• Nenhum resultado encontrado

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA ALUNO 2015

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA ALUNO 2015"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA ALUNO 2015

Sete Lagoas, 07/08/2014 Senhores (as) pais, mães e/ou responsáveis,

O Colégio Diocesano Dom Silvério, torna público edital único para o processo de seleção para a Gratuidade Educacional para o ano de 2015.

DA FINALIDADE

1 –O Colégio Diocesano Dom Silvério, manterá o Programa Gratuidade Educacional para seus alunos, seguindo as normas que regulamentam a concessão de bolsa de estudos estabelecidapelo Colégio, conforme Lei 12.101, 27 de novembro de 2009, e decreto nº 8.842 de 23 de maio de 2014.

2 - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

2.1 - Poderão participar do Processo, de que trata este Regulamento, Alunos matriculados no Colégio Dom Silvério, no ano de 2014, independente do ciclo de ensino, desde que, comprovadamente, atendam aos requisitos previstos neste regulamento, e alunos novatos para 2015, independente do ciclo de ensino que irá se matricular.

2.2 A concessão da Bolsa está condicionada à participação em todas as etapas do processo de renovação, a saber:

a)1ªEtapa: retirada da relação de documentos no site do Colégio Dom Silvério, e agendamento de entrevista com a Assistente Social.

b)2ªEtapa: entrega dos documentos solicitados pelo setor de Serviço Social e Entrevista;

b)3ªEtapa: análise dos dados socioeconômicos;

c)4ªEtapa: aprovação no ano/série pelo estudante, quando for renovação (classificatório).

2.3 - A concessão da gratuidade dependerá da disponibilidade de vagas e recurso financeiro da escola e das demandas e decisões da Direção.

2.4 - Os critérios adotados para a renovação da gratuidade educacional do Colégio Dom Silvério fundamentam-se na Lei 12.101/2009 e Decreto 8.242/2014.

DAS ETAPAS

3 -1ª ETAPA- Envio de bilhete informando disponibilidade do Formulário de Inscrição e lista de documentos no site do Colégio Dom Silvério e agendamento da entrevista.

Data: 12/08/2014 a 18 de agosto de 2014.

4 - 2ª ETAPA – A efetivação da inscrição com entrega dos documentos solicitados e entrevista pelo setor de Serviço Social ocorrerão dos dias 18 de agosto a 30 de setembro de 2014, no Serviço Social, conforme agendamento pré-estabelecido.

4.1A inscrição para participação no Processo Seletivo de Bolsa Aluno 2015 deverá ser feita EXCLUSIVAMENTE pelo Responsável.

Período do agendamento/inscrição das entrevistas: 12/08/2014 a 18/08/2014.

(2)

4.2O Colégio Dom Silvério não se responsabilizará por entrevista não agendada por quaisquer motivos de ordem técnica, falhas de comunicação,congestionamentos das linhas de comunicação, procedimentos indevidos, bem como outros fatores externos que impossibilitem a transferência de dados, sendo responsabilidade do responsável pelo aluno.

4.3Todas as informações prestadas, no ato da inscrição, são de inteira responsabilidade do Responsável que efetuou o registro dos dados e cuja realidade deverá ser comprovada mediante a apresentação de toda a documentação necessária, para a avaliação socioeconômica no ato da Entrevista.

a)Os documentos apresentados na renovação deverão ser do mês de julho (para entrevistas agendadas para agosto) e agosto (para entrevistas agendadas para setembro)2014, 30 dias anteriores à avaliação socioeconômica;

b) A documentação deverá ser protocolada e entregue no Setor de Serviço Social do Colégio no ato da entrevista, não tendo os outros setores autorização para recebê-la;

c) Não será aceita documentação fora do prazo estabelecido, caracterizada como desistência do pedido de renovação da bolsa de estudos;

d) Caso necessário, o Serviço Social irá realizar visita domiciliar;

4.4 Uma vez finalizado o processo da entrevista, não será possível a alteração dos dados registrados.

4.5 Será obrigatória a informação de endereço e telefone, ao qual o Colégio Dom Silvério poderá, a seu critério, enviar comunicados relativos ao Processo Seletivo para Bolsa, bem como outras informações julgadas pertinentes.

5 CRITÉRIOS

5.1 O Aluno será pré-selecionado inicialmente pelo critério renda por pessoa (da menor renda para a maior renda) e classificados com base no número de Bolsas a serem disponibilizadas.

5.2 A renovação da bolsa do estudante dependerá da aprovação no ano/série cursado, análise efetuada pelo Setor do Serviço Social e Coordenação Pedagógica, bem como à participação em todas as etapas do processo de renovação.

5.3 A pré-seleção assegura ao candidato apenas a expectativa de direito à Bolsa,sendo condicionada a efetiva liberação do benefício à aprovação em todas as etapas do processo seletivo.

6. ENTREVISTA

6.1 A entrevista será efetuada com o Responsável pelo Aluno conforme dia, horário estabelecido pela Assistente Social no Colégio Dom Silvério.

6.2É de inteira responsabilidade do Responsável pelo aluno agendar a entrevista no Colégio no período de 12/08/2014 a 18/08/2014 pelo telefone 37740111.

6.3No dia da entrevista, o Responsável pelo Aluno deverá comparecer munido de toda a documentação exigida, conforme lista de documentos relacionada no item 7 deste edital.

6.4Não serão analisados processos com documentação incompleta.

6.5Ao formar seu juízo acerca da pertinência e da veracidade das informações prestadas pelo Responsável do candidato pré-selecionado, a comissão que coordena o processo considerará, além da documentação, quaisquer outros elementos que demonstrem patrimônio, percepção de patrimônio, renda ou padrãode vida e de consumo flagrantemente incompatíveis com o perfil de carência.

(3)

6.6Poderá ser realizada uma visita domiciliar à residência do aluno, a qual será um dos critérios avaliados para aprovação ou reprovação do candidato.

7. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

7.1 Todos os documentos relacionados abaixo deverão ser apresentados no dia da entrevista.

7.2 Não será aceito a entrega de documentos fora do dia agendado para a entrevista.

7.3 A documentação do(s) candidatos(s) ficará retida na instituição, mesmo que ocandidato seja reprovado.

TODOS OS DOCUMENTOS RELACIONADOS ABAIXO DEVERÃO SER ENTREGUES COM CÓPIA LEGÍVEL JUNTAMENTE COM A FICHA SOCIOECONÔMICA DEVIDAMENTE PREENCHIDA, ASSINADA E SEM RASURAS.

I – COMPROVANTE DE IDENTIFICAÇÃO (todas as pessoas que residem no domicílio).

 Somente do candidato/aluno: 1 foto 3x4 recente e colorida;

 Carteira de Identidade e CPF dos maiores de 18 anos;

 Certidão de nascimento dos membros menores de 18 anos;

 Certidão de divórcio ou equivalente;

 Termo de guarda ou tutela;

 Certidão de óbito (quando falecido no ano em curso).

 Cópia do Comprovante de endereço (Ex.: correspondências comerciais) ou declaração de moradia no endereço, caso o comprovante não esteja em nome da família. A declaração deve ter assinatura de duas testemunhas e firma reconhecida em cartório.

II– COMPROVANTES DE RENDA (todas as pessoas que trabalham e residem no domicílio).

A comprovação de renda, dependendo da atividade profissional, deverá ser feita através dosseguintes documentos:

 No caso de renda fixa, três últimos contracheques (original e cópia).

 Em caso de recebimento de comissões ou horas extras, apresentar comprovação referente aos seis últimos meses. (original e cópia)

 Se Trabalhador Autônomo, profissional liberal e sócio ou dirigente de empresa – Declaração comprobatória de percepção de rendimentos (DECORE), com rendimento dos três últimos meses, feita por contador ou técnico contábil inscrito no CRC, endereçada ao Colégio Diocesano Dom Silvério, também deverá apresentar as guias de recolhimento de INSS referentes ao mesmo período,compatíveis com a renda declarada.

 Para Taxista declaração para fins de comprovação de renda mensal do interessado, dos três últimos meses.

(4)

 Em caso de proprietários rurais, Declaração completa do ITR (Imposto Territorial Rural),referente ao último exercício (acompanhada do recibo de entrega) e notas fiscais de vendas dos últimos seis meses (original e cópia).

 Em caso de desemprego, rescisão de Contrato de Trabalho e último recibo do Seguro Desemprego.(original e cópia)

 Em caso de aposentadoria, pensão ou auxílio doença, nº do benefício e comprovante do recebimento de proventos emitido pelo INSS, no site (www.mpas.gov.br) – Extrato de Pagamento de Benefícios. (original e cópia)

 Comprovante de recebimento de pensão alimentícia se for o caso. (original e cópia)

OBS: Caso não receba a Pensão Alimentícia, emitir declaração de próprio punho com os dados do genitor e do responsável legal pela criança/adolescente com firma reconhecida em cartório.

 Em caso de empregadas domésticas, carteira profissional atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia. (original e cópia)

 Em caso de renda proveniente de aluguéis ou arrendamento de bens móveis e imóveis, contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório, acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimento.

(original e cópia)

 Em caso de renda AGREGADA proveniente de DOAÇÃO de algum membro da família, deverá apresentar declaração com firma reconhecida.

Documentos obrigatórios a todos os membros do grupo familiar maior de 18 anos:

 Pesquisa emitida pelo INSS de Contribuições Previdenciárias e Vínculos Empregatícios quepossuem vínculo em carteira profissional ou não, obtida pessoalmente em todas as Agências daPrevidência Social.

 Solicitar junto a RECEITA FEDERAL pesquisa de CPF com CNPJ vinculado.

 Solicitar junto ao DETRAN-MG a pesquisa de veículos de todos os membros do grupo familiarmaiores de 18 anos. ** Pode ser gerada por meio do site do DETRAN(www.detrannet.mg.gov.br) ir em veículos/certidão negativa de propriedade de veículo –caso a mesma seja positiva ** Deverá ser solicitado pessoalmente no DETRAN.

 Declaração completa do Imposto de Renda Pessoa Física (Declaração de Bens incluída) ano base 2012 exercício 2013 e ano base 2013 exercício 2014, acompanhadas dos recibos de entrega, de todos os membros da família que o declaram. (original e cópia)

 Para sócios ou proprietários de Empresas e Micro Empresas (comércio, indústria ou serviços),apresentar a Declaração de Imposto de Renda pessoa jurídica, ano base 2011 exercício 2012 e ano base 2012 exercício 2013.

(original e cópia)

 Caso a empresa esteja inativa, apresentar declaração de Imposto de Renda pessoa jurídica de inativa, ano base 2012 exercício 2013 e ano base 2013 exercício 2014 (original e cópia).

 Contrato Social da empresa se for o caso apresentar a última alteração contratual. (original ecópia).

(5)

As famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família devem entregar o extrato bancário de pagamento do benefício.

III – COMPROVANTES DE DESPESAS

 MORADIA - pagamento de aluguel, amortização de casa própria, condomínio, luz, telefone, água, IPTU e internet.

 INSTRUÇÃO - Cópia de Inscrição na Rede Pública de Ensino (exceto para alunos do Ensino médio), pagamento de mensalidades escolares, comprovantes de bolsa de estudo ou crédito educativo.

 SAÚDE – pagamento do plano de saúde, receitas de medicamentos de uso contínuo, atestados médicos (somente se houver caso de doença na família).

 TRANSPORTE: Cópia pagamento de transporte escolar do aluno e irmãos menores de 18 anos.

 VEÍCULO: caso algum membro que reside no domicílio do aluno seja proprietário de veículo, apresentar cópia do CRLV – Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, comprovante do pagamento de financiamento, se houver, seguro particular do automóvel e IPVA;

 Para os maiores de 18 anos, apresentar pesquisa negativa de propriedade de

veículo emitida pelo DETRAN no site:

(https://www.detran.mg.gov.br/veiculo/certidoes/certidao-negativa-de- propriedade).

OBS: As Declarações de Próprio Punho devem ser feitas em papel ofício, sem rasuras e conter: nome completo, CPF e/ou Carteira de Identidade, data e assinatura do declarante. As Declarações de Próprio Punho somente serão aceitas no caso de inexistência do documento formal.

A falta de qualquer documento solicitado para análise socioeconômica implicará a impossibilidade de avaliação do requerimento de concessão/ renovação da bolsa de estudos.

Declarações falsas ou omissão da verdade implicará a desclassificação do candidato, sem prejuízo de outras medidas extrajudiciais, de acordo com a Lei 12.101, de 27/10/2009, e legislação atinente.

ORIENTAÇÕES GERAIS

a) Processo com documentos faltantes não serão analisados;

b) Processo com rasura não será analisado. Caso ocorra, procurar o Serviço Social e pedir um novo formulário para preenchimento;

c) Havendo qualquer dúvida quanto à documentação apresentada, poderá ser solicitada a apresentação de outros documentos comprobatórios que contribuam para a análise.

d) O Serviço Social não fará empréstimo ou devolução de qualquer documento apresentado, a não ser que a via entregue tenha sido original;

(6)

DO RESULTADO

8. A divulgação da lista dos Alunos que serão beneficiados pela concessão da Bolsa 2015 será feita no dia 20/10/2014, no setor do Serviço Social das 7h às 11h no turno da manhã.

CANCELAMENTO DO BENEFÍCIO

9 - Para a manutenção do benefício, o Aluno e o Responsável Financeiro deverão cumprir o estabelecido no Termo de Concessão de Bolsa a ser firmado entre as partes.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

10-A bolsa a ser concedida não se constitui em obrigatoriedade para o Colégio e não gera nenhum direito adquirido para o seu beneficiário.

10.1 – O responsável pelo aluno declarará, sob as penas da lei, que as informações por ele prestadas são verdadeiras, sujeitando-se, na hipótese de apuração da falsidade, à exclusão do processo de renovação ou imediato cancelamento da bolsa de estudos.

10.2 - O responsável que enquadrar-se na conduta caracterizada no caput desta cláusula, estará sujeito ao imediato pagamento do valor correspondente ao desconto concedido.

10.3 - O Serviço Social do Colégio Diocesano Dom Silvério, estará disponível para dirimir eventuais dúvidas oriundas do presente edital para a Gratuidade Educacional de 2015.

Referências

Documentos relacionados

Deste modo, como já foi referido anteriormente, o estudo de novos fatores de risco para cronificação da enxaqueca são de suma importância para prevenirmos sua ocorrência que, por

1ª Etapa- Conversa comas crianças de como surgiu o brinquedo e as formas de se brincar 2ª Etapa- Enviar bilhete para as famílias com os materiais necessários para fazer o

solteiro, bancário, nascido em São Paulo - SP, aos 30/12/1985, residente e domiciliado Avenida Conceição, nº 176, apto.53, bloco D, Centro, Diadema - SP, filho de FUMIO AGARIE e

- O processo seletivo será regido por este Edital, abrangerá duas Etapas, 1ª etapa exame AMRIGS, 2ª Etapa Análise e Argüição Curricular conforme as peculiaridades

fotos (Select Photos) 5 botões painel de controle 5 brilho ajustar 30 C calibrar o cartucho de impressão 44 câmera digital conectar à impressora 27 cancelar todas as fotos 20 uma

Isso significa dizer que a pesquisa qualitativa encontra-se inserida no campo da pesquisa social, pois de acordo com tal paradigma “não há como observar o mundo independente

JORGE VINICIUS FERNANDES LIMA CAVALCANTI* 30. DIA DA SEMANA

Analisando-se as questões 1 e 2 para expectativa e percepção, respectivamente, observou-se que 56% dos entrevistados consideram extremamente importante que os