• Nenhum resultado encontrado

Encontro dos Amigos de Sião

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Encontro dos Amigos de Sião"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

I

greja

B

atIsta

F

undamentalIsta

C

rIstoé

V

Ida www.cristoevida.com

Ano XXIII - nº 880 • Fortaleza, 18 de Marçode 2012

Encontro dos

Amigos dE sião

os dons cArismÁticos

cEssArAm

O texto que vamos reproduzir em algumas edições de nosso INFORMISSÕES foi enviado pelo irmão Assis Nogueira.

Ele assim apresentou este estudo:

“Bom testemunho do Dr. Peter Masters, pastor do Tabernáculo de Londres (antiga igreja de Spurgeon): em breve estudo ensina que os dons carismáticos cessaram. Que bom saber que há homens de

Deus que também militam (como nós) pela fé que de uma vez por todas nos foi dada! Eu tenho um conhecido que chegou ao Brasil recentemente, da igreja de Peter Masters, e fiquei realmente alegre ao observar a seriedade com que eles tratam a Palavra de Deus...”

Seminarista Assis Nogueira

O Pr. José Infante, da Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista, na Bahia, vai trazer a mensagem sobre as

Profecias Bíblicas a respeito de Israel. 19 de Março (segunda-feira) – 19 horas

 

(2)

ao rebanhode deus

- Pr. José Nogueira

-A Bíblia ensina definitivamente que os dons carismáticos cessaram? Pode o cessacionismo (a visão que eles tenham terminado) ser provado?

Alguns dizem que a cessação dos dons não pode ser conclusivamente provada a partir das Escrituras.

Acreditamos, no entanto, que a cessação das revelações e dos dons-sinais do tempo dos apóstolos é muito claramente ensinada na Palavra de Deus, tão claramente, de fato, que o ponto de vista oposto só seriamente apareceu nos últimos 100 anos.

O termo “cessacionismo “ vem das grandes Confissões de Fé do Século XVII, como a de Westminster e as Confissões Batistas. Elas usam a mesma palavra. Falando sobre como Deus nos revelou a Sua vontade e nos deu as Escrituras, as históricas Confissões de Fé afirmam: “‘antigos modos de Deus revelar a Sua vontade ao Seu povo cessaram”. Embora a palavra “cessacionismo” não esteja na Bíblia, a doutrina de que houve uma cessação das revelações e dos dons de sinais é mostrada nas Escrituras.

Há provas bíblicas de que não só que a revelação foi concluída, como também cessaram os sinais que comprovavam as revelações. Aqui será exposto um breve resumo de seis provas bíblicas de que os dons de revelação foram extintos (visões, palavras de conhecimento, palavras de sabedoria e profecias), e também os dons de sinais (curas e falar em línguas). Deus ainda cura, é claro, mas em resposta à oração, e não pelas mãos de um curador talentoso. A passagem controversa de 1 Coríntios 13:8-10 não será utilizado neste artigo para provar o término dos dons miraculosos. Vamos nos referir apenas às passagens que acreditamos ser conclusivas.

1 – Não Há Mais Apóstolos

A primeira prova para o fim das revelações e dos dons-sinais é que as curas e prodígios só poderiam ser feitas pelos apóstolos, e os tais eram os sinais especiais de autenticação da autoridade deles. Em 2 Coríntios 12:12, Paulo diz: “Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vós com toda a paciência, por sinais, e maravilhas, e milagres.” Havia algumas pessoas na igreja em Corinto que desafiaram o apostolado de Paulo. Para se defender, ele chama a atenção para o seu dom de cura e de realizar outros sinais miraculosos, afirmando que só os apóstolos poderiam fazer essas coisas.

ProvAndo quE os dons

cArismÁticos cEssArAm

(3)

Um apóstolo era alguém que tinha acompanhado o Senhor, visto Jesus após Sua ressurreição, e que foi pessoalmente enviado por Ele. Como testemunha especial da ressurreição foi lhe dado o poder de curar. Ele era também uma pessoa que lhe seria mostrada “toda a verdade pelo Espírito Santo’ (Jo 14:26 e 16:13), podendo escrever ou endossar a Escritura inspirada.

Os crentes precisavam saber quem eram os verdadeiros apóstolos a fim de respeitar sua autoridade única. Saberiam eles por meio das curas estupendas e outros sinais quem eram os verdadeiros apóstolos de Jesus Cristo.

As pessoas que não pertenciam ao grupo de apóstolos (que incluía dois assistentes nomeados) não poderiam fazer essas coisas. Se eles tivessem sido capazes de fazê-las, então ninguém poderia identificar ou mesmo saber quem eram os verdadeiros apóstolos.

Em Atos 2:43 e 5:12, é novamente fica claro que todos os milagres foram feitos “pelas mãos dos apóstolos”. Eram sinais exclusivos deles. Além disso, em Hebreus 2:3-4 os dons de cura estão firmemente ligados aos apóstolos.

Paulo era um apóstolo, em virtude de ter visto o Senhor ressuscitado, e tendo sido comissionado diretamente pelo próprio Senhor Jesus. Sua falta de formação e treinamento foram supridas por Cristo através revelações especiais e únicas. Ele afirma que ele era “um nascido fora de tempo” (1 Coríntios 15:8), indicando que ele foi o único apóstolo fora do grupo original e, portanto, o último apóstolo (as modernas credenciais para o apostolado não coincidem com as qualificações bíblicas e são impróprias e completamente fora do padrão bíblico).

Quando pessoas dizem que a cessação de dons de sinais não pode ser provado a partir das Escrituras, eles esquecem que o livro de Atos diz especificamente que as curas e outras maravilhas foram exclusivas para os apóstolos, que já não mais estão entre nós.

Quando as igrejas tinham crescido e se espalhado Pedro foi para Lida e Jope, e lá ocorreram os famosos milagreas: a cura Enéias e a ressurreição de Dorcas. Comunidades inteiras ficaram espantadas, porque nenhum dos outros crentes em tais locais pode fazer essas coisas.

Quando um rapaz caiu de uma janela em Trôade, havia apenas uma pessoa presente que poderia ressuscitá-lo: a apóstolo Paulo. Essa idéia carismática que curas foram realizadas por numerosos cristãos simplesmente não é encontrada no Novo Testamento. Somente os apóstolos são registrados como tendo curado, juntamente com dois assistentes apostólicos ou delegados, Estevão e Filipe, e, possivelmente, Barnabé.

(4)

“Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas” – 1 Pedro 2:21 Este será o tema do Retiro da Mocidade/2012, no Centro de Eventos do Colégio 7 de Setembro, nos dias 26 a 28 de outubro. Procure a Liderança da Mocidade e faça logo a sua inscrição.

LEITURA PARA CONSAGRAÇÃO - MARÇO

Dia 18: Carlos & Jozélia.Dia 19 (segunda-feira – Amigos de Sião): Carlos & Tana Dia 26: Lúcia Oliveira e Auristela. Dia 01/04: Cláudio & Zoélia.

MINISTÉRIO ATALAIA – ESCALA DE MARÇO

16 - Maurício, Aureliano e Ricardo André. 18 - Esmerino e Cláudio Franco. 19 - Melo, Roger e Carlinhos. 26 - Lázaro, Mardem e Sérgio.

A única vez que alguém fora deste grupo realizou uma cura foi quando o Senhor disse a Ananias para curar Paulo. Não há cura para outro além destes na igreja primitiva. A propaganda carismática-pentecostal que curas ocorreram constantemente pelos cristãos em geral não é ensinada na Bíblia. Assim, o registro infalível das Escrituras mostra toda a abordagem carismática para a cura ser um erro baseado em um mito. O registro mostra que as curas e milagres estavam restritos a uma classe de pessoas que já passaram.

Observação: Vou continuar traduzindo e reproduzindo

aqui o texto do Pr. Dr. Peter Masters. Estou usando uma tradução expandida (livre) para facilitar a compreensão dos leitores de Língua Portuguesa (Pr. José Nogueira).

A partir do próximo domingo, vamos estudar na EBD a Doutrina do Espírito Santo, principalmente enfatizando a obra do Espírito Santo em

relação aos dons (Atos e 1 Coríntios). As Classes de Adolescentes, Jovens e Adultos estudarão com o Pr. José Nogueira e com o auxílio dos

professores das classes.

novo Assunto nA EBd

(5)

leiturapara Consagração

É assim que o Espírito Santo registra a alegria de Jesus Cristo por ter realizado o sacrifício no Calvário. A satisfação não é pelos cegos que curou, pelos paralíticos que andaram, pelos doentes que foram sarados, pelos endemoninhados que foram libertos, pelos problemas de impostos que solucionou, nem pelos mortos que ressuscitaram. E sim pelas pessoas que foram salvas! Esse é um resultado eterno! Uma vida perdida, condenada ao sofrimento eterno, e sem esperança alguma, é, na conversão, perdoada, feita uma nova criação de Deus e salva por toda a eternidade!

Ao contemplar os salvos pelo Seu sangue derramado na cruz, Jesus Cristo, o Filho de Deus, encontra satisfação e alegria. Valeu a pena!

Poucos crentes já entenderam isto! A alegria de contemplar uma pessoa salva pelo sacrifício de Cristo através das suas orações, do seu evangelismo, dos seus esforços, e do seu próprio sacrifício em evangelizar.

Para uma pessoa ser salva foi preciso o sacrifício de Cristo na cruz.

Para uma pessoa ouvir essa verdade salvadora é preciso o sacrifício de um crente num esforço evangelístico ou intercessório. Isto, amados, é uma fonte poderosíssima da alegria espiritual que tanto precisamos como novas criaturas. Medite no que o apóstolo Paulo disse aos irmãos da Igreja de Colossos (1:24):

“Regozijo-me agora no que padeço por vós, e na minha carne cumpro o resto das aflições de Cristo, pelo seu corpo, que é a igreja”.

Há mais de vinte anos atrás, quando cheguei nesta igreja, éramos um pequeno grupo de umas 30 pessoas. O salário-mínimo que me pagavam era contado do meu próprio dízimo. O que sobrava só dava para pagar o restante das contas. Não tínhamos banheiro aqui. Algumas salas estavam no piso de areia ainda. E pessoas assistiam à minha classe da EBD em pé. Não tínhamos recursos para nada.

Mas, estudando a Bíblia, aprendemos que André ganhou seu irmão Simão (Pedro) com um convite pessoal (João 1:41-42). Foi falando que Jesus evangelizou Nicodemos (João 3:1-15). E foi com a boca que Filipe pregou ao Eunuco Etíope (Atos 8:26-40). Aprende-mos e foAprende-mos fiéis ao ensino, e praticaAprende-mos. E Deus abençoou nossa fidelidade, convertendo familiares, parentes, amigos e vizinhos.

Para evangelizar não precisamos de super-poderes, só preci-samos de duas coisas: Abrir a boca para falar sobre Jesus, o único Senhor e Salvador; e ter vontade de ser obediente, de andar nos passos de Jesus, de ser um servo fiel.

A fidelidade traz alegria. Não alegria de festas ou de bens, mas alegria espiritual. E esta é eterna! Que tenhamos essa alegria sempre!

Em nossa Consagração, leiamos o texto bíblico de Colos-senses 1:24 a 29, e louvemos com gratidão ao SENHOR Deus por Sua fidelidade em nossas vidas.

“ElE vErÁ o fruto do PEnoso

trABAlho dE suA AlmA, E ficArÁ

sAtisfEito” - isAíAs 53:11

(6)

-AGENDA DE MARÇO

19 (segunda-feira – Feriado) – Encontro dos Amigos de Sião – Pr. José Infante

24 (sábado) – 17:30 h – Encontro Pastoral com Noivos & Noivas 31 (sábado) – 18:30 h: Encontro do Ministério Dorcas – Dra. Mazé: A Paciência de Jó.

Igreja BatIsta FundamentalIsta CrIstoé VIda

Av. K, nº 911 - Planalto da Barra - Fortaleza - CE

Telefone: (85) 3286.3330 - Pr. José Nogueira(8859-3412 / 9617-0063) Jornalista Resp.: Mariana Cadete - MTB-CE 01820-JP

Boletim interno, semanal e gratuito • Tiragem: 500 cópias • www.cristoevida.com

INFoRMIssõEs

O Conselho Administrativo de nossa igreja decidiu presentear-nos doando a nova instalação elétrica e as lâmpadas da Massada (13.249,00). Agradeçamos a Deus por esse presente oportuno, e continuemos firmes em nossa Campanha: 1) Que todos os membros se engajem nessa campanha, doando mensalmente, em seu envelope de dizimista, uma oferta. 2) Que continuemos depositando os cupons fiscais na urna na entrada da igreja, pois estes rendimentos têm dado uma boa e providencial ajuda. 3) Pelas obras e pelos trabalhadores da empresa contratada – que o SENHOR Deus proteja, livre de acidentes e abençoe para que a obra fique bem feita.

Que tal um retiro de casais de cinco dias, com estudos devocionais pela manhã, estudos bíblicos à noite, e boa parte da manhã e toda a tarde livres para descansar e desfrutar de praia, banho de piscina, caminhadas pela praia, banho de rio, sociais à noite, etc. Não é sonho, é uma possibi-lidade: dias14 a 18 de novembro, no Hotel Donana, com o tema: Somos Crentes – Da nossa Família Não Desistimos Nunca – Josué 24:14-15.

O Ministério Dorcas está ajudando oito famílias com cestas básicas completas. Além destas, há mais quatro famílias assistidas com itens básicos. Contudo, estamos precisando dar ao Centro de Recuperação uma cesta de alimentos e de material de limpeza (26 produtos).. Itens mais necessários: arroz, açúcar, feijão, vitamilho, margarina, biscoito, farinha, leite em pó (pacote 250 g), detergente e desinfetante.

notas & notíCias

cAmPAnhA do forro

tErmo-AcÚstico

rEtiro-fÉriAs dE cAsAis

dorcAs - ministÉrio dE

AssistÊnciA sociAl

 

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Nas últimas décadas, os estudos sobre a fortificação alimentar com ferro no país têm sido conduzidos na tentativa de encontrar uma maneira viável para controle da anemia

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

A Variação dos Custos em Saúde nos Estados Unidos: Diferença entre os índices gerais de preços e índices de custos exclusivos da saúde; 3.. A variação dos Preços em

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos