• Nenhum resultado encontrado

Identificação. Projeto Alan Peres Ferraz de Melo 2018

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Identificação. Projeto Alan Peres Ferraz de Melo 2018"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Projeto de Extensão Universitária Página 1

Identificação

Projeto Coordenador: Alan Peres Ferraz de Melo

2018 Ano Base:

Modalidade: Projeto de Extensão Universitária - Difusão de conhecimentos Reciclando os saberes e conhecendo a Anatomia

Título

Recycling Knowledge and Knowing Anatomy Título em Inglês:

Faculdade de Engenharia do Câmpus de Ilha Solteira - FEIS Unidade

Departamento de Biologia e Zootecnia Departamento:

Escola Estadual de Tempo Integral "Coronel Francisco Schmidt", município de Pereira Barreto/SP

Instituições parceiras:

04/05/2018 à 31/12/2018 Período previsto:

Telefone(s) para contato: (18) 37431975 alan.melo@unesp.br E-mail para contato:

Locais de realização das atividades

Área Educação Área temática: Palavras Chave Palavra-chave 1: educação Palavra-chave 2: reciclagem anatomia Palavra-chave 3:

Escola Estadual de Tempo Integral "Coronel FranciscoSchimdt"

Local: Classificação: Escolas da rede pública de

ensino básico Rua Cyro Maia,, 2230

Endereço: Complemento:

(2)

Projeto

Resumo:

A forma como a sociedade se relaciona com o meio ambiente esta diretamente ligada à qualidade de vida. Dessa forma, é função da escola relacionar de forma transversal por meio de ações reflexivas e práticas como a reutilização de materiais. Neste contexto, o ensino da Anatomia Humana e Comparativa precisa ser repensado a fim de corresponder às expectativas deste novo e atual momento. Na tentativa de apresentar alternativas de solução, implantamos um projeto de extensão da UNESP no ensina de Anatomia Humana e Comparativa, promovendo uma integração das relações entre corpo humano e meio ambiente. Nele, os participantes desenvolveram atividades interdisciplinares de pesquisa-ação com o emprego de diferentes métodos de ensino-aprendizagem dialogados, com alunos do ensino fundamental de uma escola pública.

Introdução e fundamentação teórica:

A constante evolução da tecnologia educacional faz emergir a necessidade de apreensão, clarificação e possíveis adaptações dos métodos de ensino-aprendizagem. Para tanto, acredita-se haver possibilidade de modificações das práticas pedagógicas, visto que as mudanças já estão inseridas no dia a dia dos estudantes. Com a oportunidade singular de analisar o processo ensino-aprendizagem da ciência Anatomia Humana e Comparativa, visto que o projeto de extensão é um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, viabilizando a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade, tem-se a oportunidade de um programa de ensino reflexivo e crítico, voltado à uma nova forma de aprender Anatomia, juntamente relacionadas com as questões ambientais. O ensino de Ciências e Biologia abrangem diversos conteúdos, entre eles o funcionamento do corpo humano, que é de extrema importância, pois segundo Oliveira (2011) o ensino do corpo humano é fundamental na formação do aluno, visto que é de suma importância se conhecer e compreender a complexidade do seu próprio organismo. Já nos últimos tempos a Educação Ambiental deixou de ser uma preocupação de poucos e passou a ser uma abordagem dirigida a toda a sociedade, pois toda a população é afetada pelas consequências do desequilibro ambiental. Os problemas ambientais tornaram-se uma questão global, também por tentar levar a toda população uma consciência crítica sobre a conservação e melhorias do planeta por meio de um processo pedagógico participativo, que busca soluções para tentar amenizar os problemas ambientais e promover o desenvolvimento de habilidades, a formação de atitudes de uma conduta ética e condizente ao exercício da cidadania e conservação do meio ambiente (MACHADO, 2007). O Projeto vislumbra promover interações entre o ensino das Anatomias Humana e Comparativa juntamente com a Educação Ambiental a fim de corresponder às expectativas de um novo contexto educacional acreditando que um dos principais objetivos do ensino é lutar contra a artificialidade da escola e aproximá-la da realidade da vida. É preciso, cada vez mais, orientar procedimentos e conferir motivação, permitindo que o estudante participe de maneira responsável do seu processo de aprendizagem.

Objetivos:

Utilização de peças anatômicas didáticas a fim de desenvolver modelos, reutilizando matérias recicláveis propiciando o inter-relacionamento da anatomia com a conscientização ambiental.

Metodologia:

A atividade das Oficinas de reciclagem serão inseridas nas aulas da disciplina eletiva "Anatomia em foco", que já está sendo ministrada na referida Escola desde 2015. Estamos a cada semestre desenvolvendo habilidade de conhecimento anatômico com os alunos, por meio de Projeto de Extensão (2015) e Cursos de Extensão (2016 e 2017). Durante o ano de 2017 houve reuniões com a Direção da Escola e a Coordenação da proposta do Projeto de Extensão, com objetivo de padronização da metodologia das oficinas de reciclagem e conteúdos anatômicos. Haverá uma integração entre os conteúdos propostos, uma vez que serão demonstrados conteúdos em vídeos e apresentação de peças anatômicas. Após a capacitação dos alunos eles levarão materiais recicláveis que serão utilizados nas oficinas. Nas oficinas os alunos desenvolverão modelos anatômicos com materiais recicláveis, a fim de associar o que viram na confecção de moldes recicláveis. Será efetuado avaliação dos alunos, por meio de apresentação dos moldes recicláveis e questionário simples. Haverá cobrança de presença nas atividades, uma vez que serão divididos em grupo e todos serão convidados a participar.

Resultados esperados, forma de avaliação e indicadores:

Promover a confecção de materiais didáticos de maneira responsável e coletiva, levando-os a se conscientizarem sobre a importância da reciclagem e do uso dos materiais desenvolvidos no aprendizado complementar. Haverá cobrança de presença e as notas da disciplina eletiva será confeccionada por meio das apresentações nas Culminâncias e avaliação escrita do aprendizado dos alunos quanto ao conteúdo absorvido. As etapas poderão ser acompanhadas por meio de avaliações que serão efetuadas a cada molde desenvolvido pelo grupo, alem das avaliações que serão aplicadas pela disciplina semestralmente.

Referências bibliográficas:

BORDENAVE, JD. Estratégias de ensino-aprendizagem. 28ªed. Rio de Janeiro: Vozes; 2007. BORGES, L.P. C; FONTOURA, H. A, Diálogos entre a escola de educação básica e a universidade: a circularidade de saberes na formação docente. Intermeio: revista do programa de pós-graduação em Educação, Campo Grande,

(3)

Cronograma

Atividade Meses/Ano

Apresentação de vídeos e apresentação de peças anatômicas do Aparelho Locomotor. Haverá oficinas de reciclagem

- Maio/2018

Apresentação de vídeos e apresentação de peças anatômicas do Sistema Nervoso. Haverá oficinas de reciclagem

- Junho/2018

Apresentação de vídeos e apresentação de peças anatômicas do Aparelho Circulatório. Haverá oficinas de reciclagem

- Agosto/2018

Apresentação de vídeos e apresentação de peças anatômicas do Aparelho Respiratório. Haverá oficinas de reciclagem

- Setembro/2018

Apresentação de vídeos e apresentação de peças anatômicas do Aparelho Excreto. Haverá oficinas de reciclagem

- Outubro/2018

Apresentação de vídeos e apresentação de peças anatômicas do Aparelho Urinário. Haverá oficinas de reciclagem

- Novembro/2018

Preparativo para a ulminância e finalização dos trabalhos com avaliação de todas as etapas

- Dezembro/2018

Avaliação do trabalho já executado e programação para a próxima etapa

- Julho/2018

2010. MACHADO, Júlia Teixeira. Um estudo da Educação Ambiental nas escolas do Ensino Fundamental nomunicípio de Piracicaba /SP. Universidade de São Paulo, 2007. OLIVEIRA, P. T. S. Abordagens dos professores de Ciências no 8° Ano do ensino fundamental em escolas estaduais de Planaltina Goiás. Universidade de Brasília, 2011. PROEX, PRÓ- REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA, Manual Dinâmico para Elaboração de Pospostas de PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA E INICIAÇÃO À EXTENSÃO UNIVERSITARIA. UNESP, São Paulo, 2017 /unesp.br/portal#!/proex/projetos-de-extensao/manual-dinamico/> SCHMITZ, E. Fundamentos da Didática. 7.ed. São Leopoldo:UNISINOS,1993.

(4)

Equipe - Resumo

Iniciação à Extensão Universitária - Estudante(s) de Graduação

Nome Curso

Ariele Beatriz Bomfim Ramos Ciências Biológicas

Colaboradores

Nome Categoria

Rosangela Felipe Rodrigues Docente

Elisangela Medeiros Melo de Lima Técnico(a)-Administrativo(a)

(5)

Iniciação à Extensão Universitária - Estudante(s) de Graduação

Nome: Ariele Beatriz Bomfim Ramos Ciências Biológicas

Curso:

Importância das atividades para a formação do(a) estudante:

Aluna do Curso de Ciências Biológicas e será capacitada para a docência e ampiente de sala de aula

Atividades realizadas junto ao público Meses/Ano

Auxíçio na apresentação das peças anatômicas do Aparelho Locomotor - Maio/2018

Auxílio na apresentação das peças anatômicas do Sistema Nervoso e nas Oficinas de reciclagem

- Junho/2018

Auxíçio na apresentação das peças anatômicas do Aparelho Circulatório e moderador nas oficinasor

- Agosto/2018

Auxíçio na apresentação das peças anatômicas do Aparelho Respiratório eauxiliará nas Oficinas

- Setembro/2018

Auxíçio na apresentação das peças anatômicas do Aparelho excretor e auxiliará nas Oficinas

- Outubro/2018

Auxíçio na apresentação das peças anatômicas do Aparelho Urinário e Genital e auxiliará nas Oficina

- Novembro/2018

Finalização das peças nas Oficinas para apresentação na Culminância - Dezembro/2018

Atividades preparatórias e de avaliação (sem interação com o público)

Meses/Ano Haverá reunião para avaliação das atividades desenvolvidas com a

equipe

- Julho/2018

Finalização com a Equipe e avaliação dos trabalhos - Dezembro/2018

Forma de acompanhamento do(a) estudante e interação com a equipe:

O bolsista será cobrado quanto a presença nas atividades das Oficinas, apresentação das peças anatômicas e confecção de peças anatômicas para serem apresentadas.

(6)

Participantes

Nome: Alan Peres Ferraz de Melo Docente

Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Biologia e Zootecnia MEDICINA VETERINÁRIA

Área de formação:

Função: Coordenador

Anatomia Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 4

Atividade prevista: Coordenação Geral e moderador dos módulos e Oficinas Observação:

Escolaridade: Doutorado

Nome: Rosangela Felipe Rodrigues Docente

Tipo:

Faculdade de Medicina Veterinária - Câmpus de Araçatuba Unidade:

Departamento: Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal CIENCIAS

Área de formação:

Função: Colaborador

Anatomia Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista: Apoiará as ações de reciclagem efetuando os modelos dos moldes das Oficinas Observação:

Escolaridade: Pós-Doutorado

Nome: Elisangela Medeiros Melo de Lima Técnico(a)-Administrativo(a) Tipo:

Faculdade de Engenharia - Câmpus de Ilha Solteira Unidade:

Departamento: Departamento de Biologia e Zootecnia Área de formação:

Função: Colaborador

Apoio acadêmico Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 2

Atividade prevista: Efetuará as peças anatômicas para serem apresentadas Observação:

(7)

Nome: Jair Batista Moreira Externo

Tipo:

Função: Colaborador

Professor de Ciências na Escola Estadual Coronel Francisco Schmidt Área de atuação:

Carga horária semanal prevista: 5

Atividade prevista: Professro na Escola pela disciplina Eletiva Anatomia em Foco, onde se apoiará o projeto Observação:

(8)

Público

Quantidade Característica 1 Característica 2 Característica 3

(9)

Orçamento - Detalhado

2 x R$ 60,00 = R$ 120,00 Forma:

pistola de cola quente bivolte Material de consumo

Receita PROEX Tipo:

Será utilizado na colagem nas Oficinas Descrição: Observação: Previsto: 1 x R$ 160,00 = R$ 160,00 Forma: rotulador etiquetador Material de consumo Receita PROEX Tipo:

Será utilizado para identificação do material produzido nas Oficinas Descrição:

Observação:

Previsto:

3 x R$ 45,00 = R$ 135,00 Forma:

refil para rotulador etiquetador Material de consumo

Receita PROEX Tipo:

Refil para rotulador Descrição:

Observação:

(10)

Tramitação Local

Anuência do Departamento

A proposta obteve a anuência do Conselho do Departamento/Conselho Deliberativo para encaminhamento ao processo de avaliação? Sim

em: 26/03/2018

Avaliação da CPEU

Questão Comentário Pontuação

Fase 2 - Critérios de Pontuação do Projeto de Extensão Universitária

1 - Avaliação quanto ao atendimento aos princípios extensionistas, considerando: a ) a r e l e v â n c i a e i m p a c t o s o c i a i s e s u a contribuição para alteração da realidade social; b) a articulação da proposta às prioridades locais, regionais e/ou nacional e sua formulação a partir de consulta e interlocução junto ao público-alvo; c) indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão universitária;

d) o impacto da relação externa na contribuição para reformulações de concepções e práticas curriculares da Universidade;

e) atendimento ao escopo da modalidade escolhida.

8.00 Trata-se de projeto que se enquadra em

atividade extensionista. Uma vez que o conhecimento do coordenador e sua equipe trará sentido e ampliará o conhecimento teórico.

Não há relato de quantas classes/salas estarão envolvidas no projeto.

2 - Avaliação do Plano Individual de Atividades e da contribuição do projeto p a r a a f o r m a ç ã o d o ( a ) e s t u d a n t e , c o n s i d e r a n d o :

a) a contribuição para a formação integral do(a) estudante, por meio da imprescindível interação efetiva e ativa com a sociedade, vivenciando aspectos sociais, econômicos e humanísticos; b) o Plano Individual de Atividades, conforme diretrizes do Artigo 1º do Regimento Geral de Extensão Universitária (Resolução Unesp nº 11 de 02 de fevereiro de 2012);

9.00 O estudante participante é um futuro

professor que estará sendo capacitado pelo professor titular da disciplina enquanto membro da equipe. A carga horária e a participação estão coerentes com esta formação.

Resposta Questão

Fase 1 - Enquadramento da proposta como Projeto de Extensão Universitária

1) A proposta apresenta um conjunto de ações contínuas e sistematizadas de caráter educativo, cultural, político, científico ou tecnológico, desenvolvidas junto a outros setores da sociedade?

Sim

2) A proposta articula o ensino ou a pesquisa com demandas da sociedade?

Sim

3) A proposta contempla a participação ativa de estudantes de graduação na integração com a sociedade, visando a formação integral dos(as) estudante(s)?

Sim

4) A proposta situa-se na(s) área(s) de atuação acadêmica dos(as) proponente(s)?

Sim

5) A proposta diferencia-se de outros formatos de ações extensionistas como: cursos, eventos, prestação de serviços e publicações?

(11)

Questão Comentário Pontuação Fase 2 - Critérios de Pontuação do Projeto de Extensão Universitária

c) a coerência entre a efetiva participação do(a) estudante junto ao público e a carga horária dedicada ao projeto.

3 - Avaliação dos elementos textuais do projeto, sua coerência e exequibilidade, considerando:

a) a proposta de indicadores claros para avaliação dos resultados no período proposto; b) a compatibilidade dos objetivos com o horizonte temporal contemplado neste edital; c) a coerência entre objetivos, fundamentação teórica e metodologia;

d) o nível de exequibilidade;

e) as formas de acompanhamento da execução das ações;

f) a adequação do cronograma; g) a clareza e apresentação do texto.

6.50 É exequível tendo em vista que já é realizado

desde 2015.Não há relato sobre a atuação do professor responsável, nem o processo de formação deste professor. O quanto ele se tornará independente e auto suficiente após sua participação no projeto. Não foi relatado como as ações serão avaliadas.

4 - Avaliação da equipe, considerando:

a) a inserção e vinculação do projeto à área do fazer acadêmico da equipe, com articulação entre ensino, pesquisa e extensão universitária, em especial do(a) coordenador(a) do projeto; b ) a p r e f e r ê n c i a e m s e r u m a e q u i p e i n t e r d i s c i p l i n a r , m u l t i d i s c i p l i n a r e multiprofissional, bem como possuir diversidade em sua constituição (graduando(a), pósg r a d u a n d o ( a ) , s e r v i d o r ( a ) t é c n i c o ( a ) -administrativo(a)), levando em consideração as características do projeto e da Unidade/Câmpus.

9.00 O Coordenador, o professor da escola

parceira e o estudante (bolsista) possuem a qualificação necessária. Há parceria com outras Instituições que fornecerão as peças anatômicas.

5 - Avaliação do orçamento, considerando: a) a coerência das solicitações no uso eficaz e exclusivo para desenvolvimento do projeto; b) a dimensão das atividades programadas e número de bolsas solicitadas;

c) a exequibilidade do projeto diante do orçamento apresentado.

10.00 Orçamento mínimo e muito compatível com

as necessidades.

(12)

Tramites

Data de Início Data de Conclusão Ação do Tramite 21/03/2018 20:19:09 21/03/2018 20:19:29 Projeto Cadastrado

21/03/2018 20:19:29 26/03/2018 19:13:01 Manifestação do Departamento (Anuência) 26/03/2018 19:13:01 28/03/2018 08:47:49 Nomear relator CPEU

28/03/2018 08:47:49 06/04/2018 10:24:19 Parecer relator CPEU

Referências

Documentos relacionados

Como com outros agentes serotonérgicos, a síndrome da serotonina, uma condição de risco de vida, pode ocorrer durante o tratamento com a venlafaxina,

PREGÃO PRESENCIAL Nº 007/2021 - TERMO DE ADJUDICAÇÃO - OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA CONTRATAÇÃO/AQUISIÇÃO FUTURA E PARCELADA DE SERVIÇO DE HOSPEDAGEM E FORNECIMENTO DE

Neste item será analisado, de forma detalhada, se a empresa possui uma Política com critérios socioambientais para a seleção e avaliação de seus fornecedores,

Sua proposta é permitir ao aluno uma grande imersão cinematográfica, na medida em que sua programação envolve duas etapas: a “Etapa Fazer”, que culmina com

Ocorre que, por outro lado, se, tanto a classificação empregada  pelo importador,  quanto  definida pela  autoridade  autuante  não  estiver  sujeita 

1º da Portaria 313/10 do DENATRAN (alterada pela 229/16), ao veículo ou combinação de veículos utilizados no transporte de car- gas líquidas e gasosas a granel, licenciados

Neste sentido, aceitar a demanda do Comitê de Acessibilidade da UFSC por laudos médicos e informações sobre a “interdição” para sustentar a pertinência da

3(? um terceiro grau, que é um ato tático ao segundo grau, pelo qual a consciência reflexionante se torna posicional de si. Assim, já podemos prever os rumos da argumentação. 0