• Nenhum resultado encontrado

Início das nossas atividades: O retorno das turmas será feito de forma gradual e segura. Maternal l e II Maternal l e II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Início das nossas atividades: O retorno das turmas será feito de forma gradual e segura. Maternal l e II Maternal l e II"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Manaus, 21 de janeiro de 2022.

Prezados Pais e/ou Responsáveis,

Sejam bem-vindos, queridos alunos! Mais um ano de escola vai começar e temos muito para aprender juntos.

Mas também muitas aventuras para viver e sorrisos para compartilhar.

Que cada dia seja uma nova descoberta e aproxime a todos de um futuro de sucesso. E que o respeito, a amizade e a alegria estejam presentes em cada novo dia. Bom ano letivo a todos!

Será um prazer estarmos juntos nessa missão de contribuir com o desenvolvimento da sua criança.

Seguem abaixo nossa organização para o início do ano letivo.

Início das nossas atividades: O retorno das turmas será feito de forma gradual e segura.

Datas 24/01 25/01 26/01

Turmas Berçário /

Maternal l e II

Berçário /

Maternal l e II Todas as turmas

Adaptação escolar: Somente para as crianças novatas.

Datas 24/01 25/01 26/01 27/01

Horários 8h às 9h (crianças do turno matutino/alternativo/integral) 14h às 15h (crianças do turno vespertino)

8h às 9h (crianças do turno matutino/alternativo/integral) 14h às 15h (crianças do turno vespertino)

8h às 11h (crianças do turno matutino/alternativo/integral) 14h às 16h (crianças do turno vespertino)

Horário normal

ATENÇÃO: A Adaptação poderá ser prolongada por dias ou semanas, tudo dependerá da reação da criança.

Entrada e saída das crianças: Na primeira semana de aula, a entrada das nossas crianças acontecerá somente pela entrada principal (recepção). A partir da segunda semana (31/01), segunda-feira as entradas acontecerão normalmente pelo Drive-Thru nos novos horários programados, sendo que os Pais deverão permanecer dentro do veículo e usando máscara.

Caso haja resistência da criança para entrar e tenha carros em fila de espera, solicitamos que a família estacione na frente da escola para acalmar a criança e faça uma nova tentativa de entrada.

Somente a entrada do horário Alternativo Invertido e a saída do Alternativo serão pela entrada principal (recepção), pois devido ao número de alunos não terá risco de aglomeração, porém prevalece a regra de que os pais deverão entrar nas dependências da escola com o uso de máscara.

Juntamente com toda equipe, faremos o possível para recebê-los dando uma atenção especial a cada um. Durante esse retorno avaliaremos cada situação e faremos o necessário para que todos sejam acolhidos da melhor maneira.

(2)

Turnos e horários: Manteremos todos os turnos oferecidos no ato da matricula, porém com alguns ajustes. Pedimos atenção ao rodízio de horários de saída do turno matutino.

Uso de máscaras nas crianças: Não há um consenso na comunidade médica sobre o uso de máscaras em crianças até os seis anos de idade e sabemos que será um desafio para muitos alunos se adaptarem com o uso. Após termos muito avaliado esta questão, consideramos estimular o uso de máscara nas crianças a partir dos dois anos somente em ambientes fechados (sala de aula) e de forma flexível. Pedimos que as famílias façam o possível para que as crianças cheguem à escola usando máscara para criar este hábito e nos avisem caso já seja habitual o uso pelos seus filhos, desta forma facilitará a aceitação do mesmo. (Enviar duas máscaras extras para o meio período e quatro para o alternativo e integral)

Rotina de higiene para as crianças na chegada: Ao chegar na escola as crianças terão mãos, calçados e a mochila higienizados com álcool 70°.

Lavagem de mãos das crianças: Iniciaremos a lavagem das mãos desde a chegada dos alunos, e nas salas de aula no mínimo uma vez a cada duas horas ao longo do dia.

Pertences pessoais das crianças: O material que as crianças trazem diariamente de casa nas mochilas deverão ser reduzidos ao essencial. Manteremos na escola durante a semana os itens pessoais. É de extrema importância que todos os itens pessoais sejam devidamente identificado pelos pais, para evitar troca de materiais.

 O estojo com creme dental, escova de dentes e o termômetro de cada criança ficará na escola e só será enviado para casa quando a professora julgar necessário substituir ou higienizar.

 Os chinelos e sandálias devem ser mantidos na escola. Enviaremos quando julgarmos necessário.

 As peças de roupas para troca e toalhas de banho devem estar acomodadas na mochila, dentro de sacolas plásticas transparentes individuais, para que não sejam tocadas caso não haja necessidade do uso.

 As crianças que ainda usam fraldas devem trazer um pacote grande para ficar na escola, a professora avisará quando houver a necessidade de enviar novamente.

 Garrafinhas de água continuam sendo mantidas na escola e higienizadas e esterilizadas todos os dias pela equipe da cozinha.

TURNOS E HORÁRIOS COM TOLERÂNCIAS

Matutino Vespertino Alternativo Alternativo Inv. Integral 7:00 às 12:00 12:45 às 18:00 7:00 às 15:30 9:15 às 18:00 7:00 às 18:00

ENTRADA

Drive-thru Drive-thru Drive-thru Recepção Drive-thru

7:00 às 7:30 12:45 às 13:15 7:00 às 7:30 9:15 às 9:45 7:00 às 7:30 SAÍDAS MATERNAL I/MATERNAL II

Drive-thru Drive-thru Recepção Drive-thru Drive-thru

11:00 às 11:25 17:00 às 17:30 Até 15:30 17:00 às 17:30 17:00 às 17:30 SAÍDAS JARDIM I, II E III

Drive-thru Drive-thru Recepção Drive-thru Drive-thru

11:30 às 12:00 17:00 às 17:30 Até 15:30 17:00 às 17:30 17:00 às 17:30

(3)

Uniformes: As crianças terão como uniforme diário o short tactel, short-saia e camisa padrão e como uniforme de educação física bermuda helanca e regata padrão com a logomarca da escola, cabendo aos pais manter os uniformes completos e em bom estado. O uso de uniforme é obrigatório tanto na permanência na escola como na saída, por isso se faz necessário que haja sempre pelo menos uma troca de uniforme completo na mochila (principalmente para os turnos alternativos e integral).

Uso da agenda física e digital: Obrigatório.

Tarefa de casa: Serão enviadas a partir de março. Berçário, Maternal I e Maternal II (toda sexta-feira).

Jardim I e II (Segunda, quarta e sextas-feiras).

Jardim III (Todos os dias).

Observação: Os alunos do alternativo/integral só levam dever de casa nas sextas-feiras.

Brinquedos de casa e Sextas feiras: O dia do brinquedo será toda sexta-feira, assim como a entrada das famílias nas dependências da escola para buscar sua criança na sala de referência. Neste dia o Drive Thru NÃO abre na saída.

Uso de banheiros das crianças: O acesso será individual e sempre monitorado, uma colaboradora estará presente para acompanhar a criança, auxiliando e orientando-as na lavagem das mãos e para higienizar tudo logo após cada uso com álcool 70° (apoios, colchonetes, pias, torneiras, vasos e lixeiras).

Refeições: Faremos o distanciamento de mesas e cadeiras, se necessário utilizaremos outra sala de apoio e em caso de condição climática favorável, usaremos a área coberta externa (edícula).

Nutricionista: A nutricionista vai está acompanhando sobre medidas e cuidados específicos para garantir ainda maior segurança e higiene neste período.

Repouso: Para os alunos que fizerem o repouso na escola, utilizaremos mais salas para esse fim evitando aproximação. Os itens de soninho (lençol, cobertor e travesseiro) devem vir para escola acomodados em sacolas grandes de plástico de forma a proteger todos os itens juntos em uma mesma embalagem.

Contato físico: De acordo com as necessidades específicas de cada criança, evitaremos ao máximo o contato entre professores e alunos, evitaremos também as atividades que demandem interação física e priorizaremos as que acontecem sem o contato entre os alunos. Além das professoras e auxiliares de cada sala, teremos monitores para dar apoio durante a rotina.

Atendimentos aos pais: Todos os atendimentos como administrativo, psicóloga, nutricionista, professores e coordenação pedagógica podem acontecer presencialmente ou por nossos contatos.

Comemoração dos aniversários na escola: Agendar com a coordenação pedagógica antecipadamente.

(4)

CONDIÇÕES E PROTOCOLO PARA ADMISSÃO E/OU AFASTAMENTO DE CASOS SUSPEITOS E CONFIRMADOS DE COVID-19

Conforme disposto pelos Decretos, a escola precisa esclarecer sobre as condições que levam ao afastamento e protocolo a ser seguido em casos de suspeita ou confirmação de Covid-19:

 Para que a criança retorne, será exigido que no primeiro dia de aula, a família entregue os documentos abaixo, os mesmos deverão ser entregues assinados e datados e estar na mochila das crianças.

 A cópia da carteira de vacinação atualizada da criança;

 O questionário devidamente respondido, sobre o estado de saúde da criança e da família. Neste questionário os pais deverão informar sobre o estado de saúde dos filhos e dos membros do núcleo familiar que conviveram com a criança nos últimos 7 dias.

 Crianças que apresentem qualquer sintoma gripal ou de síndrome respiratória (febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, dores no corpo, perda de olfato o paladar, diarreia, dificuldade respiratória) não serão admitidas à escola; será de responsabilidade das famílias monitorar a saúde dos filhos e não trazê-los nestes casos. Na chegada será perguntado aos pais sobre o estado de saúde das crianças e ausência de sintomas.

 Crianças que tiveram diagnóstico confirmado de Covid-19 somente poderão retornar a escola apresentando certificado médico comprovando a recuperação e de estar fora do período de transmissibilidade.

 Crianças que nos últimos 7 dias tiveram contato com casos confirmados de Covid-19 em família (núcleo familiar restrito que convive diariamente com a criança) que não estivessem já devidamente e comprovadamente recuperados e fora do período de transmissão serão orientadas a não retornar a escola e procurar atendimento médico de Pediatria, podendo retornar somente apresentando certificado médico atestando a boa saúde e aptidão para frequentar a escola.

 A temperatura das crianças será aferida com termômetro infravermelho no mínimo três vezes ao dia (entrada, saída e durante a permanência) e o estado de saúde de todos será constantemente monitorado determinando uma responsável e substituta para esta atividade.

 Identificando algum sintoma ou temperatura acima de 37,7° a criança permanecerá em local determinado, sempre assistida por um responsável, os pais serão imediatamente avisados para buscá-la e serão orientados a procurar atendimento médico de Pediatria.

 Após afastamento, a volta para escola somente será possível em caso de total ausência de sintomas e com apresentação de certificado médico do Pediatra atestando a boa saúde e aptidão para frequentar a escola.

 Em casos confirmados de coronavírus (teste positivo) nas crianças ou na família (núcleo familiar restrito com contato direto e contínuo), os pais são obrigados a comunicar imediatamente o feito a escola para que sejam tomadas as devidas providencias, tais como informar as famílias das outras crianças que tiveram contato na escola e as autoridades sanitárias. Nestes casos o retorno a escola somente poderá acontecer com apresentação de certificado médico do Pediatra liberando o retorno a escola.

 As mesmas medidas serão adotadas para admissão, triagem, monitoramento, afastamento e retorno dos colaboradores em caso de suspeita ou confirmação de COVID-19.

A Direção.

(5)

QUESTIONARIO SOBRE ESTADO DE SAÚDE (CRIANÇAS E FAMÍLIAS)

Nome do aluno(a): _________________________________Data de Nascimento: _____________

Nome dos responsáveis: ___________________________________________________________

Telefones para contato: ( )________________________, ( )___________________________

Idade da criança:

1) As vacinações da criança estão em dia? SIM ( ) NÃO ( )

2) A carteira de vacinação atualizada foi entregue na escola? SIM ( ) NÃO ( ) 3) A criança está em bom estado de saúde geral? SIM ( ) NÃO ( )

Eventuais observações:__________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

4) A criança está apresentando no momento do retorno á escola algum sintoma de quadro gripal ou síndrome respiratória (febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, dores no corpo, perda de olfato o paladar, diarreia, dificuldade respiratória)? SIM ( ) NÃO ( )

5) A criança apresentou algum sintoma de quadro gripal ou síndrome respiratória (febre, tosse seca, coriza, dor de garganta, dores no corpo, perda de olfato o paladar, diarreia, dificuldade respiratória) ao longo dos últimos 7 dias? SIM ( ) NÃO ( )

6) A criança teve diagnostico de COVID-19 positivo confirmado? SIM ( ) NÃO ( ) Se sim, quantos dias se passaram da data de alta médica da criança? _____________

7) A criança nos últimos 7 dias teve contato com casos confirmados de COVID-19 em família (núcleo familiar restrito que convive diariamente com a criança) que não estivessem já devidamente e comprovadamente recuperados e fora do período de transmissão? SIM ( ) NÃO ( )

Se sim, quantos dias se passaram da data de alta médica desta pessoa? ___________

_____________________________________

Assinatura do responsável

_______/_________/_________

Referências

Documentos relacionados

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta

No caso de falta de limpeza e higiene podem formar-se bactérias, algas e fungos na água... Em todo o caso, recomendamos que os seguintes intervalos de limpeza sejam respeitados. •

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação