• Nenhum resultado encontrado

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 1

PLANO

PARA A IGUALDADE DE

GÉNERO

(2)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 2

INTRODUÇÃO ... 2

APRESENTAÇÃO ... 3

ORGANOGRAMA ... 6

CARACTERIZAÇÃO DO UNIVERSO LABORAL ... 7

IGUALDADE DE GÉNERO NA NAV PORTUGAL: o retrato atual ... 10

IGUALDADE DE GÉNERO NA NAV PORTUGAL: o plano futuro ... 14

IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS PREVISTAS ... 16

ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E VIGÊNCIA ... 16

(3)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 3

INTRODUÇÃO

No âmbito do desenvolvimento organizacional e das políticas de gestão de pessoas baseadas na valorização do capital humano, das competências e da qualidade, reconhece-se cada vez maior importância às questões relacionadas com a Igualdade de Género. A conceção e implementação de planos que promovam a igualdade de tratamento e de oportunidades entre homens e mulheres, que contribuam para diminuir situações de discriminação e que permitam a conciliação da vida pessoal, familiar e profissional torna-se premente na promoção das políticas de Responsabilidade Social e nos princípios de Bom Governo das empresas nacionais, sobretudo no sector público.

A 1 de agosto de 2017, através da Lei n.º62/2017, foi aprovado o Regime da representação equilibrada entre mulheres e homens nos órgãos de administração e de fiscalização das entidades do setor público empresarial e das empresas cotadas em bolsa. No seu artigo 7.º, as entidades do setor público empresarial devem, anualmente, “elaborar planos para a igualdade tendentes a alcançar uma efetiva igualdade de tratamento e de oportunidades entre mulheres e homens, promovendo a eliminação da discriminação em função do sexo e fomentando a conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional”.

De forma a cumprir esta exigência, a Navegação Aérea de Portugal - NAV Portugal, E.P.E., pretende, através deste documento, demonstrar o seu posicionamento atual, as suas políticas e práticas no âmbito da igualdade de género.

Decorrida a fase de avaliação e recolhida a informação pertinente, deu-se início ao presente Plano de Igualdade, com o objetivo do progresso das Boas Práticas no âmbito da igualdade de género e da continuação do desenvolvimento de políticas facilitadoras da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional.

APRESENTAÇÃO

A Navegação Aérea de Portugal - NAV Portugal, E.P.E., doravante NAV Portugal ou Empresa, é uma pessoa coletiva de direito público, dotada de autonomia administrativa e financeira e de património próprio, insere-se no setor público empresarial do Estado e encontra-se sujeita à tutela e superintendência governamental.

SEDE

Rua D, Edifício 121, Aeroporto de Lisboa

(4)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 4

RESTANTES INSTALAÇÕES

Rua C Edifícios 118 e 7, Aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Funchal, Porto Santo, Aeródromo Municipal de Cascais, Santa Maria, Ponta Delgada, Horta e Flores.

OBJETO PRINCIPAL

O serviço público de navegação aérea para apoio à aviação civil, assegurando a gestão, exploração e desenvolvimento dos sistemas de navegação aérea, nele se compreendendo os serviços de gestão de tráfego aéreo e atividades com eles conexas.

SÍNTESE HISTÓRICA:

Até 31 de Dezembro de 1977, os Aeroportos e a Navegação Aérea estiveram sob a gestão da Direcção-Geral da Aeronáutica Civil (DGAC);

A 1 de Janeiro de 1978, a Empresa Pública Aeroportos e Navegação Aérea, ANA, E.P. iniciou a sua atividade como gestora das infraestruturas aeroportuárias e da navegação aérea;

A 18 de Dezembro de 1998, foi criada a Empresa Pública de Navegação Aérea de Portugal, NAV, E.P. pela separação das atividades aeroportuárias das atividades de navegação aérea, até então concentradas numa única empresa;

Em 16 de Abril de 2003, a Empresa é transformada em Entidade Pública Empresarial e vê alterada a sua designação para Navegação Aérea de Portugal – NAV Portugal, E.P.E.

MISSÃO DA NAV PORTUGAL

Garantir a prestação Segura e Eficiente de Serviços de Navegação Aérea, contribuindo para a criação de valor e bem-estar da sociedade, desempenhando assim um papel vital no sector da aviação.

VALORES DA NAV PORTUGAL

Segurança (Safety) – apostar numa gestão pró-ativa alicerçada num quadro de pessoal com elevada competência e altamente motivado, que garanta elevados níveis de qualidade e segurança na prestação de serviço, em conformidade com as normas aplicáveis;

Orientação para as Partes Interessadas – responder às legítimas expectativas das Partes Interessadas, prestando um serviço que assegure segurança, qualidade e eficiência;

Profissionalismo – refletir em todas as atividades desenvolvidas o compromisso permanente e responsável com a obtenção de resultados organizacionais e a preocupação com princípios éticos, sociais e ambientais, evidenciando as competências para garantir a confiança das Partes Interessadas em relação à Empresa;

Inovação – Garantir que a Empresa tem a capacidade de incorporar as melhores práticas em termos tecnológicos e operacionais, de forma a melhorar o desempenho individual e organizacional.

(5)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 5

PRINCÍPIOS DA NAV PORTUGAL

A NAV Portugal tem como princípios estruturantes da sua missão a proteção dos valores pelos quais pauta a sua atuação, de acordo com os mais elevados princípios éticos, em especial pelos princípios da:

 Integridade

 Transparência

 Rigor

 Equidade

 Boa-fé

 Credibilidade da Empresa;

tendo sempre subjacente que prossegue uma atividade de interesse público, de que depende o desenvolvimento económico e social, a aproximação dos povos e culturas e o bem-estar dos cidadãos.

Neste sentido, os trabalhadores da NAV Portugal, no cumprimento das suas obrigações legais, regulamentares e contratuais, devem orientar a sua conduta aos princípios éticos defendidos pela Empresa, quer nas suas relações com os outros trabalhadores, quer nas relações que estabeleçam com as Partes Interessadas e demais entidades com as quais se relacionem profissionalmente.

INSTRUMENTOS E ÓRGÃOS DE ÉTICA PROFISSIONAL

A NAV Portugal dispõe de um Código de Ética (disponível em brochura, intranet e internet) e de uma Comissão de Ética.

Efetivamente, a NAV Portugal assume, desde 2009, um compromisso ético relacionado com o comportamento organizacional e com o comportamento das pessoas que a integram, bem como, com as relações que se estabelecem com as suas Partes Interessadas, assente em práticas de responsabilidade social, ambiental e domínios para além dos constantes no quadro jurídico normativo a que a Empresa se encontra obrigada, contribuindo de forma pró-ativa para o desenvolvimento sustentável.

O Código de Ética integra-se na política de Responsabilidade Social assumida pela NAV Portugal, constituindo um pilar fundamental na sua afirmação como uma empresa responsável perante a Sociedade.

(6)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 6

ORGANOGRAMA

(7)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 7

CARACTERIZAÇÃO DO UNIVERSO LABORAL

A NAV Portugal conta com 971 trabalhadores no ativo, distribuídos pelo continente e pelas regiões autónomas, dividindo-se em 273 mulheres e 698 homens, sendo que a maioria dos profissionais se situa na faixa etária dos 55 aos 59 anos, conforme dados recolhidos a dezembro de 2017:

Quadro 1

Quadro 2

(8)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 8

Existem 5 grupos profissionais distintos, cada um deles com carreiras e graus de desenvolvimento autónomos, que ocupam as diferentes funções da Empresa, no âmbito operacional, técnico e administrativo.

No que respeita às habilitações literárias detidas pelos trabalhadores da NAV Portugal, verifica-se que a maioria concluiu o ensino universitário, o que se justifica pelo nível de especialização e exigência de um sector especifico, como é o caso da navegação aérea.

Quadro 3

HABILITAÇÕES/

CATEGORIA

ENSINO BÁSICO ENS. SECUNDÁRIO ENS. UNIVERSITÁRIO TOTAL

F M F M F M NAV

DIRECTOR e

CHEFIA 2 1 4 18 11 44 80

ESTI 0 0 1 9 10

TEC.SUP 0 0 3 1 53 46 103

TEC.ADM 10 5 47 18 8 3 91

TEC.ESP 0 10 1 20 1 4 36

TEC.QUAL 0 9 10 0 1 20

AUX. 1 3 1 0 0 5

CTA 0 5 7 101 53 164 330

TTA 0 0 10 13 99 122

TICA 2 9 41 85 14 23 174

Total NAV 15 42 104 263 154 393 971

Fonte: Indicadores de RH's DEZ17

No que respeita à conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, em particular no âmbito da parentalidade e assistência à família, conclui-se que estes direitos dos trabalhadores têm sido gozados por ambos os géneros, verificando-se um aumento percentual por parte dos homens na estatística dos últimos dois anos:

(9)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 9

Quadros 4 e 5

Quadros 6 e 7

(10)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 10

IGUALDADE DE GÉNERO NA NAV PORTUGAL: o retrato atual

A análise e autodiagnóstico das questões de Igualdade de Género na NAV Portugal tem por base as dimensões chave referenciadas pelo “Guião para a Implementação de Planos de Igualdade nas Empresas” da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género”. São elas:

 o planeamento estratégico,

 a gestão dos recursos humanos, e

 a comunicação.

Cada uma das dimensões anteriormente referidas, inclui um conjunto de indicadores utilizados para analisar as práticas empresariais em matérias como a igualdade de género, a conciliação entre vida profissional, familiar e pessoal e a promoção de um clima organizacional favorável.

Nesta conformidade apresentam-se de seguida as Boas Práticas identificadas e implementadas na NAV Portugal, no âmbito da Igualdade de Género:

1. Planeamento estratégico

a)

Estratégia, missão e valores da empresa

(11)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 11

A NAV Portugal desde a sua criação em 18 janeiro de 1999 preconiza e mantém uma política de RH indistinta entre Homens e Mulheres, inteiramente observadora do princípio de tratamento igual e indiferenciado dos seus trabalhadores, independente do género, a qual está em consonância com a realidade empresarial e baseada na especificidade da atividade de navegação aérea e do seu "core business".

A NAV Portugal tem expresso nos seus valores a defesa da equidade na sua atuação.

Também nas normas de ética e conduta, presentes no Código de Ética da NAV Portugal, a igualdade de tratamento e a não discriminação são assumidas. Este compromisso, incorporado ao nível da gestão de topo, revela uma preocupação formal com estas questões, melhorando a imagem e as relações da empresa a nível interno e externo.

2. Gestão de Recursos Humanos

a)

Recrutamento e seleção

Os procedimentos associados ao recrutamento e seleção de pessoal na NAV Portugal assentam nos princípios da igualdade e não discriminação em função do género. O recrutamento de pessoal para as várias categorias profissionais da Empresa é indiferenciado entre mulheres e homens, uma vez que o regulamento de recrutamento e seleção da NAV Portugal contempla expressamente a norma prevista no artº 24º do Código do Trabalho, proibindo a discriminação de tratamento dos candidatos a emprego, não podendo estes ser beneficiados ou prejudicados no acesso ao emprego em função da ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, nacionalidade, origem ética ou raça, religião, convicções políticas ou ideológicas, filiação sindical entre outras.

Também neste domínio a NAV Portugal atende ao cumprimento da legislação em vigor, no que respeita a regras de publicitação nos anúncios de oferta de emprego, bem como ao tratamento da informação de forma desagregada por género.

b)

Formação

A NAV Portugal reconhece o acesso à formação e educação como um direito comum a mulheres e homens, proporcionando-lhes os meios necessários à sua concretização, estimulando os processos de aprendizagem ao longo da vida, sem qualquer tipo de discriminação. Nesta conformidade a formação qualificante, desenvolvida ao nível interno, no Centro de Formação da NAV Portugal, ou ao nível externo, noutras entidades, tem uma participação indiferenciada entre mulheres e homens, adequada às competências exigidas ou necessárias a cada um.

c)

Gestão de carreiras e remunerações

A NAV Portugal assegura a igualdade nas diversas componentes do trabalho, nomeadamente ao nível da remuneração e dos processos de gestão da carreira. As

(12)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 12

políticas de remuneração por trabalho igual ou de valor igual, sem qualquer discriminação em função do género, nomeadamente através da existência de critérios de promoção e progressão salarial e na carreira (promoção, reclassificação ou reenquadramentos), que garantam a igualdade de acesso a categorias ou níveis hierárquicos superiores, bem como a possibilidade de uma gestão da carreira igualitária para homens e mulheres, são também preconizadas pela empresa.

Os Instrumentos de Regulamentação Coletiva aplicáveis (três Acordos de Empresa distintos, por grupos de Carreiras Profissionais) celebrados com as estruturas representativas dos trabalhadores preveem a não diferenciação: salarial, de enquadramento profissional, progressão na carreira, direitos genéricos dos trabalhadores nomeadamente em função do género, estado civil ou situação familiar.

O acesso a funções e lugares de gestão/decisão ocorre, igualmente, sem qualquer diferenciação de género. Desde a criação da NAV Portugal em 1998, os mandatos do conselho de administração e do órgão de fiscalização (por nomeação do governo, à qual a Empresa é alheia), foram sempre exercidos por Homens. No entanto, desde 2012 que um dos 3 membros nomeados é Mulher, cumprindo-se assim o disposto no n.º1 do art.º4º da Lei n.º62/2017, de 1 de agosto.

São igualmente asseguradas condições de trabalho idênticas e igualdade de ganhos médios mensais entre mulheres e homens em cada categoria profissional, sendo integralmente respeitados os direitos consignados na legislação em vigor, relativamente a proteção de grávidas, puérperas e lactantes, nomeadamente quanto a licenças, restrições de trabalho noturno e/ou suplementar.

d)

Diálogo social e participação de trabalhadores

A promoção do diálogo social é fomentada na NAV Portugal. Os novos trabalhadores são recebidos com um Manual de Acolhimento que presta um conjunto de informações e orientações úteis para os trabalhadores recém-admitidos na Empresa, de modo a facilitar a sua integração. De entre outros instrumentos de comunicação, promotores e facilitadores, do desenvolvimento profissional e da comunicação dos trabalhadores, destacam-se a Intranet e a Revista Interna – NAVEGAR – importantes meios de divulgação quer ao nível da empresa (orientações estratégicas, nova legislação, recrutamentos em curso, apólices de seguro, etc.), quer ao nível individual (portal do empregado, ações de formação, etc.).

e)

Conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal:

A NAV Portugal tem implementadas várias políticas dirigidas diretamente a todos os seus trabalhadores, ou aos seus familiares, que possibilitam o equilíbrio entre as esferas profissional, pessoal e familiar. De entre elas destacamos os seguintes benefícios:

(13)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 13

 Proteção da parentalidade, sendo de salientar a atribuição, pela Empresa, do adiantamento do subsídio de parentalidade/adoção a cargo da segurança social;

 Flexibilidade de horário de trabalho (horas de entrada e saída) no cumprimento do período normal de trabalho semanal;

 Possibilidade de dispensa a um período normal de trabalho diário por mês para tratar de assunto da sua vida particular que não possa tratar-se fora do tempo de trabalho, sem quaisquer penalizações;

 Seguro de saúde gratuito para os trabalhadores com possibilidade de extensão aos membros do agregado familiar;

 Serviço médico ao domicílio, fora da hora de expediente, para os trabalhadores e respetivos agregados familiares, assegurado pela empresa;

 Complemento de abono de família para trabalhadores com filhos até aos 6 anos de idade;

 Subsídio de material escolar para trabalhadores com filhos em idade escolar, atribuído uma vez por ano;

 Complemento de subsídio de doença, bem como do subsídio para assistência inadiável e imprescindível a filhos;

 Possibilidade de concessão de adiantamentos financeiros para despesas de saúde do trabalhador ou do seu agregado familiar;

 Compartição para festas de Natal para os filhos dos trabalhadores com idade até 12 anos;

 Comparticipação para colónias de férias para os filhos dos trabalhadores com idades entre os 6 e 14 anos;

 Existência de fundos de pensões, ao abrigo dos quais são atribuídas pensões complementares de reforma ou aposentação a todos os trabalhadores da Empresa, de acordo com as regras previstas nos respetivos contratos constitutivos e que não contemplam diferenciação em função do género.

3. Comunicação

a) Comunicação interna e externa

No âmbito da comunicação interna com os seus trabalhadores e no âmbito da comunicação externa com as Partes Interessadas, a NAV Portugal privilegia a recolha e gestão de dados a desagregação da informação por género. É igualmente promovida a inclusão da variável “género”, sempre que aplicável, nos processos de recolha de toda a informação administrativa e estatística.

(14)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 14

IGUALDADE DE GÉNERO NA NAV PORTUGAL: o plano futuro

Depois de apresentada a análise e autodiagnóstico da situação atual às políticas, práticas, procedimentos, normas e orientações que a NAV Portugal tem já implementadas no domínio da igualdade entre mulheres e homens, bem como da conciliação entre a vida pessoal, familiar e profissional, constata-se a possibilidade e a oportunidade para a concretização de melhorias e/ou introdução de novas medidas.

Reconhece-se, ainda, a importância da implementação de um plano assumido pela gestão de topo para a igualdade de género, que permita definir as prioridades da empresa neste âmbito.

Nesta conformidade, apresentam-se infra os objetivos e medidas de futuro nas dimensões chave referenciadas pelo “Guião para a Implementação de Planos de Igualdade nas Empresas” da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género:

1. PLANEAMENTO ESTRATÉGICO

OBJETIVOS DESCRIÇÃO MEDIDAS

Preenchimento de um questionário sobre Igualdade de Género e Conciliação entre a

vida familiar, profissional e pessoal

Resposta a um instrumento específico de avaliação do

Princípio da Igualdade de Género

Seleção de um grupo de trabalhadores que reúne periodicamente para definir as medidas a implementar na empresa no âmbito da Igualdade de género, integradas

na política de Responsabilidade Social, de forma a favorecer a conciliação entre

a vida familiar, profissional e pessoal

Criação de grupo de reflexão para a Igualdade de Género

De entre os trabalhadores , designar uma pessoa com competências adequadas para

coordenar e implementar as acções realacionadas com a Igualdade de Género e

Não Discriminação na empresa

Designação de um Interlocutor para a Igualdade de Género e

Não Discriminação Implementação de práticas de sensibilização

para a Igualdade de Género e para a Responsabilidade Social junto dos

trabalhadores

Ações de sensibilização para a Igualdade de Género e Não

Discriminação Integrar e divulgar o Princípio da Igualdade de

Género e Não Discriminação nos principais documentos da empresa, nomeadamente

Código de Etica e Manual de Acolhimento

Inclusão expressa do Princípio da Igualdade de Género nos

principais documentos da empresa

Salvaguardar os Princípios da Igualdade de Género

e da Não Discriminação

(15)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 15

2. GESTÃO DOS RECURSOS HUMANOS

3.

COMUNICAÇÃO

OBJETIVOS DESCRIÇÃO MEDIDAS

Intensificar acções de recrutamento junto de estabelecimentos de ensino,

feiras de emprego ou outros, enfatizando/ promovendo o acesso

das mulheres às categorias operacionais, que historicamente, são

maioritariamente ocupadas por homens

Apresentação dos processos de recrutamento e seleção da NAV e promoção dos mesmos através de cartazes ou outros meios em que se dê destaque à figura feminina na

função Intensificar as candidaturas de

mulheres ou homens em profissões onde um dos géneros esteja sub-

representado

Apresentação dos processos de recrutamento e seleção da NAV,

evidenciando o carácter indiferenciado por género das

funções

Promover a participação dos trabalhadores e o diálogo social

na empresa

Auscultar os trabalhadores sobre as condições da empresa, incluindo

aspetos relacionados com a conciliação entre a vida profissional,

familiar e pessoal, bem como a igualdade de oportunidades entre

homens e mulheres

Realizar uma avaliação do clima organizacional, com uma

periodicidade anual, publicar e divulgar os resultados Garantir as condições do

Principio da Igualdade de Género e Não Discriminação nos processos de Recrutamento e

Seleção

OBJETIVOS DESCRIÇÃO MEDIDAS

Criação de um canal de comunicação reconhecido para

questões relacionadas com a Igualdade de Género e Não

Discriminação

Criação de um endereço eletrónico para denúncias e/ou sugestões relacionadas com a Igualdade de Género e Não

Discriminação Divulgar, nos diferentes suportes

comunicacionais da empresa, informação relativa aos direitos e

deveres dos trabalhadores em matéria de Igualdade de Género e

Não Discriminação

Divulgar na intranet, na revista interna ou através de mensagens

eletrónicas dirigidas especificamente aos trabalhadores, informação relativa

aos seus direitos e deveres Integrar a desagregação da

informação por género na elaboração das ferramentas de

recolha

Incrementar a recolha e gestão de dados, sempre que aplicável, em

todas as situações, a desagregação da informação por

género Incluir a variável género nos

processos de recolha de toda a informação administrativa e

estatística

Garantir que todos os dados estatísticos, sempre que possivel,

integrem a variável género Incentivar as políticas

internas de Igualdade de Género e Não Discriminação

Disseminação de Boas Práticas ao nível da Igualdade de Género e

Não Discriminação

Recolha de testemunhos das políticas de conciliação na NAV

Portugal Promover a comunicação

e informação no que respeita à Igualdade de

Género e Não Discriminação juntos de

todas as Partes Interessadas

(16)

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO 2018-2022 16

IMPLEMENTAÇÃO DAS MEDIDAS PREVISTAS

A implementação das medidas previstas supra consubstancia uma nova dimensão da política de igualdade de género e não discriminação da Empresa, pelo que o presente Plano será aprovado pelo Conselho de Administração.

Os meios necessários à sua execução serão, igualmente, assegurados pelo Conselho de Administração, que designará o Interlocutor para a Igualdade de Género e Não Discriminação, a quem caberá coordenar as ações necessárias à divulgação e implementação deste Plano.

ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E VIGÊNCIA

O acompanhamento será feito pelo Interlocutor e anualmente serão analisadas as ações concretizadas, em curso ou a realizar.

Quaisquer atualizações ou alterações ao Plano serão aprovadas pelo Conselho de Administração.

O Plano vigorará desde a sua aprovação e até 2022.

Referências

Documentos relacionados

Neste âmbito, a AS assegura, na sua política salarial, o cumprimento do princípio de "salário igual para trabalho igual ou de igual valor" entre todos os colaboradores

Para o efeito, o Conselho de Administração do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil (IPO Lisboa) determinou a criação de uma Comissão para

Garantir qualquer forma de não discriminação entre homens e mulheres, proporcionando a ambos as mesmas oportunidades, no acesso ao trabalho, ao emprego, à formação profissional e

- juntamente com o SEAE e os Estados-Membros, fazer progredir a igualdade de género e promover e defender os direitos das mulheres e das raparigas através do plano de ação da UE

Apresenta-se nele um diagnóstico relativo à performance da UCP em matéria de igualdade de género e estrutura-se um Plano de Ação assente em seis áreas temá- ticas:

Unidade Responsável: Departamento de Recursos Humanos Unidades Envolvidas: Responsáveis das diversas Áreas Funcionais.. Orçamento: não envolve

- organizar atividades com o intuito de integrar as referidas dimensões na investigação e inovação. A aferição do grau de execução das ações e a análise dos resultados

A Resolução do Conselho de Ministros nº 19/2012, de 8 de março, veio determinar a obrigatoriedade da conceção e implementação de planos que promovam a igualdade de tratamento e