• Nenhum resultado encontrado

DISCURSO PROFERIDO NA SESSÃO SOLENE DE POSSE DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE REGISTRO - UNESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DISCURSO PROFERIDO NA SESSÃO SOLENE DE POSSE DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE REGISTRO - UNESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1

DISCURSO PROFERIDO NA SESSÃO SOLENE DE POSSE DA COORDENAÇÃO EXECUTIVA DO CÂMPUS EXPERIMENTAL DE REGISTRO -

UNESP

PROF. DR. REGINALDO BARBOZA DA SILVA LOCAL: Anfiteatro do KKKK – Registro/SP.

Data: 19 de março de 2013.

(2)

2 Exmo. Sr. Prof. Dr. Júlio Cezar Durigan, Magnífico Reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP;

Exmo. Senhor Gilson Fantin, Prefeito do Município de Registro;

Boa tarde...

Em nomes dos quais peço licença e estendo os meus cumprimentos aos demais membros da mesa: Prof. Dr. Sérgio Hugo Benez; Prof. Dr. Vilmar Antonio Rodrigues;

Dra. Inês Kawamoto, Presidente da Câmara Municipal de Registro e Profa. Dra. Patrícia Gleydes Morgante, Vice - Coordenadora eleita, com a qual terei a imensa satisfação e coordenar e encaminhar pelos próximos 04 anos os trabalhos executivos do Câmpus Experimental de Registro (CER).

Autoridades presentes; colegas professores; funcionários e estudantes do CER;

amigos e companheiros do Rotary... Boa tarde...

Senhoras e Senhores,

A indicação e deferimento do meu nome e o da Professora Patrícia Gleydes Morgante pela comunidade universitária do CER são resultados de um querer coletivo, cujas justificativas suplantaram a vontade pessoal de cada um de nós. A todos que acreditam que não há mais espaço para a indiferença, tão pouco, para o "tanto faz”, àqueles que acreditam que podemos consolidar esta Unidade Universitária, dando a ela a visibilidade e o destaque digno da pujança que a UNESP hoje representa e de que a Região do Vale Ribeira merece, o nosso muito obrigado!

Senhores, este ano a UNESP de Registro completa 10 ANOS. A escolha desta região teve como princípio uma localidade que não contasse com nenhuma universidade pública. Por sua vez, a escolha do curso teve como princípios as vocações naturais e as demandas regionais e que contasse com uma disposição do poder público municipal em abrigar essa unidade. Em um processo mais amplo, do ponto de vista institucional, foi determinante a existência da vontade política em ampliar o número das vagas no ensino superior gratuito por parte das universidades públicas paulistas.

Dentro desse contexto é que se deu a justificativa para criação de vários cursos, ao qual cabe destaque a instalação do Curso de Agronomia na cidade de Registro.

Hoje, passados nove anos da criação do curso de Agronomia da UNESP em Registro é possível fazer um balanço de todo o processo. Se de um lado o curso de Agronomia ainda que, com deficiências de infraestrutura, vem sendo bem avaliado no ENADE (notadamente na nota global do aluno), por outro lado é necessário resgatar os princípios que nortearam a criação dos Câmpus Experimentais.

É preciso entender que a UNESP, em consonância com sua vocação de interiorização, está localizada na cidade de Registro não só para ser mais uma universidade pública, mas sim para cumprir o seu papel de, articulando ensino, pesquisa e extensão, ser um instrumento fundamental para o desenvolvimento regional.

(3)

3 Continuando a sua política de expansão, no segundo semestre de 2012 foi autorizado pela Reitoria à criação do Curso de Engenharia de Pesca no Câmpus Experimental de Registro (CER), curso este que começou agora, em março de 2013.

Se por um lado este pleito nos prestigia, por outro, tendo como base o histórico de criação e a logística dos Câmpus Experimentais, isto nos desperta preocupações.

Outro aspecto relevante a ser entendido e que será discutido nessa gestão é a definição do perfil da Unidade Universitária que queremos. Seremos a escola das agrárias, engenharias, biológicas ou um conjunto? Talvez isto não seja o mais importante, mas esta questão precisa estar clara em seu Plano de Consolidação - Plano Diretor e Projeto Político Acadêmico, que esta Unidade ainda não os tem, mas que será construído com a participação de toda a comunidade.

A experiência acumulada permite afirmar que houve avanços, mas, é necessário avançar muito mais na direção da consolidação do CER e, que não seja apenas burocrática, mas que tenha como foco a região na qual a unidade se encontra inserida, resgatando dessa forma, a missão da própria UNESP que é de: “exercer sua função social por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária, com espírito crítico e livre, orientados por princípios éticos e humanísticos. Promover a formação profissional compromissada com a qualidade de vida, a inovação tecnológica, a sociedade sustentável, a equidade social, os direitos humanos e a participação democrática”. Daí, a importância que esta discussão se dê com a participação efetiva dos docentes, alunos, funcionários e a nossa comunidade.

Assim, o dia-a-dia desta unidade será pautado dentro do princípio da Igualdade de Oportunidades, para isso padrões básicos de civilidade, liberdade de expressão, respeito ao próximo e às decisões do que é legítimo e legal, farão parte da “ordem do dia” no ambiente profissional e institucional, e saber que a internalização ou introjeção das responsabilidades que demandam a função ou cargo, podem comprometer as chances de sucesso do avanço institucional e só assim o planejamento de programas, ações e metas farão sentido.

Prezados professores, alunos e servidores, é verdade que a nossa Unidade Universitária, apesar da conjuntura em que foi criada, não esteve em letargia. Somos testemunhas das incursões da gestão cessante, em busca de melhorias para nossa unidade, e de iniciativas pessoais vislumbrando o seu crescimento, muito embora acreditemos que os avanços e conquistas deveriam ser resultados de um processo natural de qualquer unidade da UNESP.

Gostaria de falar agora para os funcionários... Sou testemunha e grato de todo esforço e dedicação dispensada por vocês no processo de construção dessa unidade.

Se algum momento a infraestrutura faltou, em outros sobraram criatividade e desprendimento. Tenham em mim um aliado. Esta gestão não estará desatenta às estas questões.

(4)

4 Professor Júlio, temos o compromisso de implementarmos o Programa de Consolidação da nossa Unidade, isto é, transformá-lo em Unidade Universitária. Não se trata de um processo simples, rápido e tão pouco, uma mera formalidade. Trata-se um processo laborioso que deve ser feito com muita calma e responsabilidade, especialmente, quando parte significativa das Condições Mínimas e Procedimentos ainda não estão implantados. Assim reforço o convite para docentes, alunos, funcionários e comunidade do Vale do Ribeira para participar da discussão do Projeto Político Acadêmico (PPA) para os próximos 10 anos da UNESP de Registro, entendendo que este deva estar em consonância com o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) da instituição.

Entre os requisitos legais necessários à consolidação, a Nucleação de uma Pós- Graduação na UNESP de Registro talvez seja o maior desafio e isso não será tarefa única e exclusivamente de um gestor. Caros docentes, este pleito depende da participação de todos vocês. Quero avisar que estamos muito próximos dos índices necessários para que isso seja possível. Isso será um trabalho de equipe.

Não podemos deixar de falar do segmento discente em suas mais diversas representações (ECAP, Centro Acadêmico, Atlética, grupos de estudos e de pesquisa e o PET). Lembrem – se: vocês são a Universidade, e onde estiverem, a universidade estará representada. Espero contar com vocês neste processo de construção.

Somos um grupo novo, ávidos por espaço e repletos pela vontade de vencer.

Durante estes nove anos a doação pessoal de cada um de nós, sempre vislumbrando a consolidação do CER, nos trouxe marcas e desgastes difíceis de serem reparados, criando situações que constrangeram, magoaram e afastaram as pessoas.

Contudo, eu lhes digo: “É hora de olhar pra frente e definir novas metas”. Não esqueçamos: “a Universidade ainda é o espaço de respeito às diferenças e a pluralidade de ideias, é pública, portanto de todos”. Convido a todos, para que juntos (alunos, docente e servidores) oportunizemos a nossa esperança.

O que esperar desta gestão?

Uma gestão aberta e participativa que:

Promoverá o respeito e valoração das relações humanitárias, o diálogo constante com docentes, servidores técnico-administrativos e alunos;

Será aberta a comunidade;

Respeitará as decisões institucionais e aos órgãos colegiados da UNESP, assim como às suas decisões;

Uma gestão que defenderá uma administração participativa e transparente, buscando a realização das ações propostas no nosso Plano de Gestão, em atendimento aos anseios da comunidade em geral e;

Por fim, uma coordenação dedicada a tornar a UNESP de Registro uma Instituição de Ensino Superior, da qual toda a comunidade do Vale do Ribeira tenha orgulho em tê-la como referência.

(5)

5 Finalizo agradecendo:

Ao GRUPO que unido trabalhou e apoiou a mim e a professora Patrícia;

A família, especialmente a minha esposa, também professora e participante atuante neste pleito, cuja discrição e sensatez sempre me balizaram. Obrigado PROFESSORA ALCIVANIA.

E ao meu filho Gustavo, que apesar dos seus seis aninhos, já enxerga e entende a razão de tudo isto. E quem sabe, ao lado dos filhos do Vale, um dia possa ser calouro desta grande instituição, que é a UNESP - UNIVESIDADE ESTADUAL PAULISTA

"JÚLIO DE MESQUITA FILHO".

Muito Obrigado!

Prof. Dr. Reginaldo Barboza da Silva Coordenador Executivo

Referências

Documentos relacionados

Todas as outras estações registaram valores muito abaixo dos registados no Instituto Geofísico de Coimbra e de Paços de Ferreira e a totalidade dos registos

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

Este estudo foi realizado por meio de revisão da literatura de artigos, livros e dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) tem por objetivo sistematizar as informações, sobre a

F I G U R E 1   Schematic representation of the experiment undertaken to test different routes of oestradiol benzoate administration for cervical dilation prior to

Mesmo com suas ativas participações na luta política, as mulheres militantes carregavam consigo o signo do preconceito existente para com elas por parte não somente dos militares,

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e