• Nenhum resultado encontrado

TAREFA DO DIA SEGUINTE T01. O que é o G7?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "TAREFA DO DIA SEGUINTE T01. O que é o G7?"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TAREFA DO DIA SEGUINTE T01. O que é o G7?

T02. Quais os objetivos do G20 Grandes Economias ou Finanças? Cite os países integrantes.

T03. No que consiste a OCDE? Explique sua função e cite 4 países integrantes de continentes diferentes.

T04. O que é o Fórum Econômico Mundial? Qual organização foi criada de forma antagônica?

T05. (IBMEC-SP) As negociações da Rodada de Doha, que haviam sido suspensas em julho do ano passado, foram retomadas em janeiro no Fórum Econômico Mundial.

Em março de 2007, o diretor-geral da OMC (Organização Mundial do Comércio) Pascoal Lamy disse que a Rodada de Doha deve ser concluída até o mês de junho. Segundo Lamy, “o custo de um fracasso será extremamente alto”.

Sobre a Rodada de Doha, podemos afirmar que:

a) foi lançada em 2006 para discutir o perdão da dívida de países pobres da África e o fim dos subsídios agrícolas dos Estados Unidos e da União Europeia, como forma de melhorar o comércio internacional. Participaram das discussões Brasil e Índia como representantes do G 20, além dos Estados Unidos e União Europeia.

b) foi organizada pela Organização Mundial do Comércio para discutir o problema da pirataria que afeta fortemente o comércio internacional. Países em desenvolvimento, como Brasil e Índia, querem incluir na discussão o problema dos subsídios agrícolas, enquanto a China se recusa a participar das negociações.

c) foi organizada como forma de discutir problemas comerciais, como as barreiras tarifárias, os subsídios agrícolas e a abertura de mercado para produtos industriais. O maior obstáculo é a retirada dos Estados Unidos das negociações em 2006, em virtude do fim do fast track.

d) foi organizada pela Organização Mundial do Comércio, depois de uma interpelação feita pelos Estados Unidos, contestando as barreiras contra a entrada de produtos industrializados nos países em desenvolvimento que

compõem o G 20 e condenando a pirataria. Esses países exigem, em contrapartida, o fim dos subsídios agrícolas.

e) foi lançada em 2001 com o objetivo de diminuir as barreiras comerciais. O maior obstáculo é a divergência entre os países do G20 (países em desenvolvimento), que querem o fim dos subsídios agrícolas, e os países desenvolvidos (U.E e EUA), que querem maior abertura nos setores industrial e de serviços dos primeiros.

T06. (UNESP) Quanto mais a globalização econômica avança, mais o mundo é marcado pela fragmentação do espaço geográfico por meio de megablocos regionais, como mostra a figura. Em contrapartida, quanto mais abrangente for a integração do bloco, maior a perda de soberania dos Estados participantes.

Os blocos I, II, III e IV, representados na figura, são, respectivamente:

a) Nafta, Comunidade Econômica Europeia, Alca e Mercosul.

b) União Europeia, Apec, Aladi e Alca.

c) Nafta, Mercosul, União Europeia e CEI.

d) CEI, União Europeia, Mercosul e Nafta.

e) Pacto Andino, Comunidade Econômica Europeia, CEI e Nafta.

T07. (UNESP) Mercosul, NAFTA, União Europeia são os exemplos mais conhecidos de blocos econômicos definidos por um processo de integração econômica. Para que o processo se concretize, a teoria do comércio internacional define quatro situações clássicas de integração econômica.

São elas:

a) União Aduaneira, Mercado Comum, polos de atração de investimentos do mundo e Zona de Preferências Tarifárias.

b) Zona de Livre Comércio, potencial agrícola, investimentos na área de infraestrutura física e União Aduaneira.

c) União Econômica e Monetária, Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, investimentos na área de infraestrutura física.

d) Zona de Preferências Tarifárias, Zona de Livre Comércio, União Aduaneira e pólos de atração de investimentos do mundo.

e) Zona de Livre Comércio, União Aduaneira, Mercado Comum e União Econômica e Monetária.

(2)

T08. (FUVEST-MODIFICADA) Sobre a União Europeia, responda:

a) Por que os estados da Europa Ocidental promoveram uma integração econômica?

b) Mencione 5 membros da União Europeia?

c) O que é a Zona do Euro?

d) Explique as vantagens da expansão do bloco rumo ao Leste Europeu e sul da Europa na década de 2000.

e) Quais os candidatos a entrada na União Europeia?

Explique a resistência em relação à Turquia?

f) Identifique os países que integram a sigla PIIGS, mencione seus problemas financeiros e consequencias.

T09. Quais as características do NAFTA?

T10. No que consiste a CELAC?

T11. O que é a ALBA?

T12. Quais as características da UNASUL?

T13. (FUVEST) Nos últimos anos, o MERCOSUL:

a) dificultou relações econômicas com países andinos.

b) influenciou na consolidação da ALCA.

c) enfrentou divergências econômicas e políticas para consolidar-se.

d) evitou conflitos econômicos regionais.

e) foi reconhecido na ONU como foro multilateral.

T14. O que é a Aliança do Pacífico?

T15. (FGV-SP) Considere o esquema apresentado.

Assinale a alternativa que relaciona corretamente o bloco econômico regional com a configuração acima e os respectivos países participantes.

Bloco I II III

a) União

Europeia Alemanha Itália Portugal

b) APEC Japão Coreia do

Sul Chile

c) NAFTA EUA Canadá México

d) Mercosul Brasil Argentina Uruguai

e) Comunidad

e Andina Chile Peru Bolívia

T16. Quais os países integrantes do fórum BRICS? Quais os seus objetivos?

T17. O que é a OPEP? Explique seu papel e cite 3 integrantes de continentes diferentes.

T18. (UFTM-MG) Grupo formado pelos países desenvolvidos com maior PIB e que debatem economia global e questões geopolíticas. Trata-de

a) da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aliança militar anti-terrorista que reúne as maiores potências do Hemisfério Norte.

b) da Zona do Euro, que reúne países nos quais a moeda da União Européia pode circular e ser aceita junto com a moeda local.

c) da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cuja missão é auxiliar economicamente os países mais pobres do globo.

d) do G7 (Grupo dos Sete), bloco que une os sete países avançados com grande economia e importante influência geopolítica global.

e) dos países desenvolvidos industrializados, que se caracterizam pelo alto investimento em tecnologia e por apresentarem alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

T19. (UNISAL-SP) Leia o texto a seguir.

Um primeiro grupo de teóricos consideram que a criação de blocos econômicos é desvantajosa para o Brasil, uma vez que expõe as empresas locais que podem fechar em decorrência da competição com os produtos provenientes dos países vizinhos.

Porém, um segundo grupo defende o desenvolvimento dos blocos, pois acreditam na economia de escala, isto é, as empresas brasileiras poderiam ganhar o mercado dos

(3)

países vizinhos, produzindo em maior quantidade à preços mais baixos. Além disso, a concorrência pode impulsionar a melhoria da qualidade dos produtos brasileiros.

Considerando as notícias a seguir.

I. produção de trigo brasileiro cai devido à entrada do trigo argentino.

II. calçados brasileiros fazem sucesso no mercado argentino.

III. o leite proveniente do Uruguai a baixo custo provocou queda nos preços do produto local e impulsionou a modernização do setor no país.

Assinale a opção que relaciona corretamente o texto com as notícias.

a) I e III podem ser argumentos do 1o grupo.

b) II e III e são argumentos do 1o grupo.

c) II é argumento para o 2o grupo.

d) II e III são argumentos para o 2o grupo.

e) I e III são argumentos do 1o grupo.

T20. (PUCCamp-SP-MODIFICADA) Os blocos econômicos surgiram nas últimas décadas, numa conjuntura marcada:

a) pelo aumento das taxas alfandegárias, forma encontrada pelos diferentes países para impedir a desnacionalização do capital.

b) pelas articulações realizadas por países subdesenvolvidos, que precisavam se unir para ter forças para enfrentar os países industriais desenvolvidos.

c) pelas tentativas de unificação das culturas, já que os grandes obstáculos para a integração dos povos residiam nas diferenças nacionais, sobretudo em razão do idioma e da religião.

d) pela necessidade da abertura da economia, em um mercado altamente competitivo, onde as grandes empresas que controlam as tecnologias e ampliam seu poder econômico.

e) pela necessidade que os países capitalistas tinham de impedir o avanço das economias baseadas na planificação e na ditadura do proletariado.

T21. (UEPB) A União Europeia resulta de um processo que se inicia em 1950 com a criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço e se concretiza em novembro de 1993 quando entrou em vigor o tratado de Maastricht. Com base no seu conhecimento e com o auxílio do cartograma abaixo assinale com V as proposições verdadeiras e com F as falsas, referentes à formação deste bloco econômico.

I. (__) Em 1951 formava-se a Europa dos Seis, com a assinatura do Tratado de Roma, que instituía a Comunidade Econômica Europeia, da qual faziam parte a Inglaterra, Irlanda, França, Alemanha, Itália e Suíça.

II. (__) Em 1973 dá-se o alargamento da Comunidade Europeia, com o ingresso dos países ibéricos e da Grécia.

III. (__) Em 1995 temos a formação da Europa dos Quinze, com a entrada da Áustria e de dois países nórdicos.

IV. (__) A partir de 2004 a União Europeia se amplia com a admissão de países ex-socialistas do Leste Europeu, cuja aquisição mais recente (2013) foi a Croácia, totalizando hoje 28 países.

Assinale a alternativa com a sequência certa.

I II III IV

a) F F F F

b) F F V V

c) V V V V

d) V F F V

T22. (FUVEST)

Com base nas charges e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta.

a) Apesar da grave crise econômica que atingiu alguns países da Zona do Euro, entre os quais a Grécia, outras nações ainda pleiteiam sua entrada nesse Bloco.

b) A ajuda financeira dirigida aos países da Zona do Euro e, em especial à Grécia, visou evitar o espalhamento, pelo mundo, dos efeitos da bolha imobiliária grega.

c) Por causa de exigências dos credores responsáveis pela ajuda financeira à Zona do Euro, a Grécia foi temporariamente suspensa desse Bloco.

d) Com a crise econômica na Zona do Euro, houve uma sensível diminuição dos fluxos turísticos internacionais para a Europa, causando desemprego em massa, sobretudo na Grécia.

e) Graças à rápida intervenção dos países membros, a grave crise econômica que atingiu a Zona do Euro restringiu-se à Grécia, França e Reino Unido.

T23. (UEL-PR) Sobre os acordos de livre comércio no continente americano é correto afirmar que:

a) A ALCA já constitui uma associação de livre comércio nas Américas com a circulação de mercadorias com tarifas alfandegárias competitivas para todos os itens de comércio entre os países associados e alíquota de importação unificada para países de fora dela.

b) A NAFTA é uma zona livre de comércio em que os países membros têm vantagens na comercialização de produtos dependendo do grau de participação dos mesmos, como, por exemplo, isenção de tarifas alfandegárias.

c) O MERCOSUL tem como objetivo integrar política, social e economicamente os países membros por meio de medidas educativas, incentivando todos os tipos de trocas possíveis.

(4)

d) O CAFTA é a idealização de um novo bloco econômico de livre comércio entre os Estados Unidos e os países da América Central que prevê a eliminação das medidas protecionistas e dos subsídios agrícolas, tendo sido criado como um passo inicial para a implementação da ALCA.

e) Um movimento anti-ALCA aconteceu quando os líderes do México e da Argentina se reuniram, propondo a criação da ALBA, um bloco contrário, cuja essência está na defesa da livre competição comercial entre as nações.

T24. (AMAN) Uma das principais dificuldades que alguns países periféricos ou semi-periféricos, como o Brasil, encontram no mercado mundial de produtos agrícolas é

a) a concessão de subsídios agrícolas que países como os Estados Unidos e os da União Europeia cedem aos seus respectivos produtores.

b) a política anti-protecionista que os países desenvolvidos adotam em relação à importação desses produtos.

c) o alto custo de produção de todos os seus produtos agrícolas em relação aos custos desses produtos nos países desenvolvidos.

d) o reduzido interesse de mercados fortes como o asiático, que apresenta baixa importação desses produtos.

e) a baixa produtividade agrícola apresentada por esses países, não sendo suficiente para que haja excedente para ser exportado.

T25. (UESC) A geopolítica, sob nova roupagem, ainda é atual e determinante no ordenamento das relações internacionais. Em um mundo onde a economia é a linha mestra de atuação, a geopolítica passa a visualizar os novos atores da política internacional. Com relação à organização do espaço mundial na atualidade, pode-se afirmar:

a) O G8 perdeu relevância política no cenário mundial, em decorrência de seus países membros terem sido afetados mais seriamente pelos reflexos da crise iniciada, há dois anos, no mercado financeiro norte-americano.

b) A OMC, criada com a função de mediador dos conflitos comerciais entre os países do mundo, conseguiu eliminar o protecionismo, facilitando o livre trânsito de mercadorias dos países subdesenvolvidos.

c) O BRIC, do qual faz parte o Brasil, constitui uma união aduaneira na qual seus membros adotam a mesma política de desenvolvimento e definem as mesmas regras no comércio com os países fora do bloco.

d) A entrada do Brasil e da Turquia, como integrantes permanentes do Conselho de Segurança da ONU, desagradou a China e os Estados Unidos, diante da possibilidade de dividir o poder de veto, especialmente em questões referentes à segurança mundial.

e) As reformas neoliberais, modelo do FMI, desde a década de 90 do século XX, foram amplamente aplicadas em todos os países dependentes e, embora não estimulassem seu desenvolvimento econômico, resolveram antigos problemas, com o aumento do PIB per capita.

T26. (FGV-SP) “O presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, disse hoje (3 de abril) que a instituição está disponível para trabalhar em conjunto com o futuro banco de desenvolvimento do Brics (grupo formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul). A decisão de criar o

banco foi anunciada na semana passada, durante a quarta reunião do bloco, em Nova Delhi, na Índia.”

Disponível em:

http://www.jb.com.br/economia/noticias/2012/04/03/banco-mundial- apoia-criacao-de-instituicao-bancaria-do-brics/

Sobre a proposta de criação do banco dos BRICs, assinale a alternativa correta:

a) Tem como objetivo alavancar as relações comerciais entre os membros do grupo, que permanecem estagnadas desde a sua criação.

b) Pretende estabelecer um mecanismo de financiamento de projetos direcionado exclusivamente aos países em desenvolvimento.

c) Trata-se de uma resposta do grupo à falta de liquidez no sistema financeiro mundial, provocada pelas políticas monetárias dos países ricos.

d) Procura fortalecer a competividade externa das economias do grupo, formado exclusivamente por grandes exportadores de produtos agropecuários.

e) Pretende criar uma alternativa ao Fundo Monetário Internacional (FMI), que não conta com nenhum dos membros do grupo como membro permanente de sua diretoria executiva.

T27. (UFU-MG) O peso econômico dos BRICS é certamente considerável. Entre 2003 e 2007, o crescimento dos quatro países representou 65% da expansão do PIB mundial. Em paridade de poder de compra, o PIB dos BRICS já supera hoje o dos EUA ou o da União Europeia.

Para dar uma ideia do ritmo de crescimento desses países, em 2003, os BRICs respondiam por 9% do PIB mundial e, em 2009, esse valor aumentou para 14%. Em 2010, o PIB conjunto dos cinco países (incluindo a África do Sul) totalizou US$11 trilhões ou 18% da economia mundial.

Considerando o PIB pela paridade de poder de compra, esse índice é ainda maior: US$19 trilhões ou 25%.

Disponível em:<http://www.itamaraty.gov.br/temas/mecanismos- inter-regionais/agrupamentobrics>. Acesso em: junho de 2012.

(fragmento).

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul são os países de

“economia emergente” que formam o grupo BRICS. Este agrupamento de países representa um bloco político- econômico

a) formal, constituído por países com interesses e papéis semelhantes na Organização Mundial do Comércio, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.

b) informal, composto por países com interesses e papéis semelhantes na nova ordem mundial, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.

c) informal, constituído por países do G8 e com interesses e papéis conflitantes na nova ordem mundial, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.

d) formal, composto por países com interesses e papéis semelhantes no Conselho de Segurança da ONU, integrantes de uma contemporânea regionalização globalizada.

T28. (UFSC) Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

(01) A consolidação e o fortalecimento do Mercado Comum do Sul (Mercosul) têm gerado impactos sobre a gestão do território, criando novos “regionalismos”.

(5)

(02) Em relação ao processo de integração regional, a organização espacial brasileira atual apresenta-se como centro de uma região virtual em formação.

(04) O Aquífero Guarani, uma das maiores reservas de águas subterrâneas do mundo, localiza- se totalmente na região sul do Brasil.

(08) A integração brasileira com outros países sul- americanos tem afetado apenas os estados da Região Sul do país, devido à proximidade de suas fronteiras.

(16) Não é apenas a integração regional sul-americana que tem transformado o espaço geográfico brasileiro, mas também as transformações pelas quais as economias regionais têm passado nas últimas duas décadas, principalmente.

(32) Assim como o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, em inglês), a União das Nações Sul- Americanas (UNASUL) estabelece relações comerciais privilegiadas apenas com os Estados Unidos da América.

MICRO-REVISÃO 1 T29. (UFBA)

A partir da análise do mapa e dos conhecimentos sobre as relações internacionais econômicas e políticas na contemporaneidade, é correto afirmar:

(01) Estão representados, em A, países componentes do BRIC, em torno dos quais se criou a expectativa de se tornarem a base de apoio da expansão da economia mundial, por apresentarem sinais de crescimento econômico vigoroso na última década.

(02) O Brasil, no conjunto de países que constituem o BRIC, se destaca por apresentar uma participação crescente na produção e no fornecimento de alimentos e de matérias- primas.

(04) O destaque socioeconômico conquistado pelo BRIC deve-se ao conjunto de bens simbólicos compartilhados, a exemplo de crenças, valores e ideais comuns.

(08) Países culturalmente diferentes — dos quais o BRIC é um exemplo concreto — aproximam-se, no mundo globalizado atual, na defesa de interesses comuns, tais como comerciais, alfandegários e financeiros.

(16) Verifica-se, em B, o fenômeno da diversidade cultural entre as populações que o compõem, identificada na divisão da religião islâmica entre xiitas e sunitas, na presença das religiões locais tradicionais, e na disputa do poder entre grupos étnicos e políticos que controlam territórios de valor econômico e estratégico.

(32) Ocorrem, em C, contradições na política externa relativa às repúblicas socialistas de Cuba e da China, pois, enquanto os Estados Unidos mantêm restrições comerciais e políticas com a primeira, cultivam, com a segunda, relações político-diplomáticas e comerciais consistentes.

(64) Após 2008, vencida a crise que atingiu os países capitalistas, verifica-se o equilíbrio político e econômico entre os Estados Unidos e os países pertencentes ao BRIC, em particular nas decisões do G20.

T30. (UFBA-MODIFICADA)

Com base na análise do mapa e nos conhecimentos sobre a expansão do mundo português, selecione os itens corretos.

(01) As áreas extra-europeias destacadas no mapa ligaram- se originalmente a Portugal, por uma relação de dominação e de dependência, iniciada nos séculos XV e XVI.

(02) Com exceção do território de Macau (China), os países destacados no mapa integram a CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

(04) As ilhas atlânticas indicadas no mapa funcionavam como pontos de apoio ao tráfico de mercadorias e de africanos escravizados, praticado pelos portugueses entre os séculos XVI e XIX.

(08) Macau e Timor Leste continuam a lutar contra Portugal por sua emancipação política, contando com o apoio militar da China e da Indonésia.

(16) A “Revolução dos Cravos” (1974), em Portugal, abriu caminho para as negociações pela independência de Angola e de Moçambique, apesar da instabilidade resultante das rivalidades étnicas existentes naqueles territórios.

(32) O avanço da política externa brasileira tem sedimentado relações de cooperação técnica e econômica com países africanos de língua portuguesa, a exemplo de Angola e Moçambique.

Dê, como resposta, a soma dos itens corretos.

T31. (UFMG) Leia este trecho:

EUROCOPA & EUROCRISES

Sempre gostei da Eurocopa. O futebol é um pormenor. As minhas razões são políticas. Gosto da Eurocopa porque ela é a expressão tangível (e bem ruidosa) da diversidade nacional europeia que nenhuma construção federal será capaz de suprimir.

Dias atrás, a chanceler Angela Merkel [alemã] declarou em entrevista: a solução para os problemas do euro passa por mais “integração” dos países da zona do euro. [...]

Angela Merkel, claro, não lê a imprensa portuguesa. Se lesse, veria o que escreveram a respeito do jogo Alemanha x Portugal (que os portugueses, injustamente, perderam por 1 a 0). A retórica antigermânica era violenta, o que se entende; o país está sob resgate financeiro internacional, com a bênção punitiva da Alemanha.

Mas as rivalidades que a Eurocopa oferece não são apenas explicadas por crises econômicas momentâneas. Existem também memórias históricas que persistem em retornar à superfície.

(6)

Jogos como Polônia x Rússia ou França x Inglaterra são evocações fantasmagóricas de lutas seculares que deixaram sua pegada arqueológica. Quando essas equipes se voltarem a enfrentar na Eurocopa, não será apenas de futebol que a mídia irá falar.

[...]

Na Europa, não existe um único país; nem sequer como pretendem os federalistas, diferentes “regiões” que podem fazer parte de um super Estado com capital em Bruxelas.

O que existe são nações múltiplas que, na hora do confronto desportivo, regressam a um sentimento primordial de pertença: a uma língua, uma cultura, uma identidade.

Coutinho, João Pereira. In: Folha de S.Paulo.p. E6. Ilustrada.12 de junho de 2012. (adaptado)

A partir da análise e interpretação desse trecho, FAÇA o que se pede:

a) O jornalista português João Pereira Coutinho estabelece uma relação entre o comportamento das torcidas, a história e a situação econômica europeia atual. APRESENTE dois argumentos que comprovam a relação estabelecida pelo autor.

b) Pode-se perceber pela leitura do trecho que o jornalista tem uma posição com relação à integração europeia.

EXPLIQUE qual é essa posição, justificando-a.

T32. (UFTM-MG) Analise o mapa.

De acordo com o mapa e conhecimentos geográficos,

a) descreva o comércio internacional segundo os dados apresentados.

b) identifique e caracterize duas áreas de menor expressão em termos de comércio intrarregional.

MICRO-REVISÃO 2

T33. (FATEC) Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de escanear o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único

dia, a tarefa chega a ser repetida até 6.800 vezes pelo mesmo trabalhador.

(blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/. Acesso em:

12.08.2013. Adaptado)

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como

(7)

a) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lucros entre os operários.

b) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produzem no seu próprio ritmo.

c) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do processo produtivo nas fábricas.

d) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábricas e o volume da produção.

e) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.

T34. (UERJ-SIMULADO) CADE ABRE PROCESSO CONTRA 21 EMPRESAS E 59 EXECUTIVOS

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo para investigar 21 empresas e 59 pessoas físicas em licitações públicas para contratação de serviços de engenharia, construção e montagem industrial. Para o Cade, há evidências de que os investigados teriam celebrado acordos para fixar preços, dividir mercado e ajustar condições, vantagens ou abstenção em licitações.

A prática empresarial investigada pelo Cade, ilegal no Brasil, é denominada:

a) cartel1 b) holding

c) dumping d) monopólio

T35. (UFJF) Observe a figura:

O conceito que melhor caracteriza o fenômeno econômico representado na figura é:

a) cartel. b) monopólio. c) truste. d) holding. e) dumping.

T36. (CFTMG) O BRICS, grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, tem papel relevante para a retomada da economia brasileira, na avaliação de especialistas entrevistados pela Agência Brasil.

O cientista político e coordenador do departamento de Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Maurício Santoro, disse que o grupo reúne três dos maiores parceiros comerciais do Brasil e tem influência na definição de regras econômicas internacionais que podem favorecer o país.

“O grupo é importante para o Brasil, sobretudo em termos da possibilidade de ampliação de seus mercados de exportação para os demais integrantes. China, Índia e Rússia estão entre os dez maiores parceiros comerciais brasileiros. Os chineses, sozinhos, já compram 25% de tudo o que o Brasil vende no exterior”, disse Santoro.

Nesse contexto, uma ação brasileira que está relacionada ao fortalecimento de sua parceria dentro do grupo é a

a) atuação na suspensão política da Venezuela no Mercosul.

b) cooperação na criação do novo Banco de Desenvolvimento.

c) equiparação de direitos promovida com a nova Lei de Imigração.

d) ampliação do controle estatal em concessões aos grupos internacionais.

(8)

MICRO-REVISÃO 3

T37. (UECE) A expressão BRIC foi lançada em 2001, em referência ao conjunto de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, que assumiu um papel importante na economia mundial para os cinquenta anos seguintes. O grupo foi formalizado em 2006 e sua primeira cúpula ocorreu em 2009, e, desde então, além de ter recebido a África do Sul como mais um novo membro, lançou um banco de desenvolvimento — The New Development Bank

— e um fundo de reservas denominado BRICS Contingent Reserve Arrangement, passando a ser conhecido no cenário geoeconômico internacional como BRICS.

O principal objetivo dos países participantes do BRICS é

a) fortalecer o papel econômico organizador dos Estados Unidos no cenário internacional.

b) garantir a centralização da elaboração de políticas internacionais sobre produção e venda de petróleo dos países integrantes.

c) defender uma ordem internacional multipolar, criando espaços de discussão para elaborar planos de ação política e econômica entre os países integrantes.

d) oferecer ajuda mútua militar entre os países membros.

T38. (FAMERP) A balança comercial brasileira, no contexto da economia global, caracteriza-se pela primazia da

a) importação de alta tecnologia da União Europeia.

b) exportação de produtos manufaturados para o Mercosul.

c) exportação de commodities para a China.

d) importação de produtos semimanufaturados dos Estados Unidos.

e) exportação de produtos terciários para a Índia.

T39. (CFTMG) Sobre os blocos de integração econômica, afirma-se que:

I. A Unasul (União de Nações Sul-Americanas) é uma organização de presidência rotativa com objetivo de discutir questões como a eliminação das desigualdades socioeconômicas e a inclusão social.

II. O Mercosul (Mercado Comum do Sul) é um bloco de integração regional formado por membros plenos, associados e observadores, que têm em comum a obrigação da adoção da Tarifa Externa Comum.

III. A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é uma zona de livre comércio que engloba países com diferentes níveis de desenvolvimento socioeconômico.

IV. O Nafta (Acordo de Livre-Comércio da América do Norte) é uma cooperação regional que objetiva eliminar tarifas alfandegárias entre os membros e a expansão gradativa da livre circulação de pessoas no interior do bloco.

Estão corretas apenas as afirmativas

a) I e II.

b) I e III.

c) II e IV.

d) III e IV.

T40. (UFRGS) Assinale a afirmativa correta sobre o atual contexto de integração política e econômica na União Europeia.

a) A aprovação do Brexit resultou na saída da Escócia do Reino Unido em 2016 e na sua maior integração com a União Europeia a partir desse ano.

b) A permanência do Reino Unido do bloco EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio) em 2016 está relacionada ao projeto de integração entre os países envolvidos e ao crescimento da União Europeia.

c) A saída da Grécia e a entrada dos Estados Unidos na União Europeia em 2016 resultou no crescente fortalecimento da integração política e econômica do bloco.

d) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 integrou apenas a Grã-Bretanha e a Irlanda.

e) A saída do Reino Unido da União Europeia em 2016 pode resultar em alterações nas relações de integração entre os demais membros.

GABARITO - TAREFA DO DIA SEGUINTE

T01: O G7 é um grupo de países que reúnem-se anualmente cuja pauta é a economia global e relações internacionais. O grupo é formado pelos 7 países desenvolvidos com maior PIB (EUA, Japão, Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Canadá).

T02: O G20 Grandes Economias foi fundado em 1999 para prevenir crises financeiras. É integrado por 19 países (EUA, Japão, Alemanha, Itália, Reino Unido, França, Rússia, Canadá, Austrália, Brasil, Argentina, México, África do Sul, China, Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Turquia e Arábia Saudita) e a União Europeia.

T03: A OCDE é a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. O grupo é formado pelos países desenvolvidos e alguns emergentes. O grupo estuda economia global e temas sociais como a educação. Entre os integrantes: EUA, Alemanha, Japão e Austrália.

T04: O Fórum Econômico Mundial é realizado anualmente em Davos, Suíça. O fórum debate a economia global e participam grandes empresários, banqueiros, intelectuais e chefes de Estado. O organismo antagônico é o Fórum Social Mundial cuja sede principal é Porto Alegre, Brasil.

Trata-se de um fórum crítico da globalização devido a seus efeitos perversos e que propõem uma globalização alternativa com a participação de grupos sociais excluídos.

Participam intelectuais de esquerda, partidos políticos, jovens e ONGs sociais e ambientais.

T05: E T06: C T07: E

T08:

a) Após a Segunda Guerra Mundial, era necessário reerguer a economia da Europa Ocidental e enfrentar a concorrência com outros pólos econômicos como os Estados Unidos e Japão. Assim, em 1957, através do Tratado de Roma foi criada a CEE (Comunidade Econômica Europeia) com o objetivo de integrar as economias e estimular o comércio entre os seis países fundadores.

b) Exemplo: Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Espanha.

(9)

c) Em 1991, o Tratado de Maastricht definiu as regras para a união monetária e criação da moeda única o euro que entrou em vigor substituindo as moedas locais de parte dos países da União Europeia em 2002.

d) Para os países mais ricos do bloco e suas multinacionais, as vantagens são o aumento do mercado consumidor e da lucratividade devido às vantagens oferecidas para as empresas com o menor custo da mão-de-obra. Para os novos integrantes significa um aumento dos investimentos estrangeiros e modernização econômica.

e) Entre os candidatos a entrada na União Europeia estão, a Macedônia e a Turquia. No bloco, existe uma resistência à adesão da Turquia, as causas são:

-preconceito contra muçulmanos e o temor de haver uma facilitação da entrada de grupos extremistas islâmicos no bloco através da Turquia;

-temor do crescimento da entrada de imigrantes turcos na Europa Ocidental;

-dificuldades econômicas e financeiras turcas;

-desrespeito aos direitos humanos em prisões e repressão aos curdos;

-relações tensas da Turquia com o Chipre;

-relações tensas com a Armênia devido ao não reconhecimento da responsabilidade turca no genocídio armênio no século 20.

f) Os PIIGS são Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha, países da Zona do Euro que atravessam uma grave crise financeira (alto déficit público, elevada dívida interna e alta dívida externa). Estas nações têm necessitado de auxílio financeiro externo proveniente da União Europeia e FMI. O Chipre também apresenta situação financeira grave.

T09: O NAFTA é a Área de Livre Comércio da América do Norte, bloco integrado por Estados Unidos, Canadá e México. O bloco avançou na integração comercial, mas existem restrições para a circulação de pessoas.

T10: A CELAC é a Comunidade dos Países da América Latina e Caribe. Trata-se de um organismo de cooperação política fomado por todos os países latino-americanos e caribenhos.

T11: A ALBA é a Alternativa Bolivariana para as Américas.

Trata-se de um bloco geopolítico formado por países governados pela extrema esquerda como Venezuela, Bolívia, Equador, Nicarágua, Cuba, entre outros.

T12: A UNASUL é a União das Nações Sul Americanas, um bloco diplomático integrado pelos países da América do Sul. O bloco atua na mediação de crises políticas internas e entre os países, além de fomentar a integração regional.

T13: C

T14: A Aliança do Pacífico é integrada por México, Colômbia, Peru e Chile, países com economias menos protecionistas e que estão focando o comércio com a Ásia e os Estados Unidos.

T15: B

T16: A sigla BRIC foi criada em 2001. Em 2009 houve a fundação de um grupo formal de países com o objetivo de

promover a cooperação diplomática e econômica entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS).

T17: A OPEP é a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Sua função é regular a produção e influenciar os preços do petróleo no mercado internacional. Entre os integrantes, Arábia Saudita, Venezuela e Nigéria.

T18: D T19: D T20: D

T21: B T22: A T23: B

T24: A T25: A T26: B

T27: B T28: 01 + 02 +16 = 19:

GABARITO - MICRO-REVISÃO 1 T29: 01 + 02 + 08 + 16 + 32 = 59:

T30: 1 + 2+ 4+ 16 + 32 = 55:

T31:

a) O comportamento das torcidas de futebol reflete sentimentos variados como os ressentimentos decorrentes dos nacionalismos, dos conflitos e guerras do passado (primeira e segunda Guerras Mundiais onde a Alemanha foi uma protagonista decisiva), da ordem geopolítica anterior (a exemplo da hegemonia soviética no Leste Europeu) que se entrelaçam com o quadro contemporâneo onde também a Alemanha tem um papel de centralidade no campo financeiro. A Alemanha tem sido o país chave na União Europeia no resgate financeiro dos PIIGS (Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha). O auxílio financeiro é concedido, mas exige-se em contrapartida medidas como cortes em gastos públicos que provocam baixo crescimento e desemprego. Assim, o sentimento “antigermânico” é crescente em diversos países europeus.

b) O autor é contrário ao ideário de um “Super Estado”

(referência ao aprofundamento da União Europeia), onde as soberanias nacionais seriam gradativamente suprimidas do ponto de vista econômico e legislativo. Na verdade, se ressalta o fato de que a Europa é constituída de Estados nacionais com peculiaridades culturais (língua e tradições), econômicas e políticas, muitos deles também com expressiva diversidade interna.

T32:

a) Os maiores fluxos inter-regionais do comércio internacional contemporâneo acontecem entre a União Europeia, a Ásia e a América do Norte. Destaca-se a posição da Ásia, superavitária no comércio com europeus e norte-americanos, principalmente devido ao crescimento das exportações de produtos manufaturados da China e dos Tigres Asiáticos.

b) No comércio intra-regional, ou seja, no interior da própria região, as duas regiões menos expressivas são a África e o Oriente Médio. Na África, é menor a intensidade do comércio entre os países devido ao menor poder aquisitivo e de consumo das populações locais, dos problemas políticos (conflitos étnicos e religiosos; guerras civis) e da fragilidade dos blocos econômicos africanos. No Oriente Médio, o comércio é até relevante considerando a dimensão demográfica da região. Porém, entre os fatores que dificultam as trocas comerciais estão a menor diversificação das economias, visto que muitas nações são exportadoras de petróleo (comércio inter-regional) e pouco industrializadas. Os conflitos geopolíticos também dificultam o comércio: intervenções estrangeiras (Iraque e Afeganistão), conflito entre Israel e palestinos, bem como as divergências entre países árabes e o Irã.

(10)

GABARITO - MICRO-REVISÃO 2 T33: E

T34: A T35: D T36: B

GABARITO - MICRO-REVISÃO 3 T37: C

T38: C T39: B T40: E

Referências

Documentos relacionados

E) CRIE NO SEU CADERNO UM TÍTULO PARA ESSA HISTÓRIA EM QUADRINHOS.. 3- QUE TAL JUNTAR AS SÍLABAS ABAIXO PARA FORMAR O NOME DE CINCO SUGESTÕES DE PRESENTE PARA O DIA

E eu lembro-me que a família dele passava muitas dificuldades, o pai ora estava empregado ora desempregado, e além disso sofria do coração, havia dias que quase nem se podia mexer..

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

Reducing illegal deforestation, implementing the Forest Code, creating a restoration economy and enhancing renewable energies, such as biofuels and biomass, as well as creating

A vida, para estas autoras, tornou-se mais “individual” numa época que o Martin Albrow (1997. In: The global age. Stadford: Standford Univ. Press apud CALHEIROS e PAIVA, 2001)

9º, §1º da Lei nº 12.513/2011, as atividades dos servidores ativos nos cursos não poderão prejudicar a carga horária regular de atuação e o atendimento do plano de metas do

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

E, caso ocorresse essa improvável sucessão de vitórias do governo, é difícil de imaginar que a presidente possa reverter a atual débàcle política e econômica, embora não