• Nenhum resultado encontrado

COMO TRANSFORMAR UM TEXTO DE FORMA CRIATIVA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COMO TRANSFORMAR UM TEXTO DE FORMA CRIATIVA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Loredana Vigini

COMO TRANSFORMAR UM TEXTO DE FORMA

CRIATIVA

Aprofundamento sobre o Bibliodrama Pastoral

(2)

Trieste, 17 de julho de 2020

Tradução em português do livro:

Vigini L. (2020), Come trasformare un testo in forma creativa.

Obra protegida com patamu.com

Título

COMO TRANSFORMAR UM TEXTO DE FORMA CRIATIVA

Registro 132514 Licença

© Copyright – Todos os direitos são reservados

(3)

SUMÁRIO

1. Leia o capítulo que escolheu aprofundar...5

2. Identifique as principais idéias ...7

3. Associe uma imagem às idéias principais e entenda seu possível relacionamento...10

4. Pegue cada idéia principal e comece a analisá-la...11

5. Ferramentas experienciais que podem ser usadas ...12

a. Panos ... 12

b. Objetos simbólicos... 13

c. Cartazes com frases, palavras ... ... 13

d. Composições simbólicas e esquematizações ... 13

5. Histórias e parábolas... 13

6. Visualizações guiadas ... 14

7. Associações dos participantes... 14

Conclusão ...14

(4)
(5)

COMO TRANSFORMAR UM TEXTO DE FORMA CRIATIVA

Para transmitir um texto, é importante, antes de tudo, saber interpretá-lo, ou seja, entendê-lo completamente: você só pode dar o que tem e, se eu não tiver uma ideia, será impossível transmiti-la a outras pessoas.

Nosso objetivo, como "especialistas" no uso de uma linguagem artístico-criativa, é traduzir um conteúdo (uma idéia) de maneira simples e dinâmica e, no nosso caso, o conteúdo é o do Novo Diretório de Catequese.

Partindo do exemplo de roteiro apresentado como introdução, no livreto "A necessidade de um Novo Diretório para a catequese", dou algumas indicações de como obter essa transformação a partir de uma interpretação do texto, em particular do texto que hoje recebemos em nossas mãos pela igreja.

As seguintes indicações podem ser usadas para qualquer texto, por isso também é o método para lidar e aprofundar o texto bíblico.

1. Leia o capítulo que escolheu aprofundar

A primeira coisa a fazer é: LEIA A PARTE QUE VOCÊ ESCOLHEU PROFUNDAR.

O ideal, é claro, seria ler o livro completo, mas, neste caso, optamos por aprofundar cada equipe apenas uma parte, para poder trabalhar na análise e no aprofundamento. Então, no final, reunindo todas as contribuições, teremos a riqueza da contribuição de todos.

(6)

Em relação a isso, lembro que com o texto bíblico acontece o mesmo: nunca lidamos com toda a Bíblia e nem mesmo um dos livros da Bíblia, e nem mesmo um capítulo inteiro! Aprofundamos alguns versiculos e percebemos o quanto até algumas linhas podem falar, e também muito... Porque, no Bibliodrama Pastoral, não estamos interessados em dar tudo, mas em oferecer uma experiência a partir de um tema; no caso do Diretório, isso também pode ser visto como uma composição de muitos temas.

O método que apresento pode ser usado com todos os livros científicos, ou seja, os livros que explicam, que tratam de um tópico.

Assim, por exemplo, para todos os documentos da Igreja. Não se aplica, no entanto, a um romance em que não entenderíamos a história se não a levarmos na íntegra.

Dado isso para nos posicionar no método, agora começamos a dar algumas indicações para a leitura:

- É importante ler e reler, retomando se não estiver claro. Convido você a não ir para frente com o texto, se não o entender, porque, em um texto científico, provavelmente a idéia que foi dita antes é o pré-requisito para o que se segue. Portanto, se não estiver claro o que vem primeiro, você dificilmente entenderá o que vem a seguir!

- Mantenha sempre um lápis na mão: sublinhe, circule, coloque uma barra de lado, coloque as palavras ou frases em um quadrado... sublinhe o que parece mais importante para você; use a mesma "modalidade" para idéias subsequentes, como explicarei em mais detalhes mais para frente.

- Volte atrás se encontrar uma conexão entre uma ideia e outra:

você pode verificá-la resumindo-a brevemente.

A primeira coisa a fazer, então, é ler para esclarecer sobre o que é o texto.

(7)

2. Identifique as principais idéias

Eu coloquei esse ponto após o primeiro, mas, na realidade, isso também poderia ser feito antes da leitura. Depende se o tópico já está um pouco claro para você ou não.

É necessário identificar as principais idéias desse texto; no nosso caso, do capítulo do Novo Diretório que queremos aprofundar.

Geralmente, as idéias são resumidas nos títulos das várias seções pelas quais o capítulo é composto. Por esse motivo, é importante observar o índice ou sumário (a diferença entre os dois é que o índice é colocado no final de um livro enquanto o sumário é colocado no início).

Essa ferramenta ajuda a identificar as principais idéias e como elas são desenvolvidas. Isso pode ser entendido prestando atenção aos níveis indicados pelo índice.

Vamos ver, por exemplo, como o capítulo 1 está estruturado:

(8)

Algumas indicações:

- Antes de tudo, vemos que o capítulo 1 está inserido na PRIMEIRA PARTE, que tem este título: A CATEQUESE NA MISSÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA. Isso já nos diz que o que leremos no capítulo 1 tem a ver com Missão, Evangelização, Igreja. É como se fosse, em nossa imaginação, uma grande "Jaula". O que lemos

"caberá" nesta jaula. Então, vamos manter essas três palavras em mente como o "LA" no qual tocar nossa música.

- Mas vamos aos detalhes do nosso capítulo. É importante para nós identificar quais são os títulos de primeiro nível. Olhando para o índice, veremos que estamos na frente de:

- 4 títulos de primeiro nível

- As seções 1, 3 e 4 apresentam títulos de segundo nível

- A Seção 4, no título de segundo nível, A catequese ao serviço da nova evangelização, apresenta três títulos de terceiro nível.

Os níveis são facilmente distinguidos pelos recuos. O nível 1 começa na borda esquerda, o nível 2 começa mais recuado que o primeiro, assim como o nível 3 começa mais recuado que o segundo. Conseguimos ver a escada com os três níveis?

- Depois que os títulos do primeiro nível forem identificados, podemos entender facilmente as idéias principais. Serão como grandes "potes" nos quais experimentaremos o aprofundamento.

Essas indicações são úteis porque nosso trabalho será como construir Matrioscas. Você conhece essas bonecas russas? A característica delas é que não é uma única boneca, mas muitas bonecas, uma menor que a outra e uma cabe dentro da outra.

(9)

Trabalhando nos três níveis de títulos, é como se estivéssemos trabalhando com a Matriosca composta por três bonecos. Nas duas figuras, a maior boneca é como se fosse, para nós, a boneca de nível superior. Então, nessa comparação, somos confrontados com quatro Matrioscas diferentes que teremos que descobrir.

(10)

3. Associe uma imagem às idéias principais e entenda seu possível relacionamento

A ideia das 4 matrioscas nos ajuda a pensar que, em nossa mente, devemos dar uma cara às nossas 4 bonecas.

Primeiro de tudo, apreendemos a idéia principal de cada título:

1. Jesus Cristo, revelador e revelação do Pai (11-16)

2. A fé em Jesus Cristo: a resposta a Deus que se revela (17-21) 3. A transmissão da Revelação na fé da Igreja (22-37)

4. Evangelização no mundo contemporâneo (38-54)

Para cada ideia, devemos associar uma imagem, objeto ou cor. Em particular, podemos usar os panos, mas também quaisquer outros objetos. E cada imagem pode estar relacionada à outra. Eu dou um exemplo:

- O título 1. tem Jesus no centro. Podemos facilmente representar esta seção com a cor vermelha, que sempre representa Jesus no Bibliodrama Pastoral.

- O título 2 fala da fé como resposta. Sendo uma resposta, poderíamos indicar aqui quem dá a resposta (a pessoa, por exemplo, indicando-a com um pano marrom, o que significa terra, criatividade), e poderíamos indicar a Fé com a cor azul com a qual normalmente indicamos algo que está relacionado a Deus.

- O título 3 fala da transmissão da revelação na fé. Então devemos imaginar como mover o que simbolizamos no título 1 (revelação de Jesus) e no título 2 (fé como resposta)

- O título 4 fala da evangelização no mundo contemporâneo.

Teremos que vincular a evangelização ao que foi dito até aquele

(11)

momento, mas também temos o mundo contemporâneo como seu centro, o destinatário dessa evangelização.

Mesmo sem ler o conteúdo, já podemos "montar" nossa pequena introdução dinâmica: ao apresentar o CAPÍTULO I: A REVELAÇÃO E SUA TRANSMISSÃO, podemos introduzir nossos catequistas desta maneira:

- Colocamos o pano vermelho representando a pessoa de Jesus, como revelador do Pai;

- À sua frente, colocamos o pano marrom, representando a pessoa humana, com o pano azul da fé que o liga a Jesus;

- Atrás da pessoa, colocamos outros panos marrons alinhados atrás dele, representando que há pessoas cada vez mais distantes temporalmente de Jesus que, de alguma forma, devem poder receber a fé como um vínculo com ele (e esta seção nos ajudará a entender como);

- Finalmente, na última pessoa da fila, colocamos alguns objetos para distinguir o mundo contemporâneo, como telefone celular, tablet e fones de ouvido.

Essa "composição" ajudará o ouvinte a "visualizar" o que está sendo falado e, durante nossa apresentação, poderemos nos referir continuamente a essa imagem inicial para ajudar o ouvinte a se encontrar e contextualizar o que estamos dizendo.

4. Pegue cada idéia principal e comece a analisá-la

Depois disso, é necessário começar a abrir nossas “matrioscas”.

Uma por uma, para ver o que há dentro. Aqui também será importante verificar se já existem indicações claras, idéias explícitas.

(12)

A primeira seção, por exemplo, dedicada a Jesus, o revelador do Pai, tem esses dois títulos como segundo nível:

- A revelação do desígnio providencial de Deus - Jesus anuncia o evangelho da salvação

Obviamente, a Introdução sempre deve ser adicionada. Nesse caso, sabemos que teremos que analisar e transformar três idéias principais:

1. Introdução

2. Revelação do desígnio providencial de Deus 3. Jesus como anunciador do evangelho da salvação.

Se olharmos para o texto, não há introdução, mas é importante ter em mente que é sempre bom apresentar o que abordaremos. A introdução é um resumo que ajuda o ouvinte.

Para realizar a análise, o procedimento é o mesmo: tentamos apreender as idéias principais e associá-las a uma imagem, cor, objeto etc. relacionando-os entre si. Isso ajudará o ouvinte a memorizar, a ver as ligações entre as idéias, não tendo que "pensar"

nelas, mas ser capaz de "visualizá-las".

5. Ferramentas experienciais que podem ser usadas

Quais ferramentas usar? Como transformar idéias em algo experimental? Aqui estão algumas indicações, exemplificadas no roteiro já visto.

a. Panos

Os panos são o material básico para o Bibliodrama Pastoral. Com o pano, você pode representar tudo e associar uma cor, uma forma,

(13)

uma posição sociométrica com relação às outras coisas exibidas (no roteiro de exemplo, eles foram usadas várias vezes e de maneiras diferentes).

b. Objetos simbólicos

Objetos físicos podem ajudar a recuperar um conceito ou uma ideia (no roteiro de exemplo, o telefone celular foi usado para representar o mundo moderno).

c. Cartazes com frases, palavras ...

Os sinais também podem ser de cores diferentes ou de tamanhos diferentes, dependendo de como queremos usá-los (no roteiro de exemplo, eles foram usados para apresentar os Sínodos, as palavras- chave etc.).

d. Composições simbólicas e esquematizações

Panos, objetos e cartazes podem ser localizados em posições sociométricas específicas para dar um certo significado (no roteiro de exemplo, a composição foi usada para representar os dois elementos que levaram à elaboração de um novo diretório).

5. Histórias e parábolas

Histórias ou parábolas podem ser inventadas para contar uma idéia (a parábola da história da Igreja foi criada no exemplo).

(14)

6. Visualizações guiadas

Em vez de representar com panos e composições, histórias ou idéias podem ser visualizadas internamente, com os olhos fechados, com música de fundo.

7. Associações dos participantes

Durante a apresentação, os participantes podem ser envolvidos pedindo para eles associarem algo de sua vida ao que está sendo dito ou a um objeto que está sendo apresentando (no roteiro de exemplo, fomos convidados a fazer isso com a pedra da verdade e com o telefone celular).

Essas são as ferramentas básicas. Existem outras também;

sabemos que o Bibliodrama Pastoral possui 140 instrumentos e todos, de uma maneira ou de outra, podem ser utilizados.

Conclusão

Esta breve apresentação tentou mostrar como começar a traduzir um texto em experiência. A partir daqui, podemos começar a aprofundar, analisar, transformar os textos que cada um de nós escolheu aprofundar.

Referências

Documentos relacionados

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Histórico: ADIANTAMENTO DE VALOR DE 02 (DUAS) DIÁRIAS A AUXILIAR ADMINISTRATIVO DO SISPREV-TO PARA PARTICIPAÇÃO "CURSO CONCESSÃO DE APOSENTADORIAS E PENSÕES", REALIZADO

DATA: 17/out PERÍODO: MATUTINO ( ) VESPERTINO ( X ) NOTURNO ( ) LOCAL: Bloco XXIB - sala 11. Horário Nº Trabalho Título do trabalho

Arrendatários e parceiros são mais prósperos e mais bem educados nas regiões onde a cultura da cana está concentrada, e existe uma correlação entre mercados de aluguel ativos e

Source: 2006 Census of Agriculture – IBGE.. Overall, Brazil follows the same pattern as most Latin American countries, with land use characterized by high inequality in

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

Em 5 de julho de 1922, Eduardo Gomes e seus colegas tenentes, entre eles Si- queira Campos, Juarez Távora, Mário Tamarindo Carpenter e Newton Prado, fizeram uma revolta, sob

Grupo 2 – Foco: Pâmela; Daniela; Raquel; Tatiana (Ponte; Rolamento atrás de pernas unidas; Pino; Roda) Grupo 1 – Foco: André; Ana Marta; João Paulo; Filipa; Pedro Costa (Salto