• Nenhum resultado encontrado

Ata da 9ª Reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros CONENFA São Paulo 15/06/2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ata da 9ª Reunião do Comitê Nacional de Enfermeiros CONENFA São Paulo 15/06/2011"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ATA DA 9ª REUNIÃO DO COMITÊ NACIONAL DE ENFERMEIROS AUDITORES, realizada no dia 15 de Junho de 2011, no Hotel Atlântico Búzios-Rio de Janeiro- RJ, sob a coordenação de Sandra H. Carreira – Enfermeira Federação Rio de Janeiro como suplente de Karla R. D. Oliveira - Enfermeira Auditora da Unimed Brasil.

Redatora desta reunião: Enfermeira Ianara representante da Federação Paraná.

Abertura Enfermeira Sandra – Federação do Rio de Janeiro

A Enfermeira Sandra da Federação do Rio de Janeiro, iniciou a reunião dando boas vindas e informou que foi nomeada pela Unimed Brasil como suplente da enfermeira karla no Conenfa e no Congresso na parte de Enfermagem.

Sandra nomeou a enfermeira Ianara da Federação do Paraná como redatora da Ata desta reunião, em função da ausência da enfermeira Juliana da Unimed Rondonópolis, conforme descrição na Ata da 7ª Reunião do CONENFA.

Sandra esclareceu sobre a dinâmica da reunião aos participantes do CONENFA e convidou aos demais enfermeiros presentes à participação como ouvintes.

1. Dinâmica da reunião

Sandra informou que o formato dos capítulos deverá seguir o que foi disposto na 7ª Ata do CONENFA.

Pediu para que os participantes se organizassem em grupos de acordo com os temas dos novos capítulos a serem abordados e que fosse escolhido um representante de cada grupo para a apresentação do texto. O representante de cada time/grupo terá 30 minutos para uma breve apresentação sobre o

(2)

tema proposto. Posteriormente, os textos serão encaminhados por e-mail para que todos os membros do CONENFA façam a leitura e testem entendimento com seus médicos auditores para finalização e aprovação na reunião de outubro.

Todas as apresentações serão salvas no formato(Windows 97-2003) com a identificação do time/ grupo responsável pela elaboração do texto.

As dúvidas deverão ser colocadas após apresentação de todos os grupos.

1.1 Apresentações dos novos capítulos:

As apresentações dos capítulos foram feitas à medida que os grupos finalizavam seus textos e apresentações:

4 - Nefrologia: focado em hemodiálise e diálise peritoneal. Grupo responsável por este item:

Time Federação Rio Grande do Sul e Unimeds: Porto Alegre, Planalto Médio, Erechim.

Foi incluído neste grupo a representante da Federação das Unimeds da Amazônia Cristiane Jatene.

Representante do grupo para a apresentação: Cristiane Azevedo - Federação Rio Grande Do Sul.

A Cristiane iniciou sua apresentação às 10:20h relatando sobre os tipos de Terapia Renal, sobre a revisão de literatura e o levantamento bibliográfico que foi feito, esclareceu que a revisão de literatura foi feita por tipo de Terapia Renal. Mencionou sobre a periodicidade de troca dos dialisadores conforme recente publicação da ANVISA e que inclusive teríamos que rever e

(3)

fazer a alteração deste material no Manual. Os estudos encontrados não constarão no capitulo. O grupo irá alterar a listagem dos materiais no texto atual, listando apenas aqueles considerados especiais para a realização dos diferentes tipos de terapias renais.

No texto constará a RDC 154 e a NOTA TÉCNICA Nº 006/2009-GGTES/ANVISA.

2 - Dietas: Leites, dietas especiais e suplementos alimentares Introdução, definição e legislação

Grupo responsável por este item:

Federação Goiás e Tocantins e Unimeds: Anápolis, Goiânia, Itumbiara e Rio Verde.

Representante do grupo para a apresentação: Lucijane da Federação Goiás e Tocantins - Unimed Cerrado

Lucijane iniciou sua apresentação às 10:30 – O grupo trouxe o texto já impresso e entregou uma cópia para cada participante da reunião. Ela explicou que este capitulo vai conter um breve levantamento bibliográfico e que o grupo optou em trazer o texto pronto para que todos pudessem opinar. Separaram os tipos de dietas em tópicos, incluindo as caseiras, seus componentes, formas de administração e disponibilidade no mercado. Uso de bomba de infusão, complicações que podem ocorrer. Foram incluídos no final do capítulo em forma de anexos: textos do Manual Nacional de Auditoria, Normatizações presentes nas Atas do Colégio Nacional sobre o assunto, Protocolos e relatórios. O texto foi finalizado com as Referências Bibliográficas. Enfª Claudia de Joinville mencionou sobre a questão do perfusor e sua troca por horário na administração das dietas em RN. Enfª Rose de Cuiabá mencionou sobre a diferença de alimentação por sonda ora-gástrica e oro-enteral em prematuros, onde dieta em prematuro só é administrada em bomba quando prematuro estiver com sonda em posicionamento oro-enteral e

(4)

que existe uma diferença na utilização. A mesma falou sobre estudo utilizado como referência em sua Unimed e se prontificou a passar para o grupo responsável.

1 - Assistência Domiciliar - Home Care

Grupo responsável por este item:

Time Federação Rio e Unimeds: Rio, Centro Sul Fluminense e Volta Redonda. Time Federação Paraná e Unimeds: Curitiba, Londrina e Maringá.

Time FESP, Central Nacional, Seguros Unimed, Unimed Belém e Unimeds Intrafederativas: Centro Oeste Paulista, Nordeste Paulista, Paulistana, Ribeirão Preto, Campinas e São José do Rio Preto.

Time Federação Mato Grosso: Cuiabá e Rondonópolis.

Representantes das Federações presentes.

Representante do grupo para a apresentação: Renata da Federação de São Paulo.

Renata iniciou sua apresentação 11:10h informando que o capitulo vai conter um breve histórico do Home-Care no Brasil e no Mundo, Conceitos, legislação, normativas. Refere que o serviço não tem cobertura contratual e se oferecido deve seguir a RDC 11. A RN 211 relata que ao oferecer o serviço deve seguir as normativas e regulamentações da Anvisa; em relação ao prontuário, o grupo sugeriu a adequação do relatório de auditoria já existente para atenção domiciliar para transitar as informações no Intercâmbio; relatou sobre o fluxo do intercâmbio principalmente da liberação prévia da Unimed de Origem; e as referências de legislação buscadas; Informou das dúvidas sobre liberação, diferenças de atendimentos em domicílio que geram confusão sobre as ofertas deste serviço. O assunto gerou polêmica quanto as suas definições. Sandra

(5)

Carreira, Renata e Ianara encerraram as discussões informando que o capitulo servirá para embasamento Nacional e não local.

3-Hemodinâmica: Introdução, definição e áreas de atuação.

Grupo responsável por este item:

Time Federação Minas Gerais e Unimeds: Barbacena, Belo Horizonte, Betim e Sete Lagoas.

Time Federação Santa Catarina e Unimeds: Florianópolis e Joinville. Time Federação Paraíba, Norte/ Nordeste, Ceará e Unimed Fortaleza

Representantes das Unimeds Barbacena e Alagoas, Joinville, Paraíba presentes.

Sandra Rocha da Federação Minas iniciou sua apresentação às 12:40h, apresentando a proposta de formatação do texto em tópicos em conformidade com a estrutura do Manual de Consultas das Normas de Auditoria Médica e Enfermagem vigentes. O titulo do capítulo será “Auditoria de Enfermagem em Hemodinâmica”. A Taxa de Sala já está prevista no manual, assim como sua composição. O capítulo descreve os procedimentos e seus materiais específicos,cuidados de Enfermagem, tipos de contrastes com a classificação em iônicos e não-iônicos, as indicações de utilização não farão parte deste capítulo

2. Cronograma da Revisão do Manual de Consultas das Normas de Auditoria Médica e Enfermagem- novos itens/capítulos, revisão contínua -

Enfermeira Sandra informou sobre o cronograma para finalização dos novos capítulos do Manual Nacional:

(6)

15 de Julho - Os times devem enviar o material já formatado e com as adequações solicitadas nesta reunião para conenfa@unimed.com.br, aos cuidados de Thiago na Unimed do Brasil.

A partir desta data (15 de julho), Thiago enviará os arquivos dos capítulos novos identificados com os nomes aos membros do Conenfa e Colégio, solicitando que leiam e enviem considerações para conefa@unimed.com.br até 15 de agosto de 2011.

É muito importante que o Enfermeiro do Conenfa leia e discuta junto com o Médico representante do Colégio para alinharem as considerações.

Thiago identificará as considerações e repassará ao grupo responsável pelo capitulo.

Em 05 de agosto de 2011 Thiago passará o último e-mail aos membros do Conenfa e Colégio, informando que o prazo final para leitura e envio de considerações sobre o capitulo será encerrado 15 de agosto. Após esta data os trabalhos serão apresentados nas reuniões do Conenfa em Colégio em Outubro para validação e aprovação.

3. Avisos importantes

Agosto não haverá reunião do CONENFA, demandas urgentes por gentileza enviar a solicitação para o Colégio.

Outubro- Retorno da Enfermeira Karla Unimed Brasil que conduzirá a finalização do processo nas reuniões

03\10 – A Unimed do Brasil enviará e-mail de convocação da reunião do CONENFA

(7)

Lembramos que a presença dos times responsáveis pelos capítulos é obrigatória com o objetivo de sanar dúvidas e, no caso das Federações procederem com a votação para validação e aprovação deste projeto.

4. Curso para Enfermeiro Auditor de Intercâmbio Nacional e Cadastro Nacional de médicos e enfermeiros auditores

O lançamento oficial e informações serão apresentados no dia 17/6 na sala designada para a Enfermagem.

5. Encerramento

A reunião foi encerrada às 12:30 hs.

Eu Sandra Carreira, coordenei esta reunião e a enfermeira Ianara Araújo Fernandes redigiu esta ata.

Os participantes constarão na ata através da lista de presença

Participantes presenciais membros e representantes no CONENFA:

Unimed Nome

Central Nacional Unimed Elisa Nóbrega de Abreu

Federação Ceará Marcela Valente

Federação da Amazônia - FAMA Christiane Martins M.C. Nascimento Federação Goias E Tocantins- Unimed Cerrado Lucijane Maria Costa

Federação Mato Grosso Rosane Auxiliadora M.F. Meciano Federação Minas Gerais Sandra Eliemar Rocha

(8)

Federação Norte/Nordeste Paula Francinett M S Maciel Federação Paraíba Josenice Correia De Souza

Federação Paraná Ianara Araujo Fernandes

Federação Rio De Janeiro Sandra H. Carreira

Federação Rio Grande Do Sul Cristiane Patrícia Azevedo Federação Santa Catarina Denize M. P. Antão

Federação São Paulo Renata Franceschetti Saraiva Unimed Anápolis Pérola Cristine A. Barreto Unimed Belo Horizonte Renata Fiorini Ramos

Unimed Campinas Ana Carolina G. P. Rodrigues

Unimed Campinas Josmari Aparecida Cren

Unimed Campina Grande Fabiana Vidal

Unimed Centro Sul Fluminense Paulo César V Marins

Unimed Cuiabá Francislene A. Costa

Unimed Cuiabá Poliana de Souza Ferreira

Unimed Fortaleza Alzira Maria Ferro Bezerra

Unimed Goiânia Danielle Perdigão Oliveira

Unimed Natal Soraya Helena Dantas

Unimed Norte do Mato Grosso Daniela Menezes Borges

Unimed Paulistana Rosemeire Stirbolo

Unimed Porto Alegre Valeska Marchetti Pin Unimed Ribeirão Preto Ana Beatriz Perez Afonso

(9)

Unimed São José do Rio Preto Simone Rosa de Souza

Referências

Documentos relacionados

A iniciativa parti- cular veiu em auxílio do govêrno e surgiram, no Estado, vá- rios estabelecimentos, alguns por ventura falseados em seus fins pelos defeitos de organização,

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

E para opinar sobre a relação entre linguagem e cognição, Silva (2004) nos traz uma importante contribuição sobre o fenômeno, assegurando que a linguagem é parte constitutiva

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

O quadro de resposta Lead times do relatório de saída do layout departamental informa o tempo médio em minutos, durante o período simulado, que cada lote de produto A ou B

Diminuir os Custos 50% Inovação ou melhoria em Processos 34% Carga tributária elevada 37% Diminuição da Carga Tributária 46% Desonerar o ICMS dos investimentos 49%

Considerando a presença e o estado de alguns componentes (bico, ponta, manômetro, pingente, entre outros), todos os pulverizadores apresentavam alguma