• Nenhum resultado encontrado

INCOMPLETO, FINITO, LIMITADO, MAS FELIZ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INCOMPLETO, FINITO, LIMITADO, MAS FELIZ"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Igreja Metodista em Itaberaba

B O L E T I M I N F O R M A T I V O

Congregação em Santana de Parnaíba

INCOMPLETO, FINITO, LIMITADO, MAS FELIZ

“O

Sen hor te porá por ca-

beça e não por cau- da...” (Dt 28.13), “você nasceu para ser vence- dor...”, “você domina- rá sobre outros...”, são frases cuidadosamente pinçadas da bíblia pe- los pregadores da feli-

cidade para apresentar uma forma de vida vitoriosa e sem percalços aos seus ouvintes. A razão disso? Em nosso meio de fé há uma grande difi- culdade em lidar com qualquer coisa que se assemelhe a decepção, tra- gédia, dor, tristeza, ou separação. Então, se constrói toda uma teologia de como evitar que coisas desagradáveis nos aconteçam.

Testemunhos contando vitórias, ganhos e novas aquisições são comuns e apontam ao inconsciente coletivo que há algo errado quando isso não é uma realidade também em sua vida. No seio de uma igreja ninguém mais pode estar triste, choroso ou pensativo. Vendeu-se a idéia de que crente tem de “funcionar” bem em tudo, ser belo, saudável, contas em dia, qualidade total, como um produto exposto na prateleira. Enquanto o mundo procura fórmulas mágicas em livros de auto-ajuda para supri- mir a tristeza e aniquilar o vazio, no meio cristão surgiu uma coquelu- che para participar de “Encontros” que pretendem ser a panacéia univer- sal para os problemas existenciais, e prometem em alguns dias devolver uma nova pessoa para a comunidade.

Sempre haverá uma incompletude e certa insatisfação na vida do cristão.

Nenhum culto, nenhum encontro da comunidade de fé, nenhuma prega- ção ou apresentação musical pode trazer satisfação completa. Se a sacie- dade fosse total não haveria o desejo de buscar mais. O salmista, mesmo conhecendo o Senhor, mesmo partilhando de Sua intimidade, ainda as- sim revela sua incessante busca: “a minha alma tem sede de Deus”. Ou

9•8•2009

(2)

seja, bebemos, mas queremos beber mais (não confundir com “ane- donia”, que é um distúrbio da alma, uma incapacidade de sentir pra- zer ou satisfação).

Se todos vivessem satisfeitos e plenos, ninguém produziria nada, bas- taria se apropriar do que já é dado. É o mal-estar diante do mundo que nos leva a compor, a pintar e escrever, como estou fazendo ago- ra. Os conformados, os bem-ajustados, os ricos, os medrosos... estes nada querem mudar ou fazer estão tristemente contentes em suas mediocridades e convicções. Mas é justamente a consciência que so- mos imperfeitos que nos impulsiona a realizar algo melhor.

Até a tristeza tem o seu lugar na vida: a bíblia ensina que há tristeza para a vida e há tristeza para a morte (2Co 7.10). Se forem lágrimas originadas do coração de Deus, essa dor será bem-vinda pois levará a alma a bom termo.

Paradoxalmente, tudo que é belo é triste, seja um pôr do sol ao entar- decer, que é uma metáfora da vida que se esvanece, seja a beleza de uma música ou de uma flor, por não podermos perpetuar aquele mo- mento. Fica então compreensível para nós quando Paulo diz que tem o desejo de partir e estar com Cristo que é “incomparavelmente me- lhor” (Fp 1.23). E por quê? Ora, ele mesmo responde que enquanto no corpo, estamos “ausentes do Senhor” (2Co5.6), porque, agora, ve- mos como em espelho, obscuramente... agora, conhecemos em par- te... (1Co 13.12).

É preferível a humanidade hesitante dos que tem dúvidas aos que es- banjam convicções. Eu não teria paciência em conversar um minu- to com qualquer pregador da prosperidade fácil. Também não quero papo com evangélicos que fazem da fé um escambo com o Eterno: dá- se uma “notinha” pra Deus e Ele, em troca, atende o seu desejo. Não quero orar por gente descontente porque ainda não adquiriu o mais novo modelo de celular. Não quero marchar com multidões que depo- sitam uma fé cega em homens e fazem qualquer sacrifício para verem seus ídolos de perto. Aliás, nem quero nem marchar, mas andar pelo caminho olhando as aves do céu e os lírios do campo.

Felizmente encontro no apóstolo Paulo um ombro de lucidez espiritual: Se tenho de gloriar-me, gloriar-me- ei no que diz respeito à minha fraqueza (2Co 11.30).

Sou incompleto, finito, limitado... mas, não trocaria de lugar com ninguém.

Pr. Daniel Rocha

(3)

O quE é HERMENêuTICA?

O termo “hermenêutica” deriva do grego hermeneuein, “interpretar”. A Hermenêutica Bíblica cuida da reta compreensão e interpretação das Es- crituras. Consiste num conjunto de regras que permitem determinar o sentido literal da Palavra de Deus. O próprio Pedro admitiu que há tex- tos difíceis de entender: “os quais os indoutos e inconstantes torcem para sua própria perdição” (2 Pe 3:15-16).

PRIMEIRA REGRA: A Escritura é explicada pela Escritura. A Bíblia in- terpreta a própria Bíblia.

SEGUNDA REGRA: É absolutamente necessário tomar as palavras no sentido que indica o conjunto da frase. Esta regra tem importância espe- cial quando se trata de determinar se as palavras devem ser tomadas em sentido literal ou figurado. Para não incorrer em erros, convém, também, deixar-se guiar pelo pensamento do escritor, e tomar as palavras no sen- tido que o conjunto do versículo indica.

TERCEIRA REGRA: É necessário tomar as palavras no sentido que in- dica o contexto, isto é, os versos que precedem e seguem o texto que se estuda.

QUARTA REGRA: É preciso tomar em consideração o objetivo do livro ou passagem em que ocorrem as palavras ou expressões obscuras..

QUINTA REGRA: É indispensável consultar as passagens paralelas ex- plicando as coisas espirituais pelas espirituais (I Cor 2:13).

SEXTA REGRA : Um texto não pode significar aquilo que nunca poderia ter significado para seu autor ou seus leitores à época.

PARA PENSAR

Negatividade, mau humor, medo, desconfiança e ingratidão são para o cérebro drogas mais destrui- doras do que heroína e cocaína. As drogas quími- cas acabam com o corpo e atacam o sistema ner- voso, mas têm menos poder de atingir o espírito do

que a negatividade, o mau humor, o medo, a desconfiança e a ingrati- dão. Overdose de negatividade mata a alma de qualquer homem; é ape- nas uma questão de tempo. Assim, não adianta orar pedindo bênçãos de Deus se a sua mente é uma oficina de demônios de negatividade. Os homens a quem Jesus comparou a meninos, eram seres que não se satisfaziam com nada: nem com a alegria e nem com a tristeza. Conserte a sua mente, os seus pen- samentos...; e seu novo pensar e seu novo sentir e atuar na vida tornar-se-ão as orações mais efetivas e saudá- veis para você mesmo.

Pr. Caio Fábio

(4)

NOTÍCIAS RÁPIDAS...

... Pedimos a todos os Ministérios em atividade na igreja que preparem sua Programação para o 2º semestre, bem como o Orçamento previsto.

Dentro de alguns dias teremos a reunião da CLAM para tratarmos des- se assunto.

... Relógio de Oração: estaremos orando até o Acampamento da igreja, 24 horas no dia. Escolha um horário no nosso Relógio de Oração e ore, ore, e ore (está afixado no quadro de avisos).

... Vem aí o Retiro Bi-Regional para Jovens Casados nos dias 28 a 30 de agosto. Será um momento dedicado especialmente para as necessidades do jovem casal. Será em Caraguatatuba, no Hotel Litoral Norte. Interes- sados: falar com a Carla, SD da Federação de Jovens.

DESAFIOS DE ORAÇÃO

Estamos conclamando a igreja que derrame seu coração perante Deus em súplicas e oração. De- safiamos também a igreja para, um dia da se- mana apresentar-se em jejum a Deus pelo me- nos algumas horas do dia. Aproveite também a reunião de oração às 3as. Feiras para fazer dele um dia para o cultivo espiritual da alma: jejue e ore.

Vamos orar todos pelos seguintes motivos, den- tre outros e aguardar a resposta do Senhor:

1) Pelos “Pequenos Grupos”: que eles sejam lugar de bênção, edificação, comunhão, crescimento e evangelização.

2) Pelo Acampamento da Igreja no mês de Agosto para toda a igreja: que ali vidas sejam colocadas no altar de Deus e voltem renovadas.

3) Pelos irmãos afastados da comunhão, pelos que estão frios, mornos e in- diferentes. Vamos resgatá-los através da oração e interesse por suas vidas.

4) Pelo nosso trabalho missionário em Santana de Parnaíba.

CHEGOu A HORA PESSOAL!

Sim, chegou a hora de participarmos do Acampamento da Família que nossa igreja está promovendo. Esperamos que você já tenha feito sua ins- crição. Saiba que todas as facilidades serão concedidas para que você possa participar. Será um momento de renovação, alegria, espirituali- dade e recreação. Encontre um bom motivo (desculpa) para você não ir.

Saída: 6ª feira à noite, retorno domingo à tarde.

(5)

O PASTOR CHAMADO E O CHAMADO PASTOR

O pastor chamado ama gente, o chamado pastor ama dinheiro e fama.

O pastor chamado prega com paixão, o chamado pastor prega.

O pastor chamado tem visão, o chamado pastor imita as muitas visões.

O pastor chamado cuida das ovelhas, o chamado pastor abusa das ove- lhas.

O pastor chamado tem casa, o chamado pastor tem mansão.

O pastor chamado liberta, o chamado pastor tiraniza.

O pastor chamado é acessível, o chamado pastor é inalcançável.

O pastor chamado prega de graça, o chamado pastor cobra para pregar.

O pastor chamado tem ovelhas, o chamado pastor tem fãs.

O pastor chamado chama para Cristo, o chamado pastor atrai para si.

O pastor chamado ensina, o chamado pastor exibe-se.

O pastor chamado erra, o chamado pastor é perfeito.

O pastor chamado tem medo, o chamado pastor mete medo.

O pastor chamado chora, o chamado pastor se vinga.

O pastor chamado é inconformado, o chamado pastor é alienado.

ANIVERSARIANTES DA SEMANA 10/08 amanhã Valéria Gomes Barreto 11/08 3ª feira Dora de Oliveira Dorta 11/08 3ª feira Maria Amélia Fonseca 12/08 4ª feira Marcelo Santos Dutra 14/08 6ª feira Gustavo Zorzan 15/08 sábado Nelina Gomes Barreto 1508 sábado Sara Ferreira Rossignoli 1508 sábado Leonardo Gomes Silva

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓX. DOMINGO

INTERcESSãO EDwARD / SALETE MARILENE / ROBERTO

LOuVOR GERAÇãO ELEITA NOVA ALIANÇA

cuLTO INFANTIL DIA DOS PAIS DANIELA / ÉRIcA

DIRIGENTE cuLTO

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se ache- gam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010 Fone: 3977-0571 Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522 Res: 4899-3020 e-mail: dadaro@uol.com.br IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE:

www.metodistaitaberaba.com.br PROGRAMAÇÃO SEMANAL

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual

20h Fogueirinha

20h culto de Libertação

20h Esc. Dominical - 9h culto Solene - 19h ATENDIMENTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SãO FLEXíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE AcORDO cOM AS NEcESSIDADES.

SE DESEJAR FALAR cOM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

Novas Pregações na Internet!

Você pode ouvir em nosso site as pregações que o Pr. Daniel Rocha ministra em nossa igreja. Nesta semana estão disponíveis duas novas mensagens:

• Sem consagração não dá

• Nós precisamos converter as nossas emoções

Acesse, divulgue: www.metodistaitaberaba.com.br

RIR NÃO FAZ MAL

Referências

Documentos relacionados

Para as avaliações semanais (número de folhas emitidas na gema nodal basal e apical das estacas), utilizou-se delineamento inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 2 x 4

A Igreja Bola de Neve, fundada em 1999 pelo pastor, chamado recentemente de apóstolo, Rinaldo Luiz de Seixas Pereira, 36 anos, surfista, formado em propaganda e marketing

“Os leigos varões que tiverem a idade e as qualidades estabelecidas por decreto da Conferência dos Bispos, podem ser assumidos estavelmente, mediante o rito litúrgico prescrito, para

14 Finalmente, o caminho sinodal culmina na escuta do Bispo de Roma, chamado a pronunciar-se como «Pastor e Doutor de todos os cris- tãos»: 15 não a partir das

Para arrematar o seu argumento, Paulo usa uma expressão extremamente forte: porque melhor me fora morrer, antes que alguém me anule esta glória”.501 Paulo não

Apesar das ponderações da hermenêutica, creio que o padrão de sexualidade pastoral está neste li- vro e, ao estudarmos Cântico dos Cânticos, teremos um ideal bíblico e não

(62) 9285-5686 Estudante de Pedagogia da UFG, participa do Fórum Goiano de EJA no segmento Universidades, recebe prestação de serviço a partir do programa de apoio do MEC à

Outra percepção constata pela pesquisa de campo é sobre os espaços físicos onde são realizados o Cadastro Único – CadÚnico. Em sua maioria, não asseguram privacidade