• Nenhum resultado encontrado

CONTEÚDO. - Introdução à História da Maquiagem - Ferramentas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTEÚDO. - Introdução à História da Maquiagem - Ferramentas"

Copied!
80
0
0

Texto

(1)

MAQUIAGEM

BÁSICO

(2)

CONTEÚDO

- Introdução à História da Maquiagem - Ferramentas - Produtos - Preparação da Pele - Olhos - Rímel - Blush - Batom

- Maquiagem Preta: Passo-a-Passo - Maquiagem Colorida: Passo-a-Passo - Maquiagem Balada: Passo-a-Passo - Maquiagem Dia a dia: Passo-a-Passo - Maquiagem Pele Negra: Passo-a-Passo

(3)

INTRODUÇÃO

O ato de se maquiar vem desde 3000 a.C, onde se usava pinturas corporais para os festejos, adoração aos deuses e celebrações. No Egito antigo, de onde se tem os primeiros relatos de uso de cosméticos, os faraós já se preocupavam com a maquiagem. Todas as pinturas exibidas nos sarcófagos das pirâmides respeitavam a lei da frontalidade, não pintavam somente o que viam, mas tudo o que existia. Usavam uma maquiagem muito característica, onde se destacavam os olhos, pois acreditava-se que eram a representação da alma e perucas coloridas eram usadas para representar a posição social do indivíduo.

Foto: Site blog Carreira Beauty

Usavam o pó de khol, uma espécie de poeira preta, rica em chumbo, misturada com gordura animal ou óleo vegetal de forma condensada e aplicava-se em volta dos olhos delineando-os fortemente para proteção do sol e insetos. Todos

(4)

usavam este carvão, as mulheres além dos olhos, o aplicavam nas sobrancelhas para realça-las. Nas pálpebras era aplicado um pó verde á base de malaquita e a boca era de coloração carmim por conta de um pigmento extraído de inseto (cochonilha) ou de raízes, como a Púrpura de Tyr (poideros). As maquiagens eram feitas de forma natural e fabricadas pelos próprios egípcios. A composição química diferente dos produtos que temos hoje, era a base de carvão, gordura animal, óleos vegetais, substâncias tóxicas, como o mercúrio e chumbo.

Foto: Site blog Carreira Beauty

Numa sociedade machista, como a egípcia, as mulheres deveriam ter pele clara e homens pele escura. Cleópatra retratou muito bem isso, preza a lenda que ela usava a mistura de leite de cabra e miolo de pão para clareamento da pele. Banhos de leite com mel, argila no rosto e o khol também eram usados por ela. Os romanos usavam a mistura de azeite de oliva ou gordura animal com trigo para manter a pele o mais clara possível, juntamente com as sobrancelhas escuras e os lábios realçados por corantes. Porém, há relatos da contrariedade

(5)

masculina em relação aos artifícios femininos, como escreveu Ovídio “Seu artifício deve permanecer insuspeito.” “Como não sentir repugnância de frente da pintura espessa em seu rosto se dissolvendo e escorrendo até seus seios?” Andreas de Laguna, o médico espanhol do Papa Julius III.

A igreja entendia como uma forma de luxuria, impureza, excesso de vaidade e forças do mal o ato de se maquiar. A alvaiade era uma substância tóxica usada na Idade Média para manter o rosto pálido e muitas mulheres morreram por usa-la. Mesmo a igreja sendo contra, o ato de colorir os lábios virou moda na época. A cor ditava a classe social: rosa e vermelho para as prostitutas e os tons mais claros, quase imperceptíveis para as mulheres consideradas distintas. Nesta mesma época, a higiene foi esquecida e ironicamente o consumo da maquiagem, cosméticos coloridos e perfumes aumentou.

A aristocracia, nos séculos XV e XVI mantinham o rosto com pinturas brancas á base de gesso, pó de arroz ou caulim, pois acreditavam numa superioridade racial. Na Idade Moderna, o rosto natural virou padrão de moda, porém por pouquíssimo tempo. O batom volta com força, o perfumista francês Rhodopis lança um bastão composto por óleo de amêndoas, essência de bergamota, limão, talco, gordura de cervo e corante. Com todos os avanços tecnológicos e culturais no século XX o uso da maquiagem se tornou mais popular. Temos com exemplos as estrelas de cinemas reinando em suas décadas. Atualmente, apesar de algumas destas matérias primas serem empregadas, como os óleos vegetais, o setor de maquiagem se desenvolveu de maneira significativa e com isso trouxe segurança e qualidade para o consumidor.

(6)

FERRAMENTAS

Para conhecer melhor os pincéis usados para cada necessidade, confira as opções apresentadas nas imagens, com a descrição de cada um e uma sugestão de produto para cada tipo de pincel.

Pinceis de base

(7)

01 – Esponjas: as esponjas podem ser ótimas opções para aplicar produtos no

rosto. Para não errar, escolha o tipo certo para cada produto. Por exemplo: esponjas porosas são indicadas para aplicar produto em pó e as mais densas, produtos líquidos e pastosos.

02 – Beauty Blender: é uma esponja anatômica que serve para aplicar produtos

líquidos no rosto. Além da praticidade na aplicação, a Beauty Blender deixa a pele uniforme e com aspecto natural. A dica para não desperdiçar produto e garantir uma aplicação perfeita é umedecer a esponja em um recipiente com água. Você vai perceber que o acessório aumenta de tamanho e fica mais macio. O ponto negativo da Beauty Blender, além do preço alto, é que de acordo com algumas resenhas, ela dilui a base e diminui a cobertura do produto, ideal para um acabamento mais natural.

03 – Língua de gato reto: basicamente tem a mesma função do pincel língua

de gato tradicional. A única diferença é que o topo das cerdas do pincel é reto. A dica para evitar manchas é aplicar a base no rosto fazendo movimentos de X com o pincel.

04 – Língua de gato: pincel de base que serve para espalhar produtos líquidos

ou cremosos no rosto. O ponto positivo é o preço acessível e a facilidade para encontrá-lo, porém o acabamento não é dos melhores. Apesar de deixar a pele com uma alta cobertura, o pincel língua de gato pode deixar o acabamento da pele marcado. A dica também é aplicar a base no rosto fazendo movimentos de X com o pincel.

(8)

05 – Duo Fiber: esse é um pincel feito de cerdas sintéticas e naturais. Possui

uma textura macia e deixa a pele com aspecto iluminado. É indicado para quem prefere uma cobertura de base mais leve para o rosto. A dica para evitar manchas e deixar a pele uniforme é aplicá-lo dando leve batidas em toda a superfície do rosto.

06 – Kabuki: o pincel no formato kabuki é mais denso e possui uma quantidade

maior de cerdas, proporcionando assim maior precisão e cobertura para a pele. A dica para uma aplicação impecável é depositar uma pequena quantidade de base no rosto e em seguida usar o pincel para espalhar. Assim, você economiza produto e evita deixar a pele com aspecto artificial.

Pinceis de corretivo

(9)

01 – Língua de gato: o pincel língua de gato também pode ser usado para

aplicar corretivo. Com cerdas feitas de pelo sintético branco, esse pincel foi projetado para criar uma superfície lisa e uma cobertura maior, dando assim um melhor acabamento à pele.

02 – Língua de gato pequeno: Dar um ar de pele saudável e corrigida com o

pincel de cerdas sintéticas e pontas arredondadas. Esse pincel é indicado para uma aplicação mais precisa de produtos pastosos.

03 – Kabuki: esse pincel é ideal para corrigir manchas avermelhadas, olheiras

e marcas de acne na pele. Por ser um pincel denso e de precisão, o kabuki pode acumular mais produto do que o necessário, deve-se não se exceder.

04 – Língua de gato médio: é um pincel macio, estreito e de ponta achatada. É

utilizado para corrigir grandes áreas, como as olheiras, ou pequenas, como marcas de acne.

05 – Esponjas: as esponjas podem ser ótimas para aplicar corretivo no rosto.

(10)

Pinceis de pó

Foto do site www.dicasdemulher.com.br/pinceis-de-maquiagem

01 – Kabuki: devido à sua densidade, o pincel kabuki é ideal para aplicação de

pó mineral. Para garantir uma aplicação natural e uniforme, espalhe o produto fazendo movimentos circulares.

02 – Esponjas: apesar de serem mais práticas, as esponjas acumulam muito

produto e podem deixar a pele com aspecto artificial. Para garantir uma aplicação mais leve, tire o excesso de pó dando batidas no dorso da mão antes de aplicar no rosto.

(11)

03 – Pincel para pó ou base: esse pincel é ideal para quem deseja um pincel

2-em-1, pois ele permite a aplicação de bases minerais e também de pó facial.

04 – Pincel de pó regular: é o modelo de pincel mais comum para aplicação de

pó compacto no rosto. Feito de cerdas naturais, o acessório garante uma pele com acabamento aveludado e uniforme.

05 – Duo Fiber: é ideal para quem prefere uma aplicação mais suave de pó. A

mistura de cerdas naturais com sintéticas deixa a pele com aspecto polido e natural.

06 – Pincel de pó com a ponta fina: esse é um pincel de precisão, por isso é

indicado para aplicar pó em áreas específicas. Aplicar cuidadosamente para garantir um acabamento uniforme.

(12)

Pinceis para contorno facial

Foto do site www.dicasdemulher.com.br/pinceis-de-maquiagem

01 – Chanfrado: esse formato de pincel é indicado para quem deseja fazer um

contorno facial mais esfumado e natural. Para um acabamento impecável, depositar o produto aos poucos na pele do rosto.

02 – Kabuki chanfrado: pincel denso e de precisão. Portanto, para evitar

exageros, retirar o excesso de produto no dorso da mão antes de aplicar no rosto.

03 – Pincel para contorno pequeno: modelo de pincel de precisão para

(13)

Para um efeito mais uniforme, usar um pincel maior para esfumar tudo no final.

04 – Pincel de blush regular: reaproveitar os pinceis pode ser uma boa opção

para economizar tempo e dinheiro. Usar o pincel de blush tradicional para fazer o contorno facial de maneira delicada e natural.

05 – Pincel angular: esse pincel é ideal para quem opta por um contorno com

menos precisão, mais esfumado do que marcado. É essencial ser usado com leveza, pois as cerdas podem ficar “abertinhas” com facilidade.

Pinceis de blush

(14)

01 – Pincel de blush tradicional: esse modelo de pincel é o mais fácil de ser

encontrado e garante um efeito natural e esfumado para as bochechas.

02 – Chanfrado: o pincel chanfrado é ideal para quem deseja uma aplicação

mais precisa de blush. Cuidado para não exagerar na quantidade e ficar com o rosto marcado.

03 – Duo Fiber: ideal para aplicação de blushes de alta pigmentação e textura

cremosa, pois esfuma e espalha o produto de maneira uniforme na pele.

04 – Kabuki chanfrado: cuidado na hora de aplicar blush usando esse pincel.

Devido à sua densidade, esse é um modelo de muita precisão e você corre o risco de ficar com o rosto marcado se não usá-lo de maneira sutil.

05 – Kabuki: para garantir um efeito natural e saudável para as bochechas,

deposite a mínima quantidade de produto possível no pincel antes de começar a aplicação.

(15)

Pinceis para aplicar iluminador

Foto do site www.dicasdemulher.com.br/pinceis-de-maquiagem

01 – Pincel para blush ou pó: é possível usar o pincel de pó ou blush para

aplicar o iluminador, mas é necessário pegar bem pouco produto e aplicar de forma suave para não exagerar na dose de iluminador e ficar com a aparência de pele oleosa devido à luminosidade da pele.

02 – Pincel pontudo: modelo ideal para conseguir maior precisão na hora de

aplicar o iluminador. Concentre o produto na ponta do pincel e deposite dando leves batidas na área desejada.

03 – Mini Duo Fiber: esse modelo de pincel é ideal para aplicar iluminadores

(16)

04 – Pincel de esfumar: esse modelo de pincel é indicado para quem deseja

iluminar o rosto com precisão em áreas especificas. Além disso, garante uma pele com aspecto esfumado e natural.

05 – Pincel chanfrado pequeno: se você quer um pincel que espalhe o produto

suavemente e de maneira uniforme, esse pode ser uma boa opção. Aplique o produto no pincel e espalhe dando leves batidinhas.

Pinceis para delinear

(17)

01 – Pincel para delinear as sobrancelhas: esse modelo de pincel é ideal para

o preenchimento de falhas na sobrancelha. Você ainda pode usar esse pincel para modelar as sobrancelhas da maneira que preferir.

02 – Pincel para delinear com o topo reto: o pincel de topo reto é denso e

garante mais precisão para o seu delineado. Ele também pode ser usado para aplicar sombra na parte de baixo da linha d’água.

03 – Pincel de delinear clássico: o pincel pontudinho para delinear os olhos é

o mais comum de ser encontrado, porém requer um pouco de prática para garantir uma aplicação perfeita.

04 – Pincel de alta precisão: este pincel é indicado para quem já tem

experiência em delinear os olhos.

05 – Pincel chanfrado: o pincel chanfrado é indicado para aplicar delineador em

gel e disfarçar falhas das sobrancelhas. Com um pouco de prática você estará apta a fazer delineados lindíssimos nos olhos.

(18)

Pinceis para aplicar sombra

Foto do site www.dicasdemulher.com.br/pinceis-de-maquiagem

01 – Pincel angular: o modelo de pincel mais fino e denso é ideal para marcar

o côncavo com precisão e aplicar sombra abaixo da linha d’água dos olhos.

02 – Pincel para aplicar sombra: os pinceis achatados são excelentes para

depositar a sombra nos olhos de maneira uniforme e com precisão.

03 – Pincel estreito: esse modelo de pincel é ideal para aplicar sombra na parte

(19)

04 – Pincel de corretivo: a dica é usar o pincel de corretivo para criar looks mais

pesados, pois as cerdas são mais densas e garantem uma maior pigmentação das sombras.

05 – Pincel lápis: o modelo de pincel mais fino e denso é ideal para marcar o

côncavo com precisão e aplicar sombra abaixo da linha d’água dos olhos.

Pinceis de cerdas naturais ou sintéticas

Ao vasculhar lojas de maquiagem em busca de pinceis, você vai notar que existem pinceis que são feitos com cerdas naturais e outros que são de cerdas

sintéticas.

Mas você sabe qual a diferença entre estes dois tipos?

(20)
(21)

PRODUTOS

Primer

Em cosmética, Primer é utilizado antes da maquiagem (olhos, pele, lábios, unhas ..), com o principal objetivo de suavizar e fixar o item escolhido por um tempo maior, especialmente em temperaturas adversas. Ele existe em texturas e versões variadas como creme, serum, gel, balm, com ou sem cor ou com proteção solar. Da mesma maneira que é adequado usar um selador antes de pintar uma parede, você também pode "selar" a pele, pálpebras, cílios e lábios antes de aplicar a maquiagem.

Existem vários tipos de primers cosméticos, que podem ser usados de diversas formas, por exemplo, antes da base, sombra, rímel e até nas unhas antes do esmalte para proteger e prolongar a cor.

Primer para Base

O primer cosmético para pele pode ajudar a apenas proteger e hidratar, ou pode contribuir para tratar a pele, prevenindo o surgimento de espinhas, diminuindo a oleosidade e os poros. Ele torna a base mais fácil de ser aplicada, deixando mais uniforme e natural, aumentando assim sua duração. Para tratar alguns contém propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, como vitaminas e extratos naturais de plantas. Existem primers à base de água e à base de silicone (ciclometicone e dimeticona), como também há primers para peles sensíveis, sem conservantes, óleo ou fragrância. Pode-se encontrar os com dupla função, como os que tem fator de proteção solar (FPS), o primer iluminador que deixa a

(22)

pele com um acabamento perolizado e os com cor que ajudam a uniformizar ou melhorar o tom de pele.

Primer para Sombra

O primer para pálpebras tem a função semelhante ao de base, mas foi formulado para ser usado na região dos olhos. Esse tipo de primer ajuda na aplicação, intensificar a cor deixando-a mais viva, fixando melhor, evitando que borre com facilidade ou que fique acumulada nas pálpebras. Podem ser aplicados tanto na pálpebra superior quanto na inferior, podendo ser usado antes do corretivo, para suavizar olheiras e linhas finas de expressão.

Primer para Cílios

Primer para Cílios tem o papel de preparar os cílios para receber sua máscara favorita, dando volume e definição. Alguns também tem a finalidade de ajudar fortificar, a hidratar e condicionar o fios, contribuindo para deixá-los mais saudáveis.

Primer para Lábios

Primer para Lábios deixa os lábios hidratados protegendo a pele contra o ressecamento dos batom mais secos e disfarçar as rachaduras nos lábios. Aumenta e mantêm a fixação do batom por um tempo maior e não interfere na cor original.

(23)

Bases

Cremosa

Fotos do site www.desejosdebeleza.com

Acreditamos que essa seja a mais conhecida, pois é o tipo de base mais antiga que existe.

Esse tipo de base geralmente oferece cobertura de média pra total e é extremamente hidrante (com óleo na fórmula), por isso não é indicada para peles

mistas ou oleosas. As peles maduras, secas e com bastante manchas são

(24)

É indicada para quem tem muitas manchas, ocasiões que necessitam cobertura total das imperfeições e para pessoas de pele seca que precisam de um produto bem hidratante. O acabamento é pesado.

Líquida

Fotos do site www.desejosdebeleza.com

É uma base leve, bem fluída, que espalha facilmente pelo rosto e oferece uma cobertura de leve a média.

Ela pode ser indicada para pele normal a seca caso seja tradicional e para pele

mista e oleosa; caso seja OIL FREE (significa livre de óleo, ou seja, não produz a sensação de oleosidade quando aplicado sobre a pele).

(25)

É uma boa pedida para ser usada no dia a dia, pois disfarça leves imperfeições deixando um acabamento natural.

Em pó

Fotos do site www.desejosdebeleza.com

A base em pó possui cobertura leve com acabamento natural, sendo ótima para ser usada em momentos de pressa já que sua aplicação é muito rápida e prática.

Esse tipo de base é ótimo para quem tem pele mista e oleosa, pois a base em pó ajuda a controlar o brilho e oleosidade da pele. Peles muito secas e com rugas podem não se adaptar, pois o pó pode marcar ainda mais as linhas de expressão.

Também é indicada para uso diário pois disfarça poucas imperfeições, deixa um acabamento natural e também controla a oleosidade.

(26)

Compacta

Fotos do site www.desejosdebeleza.com

Possui cobertura e acabamento de base cremosa com a praticidade de uma base em pó. A base compacta também é conhecida como pancake, possui uma cobertura de média a total e acabamento bem pesado.

É indicado para quem tem bastante manchas e imperfeições, mas é preciso tomar cuidado na aplicação, já que existe uma grande possibilidade da pele ficar manchada e do acabamento ficar extremamente pesado.

Porém algumas marcas já oferecem bases compactas de acabamento natural, Peles secas e maduras devem fugir da base compacta, pois ela costuma marcar bastante as rugas e linhas de expressões.

(27)

Mousse

Fotos do site www.desejosdebeleza.com

Base que fica no meio termo entre cremosa e líquida.

Ela tem uma textura cremosa, exatamente igual a um mousse (por isso o nome), mas possui uma cobertura de leve a média com acabamento natural. Deixa a pele bem sequinha, por isso é indicada para peles mistas e oleosas, deixando um acabamento aveludado.

(28)

Stick (bastão)

Fotos do site www.desejosdebeleza.com

Possui cobertura de média a total e um acabamento mais leve que as bases cremosas e compactas.

É indicada para todos os tipos de pele que precisam de maior cobertura de

manchas, olheiras e espinhas. Se a pele for mista e oleosa, escolha uma versão oil free. Na hora de escolher a sua base, você precisa escolher a que tem textura indicada para seu tipo de pele e para a cobertura que você deseja!

(29)

Corretivos

Os diferentes tipos de corretivo não são capazes de eliminar nenhuma imperfeição: seu papel é exclusivamente disfarçar e deixar a pele com uma aparência mais lisa e uniforme.

(30)

Confira os tipos de corretivo ideais para cada situação

– Corretivo verde ou amarelo

De todos os tipos de corretivo, este é indispensável para quem tem muitas espinhas e inflamações na pele. O colorido disfarça a vermelhidão das manchas e neutraliza o tom do das imperfeições. Se as espinhas ficam mais vermelhas na sua pele, o ideal é o verde. Já no caso de imperfeições de tom marrom ou roxo, o amarelo é a melhor opção.

– Corretivo laranja, salmão ou Coral

Este é o melhor amigo de todas que têm olheiras. O tom pode variar bastante de marca para marca, mas quase todas as empresas de maquiagem oferecem

(31)

a opção em tom alaranjado para cobrir e neutralizar olheiras. Em caso de marcas que puxam mais para o tom marrom, segue a mesma dica dada acima: escolha o corretivo de tom amarelado.

– Corretivo roxo

Para manchas amareladas, geralmente causadas pelo sol, o corretivo roxo é o ideal. Dos tipos de corretivo, ele é que melhor neutraliza este tipo de imperfeição que costuma ser frequente.

– Corretivo rosado

Este tom é o melhor amigo de quem quer cobrir cicatrizes ou manchas com aparência esbranquiçadas, como casos de despigmentação. Essas manchas acontecem quando a pele perde parte ou toda pigmentação natural em determinados locais. O corretivo em tons rosados atenua essa falta de pigmentos e uniformiza melhor o tom da pele no local.

Tipos de corretivo no tom da sua pele

Além de todos estes diferentes modelos, é importante ter um corretivo no seu exato tom de pele para uniformizar a cor. Os coloridos servem para atenuar problemas específicos, mas não dispensam o uso de um no tom da pele para uniformizar a aparência.

Ou seja, o uso do corretivo é ideal para o tipo de problema que quer esconder e, em seguida, usar de acordo com o tom de pele para uniformizar tudo. Mas

(32)

deve-se tomar cuidado para não ficar com um acabamento “tipo argamassa”, o que acontece quando há muitos produtos depositados em um mesmo local.

Por isso, a textura do produto é importante quando for utilizar qualquer um dos tipos de corretivos coloridos. O produto não pode ser muito espesso ou vai deixar uma aparência excessiva depois de finalizada a pele, e também não pode ser muito leve ou não vai cobrir de maneira uniforme as manchas e imperfeições.

Dica: O importante é testar o produto na própria pele, antes do uso, para

confirmar a sua compatibilidade.

Pó Compacto

(33)

Pó matificante: esse pó é o mais conhecido! Ele tira o brilho do rosto e é ideal

pra quem tem a pele oleosa ou mista. Não é indicado para pele seca.

O pó compacto matificante deve ser do mesmo tom da sua pele ou o mais próximo possível, aplicar com um pincel ou com a esponja adequada. Na preparação da pele, antes do blush, ele é o último produto a ser aplicado e pode retocar ao longo do dia.

Fotos do site www.magazineluiza.com.br/portaldalu

(34)

Pó translúcido: fixa a maquiagem e evita o brilho, Esse tipo de pó é

transparente, não traz nenhum tipo de cor e, por isso, não cobre as marquinhas na sua pele. A dica é aplicar com um pincel, e se a pele não for normal ou seca, nem vai precisar de retoque.

Pó iluminador: esse tipo de pó compacto tem um brilho que é ótimo pra destacar

regiões do seu rosto, como olhos e bochechas, a pele fica com aparência mais saudável!

Dica: o pó iluminador é um produto muito bom para pele oleosa, aplica-se depois da base.

Pó primer: deve ser o primeiro produto que você passa no rosto durante a

maquiagem. Ele pode ser usado em todos os tipos de pele e ajuda a fechar os poros, diminui o brilho de oleosidade e ainda fixa melhor o restante dos produtos que vai aplicar a seguir.

Pó bronzeador: pode ser opaco ou ter um leve brilho, para tons de marrom. O

ideal é escolher o mais parecido com a cor da pele, pra não ficar diferença aparente com o restante do corpo. Deve-se espalhar uma camada fina com um pincel quando a maquiagem já tiver pronta.

Atualmente existe pó compacto específico pra quem sofre com espinhas; assim, além de cobrir as manchas, também ajuda no tratamento.

(35)

PREPARAÇÃO DA PELE

Uma das partes mais importantes da maquiagem é a preparação da pele. A preparação adequada da pele para receber a maquiagem faz com que a maquiagem dure mais e que a pele fique bem protegida e hidratada, para sofrer menos com a ação dos produtos de maquiagem. Deve-se seguir todas as etapas.

FOTO: THINKSTOCK

1 – Remover as impurezas

Caso estar com maquiagem, primeiro aplicar o demaquilante e depois lavar bem o rosto com um sabonete próprio para limpeza profunda do rosto. Se você está

(36)

sem maquiagem, apenas usar o sabonete. Lavar e enxáguar bem o rosto, para assegurar-se que foi removida todas as impurezas.

2 – Tonificar a pele

Depois de limpar a pele, aplicar um tônico facial adstringente ou não, dependendo do seu tipo de pele. O tônico ajuda a fechar os poros, dando à pele um aspecto mais jovem e saudável. Além disso, o tônico colabora com a recuperação de algumas vitaminas que a pele perde com o tempo e mantém a pele longe da oleosidade por mais tempo.

3 – Hidratar a pele antes de aplicar a maquiagem

O próximo passo da preparação da pele para a maquiagem é a hidratação. A hidratação serve para devolver à pele a água perdida durante o dia. A pele hidratada mantém a maquiagem bonita por mais tempo e evita que ela fique craquelada. Hidratar antes de fazer a maquiagem é imprescindível para que a pele não seja agredida pela maquiagem.

A aplicação do hidratante pode ser feita com os dedos, em pequenos movimentos circulares, para ativar a circulação do sangue no rosto. Quem tem pele oleosa ou mista deve optar por um gel ou loção hidratante, enquanto mulheres com a pele seca devem usar cremes hidratantes.

(37)

4 – Usar o primer para garantir melhores resultados

O primer fecha ainda mais os poros e segura a maquiagem no rosto. Outro benefício do uso do primer é que controla a oleosidade e a textura da pele para que a maquiagem não escorra ou borre durante o dia. O primer tem versões para o rosto, boca e para maquiagem ao redor dos olhos. É um ótimo aliado de quem precisa ficar muitas horas maquiada.

5 – Contorno, blush e iluminador

Depois de preparar a pele para receber a maquiagem, a próxima etapa é aplicar base e fazer a finalização da pele com contorno (opcional), blush e iluminador (opcional). Esses recursos ajudam a delinear o formato do rosto e são essenciais em maquiagens de festa ou para eventos noturnos.

OLHOS

Maquiagem olhos grandes

(38)

A proposta da maquiagem para olhos grandes é buscar isso por meio das sombras escuras, mais marcantes e que trazem um charme especial à mulher. Essa profundidade pode ser obtida em tons como o marrom, preto e

em tons escuros de cinza e azul.

(39)

Maquiagem olhos pequenos

Na maquiagem para o tipo de olho pequeno, o ideal é dar impressão de que eles estão mais abertos. Sendo assim, as sombras mais claras conseguem esse efeito de maneira eficiente. Outras técnicas de maquiagem para olhos pequenos são a aplicação de lápis branco e o uso do rímel mais forte.

(40)

Maquiagem pálpebra caída

Aqui, a proposta é equilibrar essa característica, tentando fazer com que o olhar

seja levantado. As sombras precisam ser mais suaves na parte das pálpebras. A maquiagem para pálpebra caída deve apostar em um efeito

gatinho nas laterais, usando diferentes tipos de delineados para olhos.

(41)

Maquiagem olhos fundos

Olhos fundos são naturalmente mais escuros, o que dispensa o uso de sombras e outros produtos dessa tonalidade. As sombras com mais luz são ideais para maquiagem para olhos fundos, sendo usadas na região das pálpebras. Elas vão ampliar essa área, marcando a região e equilibrando as características.

(42)

Tipos de maquiagem para os olhos próximos

Aqui, é preciso fazer um jogo de sombras para atingir um efeito de olhos mais afastados. Na região mais próxima ao nariz, o ideal é usar sombras mais claras, fazendo uma transição para um tom mais escuro do meio dos olhos para os cantos.

(43)

Tipo de olho afastado

Da mesma forma que os olhos próximos, nos afastados, o jogo de sombras é ideal. Nessa característica, as sombras mais escuras são usadas próximas ao nariz, esfumaçando conforme a progressão para os cantos dos olhos.

(44)

RÍMEL

O Rímel é uma marca de máscara para cílios cosmético usado para escurecer, clarear ou colorir os cílios, e também para engrossá-los, alongá-los e defini-los. Vem também em muitas fórmulas, tonalidades e cores. O produto é disponibilizado em tubos com bastões de aplicação. Sua composição inclui um pigmento hidrofóbico, um agente espessante solúvel em água, uma resina para formação de película, um umectante e água.

Os bastões de aplicação podem ser retos ou arqueados, para curvar os cílios, com cerdas finas ou grossas. Alguns bastões contém fibras de nylon ou de seda sintética para aumentar os cílios.

(45)
(46)

BLUSH

Blush (do inglês "enrubescer" ou "rubor") ou Rouge' (do francês "vermelho") é

um produto de maquilagem usados para realçar ou dar colorido às maçãs do rosto (bochechas), conferindo uma aparência saudável e corrigindo certas irregularidades da face, mas também pode causar mais danos faciais que o shadow eye (sombra de olhos).

O blush pode devolver a naturalidade a uma pele que foi trabalhada com base, corretivo e pó. Também pode-se utilizar o blush para dar forma ao rosto, realçar a estrutura óssea e seus melhores traços.

Dicas de Como Passar o Blush

 Passe o pincel levemente sobre uma das cores. Antes de aplica-lo no rosto, retire o excesso de produto no dorso da mão. Aplique o blush nas maçãs do rosto, em movimentos circulares ascendentes — até atingir o efeito desejado.

 Sempre aplique o blush depois de terminar a maquiagem dos olhos e dos lábios. Desta forma, pode ajustar melhor a intensidade da cor no rosto.

 Utilize a cor na parte mais cheia das maçãs do rosto. Sorria, com os lábios fechados, para encontrar o ponto certo. Para isso, basta passar o pincel sutilmente, no centro da testa, na base e na linha frontal do nariz, centro da maçã e topo do queixo.

(47)

De acordo com o formato do rosto

(48)

Tons e Cores do blush

Para o Dia: pêssego, salmão, rosa claro e rosa médio.

Para a Noite: terra, bronze claro, cobre escuro, marrom terra.

Peles claras costumam ficar bem com blush rosado. Já as morenas, com os

amarronzados e laranjas.

Pigmentos rosa, laranja, vermelho, marrom e acobreado sempre garantem um ar mais corado à maquiagem e deixam a gente com “carinha de saúde”, de pele que tomou um pouquinho de sol. Porém, errar no tom pode trazer um efeito esquisito, deixando a pele com tom artificial ou, no mínimo, não tão bonito quanto poderia.

Como saber qual blush é ideal para cada tom de pele?

Uma dica simples e eficaz é apertar as bochechas, delicadamente, até que fiquem coradas e comparar o blush com a cor vista no rosto. O tom que ficar mais próximo é o ideal para seu tipo de pele.

Esse truque deixa claro que, ao contrário dos batons e sombras, encontrados em cores diversas de acordo com a troca de coleção das marcas de cosméticos, o blush deve ser comprado de acordo com seu biotipo, evitando o aspecto artificial e marcado que algumas pessoas mantem.

(49)

Fotos do site www.belezaesaude.com/blush

Tipos de Blush

Blush Mosaico

Fotos do site www.belezaesaude.com/blush

É uma mistura de várias tonalidades para combinar com qualquer tipo de pele. Possui fórmula com textura ultrafina e pigmentos micronizados que proporcionam aplicação suave e ótima aderência.

(50)

Blush Líquido

Fotos do site www.belezaesaude.com/blush

O blush Líquido é um produto inovador, de fácil aplicação, que proporciona um efeito natural e saudável ao rosto. A fórmula possui fragrância suave, que não agride a pele, e glicerina que mantém a hidratação natural da pele. Harmoniza-se com todos os looks de maquiagem e por isso pode Harmoniza-ser usado em qualquer ocasião, de dia ou à noite.

(51)

Blush em Esferas

Fotos do site www.belezaesaude.com/blush

Blush em formato diferenciado, com alto poder de pigmentação. Ele é formado por esferas, com a proposta de proporcionar efeito luminoso e opaco ao mesmo tempo. Ele tem uma cor super intensa e viva, mas esfumado fica bem bonito e natural.

(52)

Blush Compacto

Fotos do site www.belezaesaude.com/blush

É o mais comum e tem boa fixação. Para um efeito natural, aplicar sobre as maçãs do rosto com um pincel grosso e arredondando. Indicado para todos os

(53)

Blush em pó solto

Foto do site www.belezaesaude.com/blush

O Blush em pó solto possui uma fórmula exclusiva que colore sua pele desde a primeira aplicação. Desenvolvido com partículas especiais que conferem uma aplicação suave e aveludada que valoriza, realça e ilumina seu rosto. Fácil de aplicar e espalhar na pele.

(54)

Blush em Creme

Foto do site www.belezaesaude.com/blush

Como a textura desse blush é mais pesada, ele pode escorrer com o suor e deixar um brilho oleoso na pele, por isso é indicado para peles secas. Esse blush pode ser aplicado com uma esponjinha. Para aplicar, passe levemente sobre as maçãs do rosto, subindo um pouquinho para as têmporas. Evite blush cremoso se o dia estiver muito quente.

(55)

Blush em Mousse

Foto do site www.belezaesaude.com/blush

Esse tipo de blush pode ser usado a qualquer hora do dia e em qualquer tipo

de pele. Costuma ter um acabamento mais intenso e luminoso que os demais.

Por isso, deve-se aplicar uma pequena quantidade com o pincel ou com a esponja nas maças do rosto e espalhar bem. É de fácil aplicação (pode ser

aplicado com o auxílio dos dedos). Ele ilumina a pele sem deixar um aspecto

oleoso. Além disso, possui ingredientes com potencial hidratante, tudo para deixar a sua pele mais bonita.

(56)

Blush em Bastão

Foto do site www.belezaesaude.com/blush

Como a textura é mais rígida, esse tipo de blush dura bastante e pode ser aplicado diretamente sobre a pele. Para aplicar, passe suavemente sobre as maçãs do rosto, subindo um pouquinho até as têmporas, e espalhar com os dedos. Se preferir, usar uma esponja e aplicar com leves batidinhas. Indicado

(57)

BATOM

O batom é um dos itens de maquiagem mais populares e amados. Vamos conhecer os diferentes tipos de batom.

1. Batom Matte

O batom matte possui textura mais seca e pigmentada do que os cremosos – a versão líquida costuma ser ainda mais seca! O acabamento opaco é o responsável por garantir sofisticação aos lábios. Um dos seus benefícios é a longa duração, o que significa menos retoques ao longo do dia.

(58)

2. Batom Acetinado

O batom acetinado é mais hidratante do que o matte e mais sequinho em comparação ao cremoso. Sua cobertura também é mais transparente, o que o torna perfeito para quem prefere um make natural ou não gosta de looks que chamam mais a atenção.

Foto: site eaitapronta.com.br

3. Gloss/Brilho Labial

O gloss é um brilho labial que pode ser incolor ou possuir um leve toque de cor, com ou sem partículas de glitter. pode usá-lo sozinho ou por cima de outro batom favorito para transformar seu acabamento.

(59)

Foto: site eaitapronta.com.br

4. Batom Cremoso

O batom cremoso é um clássico! Ele possui duração e cobertura médias e um leve brilho. A textura cremosa é hidratante e fácil de aplicar e retocar a qualquer hora do dia. Sua fórmula contém ingredientes que nutrem e ajudam a tratar os lábios.

(60)

Foto: site eaitapronta.com.br

5. Batom Vinil

Com cor e brilho intensos inspirados no vinil, este batom garante impacto instantâneo ao make. Indicado para usar em eventos.

(61)

6. Batom Cintilante

De acabamento perolizado ou metalizado, este tipo de batom possui cobertura e duração médias com um brilho único de efeito cintilante – não é o mesmo do gloss! Hit nos anos 90, o batom metalizado voltou a aparecer por aí em looks mais modernos, em especial em cores mais ousadas, como o roxo escuro.

(62)

MAQUIAGEM PRETA: PASSO-A-PASSO

1º Passo

Fotos: site www.pausaparafeminices.com

Começe a make, aplicando lápis bege abaixo da sobrancelha e no cantinho interno. Nas sequência espalho com o dedo indicador;

(63)

2º Passo

Agora contorno todo o olho com lápis preto, sem ultrapassar a dobra do olho. É importante que o lápis tenha uma textura levemente cremosa, assim ele não “mancha” a pálpebra e deixa o preto uniforme.

3º Passo

Fotos do site www.pausaparafeminices.com

Com um pincel pontudo macio contorne todo o preto com sombra marrom

(64)

4º Passo

Fotos do site www.pausaparafeminices.com

Com um pincel fofo, aplica a mesma sombra marrom e esfume no côncavo e canto externo. Não levo muito para fora, sigo o desenho arredondado do olho... deve-se seguir o desenho.

(65)

Fotos do site www.pausaparafeminices.com

Com o mesmo pincel fofo aplica a sombra preta opaca e esfume abaixo do marrom do côncavo e canto externo. O preto tem que ficar “dentro” do marrom!

6º Passo

Fotos do site www.pausaparafeminices.com

Agora com um pincel denso e firme, deposita sombra preta opaca na pálpebra móvel, deixando o tom forte até a dobra do olho. Aplica-se três camadas de preto pra ficar ultra forte! É importante pressionar o pincel contra a pálpebra, dessa forma a sombra adere melhor.

(66)

7º Passo

Fotos do site www.pausaparafeminices.com

Com um pincel curtinho aplica-se a sombra preta rente aos cílios inferiores, bem em cima do lápis deixando o marrom sombreando por fora.

8º Passo

Fotos do site www.pausaparafeminices.com

Finaliza-se com a sombra bege iluminadora no cantinho interno. Esse passo é opcional, para olhos pequenos indica-se aumentá-los.

(67)

Fotos do site www.pausaparafeminices.com

MAQUIAGEM COLORIDA:

PASSO-A-PASSO

Como usar?

Recomenda-se com os itens básicos: batom colorido, muito delineador, sombra metalizada e itens rosados. Algumas cores são garantia de sucesso, como: laranja (que combina com todas as mulheres) e vermelho (em tonalidades mais abertas), dica para uma maquiagem colorida é apostar nos delineadores que ganharam versões coloridas. Pode-se apostar nos tons de azul, verde e rosa.

(68)

Foto: site www.dicasdemulher.com.br

Passo a Passo

1. Limpe bem a pele com demaquilante de sua preferência. Depois aplique o

primer para o rosto todo. Em seguida a base de forma homogênea.

2. Aplique a sombra azul em toda a pálpebra.

3. Passe a segunda sombra, que pode ser preta, verde militar, verde escuro,

prata ou cinza no canto esquerdo (lado de fora).

4. Com o pincel, esfume ela por cima da primeira sombra, com pincel para

esfumar. Tem que ficar bem misturadinho. Limpe os excessos com cotonete.

5. Passe bastante rímel.

6. Na boca você pode usar um batom nude ou em tom de rosa chá.

(69)

MAQUIAGEM BALADA:

PASSO-A-PASSO

A maquiagem para noite baladas merece uma atenção a mais quando o assunto é duração. Para evitar ficar com o rosto “apagado” ao longo da balada, use produtos que tenham longa duração. Vale até investir em um batom matte para ter um efeito mais seco e cor nos lábios por toda a noite. Existem produtos com controle de oleosidade que são da cor da pele (base e pó de arroz compacto).

(70)
(71)

Passo a Passo

(ver imagem acima)

1) Passe sombra champanhe na pálpebra móvel;

2) Com um lápis azul faça como se fosse um delineado apenas na parte

externa do olho;

3) Use um pincel chanfrado e sombra azul marinho para reforçar o delineado; 4) Passe sombra azul no canto externo do olho;

5) Esfumace a sombra azul;

6 e 7) Limpe o canto externo, deixando o final da sombra retinho; 8) Use o lápis azul para reforçar o delineado;

9) Com um pincel fininho passe sombra azul na linha dos cílios inferiores; 10) Passe lápis branco na linha d’água;

(72)

MAQUIAGEM DIA A DIA:

PASSO A PASSO

A ideia principal nesse estilo de maquiagem, é deixar o rosto com um aspecto saudável e valorizar a pele, sem dar destaque para nenhuma parte específica do rosto.

Foto: site www.caras.uol.com.br/makeup

Passo a Passo

1. Limpe bem a pele com demaquilante ou adstringente. Não passe a gase com

força para não irritar e causar vermelhidão.

2. Aplique um hidratante para dar naturalidade à pele. Se for sair à noite, evite,

(73)

3. Use corretivo líquido para suavizar a olheira. Aplicar de dentro para fora e ir

subindo em direção às têmporas.

4. Base mousse tem mais aderência pelos poros e mais naturalidade. É como se fosse um primer. Aplicar o corretivo em pontinhos, dando tapinhas no rosto.

5. Espalhe pelo rosto todo, inclusive nas pálpebras, pescoço e papo. A função é

tornar a pele homogênea.

6. É hora da sombra. Escolha uma mais clara para o dia e uma dar cor do brinco,

para a noite.

7. Para dar profundidade, opte por tons como rosado, lilás, cobre, amarelo ou

bege. Do côncavo do olho para baixo.

8. Em cima do côncavo seguindo a linha da sobrancelha use branco ou amarelo

para abrir o olhar e dar uma levantada e aplique delineador.

9. Para usar bem o blush, o truque é sorrir para encontrar a maçã do rosto sem

marcar a expressão.

10. É hora de usar o lápis de boca para fazer o desenho do contorno dos lábios.

11. Para hidratar a boca e deixá-la mais apagada, o batom deve ser nude e

matte.

(74)

MAQUIAGEM PELE NEGRA:

PASSO A PASSO

Foto: Site maquiagens.biz

Passo a Passo

1. Limpe bem e o rosto e o tonifique como de costume;

2. Com auxílio de um pincel kabuki para base ou com a ponta dos dedos espalhe base por todo o rosto;

(75)

3. Aplique corretivo nas manchinhas e imperfeições. Para deixar o rosto mais iluminado, aplique corretivo (um tom mais claro que a base) em cima do osso do nariz, no queixo e no canto interno dos olhos;

4. Com um pincel macio, aplique blush na maçã do rosto para e puxe em direção as têmporas para afinar o rosto;

5. Para a sombra, opte por um tom de dourado (evite sombra com muito brilho, pois a maquiagem pode ficar muito carregada para usar durante o dia) e espalhe por toda a pálpebra móvel;

6. Com uma sombra no tom de marrom, faça o contorno do olho (como se fosse um V deitado, marcando a parte externa do olho) para dar profundidade ao olhar;

7. Com um delineador dourado*, faça um traço fino rente aos cílios superiores;

8. Aplique de duas a três camadas de rímel preto nos cílios para deixar o olhar marcado;

9. Para deixar o visual completo, aposte em um batom próximo ao seu cor de boca e que tenha fundo rosado.

* Caso você não tenha delineador dourado, há duas dicas para criar

seu próprio delineador em casa.

Sombra + água: com um pincel adequado para delinear, molhe-o em água e

depois pegue sombra dourada e vá passando na pálpebra. Se necessário, vá molhando o pincel mais vezes.

(76)

Sombra + rímel: transparente: para criar um delineador mais consistente misture

um pouquinho de rímel transparente com sombra (da cor que desejar). Depois é só fazer o delineado com ajuda de um pincel.

(77)

REFERÊNCIAS

Portal Maquiagens.biz

https://maquiagens.biz/pele-cabelo/maquiagem-para-pele-negra/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Dicas de Mulher

Disponível em: https://www.dicasdemulher.com.br/maquiagem-colorida/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Blog Carreira Beauty

https://blog.carreirabeauty.com/historia-da-maquiagem/#.XTmt8uhKhPZ

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Dicas de Mulher

https://www.dicasdemulher.com.br/pinceis-de-maquiagem/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Beleza da Gente

https://belezadagente.wordpress.com/2018/09/06/tipos-de-base-para-maquiagem/

(78)

Portal Arco Iris Cosmeticos

https://www.arcoiriscosmeticos.com.br/Base-Cremosa-Catharine-Hill-Paint-Stick-Maquiagem

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Desejos de Beleza

https://desejosdebeleza.com/texturas-de-base/ Acesso em 26 de julho de 2019. Portal Caras https://caras.uol.com.br/makeup/cara-limpa-o-passo-passo-para-fazer-uma-maquiagem-natural.phtml Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Pic Luck

https://www.picluck.com/tag/corretivo Acesso em 26 de julho de 2019. Portal Fortíssima https://fortissima.com.br/2014/11/22/tipos-de-corretivo-o-que-considerar-na-hora-de-escolher-14660832/ Acesso em 26 de julho de 2019.

(79)

Portal Vaidosas

www.vaidosas.com.br. O que é Primer e para que serve?

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Magazine Luiza

https://www.magazineluiza.com.br/portaldalu/conheca-os-tipos-de-po-compacto/49087/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Dicas de Mulher

https://www.dicasdemulher.com.br/aprenda-a-preparar-a-pele-para-a-maquiagem/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Make You

https://www.makeyouapp.com.br/blog/maquiagem/como-fazer-maquiagem-olhos-passo-a-passo-fotos/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Wikipedia. Rímel

https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%ADmel

(80)

Portal Beleza e Saúde

https://belezaesaude.com/blush/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Eai Tá Pronta?

https://eaitapronta.com.br/tipos-de-batom/

Acesso em 26 de julho de 2019.

Portal Pausa para Feminices

https://www.pausaparafeminices.com/maquiagem/tutorial-ensinando-o-famoso-olho-super-preto-esfumado/ Acesso em 26 de julho de 2019. Portal Maquiagens.biz https://maquiagens.biz/eventos/maquiagem-para-balada/ Acesso em 26 de julho de 2019.

Referências

Documentos relacionados

Era de conhecimento de todos e as observações etnográficas dos viajantes, nas mais diversas regiões brasileiras, demonstraram largamente os cuidados e o apreço

The lagrangian particle tracking model was used to stu- dy the dispersion of particles released in different lagoon channels, the advection of particles released

Por isso, o trabalho é uma categoria fundante do ser social, que viabiliza as transformações nas relações materiais de produção e reprodução humana, tendo no

O termo extrusão do núcleo pulposo aguda e não compressiva (Enpanc) é usado aqui, pois descreve as principais características da doença e ajuda a

Nota: Para definir taxa de bolus, pressionar a tecla <BOLUS> até a texa de bolus piscar, então selecionar a taxa de bolus (ml/h) e pressionar OK..

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANÁLISE DE BACIAS E FAIXAS MÓVEIS, DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO –UERJ, torna público o presente Edital, com normas,

num ritmo aproximado de uma flexão em cada 3 segundos, partindo da posição facial, mantendo o corpo em extensão, atingindo ou ultrapassando o nível de prestação definido (