• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO SOBRE A DIABETES i

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO SOBRE A DIABETES i"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

SEXTA SESSÃO ORDINÁRIA DA CONFERÊNCIA

DA UA DOS MINISTROS DA SAÚDE (CAMH6)

22-26 DE ABRIL DE 2013,

ADIS ABEBA, ETIÓPIA

CAMH/EXP/6(VI) IV

TEMA: “O Impacto das Doenças Não-Transmissíveis (DNT) e Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN) no Desenvolvimento em África”

RELATÓRIO SOBRE A DIABETES

i

(2)

ANTECEDENTE

A. Definição

1. A Diabetes Mellitus é uma doença crónica cuja expansão a nível mundial deu-lhe características de uma pandemia. A Diabetes é definida por um nível elevado crónico de glicose no sangue. Existem dois tipos principais de diabetes. A diabetes tipo 1 é causada por uma falta absoluta de insulina. Sem insulina, a diabetes tipo 1 é rapidamente fatal. A forma mais frequente é a diabetes tipo 2, que representa mais de 85% dos casos, e está ligada ao excesso de peso e sedentarismo. A Diabetes é 5 a 10 vezes mais prevalente em pessoas obesas do que em pessoas com peso normal. [1]. Outras formas são diabetes específicas e diabetes gestacional (5%).

2. A doença apresenta-se com anomalias metabólicas caracterizadas por hiperglicemia crónica, que resulta num défice da secreção de insulina e/ou da acção de defeito de insulina (resistência à insulina) ou ambas. Confirma-se com uma glicose aleatória de plasma venoso maior do que 2g/l (11,1 mmol), ou a glicemia em jejum maior do que 1,26g/l (7,0 mmol / l) em duas medições, ou uma glicemia em jejum superior a 2g/l (11,1 mmol), 2 horas após a ingestão de glicose.

3. A diabetes é grave devido às suas complicações, nomeadamente: doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, cegueira, impotência sexual e gangrena dos pés que levam a amputação.

B. Epidemiologia:

4. A Diabetes Mellitus já não é rara em África. Ao longo das últimas décadas, a Diabetes Mellitus surgiu como uma importante doença não transmissível (NCD) na África Subsaariana. Em 2010, a mortalidade imputável à diabetes na África Subsaariana foi estimada em 6% da mortalidade1;2;3 total. ; A pesquisa STEPS efectuada em muitos países africanos relatou a prevalência da diabetes com base na concentração de glucose sanguínea em jejum, que varia de 3 a 15%.4 A Seychelles e as Maurícias têm alguns dos maiores índices de diabetes na Região. A Diabetes não diagnosticada previamente em África é na ordem de 60% a 80% nos casos diagnosticados nos Camarões, Gana e Tanzânia. A taxa de amputações de membros varia de 1,4% a 6,7% dos casos de pé diabético.

5. Os factores que determinam o aparecimento da diabetes são bem conhecidos. Compreendem factores não-modificáveis e modificáveis. Os factores não-modificáveis incluem idade avançada (mais de 45 anos de idade), hereditariedade (garantia directa) e as causas da diabetes na gravidez. Os factores modificáveis são a obesidade, o sedentarismo e o consumo excessivo de álcool.

1 Motala AA, Omar MAK, Pirie FJ. Epidemiology of diabetes in Africa. In: Ekoe J-M, Rewers M, Williams R, Zimmet P, eds. The epidemiology of

diabetes mellitus (2nd edn). Chichester: Wiley, 2008: 133–146.

2 Levitt NS. Diabetes in Africa: epidemiology, management and health care challenges. Heart 2008; 4: 1376–1382. 3

World Health Organization. Diabetes programme. Geneva: WHO; 2008 http://www.who.int/diabetes/facts/world_figures/en/index2.html 4

Mendis S et al. Barriers to management of cardiovascular risk in a low-resource setting using hypertension as an entry point. J Hypertens. 2004; 22:59-64.

(3)

6. África, que enfrenta o duplo encargo das doenças transmissíveis e não-transmissíveis, assiste a mudanças no estilo de vida tradicional, que têm alterado os padrões de alimentação. Este, por sua vez leva à inactividade física que promove a obesidade. A emergente diabetes tipo 2 em crianças e adolescentes está ligada à obesidade.

Na Região, a vulnerabilidade à diabetes entre os grupos etários 45-65 expõe-os a complicações e mortes prematuras. Provoca uma queda da produtividade, com um custo económico, que acrescentado ao custo do tratamento de outros tipos de diabetes (Tipo 1 e diabetes na gravidez), constitui um encargo adicional para os sistemas de saúde já fragilizados.

7. A África Subsaariana está a sofrer a maior taxa de urbanização em todo o mundo, com uma taxa de variação média anual do número de habitantes das cidades de mais de 3%. Actualmente, mais de um terço da população da África Subsaariana vive em áreas urbanas. Essa proporção deverá aumentar para 45% até 2025. Esta rápida urbanização na África Subsaariana foi sugerida como uma das principais determinantes da carga crescente da diabetes e outras doenças cardiovasculares. Resultados de vários estudos têm demonstrado claramente um gradiente rural-urbana positivo na prevalência da diabetes e seus factores de risco, especialmente a obesidade. A residência urbana está associada com duas a cinco vezes maior risco de diabetes ou glicemia em jejum.

8. Na maioria das comunidades africanas, prestação de cuidados da diabetes está integrado na estrutura nacional geral de saúde. A ideia de um centro de cuidados e equipa especializados para diabetes é uma novidade e, quando disponível, o financiamento limitado a torna não-funcional. Um grande desafio enfrentado pelos pacientes com diabetes em África é a falta de acesso a antidiabéticos, especialmente insulina, a um custo acessível, levando a subutilização e complicações metabólicas evitáveis. Para o acesso descrito para muitas das doenças não transmissíveis a medicamentos essenciais é fundamental a gestão e prevenção de complicações. Por exemplo, apesar de ser no modelo da lista de medicamentos essenciais da OMS, a insulina não é nem suficientemente disponível nem acessíveis a pessoas com diabetes no mundo em desenvolvimento. As seringas, hipoglicemiantes orais e equipamentos de monitorização da glicose sanguínea, incluindo as tiras de recarga, não estão igualmente disponíveis para muitos.

C. Custos Económicos:

9. O surgimento da diabetes nos países africanos e a seu encargo pesado que se seguiu de morbidade e mortalidade prematura, resulta em custos socioeconómicos adicionais, tanto em termos de assistência médica como em perda de recursos humanos. Estudos estimam o custo directo dos cuidados com a diabetes por indivíduo afectado em cerca de 25% do rendimento nacional bruto per capita para os 12 países mais ricos, e quase 125% do rendimento nacional bruto per capita para os 34 países mais pobres. O custo total (custos directos e indirectos) da diabetes per capita com a doença nos países pobres é mais que o dobro do rendimento nacional bruto per capita.

10. O diagnóstico tardio da diabetes associado a desigualdades no acesso a importantes medicamentos antidiabéticos (incluindo a insulina, um medicamento declarado pela OMS

(4)

como essencial para o tratamento da doença) conduz a apresentação precoce de complicações da diabetes e mortes prematuras. Na verdade, agentes, tais como medicamentos genéricos hipoglicemiantes e tratamentos anti-hipertensivos devem ser financiados tal como os são os medicamentos para o VIH/SIDA, juntamente com o apoio aos mecanismos de entrega e de educação de doenças crónicas e modelos de educação e cuidados.

D. Questões e Desasfios:

11. O compromisso político limitado a diabetes e à prevenção e controlo das DNT na região, porque são subestimados como questões de desenvolvimento e subestimado como doenças com profundos efeitos económicos. Insuficiência de dados recentes e abrangentes. Dados precisos sobre morbidade e mortalidade pela diabetes e doenças não transmissíveis em África são escassos e, geralmente, com base em dados de hospitais e estimativas. O registo da diabetes e casos de DNT na maioria dos países com dificuldades de recursos é dificultado pela fragilidade dos sistemas de saúde em geral e dos sistemas nacionais de informação de saúde, em particular. Bases de dados com base na população são escassos ou geram má qualidade de dados.

12. Impacto económico e psicossocial pesado. As DNT diagnosticadas em fases avançadas da doenças quando as complicações já estão instalados com impacto físico, psicológico e social devastador sobre os pacientes, suas famílias e comunidade.

13. Os sistemas de saúde débeis com escassez de recursos humanos e outros para realizar intervenções para prevenção primária, secundária e terciária de diabetes. Falta de colaboração e coordenação das intervenções. A colaboração entre os vários intervenientes é inadequada e as raras iniciativas tomadas não têm coordenação. Todas as partes interessadas, ou seja, as comunidades, profissionais de saúde, os Estados-membros e os parceiros, devem, portanto, trabalhar juntos para superar esses obstáculos e lutar eficazmente contra a diabetes e doenças não transmissíveis.

E. Via a Seguir:

14. A via a seguir é baseada numa série de iniciativas globais e regionais que têm sido empreendidas para abordar a diabetes e as doenças não transmissíveis. Incluem as Resoluções WHA53.17 sobre a prevenção e controle de doenças não-transmissíveis e WHA61.14 sobre a Prevenção e Controlo de doenças Não-transmissíveis: Implementação da Estratégia Global; Resolução do Comité Regional AFR/RC57/7 sobre a Estratégia Regional para a Prevenção e Controlo da Diabetes (2007), o relatório da Comissão da OMS sobre Determinantes Sociais da Saúde (2008); a Declaração de Ouagadougou sobre Cuidados de Saúde Primários e Sistemas de Saúde em África (2008); a Declaração de Libreville sobre Saúde e Ambiente (2008); o Apelo de Nairobi para a Acção de Promoção da Saúde (2009); o Apelo das Maurícias para a Acção sobre a Diabetes, Doenças Cardiovasculares e DNT (2009).

15. Os Chefes de Estado e de Governo deverão prestar liderança, através da participação do sector público em parceria com as organizações da sociedade civil, sector privado e comunidades, na prevenção e controlo da diabetes e doenças não transmissíveis.

(5)

Os Chefes de Estado e de Governo devem igualmente promover a boa governação para evitar conflito e perturbação dos serviços de saúde.

16. Os sistemas nacionais de informação de saúde devem ser fortalecidos e padronizados para gerar dados desagregados sobre doenças não transmissíveis, seus factores de risco e determinantes e monitorizar a sua magnitude, tendências e impacto. 17. Os sistemas nacionais de saúde devem ser orientados para a promoção e apoio de estilos de vida saudáveis por indivíduos, famílias e comunidades no contexto dos cuidados de saúde primários, a fim de responder eficazmente às complexas questões sociais, culturais e comportamentais associados à diabetes e doenças não transmissíveis.

18. Os sistemas de saúde devem ser reforçados com a devida atenção para, entre outros: o financiamento da saúde; formação; retenção dos profissionais de saúde; aquisição e distribuição de medicamentos, vacinas, medicamentos e equipamentos; melhoria de infra-estrutura; prestação de serviços com base em evidências e de baixo custo para diabetes e doenças não transmissíveis. Há a necessidade de defender a integração da saúde em todas as políticas em todos os sectores, a fim de abordar os factores de risco e determinantes de DNT.

19. A gestão das doenças transmissíveis em muitos países, incluindo iniciativas globais de saúde pode proporcionar amplas oportunidades para acelerar a prevenção e o controlo de doenças não transmissíveis. Essas oportunidades devem ser identificadas e aproveitadas para abordar cuidados integrados no contexto de parcerias, alianças e redes de fortalecimento dos cuidados primários de saúde e sistemas de saúde que reúnem intervenientes nacionais, regionais e globais, incluindo instituições académicas e de pesquisa, sectores público e privado e organizações da sociedade civil, devem ser encorajados e apoiados, a fim de colaborar na prevenção e controlo e conduzir as relevantes pesquisas inovadoras para o contexto africano.

20. Os recursos financeiros que são compatíveis com o encargo da diabetes e doenças não transmissíveis devem ser atribuídos a partir dos orçamentos nacionais, para apoiar à prevenção primária e a gestão do caso, utilizando a abordagem dos cuidados primários de saúde e estabelecendo mecanismos de financiamento sustentável inovadoras e novos a nível nacional e internacional.

Referências

Documentos relacionados

Este estudo apresenta como tema central a análise sobre os processos de inclusão social de jovens e adultos com deficiência, alunos da APAE , assim, percorrendo

A Prefeitura Municipal de Mariana, considerando a Portaria 002 de 29 de março de 2016 da Secretaria Municipal de que dispuseram sobre a homologação do Resultado Final da Seleção

As transições epidemiológica e nutricional ocorridas no século XX determinaram um perfil de risco em que doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes, hipertensão, e o

1) Disciplinas obrigatórias, que oferecem conhecimentos essenciais gerais na área de Economia. As disciplinas desse grupo são Métodos Quantitativos, Econometria, Microeconomia

Las fotografías se fueron construyendo lentamente bajo una mirada atenta y cardinal, una mirada; que intenta llenar un vacío haciendo visible el olvido, que busca

A prática comum do melhoramento, de cruzamento entre genótipos superiores para a característica-alvo, neste caso, não seria a única alternativa, pois o cru- zamento entre os

Ocorrendo a situação prevista no subitem 5.6.3., a microempresa ou empresa de pequeno porte mais bem classificada será convocada para apresentar nova proposta de preços após

3.4.1.Fotocópia, autenticada em cartório, do Documento de Identificação (RG), do CPF, da carteira profissional do respectivo Conselho de Classe com registro no Paraná ou