• Nenhum resultado encontrado

Colaboradores Bob Buller; Jan Kershner; Steve Saavedra; Amy Simpson; Michael D. Warden; Paul Woods; Joani Schultz; Janis Sampson; Ray Tollison; Randy

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colaboradores Bob Buller; Jan Kershner; Steve Saavedra; Amy Simpson; Michael D. Warden; Paul Woods; Joani Schultz; Janis Sampson; Ray Tollison; Randy"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Colaboradores

Bob Buller; Jan Kershner ; Steve Saavedra; Amy Simpson; Michael D. Warden; Paul Woods; Joani Schultz; Janis Sampson; Ray Tollison; Randy Kady; Jeff A. Storm; Lisa

(2)

Copyright © 1998 e 2002 de Group Publishing, Inc.

Título original: The Top 13 Q uestions About God: Intense Discussions for Youth Ministry Or iginalmente publicado por Group Publishing, Inc., 1515 Cascade , Loveland, Colorado, 80538, E.U.A

1.ª edição: 2010

Publicado no Brasil com a devida autoriz ação e com todos os direitos reservados por

SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA, Caixa Postal 21266, São Paulo, SP, CEP 04602-970

www.vidanova.com.br

Proibida a reprodução por quaisquer meios (mecânicos, eletrônicos, xerográficos, fotográficos, gravação, estoc agem em banco de dados, etc.), a não ser em citações breves com indic ação de fonte.

ISBN 978-85-275- 0451-5 Impresso no Brasil /Printed in Brazil

COORDE NAÇÃO EDITORIAL

Marisa K. A. de Siqueira L opes

COORDE NAÇÃO DE PRODUÇÃO

Sérgio Siqueira Moura

REVISÃO

Márcia Pekkala Barrios Medeiros

REVISÃO DE PROVAS

Mauro Nogueira

DIAGRAMAÇÃO

Kelly Chr istine Maynarte

CAPA

Souto Crescimento de Marca

Todas as citações bíblicas, salvo indicação co ntrária, foram extraídas da versão Almeida Século 21, publicada no Brasil com todos os direitos reservados pela Sociedade Religiosa Edições Vida N ova

13 perguntas cr uciais sobre Deus: temas polêmicos para discussão no ministério com jovens / editor karl L euthauser ; tradução Sônia Freire Lula Almeida. — São Paulo : Vida Nova, 2010.

Título or iginal: The top 13 questions about God intense discussions for

youth minist ry.

ISBN 978-85-275-0451-5

1. Deus – Onipotência 2. Igreja – Trabalho com jovens 3. Perguntas e respostas I. Leuthauser,

10-09679 CDD- 248.2

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

(3)

S

S

S

S

S

UMÁRIO

UMÁRIO

UMÁRIO

UMÁRIO

UMÁRIO

Introdução IntroduçãoIntrodução Introdução Introdução

Chega de perdê-los para o mundo 005

Como usar este livro 005

Orientações importantes 006

Discussões DiscussõesDiscussões Discussões Discussões

1

Como posso saber que Deus existe? 009

2

Qual é o correto: Evolução ou criação? 015

3

O que torna Jesus diferente de Maomé e Buda? 023

4

O que aconteceu quando Jesus morreu na cruz e ressuscitou? 029

5

O que é exatamente a salvação? 035

6

Deus perdoará todo e qualquer pecado? 0 41

7

Por que um Deus amoroso mandaria pessoas para o inferno? 047

8

Por que Deus permite o sofrimento? 053

9

Quem é o Espírito Santo? 0 61

10

Que influência anjos e demônios têm no mundo? 067

11

Como a Bíblia foi escrita? 0000075

12

Como entender a Bíblia e aplicá-la à minha vida? 081

(4)

“Eu vos envio como ovelhas no meio de lobos;

portanto, sede astutos como as serpentes e sem

(5)

IIIII

NTRODUÇÃO

NTRODUÇÃO

NTRODUÇÃO

NTRODUÇÃO

NTRODUÇÃO

CHEGA DE PERDÊ-LOS PARA O MUNDO

“Cresci na igreja, mas há muitas coisas sobre a fé cristã que não me parecem plau-síveis. Como um Deus amoroso pode mandar pessoas para o inferno? Por que ele permite tanto sofrimento no mundo? Há milhões de muçulmanos no Oriente Médio que creem, de todo o coração, na existência de Alá. Vai me dizer que todos eles estão errados?”

Muitos jovens adultos de nossos grupos de estudo voltam abatidos e cheios de dúvida depois de passar por sua primeira experiência no mundo “real”. Pergunte a qualquer pessoa conhecida, alguém que tenha crescido na igreja e depois abandonado a fé cristã, a razão de ela não crer em Jesus Cristo. Ela apontará como causa o com-portamento dos cristãos ou uma das perguntas deste livro. Será que a mensagem do evangelho é tão incoerente assim? Será que a moralidade e a verdade cristãs estão tão ultrapassadas a ponto de serem facilmente esquecidas? Por que estamos perdendo pessoas pelas quais tanto nos esforçamos para levar a Jesus?

Se você é pastor ou líder de jovens, seu grupo deve se preparar para os ataques filosóficos que em breve terá que enfrentar. Este livro oferece a você a oportunidade de ajudar seus alunos a lidar com as grandes perguntas acerca do cristianismo em um ambiente cristão seguro. Afinal, o cristianismo não é algo incoerente, irrelevante nem falso. As questões aqui discutidas ajudarão seu grupo a perceber a importância racio-nal e vital do cristianismo hoje. Use este material para preparar seu grupo de jovens.

Chega de perdê-los para o mundo!

COMO USAR ESTE LIVRO

Antes de cada reunião, faça cópias das páginas “Perspectiva cristã para reflexão”, “Desafio de fé” e “Minha resposta” e entregue a cada participante do grupo.

Este livro foi planejado para fornecer “substância” para seus encontros. Se dese-jar, pode iniciar a reunião com comes e bebes e um momento de comunhão. Nos dez minutos finais desse primeiro momento da reunião, peça ao grupo que leia a parte da perspectiva cristã da lição e responda por escrito as questões que vêm a seguir, no verso da folha. Se não houver tempo para essa atividade, peça a eles que façam a leitura e a atividade escrita durante a semana, mas antes do encontro. Se desejar, sugira que cada um memorize o texto bíblico apresentado logo após a atividade. O grupo também poderá memorizar o texto sugerido durante o encontro, se houver

(6)

Use o restante do conteúdo de cada lição para orientar o debate. Antes de iniciá-lo, o grupo pode estabelecer algumas regras para o debate ou, se preferir, usar as sugestões a seguir:

 Cada pessoa deve esperar a sua vez de falar, quando lhe for dada a oportuni-dade para isso.

Você pode discordar, mas não pode se desentender ou brigar com os outros.

Nunca ataque alguém por ter uma opinião diferente.

Ouça antes de falar.

Não há problema em dizer “Eu não sei”.

Se o líder mudar o rumo da discussão ou interrompê-la, seja flexível. Antes de iniciar o debate, ore para que Deus ajude cada um a entender e encon-trar a verdade dele. Peça a Deus que guie o grupo para onde ele deseja.

É possível que em alguns debates surjam perguntas difíceis, que ninguém no grupo saiba responder. Quando isso acontecer, encoraje-os a buscar a resposta em livros, em oração, no estudo da Palavra, em uma conversa com o pastor ou com os pais, ou, ainda, com pessoas respeitadas da igreja. Não esqueça de retomar essas per-guntas no encontro seguinte. Ter dúvidas sobre a fé não é problema. O problema está em deixar as dúvidas se instalarem sem que haja uma tentativa sincera de encontrar respostas precisas.

Às vezes precisamos de tempo e estudo até chegar a uma resposta satisfatória para determinada pergunta. À medida que o grupo busca e espera, ajude-os a se lembrar da oração que certo homem fez a Jesus: “Eu creio! Ajuda-me na minha incre-dulidade.” (Mc 9.24).

“Só se pode manter a fé como se mantém uma

planta: é preciso criar raízes na própria vida e

fazê-la crescer a partir daí.”

1

— PHILLIPS BROOKS

ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

À medida que você for ajudando as pessoas a superar os questionamentos intelectuais que possuem com respeito ao cristianismo, é possível que alguns membros do grupo possam sentir o desejo de se tornar cristãos ou reafirmar seu compromisso com Jesus. A fim de ajudar alguém a fazer isso, considere orientá-lo a seguir os passos abaixo:

(7)

Admitir que é pecador e que precisa de perdão.

Reconhecer que Jesus pagou o preço por seus pecados.

Pedir perdão a Deus por seus pecados.

Dizer a Deus que deseja dar a ele o controle de sua vida.

Agradecer a Deus por perdoá-lo, tornando-o seu filho.

Contar a alguém sobre os passos dados e os motivos que o levaram a isso.

Conversar com o pastor da igreja sobre o que significa pertencer à igreja local. Se surgirem circunstâncias no grupo que tomem proporções inadequadas ou fiquem fora de controle, fale com seu pastor o quanto antes. Se algum membro do grupo revelar pensamentos suicidas, fatos ligados a abuso sexual ou físico, ou identi-ficar-se como alguém inclinado a deixar a igreja, fale com seu pastor imediatamente. É nossa oração que este livro ajude você e seu grupo a conhecer de fato Jesus Cristo, depositar nele sua confiança e chegar ao entendimento do porquê você crê no que crê.

(8)
(9)

ATIVIDADE INDIVIDUAL

Perspectiva cristã para reflexão Perspectiva cristã para reflexãoPerspectiva cristã para reflexão Perspectiva cristã para reflexão Perspectiva cristã para reflexão

Tudo bem. Essa é uma das grandes perguntas que muitos fazem. É uma questão sobre a qual todos pensam e que pode muito bem determinar o modo como você vive no dia a dia.

Então, como saber que Deus existe? Não podemos ver Deus nem tocá-lo. Às vezes, temos a impressão de que não podemos ver nem mesmo evidências da presença de Deus no mundo. E, para muitos de nós, se não podemos atestar — ou seja, ver, tocar e provar — que algo de fato existe, infelizmente somos levados a admitir que isso simplesmente não existe.

Muita coisa já foi dita sobre o assunto. No entanto, o cristianismo tradicionalmente apoia-se em três argumentos de ordem natural em favor da existência de Deus.

Argumento cosmológico — Esse argumento basicamente diz que Deus deve

existir porque o universo existe. O universo ao nosso redor deve ter tido uma causa

C

C

C

C

C

OMO

OMO

OMO

OMO

OMO

POSSO

POSSO

POSSO

POSSO

POSSO

SABER

SABER

SABER

SABER

SABER

QUE

QUE

QUE

QUE

QUE

D

D

D

D

D

EUS

EUS

EUS

EUS

EUS

EXISTE

EXISTE

EXISTE

EXISTE

EXISTE

?

?

?

?

?

Referências

Documentos relacionados

Atua na formação inicial e continuada de educadoras e educadores e em pesquisas nas seguintes áreas: educação sexual, educação para a sexualidade, estudos de gênero, sexualidade,

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk

Como eles não são caracteres que possam ser impressos normalmente com a função print(), então utilizamos alguns comandos simples para utilizá-los em modo texto 2.. Outros

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Junto ao material gráfico do li- vro, já está incluso todo o material necessário para produzir a lanterna, como: estruturas para a lanterna, papéis estam- pados, de

Com o objetivo de avaliar a evolução das características de qualidade de carne durante a maturação, amostras do músculo longissimus dorsi de bovinos Nelore (N) (n=22) e Red Norte

Considerando os dados obtidos, os corantes: vermelho 40, azul brilhante, indigotina e amarelo crepúsculo são os corantes mais presentes e tendo em vista que 88%

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018