• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho de Graduação e Educação Profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho de Graduação e Educação Profissional"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho de Graduação e Educação Profissional

Conselho de Graduação e

Educação Profissional

COGEP

PROCESSO Nº. 012/11-COGEP

Câmara de Licenciaturas e Bacharelados

CAMPUS PROPONENTE

: CURITIBA

Data de entrada: 04/05/11.

PROPOSTA DE AJUSTE DO PROJETO

PEDAGÓGICO DO CURSO DE

LICENCIATURA EM FÍSICA

(2)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Campus Curitiba

Gerência de Ensino e Pesquisa

Departamento Acadêmico de Física

Curitiba, 21 de junho de 2011.

PROJETO DE MUDANÇA DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

O curso de Licenciatura em Física, aprovado pela Resolução nº 77/08 – COEPP está em andamento desde o 1º semestre de 2009. Atualmente a turma mais adiantada encontra-se no 5º período.

Já foram encaminhados e aprovados dois projetos de ajustes no curso, que não envolveram uma mudança de grade, porque nenhum aluno havia atingido o período no qual as mudanças foram propostas. Através da Resolução 143/09 – COEPP, de 11/12/2009, e da Resolução 166/10 – COEPP, de 09/12/2010, foram aprovados os ajustes que originaram a atual matriz da Licenciatura em Física, de número 596, encontrada no Anexo 1.

Agora enviamos uma proposta, resultante de discussões de diversas reuniões de trabalho do Colegiado da Licenciatura em Física, formado pelos professores e representantes das diferentes áreas do curso, que exigirá uma mudança de grade curricular já a partir do 2º semestre de 2011. A nova matriz proposta encontra-se no Anexo 2.

1. AS MUDANÇAS PROPOSTAS NA MATRIZ CURRICULAR

A nova grade curricular contempla as seguintes modificações em relação a atual, de número 596.

(3)

1ª) A transferência da Matemática 1 (MA61B) do 2º para o 1º período. 2ª) A transferência do Cálculo Diferencial e Integral 2 (MA62A) do 3º para o 2º período.

3ª) A substituição da Matemática 2 (MA63B) por uma nova disciplina proposta pelo DAMAT, denominada de Equações Diferenciais Ordinárias, cuja ementa e carga horária são apresentadas no Anexo 3, e a sua transferência do 4º para o 2º período.

4ª) A transferência do Cálculo Diferencial e Integral 3 (MA63A) do 4º para o 3º período.

5ª) A substituição do Cálculo Diferencial e Integral 4 (MA64A) por uma nova disciplina proposta pelo DAMAT, denominada de Cálculo 4A, cuja ementa e carga horária são apresentadas no Anexo 4, e a sua transferência do 5º para o 4º período.

6ª) A transferência da História da Educação (ED60A) do 1º para o 2º período.

7ª) A transferência de Fundamentos Sociológicos da Educação (ED60H) do 1º para o 4º período.

8ª) A transferência de Pesquisa em Ensino de Física (FI64G) do 3º para o 4º período.

9ª) A transformação das disciplinas Metodologia do Ensino de Física 1 (FI62G) e Metodologia do Ensino de Física 2 (FI63G), ambas com 4 aulas teóricas semanais no 2º e 3º períodos, em uma só disciplina, denominada de Metodologia do Ensino de Física, com 4 aulas teóricas semanais que deverá ser ofertada no 3º período.

10ª) A transformação de Teorias da Aprendizagem (ED60I), do 2º período, em uma disciplina optativa.

11ª) A inclusão de mais dois pré-requisitos para a Mecânica 1 (FI62C), do 2º período, que deverão ser o Cálculo Diferencial e Integral 1 (MA61A) e a Matemática 1 (MA61B).

12ª) A inclusão de mais um pré-requisito para a Mecânica 2 (FI63C), do 3º período, que deverá ser a nova disciplina proposta pelo DAMAT, denominada de Equações Diferenciais Ordinárias.

(4)

13ª) A troca do pré-requisito, Teorias da Aprendizagem (ED60I) por Psicologia da Educação (ED 60C), da disciplina Projetos de Ensino em Mecânica 1 (FI63F) do 3º período.

14ª) A troca do pré-requisito, Metodologia do Ensino de Física 2 (FI63G) pela nova disciplina proposta, denominada de Metodologia do Ensino de Física, do Estágio Supervisionado 1 (FI65K).

As mudanças especificadas para a nova grade encontram-se no Anexo 2. Os números de referência (R) das disciplinas transferidas ou substituídas na nova matriz foram organizados.

2. JUSTIFICATIVAS PARA AS MUDANÇAS PROPOSTAS

A transferência da Matemática 1 (MA61B) do 2º para o 1º período é necessária porque os conteúdos desta disciplina são importantes para a Mecânica 1 (FI62C), que é ofertada no 2º período. Se a Matemática 1 (MA61B) for ofertada um semestre antes da Mecânica 1 os conteúdos desta disciplina poderão ser trabalhados com uma base matemática mais sólida, ganhando-se com isso mais tempo para aprofundá-los. Além da inclusão da Matemática 1 (MA61B), como pré-requisito de Mecânica 1 (FI62C), também é preciso incluir o Cálculo Diferencial e Integral 1 (MA61A) como pré-requisito desta disciplina pelas mesmas razões.

A transferência do Cálculo Diferencial e Integral 2 (MA62A) do 3º para o 2º período é necessária porque o rendimento desta disciplina será melhor se o seu estudo for subsequente ao do Cálculo Diferencial e Integral 1 (MA61A), que já é seu pré-requisito, como observado pelos próprios alunos do curso. A mesma justificativa aplica-se para o Cálculo Diferencial e Integral 3 (MA63A) ser subsequente ao Cálculo Diferencial e Integral 2 (MA62A) e o Cálculo Diferencial e Integral 4A ser subseqüente ao Cálculo Diferencial e Integral 3 (MA63A).

A substituição do Cálculo Diferencial e Integral 4 (MA64A) pelo Cálculo 4A é proposta porque o conteúdo de “Transformada Z”, constante na ementa do Cálculo Diferencial e Integral 4 (MA64A), não é essencial para a fundamentação das demais disciplinas do curso de Licenciatura em Física.

(5)

A substituição da Matemática 2 (MA63B) pela nova disciplina denominada de Equações Diferenciais Ordinárias, bem como a sua transferência do 4º para o 2º período, é necessária porque os conteúdos desta disciplina são importantes para a Mecânica 2 (FI62C), que é ofertada no 3º período. Se a disciplina Equações Diferenciais Ordinárias for ofertada um semestre antes da Mecânica 2 (FI62C) os conteúdos desta disciplina poderão ser trabalhados com uma base matemática mais sólida, ganhando-se com isso mais tempo para aprofundá-los. Além disso, como a disciplina Equações Diferenciais Ordinárias envolve diferenciação e integração de funções de uma variável, ela tem como pré-requisito o Cálculo Diferencial e Integral 1 (MA61A) e pode ser ofertada no mesmo período do Cálculo Diferencial e Integral 2 (MA62A), neste caso no 2º período, diferentemente da Matemática 2 (MA63B) que possui o Cálculo 2 como seu pré-requisito.

A transferência da História da Educação (ED60A), do 1º para o 2º período, foi proposta porque esta disciplina exige um número significativo de horas de leitura e estudo que poderão ser mais bem aproveitados por alunos que já tenham cursado pelo menos um semestre e atingido um pouco de amadurecimento no curso. Além disso, com esta mudança haverá um alivio de 2 aulas semanais na carga horária do 1º período, que aumentará 6 aulas semanais com a entrada da Matemática 1 (MA61B) neste.

A transferência de Fundamentos Sociológicos da Educação (ED60H) do 1º para o 4º período também aliviará em 2 aulas semanais a carga horária do 1º período. Mas a razão principal para transferir esta disciplina para o 4º período é a de ofertá-la apenas um semestre antes do Estágio Supervisionado 1 (FI65K). Afinal, o entendimento da educação como um processo social e o estudo dos princípios básicos da sociologia, preparará os alunos para serem inseridos nos campos de estágio de escolas com diversas realidades sociais.

A transformação de Teorias da Aprendizagem (ED60I), do 2º período, em uma disciplina optativa foi fundamentada em investigações feitas junto aos estudantes do curso, demonstrando a sua alta intersecção cogniscente com a disciplina Psicologia da Educação (ED60C). Assim confirmou-se que Teorias da Aprendizagem não é uma disciplina básica de conhecimento, mas sim um ramo da própria Psicologia. Além disso, na área de Pesquisa em Ensino de Física, esta disciplina tem um corpo muito específico. Por isso, tornando-a

(6)

optativa, ela poderá ser requisitada segundo os interesses de aprofundamento das aplicações da Psicologia nas práticas educacionais que envolvem o Ensino de Física.

Como a disciplina Teorias da Aprendizagem (ED60I) deverá ser optativa, ela deixará de ser pré-requisito de Projetos de Ensino em Mecânica 1 (FI63F), do 3º período. A disciplina Psicologia da Educação (ED 60C) deverá ser então um dos pré-requisitos de Projetos de Ensino em Mecânica 1 (FI63F) porque nesta os licenciandos em Física passarão a ter contato com alunos do ensino médio nas apresentações dos projetos de ensino. Assim sendo, é preciso estudar as teorias do desenvolvimento cognitivo e da personalidade para preparar as apresentações dos projetos para os alunos do ensino médio.

A junção das disciplinas Metodologia do Ensino de Física 1 (FI62G) e Metodologia do Ensino de Física 2 (FI63G), numa única disciplina que será denominada de Metodologia do Ensino de Física, foi proposta pelo Colegiado de Física como uma forma de equilibrar a carga horária do curso, já que este projeto coloca uma concentração maior de disciplinas da área de Matemática dos primeiros períodos. Além disso, verificou-se que, ao ser colocada em execução a grade inicialmente proposta, parte dos conteúdos previstos para essas disciplinas estariam também sendo apresentados em temáticas desenvolvidas na disciplina de Didática (ED60D) e também nas disciplinas de Projetos de Ensino que são ofertadas do 3º ao 8º períodos. As disciplinas de Projetos de Ensino, pelas suas próprias naturezas, podem abordar tanto conceitos teóricos sobre a prática escolar (Didática), quanto práticos da atividade docente (Projetos de Ensino de Mecânica, de Oscilações e Ondas, de Fluidos e Termodinâmica, de Ótica e outros conteúdos pertinentes à Física). Assim, decidiu-se reorganizar a ementa e o conteúdo programático das disciplinas de Metodologia do Ensino de Física 1 e 2 e concentrá-los em uma única disciplina, contribuindo, assim, para prevenir eventuais sombreamentos de conteúdos. O objetivo, carga horária e ementa da nova disciplina denominada de Metodologia do Ensino de Física estão apresentados no Anexo 5.

Finalmente, a disciplina Pesquisa em Ensino de Física (FI63H) que, no projeto de aprovação do curso, pertencia ao 4º período, deverá retornar a este. Pelo fato de tratar de aspectos mais particulares de pesquisa, voltados

(7)

especificamente para um campo de conhecimento, que neste caso é de Física, é mais interessante para o desenvolvimento dos alunos que a disciplina de Pesquisa em Ensino de Física (FI63H) seja ministrada após a disciplina de Metodologia da Pesquisa em Educação (ED60J). Da maneira como está na matriz atual, com estas duas disciplinas no mesmo semestre, há uma limitação temporal da possibilidade de aplicação, na Pesquisa em Ensino de Física (FI63H), de determinados pressupostos de pesquisa abordados no âmbito da Metodologia da Pesquisa em Educação (ED60J).

A listagem de todas as disciplinas da nova matriz encontra-se no Anexo 6.

(8)

ANEXO 1

ATUAL MATRIZ DA LICENCIATURA EM FÍSICA ANEXO 7 1.1 2.1 3.1 4.1 5.1 6.1 7.1 8.1 4/2 4/2 4/2 4/2 4/2 4/2 4/2 4/0 6 6 6 6 6 6 6 4 CBF 90h 1.3 CBF 90h 2.1 2.2 CBF 90h 3.1 CBF 90h 2.1 CBF 90h 3.1 1.2 CBF 90h 6.1 CBF 90h 5.2 7.3 CBF 60h 1.2 2.2 3.2 4.2 5.2 6.2 7.2 6/0 6/0 4/0 4/0 4/0 4/0 4/0 6 6 4 4 4 4 4 CL 90h CL 90h 1.2 CL 60h 1.2 2.2 CL 60h 3.2 CL 60h 5.1 CBF 60h 4.2 6.1 CBF 60h 1.3 4.3 5.3 6.3 7.3 8.2 2/2 3/2 0/4 0/4 4/2 2/2 4 5 4 4 6 4 CBF 60h CL 75h CL 60h 5.3 CL 60h 1.2 3.1 CBF 90h 7.3 CM 60h 1.4 3.3 4.4 5.4 6.4 7.4 8.3 2/0 2/2 2/2 2/2 2/2 2/2 2/2 2 4 4 4 4 4 4 CL 30h 2.1 2.4 2.6 CM 60h 3.1 3.3 CM 60h 4.1 CM 60h 5.1 CM 60h 6.1 CM 60h 7.1 CM 60h 1.5 2.3 3.4 4.5 5.5 7.5 8.4 2/0 4/0 4/0 4/0 2/0 2/0 4/0 2 4 4 4 2 2 4 CC 30h CM 60h 2.3 CM 60h 2.2 3.2 CL 60h 1.5 CC 30h CC 30h CC 60h 1.6 2.4 3.5 2/0 2/0 2/0 2 2 2

CBE 30h CBE 30h CBE 30h

1.7 2.5 3.6 5.6

2/0 3/0 2/0 3/0

2 3 2 3

CBE 30h CBE 45h CBE 30h CBE 45h

2.6 3.7 5.8 6.6 7.6 8.5 2/0 2/0 0/4 0/4 2 2 2 2 4 4 CBE 30h CM 30h CL 30 5.8 CL 30 6.5 TCC 60h 7.6 7.7 TCC 60h 5.7 6.5 7.7 8.6 0/4 0/4 0/9 0/12 4 4 9 12 3.4 EC 60h 5.7 EC 60h 6.5 EC135h 7.7 EC180h TIPO DE CONTEÚDO (TC)

CBF - CONHECIMENTOS BÁSICOS DE FÍSICA CBE - CONHECIMENTOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO CL - CONHECIMENTOS DE LINGUAGEM

CC - CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES OU INTERDISCIPLINARES 2640 h

CM - CONHECIMENTOS METODOLÓGICOS 180 h

EC - ESTÁGIO CURRICULAR 405 h

TC TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 3225 h

CHT - CARGA HORÁRIA TOTAL SEMESTRAL PR R R - REFERÊNCIA NA MATRIZ TT - TOTAL DE AULAS(SEMANAIS) AT/P Nome da Disciplina Código TT

CHT PR - PRÉ-REQUISITO CARGA HORÁRIA TOTAL

ATIVIDADES PRESENCIAIS ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS

FRENTE /VERSO CURSO 235 - GRADE 596 ESTÁGIO FI64D FI65C MA61A FI61G Projetos de Ensino em Oscilações, Ondas e Acústica Matemática 2 MA63A Química FI63C FI63F MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE T ECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

5º período 6º período 7º período

3º período 4º período MATRIZ CURRICULAR Mecânica Quântica Mecânica 2 2º período FI62C 8º período

Mecânica 1 Oscilações, Ondas e Acústica TermodinâmicaFluídos e Eletricidade e Magnetismo Ótica

LEGENDA

Teorias da Aprendizagem

ED60I

AT/P - AULAS TEÓRICAS/PRÁTICAS (SEMANAIS) Fundamentos Sociológicos da Educação ED60H História da Educação ED60A Atividades Complementares Estágio Supervisionado 1 1º período FI61E Filosofia e História da Física Clássica Fundamentos da Física FI61C Comunicação Oral e Escrita CE62A Fundamentos da Física Experimental Cálculo Diferencial e Integral 1 Matemática 1 MA61B Cálculo Diferencial e Integral 2 MA62A Cálculo Diferencial e Integral 3 Projetos de Ensino em Mecânica 1 MA64A Filosofia e História da Física Moderna FI67F FI65G QB64A Metodologia do Ensino de Física 1 Optativa ED60F MA63B FI68J FI67J Teoria Eletromagnética Cálculo Diferencial e

Integral 4 Física Estatística

FI66F Tópicos de Informática para o Ensino de Física Trabalho de Conclusão de Curso 2 120h

Cursar 120h de disciplinas optativas disponíveis Políticas Educacionais e Gestão Escolar ED60E Libras 2 Libras 1 Projetos de Ensino em Mecânica 2 FI65E Metodologia do Ensino de Física 2 FI63G Projetos de Ensino em Física Moderna FI68E Projetos de Ensino em Eletricidade e Magnetismo Projetos de Ensino em Fluídos e Termodinâmica FI67E FI66E FI62G Metodologia da Pesquisa em Educação ED60J Educação e Tecnologia ED60B FI64F FI65F FI68G FI67G ED60C FI66K FI67K

Didática Pesquisa em Ensino de Física

FI63H Estágio Supervisionado 3 Trabalho de Conclusão de Curso 1 ED60G Estágio Supervisionado 2 FI68F 180h CC FI60A ED60D FI68K FI65K Estágio Supervisionado 4 Psicologia da Educação FI68C Física e Tecnologia FI67C FI66C FI66D Produção e Uso de Computação Educativa Política Científica e Tecnológica Projetos de Ensino em Ótica FI67D Fundamentos da Teoria da Relatividade e da Física Quântica 52

(9)

DISCIPLINAS OPTATIVAS (30h)

PRÉ-REQUISITO FI6AA - Introdução à Linguagem C

FI6AB - Tópicos em Espectroscopia

FI6AC - Introdução à Fotônica FI67C+FI67D+FI67E

DISCIPLINAS OPTATIVAS (60h) PRÉ-REQUISITO

FI6BA - Mecânica Analítica FI63C+MA63B

FI6BB - Fundamentos de Biofísica QB64A+FI65C

FI6BC - Modelagem Matemática em Física MA64A

FI6BD - Introdução à Astronomia e Astrofísica FI64C

FI6BE - Dinâmica Não-Linear MA62A+FI63C

Lasers: Fundamentos e Aplicações FI64D+MA62A

Física Nuclear e suas Aplicações FI66C+FI67D+FI67E+MA62A

FI67C+FI67E

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ MATRIZ CURRICULAR

(10)

ANEXO 2

NOVA MATRIZ PROPOSTA PARA A LICENCIATURA EM FÍSICA

1.1 2.1 3.1 4.1 5.1 6.1 7.1 8.1 6/0/4 6/0/0 6/0/0 6/0/0 6/0/0 6/0/0 6/0/0 4/0/0 4/2 4/2 4/2 4/2 4/2 4/2 4/2 4/0 6 6 6 6 6 6 6 4 CBF 108 CBF 108 CBF 108 CBF 108 CBF 108 CBF 108 CBF 108 CBF 72 1.2 2.2 3.2 4.2 6.2 7.2 6/0/0 4/0/0 4/0/0 4/0/0 4/0/0 4/0/0 6/0 4/0 4/0 4/0 4/0 4/0 6 4 4 4 4 4 CL 108 CL 72 CL 72 CL 72 CBF 72 CBF 72 1.3 2.3 4.3 5.2 6.3 7.3 8.2 6/0/0 4/0/0 5/0/0 4/0/0 4/0/20 6/0/0 4/0/50 6/0 4/0 3/2 0/4 0/4 4/2 2/2 6 4 5 4 4 6 4 CL 108 CL 72 CL 90 CL 72 CL 72 CBF 108 CM 72 1.4 2.4 3.3 4.4 5.3 6.4 7.4 8.3 4/0/4 2/0/0 4/0/50 4/0/50 4/0/50 4/0/50 4/0/50 4/0/50 2/2 2/0 2/2 2/2 2/2 2/2 2/2 2/2 4 2 4 4 4 4 4 4 CBF 72 CBE 36 CM 72 CM 72 CM 72 CM 72 CM 72 CM 72 1,5 2.5 3.4 4.5 5.4 7.5 8.4 2/0/0 3/0/0 4/0/0 2/0/0 2/0/0 2/0/0 4/0/0 2/0 3/0 4/0 2/0 2/0 2/0 4/0 2 3 4 2 2 2 4 CC 36 CBE 54 CM 72 CM 36 CC 36 CC 36 CC 72 1,6 2.6 3.5 4.6 5.5 2/0/0 2/0/10 2/0/4 2/0/0 3/0/4 2/0 2/0 2/0 2/0 3/0 2 2 2 2 3

CL 36 CBE 36 CBE 36 CBE 36 CBE 54

3.6 5.6 6.5 2/0/4 2/0/0 2/0/0 2/0 1/1 1/1 2 2 2 CBE 36 CL 36 CL 36 7.6 8.5 38/0/0 38/0/0 4/0/0 4/0/0 4 4 TCC 72 TCC 72 5.7 6.6 7.7 8.6 0/0/0 0/0/0 0/0/0 0/0/0 0/4/0 0/4/0 0/9/0 0/12/0 4 4 9 12 EC 60h EC 60h EC 135h EC 180h

LEGENDA (número de aulas) TIPO DE CONTEÚDO (TC)

R - Referência na matriz CBF - CONHECIMENTOS BÁSICOS DE FÍSICA

APS/AD/APCC- Ativ. Prática Superv./à dist./Ativ.prática comp.curr. (semes CBE - CONHECIMENTOS BÁSICOS DE EDUCAÇÃO

AT/AP - Aulas teóricas/práticas (semanal) CL - CONHECIMENTOS DE LINGUAGEM

TC TT -Total de aulas (semanal) CC- CONHECIMENTOS COMPLEMENTARES OU INTERDISCIPLINARES

NAT - Nº de aulas total (semestral) CM - CONHECIMENTOS METODOLÓGICOS 2805 horas 200 horas 435 horas

PR - Pré-requisito EC - ESTÁGIO CURRICULAR TCC - TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ATIVIDADES COMPLEMENTARES Código Mecânica 1 Mecânica 2 Cálculo Diferencial e Integral 1 OPTATIVAS

Cursar 120 h de disciplinas optativas disponíveis.

1.2 1.3 1.4 3,1 2,1 3.1 1.2 6,1 4.2 7.3 1.2 1.3 História da Educação PR Nome da Disciplina NAT APS/AD/APCC AT/AP TT

TC - Tipo de conteúdo Estágio Curricular Obrigatório:

FRENTE/VERSO Atividades complementares:

2º Período 3º Período 5º Período 6º Período 7º Período 8º Período

2.1 2.3 Fundamentos da Física Eletricidade e Magnetismo Ótica Fluidos e

Termodinâmica Mecânica Quântica

R Matemática 1 1º Período 4º Período Oscilações, Ondas e Acústica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

-200h

CURSO 235 - GRADE ... M ATRIZ CURRICULAR

CAM PUS CURITIBA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

Código

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO (em horas):

CC

Carga horária total das disciplinas: Fundamentos da Física Experimental Comunicação Oral e Escrita Filosofia e História da Física Clássica Cálculo Diferencial e Integral 2 1,2 Equações Diferenciais Ordinárias Cálculo 4A 2,2 Química Cálculo Diferencial e Integral 3 Psicologia da Educação Didática Projetos de Ensino em Mecânica 1 Educação e Tecnologia 3,5 1.2 1.3 Metodologia da Pesquisa em Educação 2.1 2.5 2.6 Metodologia do Ensino de Física 4,1 Filosofia e História da Física Moderna Projetos de Ensino em Mecânica 2 3.1 3.3 Pesquisa em Ensino de Física Fundamentos Sociológicos da Educação Tópicos de Informática para o Ensino de Física Projetos de Ensino em Oscilações, Ondas e Acústica 1,5 Políticas Educacionais e Gestão Escolar Libras 1 Estágio Curricular Obrigatório 1 3,4 Estágio Curricular Obrigatório 2 5,7 6,1 Estágio Curricular Obrigatório 3 6,6 Estágio Curricular Obrigatório 4 7,7 5,6 5,2 Projetos de Ensino em Fluidos e Termodinâmica 5,1 Libras 2 Política Cientifica e Tecnológica Física Estatística 5,1 Produção e Uso de Computação Educativa Teoria Eletromagnética 3.2 6.1 Fundamentos da Teoria da Relatividade e da Física Quântica Projetos de Ensino em Física Moderna 7,3 Projetos de Ensino em Ótica 1.2 3.1 Projetos de Ensino em Eletricidade e Magnetismo Física e Tecnologia Trabalho de Conclusão de Curso 1 7,1 Trabalho de Conclusão de Curso 2 6,6 7.6 7.7 54

(11)

DISCIPLINAS OPTATIVAS (30 h) PRÉ-REQUISITO DISCIPLINAS OPTATIVAS (60 h) PRÉ-REQUISITO

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C MECÂNICA ANALÍTICA 2.3 e 3.1

TÓPICOS EM ESPECTROSCOPIA 7.1 7.3 FUNDAMENTOS DE BIOFÍSICA 4.3 e 5.1

INTRODUÇÃO À FOTÔNICA 7.1 7.2 7.3 MODELAGEM MATEMÁTICA EM FÍSICA 4,2

TEORIAS DA APRENDIZAGEM INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA 4,1

DINÂMICA NÃO LINEAR 2.2 e 3.1

LASERS: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES 2.2 e 4.1

FÍSICA NUCLEAR E SUAS APLICAÇÕES 2.2 6.1 7.2 e 7.3

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - CAM PUS CURITIBA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

M ATRIZ CURRICULAR

(12)

ANEXO 3

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) TA(72) Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 1 e Matemática 1.

Ementa: Ementa: Equações Diferenciais de Primeira Ordem; Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de Ordem Superior; Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias Lineares; Noções de Equações Não-lineares e Estabilidade; Resolução das Equações Diferenciais em Séries de Potências.

(13)

ANEXO 4

CÁLCULO 4A

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) TA(72) Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 2

Ementa: Séries de Fourier; Transformada de Fourier; Equações Diferenciais Parciais; Transformadas de Laplace.

(14)

ANEXO 5

METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(04)TA(72) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Ementa: Abordagens metodológicas contemporâneas do ensino e aprendizagem em Física. Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais de Física. Epistemologia do conhecimento físico. Transposição didática. Recursos de ensino. Ação docente no ensino de Física.

Objetivo da disciplina:

Propiciar aos alunos, futuros professores, de forma crítica, participativa e contextualizada, e tomando como pressuposto a prática da investigação como processo educativo, acesso às principais e atuais linhas de propostas metodológicas para o ensino de Física e ao instrumental teórico-metodológico e legal necessário para a compreensão, uso e avaliação das diversas formas de organização e planejamento do espaço escolar e da sala de aula, visando sua preparação, como futuro docente, para o estabelecimento de critérios de seleção, uso e avaliação de materiais e estratégias para o ensino de Física enquanto disciplina escolar.

(15)

ANEXO 6

Ementas das disciplinas do Curso de Licenciatura em Física

1° Semestre

FUNDAMENTOS DA FÍSICA

Carga Horária: AT (68) AP (30) APCC(04) APS(06) TA (108) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Nascimento e constituição dos diversos campos de conhecimento de Física. Aquisição, análise e tratamento de dados. Representações e análise de resultados a partir de experimentos significativos para a constituição dos campos da Física.

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1

Carga Horária: AT(102) AP(00) APCC(00) APS(6) TA(108) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Sistematização dos Conjuntos Numéricos. Sistema Cartesiano Ortogonal. Relações e Funções no Espaço Real Bidimensional. Limites e Continuidade de Funções Reais de Variável Real. Estudo das Derivadas de Funções Reais de Variável Real. Estudo da Variação de Funções através dos Sinais das Derivadas. Teoremas Fundamentais do Cálculo Diferencial. Estudo dos Diferenciais e suas Aplicações. Fórmula de Taylor e de MacLaurin. Estudo dos Integrais Indefinidos. Estudo dos Integrais Definidos. Aplicações das Integrais Definidos.

MATEMÁTICA 1

Carga Horária: AT(102) AP(00) APCC(00) APS(6) TA(108) Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 1.

Ementa: Sistemas de Coordenadas. Matrizes. Sistemas de Equações Lineares. Álgebra Vetorial. Produto de Vetores. Estudo Analítico da Reta e do Plano. Espaços Vetoriais. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Espaço com Produto Interno. Cônicas e Quádricas.

FUNDAMENTOS DA FÍSICA EXPERIMENTAL

Carga Horária: AT (32) AP (32) APCC(04) APS(04) TA (72) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Teoria dos Erros. Teoria elementar da probabilidade. Distribuições binomial, normal e de Poisson. Método dos mínimos quadrados. Condições e uso de laboratório de Física. Planejamento e execução de experimentos. Tratamento de dados experimentais. Elaboração de relatórios.

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA FÍSICA CLÁSSICA

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC(00) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: A Cosmologia grega: os jônicos, os pitagóricos, Aristóteles. A física medieval e a teoria do Impetus. A visão renascentista da natureza.

(16)

Nascimento e desenvolvimento da Mecânica. A Revolução Industrial. Surgimento da Termodinâmica. Construção do Eletromagnetismo. A Física Clássica no final do século XIX.

COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC(00) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Fundamentos da comunicação para conversação e apresentação em público. Técnicas e estratégias de comunicação oral. Planejamento e elaboração de reuniões e seminários. A comunicação nos trabalhos de grupo. Soluções e problemas de comunicação empresarial/institucional. Redação empresarial/institucional: memorando; “Curriculum Vitae”; memento; relatório. Emprego da norma culta em trabalhos técnicos.

2º Semestre

MECÂNICA 1

Carga Horária: AT (68) AP (34) APCC(00) APS(06) TA (108)

Pré-requisito: Fundamentos da Física Experimental, Cálculo Diferencial e Integral 1 e Matemática 1.

Ementa: Cinemática e Dinâmica da translação. Leis de Newton. Trabalho e energia. Conservação da energia.

CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4)TA(72) Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 1.

Ementa: Sistemas de Coordenadas Polares e Integrais. Integrais Impróprios. Integrais Eulerianos. Tópicos de Topologia dos Espaços Reais n-Dimensionais. Relações e Funções em Espaços Reais n-n-Dimensionais. Limite e Continuidade de Funções de n-Variáveis Reais. Derivadas Parciais. Derivadas de Funções Compostas, Implícitas e Homogêneas. Diferenciais de Funções de n-Variáveis. Máximos e Mínimos de Funções de n-Variáveis Reais. Integrais Múltiplos. Aplicações Geométricas dos Integrais Múltiplos.

EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) TA(72) Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 1 e Matemática 1.

Ementa: Ementa: Equações Diferenciais de Primeira Ordem; Equações Diferenciais Ordinárias Lineares de Ordem Superior; Sistemas de Equações Diferenciais Ordinárias Lineares; Noções de Equações Não-lineares e Estabilidade; Resolução das Equações Diferenciais em Séries de Potências.

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC(00) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Grandes tendências do pensamento filosófico e suas implicações na Educação. Principais correntes do pensamento pedagógico a partir da modernidade. História da Educação no Brasil.

(17)

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Carga Horária: AT (51) AP (00) APCC(00) APS(03) TA (54) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Teorias do desenvolvimento da personalidade. Teorias do desenvolvimento cognitivo. Implicações dessas teorias na Educação Básica.

DIDÁTICA

Carga Horária: AT (24) AP (00) APCC(10) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da Didática. Dimensões político-sociais, técnicas e humanas da Didática e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem.

3° Semestre

MECÂNICA 2

Carga Horária: AT (68) AP (34) APCC(00) APS(06) TA (108) Pré-requisito: Mecânica 1 e Equações Diferenciais Ordinárias

Ementa: Conservação do momento linear. Colisões. Gravitação. Cinemática e Dinâmica da rotação. Conservação do momento angular.

CÁLCULO DIFRENCIAL E INTEGRAL 3 Carga Horária: AT(68) AP(00)APS(4)TA(72)

Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 1 e Matemática 1.

Análise Vetorial. Séries Numéricas e Séries de Funções. Funções de Variável Complexa.

PROJETOS DE ENSINO EM MECÂNICA 1

Carga Horária: AT(18) AP(00) APCC(50) APS(4)TA(72)

Pré-requisito: Mecânica 1, Didática e Psicologia da Educação.

Ementa: Identificação, seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos desenvolvidos em Mecânica.

METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(04)TA(72) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Ementa: Abordagens metodológicas contemporâneas do ensino e aprendizagem em Física. Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais de Física. Epistemologia do conhecimento físico. Transposição didática. Recursos de ensino. Ação docente no ensino de Física.

METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO Carga Horária: AT(30) AP(00) APCC(4) APS(2)TA(36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

(18)

Ementa: Natureza da pesquisa em educação. Planejamento. Abordagens da pesquisa: etnográfica, histórica, "surveys", estudo de caso, experimental, pesquisa-ação. Método de obtenção e análise de dados: questionários, entrevistas, relatos, observação, testes, "role-playing". Problemas éticos e metodológicos da pesquisa educacional.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

Carga Horária: AT(30) AP(00) APCC(4) APS(2)TA(36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Co-Requisito: Projeto de Ensino de Física 1.

Histórico da tecnologia educacional. Tecnologias da informação e comunicação. Papéis dos aprendizes e dos educadores em ambientes de aprendizagem baseados nas TICs. Impacto das TICs em diferentes contextos educacionais. Educação à distância mediada pelas TICs. Classificação e avaliação de software educativo. Planejamento com recursos tecnológicos.

4° Semestre

OSCILAÇÕES, ONDAS E ACÚSTICA

Carga Horária: AT (68) AP (34) APCC(00) APS(06) TA (108) Pré-requisito: Mecânica 2.

Ementa: Movimento harmônico. Ondas mecânicas.

CÁLCULO 4A

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) TA(72) Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 2

Ementa: Séries de Fourier; Transformada de Fourier; Equações Diferenciais Parciais; Transformadas de Laplace.

QUÍMICA

Carga Horária: AT (56) AP (28) APCC(00) APS(06) TT (90) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa:Teoria atômica. Ligações químicas. Forma e estrutura das moléculas. Estados físicos da matéria. Leis da termodinâmica. Equilíbrios físicos e químicos. Ácidos e bases. Eletroquímica. Noções de cinética química. Noções de Química Orgânica. Química dos Materiais.

PROJETOS DE ENSINO EM MECÂNICA 2

Carga Horária: AT(18) AP(00) APCC(50) APS(4)TA(72)

Pré-requisito: Mecânica 2 e Projetos de Ensino de Mecânica 1.

Ementa: Identificação, seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos desenvolvidos em Mecânica.

PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC(00) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Metodologia da Pesquisa em Educação.

Ementa: Correntes de educação científica. Constituição do campo de pesquisa em ensino de Física no Brasil. Projetos de ensino de Ciência e de

(19)

ensino de Física. Caracterização dos grupos de pesquisa em ensino de Física.

FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC(00) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Princípios básicos da sociologia. Principais correntes sociológicas. A educação como processo social. Educação e estrutura social. Tendências teóricas da sociologia da educação e sua influência na educação brasileira.

5º. Semestre

FLUIDOS E TERMODINÃMICA

Carga Horária: AT (68) AP (34) APCC(00) APS(06) TA (108) Pré-requisito: Mecânica 1.

Ementa: Estática e Dinâmica de fluidos. Temperatura e calor. Leis da Termodinâmica. Teoria cinética dos gases.

TÓPICOS DE INFORMÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA Carga Horária: AT(00) AP(68) APCC(00) APS(4) TA(72) Pré-requisito: não há

Ementa: O conhecimento e as diversas mídias digitais (arquivos de áudio, vídeo, etc.). Manipulação de Sistemas Operacionais. Ferramentas para Edição de Conteúdos. Introdução ao desenvolvimento de aplicações educacionais. Uso de interfaces digitais para coleta de dados em experiências.

PROJETOS DE ENSINO EM OSCILAÇÕES, ONDAS E ACÚSTICA Carga Horária: AT(18) AP(00) APCC(50) APS(4)TA(72)

Pré-requisito: Oscilações, Ondas e Acústica.

Ementa: Identificação, seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos desenvolvidos em Oscilações, Ondas e Acústica.

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA FÍSICA MODERNA

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC(00) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Filosofia e História da Física Clássica.

Ementa: A transição da Mecânica Clássica para a Mecânica Quântica. A radiação do corpo negro e a quantização da energia. Desenvolvimento da Física Nuclear e da Física das Partículas Elementares. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento: Popper, Kuhn, Feyerabend, Bachelard. Ciência, informação e poder.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO ESCOLAR

Carga Horária: AT (47) AP (00) APCC(04) APS(03) TA (54) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Co requisito: Estágio Curricular Obrigatório 1

(20)

Ementa: Políticas educacionais, legislação e suas implicações para a organização da atividade escolar. Escolarização. Trabalho coletivo como princípio do processo educativo. Projeto Político Pedagógico.

LIBRAS 1

Carga Horária: AT(24) AP(10) ) APCC(00) APS(02) TA(36) Pré-requisito: sem pré-requisito

Ementa: Línguas de sinais e minoria linguística; As diferentes línguas de sinais; Status da língua de sinais no Brasil; Cultura surda; Organização linguística da Libras para usos informais e cotidianos: vocabulário; morfologia; sintaxe e semântica; A expressão corporal como elemento linguístico.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 1

Carga Horária: AT(00) AP(60) APCC(00) APS(000 TH(60) Pré-requisito: Metodologia do Ensino de Física.

Co requisito: Políticas Educacionais e Gestão Escolar Ementa: Gestão e administração da instituição escolar.

6º. Semestre

ELETRICIDADE E MAGNETISMO

Carga Horária: AT (68) AP (34) APCC(00) APS(06) TA (108) Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 1, Mecânica 2.

Ementa: Lei de Coulomb. Lei de Gauss. Corrente elétrica. Campo Magnético. Lei de Ampère. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Dielétricos. Materiais magnéticos. Circuitos. Equações de Maxwell.

FÍSICA ESTATÍSTICA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4)TA(72) Pré-requisito: Fluídos e Termodinâmica.

Ementa: Teoria de Distribuições da Física Estatística. Gases diluídos em equilíbrio. Mecânica Estatística Clássica de Equilíbrio. Mecânica Estatística Quântica.

PRODUÇÃO E USO DE COMPUTAÇÃO EDUCATIVA Carga Horária: AT(00) AP(48) APCC(20) APS(4)TA(72) Pré-requisito: Tópicos de Informática para o Ensino de Física

Ementa: Concepção de software educativo. Ambientes de programação. Ferramentas de desenvolvimento e aplicação de softwares em sala de aula. Características dos aplicativos computacionais: modelagem e simulação. As ferramentas de produção dos materiais: linguagens de programação. O conceito de objetos de aprendizagem: produção e avaliação. Formas de utilização em diversos ambientes de aprendizagem (presenciais, semipresenciais e a distância) e em diferentes níveis de ensino. Uso de plataformas de Ensino a Distância.

PROJETOS DE ENSINO EM FLUÍDOS E TERMODINÂMICA Carga Horária: AT(18) AP(00) APCC(50) APS(4)TA(72)

(21)

Pré-requisito: Fluídos e Termodinâmica.

Ementa: Identificação, seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos desenvolvidos em Fluídos e Termodinâmica.

LIBRAS 2

Carga Horária: AT(10) AP(24) APS(02) TA(36) Pré-requisito: Libras 1

Ementa: A educação de surdos no Brasil; Cultura surda e a produção literária; Emprego da Libras em situações discursivas formais: vocabulário; morfologia; sintaxe e semântica; Prática do uso da Libras em situações discursivas mais formais.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 2

Carga Horária: AT(00) AP(60) APCC(00) APS(00) TH(60) Pré-requisito: Estágio Curricular Obrigatório 1.

Ementa: Observação de aspectos didáticos e metodológicos do processo ensino aprendizagem. Observação de elementos da aula e da relação professor aluno em atividades docentes.

7º. Semestre

ÓTICA

Carga Horária: AT (68) AP (34) APCC(00) APS(06) TA (108) Pré-requisito: Eletricidade e Magnetismo.

Ementa: Ótica geométrica. Ótica ondulatória. Ótica eletromagnética. Propagação de ondas. Emissão de radiação.

TEORIA ELETROMAGNÉTICA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4)TA(72)

Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 3, Eletricidade e Magnetismo. Ementa: Equações de Maxwell. Equações de Laplace e Poisson. Equação de onda. Propagação de ondas eletromagnéticas. Emissão de radiação.

FUNDAMENTOS DA TEORIA DA RELATIVIDADE E DA FISICA QUÂNTICA Carga Horária: AT (102) AP (00) APCC(00) APS(06) TA (108)

Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 1 e Mecânica 2.

Ementa: Teoria da Relatividade Restrita. Origens da Teoria Quântica. Equação de Schrödinger e sistemas quânticos simples.

POLÍTICA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Carga Horária: AT (34) AP (00) APCC(00) APS(02) TA (36) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: O Estado e a definição de políticas de Ciência e Tecnologia. Órgãos de fomento. Mecanismos de incentivo à pesquisa.

PROJETOS DE ENSINO EM ELETRICIDADE E MAGNETISMO Carga Horária: AT(18) AP(00) APCC(50) APS(4)TA(72)

(22)

Pré-requisito: Eletricidade e Magnetismo.

Ementa: Identificação, seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos desenvolvidos em Eletricidade e Magnetismo.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1

Carga Horária: AT(34) AP(00) APCC(00) APS(38) TA(72) Pré-requisito: Estágio Supervisionado 2.

Ementa: Elaboração de proposta de trabalho científico e/ou tecnológico envolvendo temas abrangidos pelo curso. Desenvolvimento do trabalho proposto.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 3

Carga Horária: : AT(00) AP(135) APCC(00) APS(00) TH(135) Pré-requisito: Estágio Curricular Obrigatório 2.

Ementa: Acompanhamento do desenvolvimento de atividades de planejamento e avaliação junto a professores de Física da instituição escolar e do planejamento de objetivos e de estratégias utilizadas para o desenvolvimento dos conteúdos. Desempenho de atividades de docência assistida.

8º Semestre

MECÂNICA QUÂNTICA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) TA(72)

Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 4 e Fundamentos da Teoria da Ementa: Relatividade e da Física Quântica.

Fundamentos da Mecânica Quântica.

FÍSICA E TECNOLOGIA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) TA(72) Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Aplicações tecnológicas de conhecimentos e princípios físicos em máquinas, dispositivos e processos produtivos presentes nos setores primário, secundário e terciário da economia.

PROJETOS DE ENSINO EM FÍSICA MODERNA

Carga Horária: AT(18) AP(00) APCC(50) APS(4)TA(72)

Pré-requisito: Fundamentos da Teoria da Relatividade e da Física Quântica. Ementa: Identificação, seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos desenvolvidos em Física Moderna.

PROJETOS DE ENSINO EM ÓTICA

Carga Horária: AT(18) AP(00) APCC(50) APS(4)TA(72) Pré-requisito: Ótica.

Ementa: Identificação, seleção e avaliação de metodologias, estratégias e recursos adequados ao ensino, nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio, dos conteúdos desenvolvidos em Ótica.

(23)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 Carga Horária: AT(34) AP(00) APS(38) TA(72)

Pré-requisito:Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Estágio Supervisionado 3. Ementa: Desenvolvimento e finalização do trabalho iniciado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1. Redação de monografia e apresentação do trabalho.

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO 4

Carga Horária: AT(00) AP(180) APCC(00) APS(00) TH(180) Pré-requisito: Estágio Curricular Obrigatório 3.

Ementa: Elaboração de planejamento e avaliação de atividades a serem desenvolvidas na instituição de ensino. Desempenho de atividades de docência assistida por professores da instituição escolar, num nível de responsabilidade maior que no Estágio Supervisionado anterior.

Ementas das disciplinas optativas

FUNDAMENTOS DE BIOFÍSICA

Carga Horária: AT(34) AP(34) APCC(00) APS(4) T(72)

Pré-requisito: Química e Fluidos e Termodinâmica.

Ementa: Biofísica da água. Equilíbrio ácido base. Transporte através de membranas. Fenômenos elétricos nas células. Bioenergética. Hemodinâmica. Trocas gasosas. Noções de biofísica dos sistemas. Biofísica das radiações. Bases físicas de métodos de diagnósticos.

INTRODUÇÃO À LINGUAGEM C

Carga Horária: AT(00) AP(34) APCC(00) APS(2) T(36)

Pré-requisito: Sem pré-requisito.

Ementa: Uma visão da Linguagem C. Palavras Reservadas (ANSI C). Tipos de dados e modificadores de tipo de dados. Operadores. Variáveis. Uso de função. Estruturas de controle de fluxo. Vetores e matrizes. Ponteiros. Strings. Manipulação de arquivo. Tipos de dados definidos pelo usuário. Uso avançado de funções. Alocação dinâmica de memória.

TÓPICOS EM ESPECTROSCOPIA

Carga Horária: AT(34) AP(00) APCC(00) APS(2) T(36)

Pré-requisito: Ótica e Fundamentos da Teoria da Relatividade e Física Quântica.

Ementa: Interação da radiação com a matéria. Instrumentação para espectroscopia. Unidades de medidas espectroscópicas. Métodos espectroscópicos. Técnicas experimentais utilizadas em espectroscopia. Aplicações de espectroscopia.

INTRODUÇÃO À FOTÔNICA

Carga Horária: : AT(34) AP(00) APCC(00) APS(2) T(36)

Pré-requisito: Ótica, Teoria Eletromagnética e Fundamentos da Teoria da Ementa: Relatividade e Física Quântica.

(24)

Guias de ondas dielétricos. Propagação de ondas em guias. Dispositivos óticos e optoeletrônicos. Dispositivos fotorrefrativos em fibras óticas. Comunicações óticas. Sensores óticos e aplicações.

MECÂNICA ANALÍTICA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) T(72)

Pré-requisito: Mecânica 2 e Equações Diferenciais Ordinárias.

Ementa: Mecânica da Partícula e de um sistema de partículas. Formulação Lagrangeana e aplicações. Princípio variacional e as Equações de Lagrange. Teoremas de conservação e propriedades de simetrias. Cinemática e dinâmica de corpos rígidos. Oscilações. Oscilações amortecidas e forçadas. Formulação Hamiltoniana. Transformações de Legendre. O Princípio da Ação Mínima. Aplicações da Formulação Hamiltoniana.

DINÂMINA NÃO-LINEAR

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) T(72)

Pré-requisito: Cálculo Diferencial e Integral 2 e Mecânica 2.

Ementa: Mapas unidimensionais. Mapas bidimensinais. Caos. Fluxo unidimensional. Fluxo bidimensional. Bifurcações. Fractais. Atratores caóticos. Reconstrução de atratores. Métodos numéricos.

MODELAGEM MATEMÁTICA EM FÍSICA

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) T(72)

Pré-requisito: Cálculo 4.

Ementa: Equações diferenciais de primeira e segunda ordem. Aplicações em problemas físicos. Métodos numéricos. Funções especiais. Espaços vetoriais de dimensão finita e infinita. Métodos variacionais.

INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) T(72)

Pré-requisito: Oscilações, Ondas e Acústica.

Ementa: Breve histórico da Astronomia. Sistemas de Referência. Sistema Solar. Leis de Kepler. Modelos de formação. Estrelas. Galáxias. Modelos cosmológicos. Cosmologia experimental. Astronomia Observacional.

LASER: FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) T(72)

Pré-requisito: Oscilações, Ondas e Acústica, Cálculo Diferencial e Integral 2. Ementa: Fundamentos da emissão da luz. O desenvolvimento do Laser. Sistemas Laser específicos e aplicações.

FÍSICA NUCLEAR E SUAS APLICAÇÕES

Carga Horária: AT(68) AP(00) APCC(00) APS(4) T(72)

Pré-requisito: Eletricidade e Magnetismo; Teoria Eletromagnética; Fundamentos da teoria teoria da Relatividade e da Física Quântica, Cálculo; Ementa: Conceitos básicos de física nuclar. Radiações Ionizantes. Radioatividade no meio ambiente. Energia nuclear. Interação das radiações com a matéria. Radioisótopos.

(25)

Ministério da Educação

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Conselho de Graduação e Educação Profissional

PROCESSO No: 012/11-COGEP

PARECER No: 09/11- COGEP ANALISADO EM: 10 de junho de 2011

INTERESSADO: Câmpus Curitiba

ASSUNTO: Proposta de Ajuste do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Física.

RELATOR: Conselheiro Edward Kavanagh

PARECER FINAL

Considerando que as alterações sugeridas no Conselho de Graduação e Educação Profissional, foram atendidas e/ou justificadas, sou favorável à aprovação do projeto.

Curitiba, 11 de novembro de 2011.

Cons. Edward Kavanagh

RELATOR

Referências

Documentos relacionados

[r]

Sistema Mercurio Web, para que no prazo de até 5 (cinco) dias , o responsável faça o contato com a Seção de Patrimônio da EESC - SCPA TRI para agendar a entrega física

Figura 10: Molde confeccionado para medidas de compressão e condutividade elétrica padrão duas pontas [11]. Os equipamentos utilizados para o ensaio eletromecânico foram:

de for entendida como o que possibilita a natureza humana chegar ao seu fim de modo melhor e mais conveniente, foi necessária a Encarnação para a salvação humana,

Um dos maiores desafios é manter uma hidratação adequada, pois além de não terem hábitos adequados de ingestão hídrica, os praticantes de esportes de luta e combate

This interdisciplinary context, with different professions, based on specific theoretical frameworks that support the praxis, led to the elaboration of this article that

Você está sendo convidado(a) a participar da pesquisa PERCEPÇÃO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DAS UBS FRENTE AO ATENDIMENTO E DIAGNOSTICO DE CRIANÇAS PORTADORAS

(2008), através de estudos de bandeamento G e pintura cromossômica utilizando sondas de Myotis myotis (Chiroptera - Vespertilionidae) e humanas em Taphozus melanopogon