• Nenhum resultado encontrado

Jair Bolsonaro quer debate sem interferência de Lula

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Jair Bolsonaro quer debate sem interferência de Lula"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Jair Bolsonaro

quer debate sem

interferência de Lula

Ano XCI Nº 35.506 | SÃO LUÍS-MA | SEGUNDA-FEIRA, 15 DE OUTUBRO DE 2018 | CAPITAL E INTERIOR R$ 2,00 @OImparcialMA @imparcialonline @oimparcial 98 99188.8267

PREVISÃO DO TEMPO Leia em todas as plataformas

w w w . o i m p a r c i a l . c o m . b r

a n o s

TÁBUAS DE MARÉS TERÇA 2/10/2018 05H59 ... 0.5M 12H10 ... 5.6M 18H16 ... 0.6M

ELEIÇÕES

OPINIÃO

ELEIÇÕES

OPINIÃO

ELEIÇÕES

OPINIÃO

ELEIÇÕES

OPINIÃO

ELEIÇÕES

OPINIÃO

NOSSOS TELEFONES: GERAL 3212.2000 • COMERCIAL 3212-2086 • CLASSIFICADOS 3212.2020 • CAA - CENTRAL DE ATENDIMENTO AO ASSINANTE 3212.2012 • REDAÇÃO 3212.2010

Após a vitória sobre o Atlético-GO, deve haver o compareci-mento de um numeroso público na próxima partida do Sampaio

Corrêa, no Castelão, diante do Londrina. ESPORTES

Expectativa agora

é de "casa cheia"

O candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, disse nesse sábado (13) que concorda em ir a debates

com seu adversário, Fernando Haddad (PT), mas desde que não haja “interferência externa”, referindo-se à suposta

influência do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na campanha do candidato petista.

POLÍTICA

Semana de dança começa

hoje, no Teatro Arthur Azevedo

VIDA

Prefeitura convoca sorteados

do Minha Casa, Minha Vida

. VIDA

Pela coragem

de empreender

RACHEL TOYAMA era dentista há sete anos quando largou tudo para abrir uma empresa na área de que real-mente gostava: moda. NEGÓCIOS

O impulso da

religiosidade

Estudo tenta desvendar o que im-pulsiona a religiosidade. Escolha por crença pode ser explicada pela cultura e por ambiente. GERAL

Ararinha do

filme Rio

está extinta

ESPECIAL

DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

A PARTE :

Nunca que chegou para os brasileiros o prometido país do futuro, somente vivem das sobras da operância corrupta e incompetente dos políticos. Querem obrigar a população a definir o dobrar para alguma direção sem explicar se a rua tem saída, tentam impor os modelos divididos entre os brutos de direita e os aloprados ideológicos de esquerda. POLÍTICA

(2)

POLÍTICA

Celio Sergio E-mail: celiosergio@hotmail.com

2

Haddad não pode soltar Lula

O cientista político Harvard Steven Levitsky fala que Haddad tem que se comprometer em não soltar Lula

ENTREVISTA/ STEVEN LEVITSKY

O

PAULO SILVA PINTO

ci en tis ta po lí ti co Ste ven Levitsky faz um aler ta: os re gi mes de mo- crá ti cos cor rem pe ri go em vá ri os paí ses, in cluin do o Bra sil. Não se tra ta mais do pe ri go de tan ques na rua ou de as sas si na tos po lí ti cos. As mu dan ças vêm aos pou cos, ex pli cam ele e Da ni el Zi- blatt no li vro Co mo as de mo cra ci as mor-

rem, lan ça do no co me ço des te ano.

Levitsky vê uma sé rie de ris cos no com por- ta men to de mons tra do na cam pa nha pe lo can di da to Jair Bol so na ro (PSL).

A mai or ame a ça, ca so ele se ja elei to, aler ta, é a re du ção da pro te ção de gru pos co mo ne gros e gays. No ca so de res tri ções à li ber da de, ele não acha que Bol so na ro pro- mo ve ria mu dan ças de ime di a to. Po de ri am vir mais tar de, com a de cre ta ção de es ta do de emer gên cia, no âm bi to da guer ra con tra gru pos cri mi no sos .

Levitsky re co nhe ce que as chan ces de Fer nan do Had dad (PT) ven cer o se gun do tur no da elei ção pre si den ci al são pe que- nas. E de pen dem, diz, de o can di da to e o PT se com pro me te rem com gran des sa cri- fí ci os. Em pri mei ro lu gar, é pre ci so dei xar cla ro, pu bli ca men te, que o ex-pre si den te Luiz Iná cio Lu la da Sil va não re ce be rá in- dul to pre si den ci al.

Além dis so, pre ci sa fa zer nos pró xi mos di as ace nos aos elei to res de cen tro e de cen tro-di rei ta: anun ci ar ju ris tas que se rão no me a dos pa ra o Su pre mo Tri bu nal Fe de- ral (STF) em ca so de va cân cia; e de sig nar um no me de gran de cre di bi li da de pa ra mi- nis tro da Fa zen da, com pro me ti do com uma po lí ti ca econô mi ca que não se ja a do PT. É es pe rar de mais do par ti do? “O no vo go ver no não se rá do PT”, diz Levitsky. Ele acha que não po de ha ver pre o cu pa ção com o fa to de as alas à es quer da se sen ti- rem frus tra das com es ses mo vi men tos. “Es sas pes so as não vão vo tar em Bol so na- ro”, afir ma. A se guir, as ex pli ca ções do pro- fes sor da Uni ver si da de Har vard, nos Es ta- dos Uni dos, pa ra a si tu a ção que o Bra sil atra ves sa.

O se nhor men ci o nou que es ta mos em uma tem pes ta de per fei ta no Bra sil, com cri se econô mi ca e es cân da los de cor rup- ção. Is so sig ni fi ca que as chan ces de Bol- so na ro ser elei to são mui to for tes?

A tem pes ta de per fei ta não ga ran te Bol so- na ro. Mas não há dú vi das de que os elei to- res es tão mui to bra vos a pon to de apoi ar um can di da to que é con tra o sis te ma. É um mo men to em que a eco no mia se en con tra em di fi cul da des e to da a eli te po lí ti ca es tá im pli ca da em es cân da los. Is so au men ta mui to as chan ces de um can di da to po pu- lis ta ter su ces so. De cer ta for ma, é si mi lar ao que hou ve na Ve ne zu e la no fim dos anos 1990. Ha via a com bi na ção de es cân da los de cor rup ção e uma cri se econô mi ca de lon ga du ra ção.

Levitsky faz um alerta: os regimes democráticos correm perigo em vários países, incluindo o Brasil

É necessário concessões à direita

Se o re sul ta do da elei ção não é ine vi tá- vel, o que o ou tro la do de ve fa zer se qui ser ter su ces so?

O es ta blish ment po lí ti co tem de ser mui to cui da do so pa ra não dei xar uma fi gu ra au- to ri tá ria emer gir. Até o pri mei ro tur no da elei ção, a eli te po lí ti ca fez um tra ba lho re la- ti va men te bom na ten ta ti va de iso lar Bol- so na ro, com ex ce ção de Pau lo Gue des. Pou cos in te gran tes do es ta blish ment apoi- a ram Bol so na ro. Is so es tá mu dan do de mo do dra má ti co nes ta cam pa nha do se- gun do tur no. Há um nú me ro gran de de po- lí ti cos apoi an do o can di da to.

O que é ne ces sá rio ago ra é to do o es pec- tro po lí ti co, da es quer da à di rei ta, for mar uma fren te de mo crá ti ca con tra Bol so na ro. Is so re quer que po lí ti cos de cen tro e de cen tro di rei ta per ce bam os ris cos. Mas tam bém é ne ces sá rio que o PT fa ça enor- mes e do lo ro sas con ces sões pa ra a cen tro di rei ta, pa ra re cu pe rar um pou co da con fi- an ça. A eli te po lí ti ca fez um tra ba lho mui to bom no pri mei ro tur no, e não tão bom ago- ra, no se gun do.

Quais con ces sões o PT de ve ria fa zer?

Vá ri as. O PT pre ci sa re co nhe cer pu bli ca- men te e pe dir des cul pas pe los fra cas sos dos úl ti mos cin co anos. De ve as su mir a res pon sa bi li da de pe los seus er ros. Em se- gun do lu gar, é ne ces sá rio mos trar si nais

cla ros de que im pe di rá a cor rup ção. Is so in clui Had dad se com pro me ter pu bli ca- men te em não con ce der o in dul to pre si- den ci al a Lu la, ca so se ja elei to. Ele tam bém pre ci sa di zer ime di a ta men te quem se ri am os no mes que in di ca ria pa ra o Su pre mo Tri bu nal Fe de ral no ca so de apo sen ta do ria de mi nis tros, e es ses no mes pre ci sam ter cre di bi li da de pa ra as pes so as de cen tro e de cen tro di rei ta.

Além dis so, pre ci sa dar si nais de que se- rá res pon sá vel na con du ção da eco no mia, e de que pro mo ve rá uma po lí ti ca econô mi- ca que agra de às pes so as de cen tro e de cen tro di rei ta. O par ti do pre ci sa mon tar ho je a co a li zão com que pre ten de go ver- nar, e is so in clui a es co lha de um mi nis tro da Fa zen da com cre di bi li da de. O PT pre ci- sa fa zer al go es pe ci al men te do lo ro so: as su- mir que o no vo go ver no não se rá do par ti- do. Seu pro gra ma fi ca rá pa ra de pois, de mo do a sal var a de mo cra cia. É o úni co mo- do de evi tar que Bol so na ro se tor ne pre si- den te.

Um te mor no PT é de que, se Had dad for mui to pa ra o cen tro e cen tro di rei ta, cor re o ris co de per der os vo tos que já te ve no pri- mei ro tur no. Is so faz sen ti do?

Eu não acho que pes so as que vo ta ram pa ra o PT vo ta ri am no Bol so na ro.

Não se sabe o

que acontecerá

Sim, mas po de ri am se abs ter ou vo tar em bran co. Es sa pos si bi li da de não exis te?

Há sem pre al gum ris co. Mas o Bol so na ro che gou mui to per to de ga nhar a elei ção no pri mei ro tur no. É uma si tu a ção mui to, mui to di fí cil pa ra o PT. En tão, não há es co- lhas fá ceis aqui.

Mui tos elei to res do Bol so na ro não cre- em que ele se ria au to ri tá rio. Há chan ces de que ele re al men te não ve nha a ser?

Nin guém po de pre ver o fu tu ro. E nin guém po de ver den tro da al ma de Bol so na ro. Não se sa be com cer te za o que acon te ce rá. Tu- do o que pos so re la tar é o re sul ta do da pes- qui sa que eu e Da ni el Zi blatt fi ze mos a res- pei to de de ze nas de ou tros can di da tos au- to ri tá ri os ao re dor do mun do, na Amé ri ca La ti na, na Eu ro pa e na Ásia. A es ma ga do ra mai o ria dos can di da tos que se apre sen ta- ram nas cam pa nhas elei to rais co mo au to- ri tá ri os se com por tou co mo tal de pois do re sul ta do das ur nas. Há uma pos si bi li da de de que Bol so na ro não se ja as sim. Mas a pes qui sa de mons tra que o dis cur so au to ri- tá rio re sul ta em go ver nos au to ri tá ri os após o plei to.

Mui tos bra si lei ros es tão sur pre sos com o ra di ca lis mo do com por ta men to po lí ti co de ami gos e pa ren tes, que pa re ci am mui- to ra zoá veis. Por que as pes so as têm se com por ta do di fe ren te men te do que se ima gi na va?

É a po la ri za ção. Is so faz as pes so as acei ta- rem can di da tos au to ri tá ri os. O Bra sil es tá in ten sa men te po la ri za do ho je. Há in ten sa ani mo si da de en tre o PT e se to res que são con tra o PT, al guns de di rei ta, al guns de cen tro. Há mui ta rai va do PT. E den tro do PT em re la ção aos ri vais. A cam pa nha elei- to ral de 2014 foi mui to acir ra da. E o im pe a- ch ment foi um pro ces so que ge rou mui ta di vi são. Ho je, o país es tá mui to mais po la ri- za do do que em qual quer mo men to nas úl- ti mas dé ca das. A gen te en xer ga es se com- por ta men to na Es pa nha na dé ca da de 1930, no Chi le na de 1960 e 1970 ou, em al- guns as pec tos, nos Es ta dos Uni dos de ho je. A po la ri za ção é tão gran de que ca da la do vê o ou tro co mo a pró xi ma gran de ame a ça. Mui tas pes so as acre di tam ho je, in cor re ta- men te, res sal to, que o PT é cha vis ta. Acham que ele ger o PT le va ria à ve ne zu e li za ção do Bra sil. Is so é sub pro du to de uma po la ri za- ção mui to in ten sa.

Há al gu ma re la ção en tre is so e as mí di- as so ci ais, ain da que em ou tros mo men- tos de po la ri za ção na his tó ria elas não es- ti ves sem pre sen tes?

Sim. As mí di as so ci ais exa cer bam a po la ri- za ção. Mas não cri am a po la ri za ção, co mo po de mos ver nes ses exem plos ci ta dos na Es pa nha e no Chi le. Elas são, por tan to, uma cau sa se cun dá ria, não pri má ria.

Risco real de colapso da democracia

Quais os ris cos pa ra a de mo cra cia bra si lei ra? É pos sí vel um lon go ci clo au to ri tá rio?

De no vo: a ci ên cia po lí ti ca é ruim em pre vi sões. É mui to di fí cil di zer o que vai acon te cer. Mas po de mos afir mar que a de mo cra cia en fren ta rá os mai o- res ris cos no Bra sil des de os anos 1980.

Cor re rá um ris co re al de co lap so. É ób vio que o Bra sil é mui to di fe ren te ho je do que era nos anos 1960, tan to do pon to de vis ta da so ci e da de quan- to das ins ti tui ções. Acho que os ris cos de uma di ta du ra de du as dé ca das, co- mo a que o Bra sil vi veu na se gun da me ta de do sé cu lo pas sa do, não são tão al tos. A chan ce mai or é de se ins ta- lar o que eu cha mo de um re gi me hí- bri do são mai o res.

De ve ser me nos es tá vel tam bém. O que acho que o dis cur so do Bol so na ro su ge re, e ve jo com gran des chan ces de acon te cer, é o au men to da vul ne ra bi- li da de de mi no ri

as, co mo gays, mu lhe res e ne gros. Eles, que ti ve ram enor mes ga nhos no pe río do de mo crá ti co das úl ti mas dé- ca das, são os que mais têm a per der.

Lí de res mun di ais ou a so ci e da de in ter na ci o nal co mo um to do po de ri- am se ma ni fes tar pa ra im pe dir que is so ocor ra?

O Bra sil é um país mui to gran de. Se hou ver um gol pe no Pa ra guai, as na- ções em vol ta po dem pres si o nar pa ra re ver tê-lo.

Nin guém es ta rá em uma po si ção pa ra pres si o nar o Bra sil. E o mun do é mui to di fe ren te ho je em re la ção ao que era 25 anos atrás. As po tên ci as mun di ais não po dem de fen der a de- mo cra cia. A Eu ro pa es tá olhan do pa ra si, pa ra seus pró pri os pro ble mas. Do go ver no dos Es ta dos Uni dos ho je, com Trump, não se po de es pe rar de fe- sa da de mo cra cia em ou tros paí ses. En tão, não es pe ro pres são ex ter na de ne nhum ti po a fa vor da de mo cra cia no Bra sil.

Con ti nua de pois da pu bli ci da de

O se nhor vê al gu ma in fluên cia da elei ção de Trump na elei ção bra si lei- ra atu al?

Não sei. Acho que há um exa ge ro nis- so. As cau sas da as cen são do Bol so na- ro são do pró prio Bra sil. É o fa to de o país pas sar por di fi cul da des econô mi- cas e po lí ti cas tão gran des.

Qual sua opi nião so bre o pa pel do Ju di ciá rio do Bra sil nos anos re cen- tes?

De mo do ge ral, acho que o Ju di ciá rio no Bra sil tem fei to um tra ba lho ad mi- rá vel, ex ce to nos ca sos em que os po lí- ti cos têm fo ro pri vi le gi a do. O fa to de

te rem apa ren te men te ace le ra do o pro ces so de Lu la pa ra que ele não fos-se can di da to é al go que po de ter exa-cer ba do a si tu a ção atu al. Mas, em ge- ral, es tão fa zen do seu pa pel. O Ju di- ciá rio é o men sa gei ro, as sim co mo a mí dia.

O pro ble ma é que os po lí ti cos se en vol ve ram em um imen so pro ces so de cor rup ção. As con sequên ci as do que te mos ho je são, em gran de me di- da, o fa to de o Ju di ciá rio não ter agi do an te ri or men te.

O se nhor acha, en tão, que as chan- ces de Had dad de pen dem do com- pro mis so de não con ce der in dul to a Lu la, cer to?

A úni ca chan ce de Had dad é ele ter to- do o es ta blish ment po lí ti co com ele, in cluin do a di rei ta de mo crá ti ca. O Bra sil es tá di vi di do quan to à cren ça de que Lu la era ou não cor rup to, quan to a ele ser ou não man ti do pre-so.

É pra ti ca men te me ta de de ca da la-do. Had dad pre ci sa do apoio de mui-tas pes so as que acre di tam que Lu la é cor rup to e de ve, sim, es tar pre so. E acham que o PT não é sé rio o bas tan te em re la ção ao com ba te à cor rup ção. En tão, o úni co mo do de con quis tá-los é um com pro mis so de não con ce der a Lu la o in dul to pre si den ci al.

O Brasil não é o

Paraguai

O se nhor dis se que ha ve ria in fluên cia do even tu al au to ri ta ris mo bra si lei ro em ou tros paí ses da Amé ri ca La ti na. Por quê?

Por que o Bra sil é um país gran de e in flu en te. Mui tas de- mo cra ci as la ti no-ame ri ca nas es tão em pe río do de re la- ti va cri se atu al men te. Pou cas de mo cra ci as la ti no-ame- ri ca nas es tão re al men te em bo as con di ções ho je.

O gol pe de 1964 e a di ta du ra no Bra sil de sen ca de a ram uma sé rie de gol pes na re gião.

no vo: o Bra sil não é o Pa ra guai. Se o Pa ra guai tem um gol pe, as con sequên ci as são ir re le van tes pa ra a re gião. No ca so do Bra sil, é di fe ren te.

O fa to de ou tros paí ses da re gião se tor na rem au to ri- tá ri os po de ter um efei to re ver so no Bra sil tam bém?

Sim. Mas não acho que Bol so na ro pla ne je um gol pe de ime di a to. Ca so fa ça com que a po lí cia e as For ças Ar ma- das co me cem a agir de mo do mais vi o len to e is so re sul te em uma guer ra com as gan gues, com PCC e Co man do Ver me lho, is so po de ria ser usa do co mo uma des cul pa pa ra ou tro mo vi men to, pa ra um es ta do de emer gên cia.

(3)

POLÍTICA

Celio Sergio E-mail: celiosergio@hotmail.com

3

Bolsonaro quer

debate “sem Lula”

'Se for debate só eu e ele, sem interferência externa, eu topo', ironizou o candidato.

Petista respondeu que 'quem não tem propostas, não tem o que debater'

Dino recebe produtores de

filme premiado

O go ver na dor Flá vio Di no re ce beu a equi pe de pro du ção e ato res do fil- me “Aqua re la”, cur ta ma ra nhen se ven ce dor de dois prê mi os Ki ki to no Fes ti val de Ci ne ma de Gra ma do nas ca te go ri as Me lhor De se nho de Som e Me lhor Mon ta gem. A obra foi fi nan ci- a da pe lo Go ver no do Ma ra nhão por meio de edi tal até en tão iné di to pa ra o se tor au di o vi su al.

“Es ses dois ki ki tos são

mui to im por tan tes pa ra

es sa pro du ção e têm um

efei to mul ti pli ca dor de

bo as prá ti cas”, des ta cou

o go ver na dor Flá vio Di

-no.

“Tam bém exis te uma im por tân cia econô mi ca por que é um seg men to

que tem a ca pa ci da de de ge rar opor- tu ni da de de tra ba lho, ren da pa ra de- ze nas, cen te nas de pro fis si o nais. Va- mos con ti nu ar es se tra ba lho de apoio ao se tor au di o vi su al no Ma ra nhão”, com pro me teu-se. Pa ra a atriz e pro- du to ra fil me, Lu na Gan dra, o apoio do Go ver no do Ma ra nhão abriu as por tas pa ra o au di o vi su al ma ra nhen se. “Com es se edi tal, o pri mei ro da his tó- ria no Ma ra nhão, o go ver no do Es ta do nos pos si bi li tou pro du zir e tra zer os fru tos que são prê mi os e pes so as fa- lan do do ci ne ma ma ra nhen se, pa ra a gen te se iden ti fi car mais na te la”, ce le- brou Gan dra.

“A gen te te ve a opor tu ni da de de con tar uma his tó ria ma ra nhen se fei ta por ma ra nhen ses e is so é mui to im- por tan te pa ra nos sa re a li da de cul tu- ral”, ana li sou.

No mes mo sen ti do, Al Da nu zio, pro du tor e ro tei ris ta de Aqua re la, agra de ceu ao Go ver no a opor tu ni da- de de mos trar ao Bra sil que a ce na au- di o vi su al ma ra nhen se é pro du ti va. “Foi uma gran de ale gria pa ra a gen te ir pa ra ou tros es ta dos e po der di zer que o nos so es ta do não cen su ra a gen-

te, que o nos so es ta do es ti mu la a gen- te a cri ar”, ex pli cou.

O cur ta me tra gem foi pro du zi do pe los di re to res e ro tei ris tas Thi a go Kis ten mac ker e Al Da nu zio.

Aqua re la, ba se a do em

fa tos re ais, con ta a his

-tó ria de Ana, uma mo ça

que mo ra com sua so gra

e fi lha en quan to seu

noi vo, Mar ce lo, aguar da

o jul ga men to na pri são

In do con tra a von ta de do noi vo, Ana o vi si ta na pe ni ten ciá ria e a sua fa mí lia pas sa a ser ame a ça da pe lo lí- der da fac ção. O cur ta pos sui 15 mi nu- tos de du ra ção e re tra ta o abu so so fri- do pe las mu lhe res dos de ten tos atrás dos mu ros do pre si dio.

SEGUNDO TURNO

O

DA REDACAO

can di da to do PSL à Pre si- dên cia da Re pú bli ca, Jair Bol so na ro, dis se nes te sá ba- do (13/10) que con cor da em ir a de ba tes com seu ad ver sá rio, Fer- nan do Had dad (PT), mas des de que não ha ja “in ter fe rên cia ex ter na”, re fe- rin do-se à su pos ta in fluên cia do ex-pre si den te Luiz Iná cio Lu la da Sil va na cam pa nha de Fer nan do Had dad (PT).

“Se for de ba te só eu e

ele (Had dad), sem in ter-

fe rên cia ex ter na (de Lu-

la), eu to po com pa re cer.

Es tou pron to pa ra de ba-

ter; tem de ser sem par-

ti ci pa ção de ter cei ros”

Iro ni zou Bol so na ro, em meio a uma gra va ção de pro gra mas elei to ral na ca sa do em pre sá rio Pau lo Ma ri- nho, no Jar dim bo tâ ni co, bair ro da zo- na sul do Rio. O fa to de Bol so na ro não con fir mar a par ti ci pa ção em de ba tes — o ca pi tão re for ma do já dis se que ava lia não ir a ne nhum co mo es tra

té-gia pa ra ven cer — tem si do uma das mai o res crí ti cas fei tas por Had dad a ele. Pe la ma nhã, o pe tis ta vol tou a fa- lar so bre o te ma: “Quem não tem pro- pos tas, não tem o que de ba ter”, afir- mou, an tes de en con tro com co le ti vos cul tu rais na Cohab Ra po so Ta va res, na zo na oes te da ca pi tal pau lis ta. Bol- so na ro tem re ba ti do as crí ti cas di zen- do que não va le a pe na de ba ter com Had dad por que não é ele quem to ma as de ci sões.

O mi li tar cha mou Had dad de “ven- trí lo quo de Lu la” (em apa ren te con fu- são, pois ele de ve ria que rer di zer que Lu la é o ven trí lo quo de Had dad) e dis- se que o ad ver sá rio não es co lhe rá os mi nis tros ca so se ja elei to. “Quem vai es ca lar ti me de mi nis tros se rá o Lu la. Não adi an ta (ele) ter bo as pro pos tas se vai ter in di ca ção po lí ti ca”.

“O mais im por tan te é

ter in de pen dên cia pa ra

es ca lar um ti me de mi-

nis tros com po nen tes.”

Ques ti o na do so bre es sas fa las do can di da to do PSL, Had dad res pon deu que “quem ba te con ti nên cia pa ra ame ri ca no não tem mo ral pa ra fa lar na da”, em re fe rên cia a uma oca sião em que, di an te dos elei to res, Bol so na- ro ba teu con ti nân cia à ban dei ra dos Es ta dos Uni dos.

Curta maranhense foi vencedor de dois prêmios Kikito no Festival de Cinema de Gramado

São Luís, segunda-feira, 15 de outubro de 2018

APARTE

felipeKlamt@yahoo.com.br Felipe Klamt

Nunca que chegou para os brasileiros o prometido país do futuro, somente vivem das sobras da operância corrupta e incompetente dos políticos. Querem obri-gar a população a definir o dobrar para alguma direção sem explicar se a rua tem saída, tentam impor os mo-delos divididos entre os brutos de direita e os alopra-dos ideológicos de esquerda. Pior saber que os eleitores devem eleger um ilusionista no poder, um faz de conta no palco que o cidadão vai exercer o papel de distrair os outros palhaços da plateia, assim o picadeiro sem-pre será deles. Burras figuras do Haddad (PT) mantém declarações sobre o salvar o Lula com efeito de perdas de votos nas urnas, mesma bestialidade saindo da boca do Bolsonaro (PSL) com a certeza que a truculência vai ser a sua marca no governo. Coitados dos jornalistas, religiosos e defensores dos direitos individuais. Diante desta impossibilidade de escolher uma “coisa” melhor surge o eleitor da categoria “normal” incorporado no patamar do sem opção de voto, restando rezar para dar certo. Tivemos os caras pintadas tirando o Collor do Planalto. Sem direito ao arrependimento podemos oficializar os mascarados do Jair fazendo do terror a constância do cala a boca.

Alinhando devidamente o legislativo na nova con-juntura de poder no Maranhão incentivou a maioria dos novos deputados e os reeleitos a declarar o voto espontâneo na condução do atual presidente Otheli-no Neto (PCdoB) para manter a estabilidade política e administrativa da Assembleia Legislativa. Atípico está na rápida decisão dos parlamentares, nem deu para esfriar da eleição.

Único deputado federal reeleito com mais de cem mil votos em seguidas campanhas somado a uma atu-ação no primeiro mandato que o elevou ao alto clero do Congresso Nacional permite a Rubens Jr. (PCdoB) caminhar naturalmente para ser o novo líder do par-tido na Câmara dos Deputados. Devidamente incen-tivado pelo governador Flávio Dino (PCdoB) e cama-radas. Imagem Fellipe Neiva.

Mais de 800 obras construindo e reformas em es-colas de todas as regiões, material e fardamento para todos os alunos aliados ao mais alto salário para pro-fessores no Brasil deveria ser a solução para a questão educacional no Maranhão. Fortalecimento do ensino de qualidade e continuidade das intervenções nos pré-dios está na promessa de campanha para o executivo estadual conseguir resgatar décadas de interesse em fazer a população refém dos mandatários.

No bate-boca entre o grupo Sarney e Dino ganhou um novo ingrediente com todos da oposição, que so-freram a amarga derrota na rejeição das urnas, decla-rando votos ao Jair Bolsonaro (PSL). Evidente que o candidato capitão vai incentivar os adversários do co-munista. Nem precisa ser observador para saber que Jair odeia Flávio. Reciprocidade idêntica do Dino para o Bolsonaro.

(4)

OPINIÃO

Celio Sergio E-mail: celiosergio@hotmail.com

4

Uma agenda de saúde para o Senado

A importância da varredura nas empresas

TÂ NIA CA VAL CAN TE

Se cre tá ria exe cu ti va da Co nicq/Ins ti tu to Na ci o nal do Cân cer (In ca)

O Bra sil con se guiu re du zir a pro- por ção de fu man tes na po pu la ção aci ma de 18 anos de 15,7% em 2006 pa ra 10,1% em 2017. É uma con quis ta da Po lí ti ca Na ci o nal de Con tro le do Ta ba co (PNCT), con si de ra da um ca so mun di al de su ces so.

Mas o ci gar ro con ti nua a ser um fla ge lo no Bra sil: 15 mi lhões de bra si- lei ros ain da fu mam e o ta ba gis mo con ti nua a ma tar pre co ce men te 157 mil pes so as por ano no país. O pre juí- zo anu al che ga a R$ 52 bi lhões com tra ta men tos de saú de e per da de pro- du ti vi da de de vi do a do en ças cau sa- das pe lo ta ba gis mo fren te a uma ar re- ca da ção de im pos tos so bre ci gar ros in fe ri or a R$ 13 bi lhões.

Os fa bri can tes de ci gar ros man têm as es tra té gi as pa ra cap tar no vos fu man- tes en tre cri an ças e ado les cen tes. Eles ca mu flam seus pro du tos em em ba la- gens que mais se pa re cem ba las e chi- cle tes e usam adi ti vos com sa bo res ado ci ca dos pa ra ti rar o gos to de sa gra- dá vel do ta ba co. A es tra té gia cri mi no- sa é mui to bem-su ce di da: 90% dos fu- man tes co me çam a fu mar an tes dos 18 anos.

Co mo for ma de mi ti gar a co op ta ção dos nos sos jo vens pa ra a de pen dên cia à ni co ti na, o In ca, res pon sá vel pe la PNCT, de fen de a apro va ção pe lo Se- na do do Pro je to de Lei 769/2015.

O pro je to proí be os adi ti vos que dão sa bo res aos ci gar ros e de ter mi na que as em ba la gens dos ma ços se jam pa dro ni za das com co res pou co atra- en tes e com mai or vi si bi li da de às ad- ver tên ci as sa ni tá ri as so bre os ris cos do ta ba gis mo.

A pa dro ni za ção é ten dên cia mun- di al, já ado ta da na Aus trá lia, na Fran- ça, no Rei no Uni do, no Ca na dá e na No ru e ga.

In fe liz men te, o lobby do ta ba co con- se gue há três anos obs truir a pro gres- são des se pro je to nas co mis sões do Se na do.

Sem ar gu men tos que jus ti fi quem as prá ti cas abo mi ná veis, os fa bri can- tes de ci gar ros e seus ali a dos di fun- dem a fal sa ideia de que o PL 769 ame- a ça os mei os de vi da de 150 mil agri- cul to res fa mi li a res que pro du zem ta- ba co no Bra sil.

Eles pro cu ra ram des ca rac te ri zar e mu dar o fo co da dis cus são do pro je to da área de saú de pa ra a do agro ne gó- cio.

O ar gu men to da in dús tria ta ba gis ta não re sis te a um mí ni mo de re fle xão isen ta. Qua se 90% da pro du ção na ci o- nal de ta ba co é ex por ta da, por tan to, me di das pa ra re du zir o ta ba gis mo no Bra sil têm pou co im pac to so bre as ven das.

A de man da de pen de mui to mais da con jun tu ra do mer ca do in ter na ci- o nal de ta ba co que, co mo no ca so do mer ca do in ter no, tam bém es tá em cla ra re tra ção. A cau sa prin ci pal é o su ces so da Con ven ção-Qua dro da OMS pa ra Con tro le do Ta ba co, tra ta do in ter na ci o nal de saú de que mo bi li za 181 paí ses na im ple men ta ção de me- di das pa ra re du zir o ta ba gis mo no mun do.

Em 2005, o Se na do ra ti fi cou a ade são do Bra sil ao tra ta do e exi giu do go ver- no fe de ral a cri a ção do Pro gra ma de Di ver si fi ca ção em Áre as Cul ti va das com Ta ba co, co mo for ma de sal va- guar dar os mei os de vi da dos agri cul- to res em fa ce da es pe ra da re du ção glo bal do ta ba gis mo.

O pro gra ma es tá sob a co or de na- ção de uma Se cre ta ria vin cu la da à Ca- sa Ci vil, mas sua ex pan são tem so fri- do obs tru ção por par te das em pre sas trans na ci o nais de ta ba co. Pa ra es sas em pre sas, con tro lar a mão de obra ba ra ta dos agri cul to res lhes ga ran te o po der de de fi nir o pre ço que pa gam pe lo qui lo de ta ba co. O ob je ti vo é man ter o cus to de pro du ção bai xo e ven der os ci gar ros ba ra tos, de for ma a fa ci li tar a com pra por par te dos jo- vens.En quan to is so, nas la vou ras de ta ba co, os agri cul to res e as fa mí li as são sub me ti dos a gra ves ris cos sa ni tá- ri os. A in to xi ca ção por agro tó xi cos e pe la ni co ti na du ran te o pro ces so de ma nu seio das fo lhas do ta ba co re pre- sen ta ris co pa ra o de sen vol vi men to de do en ças neu ro ló gi cas e de pres são e tam bém es tá re la ci o na da ao au- men to de ca sos de sui cí dio. O apoio ofe re ci do pe lo Pro gra ma de Di ver si fi- ca ção é fun da men tal pa ra pro te ger os agri cul to res das vul ne ra bi li da des sa- ni tá ri as da pro du ção de ta ba co e da ine xo rá vel que da na de man da glo bal pe lo pro du to.

Pro du to res de ci gar ros na Aus trá lia ten ta ram, por meio de ação ju di ci al em 2012, im pe dir a ado ção das em ba-la gens pa dro ni za das. O en tão mi nis- tro de Co mér cio Ex te ri or da que le país de cla rou na épo ca: “A me di da não é con tra o co mér cio, mas con tra o cân- cer”. E ho je a po pu la ção da Aus trá lia se be ne fi cia des sa re gu la men ta ção. O In ca es pe ra que, na aná li se do PL 769, pre va le ça no Se na do Fe de ral o bom sen so de que es ta mos tra tan do de um te ma de saú de pú bli ca da mais al ta re-le vân cia. O que es tá em ques tão é o bem-es tar das nos sas cri an ças e ado- les cen tes, ví ti mas de ação os ten si va de co op ta ção pa ra o ta ba gis mo.

EL LEN POM PEU

Pro fes so ra do Ins ti tu to de Pes qui sas Tec no ló gi cas do Es ta do de São Pau lo, es pe ci a li za da em ges tão de se gu ran ça.

Quan do fa la mos em es pi o na gem, res ga ta mos es cân da los re cen tes na mí dia. Gran des em pre sas, or ga ni za- ções e até paí ses se vi ram pro ta go nis- tas e sub mer sos nes se es pe tá cu lo caó- ti co.

No mes de pe so elen ca

-ram man che tes em to da

a im pren sa mun di al, fo

-men tan do um ce ná rio

ne ga ti vo e sem pre ce

-den tes.

O que mui tos ain da não sa bem é que a pre ven ção de si tu a ções co mo es sas po de ser fei ta por meio da con- tra es pi o na gem, tam bém co nhe ci da co mo var re du ra de am bi en tes.

De fi ni da co mo uma in ves ti ga ção pon tu al e as ser ti va, ela é con si de ra da uma va li o sa ali a da pa ra as or ga ni za- ções que po dem vir a ser se ri a men te

afe ta das pe lo va za men to de su as in- for ma ções con fi den ci ais.

Ao pri o ri zar es sa as ses

so ria, as em pre sas pre

-ser vam a pro du ção e o

pa trimô nio.

Quan do, por exem plo, exis te a sus- pei ta da pos si bi li da de de va za men to das in for ma ções con fi den ci ais – que tran si tam des de lan ça men tos de no- vos pro du tos e ser vi ços até con di ções e es tra té gi as co mer ci ais –, faz-se ne- ces sá rio uma ava li a ção emer gen ci al pa ra man ter a pri va ci da de e a se gu- ran ça do am bi en te cor po ra ti vo. Mas, co mo is so fun ci o na?

Quan do es ta mos fa lan do de um as- sun to que co lo ca em ris co pe que nas e gran des or ga ni za ções, de ve mos ter em men te que sa ni ti zar pa ra pre ser- var o si gi lo das in for ma ções é es tar aten to pa ra as ame a ças de es pi o na- gem e sa bo ta gem de da dos con fi den- ci ais. Exis tem in di ca do res que po dem si na li zar o va za men to de da dos si gi lo- sos, a exem plo do fa to de uma in for- ma ção con fi den ci al de uma reu nião apa re cer pu bli ca men te ou o con cor-

ren te lan çar no mer ca do um pro du to se me lhan te ao seu. Uma me to do lo gia am pla men te tes ta da e uti li za da pa ra tra ta men to de ris co é pau ta da em três pi la res cen trais.

O pri mei ro de les é a ins pe ção, ou se ja, o uso de equi pa men tos es pe cí fi- cos pa ra var re du ra ele trô ni ca e fí si ca de am bi en tes crí ti cos e sis te mas de co mu ni ca ção, que au xi li am na bus ca por ame a ças ati vas de va za men to de in for ma ções e vi sam ga ran tir que os am bi en tes on de es tão sen do dis cu ti- das ou tra ta das as in for ma ções con fi- den ci ais não es te jam com pro me ti- dos. Em se gui da, uma aná li se cri te ri o- sa, por meio da iden ti fi ca ção de vul- ne ra bi li da des e da re co men da ção do me lhor pla no de ação pa ra a pro te ção. Ma pe a do os ris cos, en tra-se no ter- cei ro pi lar, com a ges tão de um pro-gra ma fo ca do na se gu ran ça da in for- ma ção com ser vi ço de mo ni to ra men- to con tí nuo e fre quen te, a im plan ta- ção de so lu ções efi ca zes e lar ga men te tes ta das e tam bém de trei na men tos pa ra cons ci en ti za ção dos prin ci pais exe cu ti vos e en vol vi dos que tra tam com as in for ma ções cru ci as do ne gó- cio.Me di das de con tra es pi o na gem com o in tui to de pro te ger in for ma- ções es cri tas e fa la das de vem ser aco-lhi das pa ra evi tar con tra tem pos de- vas ta do res e ines ti má veis pa ra uma or ga ni za ção. Lem bre-se: ser pre ven ti- vo é ser cons ci en te.

Antes que seja tarde

JO SÉ HOR TA MAN ZA NO Em pre sá rio

A his tó ria é an ti gui nha, mas va le a pe na re cor dar. É pos sí vel até que os mais jo vens nun ca te nham ou vi do. Cor ria o ano de 1987. Jâ nio Qua dros, en tão pre fei to de São Pau lo, con ce dia en tre vis ta co le ti va. A cer ta al tu ra, uma jo vem re pór ter di ri ge-se, ata ba lho a da, ao pre fei to e faz-lhe uma per gun ta. Mas co me te o im per doá vel: tra ta o sep tu a ge ná rio por vo cê. Com ta rim ba de ra po sa po lí- ti ca, Jâ nio lan ça, ful mi nan te: “In ti mi da de ge ra abor re ci- men tos e fi lhos. Com a se nho ra não que ro ter abor re ci- men tos e mui to me nos fi lhos. Por tan to, exi jo que me res pei te”. Eram tem pos em que to da pa la vra ti nha pe so e va lor. Em po lí ti ca, não se ar re mes sa va ver bo pe la ja ne- la.

Me nos sus ce tí veis que o ve lho Jâ nio, go ver nan tes, par la- men ta res e ma gis tra dos fa lam ho je pe los co to ve los. Sem se pre o cu par com o pe so das pró pri as pa la vras, pro fe- rem bar ba ri da des. Dão en tre vis tas ad nau se am. Quem fa la mui to, sa be-se, dá bom dia a ca va lo. No ce ná rio po- lí ti co bra si lei ro, é o que se vê dia sim, ou tro tam bém. Em se tem bro de 2010, no au ge da cam pa nha elei to ral, Lu la da Sil va e Dil ma Rous seff mar te la vam o nós x eles. Es ta- vam in qui e tos com as son da gens. A rou ba lhei ra co mia sol ta na Pe tro brás, em bo ra o es cân da lo ain da não ti ves- se es tou ra do. O men sa lão, por seu la do, já es ta va na pra- ça e lan ça va uma som bra so bre a con ti nui da de do pro- je to de po der. Era pre ci so a to do cus to ga ran tir a pe re ni- da de do es que ma lu lo pe tis ta.

Em Cam pi nas, na tar de de 18 de se tem bro, Lu la da Sil va su biu ao pa lan que da pu pi la, en tão can di da ta. Dei ta- ram am bos fa la tó rio vi o len to. Com pa la vras agres si vas, cri ti ca ram a im pren sa, a opo si ção, os jor na lis tas. Vo ci fe- ra ram, ame a ça ram, ri di cu la ri za ram os opo si to res, des- clas si fi ca ram os que não pen sa vam co mo eles. Pou co qua se na da foi di to so bre pro pos tas de go ver no. O pro- pó si to mai or era de mo lir tu do e to dos que es ti ves sem do ou tro la do da ima gi ná ria li nha do nós x eles. Lá pe las tan tas, Lu la da Sil va ou sou: «Nós não pre ci sa mos de for- ma do res de opi nião. Nós so mos a opi nião pú bli ca!». Um atre vi men to! Era a con fir ma ção ex plí ci ta do to ta li ta ris- mo em bu ti do na ide o lo gia lu lo pe tis ta, an co ra da na ver- da de re ve la da e úni ca. Deu no que deu. A Re pú bli ca qua se foi pro es pa ço. Fe liz men te, so cor ri dos pe la ab so- lu ta in ca pa ci da de da pre si den te, con se gui mos es tan car a obs ti na da ra pi na e a bo li va ri za ção do Es ta do bra si lei- ro.

Oi to anos se pas sa ram des de a ira da agi ta ção de Cam pi- nas. Co mí ci os co mo os do tem po de Jâ nio Qua dros, com pa lan que, fai xa, ban da de mú si ca e al to-fa lan te, es tão ra re an do. Plu ga do e an te na do, o mun do de ho je não se ani ma a per ma ne cer ho ras de pé na pra ça a ou vir fa la tó- rio se ja de quem for. É mui to mais cô mo do fi car no so fá da sa la. A in for ma ção che ga do mes mo jei to e ain da po- de ser so pe sa da, co men ta da e com par ti lha da. Co mo os de mais can di da tos às pre si den ci ais des te ano, Jair Bol- so na ro ade riu à mo der ni da de: ma ni fes ta-se por tuí tes. Na bus ca por ali an ças, tem en con tra do cer ta re sis tên- cia. São pou cas as le gen das dis pos tas a apoiá-lo, o que pe ri ga re du zir-lhe o tem po de ex po si ção na te vê. Agas- ta do com a re ti cên cia par ti dá ria, dou tor Bol so na ro atre- veu-se ou tro dia num tuí te: “Nos so par ti do é o po vo!” Fris son ga ran ti do.

Ao re pre en der a jor na lis ta atre vi da, Jâ nio Qua dros mos- trou-se au to ri tá rio. Mas o pi to se res trin gia a pre ser var sua es fe ra pri va da con tra ir rup ções, na da mais. Já a amos tra de au to ri ta ris mo re ve la da tan to pe la aren ga de Lu la da Sil va quan to pe lo tuí te de Bol so na ro dá ar re pio. Os dois pro nun ci a men tos são ir mãos gê me os. O vão que se pa ra o «nós so mos a opi nião pú bli ca» do «nos so par ti do é o po vo» é tão aper ta do que não dei xa pas sar nem uma fo lha de pa pel de se da. Am bas as fa las tes te- mu nham pu ra e pe ri go sa pre po tên cia, que trans bor da da es fe ra pri va da pa ra der ra mar-se so bre o en tor no. Des va rio se rá con fi ar as cha ves da Re pú bli ca a per so na- gem im buí do de vi são ab so lu tis ta.

Nes se par ti cu lar, es quer da e di rei ta se con fun dem. Gui- na da au to ri tá ria, ve nha ela de que bor do po lí ti co vi er, es tá fa da da a ter mi nar em de sas tre. O Bra sil e o mun do já as sis ti ram a es se fil me. Não con vém di zer que Lu la da Sil va e Jair Bol so na ro se jam fa ri nha do mes mo sa co. No en tan to, ain da que se jam fa ri nhas di fe ren tes, de sa guam no mes mo pão. Po pu lis mo au to ri tá rio nun ca dá cer to. E cos tu ma aca bar mal.

(5)

NEGÓCIOS

5

Pela coragem de empreender

Ela era dentista há sete anos quando largou tudo para abrir uma empresa na área de que realmente gostava: moda

EMPREENDEDORISMO/RACHEL TOYAMA

Q

NEYRILENE COSTA Correio Braziliense

uan tas pes so as per ce bem que não gos tam da área de for ma ção, mas aca bam per ma ne cen do ne- la? Por me do, pe lo pen sa men to de que já é tar de de mais, por co mo dis mo… Ra chel Toyama, 36 anos, en fren tou tu do is- so e saiu da zo na de con for to ao lan çar o Pa raí so Fe mi ni no, bus ca dor de pro du tos de lo jas vir tu ais que reú ne, em uma só pla- ta for ma, mais de 5 mil mar cas de rou pas, sa pa tos e aces só ri os pa ra mu lhe res, to ta li- zan do mais de 450 mil pro du tos e 350 lo jas vir tu ais. An tes de atu ar no ra mo que re al- men te cur te — a mo da —, a mi nei ra de Pa- dre Pa raí so tra ba lhou por se te anos co mo den tis ta. Ela se for mou em odon to lo gia na Uni ver si da de Es ta du al Pau lis ta (Unesp), em 2007. No en tan to, com o pas sar do tem- po, sen tiu que não es ta va mais fe liz com a car rei ra. “En tão, co me cei a bus car em que eu po de ria em pre en der”, afir ma.

Ra chel sem pre gos tou de fa zer com pras on-li ne e se ins pi rou nis so pa ra abrir o ne- gó cio, com se de em São Jo sé dos Cam pos (SP). A em pre sa con ta com 13 fun ci o ná ri- os, di vi di dos en tre uma equi pe de mo da e uma de tec no lo gia. O bus ca dor re ce be, em mé dia, 300 mil aces sos por mês e se des ti na a mu lhe res a par tir dos 15 anos. “A ideia do Pa raí so é vo cê po der en con trar tu do em um só lu gar, com pa rar pre ços e ser di re ci o- na do pa ra o si te da em pre sa de com pra sem ter que ir a uma lo ja fí si ca. É mui to mais prá ti co”, ex pli ca Ra chel, per so nal stylist e con sul to ra de ima gem. A ideia foi uma das ven ce do ras do Prê mio AB Comm de Ino va ção Di gi tal em 2016.

As pes so as não pre ci sam se

pren der a al go de que não

gos tam de fa zer

Vo cê sem pre quis em pre en der?

Não. Eu fui me apai xo nan do pe lo uni- ver so do em pre en de do ris mo quan do des- co bri que não es ta va mais fe liz na odon to- lo gia. Per ce bi, en tão, que o que eu gos ta va mes mo era de ino var.

Co mo sur giu o Pa raí so Fe mi ni no?

Eu sem pre gos tei de mo da, e meu ex-ma ri do, Le o nar do Alon so, viu a di fi cul da de que eu ti nha de en con trar to dos os pro du- tos fe mi ni nos num só lu gar, tan to em lo ja fi xas quan to em vir tu ais, e te ve a ideia de um bus ca dor úni co. Achei fan tás ti co. En- tão, em 2009, lar guei tu do pa ra co me çar a cons truir es se si te. Fi ze mos cur sos de mar- ke ting e de em pre en de do ris mo pa ra ten tar en ten der es se uni ver so e, em 2010, lan ça- mos o por tal.

MINEIRA É FUNDADORA DO PARAÍSO FEMININO, AGREGADOR DE LOJAS VIRTUAIS PARA MULHERES

ARQUIVO PESSOAL

É preciso buscar o que nos faz feliz

Co mo fun ci o na o bus ca dor?

A ideia é ser um agre ga dor pa ra to dos os es ti los de mu lhe res, gos tos e bol sos. Nos sa pro pos ta é ser um bus ca dor que agru pe as me lho res lo jas vir tu ais do Bra sil pa ra que o pú bli co fe mi ni no en con tre pro du tos de for ma rá pi da e con si ga com pa rar os pre- ços. Quan do uma mar ca é po pu lar, na tu- ral men te, os itens de la se rão ven di dos em mui tos lo cais. En tão, às ve zes, vo cê en con- tra o mes mo pro du to com uma va ri a ção de até 50% do pre ço en tre uma lo ja e ou tra. Meu in tui to não é ven der o pro du to, mas, sim, pos si bi li tar à con su mi do ra en con trar o que bus ca de for ma rá pi da e, ain da, com- pa rar os pre ços.

Quais fo ram as di fi cul da des en vol vi das no lan ça men to do pro je to?

Quan do co me ça mos, não ti nha ne nhum ou tro bus ca dor igual ao nos so. Os que mais se as se me lha vam eram o pró prio Go o gle e o Bus ca pé. En tão, era uma ideia mui to no- va pa ra a épo ca. Con ven cer as pes so as a en tra rem no si te e de sen vol ve rem o há bi to de com pa rar pre ços foi di fí cil. De mo rou tam bém pa ra que o pú bli co co nhe ces se nos so tra ba lho. Tam bém foi com pli ca do ga nhar a con fi an ça de anun ci an tes. O cres- ci men to de aces so foi bem gra du al e, à me- di da que con se gui mos en ten der me lhor

quem eram nos sas usuá ri as, pu de mos aper fei ço ar o bus ca dor.

O que vo cê apren deu com a ex pe ri ên cia de mu dar de área?

Tu do. Eu mu dei com ple ta men te de pois dis so. Fa zer o que se gos ta é mui to bom. E o que que ro mos trar com mi nha his tó ria é que as pes so as não pre ci sam se pren der a al go de que não gos tam. Elas têm de bus car o que as faz fe liz, ig no ran do os co men tá ri- os dos ou tros. Eu, por exem plo, ou vi que não ga nha ria di nhei ro com o pro je to.

Vo cê co me teu al gum er ro e apren deu al go com ele?

No ca so do Pa raí so Fe mi ni no, por mais que es te ja mos em um am bi en te on-li ne, não cons truí mos o si te pen sa do no fu tu ro. As pes so as co me ça ram a usar mui to mais o ce lu lar do que o com pu ta dor. Mas a for ma com que o si te ha via si do cons truí do não nos pos si bi li tou fa zer es sa mi gra ção, de de- sen vol ver um si te res pon si vo ao apa re lho mó vel, com ra pi dez. E es se er ro cus tou bem ca ro. Nós só con se gui mos lan çar nos- sa ver são mo bi le no ano pas sa do. Ago ra, tu do o que va mos co lo car na pá gi na é exe- cu ta do le van do em con ta tu do o que po de ocor rer de evo lu ção nos pró xi mos 10 anos pa ra não er rar no va men te.

App de doações

faz sucesso 

É di fí cil ima gi nar que é pos sí vel fa zer uma do a ção pa ra al guém sem gas tar na da. Po rém, is so é re a li da de na star tup de im- pac to so ci al Ri bon.

“Pa ra do a rem, as pes so as só pre ci sam bai xar o apli ca ti vo gra tui to e en tre gar as mo e das vir tu ais que ga nham”, ex pli ca o ide a li za dor e co fun da dor Ra fa el Gon çal ves Ro dei ro, 23 anos.

Ele, que es tu da en ge nha ria de pro du ção na Uni ver si da de de Bra sí lia, te ve a ideia de cri ar um sis te ma em que as pes so as po de- ri am ser so li dá ri as sem gas tar em 2014. A par tir daí, pro cu rou só ci os pa ra aju dá-lo a co lo car o pro je to de pé. Foi as sim que João Mo ra es, 23, que cur sa de sign na UnB, e Car los Me ne zes, 23, ex-alu no de ci ên cia da com pu ta ção da UnB, se jun ta ram à em pre- sa.

70% e 80% dos re cur sos ar

-re ca da dos pe lo Ri bon vão

pa ra cau sas so ci ais; o res

-tan te é rein ves ti do

O apli ca ti vo fun ci o na da se guin te for ma: o usuá rio re ce be 100 ri bons (mo e da vir tu- al) por dia que en tra e es co lhe a que cau sa do ar (água po tá vel, for ti fi ca ção ali men tar, me di ca men tos e saú de bá si ca). O di nhei ro que é ce di do vem de no ti fi ca ções pa tro ci- na das por em pre sas e é con ver ti do em ri- bons. En tre 70% e 80% dos re cur sos ar re ca- da dos vão pa ra cau sas so ci ais e o res tan te é rein ves ti do na em pre sa.“No Ri bon, en ten- de mos que é viá vel e pos sí vel que a ex tre- ma po bre za se ja er ra di ca da no mun do em 2030. E que re mos ser pe ça-cha ve nes se mo men to, fa zen do com que to das as pes- so as ao nos so re dor vi vam is so no dia a dia de las”, afir ma Ra fa el.

A em pre sa par ti ci pou do pro gra ma de ace le ra ção da Co ti di a no, re ce ben do R$ 100 mil de in ves ti men to.“A ace le ra do ra vi rou só cia mi no ri tá ria da em pre sa e fi cou com uma por cen ta gem de 5% a 10%”, afir ma. De acor do com ele, a ex pe ri ên cia foi mui to boa por três mo ti vos: men to ria, co ne xões com gran des em pre sas e o in ves ti men to. Os só ci os ago ra bus cam mais in ves ti do res.

“Não es ta mos pro cu ran do ou tro pro gra- ma de ace le ra ção, mas es ta mos aber tos pa- ra re ce ber ou tros fun dos”, ob ser va. Ele ex- pli ca co mo cap ta in ves ti do res. “Eu pro cu ro aque les em que es tou in te res sa do, lo go ten to mar car reu niões pa ra apre sen tar a em pre sa”, con ta Ra fa el.

Três coisas para não fazer no seu currículo

Um bom cur rí cu lo abre por tas nos me lho res pro ces sos se le ti vos. Im pres- si o na, de pri mei ra, os re cru ta do res, e cons trói o fun da men to pa ra que vo cê se apre sen te de ou tras for mas e nas pró xi mas eta pas. En fim, não dá pa ra ne gli gen ciá-lo. É sem pre bom lem- brar de al guns pon tos tão cru ci ais, que po dem te ti rar da cor ri da pe la va- ga de se ja da. Con fi ra!

Co lo car tu do o que já fez na vi da

Em bo ra se ja im por tan te apon tar con quis tas e ex pe ri ên ci as, elas pre ci- sam ser re le van tes pa ra a va ga. Is so mes mo: o ide al é que o cur rí cu lo se ja cus to mi za do pa ra a opor tu ni da de que o can di da to es tá ten tan do.

As ha bi li da des e en tre gas que im- por ta ri am pa ra quem se le ci o na va ri- am de acor do com a fun ção, em pre sa, ní vel hi e rár qui co.

Ca da re cru ta dor bus ca al go em es- pe cí fi co. Mas, nos pro ces sos se le ti vos, é me lhor ser cer tei ro do que in cluir tu do e tor cer pa ra que uma in for ma- ção “ba ta” com o que a em pre sa pro- cu ra.

“É in te res san te que o can di da to co- lo que as ex pe ri ên ci as e ati vi da des que mais te nham a ver com seu ob je ti vo.

Por exem plo, se bus ca uma opor tu ni- da de co mo ven de dor, seu es tá gio co- mo au xi li ar ad mi nis tra ti vo não fa rá, ne ces sa ri a men te, mui ta di fe ren ça”, dis se, em en tre vis ta, a ana lis ta de re- cru ta men to e se le ção Ma rí lia Cas tel li Prass.

É me lhor ser cer tei ro do

que in cluir tu do que

que já fez na vi da

Uti li zar ad je ti vos

Quem viu a sé rie How I Met Your Mother de ve se lem brar do “cur rí cu lo” do Barney Stin son. (Se não se lem bra, tu do bem, ele es tá dis po ní vel aqui pa- ra down lo ad).

Ba si ca men te, o per so na gem cri ou um vi de o cli pe mu si cal em que a le tra da mú si ca são ad je ti vos que ca rac te ri- za ri am ele. Con fiá vel, pon tu al, de ta- lhis ta são só al guns dos ter mos usa- dos no ví deo.

For ma to à par te, ad je ti vos não são uma boa pe di da em ne nhum cur rí cu-

lo pro fis si o nal.Em vez de fa zer uso de- les, ten te de mons trar al gu mas de su as ca rac te rís ti cas por meio de en tre gas e con quis tas. En tre em mais de ta lhes so bre as his tó ri as du ran te a en tre vis- ta.

Su per va lo ri zar seus fei tos – ou men tir

Não só é an tié ti co men tir no cur rí- cu lo, co mo há gran des chan ces da men ti ra ser des co ber ta quan do vo cê ti ver que com pro var na prá ti ca o que des cre veu.

Ain da que te nha con se gui do a va- ga, ne nhum re cru ta dor vai fi car fe liz com sua con tra ta ção se per ce ber que vo cê men tiu. In clu si ve, se gun do um es tu do, mais de 75% dos di re to res bra si lei ros já ex cluí ram can di da tos que men ti ram no cur rí cu lo.

O mes mo com a su per va lo ri za ção: evi te. “Com pa ra mos quan to que o can di da to atri bui de va lor às su as con quis tas e ha bi li da des com a per- cep ção de ou tras pes so as”, diz Le o- nar do Go mes,co or de na dor de se le- ção da Fun da ção Es tu dar.

Co mo os re cru ta do res, ge ral men te, têm ex pe ri ên cia, fi ca fá cil sa ber o que é ou não re le van te den tre as con quis- tas apre sen ta das.

DICA PARA A CARREIRA

Há um novo perfil

de profissional

O mun do es tá em gran des trans for ma ções e as ino va- ções so ci o cul tu rais e tec no ló gi cas po dem fa zer mui ta di fe ren ça no mer ca do de tra ba lho e na vi são de car rei ra. Atu al men te, vi ve mos gran des in fluên ci as vin das des tas mu dan ças e, pres tan do aten ção nas ten dên ci as, po de- mos nos pre pa rar e adap tar pa ra no vas for mas de tra ba- lho, im pul si o nan do a car rei ra, que é o di re ci o na men to da do ao exer cí cio da pro fis são e na cons tru ção da tra je- tó ria pro fis si o nal.O mer ca do de tra ba lho exi ge um no vo per fil cor po ra ti vo, que é aque le que es tá em cons tan te mu ta ção. Es que ça o tem po de ser es pe ci a lis ta em uma úni ca área de for ma ção! Es sa re a li da de mu dou. Ho je, o pro fis si o nal dis pu ta do pe las or ga ni za ções é o que con- se gue ser mul ti ta re fa em um mer ca do em fre quen te mo di fi ca ção. Se ain da não en xer gou que o ce ná rio é ou- tro, é me lhor abrir os olhos e a men te, pois o no vo mo de- lo de car rei ra que o pre pa ra pa ra o fu tu ro, já ba te à por ta e é um ca mi nho sem vol ta, sen do a per cep ção mais cla ra que a glo ba li za ção de ter mi nou 30 anos atrás!O mais no- vo es pe ci a lis ta pre ci sa ter, além do co nhe ci men to do ne gó cio, boa ca pa ci ta ção, ex pe ri ên cia pro fis si o nal, fle- xi bi li da de, sa ber tra ba lhar em equi pe, pos suir uma enor me com pe tên cia emo ci o nal, adap ta bi li da de e pro- a ti vi da de. E in dis pen sa vel men te, es tar atu a li za do em re la ção aos avan ços tec no ló gi cos, pois his to ri ca men te, são um dos mo to res que im pul si o nam as trans for ma- ções no mer ca do de tra ba lho. Is so por que, com no vas fer ra men tas e no vos pro ces sos, o pa pel dos pro fis si o- nais se mo di fi ca den tro das em pre sas.

MERCADO

(6)

VIDA

6

Injeção anti-HIV

dura até sete meses

Fórmula combina dois anticorpos naturais e deixa o vírus em níveis indetectáveis.

Tratamento suprimiu HIV por em média 21 semanas nos pacientes testados

Fruta da Amazônia controla ganho de peso

Es con di do na Amazô nia, há um te- sou ro que é pe que no em ta ma nho, mas gran de em va lor nu tri ci o nal: o ca mu-ca mu. O fru to re don do e de cor ver me lha, mui to se me lhan te a uvas e com 20 ve zes mais quan ti da de de vi- ta mi na C do que a la ran ja po de aju dar no com ba te à obe si da de.

Em ex pe ri men to com ra tos, ci en- tis tas des co bri ram que o ex tra to da fru ta evi ta o ga nho de pe so mes mo com a in ges tão diá ria de açú car e gor- du ra em ex ces so. Os re sul ta dos do tra- ba lho fo ram pu bli ca dos na re vis ta es- pe ci a li za da Gut.

O pro je to ini ci al era en ten der co mo mi cro nu tri en tes pre sen tes em fru tas e le gu mes con tri bu em pa ra pre ve nir e tra tar do en ças me ta bó li cas li ga das à obe si da de.

“Nos so mai or in te res se es ta va em uma clas se de fi toquí mi cos cha ma da po li fe nóis, ou fla vo noi des”, diz o bra- si lei ro Fer nan do Anhê, um dos au to- res do es tu do e pes qui sa dor da Uni- ver si da de La val, no Ca na dá. An dré Ma ret te, pro fes sor da Fa cul da de de Me di ci na da Uni ver si té La val e tam-

bém au tor do es tu do, con ta que, em tra ba lhos an te ri o res, a equi pe de- mons trou efei tos be né fi cos pa ra a saú de de fru tas ri cas em po li fe nóis. “Tu do is so nos deu a ideia de tes tar os efei tos do ca mu-ca mu na obe si da de e nas do en ças me ta bó li cas.”

No ex pe ri men to, a equi pe ali men- tou dois gru pos de ca mun don gos com uma di e ta ri ca em açú car e gor- du ra por oi to se ma nas. Me ta de das co bai as re ce beu tam bém ex tra to de ca mu-ca mu di a ri a men te. No fim do ex pe ri men to, o ga nho de pe so em ra- tos que in ge ri ram o ex tra to foi 50% me nor do que o de tec ta do nos ami- mais do ou tro gru po e se me lhan te ao das co bai as de con tro le, que se gui ram uma di e ta com bai xo te or de açú car e gor du ra.

Me ta bo lis mo

Pa ra os pes qui sa do res, os po li fe- nóis do ca mu-ca mu po dem ter au- men ta do o me ta bo lis mo de re pou so nos ro e do res. “O es tu do de mons tra que o con su mo con tí nuo de um ex tra- to ri co em dois ti pos es pe cí fi cos de

po li fe nóis — ela gi ta ni nos e pro an to- ci a ni di nas — pre vi ne a obe si da de ao ace le rar o me ta bo lis mo ba sal do ca- mun don go”, re su me Fer nan do Anhê.

A equi pe des co briu que o ex tra to da fru ta tam bém me lho rou a to le rân- cia à gli co se e a sen si bi li da de à in su li- na, além de ter re du zi do a con cen tra- ção de en do to xi nas no san gue e a in- fla ma ção me ta bó li ca.

“To das es sas mu dan ças fo ram acom pa nha das por uma re for mu la- ção da mi cro bi o ta in tes ti nal, in cluin- do a flo ra ção de A. mu ci niphi la e uma re du ção sig ni fi ca ti va na bac té ria Lac- to ba cil lus”, de ta lha An dré Ma ret te.

Em uma úl ti ma eta pa, os ci en tis tas re a li za ram um trans plan te da mi cro- bi o ta in tes ti nal de ra tos ali men ta dos com ca mu-ca mu pa ra ca mun don gos sem con ta to com a fru ta. O pro ce di- men to cau sou be ne fí ci os me ta bó li cos se me lhan tes.

“Is so su ge re que as mu dan ças na mi cro bi o ta in tes ti nal acar re ta das pe- lo con su mo des sa fru ta guar dam uma re la ção de cau sa com os be ne fí ci os de la”, res sal ta o ci en tis ta bra si lei ro.

PERTO DA CURA

C

on si de ra dos um avan ço no tra ta men to da Aids, os an tir- re tro vi rais têm, en tre os obs- tá cu los, a ne ces si da de de o pa ci en te se guir uma ro ti na diá ria de in ges tão de com pri mi dos, sob o ris co de ser aco me ti do pe las com pli ca ções da in fec ção. Pa ra tor nar o tra ta men to mais sim pli fi ca do, pes qui sa do res ame ri ca nos es tu dam uma abor da- gem imu no te rá pi ca que, com três in- je ções de an ti cor pos ao lon go de seis se ma nas, con se guiu su pri mir o HIV por até se te me ses e meio. Os re sul ta- dos pro mis so res em hu ma nos fo ram pu bli ca dos nas re vis tas bri tâ ni cas Na- tu re e Na tu re Me di ci ne.

A te ra pia uti li za as mo lé cu las 3BNC117 e 10-1074, cha ma das an ti- cor pos am pla men te neu tra li zan tes ou bNAbs. Elas fo ram des co ber tas en- quan to pes qui sa do res es tu da vam con tro la do res de eli tes, pes so as in fec- ta das pe lo HIV cu jo cor po com ba te com su ces so o ví rus sem a ne ces si da- de de in ges tão de dro gas. Nes ses in di- ví du os, os dois an ti cor pos agem de du as for mas: ata cam as pro teí nas do la do de fo ra do mi cro-or ga nis mo e re- cru tam o sis te ma imu no ló gi co do cor- po pa ra com ba ter a in fec ção. Por is so, os ci en tis tas sus pei ta ram que o uso com bi na do dos bNAbs po de ria evi tar a re sis tên cia do ví rus aos an tir re tro vi- rais.

Pa ra tes tar a hi pó te se, re a li za ram um en saio clí ni co em que par ti ci pan- tes pa ra ram de to mar an tir re tro vi rais pa ra re ce ber três in fu sões dos dois an- ti cor pos ao lon go de seis se ma nas. A equi pe cons ta tou que o tra ta men to

su pri miu o HIV por em mé dia 21 se- ma nas e mais de 30 se ma nas em al- guns pa ci en tes. Um pri mei ro tes te foi fei to com vo lun tá ri os não vi rê mi cos – o que sig ni fi ca que o HIV não es ta va cir cu lan do ati va men te na cor ren te san guí nea por que os an tir re tro vi rais re du zi ram con si de ra vel men te o ní vel do ví rus.

O se gun do es tu do clí ni co mos trou que os bNAbs tam bém fo ram efi ca zes no tra ta men to de pa ci en tes vi rê mi- cos. Nes ses, a te ra pia com bi na da re- du ziu os ní veis de HIV por até três me- ses. “O uso de bNAbs man te ve a su- pres são en tre 15 e mais de 30 se ma nas (em mé dia, 21 se ma nas) e ne nhum dos pa ci en tes de sen vol veu ví rus re sis- ten tes a am bos os an ti cor pos. Com is- so, con cluí mos que a com bi na ção des sas mo lé cu las po de man ter a su-

pres são a lon go pra zo na au sên cia de te ra pia an tir re tro vi ral”, res sal ta ram os ci en tis tas no ar ti go di vul ga do.

Mes mo oti mis tas com os re sul ta- dos, os pes qui sa do res pon de ram que o tra ta men to com os an ti cor pos bNAbs tem li mi ta ções, já que há va ri- e da des de ví rus da Aids, o que faz com que nem to dos os pa ci en tes res pon- dam da mes ma for ma a um de ter mi- na do an ti cor po. “Es ses dois an ti cor- pos não vão fun ci o nar pa ra to dos. Mas se co me çar mos a com bi nar es sa te ra pia com ou tras des sas mo lé cu las pro te to ras ou com dro gas an tir re tro- vi rais, ela po de rá ser efi caz em mais pes so as. E is so é al go que es pe ra mos ver em es tu dos fu tu ros”, afir ma, em co mu ni ca do, Ma ri na Caskey, uma das au to ras e pes qui sa do ra da Uni ver si- da de de Roc ke fel ler. (Vi lhe na So a res)

TERAPIA PODE ACABAR COM A NECESSIDADE DE INGESTÃO DIÁRIA DE MEDICAMENTOS

REPRODUCAO/INTERNET

CUIDE-SE

EXPERIMENTO COMPROVOU QUE A FRUTINHA VERMELHA CAMU-CAMU ACELERA O METABOLISMO E PREVINE A OBESIDADE 

DIVULGAÇÃO

Doenças crônicas

ameaçam idosos

Le van ta men to fei to pe la Fun da ção Oswal do Cruz de Mi nas mos tra que 7 en tre 10 bra si lei ros com mais de 50 anos têm al gu ma do en ça crô ni ca. O es tu do, re a li za do com ba se em en tre vis tas fei tas em 70 mu ni cí pi os das cin co re giões do País, re ve la que 40% dos en tre vis ta dos ido sos apre sen tam uma do en ça de lon ga du ra ção e 30%, du as ou mais. A hi per ten são é a mais co mum, se- gui da por pro ble mas na co lu na, co les te rol al to e ca ta ra- ta. A úl ti ma afe ta 1 en tre ca da 4 bra si lei ros com mais de 50 anos.

A ca ta ra ta, no en tan to, po de ser cor ri gi da com ci rur- gi as. Ques ti o na do so bre o al to nú me ro de pa ci en tes que ain da apre sen tam o pro ble ma, o Mi nis té rio da Saú de afir mou que o to tal de ope ra ções e in ves ti men tos au- men tou nos úl ti mos dois anos. De acor do com a pas ta, as ci rur gi as de ca ta ra ta pas sa ram de 452 mil em 2016 pa- ra 483 mil em 2017, um cres ci men to de 6,7%. Pa ra cus te- ar a ação, fo ram des ti na dos R$ 325,8 mi lhões no ano pas sa do, 14,2% a mais do que o re gis tra do em 2016.

Ba ti za do de Es tu do Lon gi tu di nal da Saú de dos Ido sos Bra si lei ros, o tra ba lho lan ça do nes ta se gun da-fei ra in te- gra uma re de in ter na ci o nal de pes qui sas so bre o en ve- lhe ci men to. Atu al men te, o País apre sen ta 29,3 mi lhões de ido sos. A ex pec ta ti va é a de que, em 2030, o nú me ro de ido sos de va su pe rar o de cri an ças e ado les cen- tes.Con ti nua de pois da pu bli ci da de

O con jun to dos es tu dos bra si lei ros so bre en ve lhe ci- men to mos tra ser al ta a ocor rên cia de vá ri as do en ças as- so ci a das na po pu la ção aci ma dos 50 anos. Dois a ca da três en tre vis ta dos apre sen ta vam du as do en ças ou mais. No ca so da ca ta ra ta, por exem plo, pa ci en tes têm, em mé dia, 4 do en ças as so ci a das. Na hi per ten são, 3,5.Os es- tu dos in di cam ain da que ape nas me ta de dos pa ci en tes com hi per ten são tem a do en ça con tro la da.

 Transplantes não

avançam no Brasil

Ba lan ço di vul ga do pe lo Mi nis té rio da Saú de mos tra que as do a ções de ór gãos au men ta ram 7% no país, a fi la de pa ci en tes aguar dan do trans plan tes caiu, mas o nú- me ro de ci rur gi as per ma ne ce es tá vel. De acor do com a pas ta, em ju nho des te ano ha via 41.266 aguar dan do a ope ra ção, an te os 44.332 do ano pas sa do.

A que da na fi la se dá so bre tu do por cau sa do trans- plan te de cór nea. Em 2017, 13.920 pa ci en tes aguar da- vam a ci rur gia – bem me nos do que os 10.256 ins cri tos na lis ta des te ano. Quan do se ana li sam os da dos de trans plan tes de ór gãos só li dos (co ra ção, fí ga do, pân cre- as, pul mão, rim e o trans plan te as so ci a do de pân cre as e rim), no en tan to, o que se vê é que o nú me ro de in te- gran tes da fi la su biu de 30.412 pa ra 31.010 pa ci en tes no pe río do.

A re du ção na fi la da cór nea foi ex pli ca da pe lo mi nis- tro em exer cí cio, Adeil son Ca val can te. De acor do com ele, há uma pro gres si va re du ção da pro cu ra por es se ti- po de ci rur gia, uma vez que pa ci en tes já vêm sen do aten di dos. Is so se re fle te, tam bém, no nú me ro de ope ra- ções re a li za das. Em 2017, fo ram 7.989; nes te ano, 7.513. Os da dos de 2018, po rém, ain da são pre li mi na res.

En tre os trans plan tes que apre sen ta ram um au men to na fi la es tá o de rim. Es te ano, há 27.741 aguar dan do o pro ce di men to. Em 2016, eram 26.938. Tam bém hou ve um au men to do trans plan te as so ci a do de pân cre as e rim. A fi la, que em 2016 era de 595 pes so as, pas sou pa ra 653. Ao apre sen tar os da dos, o mi nis té rio co me mo rou o cres ci men to de 7% do nú me ro de do a do res efe ti vos de ór gãos.Pa ra Ca val can te, no en tan to, há ain da um ca mi- nho a se guir. O prin ci pal de sa fio é am pli ar a ta xa de con- sen ti men to fa mi li ar à do a ção de ór gãos. Pa ra se ter uma ideia: em 2013, a ta xa de au to ri za ção era de 55%. Es te ano, ela é de 58%. (Agên cia Es ta do)

PREOCUPANTE

HIPERTENSÃO É DOENÇA MAIS COMUM ENTRE ENTREVISTADOS

REPRODUCO/INTERNET

41 MIL NA FILA

TRANSPLANTE DE CÓRNEA É O MAIS EXECUTADO NO PAÍS

DIVULGAÇÃO

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

É importante notar aqui que mesmo sendo a fala humana uma de nossas principais fontes de informação sobre o mundo, estamos apenas considerando as informações sonoras ambientais e

The focus of this thesis was to determine the best standard conditions to perform a laboratory-scale dynamic test able to achieve satisfactory results of the

Na década de 1970, a utilização das técnicas de gerenciamento de projetos passou a difundir-se por diversos ramos e setores da economia, sendo modelo de gestão

Apesar de pesquisadores na França, na Inglaterra e no Brasil (e talvez em outros tantos lugares) terem identificado igualmente seus processos de fixação da imagem

O objetivo do presente trabalho foi entender quais os benefícios alcançados por meio da parceria entre a COPASUL, uma empresa com esforços direcionados à comercialização

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,