• Nenhum resultado encontrado

O SR. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O SR. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o. seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

31/05/2005

O SR. MARCUS VICENTE (PTB-ES) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, este é um momento de grande relevância para o segmento de comunicação social de nosso País, quando, solenemente, homenageamos duas grandes emissoras de televisão.

De um lado, os 20 anos da TV Tribuna, do Espírito Santo. De outro, os 14 anos da TV Tribuna de Recife. Duas emissoras que seguem a mesma linha de compromisso do Grupo Empresarial João Santos com a ética e a responsabilidade social.

Gostaria de começar falando sobre a TV Tribuna de Recife, que este ano estará completando 14 anos de sua inauguração, cuja comemoração tem, nesta sessão solene, seu ponto de partida.

Junto-me aos deputados José Múcio Monteiro e Luiz Piauhylino nessa homenagem a essa emissora do Grupo João Santos.

No ar desde 15 de novembro de 1991, a TV Tribuna de Recife começou sua trajetória retransmitindo o sinal da Rede Bandeirante, mas hoje está compondo a rede nacional da Record, levando à população pernambucana mais informação,

(2)

É uma emissora que segue os mesmos padrões de qualidade de sua co-irmã capixaba, com uma programação local de duas horas e meia de segunda a sexta-feira, e de três horas aos sábados.

Situada no Sítio Bela Vista, 2ª Perimetral Norte, em Olinda-PE, dividindo as instalações com a Tribuna FM, a TV Tribuna funciona em uma excelente estrutura física, numa área envolvida por muito verde, e como seu próprio endereço sugere, com uma bela vista panorâmica da cidade patrimônio da humanidade.

Ocupando a vice-liderança de audiência horária, a TV Tribuna de Recife também se destaca pela qualidade e pela audiência da programação local, garantindo ao seus clientes-anunciantes o resultado dos esforços de mídia planejados, além de desenvolver suas atividades cumprindo seu papel social junto ao Estado e à comunidade.

Programas jornalísticos, de auditório e de variedades, todos produzidos localmente, são os campeões de audiência em seus horários e em seus segmentos, refletindo espaços nobres para a propaganda regional.

Nos eventos regionais, a TV Tribuna ganha destaque na cobertura do Carnaval, dos festejos juninos, das celebrações e encenações da Semana Santa, do Circuito do Frio e em vários

(3)

outros eventos do calendário regional. O público reconhece a forte identificação da Emissora com a cultura pernambucana, conferindo-lhe altos índices de audiência durante as transmissões.

A TV Tribuna abrange a maior área de cobertura das emissoras de TV de Pernambuco, através de um mesmo sinal. São 118 municípios, onde vivem mais de 6,5 milhões de pessoas, o que dá a possibilidade de ser vista por mais de 83% de toda população de Pernambuco, conforme dados do IBGE.

Na programação local, o Tribuna Show, programa de auditório de maior audiência na tevê pernambucana, é apresentado pelo carismático e respeitado Flávio Barra.

O programa conta ainda com a participação da drag Kita Sempre Kita, que agita o programa com notícias de bastidores sobre artistas e bandas, além de apresentar o irreverente quadro Desafio Barra.

Um outro quadro de destaque no Tribuna Show é o Encontro com Flávio, no qual um telespectador é visitado pelo apresentador Flávio Barra.

O programa conta, também, com a participação do maestro Henrique e Seus Teclados, além de bandas inseridas no quadro da música nacional e regional entram, ao vivo, durante a exibição do programa.

(4)

Apresentado pelos jornalistas Marcos Sugahara e Carmem Lysia, o Cotidiano, noticiário local do meio-dia da TV Tribuna/Rede Record, registra os principais acontecimentos do dia em Pernambuco. Traz, também, reportagens especiais sobre saúde, denúncias das comunidades, prestação de serviço, previsão do tempo e a melhor cobertura esportiva do Estado.

A jornalista Mônica Moraes mostra, no Jornal da Tribuna, um resumo dos principais fatos que marcaram o dia em Pernambuco. Os fatos policiais são abordados com imparcialidade.

O Jornal da Tribuna também abre espaço para o noticiário esportivo e exibe, diariamente, o quadro “Desaparecidos”.

Destaque, também, para o programa Cardinot na Tribuna, apresentado pelo jornalista Josley Cardinot, com os principais fatos policiais do Estado.

Os comentários de Cardinot e uma linha editorial voltada para a defesa dos direitos dos cidadãos são a marca da credibilidade do programa.

O Cardinot na Tribuna conta, ainda, com uma equipe de reportagem exclusiva que trabalha durante a madrugada acompanhando as ocorrências policiais na Região Metropolitana do Recife.

O grande padrão de qualidade da programação local coloca a emissora pernambucana disputando o primeiro lugar de

(5)

audiência com a Globo, no horário do meio-dia às duas da tarde, comprovado pelo Ibope.

Agora, eu gostaria de dedicar minha fala a um outro fato, este relacionado ao meu querido Estado do Espírito Santo.

A comunidade capixaba tem razões de sobra para comemorar a maioridade de um de seus principais veículos de informação.

Há dois meses estamos comemorando, com os diretores e funcionários da empresa, bem como com todo o povo capixaba, os 20 anos da TV Tribuna, que no dia 29 de março de 1985 deu início a uma nova era no sistema de comunicação social do Espírito Santo.

Ganharam os jornalistas, com a abertura de mais uma frente de trabalho, mas ganhou, principalmente, a comunidade, que encontrou seu espaço na televisão.

De um raio de cobertura de 60 quilômetros no início de sua operação, a TV Tribuna, de Vitória, cobre hoje 93% da população do Espírito Santo com um único sinal, levando informação e entretenimento e contribuindo para consolidação de nossos valores.

Nada passou incólume aos olhos mágicos das câmeras da TV Tribuna nos dois últimos decênios. Das grandes

(6)

alegrias às maiores tristezas, situações que integram a maravilhosa experiência existencial humana.

O Dr. João Pereira dos Santos Filho, que morreu prematuramente num acidente aéreo em 1981, teria muito orgulho dessa filha que ajudou a gerar, com o seu sonho de estabelecer uma completa rede de comunicação em nosso Estado.

Sonho que se concretiza, com um vibrante jornal líder de circulação, o jornal A Tribuna, suas rádios FM e AM e a nossa TV Tribuna.

Ao longo desses 20 anos, vários programas fizeram história na TV Tribuna.

Logo na inauguração da emissora, o primeiro telejornal tinha apenas quatro minutos. Chamava-se “Registro Local” e nele o apresentador lia as notícias do dia. Não havia repórter.

O telejornal “Registro Local” ficou no ar cerca de dois meses dando lugar ao Tribuna Notícias, que é sucesso absoluto de audiência atualmente.

Outro programa que marcou época foi “Cidade Aberta”. Pedro Maia, que atualmente escreve, diariamente, as crônicas da coluna Cidade Aberta no jornal A Tribuna, conta que, com o fechamento temporário do jornal em 1984, a coluna “Cidade Aberta” foi adaptada para o rádio.

(7)

Com o sucesso imediato do programa, a mesma equipe foi convidada a levar o programa à televisão, inicialmente ao vivo, a partir do meio dia e com uma hora de duração.

A jornalista Celeste Franceschi e seus colegas Renato Paoliello, Pedro Maia e Willian Veloso dividiam a apresentação do programa. O público participava numa platéia montada dentro do estúdio.

Além das notícias e fatos bem variados, um dos quadros mais atraentes do programa era o “Boca no Trombone”. A platéia formava filas e mandava o seu recado sobre os mais diversos assuntos.

Muitos políticos, que hoje ocupam importantes cargos no Estado, participaram do programa e deste quadro em especial, e aproveitavam o espaço para se tornarem conhecidos.

O “Cidade Aberta” ficou no ar até o dia 30 de dezembro de 1987.

Outro grande sucesso da TV Tribuna foi o “Tribuna Livre”. Comandado inicialmente por Luis Eduardo Nascimento e, depois, por Eustáquio Palhares, o programa realizava grandes debates e movimentava a sociedade capixaba.

As crianças também tinham vez na programação local com o “Tribuna Alegria”, apresentado pelo multimídia Milson

(8)

dos maiores talentos de nosso Estado, e mais recentemente com o programa “Doce Alegria”, com Milton Neves.

O compromisso primeiro, de ampliar o mercado de trabalho para os jornalistas capixabas e dar espaço para a comunidade, se manteve ao longo dos últimos 20 anos como uma missão.

São anos de muito trabalho, mudanças e crescimento. Crescimento que não pode ser medido apenas pela audiência crescente, mas pela cobertura da emissora em todo o Estado, levando a programação do SBT e local às cidades mais distantes, de norte a sul.

Através da TV Tribuna a população capixaba pode se divertir, informar e se emocionar com as novelas, filmes, programas de auditório, seriados, humorísticos, telejornalismo, programas para todas as classes sociais e faixas de idade.

Motivos não faltam para comemorar. Ao longo de sua trajetória, a TV Tribuna foi a emissora que mais inovou, apresentando novos formatos de programas locais, desenvolvendo importantes trabalhos na área de responsabilidade social, destacando as potencialidades dos capixabas, revelando o Estado para o seu próprio povo, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.

(9)

A TV TRIBUNA conquistou o respeito e a audiência dos telespectadores e do mercado anunciante, consolidando- se como a 2ª maior emissora de TV do Espírito Santo.

O destaque hoje é a grade local, com programas respeitados e admirados pelo trabalho que apresentam e pela sua contribuição social.

O telejornal Tribuna Notícias, apresentado por Ingrid Schwartz e Torino Marques, é o principal programa local da emissora, exibido de segunda-feira a sábado, ao meio dia.

Além das reportagens, oferece mais espaço para as comunidades, através de quadros de comportamento, prestação de serviços e entrevistas ao vivo.

Eustáquio Palhares comanda o programa 9 Minutos, de segunda a sexta-feira, apresentando entrevistas com artistas, políticos, médicos, economistas, escritores, empresários, representantes de todos os setores da sociedade, que se destacam por suas ações ou atuações.

Ely Blunck deu ao programa Desafios, de entrevistas e variedades do segmento religioso, uma grande audiência em todas as classes sociais, mas, sobretudo, junto à classe média e média alta, representada por pessoas bem sucedidas, empresários, profissionais liberais e autoridades.

(10)

Há dois anos, os participantes dos principais eventos do Espírito Santo já se acostumaram com a presença de Adriana Veloso. Seu programa, Circulando com Adriana Veloso, cobre, divulga e leva informação sobre o que acontece de melhor na capital e no interior.

E as inovações não param.

Tribuna na Estrada, apresentado por Liliajane Mallmam, tem um ano na grade e, como sugere o próprio nome, um ano de pé na estrada mesmo.

O programa rompeu as barreiras do Estado e já mostrou as belezas do sul da Bahia, Brasília, cobrindo festas populares, campeonatos automotivos, e desvendando as riquezas naturais e culturais da nossa terra. O programa conquistou o coração capixaba.

No segmento terceirizado, o programa Reação, de responsabilidade de Alexandre Perim, completa a grade de programas locais, com sua atuação focada nas ações sociais. A atuação das empresas, governo e sociedade organizada em prol da melhoria da qualidade de vida é destaque no programa.

Por tudo isso, e pela importância que a TV Tribuna demonstra para o desenvolvimento de nosso Estado e, por conseqüência, do próprio País, faz-se digna dessa sessão solene, entrando para os anais desta Câmara dos Deputados.

(11)

E, se Deus quiser, estaremos juntos para, daqui a 20 anos, nos encontrarmos de novo e comemorar o sucesso da TV Tribuna como testemunha da consolidação do Espírito Santo como um dos mais importantes Estados brasileiros.

Parabéns, funcionários e diretores da TV Tribuna de Recife, pelos 14 anos de prestação de serviço ao povo pernambucano.

Parabéns, funcionários e diretores da TV Tribuna de Vitória, pela sua maturidade; e, principalmente, parabéns, povo capixaba, por mais esta conquista.

Marcus Vicente

Deputado Federal PTB/ES

Referências

Documentos relacionados

Essa capacitação se refere à profissionalização do pequeno produtor, pois a qualificação e especialização é fundamental, para que seu produto torne competitivo no mercado

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

O inseticida fipronil pulverizado no solo, onde foram alojadas colônias de Acromyrmex subterraneus subterraneus, reduziu os comportamentos de “autogrooming”, de descarte

• Todas as actividades de vida diária são actividades de vida activa. • Combate

Enquanto isso, Ponciá volta à vila em busca dos seus, mas não encontra ninguém, apenas a certeza, através de sua conversa com Nêngua Kainda, de que um dia, além de cumprir sua

ƒ Os pacientes de alto risco para TEV (escore de Khorana para TEV ≥ 2 – Tabela 2) podem receber profilaxia farmacológica com apixabana, rivaroxabana ou heparina de baixo

2- Pesquisa estruturada sobre o conteúdo estudado (momento assíncrono). Google) Pesquisa em Grupo (Documentos Google) 13 4 º Bimestre 0 Atividade de recuperação do

Na Figura 36 temos a caracterização elétrica para o primeiro tipo de tratamento térmico, aplicado sobre as amostras do tipo circuito supercondutor. Analisando este gráfico