• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS MODALIDADES DE ENSINO"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

U N I D A D E 3

TAT I A N A D E M E D E I R O S S A N TO S

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E NOVAS

MODALIDADES DE ENSINO

(2)

Unidade 3| Introdução

• Vamos entender o papel do curador na equipe que produz o material para o aluno da Educação a Distância. Também vamos aqui entender o que caracteriza de fato os objetos de aprendizagem e para finalizar compreender a importância de saber como funcionam os diversos recursos didáticos e saber avalia-lo segundo a sua aplicabilidade.

(3)

Unidade 3 | Objetivos

1. Exercer o papel de designer educacional

2. Compreender o processo de curadoria e autoria de conteúdo para EAD 3. Identificar os diversos tipos de objetos de aprendizagem e seus

repositórios, aplicando-os a cada contexto educacional.

4. Comparar e avaliar os diversos recursos didáticos quanto as suas

aplicabilidades contextualizadas

(4)

O Designer Educacional e suas Funções na EAD

• A atividade do “designer instrucional” não é profissão nova, tem origem registrada aproximadamente a partir da Segunda Guerra Mundial (1940). Neste contexto, havia a necessidade de definição de estratégias de ensino, pois era preciso treinar recrutas, em grande quantidade para o uso de armas de guerra com perícia e controle (FILATRO, 2008).

(5)

• No Brasil, a discussão conceitual em torno do “Design Instrucional”, no campo da educação, tem sido discutida como o “Design Educacional”, quando aplicado à práticas educacionais. Contudo, não é consenso entre os autores que discutem a temática, haja vista em que esse conceito do início da história ainda ser muito bem difundido.

• Conforme França (2007) o designer instrucional, é um profissional que conhece teorias, deve ter prática pedagógica, deve saber fazer uso de mídias. Também é necessária a atualização constante, em relação às linguagens tecnológicas, que estão surgindo, no sentido de estabeler afinidades com a concepção do curso e assim, destaca três pilares para a ação deste profissional: tecnologia, processo pedagógico de ensino-aprendizagem e função de projeto.

• De acordo com Ramos (2010), a atividade do designer instrucional é desenvolvida em meio a um conjunto de atividades desenvolvidas para que aconteçam as fases de organização, planejamento, adequação e a estruturação de um curso a partir do uso de técnicas, métodos e suportes. Por isso, este profissional, deve tem a responsabilidade de promover o diálogo entre as áreas que tem uma função mais técnica e pedagógica.

• A linguagem de recursos de aprendizagem devem ser realizadas e adequadas ao curso pelos profissionais DI – Designer Instrucional e o DE - Designer Educacional que visam tecnologias e estratégias que venham a proporcionar aos alunos melhorias na aprendizagem e a se adaptar aos conteúdos metodológicos que as Instituições de Educação a Distância trabalham.

(6)

Perfil do Designer Instrucional

O perfil do designer instrucional está ligado a tecnologia Instrucional e suas particularidades, guja base prática é a instrução para fazer algo, onde ao final do processo serão avaliados seus conhecimentos em decorrência de seu desempenho. Sendo assim, percebe-se que no processo educacional está inserida a instrução que permeia no processo de aprendizagem do aluno.

(7)

• Na modalidade de ensino a distância, as métricas que são pré-determinadas em relação a criação dos materiais didáticos que se adequem ao curso e as necessidades dos alunos online, devem ter linguagem instrucional

• No âmbito das métricas pré-determinadas para o desenvolvimento de materiais didáticos para EAD, a linguagem instrucional, que seria técnica de se passar insrução, a transmissão de conhecimentos, a principal característica do designer instrucional cuja prática deve ser pontual e organizada. (FILATRO, 2008).

• O designer isntrucional, nos mais variados modelos de Educação a Distância, se refere a um profissional que tenha um perfil multifacetado e multidisciplinar, que possua experiência especifica em sua área ou tenha cursos rápidos ou de especialização, em casos específicos exige- se que o mesmo tenha uma formação na área da pedagogia.

• Em relação ao perfil do designer educacional, a palavra educar em seu sentido etimológico e terminológico, pode-se compreender como uma prática de um profissional que vai além da instrução e pontuação relacionadas as estratégias de métricas de linguagem e isso nos dá uma visão macro em relação ao processo de desenvolvimento metodologicos de cursos online.

• Nesse sentido, perecebe-se que a educação online, as metodologias ficam a cargo de cada instituição de ensino e o curso ofertado, mas a função do designer instrucional e do disigner educacional precisam ser definidas e direcionadas, por intermédio de seus perfis de atuação para que cada coisa aconteça de forma competente nos diversos cursos on-line.

(8)

Autoria e Curadoria de Conteúdos

• Nos últimos anos pode-se afirmar que as Tecnologias da Informação e da Comunicação tem modificado o comportamento das pessoas na sociedade, devido às informações que temos a todo tempo e a disponibilidade de recursos e ferramentas que proporcionam as trocas de informações cada vez mais atrativas.

(9)

• A modalidade Educação a Distância, por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação, também foram viabilizadas por meio do uso da internet, tem apresentado um crescimento significativo, pois atende a necessidade de uma parcela de alunos que não pode estudar presencial e acabam optando pelo ensino online.

• Com o aumento da procura na modalidade de ensino de Educação a distância, ganha destaque a funço curador de conteúdos também ampliou a sua área de atuação tornando-se indispensável na Educação a Distância, tornando essa profissão docente necessária, principalmente nas Instituições de Ensino Superior, assim como um negócio que gera rendas nas empresas de soluções direcionadas a educação.

• Nesse contexto, ao elaborarem o processo de curadoria de conteúdo na Educação a Distância, as Instituições de Ensino Superior ou empresas de soluções educacionais não tem a totalidade relacionada ao perfil do estudante e do curso direcionado ao conteúdo determinado e se faz necessário o trabalho no curador, pois irá trabalhar com os perfis de alunos tentando cada vez mais adequar o material que chega ao aluno, como forma de estar perto de sua realidade, na tentativa de evitar com que as evasões do curso aconteçam.

• Filatro (2015) explica que a aprendizagem on-line deve ter intencionalidade pedagógica em relação aos conteúdos EAD que junto as Tecnologias da Informação e Comuninação devem auxiliar a aprendizagem on-line.

(10)

• A curadoria digital e os critérios de avaliação devem estar interligados. Abbot (2008) ao se referir sobre a curadoria digital entende que essa atividade liagadas diretamente ao gerenciamento de dados, planejamento a criação, que vai desde a digitalização de materiais analógicos ou criação relativa aos materiais que já tenham sido produzidos em meio eletrônico, na busca de proporcionar informação e conteúdo atualizados.

(11)

A Curadoria Digital

• A curadoria digital de conteúdo acarreta em indicadores que caracterizam a autoria. Sendo assim, existem desafios a serem quebrados devido à ampliação da Educação a Distância e quem vai ministrar nessa modalidade a disciplina, não significa trabalhar através de assuntos que tenham autoria própria. Nogueira (2012).

(12)

• Por isso, deve haver uma atenção especial, em atender os estudantes da modalidade de ensino a distância, com professores que devem estar capacitados para lidar seja como autor de material didático ou como professor do AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou curador.

• Deste modo, é preciso ligar o crescimento da Educação a Distância e o conceito de curadoria digital, embora distintos em seu contexto histórico se aproximem quando surge a evolução da Educação a Distância, com variedades de possibilidades de publicações de conteúdos on-line, que vai desde o docente, até a atuação do curador.

• Deste modo, a curadoria tem a “[...] função pedagógica a favor da apreensão ou aprendizagem sobre uma obra.” Deste modo, entende-se que o curador aparece no meio da Educação a Distância, proporcionando um olhar em que o docente pode trabalhar gerenciando o conteúdo atrelado ao perfil do estudante em potencial, com a intencionalidade de atingir os objetivos propostos da aprendizagem, por meio dos Ambientes Virtuais de Aprendizagens – AVA” (LOPES; SOMMER;

SCHMIDT, 2014, p.62).

(13)

Objetos de Aprendizagem no Contexto Escolar

• Para a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação como apoio pedagógico, precisa que o professor esteja disposto a conhecer os diversos Objetos de Aprendizagem e passar a ter um novo olhar em relação a eles, pois são agentes enriquecedores e aliados do processo de aprendizagem.

(14)

• Sobre a Educação a Distância Maia e Mattar (2007) explicam que essa é uma forma de ensinar na qual professores e alunos encontram-se separados no tempo e no espaço e tem uma aula planejada por instituições e que utiliza diversas tecnologias de comunicação. Para tanto, dependendo do modo em que o curso seja oferecido, o professor pode utilizar ferramentas para promover a aprendizagem de formas síncronas e assíncronas.

• As Tecnologias da Informação e da Comunicação permite ao docente trabalhar com quadro de sala de aula, provas dissertativas, giz, livros didáticos e também com ferramentas interativas na busca da aquisição de conhecimentos. Deste modo os professores podem contar com os objetos de aprendizagens, tanto nas aulas presenciais, como nas alas a distância.

• Antoniazzi, et al. (2006, p. 1) explicam que embora com nomenclaturas diferentes (objeto: de aprendizagem, educacionais, de comunicação, independente) tratam-se de recursos mediados pelas tecnologias que proporcionam criar “materiais didáticos que podem estimular o aprendiz, tornando-o um cúmplice do processo de aprendizagem, engajando-o no processo do seu desenvolvimento e o professor se torna um facilitador desse processo”.

(15)

Recursos Ligados as Tecnologias Direcionadas

• Deste modo, aqui vamos nos prender aos recursos ligados as tecnologias direcionadas a assitir a aprendizagem como foco para atingir o objeto de ensino que vem a se tornar um objeto de aprendizagem, o mesmo deve ser direcionado para o ensino como recursos para apoiar a aprendizagem, garantindo que haja um objetivo voltado para a educação.

(16)

• O professor(a) ao lecionar a sua aula, deve orientar o aluno onde encontra os objetos de aprendizagens que auxiliará esse aluno a fixar melhor a sua aprendizagem. Assim, deve ser o uso dos Objetos de Aprendizagem e que podem ser usados e reusados quantas vezes necessário for para promover aprendizagem, em diversos contextos de ensino.

• Fabre, et al (2003) advertem que os recursos digitais devem ter um enfoque em cima de sua acessibilidade, durabilidade e interoperabilidade.

• Leffa (2006) caracteriza os Objetos de Aprendizagens como granulares, reusáveis, interoperáveis e recuperáveis.

• Johnson (2003) adverte que o Objeto de Aprendizagem é diferente de um Objeto de Informação que pode ou não ter materiais acrescentados, como também difere de um objeto de conteúdo que pode conter um vídeo, áudio-clip, imagem, animação ou documento de texto. A distinção acontece porque o objeto de aprendizagem “[...] é uma coleção de materiais digitais, combinados com um objetivo de aprendizagem, claro e mensurável ou projetados para dar suporte ao processo de aprendizagem” (JOHNSON, 2003, p. 4).

(17)

• No momento do planejamento o docente planejará suas aulas tentando abarcar as diversas realidades encontradas em sala de aula, a exemplo como ocorrerá a exposição desses conteúdos, como será a revisão do conteúdo do ano anterior, como irá preparar os estudantes para o processo de avaliação, entre outros.

• No planejamento o docente percebe que poderá trabalhar o mesmo assunto de sua disciplina com outras, ocorrendo a interdisciplinaridade, com base em um objeto de aprendizagem.

(18)

Recursos Didáticos Digitais

• A cada dia que passa, dados revelam que há um aumento na procura de Instituições de Ensino Superior que ofertam cursos a distância em diferentes modelos com alunos matriculados, nela há docentes que elaboram conteúdos e também há professores que trabalham como tutores.

(19)

• Neste caso, sobre este fenômeno da crescente procura pelo Ensino a Distância já existe pesquisas e publicações direcionadas para esta área, e uma das justificativas para esse crescimento, se dá pelo aumento de tecnologias disponíveis (computador, tablets, e celulares...) aplicáveis em relação à utilização dos materiais didáticos e ao desenvolvimento de interações voltadas para a educação a distância, que já fazem parte do nosso cotidiano educacional.

• Estes referenciais de Qualidade nos indicam tanto as concepções teórico-metodológicas que devem ser trabalhadas na Educação a Distância, como também em todas as organizações que implementam os cursos de ensino a distância com o intuito de estarem seguindo o modelos a sera dotado e as especificidades da modalidade de ensino a distância.

• Assim, podemos compreender que a Educação a Distância não trabalha com um único modelo, e sim com modelos distintos que possuem uma diversidade de metodologias e tecnologias que visa atender a demanda e especificidades tanto curso ofertados, como também na intencionalidade de atender seu público.

(20)

Qualidade do Ensino a Distância

• Entende-se que a qualidade do ensino a distância, depende da diversificação do uso das mídias que proporciona a transmissão de conteúdos por meio dos materiais didáticos, proporcionando a interação professor e aluno.

(21)

• Desde modo os conteúdos podem ser disponibilizados por intermédio de materiais didáticos impressos e também pelos Espaços Virtuais de Aprendizagem ou os ambientes on-line de aprendizagem os Ambientes Virtuais de Aprendizagem: “[...] os materiais didáticos impressos são os principais meios de socialização do conhecimento e de orientação do processo de aprendizagem, articulados com outras mídias: vídeo, videoconferência, telefone, CDs, DVDs, fax e ambiente virtual” (BRASIL, 2007b, p.6).

• Assim, cada nível de aprendizagem pode ser atingido dependendo da mídia escolhida que possui sua especificidade para o seu uso. Esse recurso didático deve passar por avaliações.

Pois a sua forma e abordagem do material didático na modalidade a distância (EaD), devem estar condizentes com o projeto pedagógico da cada instituição e curso, aos quais devem estar estruturados conforme os princípios epistemológicos, políticos e metodológicos focando na construção do conhecimento e na mediação da interlocução entre professor e aluno.

• O processo de avaliação referente ao material didático deve ocorrer durante e após o processo de produção que deve envolver todos que fazem parte do processo a exemplo de tutores, docentes, discentes, coordenadores, entre outros. De acordo com Sartori e Roesler (2005) após obter os resultados relacionados à avaliação, devemos repensar a cerca da elaboração do material, sua estrutura de linguagem, mídias, tempo exigido para o estudo, conteúdos e atividades propostas.

(22)

Obrigada!

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Assim, este estudo buscou identificar a adesão terapêutica medicamentosa em pacientes hipertensos na Unidade Básica de Saúde, bem como os fatores diretamente relacionados

Não existe, por sua vez, relatos na literatura sobre os produtos de degradação do DEC, ivermectina e albendazol, sendo estes medicamentos utilizados em larga escala pela

Deste modo, este trabalho teve por objetivo investigar princípios de design de uma Sequência Didática (SD) sobre mitose e câncer, inspirada na história de

O entendimento da metáfora dentro-fora traz uma demarcação do que estaria dentro e fora do corpo por meio de sua superfície, a pele. Sendo esta, muitas vezes considerada como

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem