• Nenhum resultado encontrado

Segurança e saúde no trabalho linhas de investigação

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segurança e saúde no trabalho linhas de investigação"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Segurança

e saúde no trabalho

linhas de investigação

(2)

O Instituto de Tecnología Cerámica (ITC) é um instituto semi-pri-vado, constituído em virtude do convênio entre a Asociación de Investigación de las Industrias Cerámicas (AICE) e a Universitat Jaume I de Castellón, que nasceu como resposta às necessida-des das empresas do cluster cerâmico espanhol. Com mais de 40 anos de existência, articulou um sistema de cooperação univer-sidade-empresa que deu seus frutos ao se demonstrar o elevado desenvolvimento da indústria espanhola de fabricação de tijoleiras cerâmicas.

O objetivo do ITC é constituir um apoio sólido para as empresas cerâmicas espanholas na defesa e na melhoria de sua posição estratégica no atual cenário global, usando como principais vias as ações de investigação e desenvolvimento capazes de criar ino-vação, embora também todas aquelas atividades que sirvam para potenciar a competitividade e crescimento do setor, tendo sem-pre em conta critérios de sustentabilidade e compromisso com o bem-estar da sociedade.

A missão do ITC se orienta a liderar os processos de inovação tecnológica e de desenho do setor cerâmico espanhol, se anteci-pando às necessidades de mercado e dos consumidores relativa-mente aos usos e utilidades da cerâmica, através da gestão pro-fissionalizada de uma equipe humana qualificada e comprometida com a excelência do setor.

A partir da competência atingida através da sua longa atividade investigadora o ITC possui, hoje em dia, a capacidade de estender seu âmbito de atuação a outros tipos de processos e de materiais. Destacam suas atuações no âmbito da eficiência energética e a minimização do impacto ambiental da atividade industrial, bem como na funcionalização de superfícies e na obtenção de novas prestações técnicas e estéticas de produtos relacionados com o hiper setor do habitat e outras indústrias como ferramentas de alta tecnologia, cerâmicas avançadas, automação, setores petro-químicos, etc.

(3)

Segurança

e saúde no trabalho

El ITC, en su apoyo al sector cerámico, ha iniciado una nueva línea de actuación en el área de

seguridad y salud laboral. Las líneas principales en las que está trabajando actualmente el ITC

dentro de esta área temática son las siguientes:

Mais de

1000 projeTos

de i+d desenvolvidos ao longo da hisTória

do iTC, por uM valor aproxiMado de

40 Milhões de euros

.

Sílica cristalina respirável

Utilização do mercúrio

É do conhecimento geral de que a inalação de sílica

cristalina, matéria-prima habitualmente utilizada na tota-lidade dos sub setores da indústria cerâmica tradicional, pode resultar em silicose, que em última instância afeta a saúde podendo provocar dificuldades na respiração e in-clusive aumentar a mortalidade prematura. Este proble-ma se tenta combater e erradicar por parte de diferentes organismos desde 1930. Embora em 1997 “a Agência de Investigação Internacional sobre o câncer (IARC)” tenha classificado a SCR como carcinógeno categoria 1, a qual se aplica quando existem provas suficientes de carcino-genicidade em humanos, hoje em dia ainda não existe uma legislação clara aplicável.

Por outro lado, não se definiram os limites de aceitação para os níveis de sílica cristalina no ambiente, sendo di-ferente em cada país da EU, pelo que o Comitê Científico dos limites de exposição laboral enfoca os seus esfor-ços para conseguir uma posição européia comum em relação aos níveis aceitáveis.

Neste quadro, o ITC participou no projeto ¬SILICERAM “Studies aimed at assisting legislation and encouraging continual improvement strategies in the field of respirable crystalline silica”, enquadrado no VI Programa Marco - Horizontal Research Activities desenvolvido com a cola-boração de Pequenas e Médias Empresas e subsidiado pela Comissão Européia.

Por outra parte, o ITC trabalha em colaboração com o IN-SHT, SGS e o CSIC, na melhoria dos métodos existentes para o controle da exposição das pessoas trabalhadoras ao pó de SCR e a sua posterior análise por DRX, a fim de obter resultados fiáveis que permitam quantificar e controlar a referida exposição com a precisão requerida.

Hoje em dia, um dos métodos mais utilizados para medir a aparente densidade das peças cerâmicas e controlar assim a qualidade da prensagem, requer a utilização do mercúrio. Embora nos últimos anos se tenham desenvol-vido alguns métodos alternativos (como é sistema des-enhado e colocado em andamento por o ITC, pelo qual se realiza um controle automático em contínuo da densi-dade aparente das tijoleiras cerâmicas recém prensadas sem uso de mercúrio), ainda existem muitas empresas que têm de utilizar este metal para controlar a qualidade do processo.

O ITC juntamente com a Unión de Mutuas e ASCER, publicou o “Guia de Boas Práticas no uso do mercúrio na fabricação de tijoleiras cerâmicas”, subsidiado por o IMPIVA com cargo ao projeto “Valorização de riscos no uso de mercúrio metálico na determinação da densidade aparente de peças cerâmicas. Elaboração de um Guia de Boas Práticas”, do Programa de serviços tecnológicos para a indústria.

(4)

o iTC ao longo dos 40 anos da sua hisTória levou a Cabo uMas

150.000 análiSeS e enSaioS dos Mais de 475 tipoS diferenteS que

(5)

equipamento

disponível

O ITC coloca à disposição das empresas uma grande infra-estrutura tecnológica de reconhecida

competência técnica, tanto pelo elevado número de certificações externas, como pela dotação

em pessoal qualificado e instrumentação de que dispõe o que permite garantir a total fiabilidade

quanto aos resultados, tanto na caracterização de matérias-primas e de produtos finais, como na

determinação do comportamento dos mesmos durante o processo produtivo.

O ITC liderou a “Ação coordenada de assessoramento aos setores industriais da Comunidade Valenciana so-bre o Regulamento REACH”, financiada pelo Plano de Competitividade da Empresa, Programa de Inovação do IMPIVA.

Desta forma, o ITC gere o escritório REACH Innova, Cen-tro de Informação, iniciativa da Generalitat Valenciana, CIERVAL e REDIT, localizada na própria sede do Institu-to sediada na Avenida del Mar Nº 42 de Castellón de la Plana.

Nestas iniciativas participou a maior parte dos Institutos Tecnológicos valencianos ligados aos setores produtivos com a finalidade de facilitar às empresas da Comunida-de Valenciana a sua aComunida-dequação ao Regulamento REACH através da resolução direta de consultas e atividades de informação e formação.

O primeiro resultado de estas ações foi a edição do Guia “O Regulamento REACH no tecido industrial da Comuni-tat Valenciana”, que consiste em uma parte geral segui-da de guias setoriais independentes.

legislação européia sobre substâncias químicas

O ITC conta com pessoal qualificado para assessorar as empresas na sua adequação com a nova normativa de substâncias químicas, principalmente ao Regulamento (CE) nº 1272/2008 (Regulamento CLP).

E, especialmente, nas seguintes questões relacionadas com esta temática:

Classificação de substâncias perigosas

Elaboração de fichas de dados de segurança dos materiais e adaptação das mesmas à nova normativa.

Etiquetagem de segurança dos produtos.

Além disso, o ITC pode avaliar os agentes químicos e fí-sicos habitualmente presentes no ambiente laboral das empresas do setor cerâmico.

o iTC é

sóCio de referênCia

eM diferenTes redes e plaTaforMas

TeCnológiCas de âMbiTo naCional e inTernaCional.

(6)

Mostradores pessoais e ambientais com captadores seletivos para diversos poluentes.

Mostrador pessoal de pó CIP 10 com captadores das distintas frações de pó (inalável, torácica e respirável).

Medidor do estado pulverulento de materiais a granel (dustiness tester).

Impactador de sete etapas para a determinação de distribuições de tamanhos de partícula de poluentes particulados.

Captador de aerossóis de alto volume.

Sonômetro e dosímetro de ruído.

Balanças analíticas para a determinação gravimétrica de precisão.

Difratômetro de raios X.

Espectrofotômetro de absorção atômica com de gerador de hidretos.

Microscópio eletrônico de varredura.

Espectrômetro de fotoeletrões.

o iTC aTualMenTe dispõe de

equipaMenTo TéCniCo e CienTífiCo

para desenvolver i+d por valor

su-perior a 9 Milhões de euros.

(7)

projetos de i+d+i co-financiados com fundos públicos

Comissão Européia

COLL-CT-2003-500896/2 - SILICE-RAM “Studies aimed at assisting legislation and encouraging continual improvement strategies in the field of respirable crystalline silica”, enquadra-do no VI Programa Marco - Horizontal Research Activities desenvolvido com a colaboração de Pequenas e Médias Empresas e financiado pela Comissão Européia (2004-2008).

Administração Regional

IMPCND/2008/37 - “Ação coordena-da de assessoramento aos setores industriais da Comunidad Valenciana sobre o Regulamento REACH”, finan-ciada pelo Plano de Competitividade da Empresa, Programa de Inovação do IMPIVA (2008-2009).

IMIDIC/2009/3 – “Sustentabilidade ambiental da indústria cerâmica”. En-tidade financiadora: IMPIVA - Instituto de la Pequeña y Mediana Industria. Programa de Investigación, Desarrollo e Innovación (2009).

referências

técnicas

O ITC tem capacidade para transferir os conhecimentos adquiridos através da formação contínua

de sua equipe de recursos humanos qualificada, que vai reciclando seus conhecimentos através

de estudos e ações de I+D+i, além de participar em inúmeros fóruns científicos e tecnológicos de

todo o mundo, e distintas plataformas e consórcios de âmbito internacional. Este conhecimento,

juntamente ao adquirido e assimilado de outros setores produtivos, serve para gerar a inovação

que se transmite às empresas que a necessitam para manter ou aumentar sua competitividade.

a difusão dos resulTados dos esTudos realizados por o iTC

des-de seu iníCio des-deu lugar a

600 publiCações

de arTigos CienTífiCos

eM revisTas espeCializadas,

700 CoMuniCações

eM Congressos,

TanTo no âMbiTo naCional CoMo inTernaCional, assiM CoMo o

desenvolviMenTo de

31 paTenTes

.

(8)

publicações

MONFORT, E.; IBÁÑEZ, M.J.; ES-CRIG, A.; JACKSON, P.; CARTLIDGE, D.; GORBONOV, B.; CREUTZENBER, O.; ZIEMANN, O. Respirable crysta-lline silica in the ceramic industries. sampling, exposure and toxicology.

Cfi Ber. DKG, 85(12), E36-E42, 2008.

MONFORT, E.; IBÁÑEZ, M.J.; ES-CRIG, A.; BELBIS, G.; GARCÍA, R. La problemática de la exposición a sílice cristalina respirable en las industrias cerámicas. Tec. Ceram., 354, 648-658, 2007.

MONFORT, E.; IBÁÑEZ, M.J.; ESCRIG, A.; BELBIS, G.; GARCÁ, R. Iniciativas para prevenir la exposición a sílice cristalina respirable en las industrias cerámicas. II Congreso Europeo de Seguridad y Salud en el Trabajo, Valencia 30 Mayo – 1 Junio, 2007.

IBÁÑEZ, M.J.; MONFORT, E.; ES-CRIG, A. The respirable crystalline silica in the ceramic industries. Sam-pling, exposure and toxicology. En: MARTORELL, S. et al. (eds.). Safety,

reliability and risk analysis: theory, me-thods and applications. London: Taylor

& Francis, 2009, p. 2743-2746. GÓMEZ, M.P.; IBÁÑEZ, M.J.; ESCRIG, A.; POU, R.; FREIXA, A.; GADEA, E.; MARTÍ, A.; ELVIRA, J.J. Grupo de trabajo para la mejora de la evalua-ción de la exposievalua-ción a sílice cristalina respirable. En: Qualicer 2010: XI

Con-greso Mundial de la Calidad del Azulejo y del Pavimento Cerámico. Castellón:

Cámara Oficial de Comercio, Industria y Navegación, 2010.

IBÁÑEZ, M.J.; CASTELLANO, J.; ESCRIG, A.; MONFORT, E. Impacto del Reach en las industrias cerámicas y afines. En: Qualicer 2010: XI

Con-greso Mundial de la Calidad del Azulejo y del Pavimento Cerámico. Castellón:

Cámara Oficial de Comercio, Industria y Navegación, 2010.

IBÁÑEZ, M.J.; FELÍU, C.; MONFORT, E.; CASTELLANO, J. El riesgo químico en el sector cerámico. Aplicación de la nueva normativa. VIII Congreso In-ternacional de Prevención de Riesgos Laborales, Valencia, 5-7 Mayo, 2010.

(9)

índice

de catálogos

01

02

03

07

08

09

04

05

10

11

06

01 Tecnologias ambientais

02 Segurança e saúde no trabalho 03 Tribologia

04 Novos revestimentos e tratamentos superficiais 05 Cerâmicas avançadas

06 Sistemas construtivos e arquitetura energeticamente eficiente 07 Simulação de Processos e materiais

08 Design

09 Poupança e Eficiência energética 10 Nanotecnologia

11 Produção Inteligente

(10)

8000m

2

de superfíCie dediCada

à invesTigação e ao desenho

reparTido eM duas sedes.

“Reservados todos os direitos. O conteúdo deste documento goza da proteção que lhe outorga a lei, e não poderá ser distribuído, transformado ou comunica-do publicamente, tocomunica-do ou parte, sem a autorização expressa comunica-do Instituto de Tecnología Cerámica-AICE ITC, 2010.” © ITC-AICE, 2010.

(11)

Referências

Documentos relacionados

Para estudar as obras de José de Albuquerque e saber como e quais foram as influências na construção de seu discurso sobre a necessidade da educação sexual, vimos necessário

Com base na investigação prévia do TC em homens com sobrepeso na meia- idade (LIBARDI et al., 2011) e outras que utilizaram o treinamento aeróbio ou de força de moderada

elas expressam por excelência o espaço do sujeito na sua relação com alteridade, lutando para interpretar, entender e construir o mundo (JOVCHELOVITCH, 2002, p.82). Nesse processo

Los alumnos a los que convencionalmente se dirige la educación especial son los niños y jóvenes con retraso mental, dificultades de aprendizaje, trastornos emocionales y

As ramificações foram mais freqüentes na região apical (17%), menos freqüente no corpo da raiz (8,8%) e ainda menor na base radicular (1,6%). Canais laterais foram encontrados

Neste capítulo, procuraremos propor uma maneira correta da utilização do cinema em sala de aula de forma que não apenas as aulas sejam enriquecidas, mas que também os alunos tenham

Sendo assim, este estudo irá propor uma solução para a seguinte problemática: é possível validar um modelo de tomada de decisão empregando a técnica Fuzzy-TOPSIS, com os critérios

Com o objetivo de identificar a região de fase isotrópica vesicular (ISO), construímos diagramas de fases ternários parciais (triângulo de Gibbs) até a concentração de água de