• Nenhum resultado encontrado

Decorar, Perceber, Praticar os Versículos da Bíblia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Decorar, Perceber, Praticar os Versículos da Bíblia"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Preparado e protegido pelos direitos autorias de Every Child Ministries “Esperança as Crianças Esquecidas da Africa”

email: ecmafrica@ecmafrica.org

Decorar, Perceber, Praticar os Versículos da Bíblia

A pequena Kathy Johnson, de 8 anos de idade, toda orgulhosa pela sua proeza, manteve-se muito direita quando o pastor da sua Igreja lhe deu o primeiro lugar no concurso “Vamos decorar a Bíblia”.

“Deve estar muito contente com a Kathy,” disse o pastor à mãe da menina a seguir à missa. “Ela deve-se ter aplicado mesmo para decorar os 100 versículos!”

“Ah sim, aplicou-se bastante mas, sabe Senhor padre...” e, o tom de voz da senhora quebrou um pouco, enquanto que um rastro de tristeza lhe passava pelos olhos. “Se ao menos ela o pusesse em prática! Ela sabe os versículos na ponta da língua, mas eu acho que ela não percebe bem o seu significado e, acho mesmo que saber os versículos não tem feito grande diferença na sua vida!”

Hoje em dia há muitas pessoas como a Kathy porque, infelizmente, também há muitos professores que se satisfazem simplesmente em ensinar as palavras nos versículos da Bíblia. Eu chamo a isso ensino “vazio” porque é unidimensional.

Para que o ensino dos versículos da Bíblia seja eficaz, este deve ser tridimensional. A primeira dimensão inclui decorar as palavras; a segunda diz respeito à compreensão do significado das palavras; e a terceira involve adaptar o conhecimento dessas palavras à vida quotidiana ou a aplicação desse conhecimento a situações específicas da vida. O ensino tridimensional consiste em formular 3 perguntas para as quais se devem indicar respostas adequadas:

1. O que é que o versículo diz? 2. Qual é o significado do versículo?

3. Como posso aplicar este versículo à minha vida diária? O que é que o versículo diz?

Esta primeira pergunta é essencial.

O aluno deve primeiro aprender a enunciar o versículo.

Este modo de ensino deve ser criticado sómente quando não passar desta fase.

Ao ajudar os alunos a memorizar as palavras, é muito importante e útil que se lhes ensine também a VER, DIZER e ESCREVER as palavras.

(2)

Preparado e protegido pelos direitos autorias de Every Child Ministries “Esperança as Crianças Esquecidas da Africa”

email: ecmafrica@ecmafrica.org

Ajude os alunos a ver o versículo. Se o aluno souber ler, ajude-o pois a examinar com atenção o versículo. Provávelmente, os que estão a um nível mais baixo terão um vocabulário mais limitado mas, o interesse gerado pela novidade de começar a ler irá certamente remediar a falta.

Sirva-se de fotografias, banda desenhada, e bonecos para ilustrar os vários aspectos dos versículos e gerar o interesse em aprender mais.

Pode você mesmo fazer os desenhos ou recortá-los de revistas. Experimente também fazer os quadros de ajuda didáctica em vários feitios. Por exemplo, faça um com o feitio da Bíblia para a frase “A palavra do Senhor dura para sempre” ou com o feitio da cruz para assinalar “O sangue de Jesus Cristo limpa-nos de pecado”.

Sirva-se também de cor – um quadro colorido, canetas de feltro coloridas, até mesmo cores fluorescentes, para satisfazer os olhos e despertar o interesse.

Para além de verem o versículo num cartão, é importante também que as crianças o vejam na Bíblia, especialmente as crianças mais velhas, 4ª Classe e acima. Elas ganham prática a procurar os vários livros; aprendem a localizar os capítulos e os versículos; conhecem o seu lugar aproximativo na Bíblia; e acima de tudo, associam-nos mais firmemente como pertencendo à Bíblia. E talvez, que a classe inteira o pudesse ler em voz alta e em uníssono.

Mas há ainda outras maneiras de fazer os alunos verem o versículo. Varie a sua técnica de ensino. De vez em quando use cartões ou tiras de papel com palavras, com feltro nas costas, num quadro forrado a feltro, ou sem feltro nas costas, num quadro com calhas ou bolsas de tecido ou plástico. Misture os cartões ou tiras com palavras e deixe um ou dois alunos pô-los por ordem. Ou escreva o versículo num quadro de giz e apague uma palavra de cada vez. Apague a palavra e repita o versículo até as crianças saberem e memorizarem a palavra que falta.

Segundo:

Ajude o aluno não só a ver o versículo mas a dizê-lo também. A maior parte das técnicas de ensino usam esta combinação. O professor deve dizê-lo primeiro, lendo e enunciando com cuidado e com ênfase. Dê oportunidade aos alunos de ouvir esta leitura várias vezes durante a lição. Combine o versículo com a história da Bíblia pelo menos três vezes. Para o fazer, provávelmente, vai ter que se preparar primeiro e anotar nos apontamentos da lição a ocasião devida em que o vai fazer. Por exemplo, “Jônatas não conhecia ainda o versículo: 'Amai-vos uns aos outros', porque a 1 João (Primeira Epístola de João) ainda não tinha sido escrita. Mas Jônatas realmente viveu por essas palavras!”

O grupo deveria também recitar o versículo. Cheguei à conclusão que a melhor maneira é de o repetir, primeiro em frases curtas e depois combiná-las até as crianças conseguirem

(3)

Preparado e protegido pelos direitos autorias de Every Child Ministries “Esperança as Crianças Esquecidas da Africa”

email: ecmafrica@ecmafrica.org

repetir o versículo todo. As crianças mais pequenas usam por vezes os dedos para recitar pequenos versículos, usando um dedo para cada palavra. O grupo pode lê-lo da Bíblia em uníssono ou com ajuda visual. Depois experimente grupos diferentes a repeti-lo juntos. Isto pode tornar-se até numa maneira bem divertida de aprender – quanto mais estranhos os grupos tanto melhor. Alguns exemplos que tenho usado: todos os que comeram ovos ao pequeno-almoço; têm algo azul vestido; têm sardas; tocam um instrumento; têm 10 anos; vivem em Chelsea; tiveram uma briga com a irmã na semana passada.

As crianças adoram jogos que usam versículos da seguinte maneira: O professor começa a recitar o versículo e pára de repente apontando para um dos alunos, o qual deve então indicar um certo número de palavras ou deve acabar de o recitar.

Uma das melhores maneiras para ensinar as palavras é de utilizar o versículo como resposta a uma situação da vida diária. Isto não se aplica a todos os versículos mas é a maneira ideal para alguns deles.

Por exemplo:

O professor: “Quando a noite chega.” Os alunos: “Eu confio, eu não tenho medo.” O professor: “Eis a fotografia da Susan a brigar com o irmão. De que é que ela se deve lembrar?” Os alunos: “Sede bondosos uns para com os outros.”

A terceira maneira de ensinar as palavras de um versículo é de fazer os alunos escrevê-lo. Isto leva mais tempo, mas ajuda imenso o processo de fixação na memória. Cada aluno pode copiar o versículo directamente da Bíblia para um caderno ou uma folha, tanto na aula como noutro sítio. Até os alunos da pré-primária e os da 1ª Classe, que andam a aprender as letras e palavras simples, vão ter imenso orgulho em conseguir copiar um versículo curto, se lhes der papel de linhas de espaço duplo e se o imprimir em letras bem legíveis. Escrever o versículo ajuda imenso à sua memorização.

Para um ensino mais eficaz, sirva-se das três categorias - VER, DIZER e ESCREVER – mas, de semana para semana, vá variando o método de ensino dentro de cada categoria. O que é que isto significa?

Ensinar as palavras dum versículo é só um terço da luta. Kathy Johnson, a menina que ganhou o concurso “Vamos decorar a Bíblia”, só aprendeu um terço dos versículos se ela só repetiu as palavras sem perceber o seu significado ou como as aplicar na vida diária. Como é que o professor pode ajudar os alunos a perceberem o significado das palavras? Primeiro considere o versículo em si. É este acessível para a idade do grupo que está a ensinar ou requere grandes esclarecimentos? Deve assegurar-se de que o versículo que

(4)

Preparado e protegido pelos direitos autorias de Every Child Ministries “Esperança as Crianças Esquecidas da Africa”

email: ecmafrica@ecmafrica.org

escolheu é adequado para a idade dos alunos. Por exemplo, “Não adulterarás” não tem relevância para uma criança de 6 anos. “Sede bondosos uns para com os outros” e “Sede obedientes a vossos pais”, são melhores para essa idade. Evidentemente que, material que foi publicado com um certo cuidado toma em consideração os grupos de idade quando sugere métodos de memorização.

Explique o versículo diligentemente, palavra por palavra e, frase por frase. Não dê a compreensão por certa. Faça atenção às expressões das crianças, procure nelas sinais de compreensão ou de perturbação. A seguir teste as crianças oralmente. Mas antes de o fazer, leia toda a informação antecedente que consiga encontrar, e leia também o versículo no seu devido contexto. É essencial que o professor tenha compreendido meticulosamente o versículo antes de o ensinar.

Ao explicar o versículo, assegure-se de que as crianças compreendem por inteiro o conceito transmitido. De preferência, o versículo irá exprimir o objectivo da lição – a ideia principal que quer que cada aluno leve consigo e aplique na sua vida diária.

Indique também quem é que está a falar e com quem. É Deus que fala? O Diabo? É uma pessoa devota ou uma pessoa maldosa? Ajude os alunos a compreender o versículo no contexto do trecho, do livro e da Bíblia.

Sirva-se de fotografias, banda desenhada e desenhos para ilustrar a verdade e ajudar os alunos a compreendê-la.

Depois de ter comunicado tudo isto na aula, faça uma série de perguntas às crianças. Por exemplo: “Quem é que consegue encontrar no versículo a palavra que significa...?” ou “O que é que o versículo dá a entender quando diz que...?” Por vezes, com as crianças mais velhas, 5ª e 6ª classe, eu engano-me de propósito e dou-les oportunidade de me

corrigirem. (Assegure-se de que o fazem devidamente para que não deixem a lição com a noção errada.) Avise-os de que o vai fazer – cometer erros de propósito – pois eles adoram dar com erros, especialmente quando é o professor a fazê-los. Se eles não conseguirem dar com o erro logo à primeira, continue a desenvolvê-lo e a fazê-lo cada vez mais absurdo, até as crianças darem com ele. Isto é um bom exercício para classificar as ideias na palavra do Senhor como certas ou erradas –para o cristão, isso é uma tarefa para o resto da vida.

Aplicação do versículo à vida

Agora os seus alunos já sabem as palavras da Bíblia na perfeição. Eles já as conhecem a fundo e estão preparados para as pôrem em prática na vida quotidiana. Através das suas lições mostre-lhes como o versículo se aplica à vida diária de cada um. Lembre-se, o que se aplica às crianças não é necessáriamente aplicável aos adultos. Seja claro nas suas sugestões de como aplicar o versículo à vida e, desafie-os a fazerem algo de concreto e

(5)

Preparado e protegido pelos direitos autorias de Every Child Ministries “Esperança as Crianças Esquecidas da Africa”

email: ecmafrica@ecmafrica.org

específico durante a semana seguinte. Passado uma semana, antes de começar a lição do dia, dê-lhes oportunidade para contarem o que fizeram. Mesmo que eles digam que falharam, anime-os e dê-lhes coragem para tentarem outra vez.

Uma das melhores maneiras de mostrar aos seus alunos que a Palavra do Senhor foi designada para ajudar a mudar a vida de cada um, é de mostrar primeiro como a sua vida mudou e continua a mudar. Sempre que possível, conte a sua própria experiência em aplicar as escrituras à vida diária. Sempre que conto à minhas filhas os acontecimentos da minha vida, eu vejo como os seus olhos se abrem em deslumbramento. Mas, elas ouvem ainda mais atentamente quando lhes falo dos fracassos ou dos sucessos ao tentar viver a minha vida pela Palavra do Senhor.

Uma outra maneira de aplicar o versículo é de fazer a seguinte pergunta: “Segundo este versículo, o que é que eu faria se...?” E, prossiga com uma série de problemas de acordo com a idade das crianças.

Cada aluno tem que decidir por si mesmo se ele/ela vai obedecer à Palavra do Senhor mas, se o seu método de ensino cobrir as três dimensões – decorar, perceber e praticar – mais e melhores resultados verá na vida dos seus alunos. Semana após semana, conforme os desafia a apreciarem a Palavra do Senhor, você vai ter oportunidade de ver os seus alunos a desenvolverem-se e a crescerem. Experimente ensinar na terceira dimensão; é a melhor maneira de ensinar!

Referências

Documentos relacionados

Esse processo de cooficialização das línguas indígenas (Oliveira, 2015) possibilitou uma ampliação da visão sobre a inclusão cidadã através das línguas, abrindo espaço

i) Ser, obrigatoriamente, membro de Grupo Institucional de Pesquisa cadastrado e certificado no CNPq. Alunos contemplados com bolsas de IC da FAPES em editais anteriores

Os experimentos com a fração hexânica nas doses de 15mg/kg, 30mg/kg e 60mg/kg apresentaram reduções respectivamente de 11,9%,, 29,8%, 8,4% nas contorções abdominais induzidas

Ele foi, em seguida, validado, em uma amostra de empresas com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Boves- pa) entre 1997 e 2006, mediante o confronto com indicadores

O preparo convencional do solo em resposta linear às doses de composto e o plantio direto sobre palhada de plantas espontâneas, independente da dose de composto, promovem

À luz de tudo que Paulo havia explicado sobre a justiça de Deus nos capítulos anteriores, agora ele faz uma transição da parte explicativa para a exortativa. Paulo exorta os

Com a avaliação dos estudos selecionados, pode-se identificar os principais imunossupressores envolvidos nas interações medicamentosas, que foram os inibidores da

Aplicado um método de pesquisa de estudo de caso, onde serão utilizados dados, coletados a partir de como transportar a Cerâmica, será analisada o modo de