• Nenhum resultado encontrado

3. DAS ESPECIFICAÇÕES E COBERTURA DOS SERVIÇOS 3.1. Dos Serviços de Assistência à Saúde

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3. DAS ESPECIFICAÇÕES E COBERTURA DOS SERVIÇOS 3.1. Dos Serviços de Assistência à Saúde"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

1. DA JUSTIFICATIVA

1.1 A contratação pretendida para o lote 01 se justifica pela finalização da vigência contratual com a operadora de plano de saúde e na medida em que o benefício visa proporcionar segurança e tranquilidade aos Servidores ativos do CREMEGO e seus dependentes e agregados, já que o acesso à saúde, ainda que seja garantia constitucional, não se traduz dessa forma na realidade do País e encontra amparo, nos editais dos concursos público realizados pelo CREMEGO, na Instrução Normativa CREMEGO-001/2017, relativa à salários e benefícios e no Regulamento de Pessoal.

1.2 A contratação pretendida para o lote 02 se justifica pela aproximação da finalização da vigência contratual com a atual prestadora de serviço e na medida que a elaboração e implantação de PPRA e PCMSO é necessária para se garantir a saúde do trabalhador além de ser obrigatória conforme legislação trabalhista.

LOTE 01

2. DO OBJETO

2.1 A presente referência tem por objetivo a definição do perfil assistencial e normatização do plano de saúde dos Servidores do Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás-CREMEGO, lotados na Sede em Goiânia-Goiás e nas Delegacias Regionais localizadas nas cidades de: Anápolis, Ceres, Formosa, Itumbiara, Luziânia e Rio Verde, e em outras cidades quando em deslocamento, para seus dependentes e agregados, inscritos dentro das modalidades definidas na Minuta de Contrato - Anexo III.

3. DAS ESPECIFICAÇÕES E COBERTURA DOS SERVIÇOS

3.1. Dos Serviços de Assistência à Saúde

3.1.1. Os serviços de assistência à saúde a serem prestados aos beneficiários do plano de saúde do CREMEGO por operadora de plano ou seguro de saúde, em Goiânia-Goiás, demais municípios circunvizinhos e as demais localidades relacionadas no item 7.1.3 do EDITAL. 3.1.1.1 Será equivalente ao perfil do plano denominado “AMBULATORIAL E HOSPITALAR COM OBSTÉTRICIA” SEM co-participação. Devendo ainda obedecer às exigências da Lei 9.656/98 e do Rol de Procedimentos Médicos atualizados pela Resolução Normativa RN nº 428/2017 da ANS, devendo ser permanentemente atualizada pelas Resoluções Normativas editadas pela ANS durante a vigência do contrato, bem como às demais normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar e do Conselho de Saúde Suplementar do Ministério da Saúde, e cobrirão todos os procedimentos ambulatoriais, hospitalares com obstetrícia, diagnóstico e terapia, previstos pelas normas em vigor, abrangendo todas as especialidades médicas

ANEXO I - T E R M O D E R E F E R Ê N C I A PREGÃO PRESENCIAL N.° 004/2018

(2)

reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina, necessários ao diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas ao rol de procedimentos contidos na Resolução RN 428/2017 e/ou outras normas que vierem a ser editadas pelo CONSU ou ANS e ainda:

a) Assistência de urgência e emergência em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, inclusive com disponibilização de UTI, caso necessário.

b) Serviço de remoção terrestre para a região metropolitana de Goiânia e aéreo nas localidades onde não exista o serviço médico necessário paro o atendimento de beneficiário prestado pela CONTRATADA, conforme indicação médica e de acordo com os protocolos de atendimento médico.

3.1.2. Os atendimentos pela rede própria ou de credenciados/referenciados, serão efetuados mediante apresentação de carteiras previamente distribuídas, sem qualquer ônus adicional para os beneficiários-participantes do plano ou seguro de Assistência à Saúde.

3.1.3. Os atendimentos serão com hora marcada diretamente entre o beneficiário e o prestador médico, realizados em consultórios e/ou clínicas da rede credenciada/referenciada/própria, sem nenhum ônus adicional para os beneficiários, e sem limite de utilização, exceto para os procedimentos constantes nas Normas vigentes editadas pelo CONSU ou ANS.

3.1.4. Para orientação dos beneficiários, serão distribuídos a cada beneficiário-titular livreto/guia/orientador médico confeccionado pela licitante contratada, podendo ser em mídia eletrônica (CD), com nomes, endereços de atendimento e números telefônicos dos médicos, consultórios, laboratórios, clínicas, pronto-socorros, maternidades e hospitais agrupados por especialidade médica das que estejam de acordo com os serviços contemplados no objeto desta licitação.

3.1.5. A CONTRATADA deverá possuir serviço de central telefônica gratuito, com atendimento 24h (vinte quatro horas), 07 (sete) dias por semana, inclusive finais de semana e feriados, de modo a facilitar o acesso do beneficiário nos casos de emergências e urgências, que vise também auxiliar os interesses na escolha do local para atendimento, prestando outros esclarecimentos e informações com relação à rede credenciada/referenciada/própria.

3.1.6. A CONTRATADA, no início da vigência do contrato, obriga-se a assumir todas as despesas com tratamentos hospitalares em andamento, inclusive aqueles realizados em UTI ou similares, UTI Neonatal, Unidade Coronariana e Unidade Respiratória, com a inclusão de todo o material necessário e utilizado, ligados ao ato cirúrgico.

4. DAS EXCLUSÕES DE SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE

4.1 As exclusões de cobertura do plano ou seguro de Assistência à Saúde deverão limitar-se às disposições das normas vigentes editadas pelo CONSU ou ANS que tratam da matéria.

(3)

5. DAS MODALIDADES E SUAS ALTERAÇÕES 5.1. Das Modalidades dos Serviços

5.1.1. A LICITANTE obriga-se a oferecer, como opção aos beneficiários, o mínimo de 2 (duas) modalidades de serviços de assistência à saúde, sendo que a distinção entre elas estará no tipo de acomodação, na rede credenciada/ referenciada / própria oferecida e no valor de cada modalidade, em conformidade com o padrão de acomodação abaixo:

Modalidade Tipo de Acomodação

1 Enfermaria

2 Apartamento Simples (standart) 5.2. Das Alterações de Modalidade de Serviço

As alterações de modalidade (tipo de acomodação) quando ocorridas após 30 (trinta) dias da assinatura do contrato, poderão ser realizadas desde que o beneficiário titular manifeste seu interesse com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência, e cumpra as carências especificas exigida. Tal alteração somente poderá ser efetivada pelo fiscal do contrato a ser indicado pelo CREMEGO.

6. DOS REEMBOLSOS DE DESPESAS COM SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE 6.1. É o ressarcimento que a CONTRATADA realiza, quando o atendimento, aos beneficiários não for possível ocorrer na sua rede credenciada / referenciada / própria.

6.2. O prazo para realização do reembolso é no máximo de 30 (trinta) dias consecutivos a contar da data de apresentação do comprovante de pagamento.

6.3. Ao beneficiário caberá o direito de solicitar o reembolso, mediante a comprovação dos procedimentos realizados por meio de apresentação da nota fiscal/recibo, onde deverá constar a identificação do profissional de saúde, com respectivo registro de classe e CPF, e, se ainda requerido pela CONTRATADA, o relatório médico.

6.4. O beneficiário terá até 60 (sessenta) dias consecutivos para solicitar o reembolso das despesas efetuadas, contados da data da realização do evento/procedimentos médico. Perdendo o direito de solicitação após decorrido este prazo.

6.5. A CONTRATADA deverá reembolsar aos beneficiários as despesas com procedimentos de urgência ou emergência, quando não for possível a utilização dos serviços da rede credenciada / referenciada / própria da CONTRATADA, usando como parâmetro para reembolso das despesas hospitalares a tabela da CONTRATADA.

6.5.1 A tabela de reembolso deverá ser de conhecimento de todos os beneficiários em meio analógico ou digital, caso não possua tabela disponibilizada o reembolso ocorrerá pelo valor da nota fiscal dos serviços pagos pelo beneficiário.

(4)

6.5.2 Só serão reembolsáveis as despesas vinculadas diretamente ao evento que originou o atendimento ao usuário e que estejam contempladas na cobertura contratada.

6.5.3 Os valores a serem reembolsados serão os das Tabelas de Remuneração e Pagamento aos Médicos e Prestadores Credenciados.

6.5.4 Quando nas situações de urgências e/ou emergências, o atendimento no âmbito nacional se der em HOSPITAIS DE CATEGORIA DIFERENCIADA (hospitais com tabelas própria) credenciados ou não, os custos daí provenientes serão reembolsados ao CONTRATANTE de acordo com as TABELAS DE REMUNERAÇÃO E PAGAMENTO AOS MÉDICOS e PRESTADORES CREDENCIADOS praticada pela licitante contratada, e não daquelas praticadas pelo hospital em que se deu o atendimento.

7. DO CREDENCIAMENTO

7.1. A CONTRATADA deverá possuir na rede credenciada / referenciada / própria, um mínimo de credenciados nas diversas especialidades e localidades definidas na letra d do item 7.1.3 do Edital, suficientes para garantir cobertura aos serviços cobertos pelo plano ou seguro, conforme abaixo:

LOCAL Hospitais ou Clínicas Unidades de diagnóstico: Médicos Credenciados

(Pessoa Física) Goiânia 08 16 1000 Anápolis 01 01 30 Céres 01 01 20 Formosa 01 01 10 Itumbiara 01 02 10 Luziânia 01 02 10 Mineiros 01 01 05 Porangatú 01 01 05 Rio Verde 01 02 10 Iporá 01 01 05 Catalão 01 01 05 Jataí 01 01 05 Cidade de Goiás 01 01 01 Demais cidades de Goiás (ítem 6.2.5 do edital) 01 - - Capitais (ítem 6.2.8 do edital) 01 - -

7.1.1. A CONTRATADA deverá manter ativo, durante a vigência do contrato e no mínimo, o número de integrantes da rede credenciada / referenciada / própria, informado quando da

(5)

contratação.

7.1.2 Para efeito de divulgação junto aos beneficiários titulares, a CONTRATADA deverá fornecer ao CREMEGO na implantação do contrato ou quando da inclusão de novos beneficiários titulares 01 (um) exemplar impresso ou gravado em CD, contendo a relação da rede de atendimento além de disponibilizar em meio eletrônico, eventuais alterações (inclusões e exclusões), respeitando-se o padrão de qualidade dos estabelecimentos e dos serviços oferecidos, sob pena de rescisão contratual.

8. DOS BENEFICIÁRIOS

São beneficiários dos serviços contidos no objeto deste Termo de Referência: 8.1. Beneficiário Titular

Será considerado beneficiário titular: a) Empregado/Servidor;

b) Ex-empregado/servidor, nos casos de demissão sem justa causa, de exoneração do quadro funcional ou de aposentadoria conforme o estabelecido no item 9.10 do presente Termo de Referência, e;

8.2. Beneficiário-Dependente

Será considerado beneficiário-dependente: a) Cônjuge;

b) Companheiro (a), decorrente de união estável devidamente comprovada, ou quando tiverem filho(s) fruto da união de ambos, desde que não haja a concorrência com o cônjuge, salvo decisão judicial;

c) Filhos, naturais ou adotivos, até 21 anos ou até 23 anos, onze meses e vinte e nove dias, se comprovadamente universitários.

d) Enteados, até 21 anos ou até 23 anos, onze meses e vinte e nove dias, se comprovadamente universitários e desde que o cônjuge esteja inscrito como dependente;

e) Filhos, naturais ou adotivos, inválidos de qualquer idade desde que inscrito como dependente do titular;

f) Menores sob guarda ou tutela até 21 (vinte e um) anos, ou até 23 anos, onze meses e vinte e nove dias, se comprovadamente forem estudantes de ensino regular;

(6)

econômica, conforme estabelecido na Legislação do Imposto de Renda.

h) As pessoas declaradas judicialmente como dependentes economicamente do titular.

i) É assegurada a inscrição de filho(a) adotivo(a), nas mesmas condições dos naturais, aproveitando os períodos de carência já cumpridos pelo usuário titular adotante, desde que a inscrição ocorra no prazo de 30 (trinta) dias do fato gerador da condição de beneficiário-dependente.

8.3. Beneficiário-Agregado

Será considerado beneficiário agregado do titular para fins e efeito do plano contratado: a) Pai/ Mãe/ Sogro(a);

b) Beneficiário-agregado que por ocasião da presente licitação já esteja cadastrado no CREMEGO como agregado fazendo jus ao plano de assistência à saúde;

c) Os dependentes inscritos e ativos que durante a vigência do contrato perderem as condições previstas nas alíneas “c”, “d”, “f” e “g” do subitem 8.2 deste Termo de Referência.

8.3.1 Os usuários inscritos e ativos que perderem a condição de dependência durante a vigência do contrato serão automaticamente repassados à condição de agregados, sempre no mês subsequente ao da perda da dependência. Caso a CONTRATANTE não concorde com a permanência daquele(s) usuário(s) no contrato, deverá solicitar a(s) sua(s) exclusão(ões) em conformidade com a movimentação cadastral.

9. DA ADESÃO E EXCLUSÃO DE BENEFICIÁRIOS E CARÊNCIA DOS SERVIÇOS 9.1. A adesão ao plano ou seguro de Assistência à Saúde pelos beneficiários-titulares será facultativa.

9.2. Após 30 dias do início da vigência do Contrato, a operadora Contratada poderá utilizar as carências usualmente praticadas no mercado, conforme a Lei 9656/98, para os beneficiários inscritos após esse período, desde que não colida com o subitem 9.3, letras de “a” à “e”.

9.3. Serão aceitas as adesões pela CONTRATADA, sem qualquer carência, somente nos seguintes casos:

a) Beneficiários titular e seus dependentes e agregados inscritos no contrato anterior, ou aqueles não inscritos cuja intenção de adesão seja formalmente manifestada no prazo de 30 (trinta) dias da assinatura do novo contrato de plano de saúde;

b) Beneficiário titular e seus dependentes e agregados inscritos no contrato vigente em outra localidade, no caso de transferência de empregados do CREMEGO, e desde que a adesão seja formalizada no prazo de 30 (trinta) dias da transferência;

(7)

c) Empregados e respectivos dependentes e agregados, quando admitidos pelo CREMEGO, e desde que a adesão seja formalizada no prazo de 30 (trinta) dias da admissão;

d) Beneficiário dependente, quando do nascimento de filho; e da adoção, obtenção de guarda ou tutela de menores, pelo beneficiário titular; cônjuge em caso de casamento/união estável; e mãe, em conformidade com a alínea “f” do subitem 8.2, e desde que a inscrição ocorra no prazo de 30 (trinta) dias do fato gerador da condição de beneficiário-dependente, conforme descrita no subitem 8.2; e

e) Alteração da modalidade II (apartamento) para a modalidade I (enfermaria), prevista no subitem 5.2, desde que não tenha utilizado os serviços cobertos pela modalidade II nos últimos 180 (cento e oitenta) dias.

9.3.1 A CONTRATADA não poderá excluir, ou negar inscrição de beneficiários (titular, dependente e agregado) sob a alegação de possuírem doenças pré-existente.

9.4 A CONTRATADA excluirá beneficiários, obedecidas a data de movimentação, quando formalmente solicitada pela CREMEGO, e se enquadre nas condições previstas do Contrato, devidamente justificadas pela empresa contratante.

9.5 A exclusão de usuário será imediata quando solicitada pelo beneficiário ou nos casos de demissão do empregado ou óbito, devidamente comprovado, respeitado os direitos de continuidade nos prazos definidos na lei e no contrato.

9.6 O CREMEGO se responsabiliza em comunicar a CONTRATADA todos os desligamentos dos beneficiários.

9.7 Os beneficiários desligados poderão continuar com o plano desde que exista previsão legal ou contratual.

9.8 O CREMEGO não se responsabilizará pelo uso indevido dos serviços por parte do(s) beneficiário(s), após repassar, formalmente, a informação do desligamento à CONTRATADA. 9.9 A alteração de modalidade I (enfermaria) para modalidade II (apartamento) sujeita-se ao período de carência de 180 (cento e oitenta) dias, a contar da data da formalização da transferência junto à CONTRATADA, caso ocorra após 30 dias do início da vigência do contrato.

9.9.1 A alteração de modalidade II (apartamento) para a modalidade I (enfermaria), de grupo familiar que tenha utilizado serviço de internação hospitalar, estará sujeita ao período de carência de 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da alta hospitalar.

9.10 No caso de demissão sem justa causa, exoneração do quadro do CREMEGO ou ainda nos casos de aposentadoria, é facultado ao beneficiário titular, na qualidade de ex-empregado, e seus dependentes e agregados, o direito de permanecerem no plano, desde que a manifestação formal do exercício do seu direito seja efetuada no prazo de 30 (trinta) dias do desligamento. Caberá integralmente ao beneficiário o custeio das mensalidades do plano e o tempo de permanência

(8)

obedecerá ao disposto na Legislação pertinente em vigência na data do evento.

9.10.1 O direito que confere a lei cessa no momento que por qualquer razão, cesse o contrato entre as partes CONTRATANTES.

9.11 Caberá ao órgão de pessoal do CREMEGO informar à CONTRATADA em que data se dará a suspensão do benefício, tanto para o beneficiário titular quanto para seus beneficiários dependentes e agregados, bem como recolher os cartões de identificação.

9.12 O prazo determinado para a movimentação cadastral compreende o período que antecede a data de pagamento da mensalidade, tendo como limite o 20º (vigésimo) dia antecedente à referida data.

9.13 A exclusão do titular cancelará automaticamente a inscrição dos respectivos dependentes, bem como dos agregados, quando houver.

10. PREÇO REFERENCIAL E DISTRIBUIÇÃO ATUAL DE BENEFICIÁRIOS INSCRITOS POR FAIXA ETÁRIA

10.1. Na elaboração da proposta o LICITANTE deverá observar na tabela abaixo os valores referenciais previsíveis e aceitáveis observados o quantitativo de empregados do CREMEGO, e de seus dependentes e agregados por faixa etária totalizando o valor referencial mensal de R$ 44.754,61, (com base no quantitativo de beneficiários inscritos ao mês de janeiro de 2018);

(9)

Plano 1 – Enfermaria

Faixa Etária BENEFICIÁRIOS VALORES

Plano 1 enf. 0 a 18 anos 16 R$138,95 19 a 23 anos 5 R$178,19 24 a 28 anos 20 R$195,19 29 a 33 anos 9 R$212,04 34 a 38 anos 7 R$232,44 39 a 43 anos 8 R$254,88 44 a 48 anos 9 R$328,63 49 a 53 anos 11 R$376,69 54 a 58 anos 5 R$468,84 > 59 anos 5 R$793,00 TOTAL 95 R$26.002,62 Plano 2 - Apartamento

Faixa Etária BENEFICIÁRIOS VALORES

Plano 2 apt Total R$ 0 a 18 anos 20 R$ 168,61 19 a 23 anos 2 R$ 216,72 24 a 28 anos 1 R$ 237,59 29 a 33 anos 6 R$ 258,24 34 a 38 anos 6 R$ 283,28 39 a 43 anos 14 R$ 310,83 44 a 48 anos 4 R$ 401,28 49 a 53 anos 4 R$ 460,26 54 a 58 anos 3 R$ 573,29 > 59 anos 2 R$ 970,94 TOTAL 62 R$ 18.751,98 11. DO PLANO DE EXTENSÃO ASSISTENCIAL

11.1. Ocorrendo, no período da vigência do contrato, o falecimento do beneficiário-titular, os beneficiários dependentes inscritos terão direito aos serviços contratados, pelo prazo de 02 (dois) anos, contados da data do óbito, sem qualquer ônus para o CREMEGO e nem para os respectivos beneficiários. A cobertura em internações será prestada na modalidade I (enfermaria) independentemente da modalidade cadastrada na data do falecimento.

11.1.1. Se durante a vigência dos 02 (dois) anos ocorrer a rescisão contratual, a CONTRATADA manterá a cobertura para os dependentes do titular falecido, sem qualquer ônus para o CREMEGO, até que se expire o prazo restante até o limite estabelecido de 02 (dois) anos.

(10)

11.1.2. Decorridos os 02 (dois) anos da referida extensão, é assegurado aos beneficiários o direito de permanecerem ou serem incluídos no contrato vigente, nas mesmas condições de cobertura assistencial de que gozavam, desde que assumam o pagamento integral do custo do plano em que estiverem incluídos;

12. DOS SERVIÇOS DE REMOÇÕES - A CONTRATADA deverá oferecer os seguintes serviços especiais:

12.1. Prestar serviços de atendimento local para prestação de primeiros socorros e posterior transferência para hospital especializado em toda região metropolitana de Goiânia, a ser efetuado por via terrestre, motivado por evento coberto pela CONTRATADA.

12.2. Cobertura para serviços de remoção aérea e terrestre em equipamentos apropriados do tipo UTI móvel ou outro tipo de veículo devidamente preparado e adequado para o tipo de transporte necessário para o caso, obrigatoriamente, acompanhada de médico assistente ou por socorristas sob orientação médica remota, nos percursos hospital para hospital, residência/local que se encontra o assistido para hospital, para atendimento de urgência e emergência médica em geral, de acordo com a possibilidade e peculiaridade de cada tipo de serviço e na área de abrangência do serviço contratado.

(11)

LOTE 02

13. A presente Referência do Lote 02 é composta por dois itens, sendo o primeiro elaboração e implementação do PCMSO e o segundo item elaboração e implementação do PPRA e demais serviços.

14. Será firmado um único contrato para o Lote 02.

LOTE 2 - ITEM 1 – PCMSO

15. DAS ESPECIFICAÇÕES E COBERTURA DOS SERVIÇOS DO PCMSO.

15.1. Elaboração de programa de controle médico de saúde ocupacional – PCMSO e sua implementação, através da prestação de serviços em atendimento médico ocupacional, admissionais, demissionais, mudança de função, retorno ao trabalho e periódicos de acordo com a NR 7 do Ministério do Trabalho.

15.2. O serviço contratado é identificado da seguinte forma: grau de risco: 1 (um), total de empregados da contratante: 57, quantidade de ASO's contratados: 65, atendimento: local, CNAE (ramo de atividade): 84.11-6-00.

15.2.1. Eventual variação do número de empregados do CONTRANTE ou emissão de ASO’s com variação de até 20% do quantitativo acima estabelecido não implicará em alteração do preço, estando, portanto, coberto pelo preço ofertado.

16. DA ABRANGÊNCIA DO SERVIÇO

16.1. O atendimento objeto do presente instrumento contratual será executado da seguinte forma: 16.1.1 - os atendimentos médicos, dos funcionários lotados em Goiânia, admissionais, demissionais, retorno ao trabalho e mudança de função serão realizados nos consultórios da CONTRATADA, localizados na Cidade de Goiânia.

16.1.2 os exames periódicos, dos funcionários lotados em Goiânia, deverão ser realizados na sede do CREMEGO.

16.1.3. Os empregados das Delegacias Regionais do CREMEGO situadas nas cidades de: Anápolis, Luziânia, Formosa, Ceres, Rio Verde e Itumbiara, deverão realizar todos os exames ocupacionais nos locais próprio da CONTRATADA ou em locais credenciados pela CONTRATADA, na mesma cidade sede das Delegacias Regionais do CREMEGO onde estiverem lotados.

(12)

17. DA IMPLANTAÇÃO DOS SERVIÇOS

17.1. A CONTRATADA entregará ao CONTRATANTE o documento de implantação do PCMSO no prazo máximo de 60 (sessenta) dias contados a partir da entrega dos dados dos empregados.

18. DA MOVIMENTAÇÃO CADASTRAL

18.1. O CONTRATANTE fica obrigada a apresentar mensalmente, até o dia 20 (vinte) de cada mês, uma relação de admitidos, demitidos, mudanças de função e qualquer alteração referente ao quadro de empregados, inclusive daqueles que se desligaram do CONTRATANTE sem ter se submetido ao exame médico “demissional” devido a ser último Atestado Médico Ocupacional estar dentro do prazo legal de validade previsto na NR 7 do Ministério do Trabalho.

19. DAS OBRIGAÇÕES DO CONTRATANTE

19.1. Preencher planilha de cadastro de empregados conforme modelo fornecido pela CONTRATADA, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos, bem como a informação do real contingente inicial dos empregados da CONTRATANTE.

19.2. Oferecer condições técnicas para que os serviços sejam implantados pela CONTRATADA. 19.3. Comunicar à CONTRATADA as alterações realizadas após a implantação do PCMSO, referente à eliminação e/ou criação de cargos e funções, modificação do “layout” ou equipamentos que impliquem em riscos à saúde dos empregados.

19.4. Realizar com antecedência mínima de 48 horas, o agendamento de todo atendimento aos seus empregados junto ao CONTRATADO.

19.5. Emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

19.6. Enviar à CONTRATADA todos os prontuários referentes aos atendimentos anteriores a esta contratação.

19.7. Enviar à CONTRATADA cópias dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO) e eventuais exames complementares não realizados pela mesma por opção do CONTRATANTE.

19.8. Arcar com os custos de todos os exames que excederem o quantitativo previsto no termo de referência.

20. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

20.1. Identificar os riscos a que podem estar expostos os empregados da CONTRATANTE. 20.2. Efetuar a avaliação clínica ocupacional de todos os empregados e identificar os exames complementares relacionados aos riscos a que o grupo de empregados expostos deverá se

(13)

submeter.

20.3. Elaborar o documento PCMSO com determinação dos exames ocupacionais, respectivos exames complementares e sua periodicidade.

20.3.1. Entendem-se como exames ocupacionais:

a) Exame médico admissional – realizado antes do início do trabalho do empregado;

b) Exame médico periódico – realizado anual ou bienalmente, de acordo com o previsto na NR 7 do Ministério do Trabalho;

c) Exame médico de retorno ao trabalho – após afastamento igual ou superior a 30 (trinta) dias, por doença, acidente ou parto;

d) Exame médico de mudança de função ou de mudança de local de trabalho sempre que implique em exposição a risco ocupacional diferente daquele que estava exposto;

e) Exame médico demissional – antes do desligamento ou homologação da demissão do empregado.

20.4. Assessoria técnica através de orientação quanto aos procedimentos e atitudes que possam eliminar ou minimizar as situações de risco ocupacional identificadas.

20.5. Emitir ASO (Atestado de Saúde Ocupacional) após a finalização do exame médico em 03 (três) vias, sendo a primeira via da empresa, a segunda via do empregado e a terceira da CONTRATADA.

20.6. Informar ao CONTRATANTE os casos em que for constatada a presença de doença profissional (equiparada a acidente de trabalho) para emissão da CAT.

20.7. Realizar uma palestra conforme NR 7 do Ministério do Trabalho.

21. DOS VALORES EXCEDENTES AO NUMERO DE ASOS CONTRATADOS

21.1. Eventual emissão de ASO acima da quantidade contratada, que exceder em 20% o quantitativo estabelecido, será faturada no mês seguinte da sua emissão, com valor proporcional aos valores das ASOS da proposta apresentada pela CONTRATADA;

21.2 O PCMSO que for elaborado para unidades/Delegacias Regionais da CONTRATANTE constituídas após a assinatura de contrato será faturado à parte, de acordo com valor a ser negociado e de acordo com a lei.

(14)

LOTE 2 - ITEM 2 - PPRA

22. DAS ESPECIFICAÇÕES E COBERTURA DOS SERVIÇOS DO PPRA E DEMAIS SERVIÇOS.

22.1. O serviço referente a este item se compreende na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, nos termos da Portaria n.º 25 de 29/12/94, NR 9 do Ministério do Trabalho.

22.2. O serviço contratado é identificado da seguinte forma: grau de risco: 1 (um), CNAE (ramo de atividade): 84.11-6-00.

22.3 O serviço deverá ser executado através do serviço especializado em engenharia de segurança e medicina do trabalho da CONTRATADA, nos seguintes endereços:

22.3.1 Sede do CREMEGO situado na Rua T-28 nº 245, Setor Bueno, Goiânia-GOIÁS.

22.3.2 Na Delegacia Regional de Anápolis situada na Rua 8, quadra 19b, lote 2a, Vila Industrial, Anápolis-GOIÁS.

22.3.3 Na Delegacia Regional de Ceres situada na Praça Cívica N. 605 - Galeria das Palmeiras - Sala 01, Centro, Ceres-GOIÁS.

22.3.4 Na Delegacia Regional de Formosa situada na Rua Visconde de Porto Seguro N. 334 - Sala 210 - Centro Empresarial Santa Fé, Centro, Formosa-GOIÁS.

22.3.5 Na Delegacia Regional de Itumbiara situada na Praça da República N. 130 - Sala 103 - Edifício Executivo, Centro, Itumbiara-GOIÁS.

22.3.6 Na Delegacia Regional de Luziânia situada na Praça Raimundo Araújo Melo N. 113 - Comercial Vivai 2 - SALA 206, Centro, Luziânia-GOIÁS.

22.3.7 Na Delegacia Regional de Rio Verde situada na Avenida Presidente Vargas, nº 266, Qd R - Sala comercial º 08, Jardim Marconal, Rio Verde-GOIÁS.

22.4. Eventuais deslocamentos necessários para a realização dos serviços pela CONTRATADA, terão todos os custos já cobertos pela proposta final.

23. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

23.1. A CONTRANTE assumirá os seguintes compromissos:

a. Disponibilizar um funcionário do CREMEGO para acompanhar o profissional de segurança do trabalho, quando da visita técnica na mesma e fornecer os dados necessários para elaboração do PPRA;

(15)

b. Responsabilizar-se pelo cumprimento do cronograma de ações e pelas medidas de controle sugeridas pelo profissional de segurança do trabalho;

c. Informar à CONTRATADA as alterações ocorridas na empresa após a implantação do PPRA referentes à sua estrutura, mudanças de matéria-prima, extinção ou criação de novas funções, aquisição de máquinas e equipamentos que impliquem risco aos empregados;

24. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

24.1. A CONTRATADA assumirá os seguintes compromissos:

a. Realizar visita técnica no local contratado, objetivando levantamento dos riscos ambientais, fontes geradoras, trajetória e meios de propagação, juntamente com a identificação das funções e número de funcionários expostos;

b. Realizar avaliação qualitativa e quantitativa dos riscos identificados, com luxímetro e decibelímetro. Caso haja necessidade de outras avaliações por determinação de lei, estas serão objeto de nova negociação entre as partes.

c. Descrever toda estrutura do PPRA em documento único que permita o acompanhamento de toda a sua evolução;

d. Entregar à CONTRATANTE o documento do PPRA no prazo máximo de 60 (sessenta) dias, desde que a CONTRATANTE tenha cumprido a obrigação disposta na alínea “c”, Cláusula Terceira, deste contrato.

e. A CONTRATADA confeccionará Perfil Profissional Previdenciário de todos os funcionários da CONTRATADA no caso de: rescisão de contrato, reconhecimento de períodos laborados em condições especiais, análise de benefício de aposentadoria especial, se solicitado por autoridades legais.

f. A CONTRATADA ministrará curso de CIPA, com carga horária e número de participantes conforme disposto na legislação trabalhista em que se enquadre CONTRATANTE.

g. A CONTRATADA fornecerá Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho, caso solicitado pelo CONTRATADO para verificar situações de enquadramento para concessão de adicional de insalubridade ou periculosidade.

h. A CONTRATADA elaborará palestras com vistas a promoção da saúde do trabalhador.

i. Eventual variação do número de empregados do CONTRATANTE, desde que a variação seja de até 20% do quantitativo estabelecido, não implicará em alteração do preço ou emissão de fatura correspondente ao serviço prestado, estando, portanto, coberto pelo preço ofertado.

(16)

25.1. Os serviços referentes a este item a ser contratado serão pagos através de nota fiscal enviada à CONTRATANTE pela CONTRATADA com, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis de antecedência à data de vencimento que será sempre no dia 10 (dez) do mês subsequente, e cujo valor referencial será de R$ 4.455,94, em 04 parcelas mensais de R$ 1113,98.

25.2. O preço a ser contratado será final, não se admitindo qualquer acréscimo estando incluído no mesmo todos os custos e despesas, tais como: diárias, alimentação, transportes de funcionários da CONTRATADA, e ainda quaisquer outros custos diretos e indiretos, tributos incidentes, taxa de administração, cadastramento, lucro e outros itens necessários ao cumprimento integral do objeto do contrato.

25.3 O CONTRATANTE, quando fonte retentora, descontará dos pagamentos que efetuar, os tributos a que esteja obrigado pela legislação vigente, fazendo o recolhimento das parcelas retidas nos prazos legais.

26. DA VIGÊNCIA PARA A CONTRATAÇÃO DO ITEM 01 E ITEM 02 DO LOTE 02 26.1. O contrato a ser firmado vigorará pelo prazo de 12 (doze) meses, contados a partir de 28 de julho de 2018.

27. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

27.1. A despesa correrá por conta da dotação código nº 62211339039028 – Plano de Saúde – Médico e Odontológico, sendo que os pagamentos serão efetivados através de cheque emitido pelo CONTRATANTE.

Goiânia, 06 de abril de 2018.

LEONARDO MARIANO REIS Presidente do CREMEGO

Referências

Documentos relacionados

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

Com a informatização de processos no Sistema Nacional de Saúde, é primário que as farmácias disponham de um sistema informático que possa responder às necessidades

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Para testar o efeito da proximidade da saída da carteira sobre o uso de consultas e exames de diagnose, adotamos o modelo de regressão binomial negativo.. Estimamos o binomial

No universo infantil, os conhecimentos prévios podem ser considerados como o resultado das concepções de mundo das crianças, estruturado a partir das interações sensoriais, afetivas e

Considerando que a criminalização do aborto voluntário no primeiro trimestre da gravidez é uma grave intervenção em diversos direitos fundamentais da mulher e que essa

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

species of the closest genera: Ralstonia pickettii LMG 5942 T and Cupriavidus necator