• Nenhum resultado encontrado

152 questões de biologia comentadas para você gabaritar o vestibular 12. EVOLUÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "152 questões de biologia comentadas para você gabaritar o vestibular 12. EVOLUÇÃO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Professor - Wilson Fernandes

QUESTÃO - 145

O conhecimento do processo evolutivo é fundamental para a compreensão da vida. O estudo de fósseis é uma importante evidência de que a evolução dos organismos ocorreu.

Com relação a esse estudo, é CORRETO afirmar que:

01. Fósseis são restos ou vestígios de seres que viveram no passado.

02. Os tipos de fósseis encontrados em determinada camada de solo refletem a flora e a fauna existentes no local, por ocasião da formação das rochas. 04. A partir de uma parte do corpo, de uma pegada ou de uma impressão corporal, é

possível deduzir o tamanho e a forma dos organismos que as deixaram. 08. O método do carbono 14 auxilia na determinação da idade de um fóssil. 16. Não foram encontrados, até o momento, registros fósseis no sul do Brasil.

COMENTÁRIOS – QUESTÃO 145 – Gabarito - 15

Afirmativa 01 - Correta – Fósseis são qualquer resto ou vestígio petrificado de seres vivos que habitaram o planeta, cujas características principais foram conservadas. Consideram-se como fósseis, desde grandes estruturas até simples vestígios de animais, como pegadas na lama que se petrificou.

Afirmativa 02 - Correta – Os fósseis encontrados nas diferentes camadas do solo são importantes testemunhos da evolução, pois nos possibilitam conhecer organismos que viveram em outros períodos geológicos, sob condições ambientais, muitas vezes distintas das atuais.

Afirmativa 04 - Correta – As impressões deixadas por organismos, como uma parte do corpo, uma pegada ou uma outra impressão corporal qualquer, pode fornecer informações importantíssimas sobre o tamanho e a forma dos organismos que as deixaram.

Afirmativa 08 - Correta – A avaliação da idade do fóssil pode ser realizada por várias técnicas entre elas: a medição do Carbono 14 (C14) radioativo, do Potássio radioativo (K40) e do Urânio radioativo (U235). Sabendo-se a quantidade normal desses elementos nos organismos e sabendo-se o tempo que tais elementos levam para perder a metade da sua radioatividade, pode-se avaliar a idade do fóssil. Afirmativa 16 - Errada – Ao longo do litoral sul, existem os sambaquis que guardam muitos registros fósseis das comunidades indígenas que viveram no passado.

(2)

Professor - Wilson Fernandes

QUESTÃO - 146

Os fatores evolutivos são aqueles que levam ao desequilíbrio das frequências gênicas das populações.

Com relação a esse assunto é CORRETO afirmar que:

01. Alterações destas frequências, devidas a fatores casuais, são mais sentidas em populações pequenas, sendo este fenômeno conhecido como oscilação ou deriva genética.

02. A migração, entrada e/ou saída de genes das populações, é um destes fatores evolutivos.

04. A mutação gênica, apesar de ocorrer em frequências normalmente muito baixas, é um fator gerador de variabilidade genética.

08. A seleção natural é um importante fator evolutivo, responsável pela adaptação dos tipos fenotípicos às condições a que eles são expostos, eliminando os tipos mal adaptados.

16. Ao contrário da deriva genética, fator em que não se consegue prever a direção das alterações nas frequências gênicas, a migração, a seleção natural e a mutação são fatores cujos resultados são previsíveis.

32. Caso as mutações deixem de ocorrer nas populações, o processo evolutivo ficará estagnado, podendo, no máximo, haver a extinção de espécies já existentes.

COMENTÁRIOS – QUESTÃO 146 – Gabarito - 47

Afirmativa 01 - Correta - As oscilações ou deriva genética são modificações nas frequências dos genes para uma ou várias características. Estas alterações são mais sentidas em populações pequenas, quando comparado com grandes populações. Por exemplo: Uma população possui uma frequência de 95% para um gene a, o qual manifesta cor de olhos azuis. Um pequeno grupo de 50 casais desta população migra para uma região onde há uma grande frequência do gene A, o qual manifesta olhos escuros. Durante as próximas gerações, devido aos cruzamentos que irão ocorrer entre os membros portadores do gene a e A, iremos observar que a frequência do gene a não será mais a mesma, enquanto a frequência do gene A, não sofrerá alterações devido a grande frequência do referido gene na população.

(3)

Professor - Wilson Fernandes Portanto, estas alterações são muito mais sentidas em populações representadas

por um pequeno grupo de indivíduos.

Afirmativa 02 - Correta – Migrações, ou seja, entrada e/ou saída de genes das populações são fatores evolutivos importantes para uma população, pois são fatores que aumentam a variabilidade genética entre os indivíduos..

Afirmativa 04 - Correta - As mutações gênicas, ocorrem em frequências normalmente muito baixas e são considerados fatores geradores de variabilidade genética entre os indivíduos da mesma população. Na maioria das vezes, as mutações são negativas ou deletérias. No entanto, mutações quando ocorrem de forma positiva, é incorporada à população e repassada aos descendentes, sendo um importante mecanismo de evolução das espécies.

Afirmativa 08 - Correta - A seleção natural, teoria elaborada por Charles Darwin, é um importante fator evolutivo, pois os próprios agentes da natureza se encarregam de selecionar as características que deverão permanecer na população.

Afirmativa 16 - Errada - (O gabarito da UFSC considerou correta a afirmativa: mutação são fatores cujos resultados são previsíveis...) Na natureza, as mutações são fatores cujos resultados não são previsíveis, pois ocorrem de forma aleatória. Afirmativa 32 - Correta - Caso as mutações deixem de ocorrer nas populações, novos genes deixarão de surgir, interrompendo o processo evolutivo, podendo haver a extinção de espécies já existentes.

QUESTÃO - 147

O quadro, a seguir, mostra a comparação do número de aminoácidos diferentes, nas cadeias polipeptídicas da hemoglobina de vários mamíferos. A análise bioquímica de polipeptídios e proteínas, além de outras evidências, permite aos cientistas traçarem as linhas evolutivas dos diferentes grupos de seres vivos.

Espécies comparadas Número de aminoácidos diferentes

homem x chimpanzé 0

homem x gorila 2

homem x macaco Rhesus 12

macaco Rhesus x gorila 14

homem x cavalo 43

(4)

Professor - Wilson Fernandes Com respeito ao quadro e às evidências da evolução dos seres vivos, assinale a(s)

proposição (ões) CORRETA(S).

01. O fato de encontrarmos a enzima tripsina desde protozoários até mamíferos não serve como uma evidência bioquímica do processo evolutivo.

02. Além do estudo das proteínas, o sequenciamento do DNA também permite estudos evolutivos.

04. Quanto à hemoglobina, o quadro mostra que o gorila é uma espécie mais próxima do homem do que o chimpanzé.

08. Análises cromossômicas também permitem traçar linhas evolutivas.

16. Com relação à hemoglobina, o cavalo apresenta maior similaridade com o gorila do que com o homem.

32. O fato de não haver diferenças entre a hemoglobina do chimpanzé e a do homem nos permite classificá-los como pertencentes ao mesmo gênero.

COMENTÁRIOS – QUESTÃO 147 – Gabarito - 10

Afirmativa 01 - Errada - A presença de compostos idênticos em diferentes grupos de seres vivos demonstra que há uma ancestralidade em comum. Portanto, o fato de encontrarmos a enzima tripsina desde protozoários até mamíferos é uma evidência bioquímica do processo evolutivo.

Afirmativa 02 - Correta - A análise dos compostos como proteínas e os ácidos nucléicos (DNA e RNA), permitem estudos evolutivos.

Afirmativa 04 - Errada - Com relação a hemoglobina, o quadro mostra que o chipanzé é a espécie mais próxima do homem.

Afirmativa 08 - Correta - As análises cromossômicas e dos compostos químicos em geral como citado nas afirmativas anteriores permitem traçar linhas evolutivas. Afirmativa 16 - Errada - O cavalo e o homem possuem 43 aminoácidos diferentes entre si, enquanto o gorila e o cavalo possuem 45. Sendo assim, o cavalo e o homem apresentam maior similaridade.

Afirmativa 32 – Errada - As diferenças entre a hemoglobina do chimpanzé e a do homem, nos permite concluir que há uma ancestralidade em comum, mas não permite classificarmos como pertencentes ao mesmo gênero.

(5)

Professor - Wilson Fernandes

QUESTÃO - 148

Jean-Baptiste Antoine de Monet (1744-1829), também chamado Jean-Baptiste Lamarck, e Charles Darwin (1809-1882) deram importante contribuição para o pensamento evolucionista.

Sobre suas idéias, é CORRETO afirmar que:

01. Lamarck acreditava que a adaptação dos seres vivos ao ambiente era resultado de modificações lentas e graduais ao longo de inúmeras gerações.

02. De acordo com Darwin, os indivíduos sofrem mutações com o propósito de melhor se adaptarem ao meio em que vivem, e assim deixarem descendentes mais bem adaptados.

04. De acordo com Lamarck, o uso frequente e repetido de um órgão o fortalece, enquanto o desuso de tal órgão o enfraquece, processo que atualmente é conhecido como evolução divergente.

08. Darwin apresentou as observações de fósseis das ilhas Galápagos em defesa de suas idéias.

COMENTÁRIOS – QUESTÃO 148 – Gabarito - 01

Afirmativa 01- Correta – Lamarck propôs a teoria do uso e desuso e acreditava que as adaptações dos seres vivos aconteciam devido às necessidades das espécies se adaptarem as condições ambientais. Sendo assim, para Lamarck, quanto mais a espécie usava um órgão, mais este se desenvolvia (hipertrofia). Caso contrário, se a espécie não usava um órgão, ocorria atrofia.

Afirmativa 02- Errada – As mutações não são citadas nas teorias sobre a origem das espécies propostas por Darwin. De acordo com Darwin, o meio ambiente sofre importante influência sobre as características que devem permanecer ou não nas espécies, sobrevivendo os mais aptos. Esta influência do meio sobre as espécies, Darwin chamou de seleção natural.

Afirmativa 04- Errada – Como citado na afirmativa 01, de acordo com Lamarck, o uso frequente leva a hipertrofia do órgão e o desuso, leva a atrofia.

Afirmativa 08- Errada – Nas ilhas Galápagos, Darwin observou os diferentes bicos das espécies de tentilhões relacionando-os com os tipos de alimentos.

QUESTÃO - 149

Em 2009 comemora-se 200 anos do nascimento de Charles Darwin e 150 anos da publicação do livro A Origem das Espécies, obra que coroou um extenso trabalho de Darwin e foi um marco no estudo da Biologia.

(6)

Professor - Wilson Fernandes Sobre evolução, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O francês Jean Baptiste Lamarck contribuiu de maneira significativa com o trabalho de Darwin, pois ele já defendia a ideia de que a modificação das espécies era devido à seleção natural.

02. Uma das bases da teoria de Darwin foi a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, que, embora com mais de 200 anos, se mantém atual até os dias de hoje.

04. Segundo a hipótese da seleção natural, grandes modificações nos indivíduos são transmitidas de pai para filho.

08. No livro A Origem das Espécies, Darwin formulou a hipótese de que o ambiente selecionava os mais aptos (seleção natural), que tinham mais chances de sobreviver e deixar descendentes.

16. Os fósseis, a semelhança embriológica entre as espécies e a existência de estruturas vestigiais desprovidas de função nos animais são evidências da evolução.

32. Segundo Darwin, o aparecimento de novas mutações é influenciado pelo meio ambiente.

COMENTÁRIOS – QUESTÃO 149 – Gabarito - 24

Afirmativa 01 - errada - O francês Jean Baptiste Lamarck elaborou as seguintes teorias:

- A lei do uso e desuso;

- Os caracteres adquirido são transmitidos para os descendentes.

Afirmativa 02 - errada - Como citado na afirmativa 01, a Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos, foi elaborada por Lamarck. A teoria de Darwin que permanece até hoje é a seleção natural.

Afirmativa 04 - errada - Segundo a hipótese da seleção natural de Darwin, o ambiente seleciona as características que deverão permanecer na espécie, selecionando os mais aptos. Grandes modificações nos indivíduos, transmitidas de pai para filho é a teoria de Lamark.

Afirmativa 08 - correta - Como citado na afirmativa 04, Darwin formulou a hipótese de que o ambiente selecionava os mais aptos (seleção natural), os quais tinham mais chances de sobreviver e deixar descendentes.

(7)

Professor - Wilson Fernandes Afirmativa 16 - correta - Os fósseis, a semelhança embriológica entre as espécies,

os órgãos homólogos e análogos, a existência de estruturas vestigiais que não possuem mais funções nos animais, são evidências da evolução.

Afirmativa 32 - errada - Em 1859, quando Darwin publicou suas hipóteses sobre a evolução das espécies, a ciência ainda não tinha o conhecimento sobre as mutações que acontecem no DNA das células.

QUESTÃO - 150

Segundo o site Scientific Reports, ligado à revista Nature, o desastre nuclear de Fukushima, ocorrido após o terremoto de 11 de março de 2011, já mostra efeitos na fauna local do nordeste japonês. Cientistas encontraram borboletas que sofreram mutações (foto abaixo) devido à radiação liberada pelos reatores danificados da usina.

Considerando o exposto acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. As mutações originadas pela radiação nas borboletas em Fukushima, citadas no

artigo, restringem-se aos fenótipos e não afetaram seus genótipos.

02. Segundo Darwin, em seu célebre livro A Origem das Espécies por meio da Seleção Natural, as mutações são o principal agente de variabilidade entre as espécies.

04. As mutações gênicas e a recombinação gênica contribuem para a variabilidade genética das populações.

08. Uma mutação só ocorre quando envolve a mudança de um códon no DNA. 16. Mutações somente ocorrem em algumas regiões da cadeia de DNA.

32. Todas as mutações são perceptíveis no fenótipo dos indivíduos que as possuem. 64. Apesar de ocorrerem muitas mutações ao longo da cadeia de DNA, elas podem ser corrigidas por mecanismos que envolvem enzimas especializadas no reparo.

(8)

Professor - Wilson Fernandes

COMENTÁRIOS –QUESTÃO 150 – GABARITO 68

Afirmativa 01- Errada - As mutações se caracterizam por modificações nos genes que passam a produzir novas proteínas. Sendo assim, as mutações afetam o genótipo e o fenótipo.

Afirmativa 02- Errada - As mutações não fazem parte das teorias de Darwin. No livro, A Origem das Espécies, Darwin procura explicar a evolução das espécies por meio da Seleção Natural.

Afirmativa 04- Correta - As mutações gênicas, a recombinação gênica (crossing-over) que ocorrem durante a formação dos gametas, além do isolamento geográfico e reprodutivo, contribuem para o aumento da variabilidade genética das populações e a formação de novas espécies.

Afirmativa 08- Errada - Uma mutação ocorre quando acontece a mudança de um aminoácido ou mais ao longo da cadeia protéica. Um exemplo é a anemia falciforme, onde acontece a mudança do ácido glutâmico pela valina na cadeia protéica. Afirmativa 16- Errada – As mutações são aleatórias, podendo ocorrer em qualquer região da cadeia de DNA.

Afirmativa 32- Errada – Como citado na afirmativa 08, a anemia falciforme é uma alteração na cadeia protéica da molécula de DNA que faz as hemácias ficarem com a forma de foice, prejudicando o transporte de oxigênio. No entanto, esse tipo de mutações não é perceptível no fenótipo dos indivíduos que as possuem.

Afirmativa 64- Correta – Nas células em geral, as atividades metabólicas e os fatores ambientais como raios UV podem causar danos a molécula de DNA, resultando em milhares de lesões moleculares por dia. Essas lesões causam danos estruturais à molécula de DNA, que poderiam alterar o resultado da síntese protéica. Para que isso não aconteça, as células contam com um conjunto de enzimas especializadas no reparo das moléculas de DNA.

QUESTÃO - 151

Evidências indicam que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos de idade. A partir de sua formação até o aparecimento de condições propícias ao desenvolvimento de formas vivas, milhões de anos se passaram. Sobre a origem da vida e suas hipóteses, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. O aparecimento da fotossíntese foi muito importante, pois através deste fenômeno alguns seres vivos passaram a ter capacidade de formar moléculas energéticas.

(9)

Professor - Wilson Fernandes 02. Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos obtinham energia

através de processos químicos bem simples como a respiração aeróbica. 04. As hipóteses heterotrófica e autotrófica foram baseadas em fatos comprovados

que levaram à formulação da Lei da Evolução Química.

08. Os processos químicos nos seres vivos ocorrem dentro de compartimentos isolados do meio externo, em função da existência de uma membrana citoplasmática.

16. Em 1953, Stanley L. Miller, simulando as prováveis condições ambientais da Terra no passado, comprovou a possibilidade da formação de moléculas complexas como proteínas e glicídios.

32. Há um consenso entre os cientistas quanto à impossibilidade de serem formadas moléculas orgânicas fora do ambiente terrestre.

64. A capacidade de duplicar moléculas orgânicas foi uma etapa crucial na origem dos seres vivos.

COMENTÁRIOS –QUESTÃO - 151

Afirmativa 01- Correta – O aparecimento da fotossíntese foi muito importante, pois proporcionou o aparecimento do gás oxigênio na atmosfera e o surgimento das células aeróbicas que passaram a produzir 19 vezes mais moléculas de ATP, quando comparado com células anaeróbicas.

Lembrando: Uma célula aeróbica produz 38 ATP, a partir de uma molécula de glicose, enquanto as células anaeróbicas produzem apenas 2 ATP.

Afirmativa 02- Errada – Segundo a hipótese heterotrófica, os primeiros seres vivos obtinham energia através de processos químicos bem simples, como a fermentação proveniente da respiração anaeróbica.

Afirmativa 04- Errada – As hipóteses heterotrófica e autotrófica foram elaboradas e baseadas em evidências teóricas e observações que permitiram a formulação das respectivas teorias. Sendo assim, não há fatos comprovados em laboratórios que demonstre as duas teorias.

Afirmativa 08- Correta – Os processos químicos nos seres vivos ocorrem no hialoplasma, portanto, dentro de compartimentos isolados do meio externo, devido a existência de uma membrana citoplasmática. A constituição química do meio intracelular e extracelular é diferente, o que comprova a propriedade seletiva da membrana.

Afirmativa 16- Errada – Em 1953, Stanley L. Miller, comprovou a possibilidade de se formar aminoácidos que são moléculas orgânicas, a partir de substâncias

(10)

Professor - Wilson Fernandes inorgânicas que estariam disponíveis na atmosfera primitiva, como: metano, amônia,

água, gás carbônico e hidrogênio.

Afirmativa 32- Errada - O panspermismo é a ideia de que a vida surgiu em outros planetas e foi trazida à Terra em meteoritos que abrigavam formas de vida primárias. O apoio à ideia reside no fato de que, cientificamente, já foi encontrada matéria orgânica em meteoritos. A teoria da panspermia encontra-se desacreditada junto à ciência, por simplesmente transferir para o universo a questão sobre a formação da primeira forma de vida. Sendo assim, não há um consenso entre os cientistas quanto à impossibilidade de serem formadas moléculas orgânicas fora do ambiente terrestre.

Afirmativa 64- Correta – A capacidade da molécula de DNA de autoduplicação foi uma etapa crucial na origem dos seres vivos, pois proporciona a formação de novas células com igual carga genética.

QUESTÃO - 152

A figura abaixo representa a idade geológica das principais espécies de hominídeos, com base na datação de fósseis.

Com base na figura e nos conhecimentos atuais sobre a evolução humana, é CORRETO afirmar que:

01. algumas espécies do gênero Australopithecus coexistiram com as primeiras espécies do gênero Homo.

(11)

Professor - Wilson Fernandes 02. o Homo sapiens sapiens não coexistiu com nenhuma outra espécie de

hominídeos.

04. o Homo erectus foi a primeira espécie de hominídeos que adquiriu a postura bípede.

08. um evento aceito cientificamente sobre a evolução humana foi a dispersão do Homo sapiens sapiens a partir da África.

16. a espécie de hominídeos que existiu por maior período foi a Australopithecus afarensis.

32. o Homo erectus surgiu anteriormente ao Australopithecus (Homo) habilis. 64. a postura bípede possibilitou maior liberdade de locomoção e de exploração dos

ambientes nas savanas africanas.

COMENTÁRIOS –QUESTÃO - 152

Afirmativa 01- Correta – Através do gráfico observa-se que algumas espécies do gênero Australopithecus coexistiram com as primeiras espécies do gênero Homo.

Afirmativa 02- Errada – Através do gráfico observa-se que o Homo sapiens sapiens coexistiu com Homo sapiens neanderthalensis.

(12)

Professor - Wilson Fernandes Afirmativa 04- Errada – Através do gráfico observa-se que Australopithecus (Homo)

habilis e Homo ergaster foram as primeiras espécies de hominídeos que adquiriram a postura bípede.

Afirmativa 08- Correta – um evento aceito cientificamente sobre a evolução humana foi a dispersão do Homo sapiens sapiens a partir da África. Segundo

(13)

Professor - Wilson Fernandes pesquisadores, o homem moderno é descendente de uma mesma população

ancestral que existiu na África entre 100 mil e 200 mil anos atrás. Uma teoria afirma que a migração do homem passou pelo interior da Ásia e pelo Extremo Oriente, margeando o litoral asiático. Além de definir o percurso do homem, pesquisadores também concluíram que entre os descendentes dos imigrantes africanos estão os atuais aborígenes australianos e os habitantes de Papua Nova Guiné.

Afirmativa 16- Errada – Através do gráfico, observa-se que a espécie de hominídeos que existiu por maior período foi a Australopithecus erectus.

Afirmativa 32- Errada – Através do gráfico observa-se que o Homo erectus surgiu depois do Australopithecus (Homo) habilis.

(14)

Professor - Wilson Fernandes Afirmativa 64- Correta – a postura bípede possibilitou maior liberdade de

locomoção e de exploração dos ambientes nas savanas africanas. Segundo Charles Darwin, se tornar bípede foi uma adaptação para ter as patas dianteiras livres para criar e manusear ferramentas. Hoje, essa teoria não é aceita, pois os hominídeos se tornaram bípedes há mais de 4 milhões de anos, enquanto as ferramentas mais antigas não passam de 2,6 milhões. Alguns pesquisadores acreditam que manter a postura ereta tornavam os seres humanos mais altos, ficando mais fácil de avistar comida e predadores, além proporcionar maior rapidez e melhorar a capacidade de adaptação aos diversos ambientes.

Continue treinando este assunto.

Resolva as questões de evolução dos principais vestibulares do Brasil

Referências

Documentos relacionados

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Este documento divulga ao público a informação relativa a cada estabelecimento abrangido pelo regime de prevenção de acidentes graves que envolvem substâncias perigosas e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Assim procedemos a fim de clarear certas reflexões e buscar possíveis respostas ou, quem sabe, novas pistas que poderão configurar outros objetos de estudo, a exemplo de: *

Considerando que, no Brasil, o teste de FC é realizado com antígenos importados c.c.pro - Alemanha e USDA - USA e que recentemente foi desenvolvido um antígeno nacional

By interpreting equations of Table 1, it is possible to see that the EM radiation process involves a periodic chain reaction where originally a time variant conduction

O desenvolvimento desta pesquisa está alicerçado ao método Dialético Crítico fundamentado no Materialismo Histórico, que segundo Triviños (1987)permite que se aproxime de