• Nenhum resultado encontrado

DELEGAÇÕES: DELEGAÇÃO BRASILEIRA:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DELEGAÇÕES: DELEGAÇÃO BRASILEIRA:"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

ATA DA QÜINQUAGÉSIMA-QUINTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA DE LIMITES E DE CARACTERIZAÇÃO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI.

SESUdDA COr.lISSÃO SR....SILSlRA DSJ>1.!:..R.C.":"OORA D~ LIMITES

ENTRE OS DIAS VINTE E DOIS E VINTE E CINCO DO MÊS DE JULHO DO ANO DE DOIS MIL E OITO, REUNIU-SE NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, A COMISSÃO MISTA DE LIMITES E DE CARACTERIZAÇÃO DA FRONTEIRA BRASIL­

PARAGUAI, _ COM O FIM DE REALIZAR A QÜINQUAGÉSIMA-QUINTA CONFERÊNCIA, COM BASE NOS ARTIGOS DÉCIMO E DÉCIMO PRIMEIRO DO PROTOCOLO DE INSTRUÇÕES ASSINADO NO RIO DE JANEIRO EM NOVE DE MAIO DE MIL NOVECENTOS E TRINTA.

A COMISSÃO MISTA FOI CONSTITUIDA PELOS SEGUINTES DELEGAÇÕES:

DELEGAÇÃO BRASILEIRA:

CHEFE- DA DELEGAÇÃO: MINISTRO JOÃO LUIZ PEREIRA PINTO, CHEFE DO DEPARTAMENTO DE AMÉRICA DO SUL I;

DELEGADOS: CONSELHEIRO JOÃO MARCELO DE AGUIAR TEIXEIRA, CHEFE DA COORDENAÇÃO-GERAL DAS COMISSÕES DEMARCADORAS DE LIMITES DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES;

CORONEL WILSON ROY MOZZATO KRUKOSKI, CHEFE DA SEGUNDA COMISSÃO BRASILEIRA PEMARCADORA DE LIMITES DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES;

SENHORES ANDRÉ THADEU DA SILVA SELON E SILVIO TREZENA CHRISTINO, FUNCIONÁRIOS DA SEGUNDA COMISSÃO BRASILEIRA DEMARCADORA DE LIMITES DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.

DELEGAÇÃO DO PARAGUAI:

.-~

CHEFE DA DELEGAÇÃO: MINISTRO RAMÓN AMADO CABRERA, PRESIDENTE DA COMISSÃO NACIONAL DEMARCADORA DE LIMITES;

--~

(2)

Sê.GUNDA COMISS.:'O 8RASILEIRA

DELEGADOS: ENGENHEIRO CIVIL EMILIANO MORA ZORRILLA E O ARQUITETO LUIS FERNANDO WILLIGS TORALES, DA COMISSÃO NACIONAL DEMARCADORA DE LIMITES.

APÓS CORDIAL TROCA DE SAUDAÇÕES ENTRE AS DELEGAÇÕES, DEU-SE INÍCIO AOS TRABALHOS DA QÜINQUAGÉSIMA­

QUINTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA DE LIMITES E DE CARACTERIZAÇÃO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI.

O CHEFE - DA DELEGAÇÃO BRASILEIRA MANIFESTOU

SATISFAÇÃO EM RECEBER A DELEGAÇÃO DO PARAGUAI E EXPRESSOU EXPECTATIVA DE QUE OS TRABALHOS TRANSCORRESSEM DE MANEIRA CONSTRUTIVA E CORDIAL.

O CHEFE DA DELEGAÇÃO PARAGUAIA AGRADECEU EM NOME DE SUA COMITIVA A HOSPITALIDADE COM QUE FORAM RECEBIDOS PELA COMISSÃO . BRASILEIRA, MANIFESTANDO SUA SATISFAÇÃO PELOS TRABALHOS REALIZADOS DURANTE OS ANOS DE 2007 E 2008 E EXPRESSOU QUE, NESSA ETAPA, A COMISSÃO MISTA TERÁ IMPORTANTES TAREFAS, COMO COMPLETAR A FAIXA NON-AEDIFIeANDI, AO LONGO DA FRONTEIRA SECA, EM ESPECIAL NO TRECHO COMPREENDIDO ENTRE AS LOCALIDADES DE COLONIA YBICUI E ITANARÃ A PARTIR DO MARCO III/58 ATÉ O MARCO III/88, E COLOCAR EM PRÁTICA A ZONA NON­

AEDIFICANDI EM ÁREAS URBANAS ACORDADAS POR NOTAS REVERSAIS EM 9 DE ABRIL DE 2008. COM ESSE OBJETIVO, DEIXOU REGISTRADO QUE SUA DELEGAÇÃO CHEGAVA A ESSA CONFERÊNCIA COM A PREDISPOSIÇÃO PARA REALIZAR OS ESFORÇOS NECESSÁRIOS À EXECUÇÃO DESSAS TAREFAS NO MARCO DE AMIZADE E COLABORAÇÃO QUE É TRADICIONAL NO SEIO DA COMISSÃO MISTA.

A COMISSÃO MISTA APROVOU A AGENDA DA QÜINQUAGÉSIMA

(3)

SE:GUND.':'" COMiSSÃO

3

BR.A.SILfIRA

QUINTA CONFERÊNCIA, CONFORME DESCRITO A SEGUIR:

I) LEITURA DA ATA DA QÜINQUAGÉSIMA QUARTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA;

II) INFORMAÇÃO SOBRE A EXECUÇÃO DO PLANO DE TRABALHO ESTABELECIDO NO ITEM SEXTO DA ATA DA QÜINQUAGÉSIMA QUARTA CONFERÊNCIA;

III) CONSIDERAÇÃO E APROVAÇÃO DO TERMO DE ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS REALIZADOS NAS CAMPANHAS DE 2007 E 200S;

IV) INTERCÂMBIO DE DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA;

V) ASSUNTOS DIVERSOS;

VI) PLANO DE TRABALHO PARA A PRÓXIMA CAMPANHA;

VII) LOCAL E DATA PARA A REALIZAÇÃO DA QÜINQUAGÉSIMA SEXTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA.

PASSANDO A CONSIDERAR OS ASSUNTOS . PERTINENTES AO TEMÁRIO APROVADO, DECIDIU-SE REGISTRAR:

:ITEM PR:IME:IRO - FOI LIDA A ATA DA QÜINQUAGÉSIMA QUARTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA.

:ITEM SEGUNDO - COM RELAÇÃO AO QUE ESTAVA PREVISTO NO NúMERO 1 LETRA A) DO PLANO DE TRABALHO ESTABELECIDO , DO ITEM SEXTO DA ATA DA QÜINQUAGÉSIMA QUARTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA, OS DELEGADOS ATUANTES NA CAMPANHA INTERMEDIÁRIA DO ANO DE 2007 INFORMARAM O QUE SEGUE:

"DE 25 DE OUTUBRO A 1 DE NOVEMBRO DO ANO DE 2007 ., FOI REALIZADA CAMPANHA INTEID~EDIÁRIA NA DESEMBOCADURA DO RIO APA, ZONA DE VALLEMI, DURANTE O QUAL EXECUTARAM-SE OS -

(4)

SEGUND,,", COHISS;"'O 8RASILEIRA.

SEGUINTES TRABÁLHOS:

1 - CONSTRUÇÃO DO MARCO PRINCIPAL DE REFERÊNCIA DE 3 METROS DE ALTURA E O, 45 METROS DE LADO, EM TERRITÓRIO BRASILEIRO, NA MARGEM DIREITA DO RIO APA.

. 2 - CONSTRUÇÃO DE UM PILAR DE REFERÊNCIA DE O, 3 O

METROS DE ALTURA E 0,45 METROS DE LADO, EM TERRITÓRIO PARAGUAIO, NA MARGEM DIREITA DO RIO PARAGUAI E DE FRENTE A DESEMBOCADURA DO RIO APA. -

3 - MEDIÇÕES PELO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS) DO MARCO PRINCIPAL DE REFERÊNCIA E DO PILAR DE REFERÊNCIA PARA AS DETERMINAÇÕES DAS COORDENADAS GEOGRÁFICAS DOS MESMOS.

4 - REBOQUE E PINTURA EM BRANCO COM LETRAS EM PRETO DO MARCO PRINCIPAL DE REFERÊNCIA E DO PILAR DE REFERÊNCIA.

5 - CÁLCULO DAS MEDIÇÕES MENCIONADAS NO NUMERO 3 ANTERIOR."

INFORMAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS MARCOS ACIMA MENCIONADOS CONSTAM NO TERMO DE CONSTRUÇÃO E DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA.

COM RELAÇÃO AO PREVISTO NA A) NúMEROS 2).E 3), E B) DO PLANO DE TRABALHO ESTABELECIDO, DO ITEM SEXTO DA ATA DA QÜINQUAGÉSlMA QUARTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA, OS DELEGADOS ATUANTES NA CAMPANHA DO ANO DE 2008 INFORMARAM:

\\A CAMPANHA DE 2008 SE INICIOU EM VINTE E QUATRO DE ABRIL, COM UMA REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO DAS COMISSÕES, NA CIDADE DE PARANHOS, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL, REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL, E FOI ENCERRADA EM DOZE DE MAIO, COM

(5)

5

SEGUNDA COHISSÃO 3R.A5IL!::IRA

UMA REUNIÃO DE ENCERRAMENTO DAS TAREFAS DE CAMPO, REALIZADA NA MESMA CIDADE, ONDE O TERMO DE ENCERRAMENTO CORRESPONDENTE FOI FIRMADO.

CONFORME CONSTA DO REFERIDO TERMO DE ENCERRAMENTO, FORAM REALIZADOS OS SEGUINTES TRABALHOS:

A) TRABALHOS DE CAMPO

"'*1·

1) FORAM AMPLIADAS AS MARCAÇÕES NOS MEIO-FIOS DAS

r

I~ J... CALÇADAS, NOS CRUZAMENTOS DE UM PAÍS PARA O OUTRO,

1fJv

0 v CORRESPONDENTE À LINHA LIMITE, ENTRE OS MARCOS II/3 E II/5, NA PARTE FRONTAL AO "SHOPPING CHINA", NA CIDADE DE PONTA PORÃ/PEDRO JUAN CABALLERO.

2) RECONSTRUÇÃO DO FUSTE DO MARCO SECUNDÁRIO IV/70, QUE ESTAVA CAÍDO.

3) REBOQUE TOTAL DO FUSTE DOS MARCOS SECUNDÁRIOS i

IV/39, IV/40, IV/49, IV/59, IV/62, IV/63, IV/64 , IV/65, IV/67, IV/70, IV/71, IV/72, IV/73, IV/74 E IV/75.

4) REPARAÇÃO EM GERAL E REBOQUE NOS FUSTES DOS MARCOS IV/17, IV/20, IV/26, IV/27, IV/30, IV/31, IV/33 , IV/34, IV/35, IV/36, IV/37, IV/39, IV/40, IV/41, IV/42, IV/44, IV/45, IV/48, IV/49, IV/51, IV/52, IV/53, IV/54, IV/55, IV/57, IV/58, IV/61, IV/66, IV/68, IV/69 E IV/76.

5) DESENTERRAMENTO DA BASE DOS MARCOS IV/37, IV/38, IV/39, IV/57, IV/58, IV/59, IV/60 E IV/79.

6) DESENTERRAMENTO DO FUSTE E DA BASE DOS MARCOS IV/40 E IV/59.

7) LIMPEZA AO REDOR E PINTURA EM BRANCO, COM

(6)

SEGUI-....iO ... COt-IISSÃO BRASILEIRA Di:t.'i... RC ..:..DORA OE L11_ilTES

INSCRIÇÕES EM PRETO DOS MARCOS NO TRECHO ENTRE O MARCO PRINCIPAL IBICUI E O MARCO SECUNDÁRIO IV/aO, INCLUSIVE, NUM TOTAL DE a1 MARCOS.

a) MEDIÇÕES PELO SISTEMA GPS, PARA DETERMINAÇÃO DE COORDENADAS DOS MARCOS DO IV SETOR COMPREENDIDOS NO TRECHO, ENTRE O MARCO PRINCIPAL IBICUI E MARCO SECUNDÁRIO Iv/ao, COM APOIO NA ESTAÇÃO DE RASTREAMENTO CONTÍNUO DE PRESIDENTE PRUDENTE (SAT93900), UTILIZANDO-SE COMO BASE OS MARCOS PRINCIPAL IBICUI, E SECUNDÁRIOS IV/3S E IV/SO, NUM TOTAL DE Sl MARCOS.

9) MARCAÇÕES DA LINHA LIMITE NAS CALÇADAS QUE CRUZA UM PAÍS E OUTRO, NO TRECHO DO LIMITE ENTRE OS MARCOS DE DESLINDES III/F/119-120 E III/G/119-120, ENTRE AS LOCALIDADES DE PARANHOS/YPE JHU.

10) INSPEÇÃO REALIZADA PELA COMISSÃO BRASILEIRA, NA PARTE FINAL DO IV SETOR, ZONA DE SALTO. DO GUAlRÁ/MUNDO NOVO, QUANDO FOI OBSERVADO QUE O MARCO SECUNDÁRIO IV /374 , LOCALIZADO JUNTO AO REFÚGIO BIOL6GICO DE MARACAJÚ, ESTAVA CAÍDO.

11) INSPEÇÃO REALIZADA PELA COMISSÃO PARAGUAIA, ENTRE AS LOCALIDADES DE PINDOTI poRÃ E SANTA LUCIA/SETE QUEDAS E SANTA LUZIA, QUANDO FOI ENCONTRADO O MARCO IV/149 COM SUA ESTABILIDADE COMPROMETIDA."

B) TRABALHOS DE GABINETE

FOI FEITO O PROCESSAMENTO DAS OBSERVAÇÕES GPS EFETUADAS PARA A DETERMINAÇÃO DAS COORDENADAS DOS MARCOS

(7)

/ 7

5E.GVl-lO;... CONI5S ..:i:.O 8R.A.SILEIRA

MENCIONADOS NO NÚMERO 9), LETRA A) PRECEDENTE.

AS OPERAÇÕES DE CAMPANHA TRANSCORRERAM DENTRO DO TRADICIONAL CLIMA DE AMIZADE E HARMONIA CARACTERÍSTICOS NAS ATIVIDADES DA COMISSÃO MISTA.

ITEM TERCEIRO O TERMO DE ENCERRAMENTO DOS TRABALHOS EXECUTADOS PELA COMISSÃO MISTA DE LIMITES E DE CARACTERIZAÇÃO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI DURANTE A CAMPANHA INTERMEDIÁRIA DO ANO 2007 E DA CAMPANHA CORRESPONDENTE AO ANO DE 200S FORAM APROVADOS E ANEXADOS À PRESENTE ATA.

ITEM QUARTO - FORAM INTERCAMBIADOS OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

A) DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA RELATIVA ÀS DETERMINAÇÕES PELO PROCESSO DIFERENCIAL GPS DO MARCO PRINCIPAL DE REFERÊNCIA E DO PILAR DE REFERÊNCIA, ZONA DA FOZ DO RIO APA.

AS COORDENADAS FINAIS MÉDIAS, CALCULADAS NO SISTEMA DE REFERÊNCIA SIRGAS, CONSTAM NA PLANILHA ANEXA A PRESENTE ATA, QUE FOI APROVADA E FIRMADA.

B) DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA RELATIVAS ÀS DETERMINAÇÃOES PELO PROCESSO DIFERENCIAL - GPS DOS Sl MARCOS SITUADOS NO TRECHO COMPREENDIDOS ENTRE O MARCO PRINCIPAL IBICUÍ E O MARCO SECUNDÁRIO IV/SO. A COMISSÃO MISTA RESOLVEU DAR PROSSEGUIMENTO ÀS TAREFAS DE GABINETE PARA A ELABORAÇÃO DAS PLANILHAS RESPECTIVAS A FIM DE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO :NA PRÓXIMA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA.

(8)

SEGUNDA COt-IISSÃO SiV'.SILEIRA

ITEM QUINTO - A COMISSÃO MISTA RESOLVEU DEIXAR CONSIGNADO O SEGUINTE:

A). COM RESPEITO AO QUE CONSTA NA LETRA A) DO ITEM QUINTO DA ATA DA QUINQUAGÉSIMA QUARTA CONFERÊNCIA (FAIXA LIVRE DE CONSTRUÇÕES NAS ZONAS URBANAS DA FRONTEIRA) r . REGISTRA-SE QUE, NA DATA DE 9 DE ABRIL DO CORRENTE ANO, FORAM FIRMADAS AS NOTAS REVERSAIS QUE SUBSTITUEM AS DE 8 DE AGOSTO DE 2007.

B) COM RELAÇÃO AO QUE CONSTA DA LETRA B) ITEM QUINTO DA ATA DA QUINQUAGÉSIMA QUARTA CONFERÊNCIA, AS DELEGAÇÕES COINCIDIRAM NA CONVENIÊNCIA DE INTERCAMBIAR INFORMAÇÕES E DOCUMENTAÇÃO RELATIVAS ÀS MEDIDAS DESTINADAS À IMPLEMENTAÇÃO DOS COMPROMISSOS ACORDADOS NAS NOTAS REVERSAIS.

C) NO TOCANTE À ZONA DA DESEMBOCADURA DO RIO APA NO RIO PARAGUAI, FORAM ANALISADAS DOCUMENTAÇÕES RELATIVAS À DETERMINAÇÃO DO PONTO ONDE SE ENCONTRA O LIMITE DO RIO PARAGUAI COM O RIO APA, A SEREM APROVADOS NA QUINQUAGÉSIMA SEXTA CONFERÊNCIA.

ITEM SEXTO A COMISSÃO MISTA PROGRAMOU OS SEGUINTES TRABALHOS PARA A PRÓXIMA CAMPANHA:

(9)

9

SEGUHD.-. COI·.IlSS.~O aR....:...sIL~I~A 0:::.·i..,:."RCADOR... OE Llt-lITES

A) TRABALHOS DE CAMPO

1) OBSERVAÇÃO PELO SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS) PARA A DETERMINAÇÃO DAS COORDENADAS DOS MARCOS SECUNDÁRIOS LOCALIZADOS NO TRECHO DO SETOR I DA FRONTEIRA SECA, A PARTIR DO MARCO SECUNDÁRIO 1/81 EM DIREÇÃO AO MARCO PRINCIPAL "CABECEIRA DO ARROIO ESTRELA".

2) INSPEÇÃO E REPARAÇÃO OU RECONSTRUÇÃO DOS MARCOS DO SETOR I, A PARTIR DO MARCO I/81 EM DIREÇÃO AO MARCO PRINCIPAL "CABECEIRA DO ARROIO ESTRELA".

B) TRABALHOS DE GABINETE

1) PROCESSAMENTO DAS OBSERVAÇÕES EFETUADAS CONFORME O NÚMERO ~) PRECEDENTE.

2) ELABORAÇÃO DAS PLANILHAS DE COORDENADAS CORRESPONDENTES AOS· 81 MARCOS MEDIDOS DURANTE A CAMPANHA DO ANO DE 2008.

C) DURAÇÃO DOS TRABALHOS

OS TRABALHOS DE CAMPO SERÃO REALIZADOS EM ABRIL, COM DURAÇÃO APROXIMADA DE VINTE (2 O) DIAS. O ENCONTRO DAS DELEGAÇÕES OCORRERÁ NAS CIDADES DE PONTA PORÃ/PEDRO JUAN CABALLERO, EM DATA A SER CONFIRMADA POR INTERCÂMBIO DE CORRESPONDÊNCIA ENTRE OS CHEFES DAS DELEGAÇÕES.

ITEM SÉTIMO - A COMISSÃO MISTA RESOLVEU FIXAR PARA O MÊS DE MAIO DE 2OO9 , NA CIDADE DE ASSUNÇÃO, PARAGUAI, -A

(10)

S='Gur~!,),.:.. COI-lISSÃO 6RASILEIRA

REALIZAÇÃO DA QUINQUAGÉSIMA-SEXTA CONFERÊNCIA DA COMISSÃO MISTA DE CARACTERIZAÇÃO DA FRONTEIRA BRASIL-PARAGUAI, A SER CONFIRMADO POR VIA DIPLOMÁTICA.

·NADA MAIS HAVENDO A TRATAR, FOI ENCERRADA A CONFERÊNCIA E LAVROU-SE ESTA ATA EM QUATRO EXEMPLARES DO MESMO TEOR, DOIS EM PORTUGUÊS E DOIS EM ESPANHOL, A QUAL FOI LIDA E APROVADA. OS QUATRO EXEMPLARES FORAM ASSINADOS PELOS MEMBROS PRESENTES E AUTENTICADOS COM AS RESPECTIVAS CHANCELAS, EM VINTE E CINCO DE JULHO DO ANO DE DOIS MIL E OITO, FICANDO CADA COMISSÃO COM UM EXEMPLAR EM CADA

EMI~ILLA

ENGENHEIRO CIVIL

~d/t!dlil

~~~OSKI

CORONEL

CHEFE DA SEGUNDA COMI SAO BRASILEIRA

DEMARCADORA LI

d4

LUIS F~~~~LLIGS TORALES

"

ARQUITETO

Referências

Documentos relacionados

Por meio destes jogos, o professor ainda pode diagnosticar melhor suas fragilidades (ou potencialidades). E, ainda, o próprio aluno pode aumentar a sua percepção quanto

Neste capítulo foram descritas: a composição e a abrangência da Rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro; o Programa Estadual de Educação e em especial as

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Para além deste componente mais prático, a formação académica do 6º ano do MIM incluiu ainda disciplinas de cariz teórico, nomeadamente, a Unidade Curricular de

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se