• Nenhum resultado encontrado

Live do Dia do Servidor vem aí; faça sua inscrição e concorra a brindes!

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Live do Dia do Servidor vem aí; faça sua inscrição e concorra a brindes!"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Fórum FIT 2021 acontece na próxima semana; participe!

PÁGINAS 2

Mobilização contra a Reforma Administrativa continua PÁGINA 3

Planeje seu futuro com os planos da Jusprev

PÁGINA 5

Live do Dia do Servidor vem aí;

faça sua inscrição e concorra a brindes!

A ANFIP realiza no dia 28/10 mais um evento on-line comemorativo: a Live do Dia do Servidor. Anote na agenda!

A partir das 15 horas, temos um encontro marcado, com a participação especial do superintendente da 3ª Região Fiscal, João Batista Barros da Silva Filho, depoimento de associados, música e, claro, SORTEIO DE BRINDES.

Os inscritos concorrerão ao sorteio de um Smartphone Samsung Galaxy A72, um Tablet Samsung Galaxy S6, uma Smart TV LG 50’’ + Monitor de 24”, um Notebook Lenovo Ultrafino Ideapad e um Notebook Samsung Book Intel.

Vai ficar de fora? FAÇA A SUA INSCRIÇÃO AQUI. O seu número de participação aparecerá na tela e será encaminhado para o e-mail cadastrado na ANFIP. Anote, você pode ser um dos sorteados!

Associado, participe, este evento é feito para você!

Confira todos os detalhes da XXVIII Convenção Nacional da ANFIP

A XXVIII Convenção Nacional da ANFIP será realizada de 8 a 10 de novembro. Pela primeira vez na história da Entidade, esta edição será totalmente virtual, devido às restrições sanitárias ocasionadas pela pandemia. Todas as informações estão disponíveis na página oficial do evento (acesse AQUI).

As inscrições também já estão disponíveis! Basta clicar no espaço indicado, antes de “programação”, digitar o CPF do associado e preencher o que se pede.

Sobre o evento - A Convenção Nacional é o maior evento da Associação, que reúne Auditores Fiscais de todo o país para debates sobre a carreira, os desafios futuros, além de ser um momento de confraternização e reencontro entre os participantes.

Neste ano não será diferente! A ANFIP está utilizando a tecnologia para viabilizar este evento com excelência.

É também durante a Convenção que serão apresentadas as chapas que devem concorrer aos cargos dos Conselhos Executivo e Fiscal da ANFIP.

Não fique de fora! Participe!

(2)

Linha Direta é uma publicação da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil.

SEDE: SBN Qd. 01 Bl. H Ed. ANFIP - Brasília/DF - CEP: 70040-907 Telefone: (61) 3251 8100

Whatsapp: (61) 98289 5150

Linha Direta é publicação semanal de propriedade da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil. As opiniões externadas nos artigos são de responsabilidade de seus autores.

Envie seus comentários sobre o Linha Direta para o email: comunicacao@anfip.org.br

EXPEDIENTE LINHA DIRETA

DIRETOR RESPONSÁVEL Benedito Cerqueira Seba EDITORA Ludmila Machado REPORTAGEM

Daiana Lima, Ludmila Machado, Marina Rodrigues e Thayná Cavalcante.

EDITORAÇÃO ELETRÔNICA Allan Vitalino e Gilmar Vitalino CONSELHO EDITORIAL Décio Bruno Lopes Eucélia Maria Agrizzi Mergár Crésio Pereira de Freitas José Arinaldo Gonçalves Ferreira Benedito Cerqueira Seba Cesar Roxo Machado

www.instagram.com/anfipnacional www.facebook.com/anfip.nacional www.twitter.com/anfipnacional www.youtube.com/anfipoficial

Fórum Internacional Tributário acontece na próxima semana; faça sua inscrição

A ANFIP e a Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital) realizam, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, o Fórum Internacional Tributário (FIT 2021). O evento também conta com parceria do Sinafresp (Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo).

Para alinhar os últimos detalhes da realização do Fórum, a Comissão Organizadora se reuniu na quinta-feira (14/10). O

grupo é formado por representantes das três entidades. Pela ANFIP, estiveram presentes os vice-presidentes Cesar Roxo Machado (Estudos e Assuntos Tributários), Eucélia Maria Agrizzi Mergár (Assuntos Fiscais) e Maria Beatriz Fernandes Branco (Assuntos Jurídicos), além da presidente da Fundação ANFIP, Margarida Lopes de Araújo.

Sobre o FIT

A segunda edição do FIT vai reuniu destacados especialistas para debater as propostas de mudanças na tributação que têm sido formuladas pelos governos dos países centrais, pelos organismos de fomento internacional, pelas universidades e por organizações da sociedade civil para enfrentar a atual crise econômica e sanitária e suas repercussões na ampliação da pobreza.

O evento será realizado em formato híbrido, nas modalidades presencial e virtual.

Todas as informações estão reunidas no site exclusivo do FIT 2021 (forumfit.org.br). Acesse a página e confira a programação completa, os palestrantes e faça a sua inscrição.

Entidades debatem Reforma Administrativa e Precatórios em Assembleia Geral

As entidades que integram o Fórum das Carreiras de Estado (Fonacate), entre elas a ANFIP, estiveram reunidas na quinta- feira (14/10) para analisar a atual conjuntura política e alinhar estratégias contra as PECs 23/2021, dos Precatórios, e 32/2020, da Reforma Administrativa. O grupo aguarda a decisão do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL), sobre qual matéria entrará na pauta da Casa nas próximas semanas.

Conforme a exposição dos presentes, a expectativa é de que Arthur Lira utilize a PEC dos Precatórios como uma forma de mapear o posicionamento dos deputados sobre a Reforma.

No entanto, é esperado que a escolha de ambas as matérias gere tensão entre Lira e a base majoritária do Congresso, podendo enfraquecer uma Proposta em detrimento da outra.

O assessor de Estudos Socioeconômicos Vilson Antonio Romero, que representou a ANFIP na ocasião, também trouxe importantes contribuições sobre o posicionamento das entidades e as próximas mobilizações. De acordo com ele, a Associação terá grande parcela nas concentrações dos aeroportos e no Anexo II da Câmara, em Brasília. Além disso, frisou a importância de mapear o posicionamento dos deputados de cada estado, a fim de investir em articulações mais incisivas e focadas nos parlamentares indecisos.

O presidente do Fonacate, Rudinei Marques, aproveitou a oportunidade para anunciar o lançamento, ainda em outubro, de mais três Cadernos da Reforma Administrativa. A nova série diz respeito à financeirização da economia no Brasil e no mundo, “um capital que está descolado da realidade econômica e da vida das pessoas”. Segundo Marques, o material pode dar subsídios para introduzir o debate com mais propriedade, estimulando discussões mais amplas e acessíveis sobre o tema.

(3)

ANFIP reúne lideranças de carreiras públicas para analisar papel do Estado

Em mais um debate virtual, a ANFIP reuniu na quinta-feira (14/10) lideranças de carreiras públicas para analisar a visão das entidades quanto ao impacto da Reforma Administrativa para o Estado brasileiro. Com transmissão nas redes sociais (facebook e youtube) e mediação do jornalista Sergio Lerrer, da Agência Servidores, o presidente da ANFIP, Décio Bruno Lopes, e o vice-presidente de Política de Classe e Política Salarial, José Arinaldo Gonçalves Ferreira, debateram com os convidados este tema tão fundamental para a gestão pública.

Décio Bruno Lopes questionou se a PEC 32/20 traz melhorias para o Estado e cidadãos ou se é mais um motivo para descaracterizar o servidor público. Para o presidente, é preciso ter programas que facilitem a vida da sociedade, das empresas, dos contribuintes, de forma que se tenha um Estado livre, justo e solidário. “Não é acabando com as estruturas do Estado ou colocando granada no bolso do servidor que vai se fazer a melhoria do serviço público”, alertou. O objetivo da ANFIP, argumentou Décio Lopes, é fazer com que a sociedade conheça um pouco mais sobre a Reforma Administrativa e o que ela pode trazer de impactos. “Na guerra das fake news, nem sempre o que é dito é o que existe de fato e de direito. As lives têm o objetivo de esclarecer a sociedade.

Queremos mostrar o que é essa PEC e o prejuízo que pode trazer aos cidadãos. Ao possibilitar a fragilização das relações de trabalho do servidor e a abertura do Estado para a iniciativa privada haverá uma piora da prestação do serviço. Isso não vai diminuir o custo do Estado. As empresas visam lucro e o custo será maior que a remuneração do servidor”, argumentou.

O deputado Rogério Correia (PT/MG) enfatizou que a mobilização deve continuar, especialmente a partir da próxima semana, em que os parlamentares retomam o trabalho presencial. Segundo ele, o esforço concentrado feito até aqui tem surtido efeito e muitos parlamentares já se manifestaram pelo adiamento da análise da PEC. Conforme explicou, a matéria não será pautada se o presidente Arthur Lira constatar que não tem

votos. “Hoje ele não tem os votos, mas começou a trabalhar para tentar os 308 necessários”, destacou.

Para o parlamentar, a alma da proposta, assim como alertou Décio Lopes, é fazer a transição do modelo de prestação do serviço público para o modelo de prestação privada. “Serão feitos convênios de cooperação, por Estados, Municípios e União, sem licitação. Esses convênios serão feitos para se passar recursos para a iniciativa privada com fins lucrativos”, ressaltou.

Rogério Correia alertou ainda para que toda sociedade fique atenta às manobras e estratégias do governo para angariar votos favoráveis à PEC 32/20 por meio de emendas de relator, que, na prática, significam a liberação de recursos para a utilização dos parlamentares em suas bases. “Isso chama-se compra de voto. Vamos ficar atentos ao Diário Oficial para ver se tem deputado recebendo emenda extra para votar contra o povo”, disse.

A vice-presidente de Patrimônio da Associação Nacional dos Servidores Públicos da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Verônica Maria Monteiro Rocha, acredita que, para atestar a necessidade de mudanças, é preciso analisar como está o Estado de bem-estar social, tratado na Constituição Federal, que tem como responsabilidade atender aos interesses gerais da sociedade, e tem papel importante na prestação de serviços e na redução das desigualdades sociais. Verônica disse ainda que é preciso trazer inovação para o Estado, por meio da tecnologia, não fazendo uma mudança estrutural tão profunda. “A responsabilidade para mudar o serviço público é da gestão. É preciso melhorar o Estado com programas de gestão e introdução de tecnologias”, acredita.

O vice-presidente da ANFIP, José Arinaldo Gonçalves Ferreira, criticou o fato de a PEC retirar diversos direitos dos servidores e destacou que a medida vai na contramão de uma administração pública de qualidade. “É como se você tivesse uma empresa e quisesse produzir mais com um trabalho eficiente e dissesse ao colaborador que vai reduzir seu horário, suas férias e dar condições de trabalho mínimas. Não existe isso,

quando você quer desenvolver um serviço eficiente, não valorizar a mão de obra que tem é uma coisa muito preocupante”, alertou.

Para o presidente Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fabio Faiad Bottini, a principal ideia por trás da PEC é a privatização do serviço público para que alguns grupos econômicos possam se apropriar desses serviços para obter lucro. “O discurso feito pelos defensores da PEC é bonito, diz que o Estado precisa ser modernizado.

Mas é só o discurso. O texto da PEC 32/20 é horroroso, não se presta a fazer uma reforma administrativa, mas sim a fazer a precarização e privatização dos serviços públicos, portanto, todos temos que nos unir, servidores, sociedade e usuários do serviço público, para derrubar a PEC o mais rápido possível”, completou.

Em concordância, o presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis), Alison Souza, afirmou que o grande problema da proposta está no desalinhamento entre os argumentos utilizados pelo governo e as medidas que realmente estão na PEC.

Segundo o representante, o governo alegou que a proposta também traria eficiência, modernização e economia, porém o governo não apresentou nenhum estudo de impacto da economia aos cofres públicos.

Alison Souza também defendeu que o concurso público seja mantido e valorizado. “Ao fragilizarmos o concurso público, nós enfraquecemos, por consequência, a qualidade da pessoa contratada, e isso vai se refletir na qualidade do serviço público. Quando há impessoalidade na contratação e limitação do poder político sobre o funcionamento do Estado, o servidor desempenha melhor suas funções”, disse.

Confira AQUI a íntegra da Série Grandes Debates ANFIP.

(4)

Entidades pressionam deputados contra a Reforma Administrativa

A ANFIP, unida a entidades de classe, centrais sindicais e frentes de servidores, participou de mais uma agenda de mobilização contra a PEC 32/20, da Reforma Administrativa, na quarta-feira (13/10).

As manifestações têm ocorrido de forma permanente no Aeroporto de Brasília e na entrada do Anexo II da Câmara dos Deputados. A campanha também é realizada nos estados.

Diversas entidades de todo o país estiveram presentes durante o dia com faixas e caixas de som para informar aos deputados que os servidores não aceitarão a aprovação da matéria e apontar os principais prejuízos trazidos por ela.

A proposta aguarda agendamento de sessão plenária deliberativa e, neste momento, é crucial a participação de todos para impedir o retrocesso. Aqueles que não puderem participar das mobilizações presenciais também poderão colaborar virtualmente por meio de publicações nas redes sociais, e pela plataforma de envio de mensagens aos e-mails dos parlamentares disponibilizada pela ANFIP.

Frente Parlamentar prepara novas ações contra a Reforma Administrativa

As entidades que integram a Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, dentre elas a ANFIP, reuniram-se na segunda- feira (11/10) para analisar a atual conjuntura política e a atuação conjunta em defesa do funcionalismo e dos serviços públicos.

Pela ANFIP, participaram o vice-presidente de Política de Classe e Política Salarial, José Arinaldo Gonçalves Ferreira, e o assessor de Estudos Socioeconômicos, Vilson Antonio Romero.

Na reunião, o grupo também decidiu manter as mobilizações contra a Reforma Administrativa (PEC 32/20) e definiu as próximas ações. A estratégia, neste momento, é atuar contra a PEC, visando alcançar os deputados considerados

“indecisos”, especialmente nesta fase em que a proposta será analisada e votada pelo Plenário da Câmara, onde precisará de 308 votos, e dois turnos de votação, para ser aprovada.

Reunião do Conselho Executivo acontece nesta semana

Foi realizada de quarta (13/10) a sexta-feira (15/10), em formato remoto, a reunião dos integrantes do Conselho Executivo da ANFIP.

O presidente Décio Bruno Lopes, ao iniciar a reunião, deu as boas-vindas a todos os participantes e lembrou que

o mandato da atual gestão já caminha para os meses finais:

“Assim como diz o nosso slogan, ‘união e trabalho’, espero que possamos estar todos juntos até 31 de dezembro”.

O grupo analisou assuntos relacionados à área jurídica, administrativa, Reforma Tributária e Fórum Internacional Tributário (FIT). Ao longo da reunião, também foi deliberada a seguinte pauta: elaboração da Proposta Orçamentária 2022 da ANFIP; Reforma Administrativa; informações da vice- presidência de Comunicação Social; Comissão de Saúde – Novo Plano de Saúde – ANFIP/Benevix/Unimed Vitória;

campanha da PEC 23/21 (Precatórios); XXVIII Convenção Nacional; ANFIP do Futuro; Manual de Governança;

elaboração do Código de Ética; comissão para acompanhar assuntos de interesse de classe; elaboração da Revista do Concurso de Contos, Histórias e Poesias; live comemorativa do Dia do Servidor Público; datas de reuniões do Conselhos e da posse dos Conselhos Executivo e Fiscal; assuntos gerais.

(5)

Benefícios

PEC 32/20: Envie sua mensagem aos parlamentares e impeça o retrocesso

A PEC 32/20, da Reforma Administrativa, foi aprovada no dia 23 de setembro na Comissão Especial da Câmara dos Deputados e, atualmente, aguarda o agendamento da sessão deliberativa no Plenário.

Com o acesso limitado à Câmara, as audiências públicas são reduzidas e os diálogos dificultados. Portanto, para auxiliar a mobilização para barrar a matéria, a ANFIP disponibiliza a todos o sistema de envio de mensagens aos e-mails dos deputados e deputadas.

É preciso, neste momento, alertar os parlamentares dos prejuízos que a proposta impõe a todos os servidores, atuais e futuros, e dos riscos que a fragilização da administração pública causa a toda sociedade. Entre os danos, a PEC traz a possibilidade de redução de jornada dos servidores, diminuindo também a prestação de serviços à população;

amplia a possibilidade de contratos temporários; e abre espaço para a privatização.

O perigo é grande, mas com a participação de cada um os votos podem ser mudados. O serviço público é de todos, ajude a preservá-lo!

Veja o passo a passo a seguir:

1º – Clique AQUI para enviar mensagem aos parlamentares;

2º – É possível mandar para todos os deputados e deputadas ou remeter para um parlamentar específico (estado ou partido político), basta selecionar na ferramenta;

3º – O passo seguinte é o texto propriamente dito. O modelo já estará disponível na caixa de diálogo; e

4º – Em seguida, preencha nome e e-mail válidos e clique em “enviar”.

IMPORTANTE: É necessário o envio com o nome e e-mail para que as mensagens não caiam na pasta de spam do parlamentar.

Planeje com a Jusprev e assegure o futuro da criançada

Quando o assunto é previdência complementar, é importante começar a planejar o mais cedo possível. Assim, podemos ter resultados mais satisfatórios e mais segurança em relação ao futuro, especialmente das nossas crianças.

Para incentivar este tipo de planejamento, incluindo os membros mais novos da família, a Jusprev lançou a Semana das Crianças, que traz as principais vantagens da adesão aos planos da entidade. Confira:

– Renda Mensal Programada: contribuição mensal que acumula saldo previdenciário, rentabilizando os investimentos ao longo dos anos.

– Renda Mensal Educacional: contribuição mensal voltada para o planejamento educacional das crianças. Auxilia o custeio dos estudos a nível superior ou atividades extracurriculares, como intercâmbios.

Ficou interessado(a)? Faça uma simulação agora mesmo pelo link www.jusprev.org.br/incentivo/ANFIP. Aproveite a oportunidade e invista nos pequenos!

Você também pode agendar uma consulta individual, 100% online, com a consultora da ANFIP, Zuleide Miranda.

Entre em contato pelo e-mail zuleide@anfip.org.br.

Plano Unimed Vitória está com Carência Zero para novas adesões

Atenção, associados! Já podem ser feitas as novas adesões ao plano de saúde Unimed Vitória, com vigência entre 1º/11 e 30/11, com Carência Zero*. Faça sua adesão, os diferenciais são imperdíveis!

Essa é a parceria da ANFIP e da Benevix oferecendo aos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil serviços que atendem aos seus interesses.

Além da Carência Zero, o plano foi reformulado e passa a oferecer diferenciais de mercado, com uma nova tabela de mensalidades com descontos exclusivos; isenção de seis mensalidades associativas da ANFIP para novos Auditores Fiscais que aderirem ao plano; reajuste de mensalidades somente em fevereiro de 2023; plano odontológico sem custo de mensalidades ou coparticipações.

Para fazer a adesão, os Auditores Fiscais podem entrar em contato com a Benevix pela Central de Vendas 0800 591 0534.

Aproveite essa oportunidade!

*Carência Zero exceto Parto (300 dias) e CPT – Cobertura Parcial Temporária (720 dias). Campanha válida para contratos 6848 (Enfermaria e Apartamento) e 8052 (Rede Diferenciada).

Referências

Documentos relacionados

Desta forma, dada sua importância e impacto econômico como doença da esfera da reprodução, além da carência de informações atuais sobre leptospirose em suínos

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete

Finally,  we  can  conclude  several  findings  from  our  research.  First,  productivity  is  the  most  important  determinant  for  internationalization  that 

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

A democratização do acesso às tecnologias digitais permitiu uma significativa expansão na educação no Brasil, acontecimento decisivo no percurso de uma nação em