• Nenhum resultado encontrado

EDITAL DA I SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL DA I SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

EDITAL DA I SELEÇÃO PÚBLICA PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

A PROCURADORA CHEFE DA PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE

MINAS GERAIS, Dra. Ivana Roberta Couto Reis de Souza, no uso de suas atribuições

legais, faz saber que estão abertas as inscrições à I Seleção Pública para Estágio Remunerado na Procuradoria em Minas Gerais, na cidade de Belo Horizonte, para estudantes de Nível Superior do curso de Direito, conforme as disposições abaixo.

1. DO PROCESSO SELETIVO

1.1. O presente processo seletivo é destinado exclusivamente à formação de cadastro de reserva.

1.2. Os candidatos habilitados poderão ser convocados para o preenchimento de vagas que surgirem durante o prazo de validade do concurso, que será de 6 (seis) meses, contado da data de homologação do resultado final, prorrogável por mais 6 (seis) meses a critério da Administração.

2. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

2.1. A Comissão de Seleção será composta por 7 (sete) Procuradores Federais, todos eles lotados na Procuradoria Federal em Minas Gerais, quais sejam: Bruno Di Fini Xavier, Eduardo Monteiro de Castro Casassanta, Frank Gonçalves Nery, Gregore Moreira de Moura, Ivana Roberta Couto Reis de Souza, Marcelo Andrade Féres, Marcus Vinicius Drumond Rezende.

2.2. Para a correção das provas, a critério da Comissão, poderão ser designados quaisquer outros Procuradores Federais lotados na PF/MG.

3. DAS INSCRIÇÕES

3.1. Poderão inscrever-se para o exame de seleção estudantes dos cursos de Direito que estejam cursando do 2º ao 8º período, devidamente matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação, conveniadas ou não com a Advocacia Geral da União.

3.2. As inscrições serão realizadas, mediante doação de 1 Kg de alimento não perecível, exceto sal, nas unidades da PF/MG, situadas na Av. Afonso Pena, 3.577, 6º

(2)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

andar, bairro Funcionários e na Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro, em Belo Horizonte/MG, das 09:00 às 12:00 horas e 14:00 às 17:00 horas, no período compreendido entre 07/06/2010 a 25/06/2010 (dias úteis – de segunda a sexta-feira) – dúvidas quanto às inscrições poderão ser esclarecidas no telefone (31) 3249-4882.

3.5. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição declarando que está de acordo com as normas da seleção presentes neste edital, e apresentar os seguintes documentos:

a) comprovante de matrícula;

b) cópia da cédula de identidade e do CPF;

c) currículo atualizado, com formação acadêmica e experiências profissionais, inclusive outros estágios.

3.6. Os requisitos deverão estar preenchidos no momento da inscrição e serão novamente aferidos pela PFMG por ocasião da assinatura do Termo de Compromisso, em conjunto com as demais exigências estabelecidas nas normas relativas ao Estágio Remunerado da PF/MG.

4. DA SELEÇÃO E DA PROVA

4.1. A seleção consistirá em prova objetiva, discursiva e entrevista, de caráter eliminatório e classificatório, além de prova de títulos, de caráter exclusivamente classificatório.

4.2. A prova objetiva será composta de 50 (cinquenta) questões de múltipla escolha, cada uma valendo 0,10 (zero vírgula dez) pontos, perfazendo o total de 05 (cinco) pontos, versando sobre Direito Civil (seis questões), Direito Constitucional (doze questões), Direito Administrativo (dez questões), Direito Processual Civil (dez questões), Direito Previdenciário (seis questões) e sobre a Advocacia-Geral da União (seis questões) consoante conteúdo programático especificado no Anexo I. Será reprovado o candidato que não alcançar a nota mínima de 2,5 (dois vírgula cinco) pontos.

4.3. A prova discursiva, que valerá 03 (três) pontos, deverá ser manuscrita com letra legível, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, e consistirá em uma redação que servirá para avaliar, além dos conhecimentos jurídicos, a capacidade de expressão na modalidade escrita, coerência textual e manejo da língua portuguesa pelo candidato, sobretudo nos aspectos gramatical e ortográfico. Será reprovado o candidato que não alcançar a nota mínima de 1,5 (um virgula cinco) pontos.

(3)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

4.5. Somente serão corrigidas as provas subjetivas dos 100 (cem) candidatos melhor classificados na prova objetiva.

4.6. No caso de empate na última posição, serão corrigidas as provas discursivas de todos os candidatos que tenham obtido a mesma pontuação.

4.7. O candidato que não tiver sua prova discursiva corrigida estará automaticamente eliminado do certame e não terá classificação alguma no concurso.

4.8. Os candidatos aprovados na prova objetiva e subjetiva serão convocados para entrevista, que valerá 2 (dois) pontos, e será realizada pelos membros da banca examinadora, em data a ser marcada posteriormente à divulgação do resultado das provas objetivas e subjetivas, e comunicada aos candidatos nelas aprovados com antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas.

4.9. Os candidatos aprovados nas provas objetiva e subjetiva deverão apresentar seus títulos na data da entrevista, ou no prazo máximo de 48 (quarenta e oito) horas após, para participação na prova de títulos, de caráter exclusivamente classificatório.

4.10. Serão considerados títulos para fins deste certame:

a) prestação de serviço voluntário junto à Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS de Belo Horizonte ou na Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais, mediante apresentação de certificado;

b) realização de estágio de Nível Superior do curso de Direito em outro órgão público, mediante a apresentação de certificado e/ou contrato de estágio.

4.11. O título mencionado no item “a” acima será pontuado em 0,20 (zero virgula vinte) pontos por mês de atividade comprovadamente prestada, enquanto o titulo mencionado no item “b” será pontuado em 0,05 (zero virgula zero cinco) pontos por mês de atividade comprovadamente prestada.

4.12. A pontuação relativa à prova de títulos será acrescida à pontuação final obtida pelo candidato nas provas objetiva, discursiva e entrevista, e terá caráter exclusivamente classificatório.

4.13. As provas, objetiva e discursiva, serão realizadas no dia 10/07/2010 e terão duração de 04 (quatro) horas.

(4)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

4.14. A aplicação das provas terá início às 13:00 hs, sendo que após esse horário não será mais permitido o ingresso na sala de prova.

4.15. O local da prova será divulgado a partir do dia 18/06/2010 nas unidades da PF/MG ou por meio do telefone 3249-4882, e no site www.agu.gov.br/pfmg.

4.16. Compete ao candidato acompanhar a divulgação da informação prevista no item 4.15. 4.17. Os candidatos deverão comparecer na data e no local designados para as provas com 30 (trinta) minutos de antecedência do horário aprazado, munidos do comprovante de inscrição acompanhado de documento de identidade que apresente foto recente e caneta esferográfica azul ou preta.

4.18. O candidato deverá permanecer na sala de prova por, no mínimo, 40 (quarenta) minutos, ainda que tenha concluído a prova em tempo inferior.

4.19. É vedado aos candidatos qualquer tipo de consulta durante a realização das provas, bem como o ingresso na sala de prova do candidato portando material impresso e aparelhos eletrônicos de comunicação.

4.20. A nota final do candidato será o somatório da nota obtida nas provas objetiva, discursiva e entrevista, podendo alcançar a nota máxima de 10 (dez) pontos, sendo aprovados os candidatos que obtiverem aproveitamento igual ou superior a 50% (cinqüenta por cento) em todas as provas.

4.21. Havendo empate entre os candidatos, terá preferência o candidato que obtiver, sucessivamente, a maior pontuação na prova discursiva, a maior pontuação na prova objetiva e maior idade.

4.22. Será eliminado o candidato que obtiver:

a) nota/pontuação inferior ao do último classificado na prova objetiva; b) nota inferior a 2,5 (dois virgula cinco) pontos na prova objetiva; c) nota inferior a 1,5 (um virgula cinco) pontos na prova subjetiva; d) média final inferior a 5,0 (cinco) pontos.

(5)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

5. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS E DOS RECURSOS

5.1. O gabarito da prova objetiva será divulgado no local de realização da prova e no site www.agu.gov.br/pfmg no primeiro dia útil seguinte.

5.2. Caberá recurso escrito do gabarito da prova objetiva no prazo de 02 (dois) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à sua divulgação, em ambos os dias das 10:00 às 17:00 horas.

5.3. O gabarito oficial, após análise dos recursos, será divulgado juntamente com o resultado definitivo da prova objetiva e o provisório da prova discursiva, até o dia 30/07/2010, a partir das 10:00 horas, nas unidades da PF/MG e no site www.agu.gov.br/pfmg.

5.4. A interposição de eventuais recursos da prova discursiva deverá ser feita, obrigatoriamente, em até um dia útil após a divulgação do resultado das 10:00 às 17:00 horas.

5.5. Os recursos mencionados nos itens 5.2. e 5.4. serão elaborados por escrito, com fundamentação, dirigidos à “COMISSÃO DE SELEÇÃO DE ESTÁGIO DA PF/MG” e protocolados diretamente nas unidades da PFMG. Os recursos sem fundamentação serão indeferidos liminarmente.

5.6. A listagem com o resultado da seleção e a convocação para entrevista será divulgado nas unidades da PF/MG e no site www.agu.gov.br/pfmg a partir de 04/08/2010.

5.8. Os candidatos aprovados integrarão lista de selecionados, na ordem crescente de classificação.

6. DO ESTÁGIO

6.1. Existindo vagas a serem preenchidas, os integrantes das listas de seleção serão chamados, respeitada a ordem de classificação, para comparecer na sede da PF/MG para os procedimentos relativos à contratação.

6.3. O regime de estágio, a depender do órgão contratante, Advocacia Geral da União ou INSS, terá a carga horária 20 (vinte) horas ou 30 (trinta) horas, respectivamente, e duração de 06 (seis) meses, podendo ser prorrogado por iguais períodos a critério da Administração até o máximo de 02 (dois) anos.

(6)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

6.4. O candidato contratado receberá bolsa-auxílio na forma da legislação pertinente à espécie e poderá ter exercício em qualquer um dos Setores da PF/MG.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. O candidato que não comprovar a condição declarada na inscrição será considerado desclassificado.

7.2. As informações prestadas pelos candidatos são de sua inteira responsabilidade, reservando-se à comissão de seleção o direito de afastar do processo o candidato que apresentar documentos e comprovantes inverídicos, falsos, ilegíveis ou, ainda, incompletos. 7.3. Será afastado da seleção o candidato que incorrer ou infringir as normas de conduta social vigentes para com os profissionais responsáveis pela aplicação das provas ou para com outros candidatos.

7.4. Os casos omissos e excepcionalíssimos serão resolvidos pela Comissão de Seleção de Estágio.

Belo Horizonte, 10 de maio de 2010

IVANA ROBERTA COUTO REIS DE SOUZA

(7)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS: Direito Constitucional: 1) Constituição. Conceito e Classificação; 2) Sistema de Controle

de Constitucionalidade Brasileiro 3) Princípios Fundamentais; 4) Direitos e Garantias Fundamentais; 5) Direitos e deveres individuais e coletivos; 6) Direitos Sociais; 7) Organização do Estado Brasileiro; 8) Da Organização Político – Administrativa; 9) Repartição de Competências; 10) Da Administração Pública e dos Servidores Públicos Civis; 11) Poder Executivo. Atribuições e responsabilidade do Presidente da República. Poder regulamentar, poder regulador e as agências administrativas; 12) Funções Essenciais à Justiça: Da Advocacia e da Defensoria Pública. Advocacia Pública. Da Advocacia-Geral da União; Lei Orgânica da Advocacia – Geral da União (Lei Complementar 73, de 10 de fevereiro de 1993): Das funções institucionais, da composição e dos Órgãos vinculados; Procuradoria Geral Federal: arts. 9º, 10, 11, 12, 13 e 14 da Lei n.º 10.480, de 02 de julho de 2002; 13) Da ordem econômica e financeira; 14) Da Ordem Social – Da Seguridade Social. 15) Do meio ambiente;

Direito Administrativo: 1) Administração Pública como função do Estado. Princípios da

Administração Pública; 2) Administração Pública direta (órgãos públicos: conceito, espécies, regime); e indireta. Autarquias, Fundações Públicas, Sociedades de Economia Mista e Empresas Públicas. Empresas subsidiárias. A reforma do Estado brasileiro. Os quatro setores e suas características. A publicização do terceiro setor (as organizações sociais e as OSCIPS). Agências reguladoras e seu regime jurídico. Agências executivas, regime jurídico e contrato de gestão; 3) Poderes Administrativos. Competência regulamentar. Poder discricionário. Poder de Polícia; 4) Licitações. Fundamento constitucional. Conceito e modalidades. O regime jurídico das licitações. Dispensa e inexigibilidade; 5) Revogação e anulação, hipóteses e efeitos; 6) Contratos administrativos Conceito e características. Invalidação. 7) Formas de intervenção do Estado na propriedade. Limitações administrativas, tombamento, requisição, servidão, desapropriação e confisco. Retrocessão. Desapropriação indireta. Procedimento expropriatório. Desapropriação; 8) Atos Administrativos Conceito. Regime jurídico. Espécies. Elementos e requisitos. Vícios dos atos administrativos. Principais classificações dos atos administrativos. Procedimento administrativo. Fundamentos constitucionais. Controle dos atos da Administração. Controle administrativo e jurisdicional. Limites do controle jurisdicional. O controle da Administração Pública pelos Tribunais de Contas. Formas, características e limites. Improbidade administrativa; 9) Servidores públicos; 10) Lei 8.112/90; 11) Bens Públicos; 12) Responsabilidade civil do Estado e dos prestadores de serviços públicos. Conceito e teorias. A responsabilidade por ação e por omissão. Evolução histórica no Direito brasileiro. Requisitos. A reparação do dano; 13) Processo Administrativo.

(8)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

Direito Civil: 1) Lei de Introdução ao Código Civil; 2) Das Pessoas naturais: Personalidade

e capacidade; direitos da personalidade; morte presumida; ausência; tutela; curatela. Pessoas jurídicas: conceito; classificação; registro; administração; desconsideração da pessoa jurídica; associações; fundações; domicílio; 3) Dos bens (classificação); 4) Fato, Ato e Negócio jurídico (conceito e classificação): elementos de existência, requisitos de validade e fatores de eficácia. Nulidade e anulabilidade. Defeitos; 5) Prescrição e Decadência (inclusive com relação à Fazenda Pública); 6) Obrigações: conceito e elementos constitutivos. Modalidades; 7) Contratos em geral: teoria geral dos contratos; princípios contratuais; formação dos contratos; evicção e vícios redibitórios; cláusula resolutiva; exceção do contrato não cumprido; onerosidade excessiva.

Direito Processual Civil: 1) Jurisdição natureza, conceito, características, espécies, a

problemática da jurisdição voluntária, princípios, estrutura constitucional (Poder Judiciário, organização judiciária, atividade jurisdicional, atividades essenciais à Justiça),. jurisdição constitucional das liberdades e seus principais mecanismos ( mandado de segurança individual e coletivo, mandado de segurança, habeas data, ação popular, ação civil pública), respectivos natureza, conceitos, hipóteses de cabimento, detalhes procedimentais; 2) Ação natureza, conceito, condições, admissibilidade e mérito, elementos; a questão da classificação das ações; 3) Defesa: natureza, conceito, espécies; sua inserção entre as bases fundamentais do Direito Processual.;4) Das partes e dos Procuradores. 5) Sujeitos do processo: o juiz, sua atuação e poderes, impedimento e suspeição;, legitimação ordinária e extraordinária; sujeitos especiais do processo; o Ministério Público, sua atuação como parte e fiscal da lei, impedimento e suspeição; a advocacia, privada e estatal, inclusive a defensoria pública. Deveres das partes, seus procuradores e demais partícipes do processo; substituição e sucessão de partes e procuradores. Representação técnica; 5) Competência conceito, critérios de distribuição, espécies; identificação do foro competente; modificações (conexão, continência, prevenção), perpetuação da jurisdição, conflitos positivos e negativos;. Competência da Justiça Federal; 6) Litisconsórcio conceito, espécies, a problemática da unitariedade e necessariedade e Intervenção de terceiros: conceito de terceiro, classificação das modalidades interventivas, figuras típicas (assistência simples e litisconsorcial, oposição, nomeação à autoria, denunciação à lide, chamamento ao processo) e atípicas, conceito, natureza, cabimento, aspectos procedimentais ; 7) Atos processuais conceito, forma, tempo, nulidades (teoria processual das nulidades, princípios respectivos, identificação, decretação e convalidação); prazos (classificação e modos de contagem); fases procedimentais.; 8) Procedimento Ordinário e Sumário; Da formação, suspensão e extinção do processo. Fase postulatória: inicial, requisitos, pedido (alteração, aditamento, cumulação); pedidos alternativo e sucessivo; indeferimento da inicial; improcedência liminar;; resposta (contestação, reconvenção, exceções); razões finais. Fase instrutória: conceito e características; prova: conceito, sistemas, ônus e sua distribuição, princípios aplicáveis ao tema; a vedação constitucional das provas ilícitas; classificação dos meios

(9)

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA-GERAL FEDERAL

PROCURADORIA FEDERAL NO ESTADO DE MINAS GERAIS

Av. Amazonas, 266, 8º andar, Centro

CEP: 30180-001 – Belo Horizonte – MG – Telefone/Fax: (31) 249-4883

probatórios. Meios de prova em espécie (depoimento pessoal, confissão, documentos, testemunhas, perícia, inspeção), natureza e conceito de cada um, hipóteses de cabimento, procedimentos respectivos, incidentes. Fase decisória: sentença, natureza e conceito, classificação, requisitos, funções, vícios, efeitos, eficácia natural e autoridade. Coisa julgada: natureza, conceito, classificação, limites objetivos e subjetivos.. 9) Recursos: natureza, conceito, inserção entre os mecanismos de impugnação das decisões judiciais, classificação, efeitos, pressupostos, admissibilidade e mérito recursais, princípios, regras gerais; sucedâneos recursais; remessa obrigatória. Recursos em espécie (apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso ordinário constitucional, recurso extraordinário (exigência de repercussão geral), recurso especial, rejulgamento para adequação ao julgamento de recurso extraordinário): natureza e conceito de cada um, hipóteses de cabimento, prazos, procedimento, pressupostos específicos, modos de interposição, súmula impeditiva, negativa de seguimento, provimento liminar, peculiaridades específicas. 10) Execução: natureza, conceito e espécies; cumprimento de sentença e execução de títulos extrajudiciais, princípios, pressupostos, condições, regra gerais; débito e responsabilidade patrimonial; fraude à execução; aspectos peculiares do processo executivo, seus detalhes procedimentais (instrução, penhora, avaliação, adjudicação, alienação pelo credor, pregão eletrônico, arrematação, satisfação, pagamento, usufruto de imóvel ou empresa, remissão e remição); liquidação; a defesa na execução, exceção de pré-executividade; suspensão e extinção da execução; sentença e coisa julgada executivas. 11) Execuções em espécie (por quantia certa contra devedor solvente inclusive execução fiscal, de obrigações de fazer ou não fazer, de obrigações de dar coisa certa ou incerta, contra a Fazenda Pública, por quantia certa contra devedor insolvente): conceito e características de cada uma, função, objeto, subtipos, procedimentos, controvérsias;

Direito Previdenciário: 1) Seguridade Social e Previdência Social: Princípios

constitucionais. 2) Previdência Social: Órgãos. Regimes. Segurados e Dependentes. Filiação e inscrição. 3) Prestações em geral. Benefícios. Carência. Salário-de-benefício. Fator previdenciário. Renda mensal inicial. Reajustamento e revisão. Prescrição. 4) Benefícios em espécie: Aposentadorias, Auxílios, Pensão e outros. 5) Tempo de Serviço e tempo de contribuição para fins previdenciários. Regime e prova. Intertemporalidade e compensação. Jurisprudência. 6) Assistência social. Regime jurídico. Prestações. 7) Tendências e reforma. Emenda Constitucional 20/98. Seguridade social no mundo moderno.

Advocacia-Geral da União 1) A Advocacia Pública na Constituição, artigos 131 e 132; 2)

Lei Complementar nº 73/1993, artigos 1º a 52; 3) A Procuradoria-Geral Federal, Lei nº 10.480, de 2 de julho de 2002 (com redação dada pela Lei 11.941, de 27 de maio de 2009) artigos 9º a 17; 4) A carreira de Procurador Federal, Medida Provisória nº 2.048-26, em 29 de junho de 2000, artigos 35 a 40.

Referências

Documentos relacionados

conheço e cumprirei os requisitos da Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA) das Faculdades Integradas Padre Albino e que esta Instituição tem condições

→ Realizar a assistência nutricional dos pacientes internados, conforme orientação das nutricionistas e solicitação da equipe médica e equipe de enfermagem;

→ • Realização de atividades para atendimento de demandas do contencioso cível, como a elaboração de peças, pareceres, relatórios e alimentação de sistema de

- Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): distúrbios comportamentais, como, por exemplo, agitação, taquicardia (aumento da

Ao analisar os fatores de risco para desenvolvimento do estresse em professores do ensino fundamental, os artigos expõem, com maior incidência, baixo salário, seguido por:

responsabilidade da digitalização aos advogados, ao mesmo tempo, o impossibilita de ter acesso aos autos quando inviabiliza a carga. Em outros termos, em que pese não ser sua

1espelho) A livre concorrência substituída pela ordem econômica, modificando as relações da classe capitalista com o poder do Estado. Havia a necessidade de um

O presente trabalho pretende estudar e analisar o funcionamento do sistema de ventilação de um edifício de habitação, nomeadamente avaliar a estanquidade com recurso ao