• Nenhum resultado encontrado

NUT38 CADERNO 1 NUTRICIONISTA-NUTRIÇÃO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NUT38 CADERNO 1 NUTRICIONISTA-NUTRIÇÃO LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA AGENDA"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

NUT38

CADERNO 1

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

1 - A duração da prova é de 4horas, já incluído o tempo de preenchimento do cartão de respostas. 2 - O candidato que, na primeira hora de prova, se ausentar da sala e a ela não retornar, será eliminado.

3 - Os três últimos candidatos ao terminar a prova deverão permanecer na sala e somente poderão sair juntos do recinto, após aposição em ata de suas respectivas assinaturas.

4 - Você NÃO poderá levar o seu caderno de questões (Provas) e nem copiar o gabarito, pois a imagem do seu cartão de respostas será disponibilizado em http://concursos.biorio.org.br na data prevista no cronograma.

INSTRUÇÕES - PROVA OBJETIVA

1- Confira atentamente se este caderno de questões (Provas), que contém 60 questões objetivas, está completo. 2 - Cada questão da Prova Objetiva conterá 5 (cinco) opções e somente uma correta.

3 - Confira se seus dados pessoais, o curso escolhido, indicados no cartão de respostas, estão correto. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local. Terminada a conferência, você deve assinar o cartão de respostas no espaço apropriado.

4 - Confira atentamente se o curso e o número do caderno que consta neste caderno de questões é o mesmo do que consta em seu cartão de respostas. Se notar qualquer divergência, notifique imediatamente ao Fiscal de Sala ou ao Chefe de Local.

5 - Cuide de seu cartão de respostas. Ele não pode ser rasurado, amassado, dobrado nem manchado.

6 - Se você marcar mais de uma alternativa, sua resposta será considerada errada mesmo que uma das alternativas indicadas seja a correta.

AGENDA

 15/06/2014, Provas Objetivas e Entrega de Títulos (candidatos de Nível Superior).

 16/06/2014, Divulgação dos Gabaritos Preliminares e Disponibilização dos Exemplares das Provas Objetivas.  17/06/2014, Disponibilização das Imagens dos Cartões de Respostas das Provas Objetivas.

 18/06 e 25/06/2014, Interposição de Recursos Administrativos quanto as questões das Provas Objetivas.  30/06/2014, Divulgação dos Gabaritos Definitivos Oficiais, Resultado das Notas das Provas Objetivas.  30/06/2014, Resultado das Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.

 01/07 a 02/07/2014, Interposição de Recursos Administrativos contra as Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.  03/07/2014, Divulgação do Resultado dos Recursos Administrativos contra as Notas Preliminares da Avaliação de Títulos.  03/07/2014, Resultado Final das Notas da Avaliação de Títulos.

 04/07/2014, Homologação do Resultado Final do Processo Seletivo.

INFORMAÇÕES:

Tel: 21 3525-2480 das 9 às 18h

Internet: http://concursos.biorio.org.br E-mail: fsaude2014@biorio.org.br

(2)

2

(3)

3

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO

BANANAS SE COMEM; VOTOS, NÃO

Clóvis Rossi, Folha de São Paulo Comer a banana atirada ao campo por um descerebrado pode ter sido uma atitude inteligente do lateral Daniel Alves, do Barcelona, para repudiar o racismo.

Mas é muito pouco para enfrentar essa praga. Mais relevante foi a atitude da NBA (a Associação Nacional de Basquete norte-americana) de expulsar do esporte o dono do Los Angeles Clippers, flagrado em comentários racistas.

Esse episódio, mais que o de Daniel Alves, revela a profundidade do sentimento racista enraizado em fatias significativas da sociedade – e não só nos Estados Unidos.

Convém lembrar que jogadores negros foram admitidos na NBA faz apenas meio século ou pouco mais (desde 1955), o que significa que a discriminação racial invadiu mais da metade do século 20. Esse passado está tão presente que o dono do LA Clippers consegue ter sentimentos infames em um esporte em que são negros, hoje, três de cada quatro jogadores, pouco mais ou pouco menos.

No esporte, ainda é possível combater o racismo com atitudes como a de Daniel Alves e/ou punições como a da NBA ou a do Villareal, que expulsou de seu quadro de sócios o descerebrado que atirou a banana.

O que incomoda mais é que, na política, não se podem comer votos, ao contrário da banana.

No Reino Unido, sociedade das mais multirraciais da Europa, William Henwood, candidato do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido, na sigla em inglês) às eleições europeias deste mês, mandou o ator Lenny Henry, negro, emigrar "para um país negro", só porque Henry se queixou de que a BBC dá pouco espaço, em seus programas, a representantes de minorias.

Parênteses: é uma queixa que poderia ser feita também no Brasil, por mais que, na novela das nove agora no ar pela Globo, haja um número razoável de atores e atrizes negras –e em papéis que não são, na maioria, de "escravos" modernos.

Voltando ao Reino Unido: a frase de seu candidato fez o Ukip perder votos? Ao contrário: a pesquisa mais recente de intenção de votos lhe dá o primeiro lugar, com 31% das preferências, três pontos à frente dos trabalhistas e a 12 dos conservadores.

Também na França, outro país multirracial, a Frente Nacional, xenófoba, lidera as pesquisas para o pleito europeu.

É verdade que se deve dar um desconto para esses resultados desalentadores: como o Parlamento Europeu tem pouca incidência sobre o cotidiano dos cidadãos de cada país, estes descontam suas frustrações votando em

partidos "outsiders" nessa ocasião, mas não lhes dão maioria nem nada parecido nas eleições nacionais.

Mesmo com essa ressalva, parece valer para o mundo a frase que o historiador Joel Rufino dos Santos usou para falar do episódio Daniel Alves, em artigo para esta Folha: "A vergonha de ser racista é que acabou, ou está acabando".

Só a educação para a convivência pode mudar o cenário, o que não está à vista: recente pesquisa da CBS mostrou que 46% dos norte-americanos acham que discriminação racial sempre existirá.

Questão 1

“46% dos norte-americanos acham que discriminação racial sempre existirá.” A frase abaixo em que a concordância verbal é inaceitável é:

(A) mais de 1% da turma deixaram a escola este ano. (B) cerca de 2% do grupo chegou antes da hora. (C) perto de 43% dos prêmios são pagos na hora. (D) 23% dos escanteios resultam em gol.

(E) 0,5% dos homicídios fica sem solução.

Questão 2

“Convém lembrar que (1)jogadores negros foram admitidos na NBA faz apenas meio século ou pouco mais (desde 1955), o que (2) significa que (3) a discriminação racial invadiu mais da metade do século 20. Esse passado está tão presente que (4)o dono do LA Clippers consegue ter sentimentos infames em um esporte em que

Das ocorrências do vocábulo sublinhado nesse segmento do texto, pertencem à mesma classe gramatical:

(5) são negros, hoje, três de cada quatro jogadores, pouco mais ou pouco menos.” (A) 1-2-3 (B) 1-5, apenas (C) 2-4-5 (D) 2-3-5 (E) 2-5, apenas Questão 3

Sobre o racismo, a opinião básica do texto é a de que: (A) predomina em todas as nações.

(B) se destaca em países culturalmente atrasados. (C) é fruto de grande imigração.

(D) perdura na grande maioria dos países. (E) resulta da visão política positiva.

(4)

4

NUTRICIONISTA-NUTRIÇÃO

Questão 4

“No Reino Unido, sociedade das mais multirraciais da Europa, William Henwood, candidato do Ukip (Partido pela Independência do Reino Unido, na sigla em inglês) às eleições europeias deste mês, mandou o ator Lenny Henry, negro, emigrar "para um país negro...”. O segmento sublinhado é uma explicação de valor:

(A) temporal. (B) concessivo. (C) consecutivo. (D) causal. (E) proporcional. Questão 5

Ao iniciar um parágrafo pela palavra “parênteses”, o autor do texto quer mostrar que o texto do parágrafo tem a seguinte função:

(A) destacar um aspecto importante do tema.

(B) intercalar uma observação numa sequência diferente. (C) levar o leitor a uma reflexão de caráter político. (D) inserir a realidade brasileira como exceção à regra. (E) mostrar um aspecto original do racismo no Brasil.

Questão 6

O ato de o jogador de futebol Daniel Alves ter apanhado a banana que pretendia atingi-lo e tê-la comido mostra a intenção de:

(A) ridicularizar o agressor. (B) aceitar a condição de negro. (C) retirar a intenção do ato.

(D) igualar-se positivamente aos animais. (E) desqualificar a banana como símbolo racista.

Questão 7

“Também na França, outro país multirracial, a Frente Nacional, xenófoba, lidera as pesquisas para o pleito europeu.” Sobre os componentes desse segmento do texto, só NÃO se pode afirmar que:

(A) o vocábulo “também” indica que a França já foi citada anteriormente.

(B) a expressão “outro país multirracial” mostra igualdade com o Reino Unido.

(C) o vocábulo “xenófoba” significa “aversão a estrangeiros”.

(D) a “Frente Nacional” designa um grupo político. (E) a expressão “lidera as pesquisas” é resultante de

informações confiáveis.

Questão 8

“É verdade que se deve dar um desconto”; essa frase do texto equivale a:

(A) É verdade que dar um desconto é sempre conveniente.

(B) Deve-se dar um desconto de verdade. (C) É verdade que um desconto deve ser dado. (D) Não é mentira que não se deva dar um desconto. (E) Deve-se dar um desconto conveniente, é verdade.

Questão 9

A frase “A vergonha de ser racista é que acabou, ou está acabando" mostra que o racismo:

(A) deixou de ser uma atitude vergonhosa. (B) está crescendo em todo o mundo.

(C) serve como bandeira para partidos políticos. (D) atua como mancha vergonhosa nas nações. (E) está desaparecendo das relações humanas.

Questão 10

Os dois vocábulos abaixo que são formados com a ajuda de sufixos são:

(A) multirracial / europeu (B) europeu / pesquisas (C) pesquisas / desconto (D) desconto / jogadores (E) jogadores / verdade

RACIOCÍNIO LÓGICO

Questão 11

Observe a sequência: 43, 54, 66, 79,... O próximo termo é: (A) 91 (B) 93 (C) 95 (D) 97 (E) 99 Questão 12

João só come empada quando vai à feira e sempre que vai à feira toma um caldo de cana. Hoje João não foi à feira. Assim, hoje:

(A) João não comeu empada nem tomou caldo de cana. (B) João pode ter comido empada.

(C) João comeu empada, mas não tomou caldo de cana. (D) João tomou caldo de cana, mas não comeu empada. (E) João pode ter tomado caldo de cana.

(5)

5

Questão 13

A média das idades de 98 pessoas é 24,5 anos. Se duas novas pessoas, uma de 32 anos, outra de 27 anos, se juntarem ao grupo, então a média das idades dessas cem pessoas será: (A) 24,4. (B) 24,5. (C) 24,6. (D) 24,7. (E) 24,8. Questão 14

Um treinador de futebol de salão quer formar uma equipe com um goleiro, dois zagueiros e dois atacantes. Ele tem à sua disposição dois goleiros, quatro zagueiros e três atacantes. O número de equipes diferentes que ele pode formar é igual a: (A) 16. (B) 24. (C) 30. (D) 36. (E) 48. Questão 15

Uma sequência é tal que cada termo a partir do terceiro é a soma de todos os termos anteriores. Assim, se o quinto termo é 56, então o sexto termo é:

(A) igual a 112. (B) um número ímpar. (C) menor que 100. (D) maior que 124. (E) igual a 124.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS

Questão 16

É fonte de recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS): (A) seguridade social.

(B) ressarcimento ao SUS pelas operadoras de planos de saúde.

(C) pagamento por serviço assistencial. (D) cobrança de taxas para exames. (E) contribuição de instituições privadas.

Questão 17

Para fins de vigilância epidemiológica, a notificação negativa de uma determinada doença é a:

(A) não notificação por parte do médicos.

(B) notificação da não ocorrência de casos da doença. (C) notificação da não ocorrência de doenças

infectocontagiosas.

(D) notificação de número de casos abaixo do esperado no período.

(E) não notificação mensal do sistema de vigilância epidemiológica.

Questão 18

No Brasil, a assistência à saúde é livre à iniciativa privada, de acordo com a Constituição Brasileira. Em relação à assistência à saúde, NÃO é correto afirmar que:

(A) é livre a participação direta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no país.

(B) é vedada a destinação de recursos públicos para auxílio às instituições privadas com fins lucrativos. (C) é vedada a comercialização de órgãos ou tecidos para

fins de transplantes.

(D) é permitida a participação de instituições privadas de forma complementar ao SUS.

(E) é permitida a participação de instituições privadas mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas.

Questão 19

Avalie se a epidemiologia, nas populações humanas, integra os princípios e diretrizes do SUS como ferramenta capaz de estabelecer:

I. prioridades para serviços públicos e contratação de serviços privados.

II. a alocação de recursos e promover a orientação programática em atenção à saúde.

III. a priorização da participação de empresas de planos de saúde na contratação dos serviços.

É correto o que consta apenas em: (A) I e III.

(B) II e III. (C) I. (D) II. (E) I e II.

(6)

6

NUTRICIONISTA-NUTRIÇÃO

Questão 20

Considerando os níveis de prevenção, os eventos (i) consulta com cardiologista, (ii) exame de E.C.G. e (iii) cirurgia de revascularização classificam-se respectivamente como:

(A) primário, secundário e terciário. (B) secundário, secundário e terciário. (C) secundário, primário e secundário. (D) terciário, primário e terciário. (E) primário, primário e secundário.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Questão 21

Numa Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) são servidas 600 refeições por dia e os funcionários têm carga horária de trabalho de 8 horas por dia. O tempo médio de produção das refeições é de 20 minutos. O número de funcionários fixos nesta unidade deve ser de:

(A) 15 (B) 20 (C) 25 (D) 30 (E) 35 Questão 22

O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC) foi estabelecido para gerenciar a segurança dos alimentos; avalie se durante sua implantação podem surgir dificuldades tais como:

I. Adequação de receitas e cardápios.

II. Resistência das áreas de apoio quanto à mudança de procedimentos da rotina.

III. Reconhecimento por parte dos empresários da importância do RDC 275.

IV. Adequação do lay-out

V. Pouco conhecimento de Dietoterapia Estão corretas: (A) I, II e III (B) I, II e IV (C) I, IV e V (D) II, III e IV (E) II, IV e V Questão 23

No lactário, quando as mamadeiras preparadas não são autoclavadas, devemos considerar o seguinte cuidado: (A) a água utilizada deve ser fervida por 10 a 15 minutos. (B) antes do preparo deve-se desinfetar as bancadas com

hipoclorito de sódio numa concentração inferior a 100 ppm.

(C) limpeza de bicos e mamadeiras com hipoclorito de sódio a 500 ppm.

(D) após envasar as mamadeiras identificar com etiqueta própria, não colocar o bico e nem o protetor.

(E) antes do preparo deve-se desinfetar as bancadas com álcool 45%

Questão 24

Para impedir a multiplicação de microorganismos durante a distribuição, o alimento cozido deve ser mantido sob: (A) refrigeração a 4oC por 30 minutos.

(B) refrigeração a 8oC por 20 minutos. (C) refrigeração a 10oC por 15 minutos. (D) aquecimento acima de 40 oC. (E) aquecimento acima de 60 oC.

Questão 25

Considerando os aspectos físicos do Serviço de Alimentação, é correto afirmar que:

(A) a área de tráfego deve ter no mínimo 2,00 m.

(B) o espaço entre os equipamentos deve ter cerca de 1,50 m.

(C) os degraus devem ser substituídos por rampa com revestimento antiderrapante.

(D) deve ser feita a instalação de música suave na cozinha e rodas de ferro nos transportes.

(E) manter a temperatura de 26 a 40oC com umidade relativa de 65 a 80%.

Questão 26

Os coliformes fecais são microrganismos indicadores de condições higiênicas que indicam a presença de material fecal; dentre esses destacamos:

(A) Clostridium perfringens (B) Escherichia coli (C) Salmonella sp

(D) Pseudomonas aeruginosa (E) Staphylococcus aureus

(7)

7

Questão 27

Numa UAN, a área destinada à cocção deve ser:

(A) localizada entre a área de preparo prévio e a expedição de equipamentos.

(B) adjacente ao restaurante, comunicando-se com este através de guichê.

(C) tal que seu piso seja colocado em nível mais elevado e tenha um visor em toda a extensão. a partir de um metro do piso.

(D) situada na área externa do prédio e próxima a estocagem.

(E) o prolongamento da plataforma de descarga.

Questão 28

Para prevenção primária e secundária da doença arterial coronariana, recomenda-se consumir, em relação ao valor energético total da dieta:

(A) 7% de ácidos graxos trans.

(B) Até 10% de ácidos graxos poli-insatrurados (C) Acima de 10% de ácidos graxos saturados (D) 10 a 25g de fibras

(E) 50 a 60% de lipídios totais

Questão 29

Após a cirurgia de desvio gástrico, objetivando a redução da quantidade de alimento a ser ingerido a fim de promover a diminuição da massa corporal no período pós-operatório, a dieta deve evoluir da seguinte maneira:

(A) 1o a 2o dia com dieta líquida num volume de ½ xícara. (B) 3o dia a três semanas dieta pastosa aumentando

gradativamente o volume.

(C) três a quatro semanas dieta de consistência normal. (D) cinco a seis semanas oferecer cerca de 120 gramas

de carne.

(E) além de seis semanas, refeições num volume de 2 xícaras.

Questão 30

No manejo nutricional de um paciente com desnutrição protéico-energética, deve-se contemplar o acréscimo diário de calorias ao valor energético total da dieta de: (A) 100 a 200 (B) 200 a 300 (C) 300 a 400 (D) 500 a 1000 (E) 1100 a 1500 Questão 31

A meta do tratamento dietético para indivíduos que apresentam pré-diabetes, isto é, glicemia de jejum entre 100 a 125 mg/dL, é:

(A) aumentar o consumo de lipídios totais e diminuir carboidratos da dieta.

(B) diminuir o consumo de fibras. (C) reduzir a massa corporal.

(D) proibir o consumo de bebidas alcoólicas.

(E) aumentar o consumo de alimentos ultraprocessados.

Questão 32

Avalie se o tratamento dietético para as dislipidemias deve considerar as seguintes características:

I. Substituir os lácteos integrais pelos desnatados. II. O consumo de carne deve ser limitado a 80g/dia. III. Os ovos são restritos a quatro por semana.

IV. Adicionar duas porções de peixes gordurosos por semana.

Estão corretas: (A) I, II e III. (B) I, III e IV. (C) I, II e IV. (D) II, III e IV. (E) II e IV, apenas.

Questão 33

O descongelamento seguro de carnes deve ser realizado sob refrigeração à temperatura de:

(A) 10oC e serem consumidas em 24 horas. (B) 8 oC e serem consumidas em 36 horas. (C) 6 oC e serem consumidas em 48 horas. (D) 4oC e serem consumidas em 72 horas. (E) 2 oC e serem consumidas em 96 horas.

Questão 34

Um paciente está recebendo terapia nutricional parenteral com um volume de 800 mL de aminoácidos a 10%, 500mL de soro glicosado a 50% e 400mL de solução de lipídios a 10%. O valor energético dessa fórmula é de aproximadamente: (A) 1010 Kcal (B) 1210 kcal (C) 1610 Kcal (D) 1810 Kcal (E) 2010 Kcal

(8)

8

NUTRICIONISTA-NUTRIÇÃO

Questão 35

Avalie se a administração de formulação enteral utilizando a via duodenal/jejunal deve ser indicada em:

I. Pacientes conscientes, deambulando, sem estase gástrica.

II. Pacientes com motilidade gástrica alterada, exibindo estase gástrica, náuseas e vômitos. III. Pacientes em coma profundo, em que pode haver

maior risco de aspiração.

IV. Pacientes em coma profundo exibindo sinais clínicos de obstrução do cólon.

Estão corretas apenas: (A) I e II (B) I, II e III (C) I, III e IV (D) II, III e IV (E) II e III Questão 36

A sonda para alimentação nasoenteral, em adultos, deve ter diâmetro: (A) 12 e 30F (B) 8 e 12F (C) 12 e 20F (D) 20 e 24F (E) 10 e 14F Questão 37

O tempo máximo de validade da dieta in natura/ modular (do preparo até a infusão) é de:

(A) 10-20 minutos (B) 20-30 minutos (C) 30-40 minutos (D) 40-50 minutos (E) 50-60 minutos Questão 38

O monitoramento é a confirmação dos procedimentos na manipulação ou processamento de alimentos; durante cada ponto crítico de controle, é considerada condição necessária para o monitoramento:

(A) termômetro químico para avaliação da temperatura ambiente.

(B) bioimpedância elétrica para avaliação da composição dos alimentos.

(C) esfigmomanômetro para identificação dos riscos. (D) freezer - 80oC para o armazenamento dos alimentos. (E) estufa à 80 oC para a secagem dos utensílios.

Questão 39

Dentre as etapas a serem seguidas após a implantação do Manual de Boas Práticas temos:

(A) diagnóstico da Unidade de Alimentação e Nutrição, adequação dos formulários e do lay out.

(B) contratação de consultoria, sensibilização dos colaboradores e definição da equipe APPCC.

(C) estabelecimento dos fluxogramas e descrição dos processos, entendimento custo x benefício e adequação de receitas e cardápios.

(D) sensibilização e importância do APPCC para os empresários, determinação dos PCCs e resistência da área de apoio quanto a mudança da rotina.

(E) elaboração do plano APPCC, análise microbiológica dos alimentos transportados e treinamento dos manipuladores.

Questão 40

Considerando a etiologia da insuficiência cardíaca, avalie se estão envolvidos neste agravo:

I – Concentrações plasmáticas aumentadas de citocinas inflamatórias e dispepsia.

II - Saciedade precoce e redução da capacidade absortiva. III - Retenção hídrica e redução da produção de insulina. IV - Redução da taxa metabólica basal e anorexia. Estão corretos apenas os mecanismos;

(A) I e II (B) I e III (C) II e III (D) II e IV (E) III e IV Questão 41

Os alimentos para controle de peso, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA, classificam-se em:

(A) alimentos para redução ou manutenção de peso por substituição parcial das refeições, alimentos para redução de peso por substituição total das refeições e a reposição que é a denominação da categoria do alimento similar convencional.

(B) alimentos para redução de peso por substituição parcial das refeições, alimentos para redução de peso por substituição total das refeições e a consignação que é a denominação da categoria do alimento similar convencional, seguida da finalidade a que se destina.

(C) alimentos para redução ou manutenção de peso por substituição parcial das refeições ou para ganho de peso por acréscimo às refeições, alimentos para redução de peso por substituição total das refeições e a designação que é a denominação da categoria do alimento similar convencional, de acordo com a legislação específica, seguida da finalidade a que se destina.

(D) alimentos para manutenção de peso por substituição parcial das refeições ou para ganho de peso por acréscimo às refeições e a designação que é a denominação da categoria do alimento similar convencional, de acordo com a legislação específica, seguida da finalidade a que se destina.

(E) alimentos para redução de peso por substituição parcial das refeições, alimentos para redução de peso por substituição total das refeições e a similaridade que é a denominação da categoria do alimento similar convencional, de acordo com a legislação específica, seguida da finalidade a que se destina.

(9)

9

Questão 42

Alimento para Redução de Peso por Substituição Total das Refeições, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária-ANVISA, não deve:

(A) ser inferior a 300 Kcal nem exceder a 400 Kcal. (B) ser inferior a 600 Kcal nem exceder a 700 Kcal. (C) ser inferior a 500 Kcal nem exceder a 600 Kcal. (D) ser inferior a 400 Kcal nem exceder a 500 Kcal. (E) ser inferior a 800 Kcal nem exceder a 400 Kcal.

Questão 43

As crianças de 1 a 3 anos e 4 a 8 anos devem ter o consumo adequado de água e sódio respectivamente de: (A) 1,3 L/dia de água total e 1000 mg/dia; e 1,7 L/dia de

água total e 1200 mg/dia.

(B) 1,7 L/dia de água total e 2000 mg/dia; e 1,9 L/dia de água total e 2200 mg/dia.

(C) 2,1 L/dia de água total e 1000 mg/dia; e 2,5 L/dia de água total e 1500 mg/dia.

(D) 2,4 L/dia de água total e 1500 mg/dia; e 2,7 L/dia de água total e 1500 mg/dia.

(E) 2,3 L/dia de água total e 2000 mg/dia; e 2,1 L/dia de água total e 2200 mg/dia.

Questão 44

Segundo o “American Dietetic Association”, 2006, as necessidades proteicas diárias para pacientes com câncer hipermetabólico devem ser:

(A) 1,8 a 2,6 gramas/KG e 1,8 a 2,9 gramas/Kg. (B) 2,2 a 2,6 gramas/KG e 1,5 a 2,5 gramas/Kg. (C) 1,2 a 1,6 gramas/KG e 2,5 a 3,5 gramas/Kg. (D) 1,6 a 1,9 gramas/KG e 2,5 a 3,0 gramas/Kg. (E) 1,2 a 1,6 gramas/KG e 1,5 a 2,5 gramas/Kg.

Questão 45

A resposta metabólica, durante a sepse, referente ao fígado inclui:

(A) diminuição da absorção de aminoácidos; (B) aumento da produção de glicose;

(C) diminuição da síntese de proteínas de fase aguda; (D) diminuição do traço de sequestro de metal; (E) aumento do zinco sérico.

Questão 46

Segundo a Lei 6437, de 20 de agosto de 1977, a qual se refere às infrações à legislação sanitária federal, sem prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis, as penalidades às infrações sanitárias incluem as seguintes, EXCETO:

(A) multa.

(B) apreensão do produto.

(C) cancelamento do registro de produto. (D) advertência.

(E) prisão por até 12 meses.

Questão 47

Com base na RDC No. 216-ANVISA, para conservação a quente, os alimentos devem ser submetidos à seguinte temperatura pelo seguinte tempo:

(A) temperatura superior a 40ºC por no máximo 12 horas.

(B) temperatura superior a 55ºC por no máximo 8 horas. (C) temperatura superior a 45ºC por no máximo 10

horas.

(D) temperatura superior a 60ºC por no máximo 6horas. (E) temperatura superior a 50ºC por no máximo 9horas.

Questão 48

Para efeito do regulamento RDC No. 216-ANVISA-Agência Nacional de Vigilância Sanitária, considera-se:

(A) limpeza como sendo a operação de remoção de substâncias minerais e ou orgânicas indesejáveis, tais como terra, poeira, gordura e outras sujidades. (B) higienização como a operação que compreende duas

etapas: anti-sepsia e contaminantes.

(C) boas práticas como sendo procedimentos que devem ser adotados pelas industrias para atingir o menor tempo de produção de alimentos.

(D) alimentos preparados como alimentos manipulados e preparados em industrias expostos à venda necessariamente embalados;

(E) que registro tem o mesmo significado de controle de vetores e pragas urbanas, um sistema que incorpora apenas ações preventivas de intoxicação alimentar.

Questão 49

As recomendações nutricionais no Estágio IV da úlcera de pressão comum em adultos idosos incluem:

(A) a suplementação máxima de 5mg de zinco/dia; (B) a prescrição de 2,0 a 2,5 gramas/Kg de peso

corporal/dia;

(C) a prescrição de 40 a 45 calorias/Kg de peso corporal/dia;

(D) a prescrição de 08 a 1,0 gramas/Kg de peso corporal/dia;

(E) a prescrição de 35 a 40 calorias/Kg de peso corporal/dia;

(10)

10

NUTRICIONISTA-NUTRIÇÃO

Questão 50

As funções do zinco para o desenvolvimento fetal e neonatal do cérebro são:

(A) formação de mielina, sinaptogênese e síntese de monoamina;

(B) formação de mielina e metabolismo da energia neuronal e glial;

(C) metabolismo da energia neuronal e glial e síntese do fator de crescimento;

(D) síntese do fator de crescimento e monoamina; (E) síntese de DNA e liberação de neurotransmissores.

Questão 51

São fontes alimentares que contêm fitoestrogênios: (A) óleos essenciais de frutas cítricas.

(B) iogurte e outros derivados do leite fermentados. (C) feijão-soja e seus derivados.

(D) chucrute e pêra. (E) maçã e banana.

Questão 52

Em relação ao quociente respiratório é correto afirmar que:

(A) o quociente respiratório para proteína é igual a 0,82, sendo o maior dos macronutrientes.

(B) o quociente respiratório para lipídeo é igual a 0,7, sendo o maior dos macronutrientes.

(C) o quociente respiratório para carboidrato é igual a 0,82, sendo o maior dos macronutrientes.

(D) o quociente respiratório para carboidrato é igual a 1, sendo o maior dos macronutrientes.

(E) o quociente respiratório para proteína é igual a 1, sendo o maior dos macronutrientes.

Questão 53

O gasto energético total (GET) diário de um indivíduo se constitui de:

(A) gasto energético basal, efeito térmico do alimento e termogênese por atividade.

(B) gasto energético basal e temperatura corporal. (C) temperatura corporal, efeito térmico do alimento e

termogênese por atividade.

(D) termogênese por atividade, idade e temperatura corporal.

(E) gasto energético basal, idade e massa livre de gordura.

Questão 54

Para amenizar a anemia nos indivíduos com doença renal crônica, deve-se suplementar:

(A) eritropoetina e zinco. (B) ferro e vitamina A. (C) eritropoetina e ferro. (D) eritropoetina e cobre. (E) ferro e vitamina D.

Questão 55

Os indivíduos com doença renal crônica em terapia de hemodiálise devem ingerir:

(A) 25 Kcal/Kg de peso corporal ideal. (B) 30 Kcal/Kg de peso corporal ideal. (C) 45 Kcal/Kg de peso corporal ideal. (D) 35 Kcal/Kg de peso corporal ideal. (E) 55 Kcal/Kg de peso corporal ideal.

Questão 56

Os fatores associados à desnutrição na infância incluem os aseguir listados, EXCETO:

(A) o diabetes gestacional. (B) o baixo peso ao nascer.

(C) o início precoce da alimentação complementar e utilização incorreta de fórmulas lácteas.

(D) dietas com baixa densidade energética e número de refeições inadequado.

(E) maior necessidade de nutrientes por unidade de peso que em qualquer outra faixa etária.

Questão 57

O nutricionista, como estratégias para prevenir obesidade e hipertensão em crianças, deve:

(A) estimular o consumo altamente restrito de sal. (B) optar por uma alimentação com 40% da energia

através das gorduras.

(C) estimular a prática de exercícios físicos excessivos. (D) estimular os pais a serem modelos tanto em relação à

alimentação quanto às atividades físicas.

(E) evitar usar como sistema de recompensa familiar, as mudanças dietéticas saudáveis.

(11)

11

Questão 58

Dentre as ações estratégicas que podem ser desenvolvidas pelo nutricionista na atenção primária de saúde, NÃO se inclui:

(A) a partir da identificação de situações de risco, favorecer a inclusão social por meio da ampliação do acesso à informação sobre programas sociais e direitos relacionados à alimentação;

(B) conhecer o diagnóstico da situação alimentar e nutricional da população realizado pelo médico com a identificação de áreas geográficas e segmentos de maior risco aos agravos nutricionais;

(C) avaliar, em conjunto com as Equipes Saúde da Família e os Conselhos de Saúde, o desenvolvimento e a implementação das ações de saúde e de alimentação e nutrição e seu impacto na população;

(D) desenvolver ações de distintas naturezas para a promoção de práticas alimentares saudáveis;

(E) atuar na formação e na educação continuada das equipes de saúde e participar de ações vinculadas aos programas de controle e prevenção dos distúrbios nutricionais como carências por micronutrientes, sobrepeso, obesidade, Doenças Crônicas Não-transmissíveis e desnutrição.

Questão 59

São alimentos com baixo índice glicêmico: (A) aveia, uvas e cenoura;

(B) iogurte, ervilhas e flocos de milho; (C) leite integral, lentilha e maçã;

(D) feijão-fradinho, pão integral e inhame; (E) grão-de-bico, pêssego e ervilhas.

Questão 60

O tratamento nutricional para indivíduos com hipertensão arterial sistêmica consiste no aumento do consumo de: (A) gorduras e fibras;

(B) derivados do leite desnatado e vísceras; (C) castanhas e carboidratos;

(D) açúcar e massas; (E) frutas e vegetais.

(12)

12

Referências

Documentos relacionados

Mas se as pessoas são livres para deixar seu país, para onde podem ir?” (WIHTOL DE WENDEN, 2000, p.. O cenário atual, por conseguinte, caracteriza-se por uma profunda iniqüidade. Por

• Vergewissern Sie sich darüber, dass keine Möglichkeit besteht, dass entzündbares Material in Kontakt mit dem Heizer gerät oder sich in dessen Nähe befindet.. • Das Gerät

Systembox/Kanban boards/Heijunka box/Info boards Systembox KA N BA N / H EIJ U N KA T O O LS Etiquetagem do Systembox Small insert label..

• Vergewissern Sie sich darüber, dass keine Möglichkeit besteht, dass entzündbares Ma- terial, brennbares Material oder Vorhänge in Kontakt mit dem Heizer gerät oder sich in

Entende-se por oclusão ideal e estável aquela onde a transmissão resultante das forças oclusais está direcionada para o longo eixo dos dentes posteriores,

Para a produção dos AcM se usou vírus inteiro proveniente de uma vacina comercial, estirpe intermediaria (Bur-706) o qual se multiplico em células VERO e foi purificado

Gadamer considera que, quando Hegel assume como sua a tarefa de dar alma (movimento) a s determinaço es abstratas do pensar, dando vida ao mono logo do pensamento que se pensa a

A eletroterapia é uma área ainda pouco conhecida dentro da medicina veterinária, mas já vem se mostrando muito eficaz para vários propósitos entre eles aumento da amplitude de