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Curso de História

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET

(MEC/ SESu) ANEXO II

DECLARAÇÃO

Eu,____________________________________________________________________________ RG nº _________________________________, CPF nº_________________________________

Aluno(a) do ______ Semestre do Curso de História da Faculdade De Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE, comprometo-me, sendo aprovado na Seleção para Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET), a:

- Dedicar-me exclusivamente às atividades do curso de graduação e do Programa de Educação Tutorial;

- Ter a intenção de permanecer como bolsista do Programa até a conclusão do curso de graduação; - Dedicar, no mínimo 20 horas semanais às atividades do Programa conforme as orientações contidas no manual do PET.

Limoeiro do Norte, de de 2018

_________________________________________ Assinatura

(7)

Universidade Estadual do Ceará - UECE

Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos - FAFIDAM Curso de História

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET

(MEC/ SESu)

ANEXO III

DECLARAÇÃO

Eu, , declaro que tenho pleno conhecimento e aceito os termos do Edital de Seleção para ingresso como bolsista no Programa de Educação Tutorial - PET/MEC, do Curso de História da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM/UECE.

Limoeiro do Norte, de de 2018

_________________________________________ Assinatura do Aluno-Candidato

Referências

Documentos relacionados

Práticas de gestão governamental no Brasil e seus resultados: processos de trabalho (processo administrativo digital, compras públicas sustentáveis); gestão da Informação,

Na tentativa de reduzir este comprometimento, alguns artifícios são utilizados, como a adição de enzimas exógenas, probióticos, prebióticos, simbióticos e

A Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, torna público que será realizado Processo Seletivo para a contratação de estagiários remunerados do 3º

de todos os regimes de terapia biológica disponíveis para a espondilite ancilosante, sendo apenas dois estudos com comparadores ativos e os demais com placebo e

Além das espécies selvagens, existem também algumas variedades de tomate da espécie Solanum lycopersicum que podem ser utilizadas como fontes de resistência a algumas pragas, entre

foi possível concluir que o uso da difratometria de raios-X utilizando-se radiação de Cobre na quantificação da fração volumétrica das fases é possível, apesar

O texto faz referência ao discurso do jornalista Wanil, dizendo que ele tentou mostrar que aquele era um momento histórico, mas que, estando ele próprio muito confuso, deu voltas e

Desenvolvido para facilitar o acesso às informações, de qualquer local ou dispositivo, e para atender de forma eficiente os pedidos, independentemente do canal, o Manhattan