• Nenhum resultado encontrado

Governo de Alagoas prepara um novo Cepa para estudantes e comunidade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Governo de Alagoas prepara um novo Cepa para estudantes e comunidade"

Copied!
64
0
0

Texto

(1)

Governo de Alagoas

prepara um novo Cepa para

estudantes e comunidade

NOVA EDUCAÇÃO

Revitalização compreende obras de mobilidade e reformas nas unidades escolares

Texto de Luana Santana

O maior complexo educa-cional da rede pública esta-dual ganha, aos poucos, uma nova cara. Quem passa pelo Centro Educacional de Pes-quisa Aplicada (Cepa) vê que o espaço se tornou um grande canteiro graças às obras do eixo viário e da recuperação e urbanização do complexo educacional, esta última sen-do executada pela Secretaria de Estado da Educação (Se-duc). A obra visa dar maior visibilidade ao Cepa e fortale-cer os laços existentes entre o espaço e a comunidade do Farol, Pinheiro, Pitanguinha e demais bairros adjacentes.

Além de contemplar as unidades escolares com a recuperação de seus

espa-ços físicos, a revitalização vai transformar o Cepa em um grande espaço de lazer, agregando educação, esporte e cultura e trazendo muitas benfeitorias para a comunida-de em geral.

As obras de revitalização do espaço contemplam, den-tre outros serviços, a constru-ção/ recuperação de quadras poliesportivas; equipamentos de academia ao ar livre; cam-po de futebol com arquiban-cadas e vestiários; pista de atletismo; quadra de areia; playground; Praça da Ciência; palco para atividades artísti-cas; sala de aula ao ar livre.

As mudanças no Cepa ainda contemplam um novo paisagismo; espaço de

con-vivência e de estar; mesas com jogos; urbanização edu-cativa com tabuleiros para realização de jogos em esca-la humana; estacionamento; quiosques; recuperação do calçamento com a inclusão de acessibilidade; comuni-cação visual; instalação de uma nova rede elétrica e ins-talação de sistema de CFTV e internet.

As ações de mobilidade dizem respeito a continui-dade da passagem de nível com a execução de rampas de acesso, impermeabilização de peças pré-moldadas e concre-tagem do piso. Intervenções inseridas no Eixo Cepa, que será alternativa ao trânsito da avenida Fernandes Lima.

Segurança

da Zona

da Mata é

reforçada

com Cisp

em São

José da

Laje

Pág. 3

Vagas de

emprego

no Sine;

confira

Pág. 4

Moradores dos arredores já usam o Cepa como local de entretenimento e lazer

(2)

Governo investe pela 1ª vez recursos

oriundos de Fundo da Segurança Pública

INEDITISMO

Equipamentos cessam reivindicações históricas das forças policiais do Estado

Texto de Cadu Epifânio

Pela primeira vez o Fun-do Estadual de Segurança Pública é usado para ins-trumentalizar as forças de segurança. São R$ 3 milhões em recursos que serviram para adquirir 2.144 coletes balísticos (coletes refle-xivos), 670 pistolas – par-te com recursos próprios – além de dois ônibus e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para o Cor-po de Bombeiros. Mais de 3 toneladas de drogas foram incineradas também, como resultado do esforço inte-grado das polícias.

Duzentos capacetes e 40 kits de mergulho foram cedidos ao Corpo de Bom-beiros, que ganham suporte atualizado para efetuar sua missão diária. O governa-dor Renan Filho exaltou a integração das forças que resultou num trabalho con-sistente e eficaz no combate à criminalidade.

O Fundo Estadual de Se-gurança Pública foi criado em 2008 e é alimentado pela arrecadação do contribuinte. Entretanto, apenas agora foi aplicado exclusivamente na sua competência original. “Na contabilidade do Fun-do Estadual de Segurança Pública ele dispõe de R$ 15 milhões e as licitações foram liberadas”, explicou o gover-nador.

Ele lembrou, durante seu discurso, da iminência da deflagração da Força-tarefa de Segurança Pública e da Força de Aproximação. Re-sumidamente, estas forças auxiliares vão pôr nas ruas policiais em seus dias de fol-ga, porém pagos pelo próprio Estado.

Fotos: Márcio Ferreira

Equipamentos são pleitos antigos das polícias Civil e Militar, além do Corpo de Bombeiros

(3)

Moradores de São José da Laje

esperam dias mais seguros com Cisp

COMBATE À VIOLÊNCIA

Centro Integrado de Segurança Pública será entregue à população hoje

Texto de Maynara Rocha

A população de São José da Laje, que antes sofria com a carência de policiamento, conta agora com o Centro In-tegrado de Segurança Públi-ca (Cisp). Ele será entregue oficialmente à população da Zona da Mata alagoana, hoje, reforçando as rondas na ci-dade e em seu entorno com novas viaturas e mais homens para o combate à violência. A inauguração acontece às 10h, no Centro da cidade.

Onde antes só existia re-clamações com a falta de se-gurança, agora existe espe-rança e expectativa positiva. Os moradores de São José da Laje dizem o que esperam do Centro Integrado de Segu-rança Pública. Seu Valdemir Teixeira lembrou da preca-riedade que o município vivia e que agora, antes mesmo de ser inaugurado, já apresenta uma mudança na sensação de

segurança local.

“Moro aqui bem perto do Centro e antes de ser inaugu-rado já percebemos que não tivemos mais assaltos ou ca-sos assim. Só tem a melhorar após a inauguração. Sofríamos muito com pontos de drogas e roubo, sou policial aposentado

e sei que este trabalho que o Governo de Alagoas trouxe para cá é um imenso benefício para todos nós”, afirmou Val-demir Teixeira.

Com estrutura moderna, ampla, comportando doze salas e duas celas, o Cisp de São José da Laje agirá

ostensi-vamente com as polícias Civil e Militar, garantindo assim, mais segurança para todos. Quatro viaturas estarão a dis-posição dos policiais para ro-bustecer o combate ao crime e seguir avançando na derroca-da dos números negativos derroca-da violência.

Cisp possui estrutura moderna e ampla, comportando doze salas e duas celas

Sofríamos muito

com pontos de

drogas e roubo

e sei que este

trabalho que

o Governo de

Alagoas trouxe

para cá é um

imenso benefício

para todos nós

VALDEMIR TEIXEIRA Policial aposentado

(4)

Nova escola oferece 480 vagas para

o Ensino Médio e EJA no interior

SÃO MIGUEL DOS CAMPOS

Unidade vai funcionar em regime de ensino integral e vai atender moradores dos conjuntos Hélio Jatobá

Texto de Ana Paula Lins

Os habitantes de São Mi-guel dos Campos vão ganhar uma nova escola da rede es-tadual para o ano letivo 2017. A unidade de ensino, que pro-visoriamente se chama Escola Estadual de São Miguel dos Campos, está na fase final das obras de construção. A insti-tuição vai funcionar em regi-me de ensino integral e está localizada no Conjunto Hélio Jatobá, uma área residencial que, até então, não contava com nenhuma escola estadual ofertando Ensino Médio.

Ao todo, serão disponibili-zadas 160 vagas para turmas

da 1ª série do Ensino Médio Integral e mais 160 vagas para o 1º período do Ensino Mé-dio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), este último fun-cionando no horário noturno.

Em ambos os casos, a pré-matrícula deve ser feita até o dia 14 de janeiro pelo site www.matriculaonline.al. gov.br. O interessado voltará ao site no período de 21 a 23 de janeiro para conhecer o re-sultado da pré-matrícula e, no período de 23 a 25 de janeiro, deverá comparecer pessoal-mente à escola com toda a do-cumentação necessária para a

confirmação da matrícula. “Também serão ofertadas 160 vagas – 80 para cada série – para as turmas de 2ª e 3ª série do Ensino Médio. Neste caso, a matrícula não será on-line, mas presencial e o interessado deve se dirigir à unidade de ensino no período de 16 a 20 de janei-ro”, orienta Fabiana Rocha, ge-rente da 2ª Gerência Regional de Educação (Gere).

Demanda

A nova unidade vai funcio-nar em regime de ensino inte-gral, onde os alunos estudarão em jornada ampliada das 7h às

17h50 e terão um currículo que, além dos conteúdos regulares do Ensino Médio, contemplará os estudantes com uma forma-ção educacional mais ampla.

Ela também vai atender uma área residencial em cres-cimento, na parte alta da cida-de, com população de cerca de 50 mil habitantes. Até então, o Conjunto Hélio Jatobá não possuía nenhuma escola de Ensino Médio em seu entor-no. A nova instituição também vai desafogar as duas únicas escolas da rede estadual do município, Ana Lins e Tarcísio Soares Palmeira.

Rede estadual do Sine oferece vagas de cozinheiro,

vendedor, nutricionista e professor de inglês

TRABALHO E EMPREGO

Oportunidades são para capital e interior e os interessados devem procurar um posto do Sine

Texto de Pinehas Furtado

A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete), por meio da Rede Estadual do Sistema Nacional de Empre-go (Sine), disponibiliza 15 va-gas de emprego para capital e interior.

Em Maceió, tem uma vaga para conferente de carga e

descarga, cozinheiro de res-taurante, frentista, vendedor pracista e vendedor interno.

No posto do Sine em Ara-piraca, são três vagas para vendedor pracista e uma vaga para ajudante de moto-rista, auxiliar de faturamen-to, moto frentista,

nutricio-nista, professor de inglês, psicólogo do trabalho e sub-gerente de loja.

O candidato interessado deve procurar um posto da rede estadual do Sine munido de documentos como carteira do trabalho, carteira de iden-tidade, comprovante de

resi-dência atualizado e CPF. A superintendência da rede estadual do Sine lembra que as vagas são rotativas e que o candidato só deve se di-rigir ao posto do Sine se real-mente for apto para a função que está sendo ofertada no Sistema.

Valdir Rocha Pré-matrícula deve ser feita até o

dia 14 de janeiro pelo site www.matriculaonline.al.gov.br

(5)

Poder Executivo

. . .

Gabinete Civil

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. DE BARROS, EM DATA DE 10 DE JANEIRO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.2000-1413/17, da SESAU = DESPACHO Nº 78/17 - Remetam-se os autos à SESAU para atendimento da condicionante contida no Parecer PGE/PA 3487/2016, aprovado pelo Despacho Jurídico PGE/PA-CD-4446/2016, ambos da Procuradoria Geral do Estado, às fls. 24/26.

PROC.1101-3482/16, do TJ/AL = DESPACHO Nº 79/17 - Tendo em vista o DESPACHO PGE/GAB Nº 044/2017, fls. 25, da douta PGE, encaminhem-se os autos à SERIS.

PROC.1101-3917/16, da EMATER = DESPACHO Nº 80/17 - Nos termos do DESPACHO GC Nº 5.636/2016 de fls. 14 do Secretário-Chefe do Gabinete Civil, sigam os autos, sucessivamente, à SEPLAG e à SEFAZ para pronunciamento técnico conclusivo de seus Titulares sobre o teor do projeto de lei de fls. 6/7.

PROC.1206-6522/16, da PM/AL = DESPACHO Nº 81/17 - Remetam-se os autos à SEPLAG para ciência do Parecer PGE/PA nº 3684/2016, aprovado pelo Despacho SUB PGE/GAB nº 4065/2016, ambos da Procuradoria Geral do Estado, às fls. 112/114. Voltando.

PROC.1206-6770/16, da PM/AL = DESPACHO Nº 82/17 - Remetam-se os autos à SEPLAG para ciência do Despacho SUB PGE/GAB nº 4043/2016, da Procuradoria Geral do Estado, às fls. 75/79. PROC.1101-2950/07, da SERIS = DESPACHO Nº 83/17 - Considerando

o lapso temporal e, consequentemente, por não ter havido manifestação ulterior por parte do interessado, configurada, portanto, a perda do objeto, razão pela qual determina-se o arquivamento do presente processo.

PROC.4047/09, da SECULT = DESPACHO Nº 84/17 - Considerando o conteúdo do DESPACHO de fls. 36; Considerando a existência de outro processo em tramitação (2600.-986/2016) tratando do mesmo assunto; Considerando o lapso temporal e, consequentemente, por não ter havido manifestação ulterior por parte do interessado, configurada, portanto, a perda do objeto, razão pela qual determina-se o arquivamento dos presentes processos.

PROC.1101-4351/16, da SERIS = DESPACHO Nº 85/17 - Evoluam os autos à SERIS para ciência do Despacho de fls. 108, e adoção das medidas que julgar pertinentes.

PROC.1206-7001/16, da PM/AL = DESPACHO Nº 86/17 - Remetam-se os autos à SEPLAG para ciência do Despacho SUB PGE/GAB nº 086/2017, da Procuradoria Geral do Estado, à fl. 91.

PROC.1206-7039/16, da PM/AL = DESPACHO Nº 87/17 - Remetam-se os autos à SEPLAG para ciência do Despacho SUB PGE/GAB nº 084/2017, da Procuradoria Geral do Estado, à fl. 59.

PROC.1101-918/16, SEP-PR = DESPACHO Nº 88/17 - Retornem os autos à SEDETUR para ciência.

PROC.1101-1776/16, do PGE = DESPACHO Nº 89/17 - Dada a devida ciência ao Secretário-Chefe do Gabinete Civil quanto o teor do Ofício Circular PGE/GAB nº 045/2016 (fls.02) da Lavra do Procurador Geral do Estado, evoluam os autos para

a Superintendência Administrativa deste Gabinete Civil para ciência e, ato contínuo, Arquive-se.

PROC.1101-1818/16, do GC = DESPACHO Nº 90/17 - Remetam-se os autos à Superintendência Administrativa do Gabinete Civil para cumprimento das condicionantes constantes das manifestações da Procuradoria Geral do Estado.

PROC.1101-2952/16, do GC = DESPACHO Nº 91/17 - Dado o Despacho de fls. 50, evoluam os autos à douta PGE para, com fundamento na Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, análise e parecer acerca do procedimento até então realizado por este Gabinete Civil.Voltando.

============================================== AVISO DE COTAÇÃO

A Gerência de Suprimento informa que está recebendo cotações para o processo e objeto abaixo descrito:

Processo nº: 1101.00037/2017

Prazo para envio de propostas: 5 (cinco) dias úteis, a partir desta publicação.

Objeto: Confecção de capa personalizada para garrafões de água de 20 litros, conforme especificações técnicas e quantitativas contidas no Termo de Referência, visando atender à demanda anual do Gabinete Civil. Mais informações: compras@gabinetecivil.al.gov.br tel. (82) 3315-2052, pessoalmente na Gerência de Suprimento, 1º andar - Palácio República dos Palmares - Centro, de 8:00 as 18:00 horas.

Luiz Rezende Filho Gerente de Suprimento

============================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 290153

. .

Procuradoria Geral do Estado

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

O SUBPROCURADOR GERAL DO ESTADO, JOSÉ CLÁUDIO ATAIDE ACIOLI, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 10 DE JANEIRO DE 2017 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROC: 41010-2662/2016 - INTERESSADO: ADELAIDE MOREIRA SCHEIDE-GGER. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0079/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em co-mento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-12290/2016 - INTERESSADO: BRUNO BARTOLOMEU DA SIL-VA SENA. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0077/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em comento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

(6)

PROC: 41010-4216/2016 - INTERESSADO: JAIDETE ALVES MARQUES. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 0071/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em comento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de pe-riculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-4319/2016 - INTERESSADO: MARIA LUCIVÂNIA BARBOSA GOMES. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0072/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em comento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para ado-ção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-2466/2016 - INTERESSADO: ELIANE MARIA DA SILVA PE-REIRA. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0073/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em comento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-2651/2016 - INTERESSADO: ELIZABETH GERMANO CAR-DOZO DE ARAUJO. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0074/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em comento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabeleci-mento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-4315/2016 - INTERESSADO: MARIA DE FATIMA PEREIRA DA SILVA. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0075/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em co-mento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-3026/2016 - INTERESSADO: FERNANDO ANTONIO DE SOU-ZA FREIRE JUNIOR. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0068/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em comento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabeleci-mento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SE-PLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-6612/2016 - INTERESSADO: FILIPE MARTINS CARNAUBA LIMA. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0069/2017 - Com base nos valores fixados na legislação em co-mento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 41010-1279/2016 - INTERESSADO: JOSÉ FLÁVIO FERREIRA DE OLIVEIRA NETO. - ASSUNTO: ADICIONAL DE PERICULOSIDADE. - DES-PACHO SUB PGE/GAB. N° 0070/2017 - Com base nos valores fixados na legis-lação em comento, defiro o pleito da parte interessada para imediata concessão do adicional de periculosidade, enquanto exercer suas atividades em estabelecimento prisional ou hospital psiquiátrico. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das medidas pertinentes.

PROC: 2900.000344/2016. - INTERESSADO: SAMPLÁS INDÚSTRIA E CO-MÉRCIO DE PLÁSTICOS LTDA. - ASSUNTO: INCENTIVO FISCAL - DES-PACHO SUB PGE/GAB. N° 0099/2017 - Aprovo o Despacho PGE/PFE/CD nº 0005/2017, provindo da Coordenação da Procuradoria da Fazenda Estadual, con-clusivo pela possibilidade jurídica de concessão condicionada, com a seguinte ementa: PROCESSO ADMINISTRATIVO. TRIBUTÁRIO. MINUTA DE DE-CRETO. REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO. ICMS. PRODESIN. DESO-NERAÇÃO DO IMPOSTO. REQUISITOS. LEI ESPECÍFICA. ART. 150, § 6º DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE DEVIDAMEN-TE ADEVIDAMEN-TENDIDO. LEI ESTADUAL Nº 5.671/1995 E DECRETO Nº 38.394/2000. LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL. CONCESSÃO CONDICIONADA À SUA OBSERVÂNCIA. POSSIBILIDADE JURÍDICA. PELO DEFERIMENTO. Ao Gabinete Civil, para os devidos fins.

PROC: 4101-8318/2013 - INTERESSADO: UNCISAL - ASSUNTO: AQUISI-ÇÃO DE ENXOVAL - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0100/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PAI/CD Nº 022/2017, da lavra da Coordenação da Pro-curadoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer CJ/UNCISAL Nº 581/2016, conclusivo pela possibilidade de prosseguimento do processo licitatório, desde que cumpridas as condicionantes exaradas no referido parecer. Alerto que, tendo o parecerista optado pela aprova-ção condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida ob-servância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, evoluam os autos à UNCISAL, para as providências que lhes são afetas. PROC: 1101-003166/2016. - INTERESSADO: TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 19ª REGIÃO. - ASSUNTO: PRORROGAÇÃO DE CESSÃO DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0104/2017 - Ao Gabinete Civil, para as provi-dências ulteriores.

PROC: 1700-008876/2016. - INTERESSADO: SEPLAG/AL - ASSUNTO: CON-SULTA - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0105/2017 - Aprovo o Despacho PGE/PA nº 24/2017, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, que por suas razões e fundamentos jurídicos, responde a consulta formulada nos autos, entendendo que os professores monitores devem gozar fé-rias anuais, com remuneração acrescida de 1/3, tendo em vista que são servidores contratados para atender excepcional interesse público, sujeitos a regime jurídico administrativo. À SEPLAG, para as providências ulteriores.

PROC: 48040-615/2016 - INTERESSADO: ELIAS DO NASCIMENTO FERREI-RA - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0106/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PA/CD–00-96/2017, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o Parecer PGE-PA nº 50/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito versado na peça vestibular, uma vez que o interessado preenche os requisitos legais exigidos pela legislação vigen-te. À SEPLAG, para os fins devidos.

PROC: 48040-565/2016 - INTERESSADO: ANTÔNIO DE OLIVEIRA - AS-SUNTO: MUDANÇA DE CLASSE -DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0107/2017 - Conheço e aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/CD–00-53/2017, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, o qual acolheu o Parecer PGE-PA nº 40/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito versado na peça vestibular, uma vez que o interessado preenche os requisitos legais exigidos pela legislação vigen-te. À SEPLAG, para os fins devidos.

PROCESSO: 1203.2922/2016. - INTERESSADO: CORPO DE BOMBEIROS MILITAR – KIDS COSTA SILVA - ASSUNTO: PROMOÇÃO PELO CRITÉRIO DE MERECIMENTO INTELECTUAL AO POSTO DE 2º TENENTE QOBM/ ADMINISTRATIVO - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 0108/2017 - Aprovo o Parecer PGE/PA 048/2017, devidamente apreciado pela Coordenação da Procu-radoria Administrativa, conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito, com a seguinte ementa: ADMINISTRATIVO. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. PROMOÇÃO PELO CRITÉRIO DE MERECIMENTO INTELECTUAL. APLI-CAÇÃO DA LEI ESTADUAL Nº 6.544, de 21 DE DEZEMBRO de 2004 E LEI ESTADUAL Nº 6.514, DE 23 DE SETEMBRO DE 2004. RECONHECIMENTO PELA COMISSÃO DE PROMOÇÕES. PRESUNÇÃO DE LEGALIDADE E DE LEGITIMIDADE DO ATO DO ÓRGÃO COLEGIADO COMPETENTE. PRE-SUNÇÃO JURÍDICA DE ACOLHIMENTO DA PROPOSTA. ATO DE PROMO-ÇÃO DE COMPETÊNCIA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL. DEFERIMENTO CONDICIONADO. Vão os autos ao Gabinete Civil, para provi-dências cabíveis.

PROC: 2000-007345/2014. - INTERESSADO: SESAU/AL - ASSUNTO: RES-SARCIMENTO AO ERÁRIO - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0111/2017 - Aprovo o Despacho PGE/PA nº 021/2017, devidamente apreciado pela Coordena-ção da Procuradoria Administrativa, com as razões ali contidas. À SESAU, para as providências ulteriores.

PROC: 2000-0011559/2008. - INTERESSADO: DENISE GOMES DOS SAN-TOS - ASSUNTO: AFASTAMENTO PARA CONCORRER A CARGO ELETIVO - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 0110/2017 - Aprovo o Despacho PGE/PA nº 030/2017, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrati-va, com as razões ali contidas. À SESAU, para as providências ulteriores. PROC: 1203.2921/2016. - INTERESSADO: CORPO DE BOMBEIROS MI-LITAR – MÁRCIA TEMÓTEO DE MELO - ASSUNTO: PROMOÇÃO PELO CRITÉRIO DE ANTIGUIDADE AO POSTO DE CAPITÃ QOBM/ADMINIS-TRATIVO - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 0109/2017 - Aprovo o Parecer PGE/PA 046/2017, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Ad-ministrativa, conclusivo pelo deferimento condicionado do pleito, com a seguinte

(7)

Estado de Alagoas DIÁRIO OFICIAL

SECRETÁRIO - CHEFE DO GABINETE CIVIL

FÁBIO LUIZ ARAÚJO LOPES DE FARIAS

PROCURADOR - GERAL DO ESTADO

FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JÚNIOR

CONTROLADORA - GERAL DO ESTADO

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUARIA, PESCA E AQUICULTURA

ÁLVARO JOSÉ DO MONTE VASCONCELOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL

FERNANDO SOARES PEREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO

PABLO VIANA DA SILVA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO

ÊNIO LINS DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA

MELLINA TORRES FREITAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA

PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JUNIOR - Cel. PM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE

CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA

GEORGE ANDRÉ PALERMO SANTORO

SECRETÁRIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA

MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA BERTO MACHADO

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO

MOSART DA SILVA AMARAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS

CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER E DOS DIREITOS HUMANOS

CLAUDIA ELIZABETH SOUZA SIMÕES - Respondendo interinamente.

SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA

ESVALDA AMORIM BITTENCOURT DE ARAÚJO

SECRETÁRIA DE ESTADO DA SAÚDE

ROZANGELA MARIA DE ALMEIDA FERNANDES WYSZOMIRSKA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO

SÉRGIO DE FIGUEIREDO SILVEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO

HELDER GONÇALVES LIMA

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

PODER EXECUTIVO

ÍNDICE

PODER EXECUTIVO

Marcos José Dantas Kummer Diretor-presidente José Queiroz de Oliveira

Diretor administrativo-financeiro José Otílio Damas dos SantosDiretor comercial www.imprensaoficialal.com.br

Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió / AL - CEP: 57080-000 Tel.: (82) 3315.8334 / 3315.8335

Preço

Pagamento à vista por cm² R$ 6,16 Para faturamento por cm² R$ 7,18 Publicações

Os textos deverão ser digitados em Word (normal), em fonte Times New Roman, tama-nho 8 e largura de 9,3 cm, sendo encaminhados diretamente ao parque gráfico à Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió/AL, no horário das 08h às 15h ou pelo e-mail materias@cepal-al.com.br.

Reclamações sobre matérias publicadas deverão ser feitas no prazo máximo de 10 dias.

Gabinete Civil ...01

Procuradoria Geral do Estado ... 01

Sec. de Estado da Agricultura, Pecuaria, Pesca e Aquicultura ... 08

Sec. de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social ...08

Sec. de Estado da Comunicação ...09

Sec. de Estado da Segurança Pública ...09

Sec. de Estado da Educação ... 10

Sec. de Estado da Fazenda ...10

Sec. de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio ...16

Sec. de Estado de Prevenção à Violêcia ...17

Sec. de Estado da Saúde ...18

Sec. de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo ... 20

Delegacia Geral da Polícia Civil ...21

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ...21

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ...23

EVENTOS FUNCIONAIS ...32

PODER LEGISLATIVO ...47

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL ...48

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ...50

PREFEITURAS DO INTERIOR ...56

(8)

ementa: ADMINISTRATIVO. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR. PROMO-ÇÃO POR ANTIGUIDADE. APLICAPROMO-ÇÃO DA LEI ANTERIOR DIANTE DE DECISÃO EM SEDE DE ADIN. RECONHECIMENTO PELA COMISSÃO DE PROMOÇÕES. PRESUNÇÃO DE LEGALIDADE E DE LEGITIMIDADE DO ATO DO ÓRGÃO COLEGIADO COMPETENTE. PRESUNÇÃO JURÍDICA DE ACOLHIMENTO DA PROPOSTA. ATO DE PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIA DO CHEFE DO PODER EXECUTIVO ESTADUAL. DEFERIMENTO CONDI-CIONADO. Vão os autos ao Gabinete Civil, para providências cabíveis.

PROC: 41010-2723/2014. - INTERESSADO: OVELARC DA SILVA ROSA DE ALMEIDA. - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 0113/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PAI/CD Nº 020/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer CJ/UNCISAL Nº 589/2016, conclusivo pelo deferimento do pleito de mudança da classe “A” para “B”, diante do cumprimento dos requisitos exigidos pelo artigo 27, I, c, da Lei nº 6.436/2003. Destarte, evoluam os autos à SEPLAG para as devidas providências. PROC: 41010-3056/2016. - INTERESSADO: LYGIA DE CARVALHO CAVAL-CANTE. - ASSUNTO: EXONERAÇÃO DE CARGO. -DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 0112/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PAI/CD Nº 019/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer CJ/UNCISAL Nº 585/2016, conclusivo pelo deferimento do pleito de exoneração do servidor. Destarte, evo-luam os autos ao Gabinete Civil para as devidas providências.

PROC: 41506-056/2015 - INTERESSADO: VITÓRIA QUITÉRIA BARBOSA ARAÚJO. - ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE MUDANÇA DE CLASSE. - DES-PACHO SUB PGE/GAB. N° 076/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PAI Nº 001/2017, emanado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho PGE-PAI nº 292/2016, ponderando pela aprovação do Parecer PA/ITEC nº 099/2016, con-clusivo pelo deferimento do pleito buscado na exordial, uma vez que a interessada preenche os requisitos legais exigidos pela legislação vigente. À SEPLAG, para os fins devidos.

PROC: 41506.567/2015 - INTERESSADO: VITÓRIA QUITÉRIA BARBOSA ARAÚJO. - ASSUNTO: ABONO PERMANÊNCIA. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 0115/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PAI Nº 003/2017, ema-nado da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Serviços Jurídi-cos da Administração Indireta, o qual acolheu o Despacho PGE-PAI nº 290/2016, ponderando pela aprovação do Parecer PA/ITEC nº 088/2016, conclusivo pelo deferimento do pleito buscado na exordial, uma vez que a interessada preenche os requisitos legais exigidos pela legislação vigente, portanto faz jus ao abono de permanência desde 29/08/2015. À SEPLAG, para os fins devidos.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió/AL, 10 de Janeiro de 2017. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela resenha

A COORDENADORA, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA CLÁUDIA MUNIZ DO AMARAL, DESPACHOU EM DATA DE 09.10.2017, O(S) SE-GUINTE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO Nº 2000 – 28094/2014 - INTERESSADO: SONIA MARIA GOU-VEIA DE ALBUQUERQUE - ASSUNTO: PREGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–05/2017. Nos termos da delegação conferida pela Portaria nº 300/2016, aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-1333/2016, conclusivo pelo deferimento do pedido de progressão funcional do servidor(a) da Classe “C” para a Classe “D” da respectiva carreira. 2. Em tal con-dição, encaminhem-se os autos a SEPLAG, após, ao órgão de origem do servidor. PROCESSO Nº 2000 – 21135/2013 - INTERESSADO: RONALDO BARBOSA DA SILVA - ASSUNTO: PREGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDI-CO PGE/PA/CD–00–06/2017. Nos termos da delegação conferida pela Portaria nº 300/2016, aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-1334/2016, conclusivo pelo deferimento do pedido de progressão funcional do servidor(a) da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. 2. Em tal condição, encaminhem-se os autos a SEPLAG, após, ao órgão de origem do servidor.

PROCESSO Nº 2000 – 2220/2014 - INTERESSADO: CAROLINA MARIA NAS-CIMENTO BATISTA - ASSUNTO: PREGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–07/2017. Nos termos da delegação conferida pela Portaria nº 300/2016, aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-1317/2016, conclusivo pelo deferimento do pedido de progressão funcional do servidor(a) da

Classe “C” para a Classe “D” da respectiva carreira. 2. Em tal condição, encami-nhem-se os autos a SEPLAG, após, ao órgão de origem do servidor.

PROCESSO Nº 1800 – 8269/2016 - INTERESSADO: LUCIANA DA SILVA CERQUEIRA

ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/ CD–00–107/2017. Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-061/2017, conclusivo pelo deferimen-to da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível AEES da respectiva car-reira. 2. Em tal condição, encaminhem-se os autos à SEPLAG, após, ao órgão de origem do servidor.

PROCESSO Nº 1800 – 4796/2015 - INTERESSADO: NÍVEA TATIANA DOS SANTOS - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–104/2017. Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-056/2017, conclusivo pelo de-ferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível IV da respectiva carreira. 2. Em tal condição, encaminhem-se os autos à SEPLAG, após, ao órgão de origem do servidor.

PROCESSO Nº 1500 – 15156/2016 - INTERESSADO: GEOVANIR DA SILVA EVARISTO

ASSUNTO: LICENÇA ESPECIAL/AVERBAÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–106/2017. Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-62/2017, de fls. 18/19, con-clusivo pelo deferimento do pleito, com a seguinte ementa: ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO DO MAGISTÉRIO ESTADUAL. PROGRESSÃO POR NOVA HABILITAÇÃO/TITULAÇÃO. COMPROVADA A REALIZAÇÃO DE CURSO EM SUA ÁREA DE ATUAÇÃO, MINISTRADO POR INSTITUIÇÃO RECONHECIDA PELO ÓRGÃO COMPETENTE. SATISFAÇÃO DOS REQUI-SITOS DISCIPLINADOS NA LEI ESTADUAL N° 6.197, de 26 DE SETEMBRO DE 2000, COM AS ALTERAÇÕES DA LEI Nº 6.522, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2004, Nº 6.589, DE 5 DE ABRIL DE 2005 E Nº 6.726, DE 4 DE ABRIL DE 2006. DEFERIMENTO. 2. Em tal condição, encaminhem-se os autos à SEPLAG para as providências ulteriores e, após, ao órgão de origem do servidor para anota-ções na ficha funcional.

Procuradoria Geral do Estado, Maceió/AL, 10 de janeiro de 2017. Elisângela Ferreira Amorim.

Responsável pela Resenha.

O SUBCOORDENADOR, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA ALE-XANDRE LAMENHA, DESPACHOU EM DATA DE 10.01.2017, O(S) SE-GUINTE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO: 4799-5948/2016 - INTERESSADO: LANUZIA MARIA DOS SANTOS - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-146/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-473/2016 (fls. 20-22), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no ar-tigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação conjugal foi devidamente comprovada através da juntada de Certidão de Casamen-to atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, estabelecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento adminis-trativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteú-do conteú-do artigo 40, §§ 7º, II, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, II, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir da data de protocolo do requerimento, nos termos do artigo 66, § 1º, “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5953/2016 - INTERESSADO: MARIA CIDRIM DA SIL-VA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/CD-148/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-520/2016 (fls. 21-23), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no artigo 94, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação

(9)

de conjugal foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os re-quisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, expressos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segu-rado devem ser destinados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015, aplicado supletivamente; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 96, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Pre-vidência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros conta-bilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5764/2016 - INTERESSADO: MARIA CELIA DOS SANTOS GOMES

ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–149/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARE-CER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-509/2016 (fls. 18-20), con-clusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no artigo 94, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação conjugal foi devidamente comprovada através da juntada de Certidão de Casamento atuali-zada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisi-tos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, expressos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser destinados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes ex-pressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015, aplicado supletivamente; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 96, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Pre-vidência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabili-zados a partir da data de protocolo do requerimento, nos termos do artigo 66, § 1º, “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5566/2016 - INTERESSADO: IRACY ALBUQUERQUE DA SILVA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-147/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARE-CER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-438/2016 (fls. 19-21), con-clusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no artigo 94, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação de conju-gal foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, expressos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser destinados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015, aplicado supletivamente; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 96, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento adminis-trativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteú-do conteú-do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homo-logação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5678/2016 - INTERESSADO: LAURECI BARBOSA DA SIL-VA COSTA

ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-150/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARE-CER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-468/2016 (fls. 26-28), con-clusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor do cônjuge e filhos, com fundamento no artigo 94, “a” e “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação de parentesco foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada e Certidão de Nascimento. 3. Atente-se, ain-da, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção

e perda da qualidade de beneficiário, expressos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser destina-dos aos seus dependentes habilitadestina-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015, aplicado supletivamente; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 96, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, as-segurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, confor-me o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA. PROCESSO: 4799-5283/2016 - INTERESSADO: MARIA GUEDES FEKE-TE - ASSUNTO: PENSÃO POR MORFEKE-TE - DESPACHO JURÍDICO PGE/CD-151/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-417/2016 (fls. 27-29), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor do cônjuge e filhos, com fundamento no artigo 94, “a” e “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação de parentesco foi comprovada mediante a apresen-tação de Certidão de Casamento atualizada e Certidão de Nascimento. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, expressos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser destina-dos aos seus dependentes habilitadestina-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015, aplicado supletivamente; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 96, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, as-segurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, confor-me o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA. PROCESSO: 4799-5936/2016 - INTERESSADO: GENIVAL FERREIRA COE-LHO - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-152/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-29/2017 (fls. 26-28), con-clusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no artigo 42, II, “a”, § 4º, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a de-pendência econômica, para fins de união estável, restou devidamente comprovada mediante a apresentação de documentos dentre aqueles que estão elencados no Anexo I, do Decreto Estadual nº 4.125/2009. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, estabelecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Es-tadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da ins-tauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, § 7º, I, da Constituição Fede-ral e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribu-nal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5369/2016 - INTERESSADO: OZIAS BARBOSA DE MOU-RA SILVA

ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-153/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARE-CER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-455/2016 (fls. 29-31), con-clusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor da companheira, com fundamento no artigo 94, “a”, § 4º, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a dependência econômica, para fins de união estável, restou devida-mente comprovada mediante a apresentação de documentos dentre aqueles que estão elencados no Anexo I, do Decreto Estadual nº 4.125/2009. 3. Atente-se, ain-da, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, expressos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser

(10)

destina-dos aos seus dependentes habilitadestina-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015, aplicado supletivamente; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 96, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, as-segurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, § 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. A título de retificação do PARECER PGE/PA/ SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-455/2016 (fls. 30), anote-se que os efeitos financeiros devem ser contabilizados a partir da data de protocolo do requerimento, nos termos do artigo 66, § 1º, “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa ne-cessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5753/2016 - INTERESSADO: JEOVANI DE BARROS COSTA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD–154/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-425/2016 (fls. 24-26), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no ar-tigo 42, II, “a”, § 4º, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a de-pendência econômica, para fins de união estável, restou devidamente comprovada mediante a apresentação de documentos dentre aqueles que estão elencados no Anexo I, do Decreto Estadual nº 4.125/2009. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, estabelecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Es-tadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da ins-tauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, § 7º, I, da Constituição Fede-ral e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir da data de protocolo do requerimento, nos termos do artigo 66, § 1º, “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa ne-cessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 20105-174/2015 - INTERESSADO: QUITÉRIA MARIA GOMES WANDERLEY

ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-137/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no DESPA-CHO JURÍDICO PGE/PA-00-18/2017 (fls. 56) conclusivo pela remessa dos autos ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA para a devida instrução processual, no âmbito de sua competência. 2. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 13020-5/2015 - INTERESSADO: FLORACI MARIA DA SILVA PORANGABA

ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-135/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA-00-12/2017 (fls. 58-59), conclusivo pelo deferimento do pleito, com fundamento no artigo 2°, § 5°, da Emenda Constitucional n° 41/2003. 2. Com efeito, restaram satisfeitos os requisitos para a aposentadoria voluntária segundo as regras previstas no artigo 2°, da Emenda Constitucional n° 41/2003, que traz as seguintes exigências: a) tempo mínimo de contribuição de 30 (trinta) anos, acres-cido de período adicional equivalente a vinte por cento do tempo que, na data de publicação da Emenda Constitucional nº 20/1998, faltaria para atingir o limite; b) idade mínima de 48 (quarenta e oito) anos; c) permanência por 05 (cinco) anos no cargo em que se dará a aposentadoria. 3. Efeitos financeiros contabilizados a partir do mês subsequente ao requerimento. 4. À Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.

PROCESSO: 2000-5523/2016 - INTERESSADO: ARNALDO BRAGA COSTA JUNIOR - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-134/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA-00-13/2017 (fls. 32-33), conclusivo pelo deferimento do plei-to, com fundamento no artigo 40, § 19, da Constituição Federal. 2. Com efeiplei-to, restaram satisfeitos os requisitos para a aposentadoria voluntária segundo as regras previstas no artigo 40, § 1°, III, “a”, da Constituição Federal, que apresenta as se-guintes exigências: a) tempo mínimo de contribuição de 35 (trinta e cinco) anos; b) idade mínima de 60 (sessenta) anos; c) mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício no serviço público e 05 (cinco) anos no cargo em que se dará a aposentadoria. 3. Efeitos financeiros contabilizados a partir do mês subsequente ao requerimento. 4. À Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.

PROCESSO: 2000-15793/2015 - INTERESSADO: REGINA CELI BORGES DE MENDONÇA - ASSUNTO: ABONO DE PERMANÊNCIA - DESPACHO JURÍ-DICO PGE/PA-CD-133/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifes-tado no PARECER PGE/PA-00-18/2017 (fls. 51-53), conclusivo pelo deferimento do pleito, com fundamento no artigo 40, § 19, da Constituição Federal. 2. Com efeito, restaram satisfeitos os requisitos para a aposentadoria voluntária segundo as regras previstas no artigo 40, § 1°, III, “a”, da Constituição Federal, que apresenta as seguintes exigências: a) tempo mínimo de contribuição de 30 (trinta) anos; b) idade mínima de 55 (cinquenta e cinco) anos; c) mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício no serviço público e 05 (cinco) anos no cargo em que se dará a aposen-tadoria. 3. A título de retificação do PARECER PGE/PA-00-18/2017 (fls. 51-53), anote-se que os efeitos financeiros devem ser contabilizados a partir do mês sub-sequente à data em que foram preenchidos os requisitos expressos no artigo 40, § 1°, III, “a”, da Constituição Federal. 4. À Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.

PROCESSO: 1206-2800/2013 - INTERESSADO: TELMA LUCIA TAVARES - ASSUNTO: APOSENTADORIA – AVERBAÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-132/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-6/2017 (fls. 88) conclusivo pela possibili-dade de sanear o procedimento de averbação, efetuando a necessária publicação do ato na imprensa oficial. 2. À Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.

PROCESSO: 4799-5296/2016 - INTERESSADO: PAULO MEDEIROS DE CARVALHO - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-138/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-489/2016 (fls. 21-22), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor do cônjuge, com fundamento no artigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém desta-car que a relação de conjugal foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, esta-belecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilita-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, conforme o artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Fe-deral e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. A título de retificação do PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁ-RIA-489/2016 (fls. 21-22), anote-se que os efeitos financeiros devem ser contabi-lizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5882/2016 - INTERESSADO: IVONE DE HOLANDA TE-NORIO - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-139/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-504/2016 (fls. 18-19), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor do cônjuge, com fundamento no artigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém desta-car que a relação de conjugal foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, esta-belecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilita-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Pre-vidência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015, retificando o PARECER PGE/PA/ SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-504/2016 (fls. 18-19). 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Esta-dual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei EstaEsta-dual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5442/2016 - INTERESSADO: MARLENE SANTOS DA SILVA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-144/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no

(11)

PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-415/2016 (fls. 17-18), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no ar-tigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação conjugal foi devidamente comprovada através da juntada de Certidão de Casamen-to atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, estabelecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento adminis-trativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteú-do conteú-do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir da data de protocolo do requerimento, nos termos do artigo 66, § 1º, “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5398/2016 - INTERESSADO: DEMERVAL FRANCISCO NOBRE - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-145/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-478/2016 (fls. 24-25), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no ar-tigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação conjugal foi devidamente comprovada através da juntada de Certidão de Casamen-to atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, estabelecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento adminis-trativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteú-do conteú-do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir da data de protocolo do requerimento, nos termos do artigo 66, § 1º, “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5374/2016 - INTERESSADO: GILSON CALHEIROS DE OLIVEIRA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-141/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-479/2016 (fls. 24-25), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor do cônjuge, com fundamento no artigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém desta-car que a relação de conjugal foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, esta-belecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilita-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Pre-vidência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros conta-bilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5340/2016 - INTERESSADO: OLIVEIRA GOMES DE SOUZA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-142/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-469/2016 (fls. 21-22), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor do cônjuge, com fundamento no artigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém desta-car que a relação de conjugal foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a)

observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, esta-belecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilita-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Pre-vidência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros conta-bilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5773/2016 - INTERESSADO: AURELIO FIRMINO DE OLI-VEIRA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-143/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-500/2016 (fls. 20-21), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte, com fundamento no ar-tigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém destacar que a relação conjugal foi devidamente comprovada através da juntada de Certidão de Casamen-to atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, estabelecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilitados, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento adminis-trativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteú-do conteú-do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros contabilizados a partir da data de protocolo do requerimento, nos termos do artigo 66, § 1º, “b”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 4799-5602/2016 - INTERESSADO: BENIGNA PALMEIRA BAR-BOSA - ASSUNTO: PENSÃO POR MORTE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ CD-140/2017. Conheço e concordo com o entendimento manifestado no PA-RECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA-470/2016 (fls. 20-21), conclusivo pela concessão do direito à pensão por morte em favor do cônjuge, com fundamento no artigo 42, II, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 2. Convém desta-car que a relação de conjugal foi comprovada mediante a apresentação de Certidão de Casamento atualizada. 3. Atente-se, ainda, para as seguintes recomendações: a) observar os requisitos para manutenção e perda da qualidade de beneficiário, esta-belecidos no artigo 68, da Lei Estadual nº 7.751/2015; b) os valores não recebidos em vida pelo segurado devem ser disponibilizados aos seus dependentes habilita-dos, seguindo as diretrizes expressas no artigo 84, da Lei Estadual nº 7.751/2015; c) as parcelas auferidas indevidamente devem ser restituídas ao erário, nos termos do artigo 85, da Lei Estadual nº 7.751/2015, através da instauração de procedimento administrativo, assegurando ao interessado o exercício do contraditório e da ampla defesa. 4. Cálculo de competência da Unidade Gestora do Regime Próprio de Pre-vidência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas, devendo observar o conteúdo do artigo 40, §§ 7º, I, da Constituição Federal e as disposições insertas no artigo 71, § 1º, I, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 5. Efeitos financeiros conta-bilizados a partir do dia seguinte ao óbito, nos termos do artigo 66, § 1º, “a”, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 6. Remessa necessária ao Tribunal de Contas Estadual para homologação, conforme o artigo 83, da Lei Estadual nº 7.751/2015. 7. Ao ALAGOAS PREVIDÊNCIA.

PROCESSO: 1900-4285/2013 - INTERESSADO: JOSE CORREIA TORRES - ASSUNTO: APOSENTADORIA – RETIFICAÇÃO DE AVERBAÇÃO - DES-PACHO JURÍDICO PGE/PA-CD-130/2017. Conheço e concordo com o entendi-mento manifestado no DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-1321/2016 (fls. 161) conclusivo pela possibilidade de retificação do ato de averbação para sanar o erro material constatado, fazendo-o conforme os parâmetros indicados pela Diretoria de Políticas Administrativas, vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (fls. 60). 2. À Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio.

Procuradoria Geral do Estado, Maceió/AL, 10 de janeiro de 2017. Elisângela Ferreira Amorim.

Referências

Documentos relacionados

[r]

O Programa de Educação do Estado do Rio de Janeiro, implementado em janeiro de 2011, trouxe mudanças relevantes para o contexto educacional do estado. No ranking do

O Processo Seletivo Interno (PSI) mostra-se como uma das várias ações e medidas que vêm sendo implementadas pela atual gestão da Secretaria de Estado.. Importante

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

[r]

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

crianças do pré́-escolar e dos seus determinantes, assim como a avaliação do efeito de um programa de escovagem diária na escola no estado de saúde oral (índice