• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS DE 5 ANOS RESUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS DE 5 ANOS RESUMO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS DE 5 ANOS

Mariana Bodelão Pereira Natália Fregonese Zuleika C. Leite de Toledo

RESUMO

Esta pesquisa justifica-se na necessidade de valorização do profissional de Educação Física na Educação Infantil, dando ênfase à atividades direcionadas à atenção dentro das aulas de Educação Física. O objetivo desse trabalho é avaliar a capacidade psíquica da atenção em crianças de 5 anos que participam das aulas de Educação Física, antes e depois da aplicação de uma proposta de intervenção, priorizando atividades específicas que requerem atenção voluntária. Participaram da pesquisa 61 crianças de 5 anos, da rede pública do Município de Uraí – PR. Utilizou-se como instrumento de pesquisa as atividades de Memória, Blocos Lógicos e Organização de Objetos, que também foram utilizados como instrumento de pós-teste, após o desenvolvimento das Atividades de Intervenção. A coleta de dados foi realizada de setembro a dezembro de 2007, sendo que, de outubro a novembro foram desenvolvidas as Atividades da Proposta de Intervenção. Os resultados comprovaram a melhora significativa da capacidade psíquica da atenção em ambos os grupos, verificando-se dessa forma, a eficiência dos jogos aplicados na Proposta de Intervenção e o papel do professor de Educação Física como mediador, contribuindo de forma direta na melhora da atenção nas crianças pequenas.

Palavras-chave: Educação Infantil; atenção; professor de Educação Física.

(2)

EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O DESENVOLVIMENTO DA ATENÇÃO EM CRIANÇAS DE 5 ANOS

Mariana Bodelão Pereira Natália Fregonese Zuleika C. Leite de Toledo

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil, primeiro nível da Educação Básica, passa por sensíveis transformações quanto a sua concepção, objetivos e finalidades.

Originária na idéia de cuidar de crianças cujas mães precisavam trabalhar para contribuir com o orçamento doméstico, seus profissionais eram atendentes das necessidades fisiológicas apenas, desconsiderando os aspectos emocionais e cognitivos das crianças, contrapondo-se à concepção de Sayão (2007), que acredita que os adultos atuantes nas instituições educativas da Educação Infantil precisam captar os saberes que as crianças possuem, além de suas necessidades e interesses, pois precisam estabelecer meditações que ampliem o repertório cultural dessas crianças.

Com o avanço na área da Psicologia o olhar sobre a criança mudou. Suas necessidades emocionais e cognitivas passaram a ter valor e ela deixou de ser um ser passivo para ser entendido como um ser ativo, social, cognitivo e emocional.

Da mesma forma a Educação Física passou por transformações em suas concepções, objetivos e finalidades no transcorrer dos anos, decorrentes das conquistas da área escolar. Porém, a valorização da Educação Física para crianças da Educação Infantil ainda é muito recente.

(3)

desenvolvimento que se tem.”

No entanto, acredita-se que a ausência de um profissional com formação específica na área da Educação Física interfere negativamente e de forma bastante significativa não só no processo de desenvolvimento motor, mas na aquisição e estimulação de capacidades cognitivas e psíquicas, como a atenção, tema central desse estudo.

A atenção é uma capacidade que tem sido foco de preocupação e diversas discussões nas diferentes áreas do conhecimento. É considerada como um processo psicológico, na qual se concentra a atividade psíquica, que é acionada através da solicitação de um estímulo. (CASTRO, 2007).

Acredita-se, no entanto que na escola, a estimulação da atenção voluntária por meio das manifestações corporais, contribui para o avivamento do interesse e do desejo de aprender, fatores esses que interferem na aprendizagem pertinentes as outras áreas do conhecimento, também.

Assim, levanta-se a seguinte questão: a capacidade de manter o foco do pensamento em um objeto (atenção) pode ser estimulada e desenvolvida nas aulas de Educação Física para crianças pequenas (5 anos)? De que maneira pode-se comprovar a relevância do trabalho do professor de Educação Física na Educação Infantil, quando se tem como objeto de estudo o aumento da capacidade de atenção dos educandos?

Essa pesquisa justifica-se na necessidade de valorização do profissional de Educação Física na Educação Infantil, ao comprovar que sua presença é fator relevante no aprendizado e desenvolvimento dos alunos. O objetivo do estudo é avaliar a capacidade psíquica da atenção em crianças de 5 anos que participam das aulas de Educação Física, antes e depois da aplicação de uma Proposta de Intervenção que prioriza as atividades específicas que requerem atenção voluntária. Além disso, dá-se ênfase a atividades direcionadas à atenção dentro das aulas de Educação Física, o que contribuirá para o aumento dessa capacidade na infância, podendo, ainda, promover uma reflexão mais ampla da equipe multidisciplinar da escola em diferentes níveis.

(4)

crianças que permanecem nos Centros Municipais de Educação Infantil meio período e Creche para as que ficam período integral.

Para a realização desse estudo optou-se pela pesquisa de campo, quase experimental, que de acordo com Lakatos e Marconi (1999), caracteriza-se em investigações de pesquisa empírica em que o principal objetivo é a aplicação do teste relacionado à causa – efeito de uma determinada população.

Participaram da pesquisa 61 crianças de 5 anos, matriculadas em duas salas de nível V de uma Pré-Escola e de duas Creches da Rede Pública do Município de Uraí – PR.

Ressalta-se que essas crianças têm suas matrículas no nível mencionado em 2007 e participaram da pesquisa até dezembro desse mesmo ano.

As crianças das Creches são de famílias de trabalhadores rurais, em geral com remuneração diária de R$ 22,00 e as da Pré-Escola pertencem a famílias de comerciantes, professores e outros setores da sociedade.

Foram propostas atividades de Memória, Blocos Lógicos e Organização dos Objetos, que também foram utilizados como instrumento de pós-teste, após o desenvolvimento das atividades de intervenção.

O protocolo para o pré-teste foi desenvolvido pelas pesquisadoras, sob a orientação da professora / orientadora, sendo embasado nos resultados obtidos na revisão de literatura. Constitui-se de indicadores, que na literatura caracterizam os tipos de atenção, adaptados a três atividades lúdicas: Jogo da Memória, Blocos Lógicos e Organização dos Objetos.

O Jogo da Memória compõem-se de peças com figuras de meio de transporte e comunicação.

Os Blocos Lógicos são representados por formas geométricas como círculo, quadrado, triângulo e retângulo, de diferentes cores e tamanhos.

A Organização dos Objetos compõem-se de peças do vestuário e objetos pessoais.

(5)

O critério para seleção sustenta-se no vínculo de uma das pesquisadoras com as mesmas, no desempenho da função de professora de Educação Física e, portanto, estabelecendo que a participação na pesquisa implica na participação nas aulas de Educação Física.

Foram aplicadas atividades de Memória, Blocos Lógicos e Organização dos Objetos (pré-teste), em setembro de 2007, sendo que de outubro a novembro de 2007, foram desenvolvidas as atividades da proposta de intervenção. Posteriormente foram aplicadas as mesmas atividades (pós-teste) em dezembro.

Os dados só foram coletados após os sujeitos ou responsáveis terem assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

O processo de intervenção foi realizado de outubro a novembro de 2007, durante as aulas de Educação Física, nas quais foram desenvolvidas atividades direcionadas à atenção, duas vezes por semana em cada turma, sendo que cada aula constituiu-se de 50 minutos, e cada atividade de 25 a 30 minutos da aula, portando, uma atividade por aula.

Foi levado em consideração o número de aulas desenvolvidas em cada turma para posterior discussão.

Os dados receberam tratamento estatístico sob a supervisão do professor Ms. Denílson Teixeira (UNOPAR/ EDUCAÇÃO FÍSICA).

Foram analisados por meio da estatística descritiva, média e desvio padrão, testes comparativos.

(6)
(7)

1 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Pode-se constatar, por meio dos resultados obtidos no teste e reteste dos Blocos Lógicos que houve alteração significativa quanto a capacidade de atenção tanto para os alunos da Pré-Escola como para os da Creche., fato que aponta a importância do papel do Professor de Educação Física no desenvolvimento da atenção voluntária, pois a área de conhecimento desse profissional permite o desenvolvimento de atividades específicas que estimulam, pelos movimentos corporais, todas as áreas cerebrais.

A situação de jogo mobiliza os esquemas mentais, pois sendo uma atividade física e mental, o jogo aciona e ativa as funções psico-neurológicas (RIZZI; HAYDT, 2001), objetivo que certamente poderá ser alcançado nas aulas de Educação Física.

Outro fator relevante foi, ao se comparar os alunos da Creche e Pré-Escola, pode-se verificar que os alunos da Pré-Escola obtiveram melhor resultado no teste, enquanto que no reteste, os alunos da Creche obtiveram melhor aproveitamento.

Acredita-se que o maior nível de conhecimento prévio (vivências e experiências que requerem atenção) da capacidade psíquica atenção nos alunos da Pré-Escola, deve-se ao fato dessas crianças possuírem uma base de instrução familiar maior, o que permite a ampliação de experiências adquiridas no convívio social e a construção de sua identidade.

Porém, a compreensão das regras propostas nas Atividades de Intervenção mostrou-se mais elevada nos alunos da Creche, provavelmente, devido ao fato de que essas crianças permanecem mais tempo sob regras determinadas pelos adultos que buscam seu cumprimento muitas vezes sem se preocupar com a coerência dessas para o mundo infantil.

Os resutados permitem afirmar que houve melhora significativa da capacidade de atenção (reteste da Memória), tanto para os alunos da Pré-Escola como para os da Creche, sendo que o segundo grupo atingiu um nível maior de desenvolvimento.

(8)

e execução de comandos que envolvem regras de funcionamento em crianças pequenas, pode e deve fazer parte das estratégias utilizadas pelo professor de Educação Física, que tem em seu cabedal de conhecimentos, recursos que fornecem a compreensão e a memorização de regras (jogo).

Além disso, a memória imediata facilitará a realização de atividades do dia-a-dia como reter números de telefone, realizar cálculos de cabeça e continuar um diálogo baseado no início da conversa (BALLONE, 2005).

Comparando-se as duas populações, pode-se ainda verificar que os alunos da Creche obtiveram um resultado melhor em relação aos da Pré-Escola, no reteste.

Durante a realização dos testes, pode-se perceber que os alunos da Creche tiveram mais facilidade em assimilar a explicação, pois já tinham um contato prévio com o instrumento de pesquisa (Jogo da Memória), o que não aconteceu com os alunos da Pré-Escola. Na Creche, as professoras de sala, pelo menos duas vezes ao mês, jogavam com as crianças esse jogo.

Apesar do melhor resultado dos alunos da Creche, não houve diferença significativa em relação aos alunos da Pré-Escola.

Os resultados obtidos no reteste (Organização dos Objetos) apresentam uma melhora significativa na capacidade de atenção tanto para os alunos da Pré-Escola como para os da Creche. Isso significa que os alunos não só compreenderam a dinâmica da atividade, mas também foram capazes de se organizar como grupo, o que já é uma evolução bastante relevante para essa faixa etária, que se caracteriza pela dependência do adulto, sendo confiante e confiável (GESELL, 1999).

,Ainda ao se comparar o teste e o reteste dos alunos da Creche e da Pré-Escola, pode-se constatar que o nível de desenvolvimento dos alunos da Pré-Escola foi maior (em ambos os momentos).

(9)

professor do que os da Creche.

Provavelmente as crianças que ficam um período fora da escola, precisam se adaptar à contextos diferenciados, isto é, dependendo da pessoa que cuida o comando assume características próprias, porém com o mesmo objetivo, fazer a criança ter o comportamento desejado pelo adulto.

Apesar do melhor resultado dos alunos da Pré-Escola, não houve diferença significativa em relação aos alunos da Creche.

Os resultados obtidos vieram de encontro ao objetivo desse trabalho, podendo perceber que ambos os grupos apresentaram evolução significativa na capacidade psíquica da atenção. Além disso, pode-se comprovar a relevância das Atividades Propostas na Intervenção para ambos os grupos. Ainda assim, mesmo os alunos da Creche participando de três Atividades a mais que os da Pré-Escola, isso não indicou diferença.

O teste dos Blocos Lógicos e o da Memória requeriam aquidade e percepção visual, ou seja, as crianças viam o objeto e mantinham sua atenção nele, o que provavelmente facilitou sua compreensão.

O teste da Organização de Objetos exigiu percepção auditiva e pôde ser bem assimilado, porque, segundo Papalia e Olds (2000), é nessa idade que ocorre o aperfeiçoamento e eficiência dos processos de informações, o que permite avanços nos progressos cognitivos.

Também é relevante considerar que o desenvolvimento da atenção voluntária sofreu influência do ambiente, pois as crianças realizaram as atividades e os testes no lugar já conhecido por elas. Dessa forma, conseguiram captar e compreender com mais facilidade as impressões do meio exterior, concentrando-o na força de sua atividade e penetrando-o na consciência (VYGOTSKY, 2003b).

(10)
(11)

3 CONCLUSÃO

A capacidade de manter o foco do pensamento em um objeto, caracterizado como atenção voluntária, pode ser estimulada e desenvolvida nas aulas de Educação Física, em crianças da Educação Infantil, na faixa etária de cinco anos.

O papel do professor de Educação Física mostrou-se relevante para o desenvolvimento dessa capacidade, pois ao comparar os resultados obtidos antes do Processo de Intervenção e após esse período, verificou-se uma melhora significativa dessa capacidade. Dessa forma, comprova-se que o papel do professor como mediador de atividades objetivas e específicas, contribui de forma direta na melhora da atenção nas crianças pequenas.

É importante ressaltar ainda que, para que haja o desenvolvimento da atenção, é necessário que o professor diversifique os procedimentos metodológicos ao tratar os conteúdos programáticos. Sendo assim, a criança se sentirá interessada em participar da aula e mobilizará os mecanismos de atenção voluntária.

Além disso, a prática constante de uma mesma atividade resultará na mecanização do movimento, portanto, diminuirá o nível de atenção utilizado e levará a criança a automação e não à construção de conhecimentos a respeito de si, de seu corpo e de seu grupo social. Portanto, o professor de Educação Física é um elo essencial para a formação da criança e para o seu desenvolvimento integral.

(12)

REFERÊNCIAS

CASTRO, E. S. Funções Psíquicas: Consciência, Atenção e Orientação. Disponível em: <http: //www.ccs.ufsc.br/psiquiatria/981-01.html>. Acesso em: 29 de novembro de 2007.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S.W. Desenvolvimento humano. 7ª Edição. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. p. 182-210.

TANI, G. Educação física na educação infantil: pesquisa e produção do conhecimento. Rev. paul. Educ. Fís., São Paulo, supl.4, p.110-115, 2001. GESELL, A. A criança do 0 aos 5 anos. 5ª Edição. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 207-211.

Referências

Documentos relacionados

Os representantes do navio, utilizando-se da alegação de que os importadores muitas vezes não pagam as despesas de demurrage dos containers, passaram a “exigir” - sob

Após os tempos de exposição do polímero a radiação UV, os componentes de polietileno de ultra alto pelo molecular de todos os grupos utilizados foram avaliados

Para além de um “método” − uma vez que qualquer “modelo” sem questionamento e reflexão crítica, sem mudança de atitude e de concepção, não vai além

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

[r]

Os compósitos de resina epóxi com microesferas ocas de cinzas de carvão apresentam módulo de elasticidade em compressão superior aos obtidos para a resina epóxi pura.. A

A luta romana, embora fosse con- siderada por grande parte dos jornais como prática de combate civilizada e cavalheiresca, recebeu críticas quanto à conduta imprópria tanto dos

O sensor comumente utilizado nas plataformas para a medição do swirl é o do tipo ISM impulse swirl meter que utiliza um retificador de fluxo como o componente principal para capturar