• Nenhum resultado encontrado

CONCESSIONÁRIA. 1. Carro

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCESSIONÁRIA. 1. Carro"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1

CONCESSIONÁRIA

1. Carro

Para falarmos sobre concessionária temos primeiramente de conhecer o produto por ela comercializado que é o “Carro”.O primeiro veiculo movido a motor à gasolina foi criado no ano de 1885, era um veiculo de apenas 3 (três rodas), criado pelo alemão Karl Benz. Esse veículo era composto por 3 rodas, 2 lugares e podia alcançar a velocidade de 13km/h. Daí então surgiram outros modelos com motores idealizados em 1984 por Gottlieb Daimbler, motores esses chamados de “Motores dois tempos”. A primeira empresa a fazer produção de veículos foi a empresa Francesa Panhard et Levassor e os ingleses começaram a produção logo após. No ano de 1892 Henry Ford fabricou seu primeiro veículo na América do Norte.

Nessa época existia uma lei vigente na Europa (essa qual atrasou o inicio da produção dos ingleses), a Lei era conhecida como “Bandeira Vermelha”, pela lei a velocidade máxima permitida era de 10 km/h, e deveria levar sempre uma pessoa na frente segurando uma bandeira vermelha de uma forma que sinalizasse para os pedestres que havia um veículo passando, a pelo menos 60 metros de distancia (a noite era utilizado uma lanterna).

Em 1904 houve a 1° evolução do automóvel, com o inicio da fabricação da Rolls Royce que trouxe como evolução uma espécie de radiador, eram vários canos em forma de arco e ventilador, com a finalidade de impedir que a água em circulação não chegasse à uma temperatura prejudicial ao motor.

Após o fim da 1° Guerra Mundial, iniciou-se a fabricação em sequencia, assim então começaram a investir em uma frota econômica. No Estados Unidos o Henry Ford e na Inglaterra o Willian Morris fizeram sucesso Fabricando o Morris e o Austin, tanto sucesso que serviu como modelo para que outras fabricas baseassem seus modelos .

No Brasil só ouve evolução após a 2° Guerra, na década de 30 as duas primeiras montadoras a investirem e montarem suas fabricas no Brasil foram a Fiat e a General Motors.

Em 1956 com Juscelino Kubitscheck assumindo a Presidência as multinacionais investiram em suas produções e começaram a produzir, primeiramente Caminhões , Camionetas, Jipes e Furgões, e posteriormente iniciaram a produção de veículos de passeio.

Daí então começaram a produção da Volkswagem, DkW-Vemag, Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel, Opala, Esplanada, Regente e Dart (Chrysler). Esses veículos eram montados no Brasil, porém suas matrizes eram Europeias e Norte-Americanas, e as peças em suas maioria eram importadas.

2. Industria Automotiva

Todas as indústrias possuem altos e baixos no mercado nacional, o mercado automotivo mesmo com a crise continua inaugurando lojas voltadas para distribuição de automóveis (concessionárias), e novas

(2)

2

ANO FABRICANTE (MONTADORA)

LOCALIZAÇÃO DA FABRICA

(CIDADE / ESTADO) OBSERVAÇÕES 1930 General Motors (Chevrolet) São Caetano do Sul (SP)

Ford Volkswagen

1956 Mercedes - Benz São Bernardo do Campo (SP) Fabrica de Caminhões e Ônibus Scania São Paulo (SP) Fabrica de Caminhões /

Desativada Volkswagen São Bernardo do Campo (SP)

General Motors (Chevrolet) São José dos Campos (SP)

Karmann - Guia São Bernardo do Campo (SP) Desativada Toyota (Utilitários) São Paulo (SP) Desativada

Scania São Bernardo do Campo (SP) Fabrica de Caminhões e Ônibus Toyota (Utilitários) São Bernardo do Campo (SP) Atualmente funciona como

autopeças 1967 Ford São Bernardo do Campo (SP)

1970 Volkswagen Taubaté (SP) 1975 Ford Taubaté (SP) Fiat Betim (MG) Volkswagen Taubaté (SP) 1978 Mercedes-Benz (Caminhões e Ônibus) Campinas (SP)

Atualmente é uma central de autopeças

1979 Volvo Curitiba (PR) Caminhões e Ônibus

1982 Agrale Veiculos Caxias do Sul (RS) Caminhões, Ônibus e Utilitários 1990 Volkswagen (Caminhões) São Paulo (SP) Desativada 1996 Volkswagen Rezende (RJ) Caminhões e Ônibus

1997 Honda Sumaré (SP)

Internacional (Caminhões) Caxias do Sul (RS) Atualmente somente exportalção Mitsubishi Catalão (GO) Comerciais Leves (Utilitários)

Toyota Indaiatuba (SP) Automóveis

Mercedez-Benz

(Automóveis) Juiz de Fora (MG)

Em 2008 passou a ser só para exportação Land Rover São Bernardo do Campo (SP) Desativada

Renault São José dos Pinhais (PR) Volkswagen -Audi São José dos Pinhais (PR)

Iveco-Fiat Sete Lagoas (MG) Comerciais Leves (Utilitários) General Motors (Chevrolet) Gravataí (RS)

Ford Camaçari (BA)

Peugeot-Citroën Porto Real (RJ)

2002 Nissan São José dos Pinhais (PR) Comerciais Leves (Utilitários) 2007 Hyundai Anápolis (GO) Comerciais Leves (Utilitários) 2001

Cronologia das Implantações das Industrias

1962

1976

1998

1999

2000

1953 São Paulo (SP) Desativada

1957

1959

montadoras também se instalaram no pais, isso devido a aprovação de uma regulamentação que beneficia a recuperação dos veículos dos inadimplentes e assim gerando uma confiança ao setor financeiro que permite facilitar o financiamento para aquisição do bem que é um dos sonho de consumo de quase toda população.

A ANFAVEA através de um estudo mostrou as perspectivas para os próximos 19 anos e mostrou como estaremos em 2034, baseando-se ao aumento da população foi projetado um crescimento de 3 do PIB Brasileiro, o PIB Per capita passaria de US$11,2 mil que foi registrado em 2013 para US$17,9 mil em 2034. Com isso o licenciamento de veículos chegaria a 7,4 Milhões de unidades por ano em 2034, teremos nesta época cerca de 95,2 Milhões de veículos circulando em território nacional, isso equivale a média de 2,4 habitantes por veículos, uma média bem melhor que a de 2013 que era de 5,1, segundo dados da FENABRAVE (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) em 2015 só no Estado de São Paulo existem cerca de 16.723.135 automóveis licenciado, sendo que 411.110 são pertencentes ao município de Guarulhos.

A indústria automotiva é uma indústria forte devido ao automóvel ter sido uma das bases do desenvolvimento da economia no Brasil durante o Período JK. Juscelino Kubitschek ou JK como era popularmente conhecido, foi presidente do Brasil eleito em 1955 após o suicídio de Getúlio Vargas no ano anterior, JK desenvolveu a economia com um Plano de Metas (com 31 Metas), com esse plano JK pretendia desenvolver o Brasil 50 anos em 5, para isso JK priorizava o processo de industrialização do Brasil, a Indústria Automobilística foi um dos setores de investimento por JK, fazendo com que a indústria automobilística tivesse um crescimento significativo e como consequência um fortalecimento na economia nacional, ajudando o PIB anual chegar aos 7%.

Graças a JK, diversas fabricas de automóveis vieram para o Brasil, a Volkswagen foi a primeira a se instalar no País em 1959, no mesmo ano inaugurava a fabrica da Chevrolet, a Tabela ao lado mostra a industrialização do automóvel no Brasil.

Como visto anteriormente a indústria automobilística vem crescendo desde o período de JK, e no fim da década de 90, houve um significativo aumento de montadoras instaladas no País, Segundo dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em 2008 havia cerca de 2539 concessionárias, representando 12 Marcas das 11 montadoras instaladas no País.

(3)

3 Cada concessionária possui uma característica arquitetônica peculiar diferente da outra, isso devido suas atividades e também a regras e padrões obrigatórios exigidos pelas fábricas fazendo assim uma espécie de marca registradas da marca nas concessionárias.

3. Importação

O primeiro carro a circular no Brasil foi um modelo da Peugeot 1891 importado da França por Santos Dummont, na época não havia nem mesmo oficinas da marca por aqui, assim sendo as peças também seriam importadas. Com o inicio da fabricação do DKW e com mais de 50 % das peças serem fabricadas aqui no Brasil os automóveis ainda assim eram considerados produtos importados, mesmo com concessionárias especializadas em vendas e serviços de manutenção instaladas no Brasil. No inicio as concessionárias começaram sendo negócios de família e só ao decorrer dos anos foi se profissionalizando, com a alavancada que o governo JK deu na economia automobilística varias lojas de outros seguimentos como o Mappin por exemplo também começaram a vender automóveis.

Com a Lei n° 1.455, de 7 de Abril de 1976 que proibia a importação de veículos no chamado Anexo C do comunicado Cacex*, esse fato teve seu lado positivo uma vez que as indústrias automotivas passaram a não ter concorrência para os modelos luxuosos e esportivos, sendo assim beneficiando as fábricas já instaladas no Brasil. Nessa época só era permitida o licenciamento de veículos importados nas seguintes condições:

Adquirido em Leilões da Receita Federal

Sido fruto de premiação a brasileiro em algum concurso ou competição internacional Trazido para o país por alguma embaixada

Comprado por algum funcionário do governo brasileiro em serviço no exterior Zona Franca de Manaus

Obs.: Os veículos importados pelas embaixadas podiam ser comercializados após 3 anos de uso e assim era feito uma vez que o valor do automóvel importado era muito alto. Na Zona Franca de Manaus era permitida as importações, mas permitida apenas para circulação apenas interna.

*Cacex – “EXPLICAÇÃO DO QUE É COMUNICADO CACEX”

Quando o Presidente Collor de Melo assumiu a presidência ele declarou que os carros brasileiros eram “carroças” e então reabriu o mercado Brasileiro para importação de veículos em 9 de maio de 1990, Collor eliminou o Anexo C com uma medida provisória, daí para frente as concessionárias passaram a ser simples concessionárias, atendendo apenas o ramo de vendas e serviços para carros. O primeiro carro a ser importado depois da reabertura do mercado de importações foi um BMW 520i, vendido pelo grupo Regino e chegado ao Brasil no dia 15 de junho de 1990, essa reabertura das importações gerou uma grande expectativa positiva na indústria automobilística. O valor dos veículos eram todos em dólares pelo motivo de na época a inflação estar em 1,639% isso por estar acumulada.

Logo de inicio foram vendidos quase 16 mil veículos importados de 8 montadoras diferentes, isso tudo de inicio, oque foi considerado um grande sucesso no mercado, em 1992 outras marcas se interessaram

(4)

4 no mercado brasileiro de veículos e se instalaram no Brasil, como BMW, HONDA, HYUNDAI, LAND ROVER, MAZDA, PEUGEOT, RENAULT, TOYOTA e SUBARU.

Em 1993 a alíquota caiu de 85% para 35%, fez com que o mercado brasileiro abrisse as portas para mais alguns modelos mais sofisticados, isso ajudado com a confirmação pelo STF (Supremo Tribunal Federal) do pedido de renúncia do agora então ex- presidente Collor *.

* Fernando Collor de Mello ao ter a confirmação de que seria deposto do cargo, pediu a renúncia, fazendo assim uma manobra para que não perdesse seus direitos políticos.

Itamar Franco tomou posse do cargo da presidência ainda em 1992, mais precisamente dia 29 de dezembro, Itamar tinha muito apreço pelas indústrias que se instalavam no Brasil, chegando até a ajudar algumas até mesmo voltar a fabricar modelos já extintos.

Em julho de 1993 foi posto em prática o plano Real pelo então ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso, oque fez parar a inflação e estabilizar o lado financeiro do País, dois anos após a criação do plano Real o Brasil bateu o recorde em importações, atingiu o pico de US$2 bilhões ainda no começo do segundo semestre, esse numero foi contido com o aumento dos impostos para 70%. Com isso as montadoras ficaram forçadas em abrir montadoras no país.

4. Audi

A Audi começou a escrever sua historia no Brasil em 18 de Novembro de 1993, com o acordo entre a Senna Import (empresa de Ayton Senna) e a Audi AG, em 1994 começaram as importações dos veículos da marca, mesmo não sendo ainda conhecida pelos brasileiros, esse acordo durou até março de 2005, quando a Audi AG assume 100% dos negócios no país e assim surge a Audi Brasil Distribuidora de Veículos, que ficou responsável de vender e divulgar a marca aqui no Brasil. Após essa mudança a marca alavancou ainda mais seus negócios, fazendo com que seus carros se tornassem objetos de desejos de pessoas desde jovens até mesmo adultos na faixa etária de 50 anos que procuram um pouco de esportividade e tecnologia em automóveis.

O crescimento da marca Audi no Brasil é cada vez mais notável, e em contrapartida os investimentos cada vez mais ambiciosos, em 2013 com a inauguração da segunda fabrica na china a Audi aumentou sua rede de produção mundial e aumentou também em 35 % suas vendas no Brasil, chegando a 6.500 unidades vendidas e até o fim deste ano de 2015 a marca pretendia investir a quantia aproximada de 150 milhões de euros, para a fábrica de São José dos Pinhais fabricasse os modelos Q3 e A3 no país. Assim sendo o modelo A3 foi o primeiro modelo fabricado 100 % no Brasil e como homenagem nada mais justo que homenagear a pessoa que abriu as portas para a marca Ayrton Senna.

(5)

5

FOTO AUDI A3 AYRTON SENNA

Segundo Rupert Stadler (Presidente Mundial da AUDI AG) a marca pretende dobrar os números de concessionárias até 2020, liderando assim o segmento premium do país. O ano de 2014 foi muito significante para a marca, em janeiro lançou o modelo A3 Sedan, sendo o primeiro Sedan compacto premium do mundo, bateu recordes de vendas durante o ano e de emplacamentos em maio de 2014, e tem como meta chegar a marca de 30 mil carros vendidos por ano em 2020. Em 2014 foi inaugurado o Audi Lounge na Rua Oscar Freire São Paulo (que será detalhada melhor posteriormente em um dos estudos de caso).

5. Arquitetura Comercial

Hoje em dia as Concessionárias são muito parecidas olhando pelo aspecto físico das concessionarias

Guarulhos

O município de Guarulhos foi fundada no dia 08 de Dezembro de 1560, pertencente a Região Metropolitana de São Paulo, localizado na Serra da Mantiqueira, Guarulhos tem a segunda maior população do Estado de São Paulo e a décima terceira mais populosa do País, e a cidade não capital mais populosa do Brasil e é dono do segundo maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado e o nono maior do Brasil (censo 2010). Município de diversidades, contém áreas de Várzeas, Planícies Aluviais, Colinas, Morros e Serras. Com clima Subtropical úmido e temperatura anual entre 17 e 21°C e chegando a ter geadas em alguns pontos, a umidade do ar é considerável boa, em média de 81,1% e tem uma cobertura vegetal nativa primitiva graças a Floresta da Cantareira e pela Mata Planaltina ou de Transição.

Guarulhos antes de ser fundada era um povoamento denominado de Nossa Senhora da Conceição, ligado à outros cinco povoamentos com um objetivo em comum que era defender o povoado de São Paulo de Piratinga*

*São Paulo de Piratininga foi uma povoação que surgiu em 25 de Janeiro de 1554, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, a partir da construção de um colégio jesuita feita por 12 padres, entre eles o Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, na época foi construído um barracão de taipa de pilão, mas hoje é conhecido como Pátio do Colégio localizado na região do Centro velho de São Paulo.

(6)

6 Em 1880 Guarulhos emancipou-se de São Paulo, mudando o nome para Nossa Senhora da Conceição dos Guarulhos, passando para o nome de Guarulhos em si depois da promulgação da Lei n°1.021 de 06 de Novembro de 1906.

A economia do município teve inicio por Afonso Sardinha em 1957 (no período Colonial), pela mineração do ouro na região das Lavras Velhas do Geraldo ou Catas Velhas (hoje conhecida como Bairro das Lavras) , essa mineração de ouro durou por mais de 200 anos, após essa época de mineração do ouro Guarulhos teve o ciclo do Tijolo que causou o surgimento de centenas de olarias nas Várzeas dos Principais rios do município (Tiête, Cabuçu e Baquirivu-guaçu) sendo a maioria delas de imigrantes italianos, e com a substituição da Taipa de Pilão por Tijolo essas olarias encontraram espaço na economia Paulista. As industrias começaram a se instalar em Guarulhos em 1915 com a implantação do ramal Tramway da Cantareira.

Guarulhos fica estrategicamente favorável a instalação de industrias no município devido ficar próximo as principais rodovias de São Paulo como Rodovia Presidente Dutra, Rodovia Ayrton Senna, Rodovia Fernão Dias, Rodovia Helio Schimit, e Rodoanel Mario Covas e Marginal Tiête que levam as demais Rodovias também ficam na proximidade do município com fácil acesso a elas. Outro fator favorável do município de Guarulhos e por ele receber o Aeroporto Internacional de Cumbica, todos esses fatores positivos colaboram para diversas empresas e industrias se instalarem no município fazendo com que o mesmo cresça a cada dia se tornando cada vez mais forte na economia do Pais. Algumas das Principais Empresas Instaladas em Guarulhos:

• Viação UTIL • Viação Cometa • Viação Atibaia • Auto Viação • Viação Atual • Industria Puratos • Aché • Maggion • Europa • Randon • Tecfil • Gerdau • Usiminas

(7)

7 • Pepsico

• Continental • Yamaha

Além de centros logísticos de Distribuição como Riachuelo, C&C, Ponto Frio, Dia e Bauducco.

Obs.: A população Brasileira já passou de 205 Milhões de pessoas, em Guarulhos são 1.221.979 Pessoas

6. Guarulhos X Industria automotiva

ESTUDO DE CASO

Referências

Documentos relacionados

O ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas), tem como objetivo desenvolver estudos sobre autismo e desenvolver uma ferramenta computacional para apoio à

Dentro do contexto apresentado, o objetivo deste trabalho ´e mostrar como fun- ciona o ambiente de apoio para submiss˜ao e avaliac¸˜ao autom´atica de trabalhos pr´aticos dos

Os profissionais que não estão atuando na área puderam se desligar do CRF/MG até o dia 31 de março sem pagar a anuidade de 2018.. Conforme um parecer jurídico da Advocacia-Geral

O marxismo sob a ótica do pensador peruano, apresenta-se à sociedade e às classes despossuídas como doutrina, método de ação, “evangelho e movimento de massas”, como fé

O campo “status” diz respeito unicamente ao resultado da etapa Técnico-Comportamental e não indica aprovação no processo como um

REPRESENTAÇÕES DA CIC F ot o: A gência Ê dis on Ca sté ncio Expediente Presidente - Carlos Heinen Vice-presidente de Indústria - Reomar Slaviero Vice-presidente de Comércio

****** Atletas e Cavalos não Filiados, procurar a FCH para fazer a filiação antes do inicio na prova.

to de ferramentas, estratégias e políticas de segurança que visam proteger os dados da empresa de vários riscos, tais como: proteção e prevenção contra ataques aos