• Nenhum resultado encontrado

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Direito COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Faculdade de Direito COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Faculdade de Direito

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO

PLANO DE ENSINO - AARE 1. IDENTIFICAÇÃO

COMPONENTE CURRICULAR:

UNIDADE OFERTANTE: Faculdade de direito CÓDIGO DA DISCIPLINA:

GDR40 PERÍODO/SÉRIE: 8º TURMAS: A e J

CARGA HORÁRIA NATUREZA

TEÓRICA: PRÁTICA: 90h

TOTAL:

90h OBRIGATÓRIA: ( X ) OPTATIVA: ( )

PROFESSOR: Paulo Henrique da Silveira Chaves ANO/SEMESTRE:

2020/2 OBSERVAÇÕES:

2. EMENTA

Da prática jurídica como estágio supervisionado: funcionamento do Núc1eo de Prática Jurídica, responsabilidade do profissional do direito, ética e cidadania. Organização judiciária do Estado. Orientação Pedagógica. Análise de autos findos e casos concretos; solução de casos concretos; desenvolvimento das atividades advocatícias, ministerial e da magistratura; simulação de práticas processuais envolvendo atividades judiciais, judiciárias e extrajudiciárias cíveis. Visitação e observação de atos jurídicos reais.

3. JUSTIFICATIVA

É de essencial importância que o acadêmico tenha a aplicação prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na área civil, inclusive preparando-se para a elaboração de peças processuais que são objeto de provas de exames e concursos, bem como, são também utilizadas na vida profissional.

4. OBJETIVO Objetivo Geral:

(2)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Objetivos Específicos:

Exercitar efetivamente as diversas carreiras jurídicas, bem como introduzir os acadêmicos nas práticas jurídicas, ambientando-os ao cotidiano forense, e ao mesmo tempo despertar os estudantes para a realidade social, conduzindo a um contato direto com comunidades carentes. E ainda, apresentar e promover a familiarização dos discentes com a estrutura administrativa dos órgãos do Poder judiciário e demais funções essenciais à Justiça.

5. PROGRAMA

01. Apresentação do NPJ e regras de funcionamento

02. A responsabilidade do profissional do Direito, ética e cidadania 03. Atividade simulada advocatícia

04. Atividade simulada ministerial 05. Atividade simulada jurisdicional

06. Elaboração de soluções a casos concretos

07. Atividade simulada de atos administrativos de suporte à atividade jurisdicional 08. Acompanhamento em audiências

09. Relatórios de audiências

10. Estudos de acórdãos – Interpretação

6. AULAS

Apresentação da disciplina e do professor – Avaliações Contratos

Elaboração de um contrato de honorários Petição inicial

elaboração de uma petição inicial Contestação

Elaboração de uma contestação

Acompanhamento de um processo físico Apelação

Elaboração de uma apelação Agravo de instrumento

Elaboração de um agravo de instrumento 2º Agravo

Elaboração do 2º agravo de instrumento Apelação - Hipótese do exame da OAB Elaboração de uma apelação (2a) Apelação - Hipótese do exame da OAB Elaboração de uma apelação (3a) Embargos do executado

Elaboração de uma peça de embargos do executado Inventário Apresentação de relatório de audiência

Ação rescisória

Elaboração de uma ação rescisória Apresentação de relatório de audiência

(3)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Reconvenção

Elaboração de uma reconvenção Embargos de terceiro

Elaboração de embargos de terceiro Apresentação de relatório de audiência Vista das notas e participação

6. METODOLOGIA

A metodologia se adaptará ao desenvolvimento de atividades para atender ao formato das AARE, tratando-se de um planejamento preliminar, que exigirá ajustes positivos com o decorrer das atividades. Serão utilizadas aulas expositivas gravadas e online, envio de material por e-mail e disponibilização no Moodle. Salienta-se que as plataformas a serem utilizadas, demandam recursos relacionados a tecnologia, velocidade de conexão, qualidade, etc., de modo que neste momento em que se trata de atividade “emergencial” e feita pela primeira vez em nossa Faculdade, há que se ter uma certa tolerância com as necessidades de adaptações e busca de solução de problemas.

Acredita-se que não será necessário estabelecer outro limite ao número de alunos inferior ao que estabelecem as regras para o curso presencial.

As plataformas a serem utilizadas terão os seus links encaminhados aos acadêmicos por e-mail, o que demanda a correta informação destes, para evitar qualquer desencontro.

Também serão orientados a formar um grupo de WhatsApp, para que sejam tratadas questões e informações coletivas, inclusive para eventual envio de atividades para o trupo de acadêmicos. As atividades síncronas – (30 horas) se referem às aulas expositivas e também as apresentações, correções e atendimentos.

Quanto às aulas expositivas, que já considerando a separação de duas turmas (como nas aulas presenciais) serão desenvolvidas nos horários:

Manhã - Quintas (09:00 às 10:00) - Sextas (08:00 às 09:00) Noite - Quintas (19:00 às 20:00) - Sextas (19:00 às 20:00)

Outras horas referentes à disponibilidade para atendimento individualizado e mesmo em grupos, ocorrerão em compatibilidade com a procura pelos próprios acadêmicos e poderão ser agendadas por e-mail ou WhatsApp, para estabelecer uma conexão e conferência pela Web.

Aos discentes que se matricularem, recomenda-se baixar gratuitamente o software “Zoom” e o “Skype”, mas poderemos utilizar o sistema oferecido pelo Governo Federal (Mconf) e o Moodle. A metodologia será adaptativa de forma que haja uma verdadeira interação do professor com o aluno, visando além de apresentar o conteúdo, acompanhar na execução e correção de atividades práticas.

As atividades Assíncronas (30 horas)

São atividades que não contarão com a participação simultânea do professor e aluno, podendo ser aulas gravadas, o desenvolvimento das atividades práticas (elaboração de peças processuais), e participação em audiências.

(4)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

A disciplina prioriza o trabalho autônomo dos acadêmicos, promovendo o exercício prático de diversas atividades jurídicas, desde o atendimento a um cliente, elaboração de peças processuais, sentenças e interpretação de acórdãos. Instruções acerca da prática de mediação e conciliação. Nas hipóteses de apresentação de relatórios de audiências, o acadêmico fará a exposição seguindo-se à participação dos demais colegas, com perguntas e esclarecimentos daquele e também pelo professor.

Utiliza-se de recursos de Web-conferência (mconf, Skype, Zoom, Moodle, etc), e-mail para envio de atividades e trabalhos, aulas no Moodle, mensagens por WhatApp, Chat.

7. AVALIAÇÃO

Peças processuais elaboradas individualmente – 5 e 10 pontos cada. Relatórios de audiências – 5 pontos cada.

(5)

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

8. BIBLIOGRAFIA Básica

SCARPINELLA BUENO, Cássio. Manual de Direito Processual Civil – 4ª ed. São Paulo: Saraiva, 2018

TARTUCE, Fernanda; DELLORE, Luiz; MARIN, Marco Aurélio. Manual de Prática Civil. 13ª Ed. São Paulo : Método, 2017.

THAMAY, Rennan Faria Grüger. Manual de Direito Processual Civil. São Paulo : Saraiva, 2018. Complementar

ARAÚJO JÚNIOR, Gediel Claudino de. Prática No Processo Civil, 21ª Ed., São Paulo : Atlas, 2017.

ALVIM, Teresa; CIANCI, Mirna; DELFINO, Lúcio. Novo CPC Aplicado - Visto por processualistas, 1ª Edição, São Paulo : Revista dos Tribunais, 2017.

ALVIM, Eduardo Arruda. Direito processual civil. 5. ed. rev. atual. ampl. São Paulo : RT, 2013. ASSIS, Araken. Manual dos Recursos, 9ª Edição, São Paulo : Revista dos Tribunais, 2017.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Instituições de Direito Processual Civil - Vol. 1 (7a ed. 2013); Vol. 2 (7a ed. 2013); Vol. 3. (7a ed. 2013); Vol. 4 (7a ed. 2013). São Paulo: Malheiros.

MITIDIERO, Daniel; MARINONI, Luiz Guilherme; ARENHART, Sergio Cruz. O Novo Processo Civil, 2ª Edição, São Paulo : Revista dos Tribunais, 2016.

MONTENEGRO FILHO, Misael. Manual de Prática do Processo Civil, 2ª Ed., São Paulo : Atlas, 2016.

NERY JUNIOR, Nelson; NERY, Rosa Maria de Andrade. Código de Processo Civil Comentado, São Paulo : Revista dos Tribunais, 2016.

SANTOS, Ernane Fidélis dos. Manual de Direito Processual Civil – Vol. 1. (15a Ed. 2011) Vol. 2 (14a Ed. 2011). São Paulo: Saraiva.

SANTOS, Moacyr Amaral. Primeiras Linhas de Direito Processual Civil – Vols. 1, 2 e 3, 27a ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

TESHEINER, José Maria Rosa; THAMAY, Rennan Faria Kruger. Teoria geral do processo: em conformidade com o Novo CPC. 2. ed. rev., atual. e ampl. Rio de Janeiro : Forense, 2016.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil – Vols. 1, 2 e 3, 54a ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

9. APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/______/______ Coordenação do Curso de Graduação: ________________________________

Referências

Documentos relacionados

Depois de exibido o modelo de distribuição orçamentária utilizado pelo MEC para financiamento das IFES, são discutidas algumas considerações acerca do REUNI para que se

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

intitulado “O Plano de Desenvolvimento da Educação: razões, princípios e programas” (BRASIL, 2007d), o PDE tem a intenção de “ser mais do que a tradução..

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação

Dessa forma, diante das questões apontadas no segundo capítulo, com os entraves enfrentados pela Gerência de Pós-compra da UFJF, como a falta de aplicação de

Dissertação apresentada ao colegiado do Curso de Mestrado Acadêmico em Direito Público da Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Direito Prof. Jacy de

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Janaína Oliveira, que esteve presente em Ouagadougou nas últimas três edições do FESPACO (2011, 2013, 2015) e participou de todos os fóruns de debate promovidos