• Nenhum resultado encontrado

segundo domingo de dezembro, comemoramos o Dia da Bíblia, um dia de gratidão pelo acesso que podemos ter à Palavra de

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "segundo domingo de dezembro, comemoramos o Dia da Bíblia, um dia de gratidão pelo acesso que podemos ter à Palavra de"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

anos

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Cordeiro de Deus

No

segundo domingo de dezembro, comemoramos o Dia da Bíblia, um dia de gratidão pelo acesso que podemos ter à Palavra de Deus, pela qual somos alimentados, fortalecidos e capacitados. É também uma rica oportunidade para testemunharmos o poder que há nas Escrituras.

Simultaneamente, estamos no tempo de Advento, um tempo de expectati-va e preparo para celebramos mais um Natal, rememorando o nascimen-to do Salvador e nascimen-todos os efeinascimen-tos concrenascimen-tos que tal fanascimen-to gera em nossas vi-das. O Dia da Bíblia e o Advento têm a mesma intenção: sinalizar a esperan-ça no nome de Jesus.

Vivemos também em nossa igreja um tempo de resgate da visão bíblica e cristã do discipulado, em que cada um de nós traz a consciência de que so-mos discípulos(as) de Jesus, chamados para fazer outros(as) discípulos(as) para Ele. Somando todos esses fatores, podemos perguntar: estamos anun-ciando a Palavra de Deus e dizendo que há esperança quando caminhamos lado a lado com Jesus nosso Mestre? É muito importante ressaltar que não estamos tratando especifi camente de fazer uma pregação, mas de viver a Pa-lavra, mesmo sem usar palavras!

Uma das imagens associadas a Jesus é a do cordeiro que é sacrifi cado. O prenúncio de Isaías nos diz o seguinte: “Ele foi oprimido e humilhado, mas não abriu a boca; como cordeiro foi levado ao matadouro; e, como ovelha mu-da perante os seus tosquiadores, ele não abriu a boca” (Is 53.7). João Batis-ta confi rma que Jesus era o Cordeiro de Deus: “No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!” (Jo 1.29).

A profecia e a testifi -cação se concretiza-ram na vida de Jesus: “E de muitos modos o interrogava; Jesus, porém, nada lhe res-pondia.” (Lc 23.9). O grande destaque que fazemos destes textos é que o Cordeiro

BOLETIM INFORMATIVO | ANO X | Nº 495 | 8 DE DEZEMBRO DE 2013

(2)

de Deus foi moído e nada respondia a esse respeito. E o que isso tem a ver com Dia da Bíblia, Advento e discipulado? Tudo! Muitas vezes fi camos ansio-sos e amedrontados diante do desafi o de pregar a Palavra. Contudo, vemos que Jesus, no momento mais culminante da Sua vida, não abriu a boca. Isso porque suas atitudes falavam tudo.

Neste tempo de Advento, somos chamados a discipular testemunhando nos-sa fé em Jesus com atitudes práticas. E isso não requer necesnos-sariamente o uso de palavras. Uma postura coerente com o Evangelho será capaz de sinali-zar que Jesus nasceu para nós e pode nascer no coração de quem necessita de esperança. Não precisamos fi car ansiosos para falar nem tampouco temer se conseguiremos dizer alguma coisa. Viver o Evangelho será o sufi ciente.

Que o Espírito Santo de Deus nos direcione e nos capacite para sermos instrumentos da Sua cura e libertação. Anun-cie, proclame, testemunhe a Bíblia mesmo sem abrir a bo-ca, como um discípulo que sabe que Jesus já veio e conti-nuará a nos visitar todos os dias.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

Um grama de ação vale mais do que uma tonelada de teoria.

Friedrich Engels, teórico alemão (1820-1895)

História

A origem do Dia da Bíblia

Neste domingo, os evangélicos de vá-rias partes do mundo comemoram o Dia da Bíblia. A data surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o bispo an-glicano Thomas Cranmer incluiu na primeira edição do “Livro da Oração Comum”, do rei Eduardo VI, um dia especial para que a população inter-cedesse em favor da leitura do Livro

Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento – celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo do-mingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia.

No Brasil, a data passou a ser celebrada a partir de 1850, com a chegada, da Europa e dos Estados Unidos, dos primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus.

Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que os fi éis se manifestassem publicamente. Na década de 1880, sobretudo com a chegada de imigrantes protestantes, no-tadamente os luteranos alemães, essa liberdade foi crescendo e o movimento evangélico começou a se popularizar, juntamente com o Dia da Bíblia.

(3)

Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em junho de 1948. Em dezembro daquele ano, houve uma das primeiras manifestações públicas sobre o Dia da Bíblia, junto ao Monumento do Ipiranga, em São Paulo.

Graças ao trabalho de divulgação das Sagradas Escrituras pela SBB, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. E, desde 19 de dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a cele-bração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e se diversificaram. Cultos especiais, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, a distri-buição maciça de exemplares e até a construção de monumentos à Bíblia são algumas das formas que os cristãos encontraram para agradecer a Deus por esse alimento essencial à vida.

Almeida: a Bíblia em português

Os mais antigos registros de tradução de trechos da Bíblia para o português datam do final do século XV. Mas centenas de anos se passaram até que a primeira versão completa estivesse disponível, em três volumes, em 1753. Era a nossa muito conhecida tradução de João Ferreira de Almeida, cuja pri-meira impressão num único volume só ocorreria em 1819, em Londres. De origem católica, Almeida nasceu em Portugal, em 1628, mas emigrou muito cedo para a Holanda e depois para territórios holandeses na Ásia, on-de se converteu à Igreja Reformada Holanon-desa. Conta-se que sua conversão se deu aos 14 anos de idade, depois de ter lido um panfleto em espanhol que punha em discussão algumas das doutrinas e conceitos católicos, incluindo a utilização, nos ofícios religiosos, de línguas incompreensíveis para o povo co-mum, como o latim.

Esse foi um dos estímulos para que Almeida, ainda tão jovem, começasse a traduzir trechos dos Evangelhos do castelhano para o português. Era o início de um trabalho a que dedicaria toda a sua vida, dividindo-o com suas fun-ções de pastor e missionário entre populafun-ções de língua portuguesa na Ásia. O que pouca gente sabe é que ele não conseguiu concluir sua obra. Já ti-nha terminado a versão do Novo Testamento, publicado pela primeira vez em 1681, e se dedicava a traduzir o Antigo, quando morreu, em outubro de 1691. Nessa ocasião, ele havia chegado até Ezequiel 48:21, cerca de 90% do An-tigo Testamento. O restante da tradução foi concluído em 1694, sob a super-visão do pastor holandês Jacobus op den Akker.

É minha fé na Bíblia que me serviu de guia em minha vida moral e literária. Quanto mais a civilização avance, mais será empregada a Bíblia.

(4)

Reflexão

Leve e momentânea!

“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos; levando sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a sua vida se manifeste em nosso corpo” (2 Co 4:8-10).

Às vezes nos custa crer que existem palavras na Bíblia que se encaixam tão perfeitamente naquilo que esta-mos passando, não é mesmo? O tex-to que abre este artigo é uma palavra que considero das mais atuais e de uma aplicação incalculável em mui-tas vidas nos dias de hoje. A princí-pio, podemos até não apreciá-la mui-to, pelo seu teor, mas, como cristãos, não podemos ignorá-la jamais. O apóstolo Paulo comenta que a nossa tribulação, aliás, a nossa “leve e mo-mentânea” tribulação, “produz para nós eterno peso de glória” (2 Co 4:17). Isso significa que a tribulação pela qual

podemos estar passando nem de longe se compara à glória que Deus tem pre-parado para nós. Portanto, não desanimemos nem tampouco nos angustiemos. Visto que somos perseguidos, temos de andar pela fé, e não pelo que ve-mos; afinal, jamais estaremos desamparados. Jesus disse que estará conos-co todos os dias, até a conos-consumação dos séculos, e é pela fé que conos- constata-mos Sua maravilhosa presença em nossas vidas. Sem fé é impossível agra-dar a Deus. (Hb 11:6).

Agora, quem disse que não podemos ficar abatidos? É evidente que pode-mos. Mas não destruídos. O estar destruído significa anular a ação da graça de Deus em nós, por nós e para nós.

“Não temas porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu [tu és

mi-nha]. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando passares

pe-los rios, eles não te submergirão; quando, pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”. É preciso tomar essa palavra e torná-la viva e eficaz na própria vida.

Como pegar uma palavra como essa e simplesmente desconsiderar todo o potencial de cura e libertação que ela trás? Ou cremos na totalidade e na am-plitude da Palavra ou teremos sérios problemas.

Observemos o seguinte texto: “As mulheres receberam pela ressurreição os seus mortos; uns foram torturados, não aceitando o seu livramento, para al-cançarem uma melhor ressurreição; e outros experimentaram escárnios e

Paulo escreve sobre como encarar as tribulações

(5)

açoites, e até cadeias e prisões. Foram apedrejados, serrados, tentados, mortos ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, desamparados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), er-rantes pelos desertos, e montes, e pelas covas e cavernas da terra. E todos estes, embora tendo recebido bom testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados”. (Hb 11:35-40).

Nossa leve e momentânea tribulação está produzindo um eterno peso de gló-ria em nós, por nós e para nós, pois Deus não precisa que Lhe acrescentem glória, mas apenas que seja glorificado.

Por Vilson Ferro Martins (www.vozdotrono.com.br)

Avisos

Programação de fim de ano

15/12 (dom.) Cantata de Natal das crianças, às 19h00;

21/12 (sáb.) Celebração Regional de Natal, às 16h00, na Catedral Metodista de São Paulo, com a participação do nosso Coral;

22/12 (dom.) Festa de Natal em Santana, às 9h00;

22/12 (dom.) Cantata de Natal do Coral, às 19h00, com o tema “A Verdadeira Razão do Natal: Jesus Salva!”;

24/12 (terça) Culto de Natal, às 20h00;

31/12 (terça) Culto de Fim de Ano, às 21h30.

Aniversariantes

10/12 João Vítor de Camargo;

11/12 Valentina N. Pozzi Moreno Lima;

12/12 Almir José Melo de Oliveira,

Letícia de Oliveira Belloni e Lucas Spedo Laguna;

14/12 Marcelo Perazza

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos: • Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Antônio Rocha (tio da Pra. Laura), da

Cé-lia, do Sr. Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), do Sr. Jarbas (pai da Helô), do Sr. Joaquim (pai da Thaís), da D. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Lourdes de Brito, da D. Maria da Penha, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da Síl-via, da D. Tereza (sogra da Maria José) e da D. Zilda (avó da Helô); • Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba e pelos seminaristas

Edmilson e Michelly;

• Pelos Pequenos Grupos e seus líderes; • Pelos alvos dos PGs;

(6)

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Tel: 3977-0571 Pastor: Tiago Valentin tivalentin@hotmail.com Pastora: Laura Valentin lauraprfcosta@hotmail.com

Igreja Metodista em

Santana de Parnaíba (Congregação) Rua Alberto Frediany, 853

Santana de Parnaíba - SP Seminaristas:

Edmilson Oliveira e Michelly Oliveira Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Salvador, capaz de transformar vidas e realidades.

Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

www.metodistaitaberaba.com.br www.facebook.com/ igrejametodista.itaberaba

I g r e j a M e t o d i s t a e m

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja; • Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja; • Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região. Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (8/12) PRÓX. DOMINGO (15/12)

MINISTÉRIO DE CONSOLIDAÇÃO Andréa/Mariana/Renan Aline/Manoel/Andréa

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

INTERCESSÃO Emerson/Fernanda Roberto/Tiago

GUARDADOR DOS CARROS Tiago Marcel

MINISTÉRIO INFANTIL Ensaios para o Natal Cantata de Natal

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Bel Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Beth Pr. Tiago/Pra. Laura

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.

Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ou www.livestream.com/metodistaitaberaba

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABA

Coordenação: Pr. Tiago Valentin Edição: Benjamin Gonçalves Projeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa Valentin Coordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª FEIRA 3ª, 4ª e 5ª FEIRA 6ª FEIRA DOMINGO

Tarde de Oração 16h30 Encontros dos Pgs Culto de Libertação 20h Esc. Dominical - 9h Culto Solene - 19h

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h00 – 12hTiago

Dia Folga Pr. Tiago Pra. Laura

8h00 – 12h

Tiago - - Laura e Tiago9h

Tarde 14h – 17h30Tiago 14h – 17h30Tiago 14h – 17h30Tiago 14h – 17h30Tiago Laura e Tiago14h -Noite Tiago20h Laura e Tiago20h Laura e Tiago20h Laura e Tiago20h Tiago20h Laura e Tiago19h

Referências

Documentos relacionados

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

- Se o estagiário, ou alguém com contacto direto, tiver sintomas sugestivos de infeção respiratória (febre, tosse, expetoração e/ou falta de ar) NÃO DEVE frequentar

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

O processo de gerenciamento da capacidade foi desenhado para assegurar que a capacidade da infraestrutura de TI esteja alinhada com as necessidades do negócio. O

Com base nos resultados da pesquisa referente à questão sobre a internacionalização de processos de negócios habilitados pela TI com o apoio do BPM para a geração de ganhos para