• Nenhum resultado encontrado

O entendimento está correto, conforme a Cláusula Quarta, Parágrafo Quinto da Minuta do Contrato (Anexo IV do Edital).

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O entendimento está correto, conforme a Cláusula Quarta, Parágrafo Quinto da Minuta do Contrato (Anexo IV do Edital)."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Questão 1 4.4.3 (edital)

A empresa líder do Consórcio deverá apresentar o instrumento de constituição ou de compromisso de constituição do Consórcio, o qual não deverá revelar dados contidos na Proposta Técnica ou na Proposta de Preço, ainda sigilosos por ocasião da abertura da documentação de Habilitação (Envelope nº 1). O instrumento de constituição ou de compromisso de constituição do Consórcio deverá obedecer aos seguintes requisitos:

I. indicar a líder do Consórcio, obedecido o disposto no artigo 33, parágrafo 1º, da Lei nº 8.666/93, que será responsável perante o BNDES, pelo cumprimento das obrigações das consorciadas; II. conferir à líder amplos poderes para representar as consorciadas e as subcontratadas no procedimento licitatório e no Contrato, receber o preço do Serviço, dar quitação, responder administrativa e judicialmente, inclusive receber notificação, intimação e citação;

Pergunta: Entendemos que, uma vez que não há restrição explícita contida no Edital, o faturamento dos serviços poderá ser emitido individualmente por cada empresa do Consórcio ao contratante dos serviços (BNDES). Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

O entendimento está correto, conforme a Cláusula Quarta, Parágrafo Quinto da Minuta do Contrato (Anexo IV do Edital).

Questão 2

Qualificação Técnica da Habilitação e Pontuação de Propostas Técnicas (edital)

Pergunta: Entendemos que os atestados e qualificações das empresas a serem sub-contratadas, seja pelo licitante ou pelo consórcio, serão considerados para fins de Qualificação Técnica de Habilitação e composição da Pontuação Técnica (PTi). Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto. Questão 3

7.3.4 (edital) Qualificação técnica:

d) Atestado(s) expedido(s) por pessoa(s) jurídica(s) para a(s) qual(is) o Licitante tenha prestado serviços que comprove(m) experiência anterior em cada uma das cinco Áreas de Especialização. d.1) No caso da Área de Especialização 2, o atestado, para fins desta habilitação, deverá se referir a uma experiência de efetiva implantação e de consultoria de operação em um projeto de aeroporto. A comprovação relativa à implantação e à operação pode ser feita por meio de atestados distintos, que podem ser oriundos de diferentes empresas que compõem o Consórcio

(2)

licitante, sendo o par considerado como a experiência necessária para a habilitação. O(s) Líder(es) de Equipe da Área de Especialização 2 deverá (ão) ser necessariamente profissional(is) envolvido(s) nesta experiência necessária para a habilitação técnica do Licitante.

d.2) No caso da Área de Especialização 5, a comprovação relativa às experiências nas áreas de direito administrativo, ambiental, aeronáutico e de regulação de serviços públicos pode ser feita por meio de atestados distintos, sendo que a quadra será considerada como uma experiência ou atestado. Havendo atestados de origens distintas, eles poderão se referir a diferentes empresas ou profissionais, que neste caso exercerão a co-liderança da Área de Especialização 5.

Pergunta: Entendemos que os termos "par" (d.1) e "quadra"(d.2) referem-se à categoria de estudo dentro da respectiva Área de Especialização, sendo "par" correspondente a: a) implantação de aeroporto SOMADO com b) consultoria de operação em projeto de aeroporto, e "quadra" correspondente a SOMA de: a) direito administrativo, b) ambiental, c) aeronáutico e d) regulação de serviços públicos. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto. Questão 4

8.2 (Edital)

A Proposta Técnica a ser entregue no Envelope nº 2, atendidos os requisitos indicados no Anexo I, no Anexo II e nos itens abaixo, não poderá exceder a 120 (cento e vinte) páginas, em formato A4, fonte Arial 12 e espaçamento simples, e deverá ser apresentada em língua portuguesa, datilografada ou impressa por qualquer meio eletrônico em 1 (uma) via, em papel timbrado do Licitante, numerada, sem emendas, rasuras ou entrelinhas, contendo as especificações do objeto a que se refere este certame, devendo ainda ser datada e assinada na última folha e rubricada nas demais, por seu representante legal ou procurador, com poderes para o exercício da representação, na forma do item 6 deste Edital.

Pergunta 1: Entendemos que o descumprimento de quaisquer dos itens mencionados no item 8.2 implicará na desclassificação do consórcio/licitante. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

O descumprimento do item 8.2 do Edital implica a desclassificação do licitante. Mas é importante ressaltar que a formatação dos atestados não está sob o pleno controle do licitante, de forma que não se espera que eles necessariamente atendam à formatação exigida no referido item.

Pergunta 2: Entendemos que os atestados e comprovantes exigidos na proposta técnica bem como capa e contracapa da proposta técnica não serão contabilizados para fins de verificação do limite de 120 paginas. Nosso entendimento está correto?

(3)

Conforme estabelecido no item 8.2 do Edital, toda a Proposta Técnica deve estar contida no limite total de páginas. Nesse sentido, a Comissão de Licitação entendeu ser necessário aumentar o limite total de páginas da Proposta Técnica para 160, considerando a quantidade de atestados e currículos exigidos para a Pontuação Técnica. Dessa forma, entendemos que a apresentação da Metodologia e da Organização e Planejamento dos Trabalhos poderá ser feita com mais riqueza de informações. Esse aumento no limite total de páginas da Proposta Técnica está sendo informada hoje, dia 20/03/2008, no Diário Oficial da União.

Questão 5 9.5 (edital)

O Preço ofertado deverá incluir todos os custos e despesas, diretas e indiretas (inclusive tributos, encargos sociais e trabalhistas, contribuições parafiscais), além de quaisquer outros necessários ao cumprimento integral do Serviço, à exceção das despesas de viagem e estadas, conforme subitem 9.10 deste Edital.

9.10 (edital)

As despesas com viagens (passagens aéreas e estadas, somente) nacionais e internacionais serão reembolsadas mediante prestação de contas, desde que sejam previamente aprovadas e requisitadas pelo BNDES. Os valores envolvidos terão como parâmetro as políticas praticadas pelo BNDES em relação ao quadro próprio de funcionários, conforme Anexo VI (“Política de

Despesas com Viagens”) deste Edital.

CLAUSULA TERCEIRA . PRECO DO SERVICO (Anexo IV)) Parágrafo Segundo:

No Preço estão incluídos todos os insumos e os tributos, inclusive contribuições fiscais e para-fiscais, previdenciárias e encargos trabalhistas, bem como quaisquer outras despesas necessárias a execução deste Contrato.

3.1.3 Análise de Cenários (Anexo I)

• A análise de cenários deverá incluir (i) road show com potenciais investidores para identificar o desenho mais apropriado para a concessão, e (ii) análise de sensibilidade para os diversos cenários.

Pergunta: Entendemos que quaisquer despesas de viagem (estadas e passagem aérea) necessárias à execução deste Contrato, em qualquer hipótese, deverão ser reembolsadas pelo BNDES, desde que previamente autorizadas pelo Banco. Nesse sentido, o preço ofertado não deverá contemplar quaisquer despesas de viagem (estadas e passagem aérea). Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto, conforme itens 9.5 e 9.10 do Edital. Questão 6

(4)

Se o leilão de Concessão for bem sucedido e seu resultado homologado, o Consórcio responsável por este Serviço receberá um prêmio de sucesso equivalente a um pagamento adicional de 20% (vinte por cento) de seu Preço após o Licitante vencedor realizar o ressarcimento pelas despesas relacionadas aos serviços de consultoria para a estruturação da Concessão, o que inclui o referido prêmio de sucesso.

Pergunta 1: Entendemos que o pagamento adicional será realizado pelo consórcio/licitante vencedor da concessão diretamente em favor do consórcio/licitante responsável pelos estudos técnicos do empreendimento. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

O entendimento não está correto. Conforme o item 9.6 do Anexo I do Edital, “se o leilão de Concessão for bem sucedido e seu resultado homologado, o Consórcio responsável por este Serviço receberá um prêmio de sucesso equivalente a um pagamento adicional de 20% (vinte por cento) de seu Preço após o Licitante vencedor realizar o ressarcimento pelas despesas relacionadas aos serviços de consultoria para a estruturação da Concessão, o que inclui o referido prêmio de sucesso”.

Pergunta 2: Em que prazo deverá ser realizado o reembolso dos serviços de consultoria após a homologação do licitante vencedor?

RESPOSTA:

Nos prazos que forem previstos no Edital de Concessão do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante.

Questão 7

10.2.1 Qualificação do Coordenador Geral (Anexo I)

Este subitem é destinado a identificar a qualificação técnica e a experiência do Coordenador Geral. O profissional deverá descrever sua experiência em curriculum vitae, limitado a 2 (duas) páginas. Cada experiência apresentada deve se referir à coordenação geral de distintos serviços de consultoria em infra-estrutura, cujo montante total da consultoria tenha sido de pelo menos R$ 1 milhão em valores correntes. Os serviços devem ter sido realizados nos últimos 10 (dez) anos e devem ser comprovados através de atestados expedidos por pessoas jurídicas para as quais o profissional tenha prestado serviços que comprovem a experiência anterior.

Pergunta: Entendemos que o montante total de consultoria no valor mínimo de R$ 1 milhão refere-se ao somatório de todas as experiências comprovadas. Nosso entendimento está correto? RESPOSTA:

O entendimento não está correto. Cada experiência de coordenação-geral deve se referir a um trabalho cujo montante total tenha sido de pelo menos R$ 1 milhão.

(5)

8.4.1.1 (edital)

Os atestados deverão ser relativos a serviços realizados nos últimos 15 (quinze) anos, contados da publicação deste Edital, exceto para as áreas de especialização 4 e 5, cujos serviços, segundo o Anexo I deste Edital, deverão ter sido realizados nos últimos 10 (dez) anos. Os atestados deverão conter dados que permitam o amplo entendimento dos trabalhos realizados, bem como a aferição do grau de sua compatibilidade, semelhança ou afinidade com o serviço licitado. Assim sendo, deverão conter, no mínimo, as seguintes informações: tipo de serviço prestado; objetivo; data de realização dos trabalhos; nome do cliente e valores envolvidos.

Pergunta: Entendemos que data de realização do serviço a ser considerada para fins do disposto no item 8.4.1.1 será a data de emissão do respectivo atestado. Nosso entendimento está correto? RESPOSTA:

Não está correto o entendimento, conforme item 8.4.1.1 do Edital, a data se refere a de efetiva realização dos serviços.

Questão 9 7.3.4.3 (edital)

O(s) atestado(s) de qualificação técnica, exigido(s) no subitem 7.3.4, alínea “d”:

b) deverão ser emitidos pelo contratante do serviço, em papel timbrado, com nome legível do atestante, com firma reconhecida e meios de contato para eventual consulta; e

Pergunta: Entendemos que a comprovação de cópia autenticada dos atestados de qualificação técnica substitui a comprovação de firma reconhecida com relação ao mesmo documento. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

Sim, o entendimento está correto, desde que o documento original tenha a firma reconhecida. Além disso, o documento original deve estar disponível para eventual diligência da Comissão de Licitação.

Questão 10

DEFINIÇÕES (edital) - Neste Edital, para os efeitos da Licitação e do Contrato, as expressões abaixo têm o seguinte significado:

II. Áreas de Especialização: são as seguintes áreas de especialização técnica, indispensáveis à execução do Serviço, utilizadas como referência para a habilitação e a qualificação técnica do Licitante e de sua equipe, nos termos deste Edital e de seu Anexo I:

d) Área de Especialização 4: consultoria em análise econômico-financeira de projetos de infra-estrutura;

(6)

10.1.4. (anexo I)

Experiência do Licitante na Área de Especialização 4: Avaliação de experiência em análise econômico-financeira de projetos de infra-estrutura, cujos investimentos tenham sido superiores a R$ 200 milhões em valores correntes. Os serviços devem ter sido realizados nos últimos 10 (dez) anos e devem ser comprovados através de atestados expedidos por pessoas jurídicas para as quais o Licitante tenha prestado serviços que comprovem experiência anterior nesta Área de Especialização.

Pontuação: até 10 (dez) pontos.

Critério de avaliação: Para cada comprovação de serviço executado em empresas diferentes, serão atribuídos 2 (dois) pontos, até o limite de 10 (dez) pontos. Somente serão permitidas comprovações de até 5 (cinco) experiências distintas.

Pergunta: Entendemos como projetos de infra-estrutura, dentre outros, projetos relacionados à implantação de equipamentos públicos. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

O entendimento não está correto. Questão 11

4.6 (edital)

O Licitante somente poderá subcontratar tarefas relativas aos Serviços objeto desta Licitação se obedecidos os seguintes requisitos:

I. os Licitantes não poderão proceder a subcontratação em relação às atividades que integrem as Áreas de Especialização 1 e 2. O Licitante vencedor será responsável pela exatidão dos relatórios relativos aos serviços subcontratados;

II. em caso de Licitante Consórcio, a subcontratação deverá ser realizada pela líder do Consórcio; III. deverá ser anexada à Proposta Técnica do Licitante o instrumento pelo qual a subcontratada tenha assumido o compromisso de executar o serviço pelo qual será responsável;

IV. a Proposta Técnica deverá demonstrar a qualificação e a experiência da subcontratada e a experiência profissional de sua equipe técnica, em consonância com a responsabilidade que venha a exercer em decorrência do estipulado no instrumento de subcontratação; e

V. as Propostas de Preço deverão considerar todos os custos envolvidos na execução dos Serviços que vierem a ser subcontratados.

7.3.4.3 (edital)

O(s) atestado(s) de qualificação técnica, exigido(s) no subitem 7.3.4, alínea “d”:

c) poderão referir-se à Licitante ou a seus sócios, principais executivos ou responsáveis técnicos por elas contratados, mediante contrato de trabalho ou de prestação de serviços, ou, ainda, a empresas que venham a ser subcontratadas pelo Licitante, na forma do subitem 4.6.

(7)

Os atestados e demais informações requeridas neste subitem 8.4.1 poderão referir-se ao Licitante ou às empresas que venham a ser subcontratadas, na forma do subitem 4.6.

Pergunta: Entendemos que o instrumento pelo qual a empresa subcontratada tenha assumido o compromisso de executar o serviço pelo qual será responsável bem como os respectivos atestados técnicos dessa empresa são suficientes para fins de atendimento às exigências de qualificação técnica de Habilitação e de Pontuação da Proposta Técnica do Consórcio/licitante. Nosso entendimento está correto?

RESPOSTA:

O entendimento está correto, conforme regula o item 4.4 do Edital. Questão 12

O Edital exige para pontuação na Proposta Técnica que as empresas comprovem experiência em estudos realizados para aeroportos com "...pelo menos 1,5 milhão de passageiros no ano de realização do estudo ou no ano seguinte a ele..." (itens 10.1.1; 10.1.2; 10.2.2; 10.2.3). Entendemos que tal exigência restringe demasiadamente o universo de empresas brasileiras em condições de participar do certame, pois são pouquíssimos os aeroportos brasileiros que atendem a esse quesito. O fato de determinada previsão de movimento e capacidade ter ou não ocorrido não depende dos estudos ou projetos que a empresa realizou, mas sim de outros fatores, além do que, o objeto da licitação refere-se a um aeroporto que está sendo planejado, não tem movimento algum. Entendemos que a exigência deveria se ater às características do estudo realizado, projeções de demanda até determinado nível, por exemplo, e não exigir quantidade mínima de passageiros/ano para o aeroporto estudado, em determinada época. Está certo o nosso entendimento ?

RESPOSTA:

Não está correto o entendimento. O Aeroporto Augusto Severo, que atualmente serve à Região Metropolitana de Natal, tem movimentação anual superior a de 1,5 milhão de passageiros. Por isso, é fundamental que o Licitante tenha experiência em projetos da magnitude pedida nas diversas áreas de especialização. Para evitar que uma restrição à concorrência prejudique o certame, o Edital prevê a participação de empresas consorciadas, conforme item 4.4.

Questão 13

O Edital exige para pontuação na Proposta Técnica que as empresas comprovem experiência em estudos realizados para aeroportos, mas condiciona o prazo máximo para a realização dos mesmos de 15 ou de 10 anos, conforme estabelecido no item 8.4.1.1. Nos itens 10.1.1, 10.1.2, 10.1.3, 10.2.2, 10.2.3 e 10.2.4 "Os serviços devem ter sido realizados nos últimos 15 (quinze) anos ..." e, nos itens 10.1.4, 10.1.5, 10.2.1, 10.2.5 e 10.2.6, "Os serviços devem ter sido realizados nos últimos 10 (dez) anos ...". Entendemos ser descabida a exigência de prazos máximos para a validação das experiências adquiridas, além de haver incoerência nos prazos subjetivamente estabelecidos. Está correto o nosso entendimento ?

(8)

A vedação da Lei de Licitações (art.30, § 1º, I,) inspira o dever público de impedir que do ato convocatório conste exigência que traduza tratamento diferenciado, de modo a afastar competidores liminarmente, com base em discriminação que frustre, restrinja ou comprometa a igualdade da disputa (art. 3º, § 1º, I). O que a Lei, na verdade, proíbe no dispositivo é a exigência de experiência anterior de profissional “em “locais específicos” e, não, a exigência de experiência. Esta parece indispensável ao Edital, para que da licitação resulte como a mais vantajosa proposta formulada por empresa cujos profissionais sejam capazes de dar integral cumprimento às obrigações que a Administração contratará, como quer a Constituição da República. Nenhuma circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato está incluída no Ato convocatório. Assim entendido, o preceito justifica a supressão de quantidades e prazos na formação do cabedal de experiências. Interessa tão-só que comprove haver realizado adequadamente, em ocasiões pretéritas, mas com a atualidade necessária, objeto da mesma natureza daquele da licitação atual.

Referências

Documentos relacionados

j) Fonte Própria Órgão Público: ligação utilizada para coleta de esgoto gerado por fonte própria de água por economia classificada neste decreto como Órgão Público;. k)

Caso, nos últimos 18 meses, o usuário tenha apenas entre 3 e 12 consumos válidos (consumos dos quais são expurgados os valores citados no parágrafo primeiro),

Art. 30 - As instalações prediais internas de água e de esgotos sanitários serão definidas e projetadas conforme as normas da ABNT e do SAAE, sem prejuízo do disposto

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

CUIDADO: Os produtos que fornecem „resistência ao corte“ e „proteção contra corte“ ou „resistência à perfuração“ e „proteção contra punção“ não previnem

acordo com a informa ção dos Serviços Técnicos de Obras, atrás descrita.. º do Regulamento Municipal dos Horários de Funcionamento dos Estabelecimentos Comerciais e

ut: RECEITUÁR medicamen anho: A5 e vias: duas RIO de HIPE tilizado para o formulá eencher sem PC não sã cemia/PA com.br/downl RIO de CON ntos control (uma via d ERTENSÃO a

O Goodwill, mais comumente tratado como ágio, e também, de forma indevida, conhecido como fundo de comércio, corresponde à diferença entre o valor pago e o