• Nenhum resultado encontrado

Infraestrutura. Informe COVID-19. 1º a 30/11/20 ADMINISTRATIVO REGULATÓRIO INFRAESTRUTURA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Infraestrutura. Informe COVID-19. 1º a 30/11/20 ADMINISTRATIVO REGULATÓRIO INFRAESTRUTURA"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Infraestrutura

Informe COVID-19

1º a 30/11/20

ADMINISTRATIVO

REGULATÓRIO

INFRAESTRUTURA

(2)

Apresentação

É chegada a hora de renovar as esperanças.

O ano de 2020 ficará marcado na memória, e infelizmente não será por qualquer viés positivo. A pandemia da

COVID-19 mergulhou o planeta em um cenário de caos social e econômico incrivelmente grave, que elevou o conceito de calamidade pública a um patamar que a geração presente desconhecia. As incertezas quanto ao futuro ainda afligem a todos, diante das mais variadas opiniões quanto às possíveis novas ondas de contaminação, à criação e manutenção de pacotes econômicos de socorro pelos governos, à eficácia das vacinas e ao tempo necessário até a efetiva imunização da população mundial.

Se a pauta negativa dominou o noticiário de 2020, ao menos nem só de tristezas se o ano. Diante do desafio, assistimos também a muitas demonstrações de resiliência e coragem, por vezes de verdadeira bravura, tanto de governos como da iniciativa privada. Pessoas se reinventaram, instituições se transformaram e muitos novos caminhos foram descobertos, onde não se imaginava que haveriam. Tecnologias foram aprimoradas e disseminadas para nos mostrar que podemos produzir e integrar grupos das salas das nossas casas. O e-commerce, os processos eletrônicos, as assinaturas digitais, as videoconferências e os webinars contribuíram não só para a conexão das pessoas, mas também para permitir que os distantes se sentissem incluídos, capazes de participar. O quanto que esse novo jeito de viver será mantido no futuro, ainda não sabemos. Mas certamente manteremos muitos desses novos hábitos.

A ideia do Informe Infraestrutura COVID-19 surgiu em março, em meio a um exponencial aumento de consultas de clientes e parceiros perplexos com a crise que se instalava, e ávidos por informação segura e atualizada. Assim veio a iniciativa de monitorar, reunir e organizar as ações governamentais afetas aos mais diversos segmentos do setor de infraestrutura, que vinham sendo adotadas na tentativa de ajustar e socorrer mercados. Foi a singela contribuição que nos ocorreu oferecer naquele momento, e desde então incorporamos aos nossos compromissos a preparação de suas edições mensais.

Nesse momento, porém, preparamos este último Informe do ano confiantes de que o pior já passou. Não se pode ignorar que os reflexos da crise serão sentidos por muito tempo ainda, mas 2021 se avizinha renovando as nossas esperanças. O conhecimento acumulado pelos nossos heroicos profissionais de saúde em relação ao tratamento da doença, a proximidade da disponibilização de vacinas e os sinais mais nítidos de uma recuperação em “V” da nossa economia permitem uma confiança zelosa nesse melhor horizonte. É o que nos leva a repensar os projetos para o ano que vem.

Neste mês de dezembro, portanto, resolvemos marcar a despedida do Informe Infraestrutura COVID-19. Não se trata de abandonar esta nossa iniciativa, até porque já estamos apaixonados pelo projeto. Contudo, não nos parece mais pertinente manter o enfoque na COVID-19. Queremos virar essa página. A partir de janeiro de 2021, será uma honra continuar contando com a sua leitura fiel para o nosso Informe VPBG Infraestrutura. Até lá, aproveitamos para lhe desejar Boas Festas e um Ano Novo de muita saúde, felicidade e realizações!

(3)

Aeroportos

A ANAC aprovou em 10/11/20 a o reequilíbrio econômico-financeiro dos aeroportos concedidos do Galeão (RJ), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Florianópolis (SC). Agora os reequilíbrios serão submetidos à Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura, para avaliação e, se for o caso, aprovação.

Foi aprovada em 17/11/20, pela ANAC, a proposta de Termo Aditivo do contrato de concessão do Aeroporto de Natal, com as condições necessárias à sua relicitação. No âmbito do Programa Voo Simples, a ANAC disponibilizou em 23/11/20 novos manuais voltados ao projeto de reparo, manutenção e reporte de pista para a orientação dos serviços dos operadores aeroportuários. Em 24/11/20 a ANAC aprovou

reequilíbrio econômico-financeiro dos aeroportos concedidos de Guarulhos (SP), Brasília (DF), Salvador (BA) e Confins (MG). Assim como os processos aprovados anteriormente, agora estes reequilíbrios seguem para a SAC/MINFRA, para análise e aprovação.

ANA

A ANA divulgou em 16/11/20 o seu novo Portal de Metadados Geoespaciais. O acervo do Portal de Metadados engloba os metadados referentes ao Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (SNIRH), assim como as bases de dados utilizadas para elaboração dos relatórios Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, publicados anualmente pela ANA trazendo um diagnóstico das águas do

Brasil, seus usos e sua gestão.

ANAC

Em 05/11/20 foram nomeados quatro Diretores para a Diretoria Colegiada da ANAC. São eles: Juliano Alcântara Noman, Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC, para o cargo de Diretor-Presidente; Ricardo Bisinotto Catanant, Especialista em Regulação de Aviação Civil da ANAC (já exercia mandato de Diretor Substituto); Tiago Sousa Pereira, era Superintendente de Regulação Econômica de Aeroportos desde 2017 (já exercia mandato de Diretor Substituto); e Rogério Benevides Carvalho. Para a Ouvidoria da Agência foi nomeado ainda José Luiz Povill de Souza, que ocupava o cargo de Chefe de Gabinete da Diretoria da ANAC.

ANATEL

Na forma da Portaria nº 1.571, de 03/11/20, Abraão Balbino e Silva foi convocado para

exercer o cargo de Conselheiro Substituto no Conselho Diretor da ANATEL. Abraão era Titular da Superintendência de Competição da Agência.

A ANATEL aprovou em 26/11/20 a sua Agenda Regulatória 2021-2022. A Agenda estabeleceu como itens urgentes a regulamentação da adaptação das concessões do STFC para o regime privado, a reavaliação da regulamentação sobre continuidade da telefonia fixa prestada em regime público, e a revisão quinquenal dos modelos de contratos de concessão do STFC e das metas do Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU).

ANEEL

Em 06/11/20 foi publicada a nomeação de Hélvio Neves Guerra para exercer o cargo de Diretor da ANEEL. Hélvio ocupava o cargo de secretário adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME).

A ANEEL assinou em 06/11/20 a adesão ao Plano de Gestão Estratégica e Transformação Institucional do Ministério da Economia (TransformaGOV). Com a adesão ao programa, a ANEEL vai implementar medidas de transformação institucional e de aprimoramento da gestão estratégica para o alcance de melhores resultados, em um conjunto de 10 ações a serem implementadas entre o fim deste ano e setembro de 2022.

A ANEEL retomou em 10/11/20 a realização presencial de suas Reuniões Públicas Ordinárias de Diretoria. As sustentações orais continuam sendo feitas virtualmente, por meio do envio de vídeos, e as reuniões seguirão sendo realizadas sem a participação presencial do público externo. Os interessados poderão acompanhar a transmissão das reuniões pelo site da ANEEL e pelo canal da Agência no

(4)

Youtube.

A ANEEL aprovou em 17/11/20, na forma da Resolução Normativa nº 897/20, a revogação de 361 atos administrativos, sendo 122 normativos vigentes e 239 que já perderam a validade. A revogação foi precedida da Consulta Pública nº 40/20 e tem o objetivo de promover a qualidade e simplificação regulatórias.

A ANEEL decidiu em 24/11/20 pela recriação da Comissão Conjunta de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de

Energia Elétrica,

Telecomunicações e Petróleo, com a convalidação dos atos praticados após 28/06/19. Tal decisão ensejou a efetiva criação da Comissão em 24/11/20, por meio da edição da Resolução Conjunta nº 3, da ANEEL, ANATEL e ANP.

ANP

Em 11/11/20, Symone Christine de Santana Araújo tomou posse como Diretora da ANP. Symone ocupa o cargo efetivo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental no MME. A ANP aprovou em 12/11/20 a recriação da Comissão Conjunta de Resolução de Conflitos das Agências Reguladoras dos Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo, o que foi implementado por meio da edição, em 24/11/20, da Resolução Conjunta nº 3, da ANEEL, ANATEL e ANP.

Foi publicada em 30/11/20 a Resolução ANP nº 834, que consolida todos os atos normativos que estabeleceram mensalmente os preços mínimos do petróleo e os preços de referência do petróleo e do gás

natural, adotados para o cálculo das participações governamentais (como royalties e participação especial).

ANTAQ

A ANTAQ anunciou em 13/11/20 que promoverá a criação dos Conselhos de Usuários de Serviços Públicos, com o objetivo de conectar os usuários aos gestores da Autarquia, visando aprimorar a prestação desses serviços. Em 18/11/20 Eduardo Nery Machado Filho tomou posse como novo diretor-geral da Agência. Nery é auditor federal de controle externo do TCU.

ANTT

A ANTT anunciou em 18/11/20 a criação do Portal de Dados Abertos da ANTT, para a disponibilização das bases previstas no Plano de Dados Abertos (PDA). O Portal oferece dados sobre:

 Sistema de Fiscalização, Autuação, Multa e Arrecadação (SIFAMA);  Sistema de Fiscalização (SISFIS); Sistema de Multas (SISMULTAS);  Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC);

 Receitas por Praça de Rodovia Concedida;  Sinalização;

 Volume de Tráfego nas Praças de Pedágio;

 Acidentes;

 Acidentes por quilômetro;  Atendimento a usuários; e  Atendimento médico

mecânico.

Em 23/11/20 a ANTT publicou a Deliberação nº 470, que torna público os procedimentos referentes à Audiência Pública de nº 06/2020, voltada à coleta de subsídios para o aprimoramento da regulamentação da atuação das

Comissões Tripartites. Estas comissões reunirão representantes do poder concedente, das delegatárias e dos usuários para fiscalização dos serviços delegados pela agência.

A ANTT anunciou em 25/11/20 que realizará a Audiência Pública nº 07/20 para colher sugestões e contribuições sobre a minuta de resolução que estabelece a alterações de Regras de

Reequilíbrio Contratual

(Resoluções nº 3.651/11 e nº 5.859/19) e aperfeiçoamento de mecanismos de governança sobre partes relacionadas. O período de contribuições irá de 03/12/20 a 17/01/21, sendo certo que a sessão pública virtual ocorrerá em 07/01/21.

(5)

Aviação Civil

A ANAC lançou em 06/11/20 o documento Programas de Instrução e Manual de Instruções e Procedimentos, que reúne os conteúdos de 14 manuais e outros normativos voltados à formação dos profissionais da aviação civil. Conforme divulgado em 19/11/20, a ANAC prorrogou para 07/01/21 a Consulta Pública nº 24/2020, referente à proposta de emenda RBAC nº 61, que trata de “Licenças, habilitações e certificados para pilotos”.

Conforme dados de Demanda e Oferta do Transporte Aéreo de outubro, disponibilizados pela ANAC em 20/11/20, o setor aéreo tem diminuído as perdas decorrentes da pandemia da

COVID-19. No mercado doméstico, a demanda por voos e a oferta de assentos tiveram uma redução de 44,7% e 41,2%, em comparação com outubro de 2019, respectivamente. Já no mercado internacional, a demanda por voos e a oferta de assentos sentiram uma redução de

88,2% e 73,7%, respectivamente, no mesmo período de comparação. Em 25/11/20 a ANAC divulgou a aprovação do retorno das operações com as aeronaves Boeing 737-8 MAX no Brasil. A liberação, no País, ocorre após a aprovação da autoridade norte-americana Federal Aviation Administration (FAA). Foi publicada em 27/11/20 a Resolução ANAC nº 597, que atualiza as Resoluções nos 293/13 E 309/14, para tratar da utilização de documentos nato-digitais, contratos de intercâmbio e registro de aeronaves. As medidas adotadas são voltadas ao processo de desburocratização da Agência e estão inseridas no Programa Voo Simples.

BNDES

O PPI noticiou em 04/11/20 que o BNDES assinou contrato com a consultoria que será responsável pelos estudos para a estruturação do projeto-piloto de PPP em estabelecimentos da rede pública de educação infantil

em Teresina. A parceria tem por finalidade a construção, modernização e operação de até 40 novas creches públicas na capital piauiense.

O PPI informou ainda a conclusão do pregão para selecionar a consultoria que fará os estudos de estruturação do projeto-piloto de

PPP em estabelecimentos da rede pública de educação infantil em Maceió. Por meio do regime de concessão administrativa, o projeto objetiva atribuir a parceiros privados a missão de construir, gerenciar, operar, conservar e manter até 67 novas unidades educacionais Região Metropolitana de Maceió.

O BNDES e o Governo do Estado de Santa Catarina assinaram, em 17/11/20, contrato para a estruturação de uma parceria público-privada (PPP) para construção, modernização e operação de um complexo penal

em Blumenau. O complexo penitenciário terá a capacidade para mais de três mil presos do sexo masculino. O projeto de Blumenau contará ainda com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a realização de estudos técnicos prévios à estruturação dos projetos pelo BNDES.

O BNDES lançou em 18/11/20 o portal “Hub de Projetos”, que tem o objetivo de facilitar a conexão entre os investidores de capital de longo prazo nacionais e internacionais e dar acesso direto a informações sobre os projetos conduzidos pelo Banco.

Em 16/11/20 o BNDES assinou a Declaração de Princípios de Financiamento Responsável do

BRICS. A iniciativa tem o propósito de desenvolver e consolidar um conjunto de princípios comuns e norteadores de financiamento

(6)

responsável, com criteriosos padrões socioambientais, de governança, integridade e boas práticas de mercado. A assinatura ocorreu na XII Cúpula dos BRICS, na Rússia.

Combustíveis

O Ministério de Minas e Energia (MME) e a Empresa de Planejamento Energético (EPE) divulgaram em 10/11/20 o caderno de biocombustíveis do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2030. Dentre as diversas informações relevantes no horizonte de 2030, destaca-se:

 A projeção da oferta de etanol alcança 46 bilhões de litros;

 A demanda de etanol carburante atinge 43 bilhões de litros;

 O potencial técnico de exportação de eletricidade proveniente de cana-de-açúcar alcança o patamar de 6,5 GW médio no final do período;

 A demanda de biodiesel chega a 11,4 bilhões de litros; e

 O biogás alcança 6,9 bilhões de Nm³ em 2030.

A ANP publicou em 18/11/20 o “Informe Técnico nº 05/SBQ (v.0) - Orientações Gerais - Procedimento para Renovação do Certificado da Produção ou Importação Eficiente de Biocombustíveis”, relativo ao

RenovaBio. A publicação apresenta os procedimentos necessários para que os emissores primários certificados e habilitados a solicitar créditos de descarbonização (CBIOs) possam renovar o Certificado da Produção ou Importação Eficiente de Biocombustíveis.

Conforme dados divulgados em 26/11/20 pelo MME, o RenovaBio superou a marca de 15 milhões de Créditos de Descarbonização (CBIO) registrados na B3, o que garante o cumprimento da meta total de 14,9 milhões de CBIOs nos anos de 2019 e 2020.

A ANP anunciou em 30/11/20 o início da Consulta e Audiência Públicas nº 21/20, para a discussão de minuta de resolução que altera a Resolução ANP nº 791/19, para inclusão da previsão de redução das metas anuais individuais do distribuidor de combustíveis no âmbito do RenovaBio decorrente da retirada de circulação do mercado de Créditos de Descarbonização (CBIOs) por agentes econômicos não obrigados e pessoas físicas. A consulta ficará aberta pelo prazo de 15 dias e a audiência ocorrerá em 21/12/20.

Distribuição de Energia

Elétrica

A ANEEL decidiu em 17/11/20 realizar a abertura de consulta pública para debater a

reavaliação dos submódulos 2.7 e 2.7A dos Procedimentos de Regulação Tarifária (Proret), que estabelecem a metodologia de cálculo das Outras Receitas no segmento de distribuição de energia elétrica. São enquadradas como Outras Receitas as alternativas, complementares, acessórias e de projetos associados, autorizadas no contrato de concessão. As contribuições poderão ser enviadas até 05/01/21.

A ANEEL editou em 17/11/20 a Resolução Normativa nº 896, que estabelece os indicadores e procedimentos para acompanhamento da eficiência com relação à continuidade do fornecimento e os critérios de eficiência com relação à gestão econômico-financeira das concessões de serviço público de distribuição de energia elétrica.

Energia Nuclear

A Indústrias Nucleares do Brasil (INB) e a Marinha do Brasil celebraram em 18/11/20 memorando de entendimentos voltado à transformação do setor econômico nuclear. O objetivo da parceria estratégica é promover a nacionalização de processos e produtos, o incremento das relações comerciais internacionais na área nuclear, bem como proporcionar maior previsibilidade de fornecimento e preços de matérias-primas e insumos requeridos pelo mercado externo. Conforme noticiado pelo MME em 27/11/20, a INB marcou para 1º/12/20 evento para a marcar a retomada da produção de urânio no Brasil, por meio de uma nova mina na Unidade de Concentração de Urânio de Caetité (URA), na Bahia.

Exploração e Produção (E&P)

A ANP divulgou em 05/11/20 o seu “Painel Dinâmico de Isenção e

(7)

Ajuste de Conteúdo Local”, com a disponibilização de informações sobre todos os pedidos de isenção de cumprimento ou de ajuste dos compromissos de conteúdo local protocolados na ANP, aplicáveis à fase de exploração ou à etapa de desenvolvimento da produção dos contratos.

Ainda em 05/11/20, a ANP divulgou a relação dos setores e áreas de acumulação marginal que tiveram declarações de interesse aprovadas para o 2º Ciclo da Oferta Permanente. Os 16 setores, contendo duas áreas de acumulações marginais, estão situados em dez estados do país (AL, AM, BA, ES, PR, RJ, RN, SC, SE e SP).

Foi divulgado em 18/11/20, pelo MME e pela EPE, o Caderno de Preços Internacionais de Petróleo e Derivados do Plano Decenal de Expansão de Energia 2030 (PDE) 2030.

Em 19/11/20 a ANP aprovou a Resolução nº 833, que regulamenta os critérios de

conteúdo local a serem adotados no acordo e no compromisso de individualização da produção e na anexação de áreas, nos contratos de exploração e

produção de petróleo e gás natural.

A ANP decidiu em 27/11/20 pela retomada da 17ª Rodada de Licitações de Blocos Exploratórios, com a publicação dos respectivos pré-edital e minuta de contrato de concessão. A rodada havia sido suspensa em abril deste ano, em razão da pandemia da COVID-19. Agora os referidos documentos permanecerão em consulta pública até 28/01/20, e a audiência pública será realizada por videoconferência em 03/02/21. Serão ofertados 92 blocos em quatro bacias sedimentares (Campos, Pelotas, Potiguar e Santos), com área total de 53,9 mil km².

Gás Natural

O Ministério da Economia divulgou em 04/11/20 que o Grupo de Trabalho (GT) de Integração do Setor de Gás Natural com a Indústria, instituído no âmbito do Comitê de Monitoramento de Abertura do Mercado de Gás Natural (CMGN), iniciou um novo ciclo de atividades, voltado à promoção de debates com o

mercado sobre temas e encaminhamento de iniciativas que contribuam para o desenvolvimento e integração do setor de gás e a indústria.

A ANP divulgou em 19/11/20 a aprovação da minuta de Contrato Master de Transporte 2021 da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). O objetivo é permitir que carregadores interessados contratem temporariamente capacidade de transporte no Gasoduto Bolívia Brasil (GASBOL) em 2021, até a conclusão e a assinatura dos contratos de transporte derivados da Chamada Pública 02/20. O referido contrato será ofertado por meio da Plataforma de Oferta de Capacidade (POC) da TBG.

A ANP decidiu em 23/11/20 por prorrogar, pelo prazo de 60 dias, a Consulta Prévia nº 01/20, que trata do “Modelo Conceitual do Mercado de Gás na Esfera de Competência da União - Comercialização, Carregamento e Balanceamento”. A partir de agora, a Consulta se estenderá até 18/01/21.

Em 30/11/20 a Petrobras informou que a empresa Compass Gás Energia S.A. não foi qualificada para a sequência do processo de alienação de 51% do capital social da GASPETRO por não atender às exigências do Termo de Compromisso de Cessação (TCC) firmado entre a companhia e CADE em 08/07/19, conforme sinalizado pelo trustee de monitoramento do TCC.

Geração de Energia

A ANEEL iniciou em 18/11/20 a Consulta Pública nº 67/20 para debater com a sociedade os critérios para adição de fonte renovável em usinas a diesel nos sistemas isolados. As contribuições

(8)

poderão ser prestadas até 04/01/21.

O BNDES divulgou em 26/11/20 a aprovação de financiamento em favor de SPEs da EDP Renováveis S.A, para implantação de seis parques eólicos pertencentes ao Complexo Eólico Jerusalém, além de sistemas de transmissão associados, nos municípios de Lajes, Pedro Avelino e Pedra Preta, no Rio Grande do Norte. O financiamento será no valor de até R$ 568 milhões.

A ANEEL abriu em 26/11/20 a Consulta Pública nº 070/20 para debater a minuta do Edital do Leilão nº 3/21-ANEEL, denominado Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados, de 2021. O leilão, voltado ao atendimento de áreas nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, está previsto para 26/03/21.

Mineração

A Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgou em 10/11/20 o início do procedimento de Tomada de Subsídios nº 08/20, para a coleta de contribuições voltadas à revisão do conjunto de normas regulatórias que regem a mineração do país, constante no portal ANMLegis. Os subsídios poderão ser enviados até 22/12/20.

A ANM publicou em 16/11/20 a Resolução nº 49, que permite que rochas ornamentais e destinadas a revestimentos possam ser exploradas por licenciamento, em áreas de até 50 hectares, e pelo regime de concessão, em áreas de até 1000 hectares.

No dia 30/11/20 foram

publicados dois editais de leilões para a cessão de direitos minerários de ativos do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), referentes aos projetos Fosfato Miriri, localizado entre os estados de Pernambuco e Paraíba, e Cobre Bom Jardim, em Goiás.

Ministério da Economia

Foi publicada em 03/11/20 a Instrução Normativa nº 109, do ME, que estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial. Segundo a IN, neste primeiro momento, a presença de servidores e empregados públicos em cada ambiente de trabalho, neste primeiro momento, não deverá ultrapassar 50% do limite de sua capacidade física. A autoridade competente de cada órgão poderá adotar as seguintes medidas de prevenção: regime de jornada em turnos alternados de revezamento, sem prejuízo da remuneração e sem a necessidade de compensação de jornada, e o teletrabalho,

com exceção das áreas de segurança, saúde, ou em outras atividades consideradas essenciais pelo órgão ou entidade. Viagens internacionais a serviço estão suspensas enquanto durar a pandemia da COVID-19.

O ME publicou em 06/11/20 a Instrução Normativa SEAE nº 111, que estabelece os quesitos de referência para análises referentes a melhoria regulatória relacionada à diminuição dos custos de negócios. A Instrução Normativa, que tem o objetivo de pautar a atuação da própria SEAE, estabelece cinco critérios para avaliar a onerosidade como elemento anticoncorrencial: obrigações regulatórias, especificações técnicas, restrições e proibições regulatórias, licenciamentos e complexidade normativa. A Secretaria de Advocacia da Concorrência e Competitividade (Seae) realizou em 06/11/20 o 1º Encontro de Reguladores Federais, abordando o tema “Desregulamentação no Brasil pós-pandemia”. No evento, foi apresentada a Calculadora da Onerosidade Regulatória (CalReg), ferramenta de cálculo de custos

(9)

regulatórios decorrentes de normas. Seu propósito é auxiliar os órgãos da Administração Pública na realização de suas

Análises de Impacto Regulatório

(AIRs), bem como disseminar a cultura de apuração quantitativa do custo regulatório associado à norma.

Em 20/11/20 o Ministério da Economia divulgou o inédito

Relatório Agregado das Empresas Estatais Federais

(RAEEF), com um minucioso levantamento de dados relativos ao ano de 2019 sobre 46 empresas estatais, com o objetivo de conferir uma visão abrangente dos principais elementos de governança e do desempenho das empresas diretamente controladas pela União.

O ME divulgou em 26/11/20 a abertura de Consulta Pública sobre a Instrução Normativa que moderniza o Sistema de Dispensa Eletrônica, voltada ao procedimento de contratação direta da Administração Pública Federal. Entre as principais inovações propostas para o sistema eletrônico de dispensa de licitação, destaca-se a ampliação da cotação eletrônica que, atualmente, é utilizada apenas para a aquisição de materiais. A proposta é que a cotação eletrônica seja feita também a contratação de serviços. Segundo a 83ª edição do Boletim Informativo de Debêntures Incentivadas, divulgado pelo ME em 30/11/20, as emissões de debêntures incentivadas de infraestrutura captaram em outubro R$ 1,1 bilhão, em sete séries vinculadas aos setores de Energia (Distribuição e Transmissão) e Saneamento. No acumulado do ano, até outubro, as emissões de debêntures incentivadas de infraestrutura atingiram R$ 14,7 bilhões.

Petrobras

A Petrobras divulgou em 03/11/20 a criação de sua Gerência Executiva de Mudança Climática, que será responsável por liderar as ações relativas à gestão de carbono, redução das emissões atmosféricas, eficiência energética e mudança do clima. A Petrobras informou em 04/11/20 o início da etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda da totalidade de suas participações em um conjunto de 28 concessões de campos de produção terrestres, com instalações integradas, localizadas na Bacia do Recôncavo e Tucano, em diferentes municípios do estado da Bahia, denominados de Polo Bahia Terra. O Polo

contempla a UPGN de Catu e 10 subestações elétricas.

Na mesma data, a Petrobras informou o início da fase vinculante referente à venda da totalidade de sua participação nos campos em águas rasas de Atum, Curimã, Espada e Xaréu (Polo Ceará), localizados no estado do Ceará. A Petrobras divulgou em 16/11/20 o início da etapa de divulgação da oportunidade (teaser), referente à venda de 50% de sua participação nas concessões de Marlim, Voador, Marlim Leste e Marlim Sul, denominadas em conjunto como Polo Marlim, localizadas em águas profundas na Bacia de Campos. A Petrobras se manterá como operadora dos campos.

Em 17/11/20 a Petrobras anunciou o início da fase não-vinculante referente à venda da totalidade de suas participações nas concessões de Albacora e Albacora Leste, localizadas predominantemente em águas profundas na Bacia de Campos.

Em 18/11/20 a Petrobras anunciou a prorrogação do teletrabalho em caráter excepcional até 31/03/21, em razão da pandemia da COVID-19.

Já em 19/11/20 a Petrobras anunciou o início da fase não-vinculante referente à venda da totalidade de suas participações em um conjunto de onze concessões

(10)

de campos de produção terrestres, com instalações integradas, localizadas no estado de Sergipe, denominados conjuntamente de Polo Carmópolis.

A Petrobras aprovou em 25/11/20 o seu Plano Estratégico para o quinquênio 2021-2025 (PE 2021-25), com os seguintes 5 pilares:

 Maximização do retorno sobre o capital empregado;  Redução do custo de

capital;

 Busca incessante por custos baixos e eficiência;

 Meritocracia; e

 Segurança, saúde, respeito às pessoas e ao meio ambiente.

O Capex previsto para o período 2021-2025 é de US$ 55 bilhões, dos quais 84% estão alocados à Exploração e Produção de petróleo e gás (E&P). Investimentos de US$ 46 bilhões em E&P envolvem cerca de US$ 32 bilhões (70%) destinados para os ativos do pré-sal.

Portos e Terminais

Portuários

O Ministério da Agricultura e o PPI lançaram em 03/11/20 o edital referente ao Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a realização de estudos para a concessão de Terminais Pesqueiros Públicos

(TPPs) localizados em Aracaju (SE); Belém (PA); Cananéia (SP); Manaus (AM); Natal (RN); Santos (SP); e Vitória (ES). O leilão dos TPPs está previsto para o 3º trimestre de 2021. O MINFRA enviou ao TCU, no dia 06/11/20, os estudos relativos aos projetos de arrendamento das áreas STS08 e STS08A, no

Porto de Santos (SP). O arrendamento das duas áreas, voltadas ao armazenamento de granéis líquidos (combustíveis), somam investimentos de cerca de R$ 1,06 bilhão, e será a maior licitação portuária realizada nos últimos 15 anos.

O MINFRA e a Administração do Porto de Itajaí (SC) realizaram em 10/11/20 a primeira reunião para a discussão do cronograma do processo de desestatização do porto, previsto para 2022. O MINFRA assinou, em 16/11/20, os contratos de concessão dos terminais de celulose STS14 e STS14A, localizados no Porto de Santos (SP), com a Eldorado Brasil Celulose e a Bracell Celulose. A ANTAQ anunciou em 20/11/20 a abertura de dois procedimentos de tomadas de subsídios. O primeiro é voltado à obtenção de contribuições para a elaboração de Análise de Impacto Regulatório (AIR) sobre o tema “Regulação dos Órgãos de Gestão de Mão de Obra – OGMO do Trabalho Portuário Avulso”, constante da Agenda Regulatória da Agência para o biênio 2020/2021. A segunda é relacionada ao aprimoramento da norma aprovada pela Resolução nº 3.274-ANTAQ, de 2014, que trata da fiscalização da prestação dos serviços portuários e estabelece infrações administrativas. Em ambos os casos, os interessados poderão contribuir até 28/12/20.

A Empresa de Planejamento e Logística (EPL) enviou ao MINFRA, em 25/11/20, os

estudos para o arrendamento de dois terminais portuários no Porto de Maceió (AL): MAC11 e MAC12. A previsão é que o leilão de arrendamento para ambos os terminais aconteça até o fim de 2021. As áreas a serem arrendadas são destinadas à movimentação e armazenagem de granéis líquidos, especialmente combustíveis. A estimativa é de que os arrendamentos gerem investimentos superiores a R$ 195 milhões.

Presidência da República

Foi editado em 16/11/20 o Decreto Federal nº 10.544, que aprova o X Plano Setorial para os Recursos do Mar. Segundo o Decreto, o X PSRM tem o propósito de sistematizar as atividades de pesquisa para atender à demanda de informações sobre os recursos naturais e energéticos das águas jurisdicionais brasileiras, das ilhas oceânicas e das áreas marítimas internacionais de interesse, propiciando condições para a exploração sustentável e o monitoramento efetivo da Amazônia Azul.

Em 16/11/20 também foi publicado o Decreto Federal nº 10.543, que regulamenta a Lei Federal nº 14.063/20 e fixa os níveis, as categorias e as condições de uso e aceitação das assinaturas eletrônicas de documentos pelos cidadãos e órgãos da Administração Pública federal.

Rodovias

A ANTT informou em 06/11/20 o envio dos estudos para a nova concessão da BR 116/101/SP/RJ (Dutra) ao TCU. O plano de outorga prevê um prazo de concessão de 30 anos, prorrogável por até 5. Em 12/11/20 a ANTT divulgou o aviso da Audiência Pública nº 05/20, que tem o propósito de colher comentários sobre a minuta

(11)

de resolução que estabelece diretrizes para o encerramento e

relicitação dos contratos de concessão de rodovias federais concedidas sob gestão daquela agência. As contribuições poderão ser enviadas até 17/12/20.

Foi publicada em 12/11/20 a Deliberação nº 462 da ANTT, que aprovou a celebração do Primeiro Termo Aditivo ao Contrato de Concessão do Edital nº 006/2013, entre a ANTT e a Concessionária BR-040 S/A. O aditivo contratual, que foi efetivamente assinado em 23/11/20, tem o objetivo de estabelecer as condições para a

relicitação do trecho concedido da BR 040/DF/GO/MG.

Em razão do aumento das atividades econômicas, a ANTT publicou em 23/11/20 a Resolução nº 5.914/20, que atualiza as regras de restrição de tráfego de veículos de carga

na Ponte Presidente Costa e Silva (Rio-Niterói). Agora a restrição de tráfego se aplica nos dias úteis, das 4 às 10h para veículos de dois eixos, e, para veículos com 3 ou mais eixos, das 4 às 12h no sentido Niterói – Rio de Janeiro, e das 12 às 22h no sentido Rio de Janeiro – Niterói, todos os dias da semana.

Saneamento Básico

O BNDES divulgou em 16/11/20 o Relatório de Benefícios e Externalidades Financeiras do projeto de concessão comum em distribuição de água e em esgotamento sanitário do Rio de Janeiro (projeto CEDAE).

Em 17/11/20, o Ministério da Economia disponibilizou documento intitulado Ideias para Arranjos Intermunicipais para Melhoria da Infraestrutura.

No presente momento, trata-se de tema bastante afeto ao Novo Marco do Saneamento. O Boletim de Acompanhamento nº 23, do projeto-piloto Monitoramento COVID Esgotos gerenciado pela ANA, divulgado em 20/11/20, indica manutenção na estimativa de casos de infecção pelo novo coronavírus. Segundo o boletim, na capital mineira o número de infectados chega a 500 mil, e em Contagem são 100 mil pessoas.

Telecomunicações

Entrou em vigor em 03/11/20 grande parte do Regulamento Geral de Licenciamento (RGL), aprovado em 10/02/20 pela ANATEL, por meio da Resolução nº 719. O RGL visa a simplificação e harmonização de procedimentos de licenciamento de estações de telecomunicações, mediante a consolidação, em um instrumento único, de diversas disposições relacionadas com o cadastramento e licenciamento de estações de telecomunicações que constavam nos regulamentos dos serviços e outros dispositivos.

A ANATEL e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) assinaram em 12/11/20 um Acordo de Cooperação Técnica para a realização de testes do uso empresarial de redes privadas de tecnologia 5G. O objetivo desse Acordo é o desenvolvimento de projetos-piloto para experimentação e validação de faixas de frequências, larguras de faixas necessárias, requisitos de

taxas de transmissão e demais KPI para aplicação de tecnologia IMT – como o 5G, por exemplo – em ambientes selecionados.

Foi editado em 16/11/20 o Decreto Federal nº 10.545, que atribui ao Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI) o acompanhamento e supervisão do projeto de desestatização da

Telebrás e a manutenção do Comitê Interministerial criado na ocasião da qualificação, coordenado pelo PPI e composto por integrantes do Ministério das Comunicações e Ministério da Economia.

A ANATEL informou em 24/11/20 que consórcio formado pela Axon Partners Group Consulting, o CPQD e a Management Solutions, com liderança da primeira, foi selecionado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para a prestação, à ANATEL, dos serviços de consultoria de apoio ao processo de adaptação da modalidade de outorga de serviço de telecomunicações de concessão para autorização.

(12)

Conforme anunciado em 25/11/20 pelo BNDES, o Banco e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) receberam R$ 410 milhões em recursos do Fundo para Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel), para a aplicação em projetos voltados ao aumento da competitividade da indústria brasileira de telecomunicações. O Funttel promove uma agenda de impacto social estratégico, com temáticas voltadas à Economia 4.0, Sociedade Conectada (Internet das Coisas), Serviços Públicos Digitais e Segurança Cibernética, entre outros.

A ANATEL aprovou em 26/11/20 a prorrogação da autorização da

Telefônica para uso de radiofrequências na faixa de 800 MHz, referentes à Banda A, que engloba o Estado do Rio de Janeiro. Com a medida, o direito de uso desse recurso pela prestadora está garantido até 29/11/28, mantendo-se a prestação do Serviço Móvel Pessoal na referida faixa.

Ainda em 26/11/20, a ANATEL aprovou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Algar Telecom quanto aos temas Direitos e Garantias dos Usuários e Fiscalização. O TAC da Algar prevê um investimento mínimo de R$ 33,3 milhões em 4G nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. A empresa terá de levar essa tecnologia a duas sedes de municípios e nove localidades não-sede, além de fornecer cobertura em 22 trechos às margens de rodovias. A ANATEL também aprovou em 26/11/20 a proposta de consulta pública para atualizar o Plano de Atribuição, Destinação e Distribuição de Faixas de

Frequências no Brasil (PDFF). Após a publicação da consulta, as contribuições serão recebidas pelo prazo de 45 dias.

A Agência ainda decidiu, em 26/11/20, pela realização de consulta pública para a revisão do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). O prazo de contribuições será de 90 dias, após a sua publicação.

Na mesma data, a ANATEL aprovou a minuta do quinto Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU V), que deve vigorar de 2021 a 2025. Também foi aprovada nova versão dos contratos de concessão da telefonia fixa para o período de 2021 a 2025, compatibilizada como a minuta do PGMU V, e prevendo também a possibilidade de adaptação para o regime de autorização.

Transmissão de Energia

A ANEEL aprovou em 10/11/20 o Edital do Leilão de Transmissão nº 1/2020, após a apreciação do TCU. O certame tem previsão de R$ 7,34 bilhões em investimentos e geração de cerca de 15 mil empregos diretos. Serão negociados no certame 11 lotes, com a contratação de 1.959 km de linhas de transmissão e 6420 megavolt-ampères (MVA) em capacidade de transformação. O leilão está previsto para 17/12/20.

Foi aprovada em 17/11/20, pela ANEEL, a abertura de consulta pública para discutir a definição dos indicadores de desempenho a serem utilizados no programa de

performance organizacional do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), para o ciclo entre janeiro e dezembro de 2021. O MME e a EPE divulgaram em 17/11/20 o novo caderno de transmissão de energia do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2030.

Segundo dados divulgados em 27/11/20 pela ANEEL, foram registrados em 2020, até outubro, a conclusão de 5.296,04 km de novas linhas de transmissão e de 13.352 megavolt-ampères (MVA) em transformadores de subestações. O Brasil reunia, até outubro, 159.995,75 km de linhas de transmissão e 386.237,4 MVA de capacidade de transformação.

Transporte Ferroviário

Conforme noticiado pelo MINFRA em 11/11/20, o TCU liberou com recomendações o processo de concessão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), entre as cidades de Ilhéus (BA) e Caetité (BA). Aguarda-se a publicação do edital ainda em 2020, para a realização da licitação no primeiro trimestre de 2021. São previstos R$ 3,3 bilhões em investimentos.

Transporte Rodoviário

A ANTT publicou em 05/11/20 a Portaria nº 399, que estabelece o reajuste dos coeficientes dos pisos mínimos para o transporte rodoviário de cargas.

A ANTT divulgou em 12/11/20 a abertura da Audiência Pública nº 04/20, voltada ao recebimento de contribuições sobre a nova regulamentação da prestação do serviço regular de transporte rodoviário coletivo interestadual de passageiros, sob o regime de autorização. As contribuições poderão ser enviadas até 23/01/21. As sessões públicas

(13)

ocorrerão nos dias 12, 13 e 14/01/21, por meio de plataforma virtual.

Foi publicada em 26/11/20, pela ANTT, a Resolução nº 5.917, que dispõe sobre as medidas a serem adotadas, no âmbito dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, para enfrentamento da COVID-19. Conforme a Resolução, não há mais a flexibilização de horários para o transporte regular de passageiros e ficam suspensas as penalidades previstas para o transporte semiurbano de passageiros em função de alterações no esquema operacional sem aviso prévio à Agência.

Tribunal de Contas da União

O TCU celebrou com a Receita Federal do Brasil, em 23/11/20, convênio de compartilhamento de informações protegidas por sigilo fiscal, pela Receita Federal ao TCU. As informações serão compartilhadas pela Receita Federal com o TCU nas situações previstas no artigo 198 do Código Tributário Nacional, quando existir interesse da Administração Pública e comprovada a instauração regular de processo administrativo no órgão, com o objetivo de investigar o sujeito passivo a que se refere a informação por prática de eventual infração administrativa. A disponibilização de dados se dá ainda nos casos em que as informações forem indispensáveis à realização de procedimentos de auditoria ou de inspeção de dados, processos ou de controles operacionais da administração tributária e aduaneira, da gestão fiscal ou análise de demonstrações financeiras da União.

(14)
(15)

Rua São Tomé, 86 - 17º andar São Paulo, SP 04551-080 Brasil 15

© 2020 Vella Pugliese Buosi e Guidoni Advogados. Essa publicação não foi elaborada para fornecer orientação jurídica ou de qualquer outra natureza, e você não deve tomar ou abster -se de tomar medidas com base em seu conteúdo. Por favor veja www.vpbg.com.br.

Referências

Documentos relacionados

conseqüências de suas atitudes , jogando com a indefinição sempre.. acontecimentos são indefinidos apenas para o lado masculino pois elas se mantém absolutamente cientes de

Coloque os ovos inteiros na batedeira, junte ½ copo americano de leite temperatu- ra ambiente, bata muito bem até dobrar de volume, acrescente o açúcar, continue batendo, misture

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

O presente estudo que realizamos sôbre a expansão domiciliar da lepra, põe em destaque a influência da lepromatose cumulativa através a inter-relação dos focos contagiantes

Para esse fim, analisou, além do EVTEA, os Termos de Referência (TR) do EVTEA e do EIA da Ferrogrão, o manual para elaboração de EVTEA da empresa pública Valec –

Requiring a realignment of the EVTEA with its ToR, fine-tuning it to include the most relevant socio-environmental components and robust methodologies for assessing Ferrogrão’s impact

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced