• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE DESENVOLVIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO DE DESENVOLVIMENTO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PLANO DE

DESENVOLVIMENTO

Linguagens: arte, cultura e expressão

Neste bimestre, serão contempladas as linguagens das Artes Visuais, da Música, do Teatro e das Artes Integradas. A unidade temática “Arte e cultura: aproximações possíveis”

apresenta a diversidade artística e cultural do Brasil e as influências trazidas pelos imigrantes. A partir de pesquisas e da produção de uma exposição fotográfica, os alunos serão estimulados a refletir sobre suas origens culturais. A unidade temática “Brincando com os sons” busca apresentar os principais fundamentos da música concreta e da música experimental, propondo aos alunos a experimentação, a percepção e a produção sonora. Na unidade temática “Contar em silêncio” serão abordados o teatro e o cinema mudos, apresentando um pouco da história, das características culturais e dos fundamentos de ambos e propondo atividades de expressão corporal e imaginativa. Na unidade temática “Corpo cotidiano – Corpo arte” é proposto aos alunos refletirem sobre os movimentos do cotidiano e o corpo como instrumento de comunicação. O projeto integrador tem como unidade temática “A palavra e as artes” e aborda a relação entre Arte e História, propondo a realização de processos investigativos sobre artistas que dialogaram com a palavra escrita, explorando tanto seu significado quanto a forma visual, refletindo especialmente sobre a obra de Robert Rauschenberg. É incentivado o uso de materiais reciclados para a construção de uma obra crítica à sociedade de consumo, estabelecendo- se com os alunos um diálogo sobre conceitos, repertórios, produção visual e dimensões da vida social, cultural, politica, histórica, econômica e ética na modernidade.

Conteúdos

 Arte e cultura.

 Diversidade cultural.

 Patrimônio cultural material e imaterial.

 Experimentação e produção sonora.

 Música experimental.

(2)

 Música concreta.

 Propriedades sonoras.

 Teatro e cinema mudos.

 Expressão corporal e imaginativa.

 Improvisação teatral.

 Comunicação corporal.

 Dança e movimentos cotidianos.

 Consciência corporal e expressão artística.

 Ações corporais.

Objetos de conhecimento e habilidades

Objetos de conhecimento

Artes Visuais

Contextos e práticas

Elementos da linguagem Artes Integradas

Patrimônio cultural

Arte e tecnologia

Habilidades

Artes Visuais

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e

estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando- os no tempo e no espaço.

Artes Integradas

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes

indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e

repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Relação com a prática Observar, analisar e valorizar do patrimônio cultural material e imaterial.

(3)

didático-pedagógica

 Analisar obras e artistas imigrantes e refugiados e suas contribuições e influências na produção nacional.

Desenvolver ação coletiva e colaborativa.

Realizar produções que incluam a utilização de recursos digitais.

Estimular a coletividade, a experimentação e a ludicidade.

Objetos de conhecimento

Música

Contextos e práticas

Materialidades Artes Integradas

Processos de criação

Habilidades

Música

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação,

relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR21) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Artes Integradas

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

Relação com a prática didático-pedagógica

Abordar as propriedades sonoras por meio da experimentação e da produção.

Promover o conhecimento teórico e prático dos fundamentos e dos fatos históricos da linguagem musical: música concreta e música experimental.

Experimentar diversas formas de exploração sonora: materiais e instrumentos não convencionais.

Estimular a coletividade, a experimentação e a ludicidade.

Objetos de conhecimento Teatro

Contextos e práticas

(4)

Elementos da linguagem

Processos de criação

Habilidades

Teatro

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Relação com a prática didático-pedagógica

Explorar a gestualidade, a comunicação e a expressão corporal por meio da ação prática.

Estimular a coletividade, a experimentação e a ludicidade.

Trabalhar a improvisação e a relação com o espectador.

Explorar a expressividade.

Objetos de conhecimento

Artes Visuais

Materialidades

Processos de criação Dança

Elementos da linguagem Teatro

Contextos e práticas

Habilidade Artes Visuais

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura,

(5)

modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Dança

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Teatro

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

Relação com a prática didático-pedagógica

Explorar movimentos cotidianos.

Desenvolver a consciência e a expressão corporal.

Reconhecer o corpo como instrumento de comunicação.

Competências gerais

Neste bimestre, também serão trabalhadas algumas competências com o objetivo de respeitar princípios universais e ajudar a promover o desenvolvimento cognitivo dos alunos.

Competências gerais desenvolvidas

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o

(6)

consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

A competência 1 está relacionada aos objetivos a serem alcançados pelos alunos, visando uma educação inclusiva e democrática. À medida que os alunos se envolvem em ações artísticas que proporcionem reflexões e questionamentos sobre o mundo em que vivem, tornam-se sujeitos conscientes da própria história e colaboram ativamente para o desenvolvimento de uma sociedade justa.

As competências 3 e 6 visam apresentar e valorizar manifestações artísticas e culturais de diferentes nacionalidades e suas respectivas influências, priorizando o repertório cultural dos alunos e estimulando a reflexão sobre suas origens culturais. Busca- se proporcionar momentos de troca de saberes e vivências culturais que contribuem para a compreensão da importância do exercício da cidadania, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

A competência 4 relaciona-se às propostas direcionadas à exploração das diferentes formas de linguagens, desenvolvendo diálogos entre a palavra escrita e a linguagem das artes visuais, a linguagem corporal e imaginativa, a linguagem sonora e a expressividade no silêncio. Estimula-se a percepção dos alunos por diferentes ângulos.

A competência 7 visa orientar os alunos da importância da análise das informações e da origem confiável dos fatos, construindo um diálogo seguro e objetivo a respeito da responsabilidade diante de assuntos e decisões comuns, como problemas socioambientais, direitos humanos e consumo responsável. Prioriza-se transmitir aos alunos a importância da ética e da responsabilidade sobre si mesmo, sobre os outros e sobre o planeta.

Habilidades essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos

O quadro a seguir apresenta as habilidades essenciais que deverão ser desenvolvidas pelos alunos, ao longo do bimestre, para que tenham condições, sem maiores dificuldades, de avançar em suas aprendizagens.

Objetos de conhecimento Habilidades da BNCC Artes Visuais

 Contextos e práticas

(EF69AR01) Pesquisar, apreciar e analisar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, em obras de artistas brasileiros e

(7)

 Materialidades

 Processos de criação

estrangeiros de diferentes épocas e em diferentes matrizes estéticas e culturais, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.

(EF69AR02) Pesquisar e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.

(EF69AR05) Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).

(EF69AR07) Dialogar com princípios conceituais, proposições temáticas, repertórios imagéticos e processos de criação nas suas produções visuais.

Dança

 Elementos da linguagem

(EF69AR10) Explorar elementos constitutivos do movimento cotidiano e do movimento dançado, abordando, criticamente, o desenvolvimento das formas da dança em sua história tradicional e contemporânea.

Música

 Contextos e práticas

 Materialidades

(EF69AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação musical, usos e funções da música em seus contextos de produção e circulação, relacionando as práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética.

(EF69AR19) Identificar e analisar diferentes estilos musicais, contextualizando-os no tempo e no espaço, de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética musical.

(EF69AR21) Explorar e analisar fontes e materiais sonoros em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos.

Teatro

 Contextos e práticas

 Elementos da linguagem

 Processos de criação

(EF69AR24) Reconhecer e apreciar artistas e grupos de teatro brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas, investigando os modos de criação, produção, divulgação, circulação e organização da atuação profissional em teatro.

(EF69AR25) Identificar e analisar diferentes estilos cênicos, contextualizando-os no tempo e no espaço de modo a aprimorar a capacidade de apreciação da estética teatral.

(EF69AR26) Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.

(EF69AR27) Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.

(EF69AR29) Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.

(8)

(EF69AR30) Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos ou outros estímulos (música, imagens, objetos etc.), caracterizando personagens (com figurinos e adereços), cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.

Artes Integradas

 Processos de criação

 Patrimônio cultural

 Arte e tecnologia

(EF69AR32) Analisar e explorar, em projetos temáticos, as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

(EF69AR34) Analisar e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial a brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, e favorecendo a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas.

(EF69AR35) Identificar e manipular diferentes tecnologias e recursos digitais para acessar, apreciar, produzir, registrar e compartilhar práticas e repertórios artísticos, de modo reflexivo, ético e responsável.

Práticas de sala de aula

É importante iniciar as aulas dialogando e valorizando o conhecimento prévio dos alunos referente a cada proposta que será elaborada e desenvolvida por eles, sempre tendo o cuidado de incluir os diversos pontos de vista sobre uma mesma proposta ou assunto.

Sempre que possível, organizar rodas de conversa ou outras formas de organização que proporcionem um ambiente acolhedor, evitando métodos que, por algum motivo, possam inibir o diálogo e a participação dos alunos. Cada aluno possui uma personalidade diferente:

alguns apresentam uma dificuldade maior em expressar e argumentar suas ideias diante dos colegas, seja por medo de represálias, seja por timidez, entre outros motivos. A observação e o acompanhamento constantes durante a realização das atividades podem contribuir para o diagnóstico de cada situação apresentada em sala de aula.

As habilidades EF69AR01 e EF69AR02 buscam estimular a pesquisa e a participação, com o objetivo de facilitar o diálogo, a troca de conhecimento e a autonomia a partir das pesquisas desenvolvidas e apresentadas pelos alunos. É importante que as pesquisas sejam orientadas e estejam adequadas ao tema proposto.

Nas habilidades EF69AR34 e EF69AR35, visa-se a valorização e conhecimento do

patrimônio cultural (material e imaterial) nacional e internacional. Incluindo a produção

artística e cultural de artistas imigrantes e refugiados.

(9)

Ao trabalhar as habilidades EF69AR16, EF69AR19, EF69AR21 e EF69AR32, os alunos serão envolvidos em ações musicais com o objetivo de explorar uma produção sonora diferenciada da produção musical tradicional, analisando criticamente a ação desenvolvida em aula, dentro dos contextos da música concreta e da música experimental.

As habilidades EF69AR24, EF69AR26, EF69AR27, EF69AR29, EF69AR30 direcionam- se à ação teatral. São explorados o teatro e o cinema mudos, visando desenvolver a expressão corporal e imaginativa, com a elaboração de cenas que priorizam a atenção sobre a gestualidade e a expressividade, sendo o silêncio também parte da comunicação.

A abordagem das habilidades EF69AR05, EF69AR07, EF69AR10 e EF69AR25 destina- se a dialogar sobre os movimentos corporais e as ações cotidianas. A partir da experimentação da dança e da performance na contemporaneidade, reflete sobre a importância da comunicação corporal e do corpo como instrumento artístico.

Para saber mais

INSTITUTO ARTE NA ESCOLA. No site é possível consultar informações sobre Arte, Educação e Cultura. Disponível em: <http://artenaescola.org.br>. Acesso em: 23 out.

2018.

NOVA ESCOLA. O site da Associação Nova Escola, da Fundação Lemann, disponibiliza planos de aula de Arte (entre outras disciplinas) e materiais educativos para auxiliar o trabalho do professor. Disponível em: <https://novaescola.org.br>. Acesso em: 23 out.

2018.

Referências

Documentos relacionados

a a imagem tem um importante papel na influência sobre o modo como o público responde à marca, ao produto e às organizações; b uma organização, marca ou produto não têm somente

As resistências tipo abraçadeira são projetadas para, através de condução térmica, aquecer peças com formato cilíndrico. As suas principais aplicações surgem em

A dose de propofol de 20 mg/kg que foi testada é recomendada para procedimentos clínicos e coletas de amostras biológicas em Lithobates catesbeianus, visto que

Para al´ em disso, quando se analisa a rentabilidade l´ıquida acumulada, ´ e preciso consid- erar adicionalmente o efeito das falˆ encias. Ou seja, quando o banco concede cr´ editos

Numa outra perspetiva, a tatuagem como objeto, independentemente das pessoas possuidoras das mesmas, também tem associada uma reação social percebida, especificamente,

Além da multiplicidade genotípica de Campylobacter spp., outro fator que pode desencadear resistência à desinfecção é a ineficiência dos processos de limpeza em si,

A recuperação dos objetos inúteis e a utilização dos clichês, transformando-os em arte, apontam também para uma poética que é também uma ética fundada no conhecimento

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,