• Nenhum resultado encontrado

BASES DO CONCURSO DE CONSULTORIA TÉCNICA A EMPRESAS / EMPRESÁRIOS / CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS BASEADOS EM ECODESIGN

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "BASES DO CONCURSO DE CONSULTORIA TÉCNICA A EMPRESAS / EMPRESÁRIOS / CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MODELOS DE NEGÓCIOS BASEADOS EM ECODESIGN"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

BASES DO CONCURSO DE CONSULTORIA

TÉCNICA A EMPRESAS / EMPRESÁRIOS /

CRIAÇÃO E ADAPTAÇÃO DE MODELOS DE

NEGÓCIOS BASEADOS EM ECODESIGN

(2)

DESIGN & GREEN ENGINEERING

Índice

1. ECODESIGN ... 2

2. PROJETO DEGREN ... 3

3. BASES DO CONCURSO DE CONSULTORIA TÉCNICA A EMPRESAS / EMPRESÁRIOS ... 4

3.1. Informações sobre a convocatória e o processo de inscrição ... 5

3.2. Processo de seleção ... 5

3.3. Participação e aceitação dos termos e condições da convocatória ... 7

3.4. Proteção e tratamento de dados pessoais ... 7

4. FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO ... 9

(3)

Bases do concurso asesoramientos a empresas / empresários em adaptação / geração de modelos de negócios baseados en ECODESIGN.

DESIGN & GREEN ENGINEERING

1. ECODESIGN

O ECODESIGN, conhecido também como design ecológico ou design para o meio ambiente,

define-se, segundo a norma ISO 14006, “Sistemas de Gestión Ambiental. Directrices para la incorporación del ECODISEÑO”, como “a integração de aspetos ambientais no design e desenvolvimento do produto com o objetivo de reduzir os impactes ambientais adversos ao longo do ciclo de vida do produto”

A introdução do factor ECODESIGN na concepção de um produto ou serviço pode influenciar, para além de minimizar o impacte ambiental do mesmo, reduzir os custos de produção (através da redução do consumo e/ou otimização de recursos), aumentar a competitividade (diferenciando-se da concorrência ou com a oportunidade de aceder a novos mercados) e ajudar a cumprir a legislação ambiental do produto, que é cada vez mais exigente.

(4)

DESIGN & GREEN ENGINEERING

2. PROJETO DEGREN

DEGREN é o acrónimo do Projeto que significa: Centro Transfronteiriço de Inovação Empresarial

em Ecodesign na EUROACE – DEsign & GReen ENgineering. Trata-se de um projeto aprovado na primeira convocatória do Programa Operativo EP - INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020.

O objectivo desta iniciativa de cooperação hispano-lussa liderada pelo Instituto Tecnológico de Rocas Ornamentales y Materiales de Construcción (INTROMAC) é a promoção do ecodesign na Região EUROACE, de forma a atuar como alavanca para a competitividade através da qual se promove a inovação e a transferência de tecnologia.

Também participam no projecto a Fundação FUNDECYT-Parque Científico y Tecnológico de Extremadura (FUNDECYT-PCTEX), a Universidade da Extremadura (UEX) e o Colégio Oficial Ingenieros Industriales de Extremadura (COIIEX). No que respeita à participação portuguesa, o consórcio é constituído pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE); o Cluster Habitat Sustentável (CHS); o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) e o Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria)

(5)

Bases do concurso asesoramientos a empresas / empresários em adaptação / geração de modelos de negócios baseados en ECODESIGN.

DESIGN & GREEN ENGINEERING

3. BASES DO CONCURSO DE CONSULTORIA TÉCNICA A

EMPRESAS / EMPRESÁRIOS

O projecto DEGREN, no âmbito da sua atividade "Laboratório de Ideias", oferece a 15 empresas e/ou empresários da Região EUROACE (Extremadura - ES, Alentejo e Centro - PT), a possibilidade

de aceder a um serviço de aconselhamento técnico gratuito e personalizado para criar e/ou

adaptar os seus modelos de negócio, produtos e/ou serviços existentes ou recentemente criados através do ECODESIGN.

Benefícios para a empresa ou empresários:

- Acesso a mercados novos e mais exigentes; - Diferenciar-se dos seus concorrentes; - Redução dos custos de produção;

- Aumento da qualidade do produto / serviço; - Melhoria da imagem da empresa;

- Antecipação do cumprimento da futura legislação ambiental; - Promoção de produtos inovadores e sustentáveis;

- Cumprimento dos requisitos exigidos pelas partes interessadas (administração, clientes) para uma economia mais sustentável;

- Resposta às necessidades e expectativas cada vez mais exigentes dos consumidores; - Posicionar-se de uma forma privilegiada para futuros processos de compra ecológica.

O serviço de consultoria será desenvolvido de acordo com a natureza e/ou necessidades do projeto a desenvolver por cada uma das empresas candidatas e deve ser descrito na proposta.

A temporalidade do serviço de aconselhamento é apresentada no ponto 3.1. “Informações sobre a convocatória e o processo de inscrição”. No final do processo de consultoria, será elaborado um relatório descritivo contendo o procedimento seguido, bem como os principais resultados obtidos e um roadmap para integração das variáveis ambientais nos seus produtos e/ou serviços.

O programa de consultoria encontra-se enquadrado no projeto DEGREN, um acrónimo de 'Centro Transfronteiriço para a Inovação Empresarial em Ecodesign na EUROACE - DEsign & GReen ENgineering’, é financiado pelo Programa Operacional EP - INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014- 2020 da União Europeia.

(6)

DESIGN & GREEN ENGINEERING

3.1. Informações sobre a convocatória e o processo de inscrição

Para participar nesta ação, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no website do projeto (www.degren.eu). Somente será aceite uma candidatura por entidade ou empreendedor.

Processo de inscrição

- A convocatória para este concurso abrirá em 15/04/2019 às 09:00 h;

- Durante o concurso será disponibilizado no sítio Web do projeto um formulário de preenchimento online, onde os promotores deverão descrever a sua proposta;

- Encerramento da convocatória em 30/04/2019 às 21:00 h; - Notificação da decisão até ao dia 10/05/2019.

Comunicações

Todas as comunicações relacionadas com o desenvolvimento do programa de consultoria DEGREN serão apresentadas no site do projeto: www.degren.eu.

Para além disto, os candidatos receberão via email ou telefone qualquer notificação relativa ao processo.

3.2. Processo de seleção

Os diferentes membros do consórcio DEGREN avaliarão os formulários de candidatura recebidos e procederão à seleção das propostas apresentadas no prazo de 10 dias após o encerramento do convite. Os critérios de seleção serão os seguintes:

- Potencial inovador da proposta;

- Impacto do Ecodesign no modelo de negócio na empresa e no EURORREGIÃO; - Viabilidade técnico-económica.

As candidaturas não selecionadas permanecerão registadas numa lista de espera/reserva, podendo fazer parte do processo de consultoria se algum dos participantes renunciar ou for excluído durante o decorrer do programa.

(7)

Critério Descrição

Potencial inovador da proposta (30 %)

Grau de originalidade e inovação do modelo de negócio, produto e/ou serviço novo ou adaptado.

O grau de originalidade ou inovação da ideia existente será valorizado positivamente, bem como a base científica que suporta a incorporação de soluções inovadoras.

Benefícios a serem alcançados com a adaptação e/ou criação do novo modelo de negócio do produto e/ou serviço.

Será avaliado positivamente se a proposta pretender alcançar algum dos benefícios descritos no ponto 3 do presente convite à apresentação de propostas.

Impacto do ECODESIGN no modelo de negócio da empresa e na EURORREGIÃO (40 %)

Impacto da proposta no modelo empresarial global da empresa. A utilidade da inovação será avaliada, bem como os desafios que aborda e as soluções que oferece. Setor de atividade em que se enquadra a adaptação do modelo de

negócio.

Serão valorizados positivamente os seguintes setores de actividade: Construção, Cerâmica, Vidro, Embalagem, Arquitetura, Engenharia.

Área de especialização da RIS3 ao qual a proposta está associada.

A proposta será avaliada positivamente se pertencer a um dos seguintes domínios de

Especialização EUROACE: Energia Limpa, TIC, Saúde, Agro-alimentar, Turismo, Tecnologias Avançadas de Produção, Economia Verde e Circular, Tecnologias e Serviços para a Economia Social, Aquacultura, Tecnologias Espaciais.

Influência na redução dos impactes ambientais que a proposta procura abordar

Será valorizado o conhecimento da redução do impacte ambiental do produto/processo ou modelo de negócio a implementar ou adaptar.

Viabilidade técnico-económica (30 %)

Equipa promotora Descrição do perfil da equipa de desenvolvimento. A capacidade, a formação, a motivação e a experiência serão valorizadas.

Viabilidade / Estratégia A presença de critérios ambientais já incorporados ou integrados na sua estratégia de negócios a médio-longo

prazo será avaliada positivamente.

Status de desenvolvimento do projeto Será avaliada a fase avançada de desenvolvimento do projeto, bem como a sua calendarização.

Plano de marketing A breve descrição da análise da nova estratégia de vendas do produto / processo, ou modelo de negócio, bem como a demanda do mercado, será avaliada positivamente.

(8)

avaliação técnica e serão as seguintes:

Pontuação adicional por grupo prioritário Mulheres

Jovens até 35 años ou maiores de 45 anos Imigrantes

Pessoas com deficiência

3.3. Participação e aceitação dos termos e condições da convocatória

A participação nesta convocatória implica a aceitação dos Termos e Condições incluídos na convocatória. Qualquer incumprimento dos prazos ou procedimentos previstos nas presentes regras privará o candidato do direito de participar no programa de consultoria. Será assinado um acordo com os seleccionados, no qual serão estabelecidas as etapas do desenvolvimento do projeto e a ligação entre ambas as partes será regulada durante a vigência do programa de consultoria. Uma das obrigações dos candidatos escolhidos passará pelo preenchimento de um questionário de avaliação final do processo.

Os participantes são responsáveis pela veracidade das informações e documentação fornecidas, podendo a organização, se assim o entender, solicitar a prova da veracidade dessas informações e documentação.

3.4. Proteção e tratamento de dados pessoais

− Responsável pelo tratamento dos dados: Fundación para el Desarrollo de la Ciencia y la Tecnología en Extremadura - Parque Científico Y Tecnológico De Extremadura (FUNDECYT-PCTEX).

− Objetivo do tratamento: Prestar os serviços solicitados e informar sobre os eventos e actividades realizados no âmbito do projeto DEGREN.

− Legitimação do tratamento: Execução de um contrato. Interesse legítimo do Responsável.

− Destinatários: Os dados serão transferidos para os parceiros do projeto DEGREN para utilização no âmbito do programa. As entidades e organismos que participam são Instituto Tecnológico de Rocas Ornamentales y Materiales de Construcción (INTROMAC), Universidad de Extremadura (UEX) e o Colegio Oficial Ingenieros Industriales de Extremadura (COIIEX). Participam da mesma maneira Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), Cluster Habitat Sustentável (Centro HABITAT), Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV) e o Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) como parceiros portugueses. Poderão também ser destinatários as entidades que compõem o “Patronato” da FUNDECYT-PCTEx, com quem a entidade tem a obrigação legal de compartilhar estes dados.

(9)

Bases do concurso asesoramientos a empresas / empresários em adaptação / geração de modelos de negócios baseados en ECODESIGN.

DESIGN & GREEN ENGINEERING

− Direitos: Os candidatos têm direito de aceder, retificar e excluir os dados, bem como outros direitos, indicados nas informações adicionais, de que poderá usufruir entrando em contacto com o responsável pela proteção de dados via e-mail privacidad@fundecyt-pctex.es.

− Procedência: Da parte interessada.

− Informação adicional: Informações adicionais e detalhadas sobre a Proteção de Dados podem ser consultadas no seguinte link: Link.

Mais informações através do email: com@degren.eu ou através do telefone +34 924.014.600 (ext.261).

(10)

DESIGN & GREEN ENGINEERING

4. FORMULÁRIO DE PARTICIPAÇÃO

Manifesto de interesse para empresas e empresários que desejam criar ou adaptar modelos de negócio, produtos ou serviços através do ECODESIGN

.

Este formulário deve ser preenchido em linha no sítio web do projecto.

Nome do projeto Nome do candidato Apelido do candidato Cartão de Cidadão Nome da empresa Direção Telefone e-mail

Descrição do projeto

Descreva o projeto de criação/ adaptação do modelo de negócio, produtos ou serviços por meio do ECODESIGN. (no máximo 1000 caracteres)

Grau de originalidade e inovação (no máximo 1000 caracteres com espaços) Benefícios a serem alcançados com a adaptação e / ou criação do novo modelo de negócio (no máximo 1000 caracteres com espaços) Quais as necessidades de aconselhamento

personalizado que

procura com a participação neste concurso? (no máximo 1000 caracteres com espaços)

Impacto do ECODESIGN no modelo de negócio da empresa e na EURORREGIÃO Impacto da proposta no

modelo geral de negócio da empresa (no máximo 1000 caracteres com espaços)

Setor de atividade no qual a adaptação do modelo de negócio é enquadrada

Construção (Arquitetura e / ou Engenharia) Cerâmica, Vidro

Embalagem Cortiça e Madeira Pedra

(11)

Bases do concurso asesoramientos a empresas / empresários em adaptação / geração de modelos de negócios baseados en ECODESIGN.

DESIGN & GREEN ENGINEERING

Área de especialização da RIS3 à qual a proposta está associada (ver critérios de avaliação) Influência na diminuição dos impactes ambientais da proposta (no máximo 1000 caracteres com espaços)

Viabilidade técnico-económica

Equipa do promotor (no máximo 1000 caracteres com espaços)

Viabilidade / Estratégia (no máximo 1000 caracteres com espaços)

Status de

desenvolvimento do projeto (no máximo 1000 caracteres com espaços) Plano de marketing (no máximo 1000 caracteres) Criação de emprego (no máximo 1000 caracteres)

Pontuação adicional por grupo prioritário

Indique com um X seus membros do grupo prioritário.

Posteriormente, deve justificar essa adesão.

Mulheres

Jovens até 35 anos ou maiores de 45 anos Imigrantes

Pessoas com deficiência

Cláusula de Confidencialidade: A FUNDECYT-PCTEX será a destinatária das informações descritas neste documento

com o único e final objetivo de as encaminhar para os parceiros do projeto DEGREN para a sua consideração. Os destinatários desta informação comprometem-se à não divulgação de qualquer informação sem consentimento prévio do autor, bem como tratar e usar a informação como confidencial, destinada exclusivamente para o propósito deste documento

5. CONTACTO

Para qualquer esclarecimento, por favor não hesite em contactar-nos através do email com@degren.eu, ou através do telefone +34 924.014.600 (ext.261)

Referências

Documentos relacionados

O predomínio na sub-bacia de uso com pastagens degradadas, fases de relevo principalmente fortemente onduladas e onduladas, e manejo incorreto do solo, são as

[r]

de 2 (duas), por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. Agora a CLT passa a contar com 3 espécies de compensação de horas; 1) Banco de horas

Se por acaso nesta operação você cli- car duas vezes sobre o componente caracterizando um clique duplo uma caixa de diálogo se abre indicando as especificações do componente - não

A psicanálise foi acusada de normatizadora (FOUCAULT, 1996) por haver mantido o modelo familiar burguês nuclear como o centro de sua teoria como é manifestado

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

forficata recém-colhidas foram tratadas com escarificação mecânica, imersão em ácido sulfúrico concentrado durante 5 e 10 minutos, sementes armazenadas na geladeira (3 ± 1

Apresenta a Campanha Obra-Prima, que visa a mudança comportamental por meio da conscientização diante de algumas atitudes recorrentes nas bibliotecas da