• Nenhum resultado encontrado

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO GRUPO MARTIFER 2022

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO GRUPO MARTIFER 2022"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PARA

A IGUALDADE DE GÉNERO

GRUPO MARTIFER

2022

(2)

O GRUPO MARTIFER

Com mais de 30 anos de experiência, a Martifer é um Grupo industrial multinacional com atividade centrada nos setores da construção metálica, da indústria naval e das energias renováveis. A Martifer SGPS, SA é a holding do Grupo e está cotada na Euronext Lisbon desde junho de 2007.

Acrescentar valor para os seus clientes, acionistas e demais stakeholders, procurando ir ao encontro das suas necessidades individuais, é a missão do grupo Martifer. Para isso, apoia- -se na inovação, na criatividade e no empenho da sua equipa multidisciplinar.

Com a visão de se tornar num dos maiores grupos ao nível global, procura superar expetati- vas, surpreendendo e ultrapassando todos os desafios com ambição e confiança.

O Grupo desenvolve as suas atividades em três áreas de negócio:

CONSTRUÇÃO METÁLICA

A Martifer Metallic Constructions é um player reconhecido globalmente neste setor. Fornece soluções globais e inovadoras de engenharia, nos segmentos da construção metalomecâni- ca e das fachadas em alumínio e vidro, trabalhando diariamente para um nível de excelên- cia na produção de obras com classes de execução superiores. Centra a sua estratégia de desenvolvimento na diferenciação pela qualidade da engenharia e vocação para projetos de grande complexidade.

INDÚSTRIA NAVAL

O Grupo conta com dois estaleiros navais, a West Sea, em Viana do Castelo e a Navalria, em Aveiro, que desenvolvem atividades de construção, reparação e conversão naval. O estaleiro da West Sea é uma das infraestruturas industriais mais relevantes em Portugal, com capa- cidade para navios de média e grande dimensão. Está equipado com oficinas e meios de elevação para a construção de módulos e equipamentos metálicos de grandes dimensões.

RENOVÁVEIS & ENERGIA

A Martifer Renováveis & Energia, no segmento eólico e solar, atua e posiciona-se como de- veloper de energias renováveis, com principal foco no desenvolvimento de parques eólicos e solares fotovoltaicos. Esta área de negócio integra ainda o segmento de infraestruturas para a energia e a operação e manutenção industrial, desde as convencionais centrais de geração de energia a unidades industriais. Na operação e manutenção é líder em Portugal para centrais de produção contínua na Indústria do oil & gas, convencional e também em centrais nucleares.

Acrescentar valor para os seus

clientes, acionistas e demais

stakeholders,

procurando ir ao

encontro das suas

necessidades

individuais, é a

missão do grupo

Martifer.

(3)

O NOSSO CAMINHO PARA A IGUALDADE

Devagar, com paciência, trilhando caminhos estreitos vamos tornando a equipa Martifer mais alerta para os temas da Igualdade de Género. Gerar mudança e transformar este alerta em propósito é a missão que assumimos e queremos cumprir.

Queremos que, cada uma das nossas pessoas, leve o tema da Igualdade de Género para casa, que reflita sobre ele e aja para um mundo mais equitativo, no trabalho, no seio da sua família e na comunidade.

A Martifer é um grupo industrial, maioritariamente do setor da construção, que pela natu- reza do trabalho, evoluiu num setor intrinsecamente masculino. As áreas das tecnológicas e das engenharias ainda têm uma fraca representatividade do sexo feminino e a distribuição entre os sexos na Martifer é, por isso, um paradigma histórico- cultural. É por isto que recai sobre nós uma responsabilidade maior.

Estamos convictos que a intervenção junto das crianças raparigas será compensadora a longo prazo. Uma mulher pode ser soldadora, uma mulher pode ser chefe de navio, uma mulher pode ser engenheira e tem na Martifer e no meio industrial oportunidades para tal.

Queremos que esta mensagem chegue, pelo menos, às filhas das nossas pessoas.

Por outro lado, dar às nossas pessoas melhores condições para um equilíbrio entre a sua vida profissional e vida pessoal é basilar para qualquer transformação.

Com estas duas pequeníssimas conclusões e com os resultados da nossa matriz de diagnós- tico, podemos projetar um número de objetivos infinitos. Não somos capazes de grandes feitos, a este nível, mas conseguimos alavancar pequenas transformações.

Assim, para 2022 focámos as novas iniciativas nas mães e pais que trabalham connosco, nos seus filhos e nas suas filhas.

Vamos implementar a oferta de um Kit Escolar para as filhas e filhos dos/as nossos/as profissionais, acrescer uma dispensa ao trabalho para pais e mães com dependentes com incapacidade, bem como uma dispensa adicional para acompanhamento às consultas pré-natal, pelo futuro pai. Por outro lado queremos avançar com dois eventos que vão levar às raparigas o nosso negócio, a nossa tecnologia e indústria de forma a cativá-las para as nossas áreas de atuação.

Temos um trabalho imenso pela frente. É-nos ainda difícil perceber os verdadeiros impactos das nossas ações, mas vamos caminhando.

Queremos que,

cada uma das

nossas pessoas,

leve o tema da

Igualdade de

Género para casa,

que reflita sobre

ele e aja para

um mundo mais

equitativo, no

trabalho, no seio

da sua família e na

comunidade.

(4)

AÇÕES IMPLEMENTADAS EM 2021

Depois de mais um ano marcado pela pandemia Covid -19, cheio de interrupções, damos conta que ficaram objetivos por realizar. Contamos com 2022 para o regresso dos eventos presenciais que em muito colaboram para a execução do Plano para a Igualda- de de Género.

Em 2021, ainda assim, melhorámos alguns dos processos e implementamos outros defi- nidos no plano do ano anterior. Abaixo destacamos algumas das iniciativas realizadas:

COMITÉ PARA A IGUALDADE DE GÉNERO

Em 2021, a task force para a Igualdade de género foi restruturada de forma a envolver toda a organização, incorporando outros elementos provenientes das direções mais representativas da organização, e tendo em conta uma representatividade equitativa de ambos os sexos.

MAMÃS COOLKIDS MARTIFER

Regressar ao trabalho após a licença de maternidade não significa o fim da amamen- tação. Depois da criação de uma sala para a extração de leite materno “Sala Mamãs CoolKids”,no edifício sede, em 2021 será criada outra, na unidade industrial das facha- das, para proporcionar as mesmas condições para as colaboradoras que estejam mais afastadas do edifício sede. A par da criação das infraestruturas foi sinalizada a Semana Internacional do Aleitamento Materno.

ACOLHIMENTO

O tema da Igualdade de Género tem um lugar de destaque na apresentação de aco- lhimento do Grupo. O Plano para a Igualdade de Género e o Código de Ética e de Conduta constituem ferramentas importantes para que os/as novos/as colegas possam entender a missão da Martifer e os objetivos relacionados com os temas da igualdade e do assédio no trabalho, entre outros temas de relevo.

EFEMÉRIDES

Foram sinalizadas sete efemérides que se focaram na igualdade. Em fevereiro, a pro- pósito do Dia dos Namorados, divulgámos uma campanha para combater a violência no namoro, em março o Dia da Mulher, que destacou mulheres soldadoras na Martifer, o Dia do Pai que focou a partilha de tarefas, a igualdade e a não violência. Já em maio, no Dia da Mãe divulgámos atividades online e a importância de partilhar a responsabi- lidade da parentalidade, em agosto a Semana do Aleitamento Materno, em setembro o Dia para a Igualdade Feminina e faremos ainda em novembro a campanha para o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres. Estas ações de comu- nicação interna são bastante abrangentes e difundidas pelos vários meios de comunica- ção do Grupo.

CAMPANHAS PARA A IGUALDADE CITE/CIG

Através dos meios internos, especialmente através da televisão corporativa são divulga- dos os materiais disponibilizados pelas entidades de forma a sensibilizar todos/as para temas como o assédio sexual, a licença parental partilhada, a partilha de tarefas domés- ticas, entre outros assuntos de relevo.

Em 2021, a task

force para a Igual-

dade de género

foi restruturada de

forma a envolver

toda a organiza-

ção, incorporando

outros elementos

provenientes das

direções mais

representativas

da organização, e

tendo em conta

uma representativi-

dade equitativa de

ambos os sexos.

(5)

LINGUAGEM COMO PROMOÇÃO DA IGUALDADE

A mulher torna-se muitas vezes invisível na linguagem e num contexto marcadamente masculino, como é o das engenharias e da construção, esta invisibilidade é ainda mais evidente. A Martifer divulgou alternativas linguísticas que podem ser utilizadas tendo em vista a especificação do sexo e a neutralização ou abstração da referência sexual.

A comunicação interna redige textos que dão visibilidade equivalente ao sexo feminino e a documentação interna está a sofrer esta transformação.

MULHERES EM DESTAQUE NA COMUNICAÇÃO

Num universo em que na maioria das funções a mulher está subrepresentada, a Martifer evidencia, cada vez mais, na comunicação interna, as mulheres em cargos de gestão ou funções marcadamente masculinas.

CONCILIAÇÃO VIDA PROFISSIONAL PESSOAL

O estabelecimento de protocolos com entidades nas áreas da Saúde e Bem-Estar, a dinamização do Programa de Promoção da Saúde e ainda as atividades direcionadas para os filhos e filhas das nossas pessoas foram pequenos passos para uma melhoria da conciliação da vida profissional e pessoal.

KIT DE NASCIMENTO

Desde janeiro de 2017, o grupo Martifer oferece uma lembrança de nascimento para felicitar as famílias Martifer pelos bebés recém-nascidos. Em 2021 eliminámos a diferen- ciação entre as cores representativas no senso comum de menino e menina.

DIA DA CRIANÇA

Em 2021, no dia da criança para além do sorteio já habitual de brinquedos unissexo, acrescentamos um jogo em que as crianças podiam equipar uma mulher e um homem com equipamentos de soldadura, serralharia, pintura entre outros. Estes equipamentos são habitualmente relacionados a atividades dos homens e aqui são colocados no mes- mo plano para ser usados por ambos os sexos, sem diferenciação.

(6)

PLANO

OBJETIVO MEDIDA DIREÇÃO

RESPONSÁVEL DIREÇÕES

ENVOLVIDAS ORÇAMENTO INDICADORES META

Incentivar a participa- ção dos trabalhadores e das trabalhadoras no domínio da promoção da igualdade entre mulheres e homens

Realização de reuniões com os trabalhadores e as trabalhadoras para abordar questões relativas à igualdade entre mulheres e homens, à concilia- ção entre a vida profissional, familiar e pessoal, e à proteção na parentalidade

DQSA DRH Não envolve

custos específicos

Introdução nas reuniões de rotina dos 30 minutos de segurança e dos riscos psicossociais o tema da Igualdade de Género

23 sessões anuais distribuídas pelos diversos setores Durante o período de vigência do plano

Difusão de materiais disponibilizados pela CIG e pela CITE e outros elabora- dos internamente

CI DRH Não envolve

custos específicos

Divulgação pelos meios

de comunicação internos Publicação na Tv Corporativa, portal interno, e-mail e cartazes

Durante o período de vigência do plano Elaboração de procedimento interno

de divulgação dos direitos e deveres dos trabalhadores e trabalhadoras em matéria de igualdade de género e não descriminação em função do sexo

DRH CI Não envolve

custos específicos

Assegurar que os traba- lhadores e as trabalha- doras estão informados sobre o tema

1ª semestre

Promover e consolidar relações externas no âmbito da promoção da igualdade entre mulheres e homens

Estabelecimento de relações de coo- peração com entidades públicas e/ou organizações da sociedade civil que prosseguem o objetivo de promover a igualdade entre mulheres e homens

CI DRH Não envolve

custos específicos

Participação na iniciativa

"Engenheiras por um dia"

Contacto com os munici- pios com proximidade às empresas com planos mu- nicipais para a igualdade

2 parcerias

Durante o período de vigência do plano

Salvaguardar os Princípios da Igualdade de Género e da Não Discriminação

Sensibilização dos trabalhadores e das trabalhadoras para a problemática da igualdade de género na sociedade atual

CI DRH A orçamentar Dinamização de evento que sensibilize os traba- lhadores e as trabalhado- ras sobre a igualdade de género no trabalho e na vida social

1 Evento

Durante o período de vigência do plano

CI ADM Não envolve

custos específicos

Introduzir o tema no Encontro de Quadros do Grupo

1 Evento 1º Semestre

Promover a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras na defini- ção de medidas relativas à Igualdade de Género e da Não Discriminação

Inquérito de Satisfação com inclusão de questões sobre a temática da igualdade do género no Grupo

DRH CI

DQSA 150 € Aplicação do questio- nário interno e respetiva análise e tratamento de dados

Aplicação e análise do questionário 1º Trimestre

Assegurar a implementa- ção do Plano para a Igual- dade, a sua monotoriza- ção, acompanhamento e sustentabilidade

Divulgação do Plano para a Igual- dade, das respetivas medidas e dos objetivos no site do Grupo e no portal interno da empresa

CI DRH Não envolve

custos específicos

Divulgação de acompa- nhamento da implemen- tação do plano

Divulgação no site institucional, portal interno, newsletters,Tv corporativa e cartazes.

Durante o período de vigência do plano Utilizar e incluir na comu-

nicação interna e externa a dimensão da Igualdade de Género

Utilização de linguagem/informação inclusiva ou neutra sem recurso a imagens discriminatórias

CI DRH Não envolve

custos específicos

As comunicações incluem linguagem in- clusiva/neutra e imagens não discriminatórias

Aplicação em todas as comunicações do Grupo

Durante o período de vigência do plano Dar visibilidade a mulheres que

ocupam cargos de gestão na Martifer, internamente e em campanhas de recrutamento

CI DRH Não envolve

custos específicos

Entrevistas e divulga- ção de testemunho de mulheres em cargos de gestão na Martifer

2 Entrevistas 1 por semestre

Sensibilização de raparigas estudantes para enveredarem pelas áreas das tecnologias e engenharias onde estão sub-representadas

CI DRH

DF

Não envolve custos específicos

Realizar eventos e cam- panhas de comunicação, para os filhos e filhas dos nossos/as profissionais com o objetivo principal de fomentar a curiosidade pela área das engenharias e construção em crianças do sexo feminino

2 evento 1 por semestre semestre 2 sensibilizações de comunicação Durante o período de vigência do plano

ESTRATÉGIA, MISSÃO E VALORES

(7)

OBJETIVO MEDIDA DIREÇÃO

RESPONSÁVEL DIREÇÕES

ENVOLVIDAS ORÇAMENTO INDICADORES META

Promover uma cultura de igualdade entre mulheres e homens no local de trabalho, favorecendo práticas de gestão e de trabalho consonantes com a mesma

Integrar no itinerário pedagógico das diversas ações de formação pertencentes ao módulo de Recursos Humanos, do plano de formação da empresa, a temática da igualdade de género: linguagem inclusiva; proteção na parentalidade; conciliação da vida profissional, familiar e pessoal; assédio moral e sexual no trabalho

DRH CI A orçamentar Integrar a temática no itinerário pedagógico das diversas ações de formação pertencentes ao módulo de Recursos Humanos.

9 ações

Durante o período de vigência do plano

OBJETIVO MEDIDA DIREÇÃO

RESPONSÁVEL DIREÇÕES

ENVOLVIDAS ORÇAMENTO INDICADORES META

Garantir as condições do Princípio de Igualdade de Género na Gestão dos Recursos Humanos

Comunicação de diretrizes no âmbito da Avaliação de Desempenho que apontem para a prevenção da discri- minação

DRH CI Não envolve

custos específicos

Incluir em todo o processo de Avaliação de Desempenho, orien- tações emitidas pela organização

Inclusão do tema na formação dos/as avaliadores/as Sensibilização através dos meios de comu- nicação

Durante o período de vigência do plano Incentivar a participação

equilibrada das mulheres e dos homens nos lugares de decisão

Criação e implementação de pro- cedimento no sentido de identificar pessoas do sexo sub-representado em lugares de topo, direção e chefia para que possam, futuramente, ter oportunidade de serem promovidas ou recrutadas para esses lugares

DRH DSI A

Orçamentar

No processo de Ava- liação de Desempenho identificar as profissio- nais que possam ocupar lugares de decisão

Análise e sistemati- ção pela DRH Formação/sensi- bilização dos/as avaliadores Durante o período de vigência do plano Estabelecimento de parcerias e proto-

colos com associações de networking e entidades que apoiem a carreira profissional de pessoas do sexo sub-representado em lugares de topo, direção e chefia

DRH CI A

Orçamentar Assinatura de protocolo com entidade de apoio a carreiras profissionais

1 Protocolo 2º semestre

Promover a transparência interna sobre a política salarial

Divulgação da tabela salarial, onde consta a remuneração atribuída por profissão/categoria profissional, assegurando a sua transparência junto de trabalhadoras e trabalhadores com a afixação em locais internos de reconhecida visibilidade

DRH CI Não envolve

custos específicos

Divulgação dos docu- mentos legais incluindo tabela salarial disponível na Loja do Colaborador

Divulgação interna 1º trimestre

FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUA

IGUALDADE NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO

(8)

OBJETIVO MEDIDA DIREÇÃO

RESPONSÁVEL DIREÇÕES

ENVOLVIDAS ORÇAMENTO INDICADORES META

Garantir o direito ao gozo das dispensas e faltas no âmbito da parentalidade pelos trabalhadores e pelas trabalhadoras - In- centivar os trabalhadores homens ao uso partilhado das dispensas e faltas no âmbito da parentalidade

Atribuição aos trabalhadores homens de períodos de dispensa para acom- panhamento a consultas pré-natais com duração superior à prevista na lei

DRH CI Custo

remuneração das horas de concessão

Atribuição de uma consulta pré-natal por trabalhador homem para além das legalmente permitidas

Sensibilizaçáo através da comunicação interna

Durante o período de vigência do plano

Garantir a proteção da segurança e saúde da trabalhadora puérpera ou lactante

Concessão e melhoria dos espaços já existentes para as mães lactantes uti- lizarem durante o horário de trabalho para a extração de leite materno

DRH CI 400 € Criação de nova sala

de extração de leite materno

1 nova sala de ama- mentação 1º semestre

Divulgação da existência de lugares de estacionamento reservado a cola- boradoras grávidas

CI DRH Não envolve

custos específicos

Divulgação pelos meios

de comunicação internos Publicação na Tv Corporativa, portal interno, e-mail e cartazes 1º trimestre

OBJETIVO MEDIDA DIREÇÃO

RESPONSÁVEL DIREÇÕES

ENVOLVIDAS ORÇAMENTO INDICADORES META

Promover a conciliação da vida profissional com a vida familiar e pessoal dos trabalhadores e das trabalhadoras

Divulgação dos recursos existentes na área geográfica da empresa e/ou da residência dos trabalhadores e das tra- balhadoras que facilitem a conciliação da vida profissional, familiar e pessoal

CI DRH Não envolve

custos específicos

Divulgação pelos meios de comunicação internos

Publicação na Tv Cvorporativa, portal interno, e-mail e cartazes

Durante o período de vigência do plano Celebração de protocolos com servi-

ços de proximidade DRH CI Não envolve

custos específicos

Assinatura de protocolo com entidades de servi- ços de proximidade

2 protocolos Durante o período de vigência do plano Definição e implementação de

medidas de apoio a trabalhadores e a trabalhadoras com responsabilidades específicas ao nível familiar

DRH CI 1 400 € Oferecer Kit Escolar para

o 1º ano do Primeiro Ci- clo às crianças filhas dos/

as nossos/as profissionais

Setembro 2022

DRH CI Custo

remuneração das horas de concessão

Atribuição de uma dispensa ao trabalho sem perda de qualquer direito para trabalhado- res e trabalhadoras com dependentes com grau de incapacidade igual e superior a 60 %

Durante o período de vigência do plano

Desenvolvimento e promoção de ações e protocolos que facilitem a conciliação do horário de trabalho com a vida familiar

DRH CI Não envolve

custos específicos

Estabelecimento de pro- tocolos com entidades nas àreas de Educação, Saúde e bem estar

2 protocolos Durante o período de vigência do plano

DRH DQSA

CI 1 000€ Dinamização

do Programa de Promo- ção da Saúde 2022

Concretização do Programa de Promo- ção da Saúde Durante o período de vigência do plano

PLANO

PROTEÇÃO NA PARENTALIDADE

CONCILIAÇÃO DA VIDA PROFISSIONAL COM A VIDA FAMILIAR E PESSOAL

(9)

OBJETIVO MEDIDA DIREÇÃO

RESPONSÁVEL DIREÇÕES

ENVOLVIDAS ORÇAMENTO INDICADORES META

Prevenir e combater o assédio no trabalho - Prevenir e combater a prática de outras ofensas à integridade física ou moral, liberdade, honra ou dignidade do trabalhador ou da trabalhadora

Campanha de divulgação do proce- dimento em caso de atos de ofensa à integridade fisica ou moral, liberdade, honra ou dignidade e de assédio moral e/ou sexual no trabalho

CI DRH Não envolve

custos específicos

Divulgação pelos meios de comunicação internos do procedimento

Publicação na Tv Corporativa, portal interno, e-mail e cartazes 1 vez por trimestre Durante o período de vigência do plano

PREVENÇÃO DA PRÁTICA DE ASSÉDIO NO TRABALHO

ADM - Administração

DRH - Direção de Recursos Humanos CI - Comunicação Interna

DQSA - Direção de Qualidade, Segurança e Ambiente DF - Direção de Fabrico

DSI - Direção de Sistemas de Informação

(10)

ACOMPANHAMENTO E REVISÃO

A monitorização e avaliação contínua do Plano são essenciais no seu processo de imple- mentação, permitindo avaliar os progressos atingidos e se necessário realizar ajustes. Este trabalho será da responsabilidade da Task force para a Igualdade de género que terá como objetivo monitorizar os indicadores associados a cada uma das medidas que compõem o presente Plano, propondo medidas corretivas quando se justifique. Para o efeito reunirá semestralmente.

Esse grupo de trabalho produzirá um relatório que permitirá demonstrar o acompanha- mento do estado de implementação do Plano, estando aí também identificados os desvios e ajustes para que se consiga atingir os objetivos assumidos pelo grupo Martifer no âmbito da Igualdade de Género em 2022.

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

Com a evolução para Planos anuais de IGEN, por aplicação do Despacho Normativo n.º 18/2019, pretende-se essencialmente uma melhoria dos procedimentos para a

Garantir qualquer forma de não discriminação entre homens e mulheres, proporcionando a ambos as mesmas oportunidades, no acesso ao trabalho, ao emprego, à formação profissional e

Posteriormente foi publicada legislação sobre igualdade de género e sobre prevenção e combate a todas as formas de discriminação, que vertemos para algumas medidas contidas

A análise e autodiagnóstico das questões de Igualdade de Género na NAV Portugal tem por base as dimensões chave referenciadas pelo “Guião para a Implementação de Planos

Apresenta-se nele um diagnóstico relativo à performance da UCP em matéria de igualdade de género e estrutura-se um Plano de Ação assente em seis áreas temá- ticas:

Embora seja possível definir-se outro tipo de critérios para a definição dessas áreas chave, no caso concreto do Projecto Agir para a Igualdade optou-se por considerar as áreas

Para o efeito, o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) determinou a criação de uma Comissão para

- juntamente com o SEAE e os Estados-Membros, fazer progredir a igualdade de género e promover e defender os direitos das mulheres e das raparigas através do plano de ação da UE