• Nenhum resultado encontrado

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA – ETER

Declarada de Utilidade Pública pelo Governo Federal através do Decreto No 89.057 de 24.11.83 Reconhecida pela Resolução 18/80 CEE-PB em 08 de maio de 1980

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS

A ESCOLA TÉCNICA REDENTORISTA – ETER, pessoa jurídica de direito privado sem finalidade lucrativa, com CNPJ nº 088560980002-76 e sede na Av. Dr.

Francisco Pinto, Bairro Universitário, CEP 58429-350, Campina Grande, PB, representada por seu Diretor Geral Pe. TIAGO DE MELO CORREIA, e o/a aluno/a beneficiário/a do contrato, por si, por seus pais, ou por um deles, e na ausência destes, por seu/s representante/s legal/ais, identificado/s e qualificado/s no termo de adesão contratual e requerimento de matrícula, denominado/s simplesmente ETER e CONTRATANTE, acordam as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA (ADESÃO E CONHECIMENTO PRÉVIO DO CONTRATO) – A adesão ao contrato se dá por meio do termo de adesão contratual e do requerimento de matrícula.

1.1. O CONTRATANTE declara conhecimento prévio e efetivo do contrato, através da exposição antecipada no endereço eletrônico www.redentorista.org.br e na secretaria da ETER e manifesta sua expressa anuência para com as cláusulas e condições estabelecidas.

CLÁUSULA SEGUNDA (OBJETO) – O objeto do contrato são os serviços educacionais prestados pela ETER, conforme o curso e módulo curricular indicados no termo de adesão contratual e requerimento de matrícula.

2.1. A prestação de serviço se refere ao currículo do curso, estabelecido de acordo com a legislação educacional e ministrado coletivamente e em igualdade de condições para todos os alunos, conforme o calendário escolar previamente estabelecido pela ETER.

2.2. Nos cursos técnicos profissionais cada módulo curricular será objeto de um contrato de prestação de serviços.

CLÁUSULA TERCEIRA (VALOR E FORMA DE PAGAMENTO) – O valor total do contrato constitui e caracteriza uma semestralidade, que corresponde ao módulo curricular contratado, ainda que este ultrapasse o período de seis meses.

3.1. O valor da semestralidade poderá ser pago na forma de parcelas mensais e sucessivas, sob o título de mensalidades, cujo valor e data de pagamento estarão discriminadas no termo de adesão contratual.

3.2. O valor da semestralidade é definido pela ETER no início de cada ano letivo, na forma prevista na Lei 9.870/1999. O aluno que ingressar no segundo semestre do ano letivo pagará o valor já praticado pela ETER e, a partir do ano letivo seguinte, pagará o valor reajustado.

3.3. A ausência do aluno às aulas não exime do cumprimento das obrigações financeiras nem enseja a restituição dos valores pagos.

(2)

ETER – Contrato de Prestação de Serviços Educacionais 2

3.4. Eventuais descontos no valor das mensalidades constitui liberalidade da ETER e sua manutenção estará condicionada ao cumprimento das obrigações financeiras acordadas.

3.5. O pagamento da primeira mensalidade se constitui em sinal, arras e princípio de pagamento e condição para celebração e vigência do contrato (Código Civil, arts. 417 a 420), não estando contemplada com qualquer desconto.

CLÁUSULA QUARTA (EFETIVAÇÃO MATRÍCULA) – A contratação e a matrícula se efetivam quando de verificar, cumulativamente, as seguintes condições suspensivas (Código Civil, art. 125):

I. Habilitação do aluno para o curso pretendido, nos termos da legislação educacional;

II. Entrega dos documentos exigidos pela ETER, na forma e prazos previstos;

III. Assinatura e protocolo do termo de adesão contratual e do requerimento de matrícula, com respectivo aceite pela secretaria da ETER;

IV. Adimplência do CONTRATANTE em todas as obrigações com a ETER;

V. Pagamento da primeira mensalidade, quando for o caso.

4.1. Para o ingresso no primeiro módulo curricular, a efetivação do contrato e da matrícula (e respectiva garantia de vaga para o aluno) estará condicionada ainda ao número mínimo de quarenta e cinco matrículas efetivadas no mesmo curso, turma e turno.

CLÁUSULA QUINTA (FORMAS E LOCAIS DE PAGAMENTO) – Para pagamento das obrigações financeiras deverá ser observado o seguinte:

I. MENSALIDADES: Pagamento através de boleto bancário nos bancos, agentes ou correspondentes bancários credenciados.

II. SERVIÇOS NÃO COBERTOS PELO CONTRATO E DESPESAS COM TERCEIROS: Pagamento diretamente na tesouraria da ETER, quando não prestados por terceiros.

5.1. Os boletos bancários serão emitidos pela ETER e entregues ao CONTRATANTE. A perda ou extravio dos boletos bancários não exime de cumprir as obrigações nos respectivos vencimentos. Nestes casos, o CONTRATANTE poderá solicitar a emissão da segunda via do documento.

5.2. Apenas em caráter excepcional serão admitidos pagamentos na tesouraria da ETER, hipóteses em que constituirá mera liberalidade da ETER a aceitação de cheques, cartão de débito ou cartão de crédito.

5.3. Nos pagamentos realizados com cheque, cartão de débito ou cartão de crédito, o recibo terá caráter provisório até a efetiva compensação e confirmação do crédito em favor da ETER.

CLÁUSULA SEXTA (INADIMPLÊNCIA – COBRANÇA DE DÉBITOS – RESCISÃO CONTRATUAL) – O pagamento das obrigações financeiras após os vencimentos previstos no termo de adesão contratual implica em mora do CONTRATANTE, com incidência de multa moratória de 2% (CDC, art. 52, §1º) e juros de 1% ao mês (Código Civil, art. 406), calculados “pro rata die”, mais correção monetária calculada pelo índice oficial da inflação acumulada no período, a partir do vencimento da obrigação.

(3)

ETER – Contrato de Prestação de Serviços Educacionais 3

6.1. Além dos acréscimos previstos acima, o CONTRATANTE responderá por todas as despesas decorrentes da cobrança extrajudicial ou judicial, inclusive os honorários advocatícios à razão de 20% sobre o valor cobrado.

6.2. O saldo devedor resultado do débito principal, multa moratória, juros e correção monetária, constitui quantia certa, líquida e exigível.

6.3. No caso de inadimplência superior a trinta dias a ETER está autorizada a adotar as seguintes providências:

I. Inclusão do CONTRATANTE em cadastros restritivos de crédito (SPC, SERASA ou similar), com notificação prévia do devedor (CDC, art. 43);

II. Cobrança extrajudicial ou judicial do débito;

III. Não renovar a matrícula do aluno (Lei nº 9.870/99, art. 5º).

6.4. No caso de inadimplência superior a noventa dias a ETER poderá rescindir o contrato, por culpa exclusiva do CONTRATANTE, independente de qualquer notificação prévia. A rescisão do contrato por inadimplência não prejudica o pagamento das obrigações financeiras vencidas, as vincendas enquanto perdurar a frequencia do aluno às aulas e eventuais perdas e danos decorrentes do inadimplemento (Código Civil, arts. 474 e 475).

CLÁUSULA SÉTIMA (ALUNO BENEFICIÁRIO DE ASSISTÊNCIA EDUCACIONAL) – A assistência educacional será concedida pela ETER para o custeio parcial ou total dos serviços educacionais prestados, de acordo com as normas previamente estabelecidas.

7.1. A continuidade da assistência educacional estará condicionada à manutenção da fonte de receita ou do convênio firmado pela ETER, do qual eventualmente decorra o benefício.

7.2. No caso de assistência educacional na modalidade parcial a continuidade do benefício estará condicionada também à adimplência do CONTRATANTE para com as obrigações financeiras que lhe couber.

7.3. A suspensão ou cancelamento da assistência educacional elimina todos os benefícios concedidos ao CONTRATANTE, passando o mesmo a responder integralmente pelas obrigações financeiras decorrentes da prestação de serviços.

7.4. O beneficiário de assistência educacional na modalidade parcial pagará o valor integral (sem desconto) da primeira mensalidade quando do ingresso no primeiro módulo curricular.

7.5. A cláusula que trata do “valor e forma de pagamento” não vigora para os contratos firmados com os beneficiários de assistência educacional decorrente de Convênio firmado com o FUNCEP (Governo do Estado da Paraíba).

CLÁUSULA OITAVA (SERVIÇOS NÃO COBERTOS) – O objeto do contrato e a contraprestação paga não inclui serviços especiais e/ou serviços não previstos, ou eventualmente prestados por terceiros:

I. Aulas de reforço, exames especiais e substitutivos, atividades extracurriculares ou de extensão, livros, apostilas, fotocópias, material didático de uso individual, transporte escolar, fardamentos, refeições ou lanches;

(4)

ETER – Contrato de Prestação de Serviços Educacionais 4

II. Emissão de 2ª e seguintes vias de documentos escolares fornecidos pela ETER (declaração, certidão, certificado, diploma, currículo do curso, histórico escolar, guia de transferências).

8.1. Para os serviços não cobertos pelo contrato, mas prestados diretamente pela ETER, será cobrada a respectiva taxa.

CLÁUSULA NONA (DESISTÊNCIA DO CONTRATO E NÃO EFETIVAÇÃO DA MATRÍCULA) – Ocorrendo desistência do contrato no prazo de até sete dias após sua assinatura e antes do início do módulo curricular, os valores pagos poderão ser restituídos com 15% (quinze por cento) referente às despesas administrativas da ETER.

9.1. Não haverá restituição dos valores pagos se a desistência ocorrer após o início das aulas, salvo motivo de força maior, que impeça a frequência do aluno.

Neste caso, além do desconto das despesas administrativas de 15% (quinze por cento), serão descontadas as despesas referentes aos serviços já executados.

9.2. Os valores serão restituídos integralmente apenas nos casos de matrículas não confirmadas pela ETER em razão das hipóteses previstas neste contrato.

CLÁUSULA DÉCIMA (RESCISÃO, TRANSFERÊNCIA DO ALUNO, NÃO ACEITAÇÃO OU NÃO RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA) – A ETER poderá rescindir o contrato, ou não aceitar ou não renovar a matrícula nos seguintes caos:

I. Nas hipóteses de inadimplência do CONTRATANTE;

II. Nos casos previstos no regimento escolar da ETER para suspensão ou exclusão do aluno;

III. Constatada pela ETER a incompatibilidade do aluno com o projeto

pedagógico ou disciplinar da escola (Lei nº 9.870/99, arts. 1º e 5º);

IV. Desarmonia entre as partes que possa prejudicar aluno ou o projeto pedagógico e disciplinar da escola.

10.1. Nos casos de exclusão do aluno do corpo discente, a ETER expedirá os documentos necessários à transferência do aluno, independente do término do módulo curricular.

CLÁUSULA DÉCIMA PRIMEIRA (CURSOS SEM ESTÁGIO PROFISSIONAL OBRIGATÓRIO E REGRAS ESPECÍFICAS PARA O CURSO DE ENFERMAGEM) – Os cursos de Técnico em Informática, Técnico em Equipamentos BioMédicos, Técnico em Guia de Turismo e Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos não dispõem de estágio profissional obrigatório.

11.1. O aluno do curso de Técnico em Enfermagem deverá adquirir por sua conta os materiais e/ou equipamentos de uso individual (equipamentos de prevenção e segurança, jalecos, calçados apropriados etc.), necessários à realização das atividades práticas do estágio.

CLÁUSULA DÉCIMA SEGUNDA (DOCUMENTOS QUE INTEGRAM O CONTRATO) – Integram o contrato, para todos os efeitos, o termo de adesão contratual, o requerimento de matrícula, o regimento interno da ETER, além dos documentos fornecidos e informações prestadas pelo CONTRATANTE.

(5)

ETER – Contrato de Prestação de Serviços Educacionais 5

12.1. O CONTRATANTE declara a autenticidade dos documentos e veracidade das informações prestadas, obrigando-se na imediata atualização e assumindo todas as responsabilidades pelas imprecisões. A ETER poderá exigir nova apresentação de documentos ou comprovação e atualização das informações prestadas pelo CONTRATANTE.

CLÁUSULA DÉCIMA TERCEIRA (AUTORIZAÇÃO PARA USO DA IMAGEM E DISPOSIÇÕES GERAIS) – O CONTRATANTE autoriza a divulgação de imagens física ou intelectual do/a aluno/a, individual ou coletivamente, em atividades curriculares e extracurriculares, resultado de concursos, competições, exposições ou premiações de que participe representando a escola, utilizada para divulgação institucional, sem direito a contraprestação, pagamento, indenização ou ressarcimento de qualquer natureza.

13.1. É vedado ao aluno praticar qualquer tipo de ato comercial nas dependências da ETER.

13.2. O CONTRATANTE declara conhecimento da existência de circuito interno de vigilância, como medida de segurança.

13.3. O estacionamento disponibilizado nos pátios da escola é gratuito e não dispõe de infraestrutura de guarda e vigilância. A ETER não responde por qualquer dano que venha a correr aos veículos ou ao que ele contenha.

CLÁUSULA DÉCIMA QUARTA (RESPONSABILIDADE PRINCIPAL E SOLIDÁRIA, TÍTULO EXECUTIVO E FORO) – O CONTRATANTE e o/a aluno/a beneficiado/a responde por si, individualmente, em conjunto ou solidariamente, sem ordem de preferência ou sucessão, pelas obrigações contratuais e danos de qualquer natureza causados à ETER ou a terceiros no ambiente escolar, em caráter irrevogável e irretratável, obrigando-se por si e seus sucessores a qualquer título.

14.1. As partes atribuem ao contrato plena eficácia e força executiva extrajudicial e judicial, independente de notificação prévia, e dispensam o reconhecimento cartorário das assinaturas no termo de adesão contratual e no requerimento de matrícula e elegem o foro de Campina Grande/PB, com preferência sobre qualquer outro.

Campina Grande, 02 de janeiro de 2014.

________________________________________________________________

Pe. Tiago de Melo Correia – Diretor Geral

Referências

Documentos relacionados

DO OBJETO: O objeto deste contrato é a prestação de serviços educacionais pela CONTRATADA, ao (à) CONTRATANTE, conforme estabelecido nos respectivos Projetos de Cursos Livres

O CONTRATO celebrado entre as partes tem como objeto, à prestação de serviços educacionais, com foco em cursos livres de qualificação profissional,

O CONTRATO celebrado entre as partes tem como objeto, à prestação de serviços educacionais, com foco em cursos livres de qualificação profissional,

I – Caso o(a) CONTRATANTE viole qualquer dos dispositivos contidos na cláusula 5 do presente contrato, a CONTRATADA, poderá rescindir o presente contrato antes do envio da

§ 1º - A cada período letivo o Acadêmico 1º CONTRATANTE deverá efetivar sua matrícula, que será renovada nas condições estabelecidas na Cláusula Terceira

1.610, Jardim Aclimação, CEP 87050-900, Maringá-Paraná, doravante denominado CONTRATADO, neste ato representado nos termos de seu contrato social, mantenedor da

O CONTRATO celebrado entre as partes tem como objeto, à prestação de serviços educacionais, com foco em cursos de aperfeiçoamento curricular, disponibilizados pela

§9º Conforme disposto na Cláusula Segunda, §3º, do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, o pagamento do boleto referente à primeira mensalidade