• Nenhum resultado encontrado

Coordenação-Geral de Tributação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coordenação-Geral de Tributação"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Coordenação-Geral de Tributação

Solução de Consulta nº 98.301 - Cosit Data 19 de outubro de 2018

Processo

Interessado

CNPJ/CPF

ASSUNTO:CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS

Código NCM: 9027.50.90

Mercadoria: Detector de fumaça eletrônico, cujo funcionamento baseia-se

em um emissor e um sensor de raios infravermelhos, próprio para ser instalado no teto de ambientes residenciais, comerciais ou industriais.

Dispositivos Legais: RGI nº 1, RGI nº 6 e RGC nº 1, da TEC, aprovada

pela Resolução Camex nº 125/2016, e da Tipi, aprovada pelo Decreto nº 8.950/2016, e alterações posteriores.

Relatório

O Interessado consulta, com base na Instrução Normativa RFB nº 1.464/2014, quanto à classificação de mercadoria na Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), constante da Tarifa Externa Comum (TEC), aprovada pela Resolução Camex nº 125/2016, e da Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi), aprovada pelo Decreto nº 8.950/2016, e alterações posteriores.

A mercadoria foi especificada pelo Interessado da seguinte forma:

(2)

Fundamentos

2. O processo cuida de determinar a correta classificação fiscal de um detector de fumaça eletrônico, destinado a ser fixado no teto de ambientes residenciais, comerciais ou industriais. 3. A presença da fumaça é constatada por meio de um emissor e de um sensor de raios infravermelhos. O aparelho destina-se a enviar um sinal elétrico para uma central de proteção contra incêndio, quando a quantidade de fumaça ultrapassar um limite pré-estabelecido.

4. A classificação fiscal de mercadorias fundamenta-se nas Regras Gerais para a Interpretação do Sistema Harmonizado (RGI/SH) da Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Designação e de Codificação de Mercadorias, nas Regras Gerais Complementares do Mercosul (RGC/NCM), na Regra Geral Complementar da Tipi (RGC/TIPI-1), nos pareceres de classificação do Comitê do Sistema Harmonizado da Organização Mundial das Aduanas (OMA) e nos ditames do Mercosul, e, subsidiariamente, nas Notas Explicativas do Sistema Harmonizado (Nesh), conforme estabelece o artigo 2º da Instrução Normativa RFB nº 1.464/2014.

5. A RGI/SH 1 dispõe que os títulos das Seções, Capítulos e dos Subcapítulos têm apenas valor indicativo. Para os efeitos legais, a classificação é determinada pelos textos das posições e das Notas de Seção e de Capítulo e, desde que não sejam contrárias aos textos das referidas posições e Notas, pelas Regras seguintes (RGI/SH 2 a 5). A RGI/SH 6, por sua vez, dispõe que a classificação de mercadorias nas subposições de uma mesma posição é determinada, para os efeitos legais, pelos textos dessas subposições e pelas RGI 1 a 5, entendendo-se que apenas são comparáveis subposições do mesmo nível.

6. De acordo com a Regra Geral Complementar (RGC-NCM 1), as Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado aplicam-se, “mutatis mutandis”, para determinar, dentro de cada posição ou subposição, o item aplicável e, dentro deste último, o subitem correspondente, entendendo-se que apenas são comparáveis desdobramentos regionais (itens e subitens) do mesmo nível.

7. Citada a legislação pertinente, passa-se a analisar o correto enquadramento na NCM/TEC/Tipi da mercadoria submetida à consulta.

(3)

8. Os instrumentos e aparelhos de medida e de controle estão citados no título do Capítulo 90 da NCM/SH:

“Capítulo 90: Instrumentos e aparelhos de óptica, de fotografia, de cinematografia, de medida, de controle ou de precisão; instrumentos e aparelhos médico-cirúrgicos; suas partes e acessórios”

9. A detecção da presença de fumaça no ar ambiente é uma medida física. Desta forma, o detector de fumaça em pauta pertence à posição NCM/SH 90.27, com base na RGI nº 1. Eis o texto da posição:

“90.27 - Instrumentos e aparelhos para análises físicas ou químicas (por exemplo, polarímetros, refratômetros, espectrômetros, analisadores de gases ou de fumaça (fumos*)); instrumentos e aparelhos para ensaios de viscosidade, porosidade, dilatação, tensão superficial ou semelhantes ou para medidas calorimétricas, acústicas ou fotométricas (incluindo os indicadores de tempo de exposição); micrótomos.”

10. A posição 90.27 divide-se nas seguintes subposições de 1º nível:

9027.10 - Analisadores de gases ou de fumaça (fumos*)

9027.20 - Cromatógrafos e aparelhos de eletroforese

9027.30 - Espectrômetros, espectrofotômetros e espectrógrafos que

utilizem radiações ópticas (UV, visíveis, IV)

9027.50 - Outros aparelhos e instrumentos que utilizem radiações ópticas (UV, visíveis, IV)

9027.80 - Outros instrumentos e aparelhos

9027.90 - Micrótomos; partes e acessórios

11. Para melhor determinar o alcance do grupo de produtos abrangidos pela subposição 9027.10 (acima), convém trazer a lume as orientações das Notas Explicativas do Sistema Harmonizado - Nesh. Em seus comentários à posição 90.27, as Nesh esclarecem:

“Entre os instrumentos e aparelhos compreendidos nesta posição, podem citar-se: ...

8) Os analisadores de gases ou de fumaças (fumos*), que são utilizados para análise de

gases combustíveis ou de produtos de combustão (gases queimados) em fornos de coque, gasogênios, altos fornos, etc. e permitem dosear especialmente o ácido carbônico, o óxido carbônico, o oxigênio, o hidrogênio, o nitrogênio (azoto) ou hidrocarbonetos para uma conduta racional da fabricação. Os analisadores elétricos são utilizados em numerosas indústrias, especialmente para medir a composição dos seguintes gases: anidrido carbônico, óxido de carbono e hidrogênio, oxigênio, hidrogênio, anidrido sulfúrico, gás amoníaco. Alguns destes aparelhos operam por dosagem volumétrica dos gases queimados ou absorvidos por substâncias químicas apropriadas, tais como:

...

Em outros modelos, opera-se em função da densidade ou por condensação e destilação fracionada, ou ainda empregando os seguintes princípios:

(4)

9) Os detectores eletrônicos de fumaça (fumo*), para fornos, fornalhas, etc., especialmente aqueles em que um feixe de raios de luz (ou infravermelhos) é dirigido sobre uma célula fotoelétrica; quando o feixe atravessa a tela (ecrã*) de fumaça (fumo*), produzem-se no circuito da célula fotoelétrica, conforme a maior ou menor densidade desta fumaça (fumo*) variações de corrente que acionam um indicador graduado ou um sistema registrador e, em alguns casos, uma válvula de regulação. Estes aparelhos podem apresentar-se providos de um sistema de alarme.

...

10) Os grisúmetros e outros aparelhos para detecção de gases (CO, CO2, etc.), nas galerias de minas, túneis, canalizações, etc.” (os sublinhados não são do original)

12. Pela análise das orientações acima, é possível concluir que existe uma distinção entre os aparelhos do grupo (8) e aqueles dos grupos (9) e (10). Os aparelhos do primeiro grupo analisam o gás e são capazes de determinar a sua composição, enquanto que os aparelhos dos últimos 2 grupos apenas detectam a presença e a quantidade de um gás. Daí decorre que os primeiros designam-se analisadores e os últimos designam-se detectores.

13. O detector de fumaça objeto do presente processo é idêntico aos aparelhos descritos no grupo (9) das Nesh. Ele detecta a presença e a quantidade de fumaça mas não é capaz de indicar o tipo e teor das substâncias que a compõem, motivo pelo qual, para os efeitos de classificação na NCM/SH, ele não deve ser considerado um “analisador de gases ou de fumaças”. Portanto, o detector de fumaça não se enquadra na subposição de 1º nível 9027.10 e, por utilizar raios infravermelhos (IV), inclui-se na subposição de 1º nível 9027.50, com fundamento na RGI 6. Esta subposição desmembra-se nos itens abaixo:

9027.50.10 Colorímetros 9027.50.20 Fotômetros 9027.50.30 Refratômetros 9027.50.40 Sacarímetros 9027.50.50 Citômetro de fluxo 9027.50.90 Outros

14. Como não se identifica com os 5 primeiros itens, ele pertence ao item 9027.50.90, com base na RGC 1 e, assim, no código NCM 9027.50.90.

Conclusão

Com base nas Regras Gerais para Interpretação do Sistema Harmonizado RGI 1 (texto da posição 90.27) e RGI 6 (texto da subposição 9027.50), na RGC 1 (texto do item 9027.50.90), da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), constante da TEC, aprovada pela Resolução Camex nº 125/2016, e da Tipi, aprovada pelo Decreto nº 8.950/2016, e nas Nesh, aprovadas pelo Decreto nº 435/1992 e atualizadas pela IN RFB nº 1.788/2018, e alterações posteriores, o detector de fumaça em ambientes, que opera por meio de raios

infravermelhos, classifica-se no código NCM 9027.50.90.

(5)

Aprovada a Solução de Consulta pela 1ª Turma, constituída pela Portaria RFB nº 1.921/2017, na sessão de 18 de outubro de 2018. Divulgue-se e publique-se nos termos do art. 28 da Instrução Normativa RFB nº 1.464/2014.

Remeta-se o presente processo à unidade de origem, para ciência ao interessado e demais providências cabíveis.

(assinado digitalmente)

IVANA SANTOS MAYER

Auditora-Fiscal da RFB Membro da 1ª Turma

(assinado digitalmente)

MARLI GOMES BARBOSA

Auditora-Fiscal da RFB Membro da 1ª Turma

(assinado digitalmente)

SÍLVIA DE BRITO OLIVEIRA

Auditora-Fiscal da RFB Membro da 1ª Turma

(assinado digitalmente)

NEY CAMARA DE CASTRO

Auditor-Fiscal da RFB Relator – 1ª Turma

(assinado digitalmente)

ÁLVARO A. DE VASCONCELOS LEITE RIBEIRO

Auditor-Fiscal da RFB Presidente da 1ª Turma

Referências

Documentos relacionados

Contudo, os resultados da pesquisa estimou a prevalência de Transtorno Mental Comum e des- creveu características relevantes das pessoas que apresentaram escore ≥ a 7 para

Análise dos impactos socioambientais provocados pela construção das barragens Delmiro Gouveia e Apolônio Sales à população ribeirinha dos municípios de Glória e

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

ARQUITECTURA PAISAGISTA, BIOLOGIA, BIOQUÍMICA, CIÊNCIA ALIMENTAR, CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, CIÊNCIAS DO AMBIENTE, CIÊNCIAS DO DESPORTO, COMUNICAÇÃO E MULTIMÉDIA,

Se a perda auditiva na audiometria sequencial em comparação com a audiometria de referência (normal ou alterada) sugerir desencadeamento ou agravamento, o empregado deve

ii. As despesas de transporte numa eventual transferência da Pessoa Segura para outro centro hospitalar mais apropriado ou até ao seu domicílio em Portugal. b) O Serviço

OLD Complete EXPRESS PROPERTIES PVT EXPRESS PROPERTIES OLD Complete Gaur Group GAURSONS INDIA LTD OLD Complete HIMALAYA RESIDENCY PVT HIMALAYA RESIDENCY OLD Complete VIPUL

Para Jacques Verger, em seu livro, Cultura, ensino e sociedade no Ocidente, não houve no século XIV uma crise no campo do conhecimento, foi muito mais uma mutação, uma