• Nenhum resultado encontrado

TÍTULO: MARKETING E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO DIGITAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. SUBÁREA: Administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TÍTULO: MARKETING E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO DIGITAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. SUBÁREA: Administração"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Realização: IES parceiras:

TÍTULO: MARKETING E INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO DIGITAL CATEGORIA: EM ANDAMENTO

ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: Administração

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JAGUARIÚNA - UniFAJ

AUTOR(ES): GUSTAVO HENRIQUE MALANDRIN, MAYCON HENRIQUE DOS SANTOS, ELIZABETH CRISTINA DA CRUZ RAFAEL

ORIENTADOR(ES): MARCOS VALERIO GEBRA SILVA

(2)

RESUMO

O presente trabalho, tem o intuito de apresentar as metodologias do setor de Marketing utilizadas por empresas de variados portes em relação às crises enfrentadas durante um processo de Gestão. Observando os cenários internos e externos do âmbito empresarial, tal como acompanhar o desenvolvimento e resultado da implementação de Marketing Digital e Inteligência de Negócios.

Analisar como empresas, utilizando do Marketing Digital atua em sua gestão de crises e publicidade. O estudo será realizado através de coleta de dados em âmbito acadêmico, através de pesquisa exploratória qualitativa. Espera-se, como resultado, uma visão mais ampla de como o sistema de MKT funciona e impulsiona as empresas positivamente, seja diante de uma crise ou apenas para alavancar seu nome dentro do mercado competitivo.

Palavras-Chave: Marketing; empresarial; digital.

INTRODUÇÃO

Marketing é um método de criar e entregar valor, onde satisfaz as necessidades do mercado competitivo utilizando como meio, produtos ou serviços.

Podendo fazer com que haja interesse aos consumidores, ou seja, marketing é criar valor e chamar a atenção do cliente, gerando relacionamentos lucrativos, não só para o mercado, mas também para o cliente.

O trabalho justifica-se pelo tema bastante relevante no cenário mercadológico atual, devido ao crescimento expansivo e rápido das tecnologias da informação (exemplo rede sociais). Dentro dos capítulos dessa pesquisa serão demonstradas e aplicadas pesquisas de campo, como a coleta de respostas de clientes nas ruas comerciais.

Por fim, são apresentadas conclusões obtidas com a realização deste trabalho que pretende estabelecer enriquecimento aos estudos de marketing empresarial, marketing digital etc, a fim de ampliar os conhecimentos da área.

OBJETIVO

(3)

Analisar como empresas utilizando do Marketing Digital atua em sua gestão de crises, enfrentadas em âmbito empresarial, assim como acompanhar resultados positivos que a implantação dessa gestão de MKT dente a demonstrar.

Identificar Marketing e Inteligência de Negócio Digital, como diferencial dentro de pequenas empresas, utilizando essa gestão como maneira de alavancar empresas em crise. Além de buscar características e opiniões das gerações x, y e z sobre preferências de compra E-Commerce (digital) ou loja física.

METODOLOGIA

A técnica de pesquisa explorada foi a descritiva qualitativa, que tem como objetivo principal compreender o comportamento do consumidor, estudando particularidades, experiências e opiniões de caráter individual.

Para Martins (2004), “A pesquisa qualitativa é definida como aquela que privilegia a análise de microprocessos, através do estudo das ações sociais individuais e grupais, realizando um exame intensivo dos dados, e caracterizada pela heterodoxia no momento da análise. Enfatiza-se a necessidade do exercício da intuição e da imaginação pelo sociólogo, num tipo de trabalho artesanal, visto não só como condição para o aprofundamento da análise, mas também - o que é muito importante - para a liberdade do intelectual”.

5. DESENVOLVIMENTO

5.1. Marketing

Marketing é um grupo de atividades que tem como objetivo entender e atender às necessidades do cliente. Explora, cria, e entrega valor para satisfazer as necessidades e preferências dos clientes e do mercado, tendo como base os produtos e serviços que possam chamar a atenção dos consumidores.

“Encontra-se raízes dentro da história do comércio. Marketing é um campo de estudo novo comparado às demais áreas administrativas”. (Patel, 2020).

5.2 Marketing Digital

(4)

Percebe-se atualmente que diversas empresas e/ou organizações, estão fazendo o uso do marketing como um instrumento capaz de granjear clientes.

Porém, em vista do grande avanço da tecnologia e internet, surge um novo tipo de marketing: marketing digital, possibilitando a interação online - diferente do marketing tradicional, com o intuito de divulgar a imagem de uma organização através da utilização da internet e meios remotos.

5.3 E-Commerce

Coletando dados e informações sobre o MKT Digital, deve-se entender sobre o e- commerce, ou seja, comércio eletrônico. Onde beneficia do marketing digital, divulgando produtos e serviços para atrair consumidores usuários da internet, o e-commerce é a realização de toda a cadeia de valor dos processos de negócio em um local (ambiente) online (eletrônico), suprindo as necessidades e os objetivos do negócio.

5.4 MÍDIAS SOCIAIS E PUBLICITÁRIAS

“As redes sociais estão cada vez mais inseridas no cotidiano das pessoas. Além de um local de relacionamento, tornaram-se uma grande vitrine de produtos e serviços”. Segundo Gabriel Neves, 2018.

5.5 Redes Sociais

Rede social é uma estrutura social/comunitária composta por pessoas e/ou organizações. São ligadas por vários tipos de relações ou uma única que partilham valores e objetivos em comum. Algumas delas são: Instagram, Facebook, TikTok, Twitter,Telegram,Whatsapp.

5.6 POR QUE USAR AS REDES PUBLICITÁRIAS (SOCIAIS) NO NEGÓCIO.

As redes sociais de modo geral, são velozes e formadores de dados e informações de maneira rápida por meio de aparelhos tecnológicos de fácil acesso (celulares, computadores, televisores etc).

(5)

Em relação à imagem do negócio, não há dúvidas de que esse vínculo, nesse ambiente, é essencial. Ademais, além de criar visibilidade para novos clientes, traz a imagem de ideia moderna e credibilidade para a empresa.

Com isso, especialistas da área de MKT Digital já perceberam o potencial dessa prática e estão explorando-a:

1. Custo mais barato de publicidade.

2. Maior interação.

3. Rapidez e eficácia nas ações, fácil manuseio.

O investimento na internet e nos seus meios é uma realidade na prática atual de divulgação empresarial, deixando de ser uma iniciativa ou aposta, para ser uma exigência do mercado atual. Para quem busca uma maior visibilidade entre os consumidores efetivos e novos.

5.7 CRISE EMPRESARIAL

Basicamente a crise empresarial é o surgimento de um grande problema com impacto nas operações (de modo geral ou não) dentro de uma empresa. Dentre as várias possibilidades estão as falhas: gestão financeira, crise de imagem, problema nos equipamentos que impossibilita a produção, entre outros (Questões econômicas, tecnológicas e culturais).

5.8 USO DAS MÍDIAS E MKT DENTRO DE UMA CRISE EMPRESARIAL

Visto que o uso do Marketing corretamente dentro de uma empresa em crise, é uma forma eficaz e eficiente, além de baixo custo. O marketing digital é uma ferramenta valiosa para a geração de resultados, principalmente em tempos de crise. Com isso, é possível diminuir gastos e aumentar qualidade e retorno externo benéfico.

RESULTADOS PRELIMINARES

A combinação entre MKT Digital e o MKT Tradicional, busca proporcionar além de vantagem competitiva pelo bom relacionamento entre empresa e cliente, também impulsiona organizações em crises financeiras, por exemplo.

Com isso, coletando dados de diferentes núcleos de pessoas (gerações) entende-se a importância da implementação do MKT Digital Inteligente dentro das empresas do novo século. A latente dessa estratégia, onde não se descarta o MKT tradicional e

(6)

não garante por si só o remate da gestão, é tão essencial que em visão futura, as empresas que não utilizarem essas ferramentas dificilmente conseguirão se manter no mercado.

Os resultados apresentados nas pesquisas de campo e estudos deste trabalho, apresentaram conclusões onde as redes sociais são de grande importância para expansão do marketing empresarial e para o processo de melhoria contínua da organização - tendo em vista as gerações mais consumistas da atualidade, chamados de Y e Z. Para esses consumidores, a rapidez e eficiência na hora da compra é um ponto importantíssimo em âmbito de qualidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MARTINS, Heloisa. Pesquisa sociológica e metodologia qualitativa • Educ.

Pesquisa. 30 (2) • Ago 2004.

NEVES, Gabriel. Como aplicar publicidade e propaganda nas suas redes sociais,

20 de agosto de 2018. Disponível em:

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/aplicar-publicidade-propaganda-redes-s ociais/ Acesso em: 03/05/2021.

PATEL, Neil. História do Marketing: Como Surgiu e a Evolução ao Longo dos Anos.

Blog Marketing História do Marketing: Como Surgiu e a Evolução ao Longo dos Anos, 2021. Disponível em: https://neilpatel.com/br/blog/historia-do-marketing/

Acesso em: 30/04/2021.

Referências

Documentos relacionados

cobertura de hospital-dia para transtornos mentais, assim entendido como recurso intermediário entre a internação e o ambulatório, que deve desenvolver programas de atenção

CONTOS DE GRIMM Irmãos Grimm Martins Fontes.. CONTOS DE GRIMM (VOLUMES 1

Este trabalho apresentará uma parte teórica ancorada nas obras do sociólogo norte americano Richard Sennett e nos romances da brasileira Ana Paula Maia, utilizando- se de

Locais onde pela lei geral a união estável entre duas pessoas do mesmo sexo é reconhecida legalmente com obrigatoriedade de registo mas com uma lei diferente do casamento civil:..

No primeiro parágrafo temos a presença de duas relações hiponímicas de extrema importância para a arquitetura do conto: o vagão, que é parte do trem do sertão, e o narrador, que

O presente trabalho tem como finalidade, apresentar a importância do gerenciamento do CRM (Customer Relationship Management) que significa Gestão de Relacionamento com o

- ATIVIDADES DE PESQUISA (1-24h/semana) 3.1- Projetos Nome do projeto Coordenador ou Colaborador Código do projeto Órgão financiador Carga horária semanal do docente

Segundo estes autores, o valor das aplicações digitais para as organizações é incrementado quando estas plataformas estão conectadas e integradas com outros