• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS CANDIDATOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÕES GERAIS AOS CANDIDATOS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÕES GERAIS AOS CANDIDATOS

1 – Confira se este caderno contém uma proposta de redação e 06 questões discursivas, distribuídas

conforme o quadro abaixo.

TIPO

CONTEÚDO

Nº DE QUESTÕES E PROPOSTA

Discursivas

Redação

01

Língua Portuguesa

02

Literatura Luso-Brasileira

02

Língua Francesa

02

2 – Verifique se não há imperfeições gráficas. Caso exista algum problema, comunique imediatamente

ao fiscal.

3 – Utilize os espaços apropriados para rascunho, transferindo as versões finais para os Formulários

de Respostas que, em hipótese alguma, deverão ser identificados.

4 – Confira se o seu nome e o seu número de inscrição constam nos seus Formulários de Respostas.

Não os dobre nem os amasse.

5 – Assinale a lista de presença, na linha correspondente, do mesmo modo como foi assinado no seu

documento de identidade.

6 – Esta prova terá duração máxima de 4 horas, tendo seu início às 14:00h e término às 18:00h.

7 – Você só poderá deixar o local de prova depois de decorrida 02 horas do início de sua aplicação.

8 – Para o preenchimento dos Formulários de Respostas, você só poderá utilizar caneta esferográfica

azul ou preta.

(2)

2ª FASE

ORIENTAÇÕES GERAIS (ATENÇÃO)

1. Nesta prova, siga as orientações abaixo e utilize, caso necessário, o espaço indicado para rascunho no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a Folha Definitiva da Prova de Redação (Produção Textual), no local adequado.

2. Use, no mínimo 10 e, no máximo, 25 linhas. O candidato que não cumprir com esta determinação será penalizado com a perda de 1,0 (um) ponto.

3. Não serão consideradas as redações (produções textuais) que contenham qualquer assinatura ou marca identificadora.

4. Os textos apresentados para alimentação temática contêm informações que podem subsidiar sua proposta de redação e ajudá-lo a desenvolver o seu texto. Consulte-os e, se for o caso, utilize-os, sem, no entanto, transcrevê-los.

5. As redações (produções textuais) feitas a lápis serão desconsideradas.

6. Se as instruções relativas ao tema não forem seguidas, a redação (produção textual) será anulada.

7. Caso você dê um título à sua redação (produção textual), a linha não será computada entre as 10 ou as 25 exigidas.

8. Seu texto deverá ser em prosa (ordenação por paragrafação), sendo desconsiderado qualquer texto construído em verso.

9. A sua redação (produção textual) será avaliada, levando-se em consideração a adequação ao gênero solicitado, coerência e coesão, sentido e ordenação de ideias, organização dos elementos linguísticos e respeito à norma culta.

10. Vale ressaltar que não será avaliado nenhum fragmento de texto escrito em local indevido.

(3)

2ª FASE

PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Considerando o cenário sócio-político por que passa o país e, consequentemente, o estado do Amapá, produza um artigo de opinião (texto expositivo-argumentativo) em que você discutirá o papel e o significado das mudanças sociais e políticas que vêm ocorrendo no cenário atual, para a sociedade brasileira.

Para construir sua produção textual escrita (redação), você conta com alguns textos que o auxiliarão na alimentação temática.

TEXTOS

Texto I

Eleições 2010: Movimentos para aprofundar mudanças

Nada menos que 3 mil pessoas de todo o país participaram da Assembleia Nacional dos Movimentos Sociais, organizada no dia 31 de maio pela Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS). O resultado foi a plataforma popular intitulada Projeto Brasil 2010. A partir de então, foram realizadas inúmeras ações que mostram o engajamento das organizações por resultados eleitorais que favoreçam a implementação de suas propostas em defesa de um Brasil justo e desenvolvido.

Fonte: www.vermelho.org.br/rj/noticia. Acessado em 01-11- 2010.Com adaptações e recortes.

Texto II

Esperança na mudança

É inerente ao ser humano realizar mudanças em todos os setores da sua vida, seja na vida pessoal, como constituir uma família, se formar em uma universidade, conseguir um bom emprego; seja no trabalho, como ascensão a um novo cargo, realização de um grande projeto na empresa, passar a ser líder de um grupo; seja na família, como conseguir uma nova casa, ter um filho, morar em outra cidade, comprar um carro, ser avô ou avó (...).

Fonte: Professor Alcides de Oliveira alcides.oliveira2005@ig.com.br. Com adaptações e recortes.

Texto III

Para o bem ou para o mal, o homem é um espírito criativo livre. Isto produz o estranho mundo em que vivemos, um mundo de criação contínua e, portanto, mudanças e inseguranças contínuas.

Fonte - Joyce Cary.

Texto IV

"PÁTRIA MADRASTA VIL"

Onde já se viu tanto excesso de falta? Abundância de inexistência. Exagero de escassez... Contraditórios? Então aí está! O novo nome do nosso país! Não pode haver sinônimo melhor para BRASIL. Porque o Brasil nada mais é do que o excesso de falta de caráter, a abundância de inexistência de solidariedade, o exagero de escassez de responsabilidade. O Brasil nada mais é do que uma combinação mal engendrada - e friamente sistematizada - de contradições. Há quem diga que "dos filhos deste solo és mãe gentil", mas eu digo que não é gentil e, muito menos, mãe. Pela definição que eu conheço de MÃE, o Brasil está mais para madrasta vil. A minha mãe não "tapa o sol com a peneira"

(...).

Ela (minha mãe) sabe que de nada me adianta ter educação pela metade, ou tê-la aprisionada pela falta de oportunidade, pela falta de escolha, acorrentada pela minha voz-nada-ativa. A minha mãe sabe que eu só vou crescer se a minha educação gerar liberdade e esta, por fim, igualdade. Uma segue a outra... Sem nenhuma contradição! É disso que o Brasil precisa: mudanças estruturais, revolucionárias, que quebrem esse sistema-esquema social montado; mudanças que não sejam hipócritas, mudanças que transformem! A mudança que nada muda é só mais uma contradição (...).

(4)
(5)

2ª FASE

Os textos I e II, a seguir, pertencem ao gênero Carta do Leitor e, como tal, apresentam padrões sociocomunicativos característicos que os designam como sendo gêneros pertencentes à esfera midiática opinativa. Esses textos foram veiculados na Revista Veja, respectivamente, nos anos de 2007 e de 2010. As Cartas do Leitor de Veja são escritas por locutores que desejam posicionar-se frente às reportagens, notícias, artigos, editoriais ou mesmo à carta do leitor ou à carta de outros leitores. Com tal fim discursivo, possuem base, predominantemente, argumentativa.

A partir dessas informações e com base nos conteúdos de Língua Portuguesa previstos, no Edital do Concurso, leia os textos I e II, abaixo, e responda as questões 1 e 2.

Texto I

Preocupar-se com a ilegalidade nas escutas telefônicas clandestinas, tudo bem; agora, querer acusar a Polícia Federal, sem provas concretas e com meras desconfianças, é lastimável. A Polícia Federal faz muito bem a sua parte, e por isso é um dos únicos órgãos neste país que tem credibilidade da população. E o STF, quando vai deixar de ser político e condenar criminalmente alguém, que tenha prerrogativa de função, com as provas que a Polícia Federal entrega de bandeja?

JOEL SPECHT

Porto Alegre, RS

Fonte: Veja. 29 de agosto, 2007.

Texto II

Definitivamente, o Brasil entrou na era dos escândalos decorrentes da corrupção de políticos. Já foi época em que bicheiros azeitavam a polícia e os governantes para exercer livremente a contravenção. Agora são máfias organizadas dentro dos partidos, para praticar delitos que vão desde as tradicionais propinas, tráfico de influência e compra de votos até a espionagem com quebra de sigilos fiscal e bancário e os mensalões e mensalinhos. O povo, inebriado pelo assistencialismo do governo, torna-se inocente coadjuvante dos malfeitos que assolam o país.

AGENOR MAGALHÃES

Niterói, RJ

Fonte: Veja. 22 de setembro, 2010.

QUESTÃO 1

a) Qual a tese defendida no texto I e qual a tese defendida no texto II? b) Cite um argumento do texto II que fundamente a tese nele existente.

RASCUNHO

(6)

2ª FASE

Transfira a versão final para o formulário próprio

QUESTÃO 2

O vocábulo agora é comumente utilizado para indicar valor temporal. No entanto, em determinados textos, possui um efeito contextual que não recobre a questão temporal. Esse vocábulo pode servir, também, para introduzir um contraste entre duas ideias, funcionando, assim, como uma conjunção adversativa.

a) Em qual dos textos o vocábulo agora possui valor temporal e em qual possui valor contrastivo? Justifique a sua resposta.

b) Substitua o vocábulo agora, nos dois textos acima, por um elemento de igual valor semântico.

RASCUNHO

Transfira a versão final para o formulário próprio

QUESTÃO 3

Com base no fragmento abaixo e na obra a qual pertence, responda os itens a e b.

“Um ano depois os moradores do bairro ainda se lembravam do homem de cabelo ruivo que enlouqueceu e sumiu de casa.

Ele era um santo, disse a mulher abrindo os braços. E as pessoas em redor não perguntaram e nem era preciso, perguntar o que todos já sabiam que era um bom homem que de repente abandonou casa, emprego no cartório, o filho único, tudo. E se mandou Deus sabe para onde.

Só pode ter enlouquecido, sussurrou a mulher, e as pessoas tinham que se aproximar inclinando a cabeça para ouvir melhor. Mas de uma coisa estou certa, tudo começou com aquele passarinho, começou com

(7)

2ª FASE

aquele passarinho. Que o homem ruivo não sabia se era um canário ou um pintassilgo. Ô, pai! Caçoava o filho, que raio de passarinho é esse que você foi arrumar?!

[...]

Não sei, filho, deve ter caído de algum ninho, peguei ele na rua, não sei que passarinho é esse.

O menino mascava chicle. Você não sabe nada mesmo, pai, nem marca de carro, nem marca de cigarro, nem marca de passarinho, você não sabe nada.

Em verdade, o homem ruivo sabia bem poucas coisas. Mas de uma coisa ele estava certo, é que naquele instante gostaria de estar em qualquer parte do mundo, mas em qualquer parte mesmo, menos ali. Mais tarde, quando o passarinho cresceu, o homem ruivo ficou sabendo também o quanto ambos se pareciam, o passarinho e ele”.

Telles,Lygia Fagundes, História de Passarinho,In:Meus Contos Esquecidos,Rocco,2005.

a) Descreva dois aspectos que demonstrem algo em comum entre o homem ruivo e o passarinho.

b) Transcreva do fragmento uma passagem em que se pode reconhecer o perfil psicológico do personagem principal.

RASCUNHO

Transfira a versão final para o formulário próprio

QUESTÃO 4

Considere o texto seguinte para resolver esta questão.

Cantar de amor

Mha senhor, com’oje dia son, Minha senhora,assim como o dia de hoje, Atan cuitad’e sem cor assi! Estou sofrendo tanto e tão pálido

E par Deus non sei que farei i, E, por Deus, não sei o farei,

Ca non dormho á mui gran sazon. Porque não durmo há muito tempo.

Mha senhor,ai meu lum’e meu bem, Minha senhora, ai minha luz e meu amor, Meu coraçon non sei o que tem Meu coração não sei o que tem.

(8)

2ª FASE

No texto acima, o poeta brasileiro Manuel Bandeira resgata os cancioneiros medievais, fazendo questão de adotar a expressão galego-portuguesa, que tem sua livre versão para o português contemporâneo. Tomando como base o referido poema, discorra sobre:

a) as referências à lírica trovadoresca, expressas no texto; b) a importância da mulher para a felicidade do eu lírico.

RASCUNHO

(9)

2ª FASE

Pourquoi apprendre le français?

Le français est une grande langue de communication internationale. Elle est la seule langue parlée sur les 5 continents avec l’anglais et est parlée par 274 millions de personne dans le monde. C’est une des langues officielles de plus de 32 pays.

Le français permet l’accès à des médias nombreux et variés. Après l’anglais et l’allemand, le français est la troisième langue sur internet. Comprendre le français permet de poser un autre regard sur le monde en communiquant avec les francophones sur tous les continents et en s’informant grâce aux grands médias internationaux en langue française (TV5, France 24, Radio France Internationale)

Le français est à la fois langue de travail et une des deux langues officielles à l’ONU, à l’UNESCO, dans l’Union Européenne, à la Croix Rouge internationale, au Comité International Olympique. Le français est aussi la langue de plusieurs instances juridiques internationales.

Le français est enseigné en Palestine selon les nouvelles méthodes pédagogiques, qui placent l’enfant au cœur de l’apprentissage. Le français n’est pas enseigné seulement comme un savoir, mais surtout comme un outil de communication. Apprendre le français aide à apprendre d’autres langues, notamment les langues latines (l’espagnol, l’italien ou le protugais) mais aussi l’anglais puisque le français a fourni plus de 50% du vocabulaire anglais actuel.

Le français est une langue agréable à apprendre. Contrairement aux idées reçues, le français n’est pas une langue difficile. C’est une langue qui demande une certaine précision mais on peut très vite communiquer en français.

Parler français est une condition indispensable pour poursuivre ses études en France, souvent dans des conditions avantageuses. Les élèves maîtrisant le français peuvent également sous certaines conditions bénéficier de bourses du gouvernment français pour suivre un troisième cycle d’études en France dans toutes les dvisciplines et obtenir un diplôme internationalement reconnu.

In http://www.consulfrance-jerusalem.org/france_jerusalem/spip.php?article2307

En considérant le texte ci-dessus, répondez les questions 5 et 6.

QUESTÃO 5

Selon le texte “Le français est une grande langue de communication internationale ”: a) Quel est le statut du français dans le monde?

b) Par rapport l’internet quel rang occupe le français?

RASCUNHO

Transfira a versão final para o formulário próprio

(10)

2ª FASE

QUESTÃO 6

Le français est appris dans plusieurs pays:

a) De quelle façon est-il enseigné en Palestine?

b) Citez au moins 2 bonnes raisons pour apprendre la langue française.

RASCUNHO

Referências

Documentos relacionados

O primeiro ensaio foi realizado para um volume de solução de 5 L, com uma concentração inicial de 10,45 ppt. Na proveta encontravam-se 800 ml de água destilada à temperatura

Como nossas atividades não podem mais ignorar os recursos virtuais disponíveis para mediar nossas intenções, somos compelidos a reestruturar nossos sistemas de atividade para

Organotypic cultures are an in vitro culture method that allows the preservation of entire organs or fragments of organs during long periods of time, with cellular

Ao analisarmos especificamente o processo de ensino remoto no municí- pio de Bayeux, chegamos a algumas conclusões relevantes: as questões sociais, econômicas e culturais dos

d’analyser la situation particulière de l’enseignement du français au Portugal, soit à l’enseignement élémentaire, soit à l’enseignement secondaire, dans le cadre des

Whenever the parallel routing phase failed to route large nets - large in terms of spanning through many GCells, and not in terms of the number of pins - or a large number of nets,

Número total de perfilhas, número e percentagem de perfilhos com coraçfo morto, de 28 cultivares e li- nhagens de arroz infestadas artificialmente com ninfas e adultos de

[r]