• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO LETIVO 2020/2021

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO DE TRANSPORTES ESCOLARES ANO LETIVO 2020/2021"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

NOTA INTRODUTÓRIA

De acordo com o Decreto-Lei n.º 299/84, a Câmara Municipal de Coruche procede à organização da rede de transportes escolares para o ano letivo 2020/2021 através da elaboração do presente Plano, com base no número de alunos transportados no ano letivo em curso, fazendo-se uma previsão para o ano letivo seguinte.

Neste instrumento de gestão procurou-se garantir à população escolar dos diversos níveis de ensino uma rede de transportes escolares adequada, em termos de horário e veículos.

Para a efetivação do transporte da população escolar, serão utilizados os meios de transporte coletivo (rodoviário, táxi e municipal) e, sempre que estes não preencham as condições necessárias, serão utilizados veículos privativos para a realização de circuitos especiais.

O Plano de Transportes Escolares para o ano letivo 2020/2021 é submetido à aprovação da Câmara Municipal de Coruche, de acordo com o n.º 3 do art.º 4º do Decreto-Lei n.º 299/84 de 5 de Setembro.

Apresentam-se seguidamente a rede de carreiras públicas e de circuitos especiais que darão resposta aos alunos que, no próximo ano letivo, beneficiarem de transporte escolar.

REDE DE CARREIRAS

PÚBLICAS

O transporte dos alunos beneficiários e residentes no Concelho de Coruche que no ano letivo 2020/2021 irão frequentar o 5.º, 6.º, 7.º, 8.º, 9.º 10.º ,11.º e 12.º ano de escolaridade, na Escola E.B 2/3 Drº Armando Lizardo de Coruche, na Escola Secundária de Coruche, na Escola Profissional de Coruche e ainda, em estabelecimentos de ensino fora do concelho, desde que a oferta formativa não configure na oferta local em vigor, deverá ser efetuado pela empresa concessionária da rede pública.

Considerando o ponto 3) do Artigo 3.º do Decreto-Lei nº 299/84, segundo o qual “os alunos que (…) se encontrem matriculados em estabelecimentos de ensino fora do respetivo concelho de residência, serão integrados nos transportes escolares que sirvam aqueles

(2)

estabelecimentos de ensino (…)”, através dos referidos circuitos. Será ainda assegurado transporte para os alunos residentes nos Concelhos do Montijo e Ponte de Sôr.

TIPOLOGIA DA REDE

Circuitos Públicos

Circuito 1

Abrangerá todos os alunos que irão frequentar a E.B 2/3 Dr. Armando Lizardo de Coruche, a Escola Secundária de Coruche e a Escola Profissional de Coruche e que deslocar-se-ão dentro dos itinerários abaixo:

Freguesias

• Branca (Canto Branca, Fazendas das Figueiras, Fazendas dos Pelados, Arriça)

• Biscainho (Biscainho, Courelas da Amoreirinha, Vale Couve, Mata Lobinhos, Herdade da Torrinha)

• Couço (Couço, Santa Justa, Foros Lagoiços, Faias, Sol Posto, Águas Belinhas, Courelas do Sorraia, Volta do Vale)

• União de Freguesias Coruche, Fajarda e Erra (Azervadinha, Azervada, Montinhos Pegos, Rebocho, S. Torcato, Malhada Alta, Monte Pavões)

• União de Freguesias Coruche, Fajarda e Erra (Erra, Pé-Erra, Frazão, Olheiros, Feixe)

• União de Freguesias Coruche, Fajarda e Erra (Fajarda Sul, Fajarda Norte, Vale Cavalos)

• Lamarosa (Lamarosa, Azerveira, Ovelhas, Zebrinho, Ameixial)

• Santana do Mato (Santana Mato, Brejoeira, Carapuções)

(3)

Os custos referentes ao transporte de alunos que irão frequentar a Escola Secundária de Coruche, E.B 2/3 Dr. Armando Lizardo de Coruche e Escola Profissional de Coruche, será efetuado de acordo com o procedimento específico destinado ao efeito.

Os alunos para poderem viajar terão que estar munidos com passe escolar, sendo os mesmos emitidos pela empresa concessionária.

Caberá ao Município suportar as despesas inerentes às deslocações dos alunos da seguinte forma:

• alunos que frequentem do 5.º ao 9.º ano de escolaridade– o valor será integralmente suportado pelo município;

• alunos que frequentem do 10.º ano ao 12.º ano de escolaridade– o valor será suportado em 50% pelo município, e o restante suportado pelo aluno;

(Previsão de alunos a transportar – 550)

Circuito 2

Alunos que frequentem a Escola Básica de Coruche, a Escola Secundária de Coruche e a E.B 2/3 Drº Armando Lizardo e a Escola Profissional de Coruche, o transporte será assegurado pela Empresa concessionária através do “TIC E TEC ” no âmbito da tipologia do titulo de transporte, passe 4_18@escola.tp, cujos valores são definidos anualmente pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres) e com as correspondentes taxas de redução de acordo com o escalão social do aluno, na seguinte correspondência:

· 60% para os estudantes beneficiários do Escalão “A” da Ação Social Escolar;

· 25% para os restantes estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, inclusivé.

(4)

Inclui os seguintes itinerários: zona urbana da Vila de Coruche, nomeadamente, Bairro Novo, Bairro da Areia, Casal dos Ossos, Foros do Paúl, Valverde,

Vale Mansos e Santo Antonino

Circuito 3

Alunos que frequentem a EB1 Azervadinha2 o transporte será assegurado pela Empresa concessionária no âmbito da tipologia do titulo de transporte, passe 4_18@escola.tp, cujos valores são definidos anualmente pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres) e com as correspondentes taxas de redução de acordo com o escalão social do aluno, na seguinte correspondência:

· 60% para os estudantes beneficiários do Escalão “A” da Ação Social Escolar;

· 25% para os restantes estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, inclusivé.

(previsão de alunos a transportar 1.ºCEB – 12) Inclui o itinerário: localidade da Azervadinha

Circuito 4

Alunos que frequentem o Núcleo Escolar da Fajarda o transporte será assegurado pela Empresa concessionária no âmbito da tipologia do titulo de transporte, passe 4_18@escola.tp, cujos valores são definidos anualmente pelo IMTT (Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres) e com as correspondentes taxas de redução de acordo com o escalão social do aluno, na seguinte correspondência:

· 60% para os estudantes beneficiários do Escalão “A” da Ação Social Escolar;

(5)

· 25% para os restantes estudantes do ensino não superior, dos 4 aos 18 anos, inclusivé.

(Previsão de alunos a transportar:

• Pre-escolar -15

• 1.ºCEB -20

Inclui os seguintes itinerários: Fajarda Sul, Fajarda Norte, Vale Cavalos, Monte Novo Cascavel

Considerando que os circuitos públicos não satisfazem todas as necessidades de transporte de alunos no Concelho, e nem sempre preenchem as condições fixadas pelo Decreto-Lei nº 299/84, torna-se necessário a realização de circuitos especiais.

CIRCUITOS ESPECIAIS

Circuito 1

Circuito assegurado por viatura municipal de 9 lugares, com resposta para:

• EB1 Rebocho

(previsão de alunos a transportar – 12)

Inclui os seguintes itinerários: Azervadinha, Montinhos dos Pegos, Rebocho, Monte Areia, Monte Figueira, Figueira Velha, Salgueirinha.

O transporte efetua-se desde a residência dos alunos até ao estabelecimento de ensino.

Circuito 2

Circuito assegurado por viatura municipal de 19 lugares, com resposta para:

⚫ Creche de Azervadinha (Previsão de alunos a transportar – 14)

(6)

Inclui os seguintes itinerários: Azervadinha, Montinhos dos Pegos, Rebocho Salgueirinha e Santana do Mato.

Circuito 3

Circuito assegurado por: viatura municipal e concessionário de serviço público

⚫ EBI/JI Couço

(Previsão de alunos a transportar 1.ºCEB, 2.ºCEB e 3.º CEB – 23)

Inclui os seguintes itinerários: Vila do Couço, Santa Justa, Varejola, Monte Raivoso, Monte Madeiros, Monte Açorda, Porto Velho, Volta do Vale, Boicilhos, Faias, Courela do Sorraia, Courelinha, Sol Posto).

Circuito 4

Circuito assegurado pela Junta de Freguesia da Lamarosa, com 2 viaturas de 9 lugares, para:

⚫ Núcleo Escolar da Lamarosa, assim como para a paragem do autocarro da empresa concessionária (sujeito a celebração de protocolo).

Previsão de alunos a transportar:

• Pré-escolar – 12

• 1.ºCEB – 16

• Paragem autocarro da empresa concessionária (2.º e 3.º CEB e Secundário) – 9

Inclui os seguintes itinerários: Lamarosa, Azerveira, Zebrinho, Peta, Ameixial, Zebro, Ovelhas, Cabecinhas, Buinheira.

Circuito 5

Circuito assegurado pelo Município de Coruche desde a residência dos alunos para:

⚫ JI e EB1 Erra

(7)

Previsão de alunos a transportar:

• Pré-escolar – 7

• 1.ºCEB – 15

Inclui os seguintes itinerários: Várzea D Àgua, Frazão, Pé Erra, Vinhas da Erra, Monte da Areia, Sesmarias da Erra, Feixe.

Circuito 6

Circuito assegurado pela Junta de Freguesia de Santana do Mato, com 2 viaturas de 9 lugares, desde a residência dos alunos para:

⚫ Núcleo Escolar de Santana do Mato (sujeito a celebração de protocolo).

Previsão de alunos a transportar:

• Pré escolar -14

• 1.ºCEB – 27

Inclui os seguintes itinerários: Santana do Mato, Carapuções, Brejoeira, Monte do Marco, Carrougouceira, Carregais, Salgueirinha, Rebocho.

Circuito 7

Circuito assegurado pela Junta de Freguesia da Branca, com viatura de 9 lugares, desde a residência para:

⚫ Núcleo Escolar da Branca e paragem de autocarro, conforme anexo I e pelo município de Coruche através da contratação de serviço externo, taxi, conforme anexo I

Previsão de alunos a transportar:

• Pré escolar– 15

• 1.ºCEB – 26

(8)

• paragem autocarro da empresa concessionária (2.º e 3.º CEB e Secundário) - 10

Inclui os seguintes itinerários: Branca, Canto da Branca, Fazenda das Figueiras, Pelados, Monte das Sesmarias, Latadas, Arriça, S.Torcato.

Circuito 8

Circuito assegurado pela Junta de Freguesia do Biscainho, com viatura de 9 lugares, desde a residência dos alunos para:

⚫ EB1 Biscainho e paragem de autocarro da empresa concessionária (2.º e 3.º CEB e Secundário) e pelo município de Coruche através da contratação de serviço à Associação Cultural e Recreativa Biscainhense desde a residência dos alunos para o JI Biscainho (sujeito a celebração de protocolo).

Previsão de alunos a transportar:

• Pré-escolar – 13

• 1.ºCEB – 4

• paragem autocarro da empresa concessionária (2º, 3º Ciclo e Secundário) – 4

Inclui os seguintes itinerários: Herdade da Torrinha, Herdade da Gravinha, Herdade da Raposeira, Herdade dos Fidalgos, Mata Lobinhos, Herdade da Raposeira, Herdade Sabugueiro, Courelas Amoreirinha, Vale Couve.

O valor a pagar pelos diferentes circuitos resulta de contrato interadministrativo de delegação de competências entre o município e as Juntas de Freguesia.

A contratação de serviços excluídos do contrato interadministrativo e que não seja efetuada pelas viaturas municipais decorrerá por via de recurso à contratação pública nos termos do CCP.

(9)

OUTROS CIRCUITOS

Circuito 1

Transporte efetuado pela encarregada de educação, Elsa Cristina Dionísio Lopes Pinto, a aluno residente no Monte do Peso e Monte dos Ruivos, pertencente ao Concelho de Coruche, e a frequentar estabelecimento de ensino no concelho de Montemor-o-Novo .

Previsão de alunos a transportar 2.º CEB – 1

Inclui os seguintes itinerários: Monte do Peso, Monte dos Ruivos para a paragem de autocarro da empresa concessionária no Ciborro e vice-versa.

Circuito 2

Transporte efetuado pela encarregada de educação, Dora Maria Fradinho Godinho, a aluno residente em Vale Sobreiras, a frequentar Núcleo Escolar da Lamarosa e Agrupamento de Escolas de Coruche.

Previsão de alunos a transportar – 2.

Inclui os seguintes itinerários: Vale Sobreiras/Paragem Autocarro Ribatejana- Lamarosa e vice-versa.

Circuito 3

(10)

Transporte efetuado pela encarregada de educação, Ivanês Borges da Silva, as alunas residentes em Monte de Martinianos (Concelho de Coruche), a frequentar a EB1 do Sabugueiro.

Previsão de alunos a transportar – 2

Inclui os itinerários: Monte Martinianos/Sabugueiro e vice-versa.

Transporte de Crianças dos Jardins de Infância

Sempre que se considere oportuno tendo em conta a natureza e características do trajeto casa-escola, o transporte poderá ser utilizado pelos alunos, desde que o mesmo seja possível por parte deste Município, Junta de Freguesia ou Associações, e que o mesmo não venha a prejudicar o transporte dos alunos do 1.ºCEB, que residem a mais de 4 Km do estabelecimento de ensino, através de pagamento mensal de um valor estabelecido anualmente por deliberação de câmara.

Previsão global de alunos a transportar - ensino pré-escolar:

Estabelecimento de Ensino Número de alunos Meio de transporte

Lamarosa 12 Carrinha (9)JFLamarosa

Erra 8 Carrinha (9) União Freguesias

Biscainho 15 ARCBiscaínhense

Fajarda 18 Ribatejana

Branca 18 JFBranca/Táxi

Santana Mato 17 Carrinha (9)JFSantana

Azervadinha 15 Autocarro (CMC)

Custos do serviço

(11)

Os custos referentes ao transporte dos alunos que irão frequentar o 1.ºCEB que se encontram a mais de 4 Kms do estabelecimento de ensino, serão suportados na integra pelo municipio.

Os custos referentes ao transporte de alunos que irão frequentar o ensino secundário (que não estão abrangidos pela escolaridade obrigatória até aos 18 anos inclusive), serão comparticipados em 50% pela Câmara Municipal, sendo que os restantes 50% serão suportado pelo alunos (10.º, 11.º e 12.º ano).

Os custos referentes ao transporte de alunos que irão frequentar os jardins de infância, independentemente do escalão, serão cobrados aos encarregados de educação o valor deliberado em reunião de Câmara.

Os custos referentes ao transporte de alunos que irão frequentar o 1.ºCEB e que se encontrem a menos de 4 Km do estabelecimento de ensino serão cobrados aos encarregados de educação o valor deliberado em reunião de Câmara.

Serão efetuados os procedimentos de contratação pública necessários a dar cumprimento ao proposto no presente plano.

Coruche, 27 Março 2020

(12)

Anexo I

Lista de alunos previstos a transportar_ Jardim Infância Branca

Morada Transporte

Av. Liberdade – 2100-054 S.Torcato

Junta de Freguesia da Branca Rua da Fruta – 2100-607 Branca

Rua Latadas – 2100-607 Branca Rua Escola Nova – 2100-607 Branca Rua Aguinhas – 2100-607 Branca Rua Santa Cruz – 2100-607 Branca

(13)

Rua S. Brás – 2100-607 Branca Rua Moagem – 2100-607 Branca

Lista de alunos previstos a transportar _ 1.ºCEB

Morada Transporte

Rua S. Bráz – 2100-607 Branca

Junta de Freguesia da Branca Rua Escola Nova – 2100-607 Branca

Rua Principal – 2100-607 Branca

Monte Vale Boi – 2100-050 Malhada Alta Rua Direita – 2100-050 Malhada Alta Rua Coruche – 2100-050 Malhada Alta Rua Palmeiras – 2100-607 Branca Rua Abruinheira – 2100-607 Branca

E.B 2/3 Dr. Armando Lizardo de Coruche e Escola Secundária-Paragem Autocarro (Cruzamento Poeiras)

Morada Transporte

Herdade Torre D. Diogo

Junta Freguesia Branca Monte Pelados – 2100-607 Branca

Rua S. Torcato – 2100-607 Branca Rua Pelados– 2100-607 Branca

(14)

Lista de alunos previstos a transportar pelo Município de Coruche através de táxi

Jardim Infância Branca

Morada Transporte

Rua Cabeço Zimbro – 2100-601 Arriça Rua da Pestana – 2100-601 Arriça Táxi Estrada dos Alemães – 2100-607 Branca Quinta Verde-Latadas – 2100-607 Branca

Rua da Reta – 2100-601 Arriça

1.º CEB

Morada Transporte

Rua Guarita – 2100-607 Branca Rua da Figueira – 2100-607 Branca Taxi Rua das Canas – 2100-607 Branca Rua Cabeço Zimbro – 2100-601 Arriça Rua do Lagar – 2100-607 Branca Rua do Cerco – 2100-601 Arriça Quinta Verde-Latadas – 2100-607 Branca Branca

EB 2/3 Dr. Armando Lizardo de Coruche e Escola Secundária Paragem Autocarro (Igreja)

Morada Transporte

Rua Guarita Táxi

Monte Latadas Táxi

(15)

Referências

Documentos relacionados

...a integração de um constructo de elementos que envolvem corporeidade, ritmo e som, internos e externos, como ferramental didático no ensino do sistema

Os resultados demonstram uma tendˆencia de melhor desempenho para participantes das classes sociais A e B; oriundos de escolas privadas e federais; que s˜ao brancos, pardos ou

Entre os indutores de resistência abióticos, tem sido demonstrado que o composto químico sintético benzotiadiazole (BTH) atua como agente ativador dos mecanismos de defesa em plantas

Tiametoxam 153719-23-4 Efeitos severos (riscos para polinizadores) Insetos fitófagos Abacate Banana Chili Citros Cacau Café Cominho Funcho Feno Grego Flores e

Assim, o presente estudo teve como objetivo estudar a comunidade de invertebrados cavernícolas em 28 cavernas calcárias, na região de Córrego Fundo, Minas Gerais e testar as

Não conseguindo indenização pelas perdas que sofreu, publicou o libelo José Gonçalves da Silva à Nação Brasileira, denunciando a ação em suas propriedades como ilegal e o

A definição dessa linha expressa uma das opções teóricas e metodológicas do Programa de Pós-Graduação em Educação no sentido de priorizar investigações que permitam

14 As variáveis coletadas foram: sexo; idade; procedência; data de início dos sintomas, de internação e alta hospitalar e da UTIP; data da coleta de amostra