• Nenhum resultado encontrado

Penalidades No Meio Ambiental Florestal Por Agressões À Natureza.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Penalidades No Meio Ambiental Florestal Por Agressões À Natureza."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Penalidades No Meio Ambiental Florestal Por Agressões À Natureza.

Fernanda Ribeiro Silva, fernandaenge@yahoo.com.br, Graduanda em Engenharia Florestal – na Universidade Federal de Lavras – UFLA, Autora; Danusa Gebin das Neves, danusagebin@hotmail.com, Graduanda em Zootecnia, na Universidade Federal de Lavras– UFLA, Co-autora; Dr. Prof. José Luiz Pereira de Rezende – PhD em Economia e Planejamento Florestal – Departamento Ciências Florestais – UFLA, Orientador; CEDET – Centro Para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras, Lavras-MG, cedet@uflanet.com.br.

Introdução

De acordo com os órgãos florestais competentes, o corte ilegal de árvores contribui diretamente para a destruição da biodiversidade e o empobrecimento de milhões de pessoas, que dependem das florestas, para alimentação e renda. Além disso, a atividade estimula conflitos sociais e, freqüentemente, está ligada ao crime organizado. Outra atividade bastante comentada, é a poluição desenfreada das águas, e a morte inconseqüente de nascentes, com o corte total ou parcial das árvores em matas ciliares.

Precisamos agir para garantir a sustentabilidade deste bem comum, com o envolvimento total das populações no marco legal do desenvolvimento sustentável e da redução da pobreza. O que de fato precisamos entender é que essa educação ambiental precisa ser agregada aos conhecimentos primários da sociedade, o que vem a ser propício estimular a vocação ambiental em crianças e jovens, através dos conhecimentos de penalidades para as infrações comentadas acima. Com base nesses dados, é que houve a intenção de se firmar uma parceria através da Extensão na Universidade com escolas locais, através do CEDET - Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento de Lavras , que atende cerca de 300 crianças e adolescentes com inteligência acima da média e que encontram na instituição, espaço para desenvolver suas habilidades. O método de ensino chamou a atenção de psicólogos portugueses que fazem parte da associação nacional para estudo e intervenção na superdotação ,instituição portuguesa com o mesmo objetivo do CEDET.

(2)

Objetivo

A conservação e proteção da natureza são, hoje, um dos grandes desafios mundiais e em particular, dos países tropicais onde se encontram parte considerável da biodiversidade de espécies vegetais e animais. O rápido crescimento de extinções biológicas no mundo, desde a década de 50, é considerado, hoje, um dos problemas ambientais mais prementes. As respostas ao declínio da diversidade biológica devido a estas extinções têm variado de convenções globais às ações de comunidades locais.

A preocupação com todas as modificações rápidas quanto ao processo de desmatamento é geral e a sociedade têm desenvolvido um importante papel, através de escolas, órgãos, universidades, ONG´S, e até mesmo por pessoas anônimas, apesar de que as reações das populações afetadas pelo desmatamento também variam, dependendo da maior ou menos dependência delas em relação á floresta para sua sobrevivência e o grau de organização social que apresentam. Os impactos do desmatamento são sentidos diferentemente pelos vários grupos sociais. Da nossa parte, devemos prestar ajudas e dividir as informações às quais temos acesso.

O objetivo principal deste trabalho de Extensão é a conscientização ambiental, através de suas penalidades a crianças e jovens, agregando conhecimento a sociedade através delas, pois acreditamos que estes serão grandes formadores de opiniões,

A proposta inicial, visa uma parceria direta com o CEDET para desenvolver atividades educativas aplicando as leis básicas florestais, para que se tornem de conhecimento de toda a sociedade, associando aulas teóricas e práticas, palestras educativas e distribuição de mudas de árvores doadas pelos órgãos da área florestal locais, durante o projeto para incentivar o não desmatamento e aumentar em nossa sociedade o número de árvores plantadas.

O CEDET é uma instituição sem fins lucrativos, que promove oportunidades a cada criança para convívio e interação com outras crianças e jovens mais capazes e talentosos, favorecendo o reconhecimento de um grupo de pares maior, e mais diversificado, do que geralmente se encontra na vida, e na escolar regular.

A criança bem dotada permanece na escola regular, com os pares etários. Mas ao mesmo tempo, trabalha no CEDET em horário não escolar, participando de outros grupos com crianças parecidas com elas próprias, incluindo colegas bem dotados vindos de outras escolas e outras áreas residenciais de sua comunidade.

No desenrolar das atividades do Centro têm oportunidade de interagir com diferentes adultos, em várias situações – como - o facilitador que orienta o plano educacional de cada

(3)

criança, individualmente, os voluntários que desenvolvem as diversas atividades de conteúdo, e os estagiários e outros colaboradores que trabalham no Centro. O CEDET possui estrutura própria, veículo para deslocamento das crianças a outros setores da cidade, através de uma parceria com a Prefeitura, alimentação e materiais para serem utilizados durante os diversos programas oferecidos aos alunos, como dança, arte, línguas, esportes, pintura, meio ambiente, química, mundo animal, entre outros.

Recebem atendimento no CEDET-MG crianças, adolescentes e jovens sinalizando capacidade elevada e talento, segundo o processo próprio de identificação pela observação direta, matriculados em instituições de Educação Básica do município e região. As crianças envolvidas no projeto de Extensão que visa a preservação e sustentabilidade do meio ambiente, é que escolheram participar deste grupo, o que salienta que é de sua própria vontade e desenvoltura contribuir diretamente com a preservação ambiental.

Estes foram critérios essenciais para que o projeto fosse desenvolvido com crianças e adolescentes do município e região que freqüentam o CEDET, pois estas estão buscando informações por iniciativas próprias, contribuindo diretamente para que essas informações cheguem a seus lares, escolas, e em geral, no meio onde vivem.

Métodos

São apresentados conteúdos programáticos, divididos em módulos buscando seguir uma linha de raciocínio lógico, para agregar conhecimento imediato aos alunos. O aprendizado quando exposto de forma criativa, é alcançado, segundo pesquisas, em valores significativos, comparando-se ao modo tradicional de ensino. As aulas geralmente são todas práticas, incluindo visitas à Universidades, Parques Florestais, Órgãos Ambientais, Praças e Empresas voltadas ao meio ambiente direta ou indiretamente.

Os alunos recebem orientações sobre diversas áreas associadas ao meio ambiente, e estes designam seus conhecimentos de acordo com suas vocações. O Projeto é direcionado de acordo com sugestões e procuras por parte dos alunos, tornando o ensino prático com total absorção das informações. Em geral, os alunos procuram conhecimento de forma mais prática, e desenvolvem principalmente entre os sentidos, a visão e o tato para aprenderem e desenvolverem seus conhecimentos. Associam as informações através de exemplos lógicos e conseguem dissipar as informações de forma sucinta.

Dentre as atividades, a caminhada em áreas com florestas, o cultivo de plantas principalmente nos viveiros, para conhecer todas as técnicas para se plantar corretamente e visitas em laboratórios, para presenciarem as transformações que ocorrem quando uma árvore

(4)

é abatida, são frequentemente as principais atividades desenvolvidas pelos alunos, de modo geral.

Já para a aplicação de normas de legislação neste contexto, e para que seu conhecimento seja absorvido de forma simples e objetiva, utilizamos aulas expositivas e práticas, palestras com profissionais da área, construção de cartilha educativa, com a contribuição das próprias criança e adolescentes envolvidos no Projeto de Extensão, através das informações e de pesquisas apresentadas por este, tornando assim ferramentas essenciais utilizadas para que a educação ambiental sejam despertadas naturalmente entre elas.

Resultados

O trabalho de pesquisa de Extensão, foi iniciado em março de 2008, determinando-se estratégias para contribuição intensa sobre as particularidades do meio ambiente natural, voltado para a flora, sendo as florestas nativas, florestas plantadas, águas e seus principais poluentes, matas ciliares, queimadas, entre outras características. Em termos realistas, os benefícios de nossa colaboração nas localidades talvez sejam maiores para as comunidades urbanas, do que os que somos capazes de oferecer em troca no âmbito local. Percepções, conhecimento e experiências do setor rural, incorporadas às salas de aula urbanas, podem conduzir nossa civilização global a decisões mais informadas sobre o que é denominado ‘natureza’ e o que se quer dizer com ‘conservação do meio ambiente’.

Embora todos estes problemas ambientais estejam ocorrendo de forma acelerada, o principal resultado esperado é a absorção das informações propostas por essas crianças, adolescentes e jovens, afim de acrescentar e idealizar uma conscientização ecológica e ambiental, para que se possa verificar daqui a algum tempo uma diminuição significativa em comparação ao passado. A consciência ambiental das pessoas está alertando para a necessidade de uma preservação ambiental. As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta e para o bom funcionamento climático.

Conclusões

A nossa cooperação no relacionamento com outras pessoas, principalmente crianças e adolescentes que estão em constante processo de aprendizagem são de extrema importância para compreendermos o meio ambiente natural e os efeitos do uso dos seus recursos. Não podemos, negligenciar nossas responsabilidades nesse relacionamento ou subestimar o efeito, positivo ou negativo, que temos sobre a sociedade local. Devemos prestar ajuda e dividir as

(5)

informações às quais temos acesso. Desse modo, a sociedade poderá entender sua situação num contexto mais amplo e tomar decisões fundamentadas sobre o meio ambiente ao qual estão inseridos.

Mais importante, significa que devemos incluir a população no mesmo processo educacional que atravessamos, a fim de entender o meio ambiente natural e os efeitos que estes causam sobre ele. Uma das formas mais significativas foi criar o envolvimento do CEDET, através dos seus alunos, ao projeto de Extensão da Universidade, que busca promover a mobilização da sociedade, visando ações para o desenvolvimento sustentável.

Referências Bibliográficas

BENJAMIN,A.H., 2006, Direitos humanos e meio ambiente, São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006. 2v.

DIEGUES,A.C.; VIANA,V.M.; 2000, Comunidades Tradicionais e Manejo dos Recursos Naturais da Mata Atlântica; NUPAUB: Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras. São Paulo: ESALQ-USP, 2000.

DIEGUES,A.C.; 2000, Etnoconservação – Novos Rumos para a Conservação da Natureza. NUPAUB: Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Populações Humanas e Áreas Úmidas Brasileiras. São Paulo: ESALQ-USP, 2000.

FONTES,L.E.F.; BONTEMPO,G.C., 2002, Metodologias utilizadas em educação ambiental, Ação Ambiental, v.5, n.22, p.8-11, fev./mar.2002.

HONDA,E.A., 2006, Projeto de pesquisa sobre recuperação de florestas e do meio ambiente, In: RODRIGUES,V.A.; BUCCI,L.A. Manejo de microbacias hidrográficas: experiências nacionais e internacionais. Botucatu: FAPEF, 2006.

TASSARA,E.T.; TASSARA,M.; SORRENTINO,M.; TRAJBER,R., 2001, Proposta para a instrumentalização de uma educação ambiental transformadora, In: Avaliando a educação ambiental no Brasil: materiais audiovisuais. São Paulo: Instituto Ecoar para a Cidadania, 2001. p.29-51.

Referências

Documentos relacionados

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

• A falta de registro do imóvel no CAR gera multa, impossibilidade de contar Áreas de Preservação Permanente (APP) na Reserva Legal (RL), restrição ao crédito agrícola em 2018

• Não garantir condições dignas e saudáveis para os trabalhadores pode gerar graves consequências para o empregador, inclusive ser enquadrado como condições análogas ao

Métodos para superar a dormência e germinação de sementes de pereira porta-enxerto Taiwan Nashi-C.. Revista Brasileirade Sementes, vol.19, nº

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator