• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PROCESSUAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPARTAMENTO DE DIREITO PROCESSUAL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

DEPARTAMENTO DE DIREITO PROCESSUAL

FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS E TEÓRICOS DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL: TEMOS UM NOVO SISTEMA PROCESSUAL CIVIL ?

GRUPO DE ESTUDOS

Pesquisador-líder:

Professor Doutor HEITOR VITOR MENDONÇA SICA (DPC)

Coordenadores:

ELIE PIERRE EID, mestrando em direito processual civil (DPC)

MARÍLIA SIQUEIRA DA COSTA, mestranda em direito processual civil (DPC)

1. Objeto:

O Grupo de Estudos tem por objeto o desenvolvimento de estudos acerca dos fundamentos do Novo Código de Processo Civil (“NCPC”) e de suas implicações na estrutura e forma de compreensão do direito processual civil brasileiro. A finalidade, portanto, será de aprofundar o exame das vertentes filosóficas e políticas deste novo diploma e, a partir daí, identificar as efetivas inovações que serão por ele promovidas, os seus reflexos na teoria e prática, além de procurar compreender o potencial de modificação da realidade atualmente existente.

Propõe-se, ainda, que esta análise seja feita de forma coesa, compreendendo o NCPC por uma perspectiva global, e, não, segmentada como tende a ser feito nas disciplinas regulares, o que será conduzido por uma perspectiva crítica, de modo a questionar a sua utilidade, (im)possibilidade de implementação de todos os seus fundamentos teóricos, (in)existência de cultura jurídica para sua implementação, e, também, as ferramentas necessárias para sua aplicação.

(2)

Em princípio, o enfoque será dado nas seguintes questões, sem prejuízo de acréscimos que se mostrarem necessários ao longo dos trabalhos: (i) sistema

“multiportas” de solução de conflitos (Multidoor Courthouse System) no novo CPC; (ii) ampliação do poder de autorregramento da vontade pelas partes e convenções processuais; (iii) “divisão de trabalho” entre juiz e partes na formação da decisão judicial; (iv) o possível redimensionamento do princípio da boa-fé no novo CPC; (v) interações entre processo individual e processo coletivo; (vi) as inspirações do novo CPC para estruturação do sistema de precedentes judiciais.

2.

Vagas:

Serão abertas 15 (quinze) vagas para alunos da graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo do 3º ao 5º ano, sem prejuízo da seleção de alunos de outras instituições de reconhecida qualidade no mesmo período letivo.

Não será obrigatório o preenchimento das 15 (quinze) vagas disponíveis caso não sejam encontrados candidatos com o perfil acadêmico desejado.

A participação de alunos de pós-graduação stricto sensu será facultativa e submetida a prévia aprovação do orientador e coordenadores do grupo.

3. Critérios de seleção:

As vagas serão preenchidas por processo seletivo baseado na análise dos seguintes documentos: (i) carta de motivação; (ii) histórico escolar emitido pelo sistema informatizado da Faculdade de Direito a que o aluno está vinculado; e (iii) currículo Lattes atualizado.

Os candidatos deverão enviar os documentos digitalizados até o dia 30/07/2015 ao e-mail novocpc.fdusp@gmail.com.

Em razão das leituras exigidas, é importante o conhecimento dos idiomas italiano, inglês, francês ou espanhol.

4. Local e periodicidade das reuniões:

Preferencialmente, o Grupo reunir-se-á na FD-USP, quinzenalmente, durante o segundo semestre de 2015, às terças-feiras, das 19h00 às 20h55, seguindo a divisão de temas e datas constantes no cronograma (item 6).

Sempre que possível, o Grupo convidará especialistas para debates com os alunos durante as reuniões, o que poderá alterar os horários e locais das reuniões, devidamente comunicados com antecedência.

(3)

5. Atividades:

Para cada reunião serão indicados, no mínimo, 02 (dois) textos de leitura obrigatória a respeito do respectivo tema, respeitando-se o disposto no item

“cronograma” e ressalvada a possibilidade de ajustes no curso dos trabalhos, o que será oportunamente informado aos integrantes.

Os temas abordados ao longo do semestre serão apresentados aos alunos na primeira reunião, momento em que haverá a divisão de assuntos por grupos de alunos.

Esses grupos serão responsáveis por uma exposição crítica, sendo obrigatória a apresentação de minuta (handout) com a pesquisa realizada.

Tal minuta deverá refletir os estudos feitos pelos alunos, descrevendo, por exemplo, os pontos que serão abordados, a bibliografia consultada, preocupação crítica na análise dos problemas relacionados ao tema, etc. Por isso, será exigido que o aluno expanda suas pesquisas para além dos textos indicados, os quais devem ser entendidos como um primeiro contato com o tema.

Durante e após a exposição, haverá o fomento ao debate e à reflexão, como forma de proporcionar ampla participação.

Além dos textos obrigatórios e da bibliografia indicada pelos alunos, poderão ser eventualmente indicados, no curso dos trabalhos, outros textos de leitura complementar.

6. Cronograma de atividades:

Agosto

11/08 – Instruções iniciais, apresentação do Grupo e distribuição das atividades.

25/08 – Dimensionamento da cooperação no processo civil.

Leitura obrigatória:

(i) DINAMARCO, Cândido Rangel. O princípio do contraditório e sua dupla destinação, in Fundamentos do Processo Civil Moderno. 4.ed. São Paulo: Malheiros, 2000, t. I.

(ii) MITIDIERO, Daniel. Colaboração no Processo Civil: pressupostos processuais, lógicos e éticos. São Paulo: RT, 2009.

Setembro

08/09 – Amplitude da boa-fé no novo CPC.

Leitura obrigatória:

(i) BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Responsabilidade das partes por dano processual no direito brasileiro. Temas de direito processual civil. Primeira série. São Paulo: Saraiva, 1988.

(4)

(ii) CALAMANDREI, Piero. “Il Processo Come Giuoco”, in Rivista di Diritto Processuale, V. 5 – parte I, Padova, 1950 / El proceso como un juego. Instituciones de Derecho Procesal Civil, volumen II.

(iii) CABRAL, Antonio do Passo. O contraditório como dever e a boa-fé processual objetiva, in Revista de Processo, vol. 126., pp. 59-80, Ago. 2005.

(iv) MONTEROAROCA,Juan.Sobre el mito autoritario de la “buena fe procesal”, in Proceso civil y ideologia, 2ª ed. Valencia: Tirant Lo Blanch, 2011.

22/09 – A ampliação do poder de autorregramento da vontade pelas partes e convenções processuais.

Leitura obrigatória:

(i) BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Convenções das partes sobre matéria processual. In: Temas de direito processual civil. Terceira Série. São Paulo: Saraiva, 1984.

(ii) CUNHA, Leonardo Carneiro da. Negócios jurídicos processuais no processo civil

brasileiro. Disponível em: <<

https://www.academia.edu/10270224/Negócios_jur%C3%ADdicos_processuais_no_

processo_civil_brasileiro >>. Acesso em: 17 de março de 2015.

(iii) NOGUEIRA, Pedro Henrique Pedrosa. Sobre os acordos de procedimento no Processo Civil Brasileiro. In: CABRAL, Antonio do Passo; NOGUEIRA, Pedro Henrique Pedrosa (coords). Negócios Processuais. Salvador: Juspodivm, 2015.

Outubro

06/10 – “Divisão” de trabalho entre partes e juiz na formação da decisão judicial.

Leitura obrigatória:

(i) BARBOSA MOREIRA, José Carlos. O neoprivatismo no Processo Civil. Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil. Porto Alegre. v.6. n.34. p.5-16. mar./abr.

2005 ou Revista de Processo. São Paulo. v.30. n.122. p.9-21. abr. 2005.

(ii) BARBOSA MOREIRA, José Carlos. Os poderes do juiz na direção e na condução do processo. Em: Temas de direito processual civil. 4ª série. São Paulo: Saraiva, 1989.

(iii) BOTELHO DE MESQUITA, José Ignacio. As novas tendências do direito processual: uma contribuição para o reexame. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 98, n.

361, p. 47-72, maio-jun. 2002.

20/10 – O sistema de precedentes judiciais no novo CPC e suas inspirações.

Leitura obrigatória:

(i) TUCCI, José Rogério Cruz e. Precedente Judicial como Fonte do Direito. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004

(5)

(ii) BUSTAMANTE, Thomas. Teoria do Precedente Judicial. São Paulo: Noeses, 2012.

Novembro

03/11 – Interações entre processo individual e processo coletivo.

Leitura obrigatória:

(i) WATANABE, Kazuo. Relação entre demandas individuais e coletivas, in Revista de Processo, vol. 139, set. 2006.

(ii) ARENHART, Sérgio Cruz. Tutela coletiva dos interesses individuais. São Paulo:

RT, 2013, cap. III, tópico 4.

(iii) VIGORITI, Vicenzo. Interessi collettivi e processo: la leggittimazione ad agire.

Milano: Giuffrè, 1979, pp 23-36.

17/11 – Sistema multiportas de solução de conflitos no novo CPC.

Leitura obrigatória:

(i) FISS, OWEN. Contra o acordo. Em: Um novo processo civil. Daniel Porto Godinho da Silva e Melina de Medeiros Rós (trad). São Paulo: RT, 2004.

(ii) CAPPELLETTI, Mauro. Os métodos alternativos de solução de conflitos no quadro do movimento universal de acesso à justiça. Revista de processo, ano 19, n. 74, p. 82- 97, abr-jun, 1994.

(iii) SILVA, Paula Costa e. O acesso ao sistema judicial e os meios alternativos de resolução de controvérsias: alternatividade efectiva e complementariedade. Revista de Processo. São Paulo. v.33. n.158. p.93-106. abr. 2008.

7. Critérios de avaliação:

7.1. Comparecer a, no mínimo, 75% (setenta e cinco por cento) das atividades presenciais desenvolvidas pelo Grupo, incluídas as reuniões quinzenais e eventuais extraordinárias, previamente agendadas.

7.2. Participação efetiva nos debates, de modo a evidenciar a leitura dos textos obrigatórios.

7.3. Qualidade e profundidade da pesquisa e do estudo, refletidos na apresentação do handout.

8. Comunicações:

(6)

Os alunos, orientador e coordenadores poderão utilizar, como meio de comunicação e de divulgação e compartilhamento de materiais, o endereço eletrônico novocpc.fdusp@gmail.com.

9. Exclusão de membros:

O aluno que deixar de comparecer, injustificadamente, a 02 (duas) reuniões, sucessivas, ou evidenciar desinteresse nas leituras ou nos debates, será convidado a se retirar do grupo por decisão conjunta do Orientador e dos Coordenadores. O aluno assim excluído somente poderá participar do Grupo no início de um novo Ciclo de Formação, após aprovação no respectivo processo seletivo.

A justificativa de falta pressuporá motivo relevante, a ser devidamente circunstanciado e pormenorizado em e-mail enviado com cópia ao Orientador e Coordenadores até, no máximo, 24h após a realização da reunião.

As justificativas intempestivas serão imediatamente desconsideradas. As justificativas tempestivas serão analisadas pela coordenação do Grupo.

10. Carta de participação:

Aos alunos que concluírem as atividades do Grupo com sucesso será concedida, ao final do Ciclo de Formação, uma Carta de Participação.

11. Disposições gerais:

Os inscritos no processo seletivo concordam expressamente com todas as disposições do presente edital, a partir do momento de sua inscrição.

12. Resultado:

O resultado final do processo seletivo será divulgado entre os dias 03 e 04 de agosto de 2015, no site da FD-USP, em link relacionado ao presente edital.

Referências

Documentos relacionados

A variável em causa pretende representar o elemento do modelo que se associa às competências TIC. Ainda que o Plano Tecnológico da Educação preveja a conclusão da

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Para devolver quantidade óssea na região posterior de maxila desenvolveu-se a técnica de eleva- ção do assoalho do seio maxilar, este procedimento envolve a colocação de

Afinal de contas, tanto uma quanto a outra são ferramentas essenciais para a compreensão da realidade, além de ser o principal motivo da re- pulsa pela matemática, uma vez que é

A legislação da Comunidade Econômica Européia de defesa da concorrência coibiu as concentrações empresarias e o abuso de posição dominante que possam existir no mercado, pois

Além disso, esse indicador pode ser desdobrado com a apuração dos custos comprometidos de cada empreendimento (CTE – FTE), tendo assim o gestor a informação de

Purpose: This thesis aims to describe dietary salt intake and to examine potential factors that could help to reduce salt intake. Thus aims to contribute to