• Nenhum resultado encontrado

Projeto CDL Movimenta Araripina

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto CDL Movimenta Araripina"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Projeto CDL

Movimenta Araripina

Atração de clientes para o comércio de

Araripina

Steven

(2)

PROJETO MOVIMENTA ARARIPINA

RESUMO

Evento de rua que será realizado em Araripina, visando estimular a visitação de clientes para movimentar o comércio. O evento será realizado no dia 26/07 as 15:00h na rua da igreja. Será fechada a rua e disponibilizado espaço de lazer com praça da alimentação, apresentação de musica e dança, presença de animadores para crianças e competição de esportes diversos. Espera-se a presença de 2.000 pessoas, ativando diversos setores do comércio da cidade.

INTRODUÇÃO

O Brasil é considerado a nova Meca dos megaeventos esportivos. Em poucos anos, o país saltou da periferia ao centro do cenário esportivo mundial. Nenhuma nação obteve igual sucesso em atrair eventos dessa magnitude em tão curto tempo.

O esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. A sociedade do nosso município e região circunvizinha, carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.

Ante estas necessidades, a CDL Araripina juntamente com empresas e instituições colaboradoras, propõem desenvolver atividades no âmbito da iniciação esportiva, atividade física e lazer, para serem aplicadas no Município de Araripina que demonstra interesse em aderir ao plano a ser desenvolvido.

Deve-se ter a definição de que a Qualidade de vida, não é simplesmente a melhor condição de bem estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar na melhoria de condições que facilitem o alcance desta para todos.

JUSTIFICATIVA

A CDL de Araripina busca seu diferencial para ajudar no desenvolvimento do comércio de Araripina. Para isso, busca dar suporte na profissionalização do comércio do município, na manutenção dos clientes residentes em Araripina, evitando que estes realizam suas compras em localidades concorrentes e na atração de novos clientes de distritos e municípios circunvizinhos.

OBJETIVO GERAL

Atrair consumidores para o comércio de araripina, através de projeto social com esporte e lazer, atender a necessidade de crianças, jovens, adultos e Idosos na cidade de Araripina e Região circunvizinhas.

(3)

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Atrair 2.000 pessoas para o evento;

Ter 160 lojistas participantes como patrocinadores ou com vendas no local Ter clientes de 6 distritos e de 16 bairros de Araripina

Realizar 06 atividades esportivas e 06 de lazer

Consolidar a imagem de Araripina como polo comercial para moradores da região;

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Atividade 1 - CAMINHADA SAUDÁVEL

Metodologia para as atividades

Instalações Físicas

Utilização da praça da cidade ou as vias urbanas adequadas para realização de caminhadas e corridas. Indica-se que o percurso ideal para a atividade esteja na faixa de no mínimo 1500 metros.

Recursos Humanos

01 Professor de Educação Física (ou estagiário) para ministrar as atividades designado. Acompanhamento, de profissional capacitado (auxiliar de enfermagem) para prestar auxílio e monitoramento (pressão, frequência cardíaca, acompanhamentos próprios) aos participantes.

Conteúdo a ser ministrado

Orientar os participantes para os benefícios da atividade física e condições de realizá-la de forma segura. Esclarecer os cuidados com a postura e desenvolver a técnica da caminhada dentro da velocidade, ritmo e intensidade. Mostrar a importância do controle da frequência cardíaca e os cuidados com a pressão arterial.

Atividade 2 – GINÁSTICA PARA TODOS (Ginástica Localizada)

O avanço tecnológico propiciou uma elevação do nível de conforto, gerando um maior número de sedentários, levando a um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O incentivo à prática da atividade física como meio de prevenção das doenças hipocinéticas, é uma forma de mostrar às pessoas que todas são capazes de fazer

(4)

atividades físicas, com propostas simples e naturais, sem utilização de grandes recursos ou equipamentos, levando a pessoa a fazer da pratica do exercício, um hábito de vida.

Metodologia para as atividades

Instalações Físicas Utilizar de forma diferencial, espaços mais amplos como ruas públicas, Praças Públicas. Dessa forma a comunidade é levada a participar e interagir com criatividade.

Recursos Humanos

01 Professor de Educação Física (ou estagiário) para ministrar as atividades designado pelas CDL. 01 profissional da saúde (auxiliar de enfermagem) designado pela Secretaria de Saúde, para acompanhamento programado dos participantes. Realização de parceria com Academia de Ginástica local e o seu professor de Educação Física para as atividades.

Conteúdo a ser ministrado

As atividades devem possuir enfoque sociabilizam-te, trabalhar com exercícios articulares, alongamento, equilíbrio, coordenação e ritmos, com fácil execução, onde todos possam participar, respeitando possíveis problemas de saúde, que ainda permitam a prática saudável de atividades físicas.

Atividade 3 – AMIGOS EM MOVIMENTO

É praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que a atividade física é um fator determinante no processo de envelhecimento, sendo que, a qualidade da vida do idoso é determinada pelo grau de autonomia, ou seja, a capacidade de determinar e executar seus próprios desígnios.

Metodologia para as atividades Instalações Físicas

Utilização de praças e ruas que possuem espaços propicias para pratica das atividades propostas.

Recursos Humanos

01 Professor de Educação Física (ou estagiário) para ministrar as atividades designado pelas CDL. 01 Profissional, para uma ação eficiente na área do envelhecimento, podendo ser da área da saúde, ação social e educação.

Conteúdo a ser ministrado

Consistem em atividades sistemáticas de ginásticas, jogos e dança. Proporcionar também palestras informativas sobre: temas relacionados saúde, comportamento e atividade física, como também eventos sociais e recreativos, levando em consideração a disponibilidade de local e recursos humanos.

(5)

Atividade 4 – MUSCULAÇÃO PARA TODOS

A prática da musculação é direcionada ao bem estar e ao condicionamento físico geral e especialmente o aumento da força, atividade também considerada um tratamento para diversas afecções do organismo, tais como obesidade, magreza, distúrbios posturais, dores das articulações e da coluna vertebral e outros. Sendo uma atividade propícia para todas as pessoas, por proporcionar mudanças no comportamento, perante as situações do cotidiano.

Metodologia para das atividades Instalações Físicas

Desenvolver as atividades físicas em locais conveniados, sendo Academias, Clubes Esportivos que possibilitem condições de equipamentos para as atividades e/ou em Praças Públicas, onde serão instalados os materiais necessários.

Recursos Humanos

01 professor de Educação Física (ou estagiário) para ministrar as atividades.

Conteúdo a ser ministrado

As atividades com os participantes devem se concentrar em quatro exigências básicas, exercícios de condicionamento cardiovascular, de flexibilidade, de resistência e de desenvolvimento muscular. Predominando o objetivo de atividades para a quebra de tensão, provinda do cotidiano, como higiene mental e/ ou como prática de lazer.

Atividade 5 – RUA DE LAZER OU LAZER ITINERANTE

Na dimensão lúdica, o homem se torna verdadeiramente humano quando brinca. Para isso é preciso buscar no homem e na sua realidade social, na dimensão social do conhecimento estabelecida entre ele e sua sociedade, na maneira como expressa esse conhecimento e como cria, faz e transforma a compreensão do sentido humano do brincar.

Metodologia para as atividades Instalações Físicas

Utilização de 03 tendas 10x10 m ou 12x12 m, e 03 tenda 6x6 m, em espaços públicos adequados ou vias urbanas.

(6)

Recursos Humanos

Profissionais ligados a educação física, educação, serviço social, saúde ou que tenham aptidões na área de recreação e lazer, cultura, etc. Quantitativo sugerido, mínimo 06 profissionais.

Conteúdo a ser ministrado

Promover a integração entre os participantes, através de atividades lúdicas e entretenimento, envolvendo pessoas de todas as idades, através de jogos de rua (Basquete, Peteca, Futebol, Voleibol), gincanas esportivas, culturais e ambientais, tênis de mesa, teatro, jogos corporativos, truco, dama, xadrez, respeitando as características e idade de cada indivíduo ou grupos de pessoas. Nessas atividades devem contar sempre com a participação de grupo de idosos, apresentação de grupos de dança e capoeira. Sempre que possível envolver as polícias (Civil e Militar), Corpo de Bombeiros, no sentindo de promover a integração da polícia com a comunidade através do esporte e lazer. A apresentação de bandas de música ou fanfarras é de suma importância para despertar o civismo na comunidade (abertura com hino nacional e a participação de toda a sociedade organizada).

Materiais necessários

02 mesas de tênis de mesa (raquetes, redes e bolinhas), 01 jogo de tabela móvel de basquete, 01 cama elástica, 01 pula-pula ou piscina de bolinhas, 01 palco, 01 aparelhagem de som completa (mesa de som, microfones, caixas de som amplificada, aparelho de DVD), 01 telão, tinta guache solúvel em água(cores variadas) e pincéis para pintura, balões coloridos, sacos de linhagem ou similar, baralhos, mesas e cadeiras para truco, dama, dominó, xadrez, prendedor de roupas em varal, baldes plásticos, pratinhos descartáveis, colheres, copos descartáveis para água, bolas de todas modalidades (voleibol, basquete, futebol, futsal, handebol), redes das modalidades, peteca e rede, água, sempre que possível fornecer lanche aos participantes.

PROJETO INICIAÇÃO ESPORTIVA

Desenvolvimento dos esportes através do ensino dos fundamentos técnicos e táticos e de movimentos para o desenvolvimento motor, inclusão social e trabalho em equipe.

Metodologia para as atividades:

Nas modalidades de: VOLEIBOL, FUTSAL, BASQUETEBOL E HANDEBOL. Instalações Físicas

As atividades poderão ser desenvolvidas nos ginásios de esportes das cidades, praças esportivas ou convênios com colégios estaduais ou municipais, que tenham quadras esportivas e Ruas públicas. Adequando-se a realidade das cidades.

(7)

Instalações Físicas

As atividades físico-esportivas deverão acontecer nos estádios das cidades ou nas praças de esporte e/ou campos de várzea. Para a implantação desta modalidade a prioridade será realizar em espaço gramado, ou em espaço de terra. Em caso de dificuldades de oferecer atividades em campo oficial, poderá ser oferecido em campo society, ou ainda mesmo espaços alternativos, como as praças publicas e ruas da cidade.

Conteúdo a ser ministrado

Em todas as modalidades de iniciação esportiva os conhecimentos a serem trabalhados estarão voltados para os fundamentos técnicos e táticos, aos exercícios que irão desenvolver coordenação motora e as qualidades sociais importantes para formar um cidadão como, respeito, cooperação, participação, liderança, entre outros.

Recursos Humanos

Professores de Educação Física (ou estagiário), para ministrar as atividades, designado pelas CDL, onde cada equipe será composta de 12 participantes.

Materiais necessários

Voleibol – 2 bolas oficiais, 02 redes, 20 cones, 20 coletes (duas cores), 02 saco para bolas, 02 bomba, 2 apito e 2 cronometro.

Basquetebol – 2 bolas oficiais, 02 redes, 20 cones, 20 coletes (duas cores), Handebol – 2 bolas oficiais, 02 redes, 20 cones, 20 coletes (duas cores), Futsal – 2 bolas oficiais, 02 redes, 20 cones, 20 coletes (duas cores), Futebol – 2 bolas oficiais, 02 redes, 20 cones, 20 coletes (duas cores)

(8)

ORÇAMENTO

Item  

 

Quantidade      Valor  unit      Valor  total    

Panfleto  

               10.000      R$            85,00      R$            850,00    

Cartazes  

                         500      R$                5,80      R$            850,00    

Medalhas  

                         500      R$                8,00      R$      4.000,00    

Traves,  poste  etc  

                                 6      R$        300,00      R$      1.800,00    

Material  esportivo  

                                 1      R$  2.800,00      R$      2.800,00    

Palco  e  som  

                                 1      R$  2.000,00      R$      2.000,00    

Tendas  

                                 6      R$        280,00      R$      1.680,00    

Animador  de  palco  

                                 2      R$        300,00      R$            600,00    

Brinquedo  premiação                            100      R$                2,00      R$            200,00    

Ornamentação    

                                 1      R$  1.400,00      R$      1.400,00    

Sinalização  

                                 1      R$  1.350,00      R$      1.350,00    

Carro  de  som  

                                 1      R$        350,00      R$            350,00    

Spot  em  rádio  

                             20      R$            65,00      R$      1.300,00    

 

 

 

 

 

 

 

 R$  17.880,00    

CONCLUSÃO

Este Projeto Domingo da CDL surge em um contexto histórico no qual se evidencia a necessidade de informações relativas à saúde, qualidade de vida e lazer. Para se concretizar este processo, é necessário que aconteça readequação e criação dos espaços para as atividades e constante incentivo dos programas estabelecidos. Sendo este projeto uma verdadeira política de esporte, lazer e promoção da saúde e da qualidade de vida que um município pode oferecer aos seus habitantes. Para concretização do Projeto basicamente será necessário a disponibilidade de parcerias e colaboradores, já que se propõe a mínima utilização de equipamentos, aproveitando o existente no município.

Referências

Documentos relacionados

Número ONU: Não classificado como perigoso para o transporte aéreo. Regulamentações adicionais: As regulamentações pertinentes ao transporte do produto estão

FASE LÍQUIDA: Não é esperado que esta fase do produto cause sensibilização respiratória ou à

António Marinho Carlos Dias Carlos Ferreira Carlos Vasconcelos Deolinda Portelinha Isabel Almeida João Araújo Correia Jorge Crespo José Delgado Alves Jorge Martins Lèlita Santos

Estas podem conter restos do produto e devem ser mantidas fechadas e encaminhadas para descarte apropriado conforme estabelecido para o produto ou reciclagem.

• Rele de bomba e/ou Rele Principal: o Não acionamento de um destes dois reles esta ligado ao componente ligado ao rele de bomba, realizar a substituição do mesmo para solucionar

Revista Transformar |1 4, Edição Especial “Covid-19: pesquisa, diálogos transdisciplinares e perspectivas”,

Durante minha carreira como jornalista, trabalhei na imprensa escrita, tanto na mídia corporativa, nas empresas O Estado de S. Paulo e Folha da Manhã, como na

Os títulos das seções primárias devem iniciar na parte superior da página (1ª linha), e ser separado do texto que o sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Os