• Nenhum resultado encontrado

ser ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas de Valinhos.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ser ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas de Valinhos."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA

CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

INTERESSADO/MANTENEDORA UF

ASSOCIAÇÃO VALINHENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA - AVEC SP

ASSUNTO:

Autorização (Carta-Consulta) para criação do Curso de ADMINISTRAÇÃO - HABILI- TAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR.

RELATOR: SR. CONS. ERNANI BAYER

PARECER Nº 371/94 CÂMARA OU COMISSÃO

CAPLAN APROVADO EM: 04/04/94 PROCESSO NP:

I- RELATÓRIO

23001.000775/90-82

A ASSOCIAÇÃO VALINHENSE DE EDUCAÇÃO E CULTURA-AVEC, com sede no município de Valinhos/SP, protocolou no prazo fixado por este Conselho, em 1990, Carta-Consulta para criação da UNIVERSIDADE DE VALINHOS-UNIVAL, pela via da Autorização, nos termos da Resolução CFE nº 0 3/ 83 , e, posteriormente atualizou-a nos termos da Resolução CFE nº 03/91 e de acordo com as instruções contidas na Portaria CFE nº 21/90.

Em função da demora das análises, pela emissão de legislação restritiva ao andamento natural dos processos, a Instituição protocolou

neste Conselho, pedido de sobrestamento do pedido de criação da Universidade, solicitando, entretanto, a continuidade das análises dos seus processos de autorização dos cursos superiores isolados, constantes do Plano de Expansão do seu Projeto de Universidade.

0 Conselho Pleno deste Colegiado, em apoio à decisão da Comissão Especial de Universidades, aprovou, pelo Parecer CFE nº 7 4 / 9 4 , a pretensão da requerente, arquivando o processo de criação da Universidade de Valinhos e opinou, favoravelmente, pela continuidade da análise de solicitação de criação dos cursos superiores propostos.

Este Parecer trata do pedido de autorização do Curso de

ADMINISTRAÇÃO - HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR, a

(2)

II-ANÁLISE DA SOLICITAÇÃO

a) QUALIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

A Associação Valinhense de Educação e Cultura-AVEC, é uma entidade jurídica de direito privado, de fins educacionais e filantrópicos, sem fins lucrativos ou de objetivos econômicos, constituída na forma do Código Civil Brasileiro e das leis que regulam a matéria.

A AVEC foi fundada em 06 de janeiro de 1990, no

município de Valinhos, Estado de São Paulo e seu Estatuto originário está registrado no Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas do município, sob nº 6998, no Livro "A- 20", às folhas 218, em 08 de março de 1990. A Ata de

constituição e o Estatuto em vigor foram anexados ao Processo do Curso.

A Instituição possui situação fiscal e parafiscal regular, o que pode ser evidenciado pela documentação comprobatória anexada ao Processo do Curso.

Os dirigentes da AVEC são professores que atuam há mais de 20 anos na área educacional, como docentes e também como administradores de estabelecimentos de ensino. Todos são experientes profissionais. São 05 membros fundadores da entidade mantenedora, cujos "curricula vitae" encontram-se anexados ao Processo apresentado a este Conselho. O mandato como Diretores da AVEC é de 5 (cinco) anos, iniciado em 08/03/90. Os cargos da Diretoria são: - Diretor-Presidente, Diretor Vice-Presidente, Pedagógico, Diretor-Administrativo e Diretor-Secretário.

A Capacidade Patrimonial da AVEC está representada pela posse de um terreno com seu respectivo prédio, a ser efetivada pela Prefeitura Municipal de Valinhos/SP. A cessão do imóvel, por comodato, será firmada após aprovação de lei específica pela Câmara Municipal, conforme informações contidas no processo apresentado. Assim, a Instituição anexou ao Processo, Carta-compromisso, assinada por todos os membros mantenedores sobre a composição do referido patrimônio para o desenvolvimento das atividades-fim e do curso pretendido, nos termos da Resolução CFE nº 01/93, em seu Artigo 14, parágrafo 1º, item "h".

Além disso, anexou planta baixa do prédio e das instalações a serem construídas, bem como cronograma físico-financeiro das obras de construção das salas de aula e se respectivo memorial descritivo.

(3)

A Instituição informou, ainda, que todos os equipamentos e mobiliário, necessários ao funcionamento do Curso e da Faculdade pretendidos, também serão cedidos pela Prefeitura Municipal de Valinhos, nos termos de Edital específico de Concorrência Pública

Em se tratando de entidade recém-criada, no processo também estão apresentadas tabelas de previsão econômico-financeira para o próximo qüinqüênio - 1993-97, em conformidade com os termos da Resolução CFE nº 01/93, onde são discriminadas as receitas e despesas expressas em UFIR, as quais atendem as condições de viabilizar a implantação do Curso proposto.

Foram apresentados dados da estrutura organizacional da Faculdade proposta e um anteprojeto de Regimento da unidade de ensino, e também dados do Curso proposto, como: concepção e objetivos, perfil profissional pretendido, número de vagas, turmas, regime acadêmico, duração, carga horária total, turno de funcionamento, currículo pleno, ementário, além de outros.

b) NECESSIDADE SOCIAL DO CURSO

A REGIÃO DE ABRANGÊNCIA

A região de abrangência primária da Faculdade de Ciências Administrativas de Valinhos e de sua entidade mantenedora, a Associação Valinhense de Educação e Cultura-AVEC, é composta por 4 municípios circunvizinhos, quais sejam: Valinhos, Vinhedo, Louveira e Campinas.

Esta região situa-se bem próxima à capital do Estado de São Paulo, ao norte da mesma.

Como região de abrangência secundária toma toda a região administrativa de Campinas, composta por 83 municípios.

0 município de Valinhos (cidade-sede da Instituição), localiza-se muito próximo ao de Campinas, separados apenas por uma avenida, e tem as mesmas características geo-físicas como solo, clima, temperaturas, vegetação, etc.

Segundo dados fornecidos pela SEADE/SP, a população projetada da região e do município de Valinhos é a apresentada pelas tabelas seguintes.

(4)

Tabela 1 -População Projetada da Região de Abrangência - em 1.000 hab.

LOCAL 1993 1994 1995 1996 1997

Região 1.094 1.130 1.167 1.206 1.309

Tabela 2 -População Projetada do Município de Valinhos

LOCAL 1993 1994 1995 1996 1997

Valinhos 83.517 85.772 88.088 90.466 95.200

Quanto aos aspectos sócio-econômicos, Valinhos localiza-se numa região de grande crescimento, ja que situa-se bem próxima à capital do Estado de São Paulo, o que lhe proporcionou adquirir as mesmas características dos grandes centros urbanos. Esta região é rica em indústrias, comércio e atividades de serviços.

Destaca-se, a região, por um grande número de hospitais, prontos-socorros, consultórios médicos e odontológicos. Possui muitas escolas de 19 e 2º graus, o que garante um satisfatório atendimento às necessidades desses níveis de ensino. Valinhos não possui estabelecimento de ensino superior.

A região tem grande projeção no Estado de São Paulo, quanto aos equipamentos sócio-culturais, já que possui um grande número de museus, cinemas e teatros.

Acentuadamente nos municípios de Vinhedo e Louveira destacam-se as atividades agrícolas, onde a uva é se principal produto, de consumo reconhecido nacional e internacionalmente.

O município de Valinhos tem atraído grandes indústrias multinacionais, já que oferece uma boa infraestrutura social e de mão-de-obra, também, pela sua proximidade dos grandes centros urbanos, que são Campinas e São Paulo.

Na Educação, os quantitativos apresentados pela região e pelo município de Valinhos, correspondentes aos Concluintes do Ensino de 29 Grau, nos últimos 3 anos, bem como à Projeção dos mesmos Concluintes para os próximos 3 anos, são significativos, conforme dados fornecidos pelas Delegacias de Ensino da região, expressos pelas tabelas a seguir.

(5)

Tabela 3 -Concluintes do Ensino Médio - Valinhos e Região C O N C L U I N T E S

LOCAL 1991 1992 1993

Valinhos 378 420 615

Região 2670 3300 4115

TOTAL 3048 3720 4730

Tabela 4 -Projeção dos Concluintes do Ensino Médio Valinhos e Região P R O J E Ç Ã O LOCAL 1993 1994 1995 1996 Valinhos 615 825 1140 1550 Região 4115 4860 5700 6950 TOTAL 4730 5685 6840 8500

GRAU DE INTERESSE PELO CURSO

O Grau de Interesse pelo Curso ora solicitado é visualizado pela tabela a seguir, que traz uma relação candidato/vaga da ordem de 8,7/1, evidenciando a grande procura pela área das Ciências Gerenciais, em geral, conforme dados fornecidos pelo Conselho Distrital-DGE/30.

Tabela 5 - Grau de Interesse pelo Curso na Região

CURSO GRAU DE INTERESSE

- 50 km + 50 km

ADMINISTRAÇÃO-HAB.EM COMÉRCIO EXTERIOR

total 8,7 cand/vaga

O MERCADO DE TRABALHO

O mercado de trabalho atual, na área do Curso pleiteado é bastante potente e promissor. As cidades da região e, em especial, a cidade de Valinhos, apresentam alto índice de industrialização e fazem parte do eixo rodoviário da Rodovia Anhanguera, desde a grande região metropolitana de Campinas, até São Paulo.

(6)

Nesta região todas as cidades apresentam grande desenvolvimento industrial, comercial e de serviços.

A área de abrangência do Curso é tida como fornecedora de mão-de-obra qualificada para todos os ramos do setor terciário da Economia. Indústrias, casas comerciais, agências bancárias e de propaganda e publicidade, instituições e órgãos públicos, têm apresentado uma alta procura por esses profissionais.

III-VOTO DO RELATOR

Tendo em vista o exposto e a documentação apresentada nos autos, este Relator é de Parecer favorável à autorização (fase de carta-consulta) para funcionamento do Curso de ADMINISTRAÇÃO-HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR, a ser ministrado pela Faculdade de Ciências Administrativas de Valinhos, mantida pela Associação Valinhense de Educação e Cultura-AVEC, com 80 (oitenta) vagas totais anuais, para o turno noturno.

Fica estabelecido o prazo máximo de 90 (noventa) dias para que a Instituição requerente apresente o Projeto de criação do referido Curso, a fim de que o mesmo possa ser analisado pela Câmara de Ensino Superior deste Conselho.

IV- CONCLUSÃO DA CÂMARA

A Câmara de Planejamento acompanha o voto do Relator.

Presidente

(7)
(8)

FACULDADE DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS DE VALINHOS CURSO:

ADMINISTRAÇÃO - HABILITAÇÃO EM COMÉRCIO EXTERIOR TURNO: NOTURNO - CH.: 3.530 H/A - TEMPO ÚTIL: 4 anos

SÉRIES DISCIPLINAS C.H. TOTAL

1.Português Instrumental ... 72

2. Informática Básica ... 72

3.Filosofia ... 72

1ª 4.Matemática ... 144

5.Matemática Comercial e Financeira ... 72

6.Contabilidade Geral ... 144

7.Teoria Geral da Administração I ... 144

T O T A L ... 720

8.Educação Fisica ... 72*

1.Estatística ... 72

2.Direito Comercial ... 72

2. Informática Aplicada ... 72

3.Instituições de Direito Público e Privado ... 72

2ª 4.Teoria Geral da Administração II ... 72

5.Teoria Econômica ... 144

6.Legislação Social e Trabalhista ... 72

7 Sociologia das Organizações ... 72

8.Contabilidade e Análise de Custos ... 72

T O T A L ... 720

1. Marketing Internacional. 72 2. Teoria e Prática Cambial 72 3. Psicologia das Organizações. ... 72

4. Economia Brasileira 108

5. Inglês Comercial I 72

3ª 6. Espanhol Comercial I 72

7. Legislação Tributária 72

8. Sistemática do Comércio Exterior I 108

9. Transportes e Seguros no Comércio Exterior 144

T O T A L 792

1. Direito de Navegação 72

2. Economia Internaciona1 72

3. Francês Comercial 144

4. Legislação Aduaneira e Comparada 72

5. Sistemática do Comércio Exterior 108

4ª 6. Inglês Comercial II 72

7. Contabilidade Aplicada ao Comércio Exterior 108

8. Espanhol Comercial II 72

9. Desenvolvimento de Projetos Aplicados

ao Comércio Exterior 108

10. Estágio Supervisionado 300

11. Trabalho de Conclusão de Curso 170

T O T A L 1278

Referências

Documentos relacionados

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

a) Realizar entrevistas com duas empresas importadoras, sendo uma de equipamentos médico-hospitalares, para identificação de requisitos para desenvolvimento de um protótipo de

Posteriormente, em Junho de 1999, ingressei no grupo Efacec, onde fui responsável pela elaboração de projetos e propostas para a construção de Estações de Tratamento

74 – Os caminhos rumo à unidade cristã no Brasil (Pe. Elias Wolff) 75 – Alguns pensamentos sobre a Quaresma (Dom Sumio Takatsu) 76 - Esboço de uma Teologia do Antigo Testamento

Entre as vantagens de usar essa técnica de estudo, Gil (2007) destaca a capacidade de estimular novas descobertas com simplicidade nos procedimentos desde a coleta até a análise de

A alternativa apontada como correta está de acordo com o que é preconizado em bibliografias indicadas no edital do concurso, e, portanto, atinente à temática em

Também, não se pode olvidar que, mesmo na vigência do anterior diploma processual civil, este Sodalício já havia editado a Súmula nº 13, consagradora do viés

escreve_saida: FILE ∗arquivo char ∗conteudo Thread1: stack executando calcula: int resultado int numero Thread2: stack main() { escreve_saida(); calcula(); } código..